Acessibilidade / Reportar erro
Ordenar publicações por
Psicologia & Sociedade, Volume: 34, Publicado: 2022
  • AMAR É ATO POLÍTICO REVOLUCIONÁRIO: PUBLICAÇÃO CIENTIFICA NAS LINHAS E TRAMAS DE UMA ÉTICA AMOROSA Editorial

    Brizola, Ana Lídia; Bernardes, Anita Guazelli; Medrado, Benedito; Lyra, Jorge; Souza, Laura Vilela e; Kind, Luciana; Iñiguez-Rueda, Lupicinio; Lima, Maria Lucia Chaves; Cordeiro, Mariana Prioli; Hüning, Simone Maria
  • PERGUNTAR PARA QUÊ? QUESITO RAÇA/COR NO CADASTRO ÚNICO PARA PROGRAMAS SOCIAIS Artigo

    Rodrigues, Luciana; Miranda, Gabriela da Cruz; Almeida, Diângeli Strada de

    Resumo em Português:

    Resumo A partir da análise do preenchimento do quesito raça/cor do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), realizado por entrevistadoras sociais em um Centro de Referência de Assistência Social, este artigo objetiva discutir o tensionamento racial presente no campo da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Assumindo uma política investigativa pautada nos estudos da Ciência, Tecnologia e Sociedade e da Teoria Ator-Rede, utilizamos o registro de diários de campo como ferramenta à produção de dados sobre o referido preenchimento. Nesse percurso, assinalamos que o racismo brasileiro e as ambiguidades ligadas ao quesito raça/cor se atualizam no preenchimento do CadÚnico, implicando diferentes performances à produção da autodeclaração racial. Frente a isso, a compreensão das questões raciais nos processos socioterritoriais e subjetivos, que atravessam os serviços da PNAS, é fundamental ao desenvolvimento de práticas ao exercício da cidadania que não corroborem com manutenção da desigualdade racial brasileira.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen A partir del análisis del llenado de la pregunta raza/color del Registro Único de Programas Sociales del Gobierno Federal (CadÚnico), realizado por entrevistadores sociales en un Centro de Referencia de Asistencia Social, este artículo tiene como objetivo discutir la tensión racial presente en la Política Nacional de Asistencia Social (PNAS). Asumiendo una política de investigación basada en los estudios de Ciencia, Tecnología y Sociedad y la Teoría Actor-Red, utilizamos el registro de diarios de campo como herramienta para la producción de datos sobre dicho relleno. De esta manera, señalamos que el racismo brasileño y las ambigüedades relacionadas con la raza/color se actualizan en el llenado del CadÚnico, lo que implica diferentes actuaciones en la producción de la autodeclaración racial. Así, la comprensión de las cuestiones raciales en los procesos socio-territoriales y subjetivos que atraviesan los servicios del PNAS es fundamental para el desarrollo de prácticas para el ejercicio de la ciudadanía que no corroboren el mantenimiento de la desigualdad racial en Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on the analysis of the filling out of the race/color question of the Federal Government Registry for the Social Programs (CadÚnico), carried out by social interviewers at a Social Assistance Reference Center, this article aims to discuss the racial tension present in the field of National Social Assistance Policy (PNAS). Assuming an investigative policy based on the studies of Science, Technology and Society and the Actor-Network Theory, we used field diaries registers as a tool for the production of data on the aforementioned filling. We point out that Brazilian racism and the ambiguities related to race/color are updated in filling out the CadÚnico, implying different performances in the production of racial self-declaration. In this view, the understanding of racial issues in the socio-territorial and subjective processes that cross the PNAS services is fundamental to the development of practices for the exercise of citizenship that do not corroborate the maintenance of Brazilian racial inequality.
  • O DISPOSITIVO NISE COMO ACIONADOR DE NOVAS DEMANDAS NA EDUCAÇÃO Artigo

    Oliveira, Dalmara Fabro de; Moehlecke, Vilene; Amador, Fernanda Spanier

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo objetivou mapear a experiência de constituição do Núcleo Interdisciplinar de Saúde na Escola (NISE) que buscou favorecer a interlocução entre os sujeitos na escola, utilizando a Análise Institucional e as Clínicas do Trabalho. Adotou-se o método de pesquisa-intervenção e da Cartografia. Assim, o texto inicialmente narra a construção e escrita do projeto do NISE, fala dos primeiros contatos com as escolas, os deslocamentos na equipe e na proposta, resultando na construção de um modo instituinte de fazer psicologia na educação. Por fim, um viés interdisciplinar - da psicologia com o serviço social, saúde e educação - auxiliou na ampliação dos modos de agir, pensar e agenciar uma postura ético-estético-política nesse espaço.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tuvo como objetivo mapear la experiencia de constitución del Centro Interdisciplinario de Salud en la Escuela (NISE) que buscaba favorecer el diálogo entre sujetos en la escuela, utilizando el Análisis Institucional y Clínicas Laborales. Se adoptó el método de investigación-intervención y la cartografía. Así, el texto narra inicialmente la construcción y redacción del proyecto NISE, habla de los primeros contactos con las escuelas, los desplazamientos en el equipo y en la propuesta, resultando en la construcción de un modo instituyente de hacer psicología en educación. Finalmente, un enfoque interdisciplinario - desde la psicología hasta el servicio social, la salud y la educación - ayudó a ampliar las formas de actuar, pensar y gestionar una postura ético-estética-política en este espacio.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aimed to map the experience of constituting the Interdisciplinary Center for Health at School (NISE) which sought to favor dialogue between subjects at school, using Institutional Analysis and Labor Clinics. The research-intervention method and cartography were adopted. Thus, the text initially narrates the construction and writing of the NISE project, talks about the first contacts with the schools, the displacements in the team and in the proposal, resulting in the construction of an instituting way of doing psychology in education. Finally, an interdisciplinary approach - from psychology to social work, health and education - helped to expand the ways of acting, thinking and managing an ethical-aesthetic-political stance in this space.
  • CAMPAINHAS, LETREIROS, LUZ DE POLÍCIA: SOBRE SER NEGRO, GAY E FILHO DE FAMÍLIA INTER-RACIAL Artigo

    Santos, Carolyne Laurie Benicia dos; Santos, Manoel Antônio dos

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo teve como objetivo compreender as vivências de racismo e homofobia narradas por um jovem negro, gay e filho de família inter-racial, e as repercussões em sua constituição psíquica. Estudo qualitativo, transversal e exploratório, tendo como delineamento metodológico o estudo de caso. Foi utilizada entrevista em profundidade, cujos conteúdos foram submetidos à análise temática indutiva e interpretados à luz do referencial teórico dos estudos de raça e subjetividade, sob um olhar interseccional. Os resultados obtidos permitiram identificar efeitos emocionais dos atravessamentos entre racismo estrutural e homofobia, cujas repercussões psíquicas levaram a processos de embranquecimento, negação da identidade racial, comprometimento da autoestima e objetificação do corpo do homem negro homossexual. Refletiu-se, por fim, sobre a necessidade da formação de profissionais de psicologia em questões étnico-raciais, para adequado manejo de tais demandas e não reprodução de violência discriminatória.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tuvo como objetivo comprender las experiencias de racismo y homofobia narradas por un joven gay negro e hijo de una familia interracial, y las repercusiones en su constitución psíquica. Estudio cualitativo, transversal y exploratorio, con un diseño metodológico de estudio de caso. Se utilizó una entrevista en profundidad, cuyos contenidos fueron sometidos a análisis temático inductivo e interpretados a la luz del marco teórico de los estudios de raza y subjetividad, bajo una perspectiva interseccional. Los resultados obtenidos permitieron identificar efectos emocionales de cruces entre racismo estructural y homofobia, cuyas repercusiones psíquicas llevaron a procesos de blanqueamiento, negación de la identidad racial, autoestima comprometida y objetivación del cuerpo del hombre negro homosexual. Finalmente, reflexionó sobre la necesidad de formar profesionales en Psicología en temas étnico-raciales, a fin de atender adecuadamente tales demandas y no reproducir la violencia discriminatoria.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to understand the experiences of racism and homophobia narrated by a young black gay man and son of an interracial family, and the repercussions on his psychic constitution. This is a qualitative, cross-sectional, exploratory study, with the case study as a methodological design. An in-depth interview was used, whose contents were subjected to inductive thematic analysis and interpreted in the light of the theoretical framework of race and subjectivity studies, under an intersectional perspective. The results obtained allowed to identify emotional effects of crossings between structural racism and homophobia, whose psychic repercussions led to whitening processes, denial of racial identity, compromised self-esteem and objectification of the black homosexual male body. Finally, it reflected on the need to train psychology professionals in ethnic-racial issues, in order to properly handle such demands and not reproducing discriminatory violence.
  • ENQUADRO E BANCO DOS RÉUS: RACISMO E SISTEMA DE JUSTIÇA Artigo

