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Perspectiva Teológica, Volume: 54, Número: 1, Publicado: 2022
  • SINODALIDADE COMO “ESTILO” Editorial

    Paranhos, Washington da Silva; Ponte, Moisés Nonato Quintela
  • O EXERCÍCIO DO SENSUS FIDELIUM NO SÍNODO DA DIOCESE DE TUBARÃO Artigos

    Brighenti, Agenor

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo relata a experiência da participação pessoal e faz uma breve análise da realização do Sínodo da Diocese de Tubarão na década de 1980, que envolveu as 53 paróquias e as 600 comunidades que a compunham. Em um primeiro momento, se apresenta a preparação do processo e sua realização, em vista da reprojeção do ser e do fazer da Igreja na Diocese, através de um planejamento pastoral participativo, de forma descentralizada, de baixo para cima. Em um segundo momento, se aborda os principais resultados do Sínodo e se faz uma breve análise, principalmente a partir dos desafios levantados. Em destaque, algumas considerações sobre o exercício da participação no processo sinodal e suas implicações, a interação entre saber popular e saber acadêmico na pastoral, terminando com a conversão à realidade como caminho de conversão ao Evangelho.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article reports the experience of personal participation and makes a brief analysis of the Synod of the Diocese of Tubarão in the 1980s. The Synod involved 53 parishes and 600 communities that it comprised. Initially, the synod presented the preparation and the realization of the process, in view of the reprojecting of the being and the doing of the Church in the Diocese, through participative pastoral planning, in a decentralized form, from the bottom up. Next, the main results of the Synod are presented and a brief analysis is made, especially from the challenges raised. The report highlights some considerations on the exercise of participation in the synodal process and the implications thereof, the interaction between popular knowledge and academic knowledge in the pastoral action, ending with the conversion to reality as a way of conversion to the Gospel.
  • LAICADO Y SINODALIDAD Artigos

    Caro, Olga Consuelo Vélez

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo se inscribe en la teología sistemática-pastoral y pretende reflexionar sobre las posibilidades de incorporación del laicado en la experiencia sinodal. Parte de la propuesta hecha por Francisco de un sínodo sobre la sinodalidad y, en un segundo momento, sobre las condiciones que se requieren para que el laicado sea sujeto activo del mismo. En tercer lugar, se recoge la experiencia de la Asamblea Eclesial Latinoamericana para señalar los avances, pero también los límites de esta. Finalmente se formulan los desafíos pendientes. La novedad del articulo radica en levantar las dificultades para una incorporación efectiva del laicado en el proceso sinodal, concluyendo que, sin una reforma de estructuras, será muy difícil una auténtica sinodalidad que incorpore al laicado como sujeto maduro de la comunidad eclesial.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article in the field of systematic pastoral theology aims to reflect on the possibilities of incorporating laity into the synodal experience. It first draws on Pope Francis’ proposals for a Synod about synodality, and then for the conditions required for the laity to become active subjects in the synodal process. Thirdly, it recalls the experience of the Latin American Ecclesial Assembly to point out both its achievements and limitations. The final part discusses pending challenges. The novelty of the article lies in raising the difficulties for an effective incorporation of the laity in the synodal process. It concludes that, without structural reforms, it will be difficult to attain an authentic synodality that incorporates the laity as mature members of the ecclesial community.
  • UMA IGREJA QUE “CAMINHA JUNTO”. SINODALIDADE NA ERA DO PAPA FRANCISCO Artigos