    Alves, Júlia Somberg; Moreira, Lisandra Espíndula

    Resumo em Português:

    Resumo A partir de reflexões que analisam o racismo como elemento estruturante do Brasil e de algumas teorias criminológicas, buscamos neste artigo analisar de que forma as questões raciais operam no sistema de justiça criminal. Seguimos os rastros de duas decisões jurídicas que, ao sinalizarem que um réu branco “não possui o estereótipo padrão de bandido” (Tribunal de Justiça de São Paulo [TJSP], 2016) e que um réu negro é “seguramente integrante do grupo criminoso, em razão da sua raça” (Tribunal de Justiça do Paraná [TJPR], 2020), apontaram explicitamente o componente racial como critério de diferenciação. A análise desse mecanismo revela um continuum de práticas e equipamentos, como em abordagens policiais e audiências de custódias, que fixam o sujeito negro no lugar de suspeição e perigo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen A partir de reflexiones que analizan el racismo como elemento estructurante en Brasil y de algunas teorías criminológicas, buscamos en este artículo analizar cómo operan las cuestiones raciales en el sistema de justicia penal. Seguimos el rastro de dos decisiones judiciales que, al señalar que un acusado blanco "no tiene el estereotipo estándar de un criminal" (Tribunal de Justiça de São Paulo [TJSP], 2016) y que un acusado negro es "seguramente miembro del grupo criminal, en razón de su raza” (Tribunal de Justiça do Paraná [TJPR], 2020), señalaron explícitamente el componente racial como criterio de diferenciación. El análisis de este mecanismo revela un continuo de prácticas y equipamientos, como en los acercamientos policiales y audiencias de custodia, que fijan al sujeto negro en el lugar de la sospecha y el peligro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on reflections that analyze racism as a structuring element in Brazil and on some criminological theories, we seek to analyze how racial issues operate in the criminal justice system. We followed the trail of two legal decisions that, by signaling that a white defendant “does not have the standard stereotype of a criminal” (Tribunal de Justiça de São Paulo [TJSP], 2016) and that a black defendant is “surely a member of the criminal group, because of his race” (Tribunal de Justiça do Paraná [TJPR], 2020) they explicitly pointed to the racial component as a criterion of differentiation. The analysis of this mechanism reveals a continuum of practices and equipment, as in police approaches and custody hearings, which fix the black subject in the place of suspicion and danger.
  • COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO NO CEARÁ: FORMAÇÃO DOS EMPREENDIMENTOS E TRAJETÓRIA LABORAL DE SEUS ASSOCIADOS Artigo

    Braga, Natalia Lopes; Maciel, Regina Heloisa

    Resumo em Português:

    Resumo A pesquisa buscou analisar a história de formação de cooperativas de trabalho, verificar a importância de atores externos nesse processo e compreender a trajetória laboral dos associados e seus ingressos nos empreendimentos. Foi realizada uma pesquisa qualitativa em três empreendimentos econômicos solidários localizados no Estado do Ceará: associação de catadores de materiais recicláveis, cooperativa de costureiras e cooperativa de produtores de castanha-de-caju, por meio de entrevistas com 24 associados. Os resultados mostraram que os grupos foram auxiliados externamente no início dos empreendimentos. A trajetória laboral dos associados apresentou, de maneira geral, aspectos semelhantes, como a precarização do trabalho, informalidade e escassez de alternativas laborais. Pode-se concluir que os empreendimentos representam uma forma de inserção social por constituírem-se em espaços de oferecimento de trabalho e renda para pessoas que, por questões históricas, geográficas, sociais e/ou culturais, encontravam-se afastadas do mercado formal.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La investigación tuvo como objetivo analizar la historia de la formación de cooperativas de trabajo, verificar la importancia de los actores externos en este proceso y comprender la trayectoria laboral de los asociados y su ingreso en las cooperativas. Se realizó una investigación cualitativa a través de entrevistas con 24 asociados en tres empresas económicas solidarias: una asociación de recolectores de materiales reciclables, una cooperativa de costureras y una cooperativa de productores de anacardos. Los resultados mostraron que los grupos recibieron ayuda externa al comienzo de los proyectos. La trayectoria laboral de los asociados presentó aspectos similares, como la inseguridad laboral, la informalidad y la escasez de alternativas de trabajo. Se puede concluir que los grupos representan una forma de inserción social porque constituyen espacios para ofrecer trabajo a personas que, por razones históricas, geográficas, sociales y / o culturales, estaban lejos del mercado laboral formal.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The research aimed to analyze the history of work cooperatives, to verify the importance of external actors in this process and to understand the work trajectory of the associates and their access in the cooperatives. A qualitative research was carried out through interviews with 24 associates from three solidarity economy enterprises: an association of recyclable material collectors, a seamstress cooperative and a cashew nut producer cooperative. The results showed that the groups were helped externally at the beginning of the projects. The work trajectory of the associates presented, in general, similar aspects, such as job insecurity, informality and scarcity of work alternatives. It can be concluded that the enterprises represent a form of social insertion because they constitute spaces to offer work to people who, for historical, geographic, social or cultural reasons, were far from the formal labor market.
  • A LIBERDADE EM ESPINOSA COMO BASE ONTOEPISTEMOLÓGICA NO ENFRENTAMENTO DO SOFRIMENTO ÉTICO-POLÍTICO Artigo

    Strappazzon, André Luis; Sawaia, Bader; Maheirie, Kátia

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é focar, a partir da filosofia de Espinosa, no conceito de “sofrimento ético-político”, articulando-o necessariamente aos conceitos de “bons encontros” desenvolvido por Giles Deleuze e “potência de ação” de Espinosa. Para tanto, tecemos uma reflexão sobre liberdade para este autor, passando por sua principal obra, a Ética, articulada com alguns de seus leitores e interlocutores. Argumentamos que reconhecer a base ontológica e epistemológica destes conceitos permite demarcar um direcionamento ético e político que pode ser útil à Psicologia Social Crítica no Brasil. A ideia de liberdade como ontologia afirma a expansão da vida como fundamento do humano ou como desejo que nos move em busca de encontros que aumentem nossas possibilidades de existência singulares e coletivas. O cerceamento desse desejo está na gênese do sofrimento ético-político.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este artículo es enfocar, a partir de la filosofía de Spinoza, el concepto de “sufrimiento ético-político”, articulándolo necesariamente a los conceptos de “buenos encuentros” desarrollado por Giles Deleuze y el “poder de acción” de Spinoza. Para ello, tejemos una refección sobre la libertad para este autor, pasando por su obra principal, Ética, articulada con algunos de sus lectores e interlocutores. Argumentamos que reconocer la base ontológica y epistemológica de estos conceptos nos permite demarcar una dirección ética y política que puede ser útil para la Psicología Social Crítica en Brasil. La idea de la libertad como ontología afirma la expansión de la vida como fundamento de lo humano o como un deseo que nos mueve en busca de encuentros que aumenten nuestras posibilidades de existencia singulares y colectivas. La reducción de este deseo está en la génesis del sufrimiento ético-político.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this article is to focus, based on Spinoza’s philosophy, on the concept of "ethical-political suffering", necessarily articulating it to the concepts of “good encounters” developed by Gilles Deleuze and Spinoza’s “power of acting”. For that, we weave a reflection on the concept of freedom for this author, going through his masterpiece, Ethics, articulated with some of his readers and interlocutors. We argue that recognizing the ontological and epistemological basis of these concepts allows us to demarcate an ethical and political direction that can contribute with Critical Social Psychology in Brazil. The idea of freedom as an ontology claims life expansion as a human foundation or as a desire that moves us in search of encounters that increase our possibilities of singular and collective existence. The restriction of this desire is at the genesis of the ethical-political suffering.
  • INTERSECCIONALIDADE E A ESQUIZOANÁLISE: CONQUISTAS MACROPOLÍTICAS E RETROCESSOS MICROPOLÍTICOS Artigo

    Romagnoli, Roberta Carvalho; Silva, Bruna Coutinho

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo tem como objetivo analisar aproximações conceituais entre teorias que trabalham com a perspectiva interseccional e as ideias de Deleuze e Guattari. Para tanto, iniciamos com reflexões acerca da origem da interseccionalidade como campo conceitual e empírico, através de contribuições estadunidenses, com Kimberlé Crenshaw, Patricia Hill Collins e Angela Davis, e latino-americanas e brasileiras, com Lelia Gonzalez, Gloria Anzaldúa, Sueli Carneiro e Carla Akotirene. Em seguida, apresentamos a perspectiva Esquizoanalítica, através de alguns conceitos fundamentais, como micropolítica, macropolítica, microfascismos. Buscamos analisar o campo conceitual-vivencial constituído pelas reflexões interseccionais à luz da análise micropolítica esquizoanalítica. Concluímos que os dois campos se encontram na análise das múltiplas intersecções que se atravessam incessantemente na expressão da vida, produzindo opressões e saídas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tiene como objetivo analizar enfoques conceptuales entre las teorías que trabajan con la perspectiva interseccional y las ideas de Deleuze y Guattari. Para ello, partimos de reflexiones sobre el origen de la interseccionalidad como campo conceptual y empírico, a través de aportes estadounidenses, con Kimberlé Crenshaw, Patricia Hill Collins y Angela Davis, y latinoamericanos y brasileños, con Lelia González, Gloria Anzaldúa, Sueli Carneiro y Carla Akotirene. A continuación, presentamos la perspectiva esquizoanalítica, a través de algunos conceptos fundamentales, como micropolítica, macropolítica, microfascismos. Buscamos analizar el campo conceptual-vivencial constituido por reflexiones interseccionales a la luz del análisis micropolítico esquizoanalítico. Concluimos que los dos campos se encuentran en el análisis de las múltiples intersecciones que se cruzan incesantemente en la expresión de la vida, produciendo opresiones y salidas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to analyze conceptual approaches between theories that work with the intersectional perspective and the ideas of Deleuze and Guattari. To this end, we begin with reflections on the origin of intersectionality as a conceptual and empirical field, through American contributions, with Kimberlé Crenshaw, Patricia Hill Collins and Angela Davis, and Latin American and Brazilian, with Lelia Gonzalez, Gloria Anzaldúa, Sueli Carneiro and Carla Akotirene. Then, we present the Schizoanalytic perspective, through some fundamental concepts, such as micropolitics, macropolitics, microfascisms. We seek to analyze the conceptual-experiential field constituted by intersectional reflections in the light of schizoanalytic micropolitical analysis. We conclude that the two fields are found in the analysis of the multiple intersections that cross each other incessantly in the expression of life, producing oppressions and exits.
  • A JUVENTUDE E O PASSADO RECENTE DO CHILE: (DES) POLITIZAÇÃO COMO POLÍTICA DA MEMÓRIA COTIDIANA Artículo

    Andreani, María José Reyes; Vargas, Alicia Olivari; Castelli, Svenska Arensburg; Núñez, Patricio Caviedes

    Resumo em Português:

    Resumo: As políticas da memória têm sido estudadas apartir das ciências sociais principalmente em ambientes institucionais, mas, a sua abordagem na vida cotidiana é escassa. Este artigo contribui para isso, ao apresentar os resultados de uma pesquisa que procurou compreender a construção das memórias do passado recente do Chile e os seus efeitos políticos a partir do cotidiano dos jovens. Foram realizadas entrevistas com 33 jovens de diferentes níveis socioeconômicos, posições ideológicas e vínculos em relação ao conflito de repressão política experimentado na ditadura militar. A partir do material analisado discursivamente, fica evidente que, para os jovens, as converções com os familiares são espaços fundamentais para fazer memória, onde a sua posição é mediada por ser considerada uma voz pouco legítima para relembrar um passado não experimentado diretamente. Da mesma forma, as memórias que constituem são caracterizadas pela fragmentação e pela ligação com o quotidiano. Conclui-se que embora o acima tenha implicado em despolitizar a memória, potencialmente também instala a sua politização.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Las políticas de memoria han sido estudiadas desde las ciencias sociales principalmente en ámbitos institucionales, siendo escaso su abordaje desde la cotidianidad. Este artículo contribuye a ello presentando resultados de una investigación que buscó comprender la construcción de memorias del pasado reciente de Chile (1970-1990) y sus efectos políticos desde la cotidianidad de jóvenes. Se realizaron entrevistas a 33 jóvenes de diferentes niveles socioeconómicos, posiciones ideológicas y vínculos en relación al conflicto de represión política vivido durante la dictadura militar. Desde el material analizado discursivamente, se evidencia que, para las/os jóvenes, las conversaciones familiares son espacios fundamentales para hacer memoria, donde su posición es considerada como una voz poco legítima para recordar un pasado no vivido directamente. Asimismo, los recuerdos que configuran se caracterizan por su carácter fragmentario y su vínculo con la cotidianidad. Se concluye que si bien lo anterior ha implicado despolitizar la memoria, potencialmente ha instalado también su politización.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Memory politics have been studied from the social sciences mainly in institutional environments, but their approach in everyday life perspective is scarce. This article contributes to this perspective by presenting the results of a study that sought to understand the construction of memories of Chile’s recent past (1970-1990) and its political effects from the daily lives of young people. Interviews were carried out with 33 young people selected from different socioeconomic levels, ideological positions and ties in relation to the conflict of political repression experienced during the military dictatorship. From the discursively analyzed material, it is evident that, for young people, conversations with family members are fundamental spaces for making memory, where their position is mediated by being considered not a legitimate voice to remember a past not directly experienced by them. In the same way, the memories built by young people are characterized by fragmentation and connection with everyday life. It is concluded that although the above has implied in depoliticizing memory, it also potentially installs its politicization.
  • NEOLIBERALISMO E A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO CRIATIVO Artigo

    Ultramari, Leonardo Roman; Nazario, Luciano Da Costa; Pacce, Benjamin Dias; Martins, Eduardo Teixeira

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente artigo visa a problematizar o lugar da categoria “sujeito criativo” na contemporaneidade, assim como suas vinculações com os padrões estabelecidos pelas práticas de mercado. Foram analisados dois discursos midiáticos proferidos no programa Saia Justa (GNT) e em um comercial do programa Shark Tank (ABC), ambos voltados à criatividade e ao empreendedorismo no contexto da pandemia de covid-19. A metodologia de análise teve como base a Análise de Discurso de linha francesa. Os resultados evidenciam um sujeito criativo construído a partir de um mecanismo neoliberal que (a) silencia discursivamente a contradição desigualdade-universalidade; (b) atribui valor à criatividade (e ao sujeito criativo) a partir da lógica de mercado (consumo e concorrência); e (c) induz, pelo processo de interpelação, o sujeito a identificar-se com este Outro neoliberal e regular suas volições criativas a partir desse.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo busca problematizar el lugar de la categoría “sujeto creativo” en la época contemporánea, así como sus vínculos con los padrones establecidos por las prácticas de mercado. Se analizaron dos discursos mediáticos pronunciados en el programa Saia Justa (GNT) y en un comercial del programa Shark Tank (ABC), ambos enfocados en la creatividad y el espíritu empresarial en el contexto de la pandemia covid-19. La metodología de análisis se basó en el Análisis del Discurso de matriz francesa. Los resultados muestran un sujeto creativo construido a partir de un mecanismo neoliberal que (a) silencia discursivamente la contradicción desigualdad-universalidad; (b) asigna valor a la creatividad (y al sujeto creativo) desde la lógica del mercado (consumo y competencia); y (c) induce, a través del proceso de interpelación, al sujeto a identificarse con este Otro neoliberal y regular sus voliciones creativas a partir de él.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article aims to problematize the position of the “creative subject” category in contemporary times, as well as its relations with the standards established by market practices. Two media discourses were analyzed, one uttered in the Saia Justa (GNT) TV show and the other in a commercial from the Shark Tank (ABC) TV show, both of them focused on creativity and entrepreneurship in the context of the COVID-19 pandemic. The analysis methodology was based on the French approach of Discourse Analysis. The results show a creative subject built from a neoliberal mechanism that (a) discursively silences the inequality-universality contradiction; (b) assigns value to creativity (and to the creative subject) based on the market logic (expenditure and competition); and (c) through the process of interpellation, induces the subject to identify him/herself with this neoliberal Other and regulate his/her creative volitions based on it.
  • NARRATIVAS SOBRE DEPRESSÃO, MASCULINIDADE E TRABALHO. UM ESTUDO COM RELATOS BIOGRÁFICOS DE HOMENS CHILENOS Artículo

    Aguayo, Francisco

    Resumo em Português:

    Resumo: No Chile, um em cada dez homens apresenta sinais ou sintomas de depressão a cada ano (MINSAL, 2018; Centro de Estudios de Conflicto y Cohesión Social, 2018). No entanto, tanto no país quanto no restante da América Latina, são poucos os estudos que abordam a depressão masculina a partir de seus aspectos qualitativos e narrativos. O objetivo deste estudo foi analisar os relatos de depressão em homens e suas referências à masculinidade hegemônica. Foi realizado um estudo qualitativo com entrevistas com cinco homens chilenos que vivenciaram um processo depressivo. Com uma metodologia de relato de vida, foram explorados os processos depressivos em sua biografia. Os resultados mostram que os homens relatam a depressão e seu mal-estar a partir de uma crise ou drama principal, e de acordo com aspectos que interpelam valores da masculinidade hegemônica.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En Chile, uno de cada diez hombres presenta indicios o síntomas de depresión cada año. (MINSAL, 2018; Centro de Estudios de Conflicto y Cohesión Social, 2018). Sin embargo, tanto en el país como en el resto de Latinoamerica, son escasos los estudios que aborden la depresión masculina desde sus aspectos cualitativos y narrativos. El objetivo de este estudio fue analizar los relatos de depresión en hombres y sus referencias a los valores de la masculinidad hegemónica. Se realizó un estudio cualitativo con entrevistas a cinco hombres chilenos que habían pasado por un proceso depresivo. Con una metodología de relato de vida, se exploraron los procesos depresivos en su biografía. Los resultados muestran que los hombres narran la depresión y su malestar a partir de una crisis o drama principal y según aspectos que desafían los valores de la masculinidad hegemónica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Each year in Chile, one in ten men have demonstrated signs or symptoms of depression. (MINSAL, 2018; Center for Conflict and Social Cohesion Studies, 2018). However, both in the country and in the rest of Latin America, there are few studies that address male depression from its qualitative and narrative aspects. The aim of this study was to analyze reports of depression in men and their references to concepts of hegemonic masculinity. A qualitative study was carried out with interviews with five Chilean men who experienced a depressive process. With a life story methodology, the depressive processes in each biography were explored. The results show that men report depression and malaise from a crisis or main drama, and according to aspects that challenge the values of hegemonic masculinity.
  • MÃES TRABALHADORAS ACADÊMICAS: OPACIDADES, PRIVILÉGIOS E RESISTÊNCIAS EM UMA PANDEMIA Artículo

    Valderrama, Caterine Galaz; Hiner, Hillary; Monclus, Pamela Gutierrez; Domínguez, Giazú Enciso; Fardella, Carla

    Resumo em Português:

    Resumo Diante da pandemia, o governo chileno implementou medidas de intervenção de natureza eminentemente sanitária. Esse processo teve sustentação numa série de discursos de controle e disciplina social que apelavam ao autocuidado, à prevenção familiar e à autorresponsabilidade. Por meio da construção de quatro Narrativas de Vida de mães acadêmicas, apresentam-se quatro repertórios interpretativos críticos a respeito disso: (a) um olhar questionador sobre a reprodução de posições neoconservadoras sobre o cuidado e a família tradicional na pandemia; (b) como a ênfase discursiva na matéria sanitária invisibilizou outros problemas que as mães trabalhadoras acadêmicas enfrentavam, e ao mesmo tempo privilegiou sua vivência cotidiana por meio da exposição sanitária de outros corpos; (c) crítica à contradição dos discursos no acadêmico sobre a flexibilização laboral diante da pandemia e da exortação à manutenção dos padrões de produtividade liberal e (d) possibilidade de tecer resistência coletiva.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Ante la pandemia, el gobierno chileno implementó medidas de intervención que fueron eminentemente de carácter sanitario. Este proceso tuvo como sustento una serie de discursos de control y disciplinamiento social que apelaban al autocuidado, la prevención familiar y la auto-responsabilización. A través de la construcción de cuatro Narrativas de Vida de madres académicas, se presentan cuatro repertorios interpretativos críticos respecto de aquello: (a) una mirada cuestionadora a la reproducción de posturas neoconservadoras sobre cuidados y familia tradicional en pandemia; (b) cómo el énfasis discursivo en lo sanitario, invisibilizó otras problemáticas que cruzaron madres trabajadoras académicas y a la vez privilegió su vivencia cotidiana a través de la exposición sanitaria de otros cuerpos;(c) crítica a la contradicción de discursos en lo académico respecto a la flexibilización laboral frente a la pandemia y el exhorto a la mantención de estándares de productividad liberal y (d) una posibilidad de tejer resistencias colectivas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In order to combat the pandemic, the Chilean government has proposed interventions based on health and safety. This process has been justified by a series of discourses around control and social discipline, which appeal to self-care, family prevention and individual responsibility. We use four Life Narratives of academic mothers in order to illustrate four critical, interpretative repertoires related to State and social discourses on the pandemic: (a) a problematization of the reproduction of neoconservative positions on caregiving and the traditional family during the pandemic; (b) how the discursive emphasis on health, made invisible other problems that were common to academic working mothers and at the same time privileged their daily experience through the health exposure of other bodies; (c) how academic mothers have criticized and contradicted academic discourses on job flexibility during the pandemic and academia´s continuing demands to maintain neoliberal productivity standards and (d) a possibility of creating collective resistance.
  • O ASSASSINATO DE MARIELLE FRANCO: OLHAR PSICOSSOCIAL SOBRE POLARIZAÇÃO EM UM RECORTE DO PENSAMENTO SOCIAL Artigo

    Arruda, Angela; Abrahim, Karina; Oliveira, Anderson Penavilla de; Ramos, Renata Queiroz; Mori, Hakumi

    Resumo em Português:

    Resumo: O trabalho explora comentários online no jornal “O Dia” dos dias subsequentes ao assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes e analisa a expressão da polarização nesse material. Recorremos aos estudos de polarização de Martín-Baró, Lozada, Villa Gómez e à perspectiva de Moscovici e Jodelet sobre pensamento social. Foram reunidos 1330 comentários de 40 matérias, submetidos ao programa IRaMuTeQ e análises de conteúdo complementares. As classes encontradas trataram das duas vítimas, do assassinato e de outras mortes, menos cotadas; das homenagens; da segurança pública, da política e da desigualdade/precariedade do trabalho. Os principais achados foram os indícios de representação social do crime e de Marielle; a negação da existência do racismo; indícios de que a polarização, além dos extremos, tem outros tons e intensidades; a polarização assimétrica, predominando o polo conservador; e a direita como possível minoria ativa que tenta influenciar a mudança do senso comum em marcha.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este trabajo explora comentarios en línea del diario “O Dia” en los días subsecuentes al asesinato de Marielle Franco y Anderson Gomesy analiza la expresión de la polarización en este material. Recurrimos a los estudios sobre polarización de Martín-Baró, Lozada, Villa Gómez y a la perspectiva de Moscovici y Jodelet acerca del pensamiento social. Se reunieron 1330 comentarios de 40 materias, sometidos a IRaMuTeQ y a un análisis de contenido complementario. Las clases detectadas tratan de las dos víctimas, del asesinato y de otras muertes, menos estimadas; los homenajes; la seguridad pública, la política y la desigualdad/precariedad del trabajo. Los hallazgos más sugerentes fueron los indicios de representación social del crimen y de Marielle; la negación de la existencia del racismo; los indicios de que la polarización, más allá de los extremos, tiene otros tonos e intensidades; la polarización asimétrica, predominando el polo conservador; y la derecha como posible minoría activa que intenta influenciar el cambio del sentido común en marcha.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper analyzes on line comments from Brazilian newspaper “O Dia” following the murder of Marielle Franco and Anderson Gomes. Analyze polarization in this material. Analysis was based on polarization studies by Martín-Baró, Lozada, Villa Gómez, besides those on social thinking by Moscovici and Jodelet. 1330 comments from 40 articles were submitted to the IRaMuTeQ software and complementary content analyses. The content analysis pointed out the categories: characterization of the victim, of the death, of the killer, and showed how they interconnect. Polarization centered on the city’s problems, and issues such as human rights and same sex marriage, with a conservative bias. The most thought-provoking findings were the denials of the existence of racism; discrete indications that polarization has various tones and intensities; the asymmetric polarization, with a predominance on the conservative pole; and the right wing as a possible active minority that tries to influence the change of common sense in progress.
  • AS CRIANÇAS NO HOSPITAL COLÔNIA INFANTIL DE OLIVEIRA (MG): UMA HISTÓRIA INSTITUCIONAL (1931-1974) Artigo

    Pereira, Jacqueline; Duarte, Maristela Nascimento; Santos, Gustavo Pontelo

    Resumo em Português:

    Resumo: Este estudo objetiva resgatar os registros de práticas institucionais destinadas a crianças e adolescentes internados no antigo Hospital Colônia de Neuropsiquiatria Infantil de Oliveira (HCNPO), em Minas Gerais, no período de 1931 a 1974. Para isso, foi feito um estudo de caso a partir da análise documental de fontes primárias e bibliográficas sobre a instituição e as políticas referentes ao cuidado da loucura. Constata-se que a situação de saúde dos/as internos/as era caracterizada pela negligência e a violência do modelo asilar, com condições precárias de higiene, poucas atividades terapêuticas e deficientes medidas de socialização das crianças. Conclui-se que o HCNPO falhou em cuidar, proteger e estimular o desenvolvimento desses sujeitos, alvos de políticas que justificaram a intervenção social sobre seus corpos, tanto como “menores” quanto como “loucos”.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este estudio tiene como objetivo recuperar los registros de prácticas institucionales hacia niños y adolescentes hospitalizados en el antiguo Hospital Colonia de Neuropsiquiatria Infantil de Oliveira (HCNPO), en Minas Gerais, de 1931 a 1974. Para eso, se realizó un estudio de caso a partir del análisis documental de fuentes primarias y bibliográficas sobre la institución y políticas relacionadas con el cuidado de la locura. Resulta que la situación de salud de los/as internos/as se caracterizó por la negligencia y la violencia del modelo de asilo, con malas condiciones de higiene, pocas actividades terapéuticas y medidas de socialización insatisfactorias para los niños. En conclusión, HCNPO no cuidó, protegió y estimuló el desarrollo de estos sujetos, blanco de políticas que justificaban la intervención social en sus cuerpos, tanto como “menores” cuánto como “locos”.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study aims to retrieve the records of institutional practices towards children and adolescents hospitalized at the former Hospital Colônia de Neuropsiquiatria Infantil de Oliveira (HCNPO), in Minas Gerais, from 1931 to 1974. For that, a case study was made from the documentary analysis of primary and bibliographic sources on the institution and policies related to the care of madness. As it turns out, the health situation of the inmates was characterized by negligence and the violence of the asylum model, with poor hygiene conditions, few therapeutic activities and unsatisfactory socialization measures for the children. In conclusion, HCNPO failed to care for, protect and stimulate the development of these subjects, targets of policies that justified social intervention on their bodies, both as “minors” and as “mad”.
  • O CHEIRO DO RACISMO NA CULTURA POLÍTICO-AFETIVA HIGIENISTA BRASILEIRA: O SANEAMENTO DO CORPO-DEJETO Artigo

    Jesus, Victor de

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo assume o estigma racial como objeto de análise, mais precisamente a construção simbólica que pessoas negras são sujas, fedidas e/ou imundas - uma discussão que tem sido ignorada no debate racial brasileiro. Nesse sentido, o objetivo consiste em discutir a produção racista dos corpos, dos sentidos e das emoções. Argumenta-se que, em uma sociedade racista, os processos de socialização e subjetivação são estruturados sob uma cultura político-afetiva higienista que reforça a dominação racial branca enquanto subalterniza, assujeita e higieniza-embranquece subjetivamente as pessoas negras. Assim, urge uma maior articulação entre as Psi e as Ciências Sociais para a compreensão da interface saúde, cidadania e construção sociopolítica da etnicidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo asume el estigma racial como el objeto de análisis, más precisamente la construcción simbólica de que las personas negras son sucias, apestosas y/o inmundas- una discusión que ha sido ignorada en el debate racial brasileño. En este sentido, el objetivo es discutir la producción racista de los cuerpos, sentidos y emociones. Argumentamos que, en una sociedad racista, los procesos de socialización y subjetivación se estructuran bajo una cultura político-afectiva higienista que refuerza la dominación racial blanca al mismo tiempo que subordina, somete y sanea-blanquea subjetivamente a las personas negras. Por lo tanto, existe una necesidad urgente de una mayor articulación entre las Psi y las Ciencias Sociales para comprender la interfaz entre salud, ciudadanía y la construcción sociopolítica de la etnicidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article takes the racial stigma as an object of analysis, more precisely the symbolic construction that black people are dirty, stinky and/or filthy - a discussion that has been ignored in the Brazilian racial debate. In this sense, the aim is to discuss the racist production of bodies, senses and emotions. It is argued that, in a racist society, the processes of socialization and subjectivation are structured under a hygienist political-affective culture that reinforces white racial domination while subjectively subordinating, subjecting and sanitizing-whitening black people. Thus, there is an urgent need for greater articulation between the Psy field and Social Sciences to understand the interface between health, citizenship and the sociopolitical construction of ethnicity.
  • O ENSINO DOS ESTUDOS DA DEFICIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA Artigo

    Gesser, Marivete; Lorandi, Joana Milan; Martins, Vitor Fernando Pereira; Silva, Jéssica Petronilha da

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa objetivou identificar as contribuições do ensino dos estudos da deficiência (disability studies) para a formação em psicologia na perspectiva das/os participantes de uma disciplina intitulada “Psicologia e Pessoas com Deficiência”. O lócus da pesquisa foi um curso de Psicologia de uma universidade pública do sul do Brasil. As informações foram obtidas por meio de questionário sociodemográfico e entrevista semiestruturada com quatorze pessoas que cursaram a disciplina e analisadas a partir da técnica de análise temática. Os resultados indicaram que a disciplina contribuiu para: a apropriação do modelo social da deficiência e das contribuições dos estudos feministas da deficiência; a identificação das pessoas com deficiência como sujeitos políticos; a ampliação da percepção das barreiras sociais; a apropriação de alguns elementos da legislação brasileira sobre a deficiência. Destaca-se a relevância de os estudos da deficiência serem incluídos no currículo para a formação em psicologia na perspectiva dos direitos humanos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Esta investigación tuvo como objetivo identificar las contribuciones de la enseñanza de los estudios de la discapacidad a la formación en psicología desde la perspectiva de los estudiantes en una disciplina titulada “Psicología y Personas con Discapacidad”. El lugar de la investigación fue un curso de Psicología en una universidad pública del sur de Brasil. La información se obtuvo mediante la aplicación de un cuestionario sociodemográfico y una entrevista semiestructurada a catorce personas que asistieron al curso y se analizaron mediante la técnica de análisis temático. Los resultados indicaron que la disciplina contribuyó a: la apropiación del modelo social de la discapacidad y los aportes de los estudios feministas; la identificación de personas con discapacidad como sujetos políticos; la ampliación de la percepción de barreras sociales; la apropiación de algunos elementos de la legislación brasileña sobre discapacidad. Se destaca la relevancia de la inclusión de los estudios sobre discapacidad en el currículo de formación en Psicología desde la perspectiva de los derechos humanos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research aimed to identify the contributions of teaching disability studies to training in psychology from the perspective of participants in a discipline entitled Psychology and People with Disabilities. The locus of the research was a psychology course at a public university in southern Brazil. Information was obtained through the application of a sociodemographic questionnaire and semi-structured interviews with fourteen people who attended the course and analyzed using the thematic analysis technique. The results showed that the knowledge obtained in the discipline contributed to: the appropriation of the social model of disability and the contributions of feminist disability studies; the identification of disabled people as political people; the expansion of the perception of social barriers and; the appropriation of some elements of the Brazilian legislation on disability. Finally, it emphasizes the relevance of disability studies being included in the curriculum for training in psychology from the perspective of human rights.
  • O QUE É BEM-ESTAR SUBJETIVO? ANÁLISE CRÍTICA DO ARTIGO SUBJECTIVE WELL-BEING DE ED DIENER Artigo

    Sewaybricker, Luciano Espósito; Massola, Gustavo

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo de Ed Diener “Bem-Estar Subjetivo”, fundamental para a consolidação desse objeto na Psicologia Positiva, foi analisado criticamente em sua consistência interna e em sua influência para essa nova área. Cada bloco textual do artigo foi avaliado quanto a sua fragilidade segundo três categorias: consideração teórico-filosófica, definição do conceito e suas partes, referências bibliográficas. Como resultado, destacamos que Bem-Estar Subjetivo (BES) e Felicidade são fragilmente definidos no artigo, dando margem a ambíguas interpretações que se prolongam até o presente; importantes perguntas, como a diferença entre a melhor vida e a vida boa, são ignoradas; importantes referências bibliográficas são utilizadas inconsistentemente. Todavia, reconhece-se que as fragilidades identificadas no artigo são coerentes com o projeto da Psicologia Positiva: enfatizar aquilo que é mensurável ao custo do rigor. Recomenda-se que pesquisas sobre BES resgatem a história dos conceitos centrais a fim de reconhecer seus próprios limites e solucionar problemas éticos do campo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El artículo de Ed Diener “Bienestar Subjetivo”, fundamental para la consolidación de este objeto en la Psicología Positiva, fue analizado críticamente en cuanto a su consistencia interna y su influencia en esta nueva área. Cada bloque textual del artículo fue evaluado por su fragilidad según tres categorías: consideración teórico-filosófica, definición del concepto y sus partes, referencias bibliográficas. Como resultado, destacamos que el Bienestar Subjetivo (BES) y la Felicidad están débilmente definidos en el artículo de Diener, dando lugar a interpretaciones ambiguas que continúan hasta el presente; se ignoran cuestiones importantes, como la diferencia entre la mejor vida y la buena vida; las referencias bibliográficas importantes se usan de manera inconsistente. Sin embargo, se reconoce que las debilidades identificadas en el artículo de Diener son consistentes con el proyecto de Psicología Positiva: enfatizar lo medible a costa del rigor. Se recomienda que la investigación sobre BES recupere la historia de los conceptos centrales para reconocer sus propios límites y resolver problemas éticos en el campo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Ed Diener’s article “Subjective Well-Being”, fundamental for the consolidation of this objetcin Positive Psychology, was critically analyzed in terms of its internal consistency and its influence on research in this new area. Each textual block of the article was evaluated for its fragility according to three categories: theoretical-philosophical consideration, concept’s definition and its parts, bibliographic references. As a result, we emphasize that Subjective Well-Being (SWB) and Happiness are weakly defined in Diener’s paper, giving rise to ambiguous interpretations; important questions, such as the difference between the best life and the good life, are ignored; important bibliographical references are used inconsistently or not presented during central argumentation. However, we recognize that the weaknesses identified in the article are consistent with the Positive Psychology project: to emphasize what is measurable at the cost of theoretical rigor. It is recommended that research on Subjective Well-Being recover the history of its central concepts in order to recognize their own limits and solve ethical problems in the field.
  • DEBATE EPISTEMOLÓGICO PARA O ENTENDIMENTO DA PESQUISA FEMINISTA CONSTRUCIONISTA SOCIAL Artigo

    Gonzaga, Domitila Shizue Kawakami; Guanaes-Lorenzi, Carla; Nogueira, Conceição

    Resumo em Português:

    Resumo: Neste artigo, temos como objetivo estabelecer um diálogo entre as pesquisas construcionista social e feminista, destacando aproximações e possíveis tensões. Nossa discussão se faz a partir da sugestão da divisão da pesquisa feminista em três momentos: empiricista, standpoint e pós-moderno. Sugerimos que a interface entre as pesquisas construcionista social e feminista pós-moderna propõe a problematização de verdades universais, a partir da noção da construção social das realidades. A proposição epistemológica dessa interface é política e relacional, potencializa práticas pelo alargamento de possíveis temas e métodos de pesquisa, com especial interesse pelos efeitos de discursos opressivos para o cotidiano. Este artigo tem como principal contribuição o convite para que a comunidade científica se aproxime dos movimentos sociais feministas, reconhecendo suas demandas latentes e urgentes para transformação da sociedade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En este artículo, pretendemos establecer un diálogo entre la investigación construccionista social y la feminista, destacando similitudes y posibles tensiones. Nuestra discusión se basa en la sugerencia de dividir la investigación feminista en tres momentos: empirista, de punto de vista y posmoderna. Sugerimos que la interfaz entre la investigación construccionista social y la feminista posmoderna propone la problematización de las verdades universales, a partir de la noción de construcción social de las realidades. La propuesta epistemológica de esta interfaz es política y relacional, potencializa prácticas al ampliar posibles temas y métodos de investigación, con especial interés en los efectos de los discursos opresores en la vida cotidiana. El principal aporte de este artículo es invitar a la comunidad científica a acercarse a los movimientos sociales feministas, reconociendo sus demandas latentes y urgentes para la transformación de la sociedad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In this article, we aim to establish a dialogue between social constructionist and feminist research, highlighting similarities and possible tensions. Our discussion is based on the suggestion of dividing feminist research into three moments: empiricist, standpoint and postmodern. We suggest that the interface between social constructionist and postmodern feminist research proposes the problematization of universal truths, based on the notion of the social construction of realities. The epistemological proposition of this interface is political and relational, it potentiates practices by expanding possible themes and research methods, with a special interest in the effects of oppressive discourses on everyday life. The main contribution of this article is to invite the scientific community to approach feminist social movements, recognizing their latent and urgent demands for the transformation of society.
  • FUNDAMENTOS DA CONTRARREFORMA TRABALHISTA DO GOVERNO TEMER E SUAS REPERCUSSÕES PARA A CLASSE TRABALHADORA Artigo

    VIEIRA, CARLOS EDUARDO CARRUSCA; ARAÚJO, JOSÉ NEWTON GARCIA DE

    Resumo em Português:

    Resumo: Neste artigo, discutimos fundamentos político-ideológicos da Contrarreforma Trabalhista (Lei nº 13.467 de 13 de julho de 2017), que alterou a Consolidação das Leis do Trabalho. Com base em uma análise bibliográfica e documental, recorrendo a fontes primárias e secundárias, concluímos que essa contrarreforma não decorreu de diálogo amplo e profundo com a sociedade. As modificações nos dispositivos jurídicos, efetivadas em um processo de tramitação açodado, contradizem documentos legais e afrontam objetivos, princípios, direitos e garantias constitucionais, bem como convenções internacionais da Organização Internacional do Trabalho. Os fundamentos da contrarreforma residem no plano político-econômico e alinham-se à lógica neoliberal. Ela foi ancorada em discursos que disseminaram argumentos equivocados e inverdades. Mais de quatro anos após sua aprovação, as taxas de desemprego permanecem elevadas, a retomada do desenvolvimento econômico não se efetivou e a precarização das relações de trabalho foi aprofundada, com o recrudescimento da informalidade e vulnerabilidade social da classe trabalhadora.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En este artículo discutimos los fundamentos politico-ideológicos de la Contrarreforma Laboral (Ley nº 13.467 del 13 de julio de 2017), que modificó las Consolidación de las Leyes del Trabajo. Con base en un análisis bibliográfico y documental, utilizando fuentes primarias y secundarias, concluimos que esta contrarreforma no resultó de un diálogo amplio y profundo con la sociedad. Los cambios en las disposiciones legales, realizados en un proceso apresurado, contradicen los documentos legales y violan los objetivos, principios, derechos y garantías constitucionales, así como los convenios internacionales de la Organización Internacional del Trabajo. Los fundamentos de la contrarreforma residen en el plano político-económico y se alinean con la lógica neoliberal. La contrarreforma se ancló en discursos que difundieron argumentos equivocados y falsedades. A más de cuatro años de su aprobación, las tasas de desempleo se mantienen altas, no se ha producido la reanundación del desarrollo económico y se ha profundizado la precariedad de las relaciones laborales, con el resurgimiento de la informalidad y vulnerabilidad social de la clase obrera.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In this article, we discuss the political-ideological foundations of the Labor Counter-Reformation (Law nº 13.467 of July 13, 2017) which amended the Consolidation of Labor Laws. Based on a bibliographical and documentary analysis, using primary and secondary sources, we concluded that this Counter-Reformation did not result from a broad and deep dialogue with society. The changes in legal provisions, carried out in a rushed process, contradict legal documents and violate Constitutional objectives, principles, rights and guarantees, as well as international conventions of the International Labor Organization. The foundations of the Counter-Reformation reside on the political-economic level and are aligned with the neoliberal logic. It was anchored in speeches that disseminated misguided arguments and untruths. More than four years after its approval, unemployment rates remain high, the resumption of economic development has not taken place and the precariousness of labor relations has deepened, with the resurging of informality and social vulnerability of the working class.
  • TRAJETÓRIAS ATIVISTAS DE MULHERES IDOSAS NA PÓS-DITADURA DO CHILE Artículo

    Mazzucchelli, Nicole; Gómez-Rubio, Constanza

    Resumo em Português:

    Resumo: A velhice das mulheres idosas é muitas vezes descrita como uma época de múltiplas mudanças, perda e maior discriminação de género. No entanto, pouco tem sido explorado sobre a experiência biográfica do envelhecimento. Neste artigo, identificamos como as mulheres ativistas mais velhas da “Agrupación Bordadoras por la Memoria” na cidade de Valparaíso-Chile constroem trajetórias narrativas de ação política. Realizámos um estudo qualitativo com entrevistas biográficas na sequência da proposta de narrativas de vida. Os seus itinerários biográficos mostram uma continuidade na sua ação política e um questionamento do sistema neoliberal. Através dos seus bordados, elas contribuem para a luta pela memória e justiça social. Dão novo significado ao seu ativismo na velhice, incluindo novos repertórios de ação e projetos, através de práticas de irmandade. Concluímos que é importante contestar a velhice do ciclo de vida convencional, criando espaço para trajetórias femininas agencializadas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La vejez de las mujeres mayores suele ser descrita como una etapa en la que se vivencian múltiples cambios y pérdidas, donde se acrecientan las discriminaciones de género. Sin embargo, poco se ha explorado la experiencia biográfica al envejecer. En este artículo, identificamos como construyen narrativamente trayectorias de acción política mujeres mayores activistas de la Agrupación Bordadoras por la Memoria de la ciudad de Valparaíso-Chile. Realizamos un estudio cualitativo con entrevistas biográficas siguiendo la propuesta de relatos de vida. Sus itinerarios biográficos dan cuenta de un continuum en su acción política y un cuestionamiento al sistema neoliberal. Por medio de sus bordados, contribuyen a la lucha por la memoria y la justicia social. Resignifican su activismo en la vejez, incluyendo nuevos repertorios de acción y proyectos, mediante prácticas de sororidad. Concluimos la importancia de disputar la vejez desde el ciclo vital convencional, dando cabida a trayectorias femeninas agencializadas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Old age among older women is usually described as a stage in which multiple changes, losses and gender discrimination are experienced. However, little has been explored about the biographical experience of aging. In this article, we identify how older women activists of the Agrupación Bordadoras por la Memoria in the city of Valparaíso, Chile, narratively construct trajectories of political action. We conducted a qualitative study with biographical interviews following proposal of life narratives. Their biographical itineraries show a continuum in their political action and a questioning of the neoliberal system. Through their embroideries, they contribute to the struggle for memory and social justice. They re-signify their activism in old age, including new repertoires of action and projects, through practices of sorority. We conclude the importance of disputing old age from the conventional life cycle, making room for agentialized feminine trajectories.
  • OS DIREITOS DA CRIANÇA E DO/A ADOLESCENTE SEGUNDO PROFISSIONAIS DA ÁREA INFANTO-JUVENIL DO JUDICIÁRIO Artigo

    Viana, Hayla da Costa; Calegare, Fernanda Priscilla pereira; Therense, Munique; Silva, Iolete Ribeiro da; Neves, André Luiz Machado das

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo apresenta uma análise das narrativas sobre os direitos da criança e do/a adolescente produzidas por profissionais do judiciário da área infantojuvenil. A abordagem teórico-metodológica é construtiva-interpretativa, sob as lentes da epistemologia qualitativa, ancorada no conceito de performance, que traduz as práticas e as atuações que constituem poder administrativo-judicial sobre crianças e adolescentes. Narrativas atravessadas por símbolos e noções relacionados a questões sociais amplas, tais como representação de famílias e papéis de gênero, moralidades relacionadas à infância e adolescência e criminalização da pobreza são acionadas como elementos nas narrativas sobre direitos da criança e do/a adolescente, atuando como componente das performances profissionais desenvolvidas na área infanto-juvenil da justiça.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo presenta un análisis de las narrativas sobre los derechos de los niños y adolescentes producidas por profesionales judiciales en el área de niñez y juventud. El abordaje teórico-metodológico es constructivo-interpretativo, bajo el lente de la epistemología cualitativa, anclado en el concepto de actuación, que traduce las prácticas y acciones que constituyen el poder administrativo-judicial sobre los niños y adolescentes. Narrativas atravesadas por símbolos y nociones relacionadas con amplias problemáticas sociales, como la representación de las familias y los roles de género, las moralidades relacionadas con la niñez y la adolescencia y la criminalización de la pobreza, son utilizadas como elementos en las narrativas sobre los derechos de la niñez y la adolescencia, actuando como componente de actuaciones profesionales desarrolladas en el área de justicia juvenil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article presents an analysis of the narratives about the rights of children and adolescents produced by judicial professionals in the children and youth area. The theoretical-methodological approach is constructive-interpretative, under the lens of qualitative epistemology, anchored in the concept of performance, which translates the practices and actions that constitute administrative-judicial power over children and adolescents. Narratives traversed by symbols and notions related to broad social issues, such as the representation of families and gender roles, moralities related to childhood and adolescence and the criminalization of poverty are used as elements in the narratives about the rights of children and adolescents, acting as component of the professional performances developed in the juvenile justice area.
  • ESCUTAÇÃO: ENCONTROS ENTRE CRIANÇAS, ASSISTÊNCIA SOCIAL E PANDEMIA Artigo

    Eichherr, Letícia Maísa; Cruz, Lílian Rodrigues da

    Resumo em Português:

    Resumo: Neste artigo objetiva-se discutir questões relacionadas aos encontros das crianças com a assistência social a partir de um recorte da pesquisa de mestrado realizada em um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Apostamos nos traçados singulares da metodologia cartográfica para o acompanhamento dos acontecimentos cotidianos do serviço e para o exercício epistêmico de descolonização do pensamento. Pretendemos, assim, contextualizar os discursos vinculados às crianças consideradas público prioritário do serviço e objetos da política pública e refletir sobre a pandemia da Covid-19 que escancara as desigualdades sociais. Entendemos que o olhar crítico desde uma perspectiva parcial potencializa a desconstrução de discursos totalizantes e universais sobre as infâncias e propomos a escutação como aposta ética-estética-política de uma escuta menor em tempos e sistemas maiores, que podem brutalizar o cotidiano de trabalho nas políticas públicas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo tiene como objetivo discutir cuestiones relacionadas con los encuentros de los niños con la asistencia social, a partir de un fragmento de una investigación de maestría realizada en un Servicio de Convivencia y Fortalecimiento de Vínculos. Apostamos por las huellas únicas de la metodología cartográfica para el seguimiento de los acontecimientos cotidianos del servicio y para el ejercicio epistémico de descolonización del pensamiento. Pretendemos, por tanto, contextualizar los discursos vinculados a los niños considerados público prioritario del servicio y objeto de la política pública y reflexionar sobre la pandemia de la Covid-19, que abre las desigualdades sociales. Entendemos que la mirada crítica desde una perspectiva parcial potencia la deconstrucción de discursos totalizadores y universales sobre la infancia y proponemos la “escucha-acción” como una apuesta ético-estética-política de una escucha más pequeña en tiempos y sistemas más grandes que puede embrutecer el trabajo cotidiano en las políticas públicas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article aims to discuss issues related to children’s encounters with social assistance, based on an excerpt from a master's research carried out in the Service for Coexistence and Strengthening of Bonds. We bet on the unique traces of the cartographic methodology for the monitoring of the daily events of the service and for the epistemic exercise of decolonization of thought. We intend, therefore, to contextualize the speeches linked to children considered a priority public of the service and objects of public policy and to reflect on the Covid-19 pandemic that opens up social inequalities. We understand that the critical look from a partial perspective enhances the deconstruction of totalizing and universal discourses about childhood. Besides, we propose listening-action as an ethical-aesthetic-political bet of a smaller listening in larger times and systems, which can brutalize the daily work in public policies.
  • PERSPECTIVAS FRANCESAS NA PSICOLOGIA DO TRABALHO: ANÁLISE DOS PROCESSOS DE APROPRIAÇÃO NO BRASIL Artigo

    Santos, Isabel Cristina dos; Vinagre, Rayana Ferreira; Pessanha, Luiz Phillipe Mota; Castro, Alexandre de Carvalho

    Resumo em Português:

    Resumo: A Psicodinâmica do Trabalho e a Ergologia, assim como disciplinas aderentes às Clínicas do Trabalho, têm sido apropriadas como referencial recorrente por pesquisadorxs brasileirxs. Sendo assim, este artigo pretende analisar os desenvolvimentos histórico-sociais dessa relação de centro e periferia, entre França e Brasil, considerando que tal apropriação deve ser avaliada de forma crítica. Assim, sob o objetivo de analisar as relações entre as perspectivas francesas da Psicologia do Trabalho e a historicidade dos processos de apropriação de tais ideias no Brasil, foram avaliados o cenário da emergência de estudos franceses e seus percursos no Brasil, a partir da disseminação da Psicotécnica. O estudo mostrou a importância de historicamente se identificar a forma assimétrica como as perspectivas francesas da Psicologia do Trabalho foram apropriadas, ora em consonância com o ideário liberal (nos anos 1920-1940), ora em oposição às correntes neoliberais (a partir dos anos 1980/1990).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La Psicodinámica del Trabajo y la Ergología, así como disciplinas adheridas a las Clínicas del Trabajo, han sido apropiadas como referencia recurrente por investigadorxs brasileñxs. Por lo tanto, este artículo pretende analizar los desarrollos histórico-sociales de esta relación entre centro y periferia, considerando que tal apropiación debe ser evaluada críticamente. Así, con el objetivo de analizar las relaciones entre las perspectivas francesas de la Psicología del Trabajo y la historicidad de los procesos de apropiación de tales ideas en Brasil, se evaluó el escenario del surgimiento de los estudios franceses y sus caminos en Brasil, a partir de la difusión de la Psicotecnia. El estudio mostró la importancia de identificar históricamente la forma asimétrica en que se apropiaron las perspectivas francesas de la Psicología del Trabajo, ya sea en consonancia con las ideas liberales (en las décadas de 1920-1940), o en oposición a las corrientes neoliberales (de los años 1980/1990).

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The Psychodynamics of Work and Ergology, as well as disciplines adhering to Work Clinics, have been appropriated as a recurring reference by Brazilian researchers. Therefore, this article intends to analyze the historical-social developments of the relationship between center and periphery, France and Brazil, considering that such appropriation must be critically evaluated. Thus, aiming to analyze the relations between the French perspectives of Work Psychology and the historicity of the processes of appropriation of such ideas in Brazil, the scenario of the emergence of French studies and their paths in Brazil were evaluated, as from the dissemination of the Psychotechnics. The study showed the importance of historically identifying the asymmetrical way in which the French perspectives of Work Psychology were appropriated, either in consonance with liberal ideas (in the 1920s-1940s), either in opposition to neo-liberal currents (from the 1980s/1990s).
  • OS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO E EMANCIPAÇÃO POLÍTICA EM JACQUES RANCIÈRE Artigo

    Marques, Angela Cristina Salgueiro; Prado, Marco Aurélio Máximo

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo deste artigo é realizar uma reflexão do conceito de subjetivação em Jacques Rancière, salientando a maneira como ele pensa a produção de sujeitos políticos desidentificados, que aparecem na cena polêmica por meio de relações e articulações desierarquizadas. Argumentamos que a potência disruptiva da política em Jacques Rancière não está na afirmação de si, mas na rearticulação entre elementos, que gera desidentificações e dá margem ao surgimento de identidades intervalares. O processo intersubjetivo de subjetivação configura e (re)cria uma cena polêmica sensível na qual se inventam modos de ser, ver e dizer, contestando a maneira como a partilha do mundo é feita e distribuída hierarquicamente, desigualmente, violando a dignidade e o reconhecimento do valor de cada forma de vida. A subjetivação promove arranjos e operações variadas, que desestabilizam e desmontam racionalidades que mantêm legibilidades, audibilidades e visualidades. Ela faz aparecer sujeitos em meio aos conflitos e às negociações por justiça.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo tiene como propósito reflexionar sobre el concepto de subjetivación en Jacques Rancière, destacando la forma en que él piensa la producción de sujetos políticos desidentificados, que aparecen en la escena polémica a través de relaciones y articulaciones no jerárquicas. Argumentamos que el poder disruptivo en Jacques Rancière no está en la afirmación del yo, sino en la rearticulación entre elementos, lo que genera desidentificaciones y permite el surgimiento de identidades intervalares. El proceso de subjetivación configura un sensible escenario polémico en el que se inventan modos de ser, de ver y de decir, impugnando el modo en que se hace y distribuye el compartir del mundo de manera jerárquica, desigual, violentando la dignidad y el reconocimiento del valor de cada forma de vida. La subjetivación promueve arreglos y operaciones variadas, que desestabilizan racionalidades que mantienen la legibilidad, la audibilidad y la visualidad. Hace aparecer sujetos en medio de conflictos y negociaciones por la justicia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article aims to reflect on the concept of subjectivation in Jacques Rancière, highlighting how he thinks about the production of disidentified political subjects, who appear in the polemic scene through non-hierarchical relationships and articulations. We argue that the disruptive power of politics in Jacques Rancière is not in the affirmation of the self, but in the rearticulation between elements, which generates disidentifications and gives rise to the emergence of interval identities. The process of subjectivation configures a sensitive polemic scene in which ways of being, seeing and saying are invented, contesting the way in which the sharing of the world is made and distributed hierarchically, unequally, violating the dignity and recognition of the value of every form of life. Subjectivation promotes varied arrangements and operations, which destabilize and dismantle rationalities that maintain legibility, audibility and visuality. It makes subjects appear in the midst of conflicts and negotiations for justice.
  • MATERNIDADE E POLÍTICA: TEMPOS, CONTRATEMPOS E REVOLUÇÕES Resenha

    Moreira, Lisandra Espíndula; Oliveira, Renata Ghisleni de
  • COMENTÁRIO A “PSYCHOLOGY THROUGH CRITICAL AUTO-ETHNOGRAPHY”, DE IAN PARKER Resenha

    Franco, Wilson de Albuquerque Cavalcanti
  • resistência à barbárie: educação e psicologia pelos direitos humanos Resenha

    Andrade, Aline Campolina; Tondin, Celso Francisco
  • “RACISMO LINGUÍSTICO: OS SUBTERRÂNEOS DA LINGUAGEM E DO RACISMO” DE GABRIEL NASCIMENTO Resenha

    Silva Junior, Paulo Roberto da; Martins, Suelen
  • ERRATA Errata

Associação Brasileira de Psicologia Social Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Av. da Arquitetura S/N - 7º Andar - Cidade Universitária, Recife - PE - CEP: 50740-550 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistapsisoc@gmail.com