    Czerny, Michael

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo delineia o modo como o Papa Francisco enxerga a sinodalidade, como processo de escuta e de discernimento que implica a participação e o envolvimento de todo o Povo de Deus. Procura-se destacar a natureza essencialmente “relacional” (antes que “instrumental”) da sinodalidade, a qual deve ser compreendida não como uma tática com o intuito de conter os excessos do clericalismo, mas como retorno às origens autênticas da Igreja e de seu modo de proceder. De fato, enquanto comunhão, a Igreja brota da iniciativa de Deus Pai e, por meio do dom do Espírito Santo de Cristo, “reconduz à unidade os filhos de Deus dispersos” (Jo 11,52). Nisto, ela responde a seu ato fundante de ser “constituída como uma assembleia” com o desejo de caminhar junto como um Povo. A sinodalidade expressa a identidade mesma do Deus da comunhão e da misericórdia que a Igreja proclama ao mundo. A um só tempo, a sinodalidade suscita e mostra a correspondência entre o que a Igreja é em si mesma e o que ela faz no mundo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article lays out how Pope Francis looks at synodality, as a process of listening and discernment that implies the participation and involvement of the whole People of God. It seeks to highlight the essentially “relational” (rather than “instrumental”) nature of synodality, which should be understood, not as a tactic aimed at containing the excesses of clericalism, but as a return to the Church’s authentic origins and way of proceeding. In fact, as communion, the Church springs from the initiative of God the Father and, through Christ’s gift of the Holy Spirit, “brings the scattered children of God together and makes them one” (Jn 11:52). It thus responds to its founding, “constituted as an assembly” with the will to walk together as a People. Synodality expresses the very identity of the God of communion and misericordia whom the Church proclaims to the world. Synodality both brings about and shows the correspondence between what the Church is in herself and what she does in the world.
  • Sinodalidade como Kairos na situação atual da Igreja e do mundo Artigos

    Faggioli, Massimo

    Resumo em Português:

    RESUMO A pandemia da COVID-19, a crise do sentimento de unidade eclesial e a ruptura sociopolítica global: esses diferentes fatores (e outros) fazem do presente momento um eukairos akairos – um momento favorável e ao mesmo tempo desfavorável para o desenrolar do Processo Sinodal na Igreja Católica. Este artigo esboça desafios e oportunidades eclesiais para o “Processo sinodal 2021-2023”. A sinodalidade é um jeito diferente de ser Igreja, não simplesmente um novo jeito de tomar decisões na Igreja. Mas kairos significa também um momento de decisão, não de esperar que algo aconteça e se realize automaticamente. Para a comunidade cristã, significa igualmente um momento possível de divisão e de recusa, não de um paraíso eclesial. O processo sinodal acontece em um momento no qual diferentes desafios se acumulam.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The COVID-19 pandemic, the crisis of the sense of ecclesial unity and the global socio-political disruption, together with other factors, make this moment a eukairos akairos – a favorable and at the same time unfavorable moment – for the unfolding of the Synodal Process in the Catholic Church. The article outlines the ecclesial challenges and opportunities for the “Synodal Process 2021-2023”. Synodality is a different way of being the Church, not simply a new way of making decisions in the Church. However, kairos also means a moment of decision, not of waiting for something to happen and be accomplished automatically. For the Christian community, it also means a moment of possible division and refusal, and not of an ecclesial paradise. The synodal process takes place in a moment in which different challenges accumulate.
  • REDESCUBRIR LA SINODALIDAD ECLESIAL, INVITACIÓN Y OBJETIVO DEL PAPA Artigos

    Posada, Isabel Corpas de

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La sinodalidad eclesial que el papa Francisco ha invitado a redescubrir y está llevando a la práctica en su ejercicio pastoral no es una novedad. La Iglesia era sinodal desde sus primeros pasos, cuando dos discípulos caminaban con Jesús resucitado de Jerusalén a Emaús y de regreso a Jerusalén después de reconocer su presencia en el partir del pan (Lc 24,13-36). Siguió siendo sinodal en las muchas reuniones de obispos que jalonan la historia del cristianismo, pero era sinodalidad episcopal o, propiamente, colegialidad de los obispos. Lo novedoso de la sinodalidad que el papa Francisco invita a redescubrir es la visión de Iglesia que la sustenta – la eclesiología de Pueblo de Dios que el Concilio Vaticano II formuló – y desde la cual no solo la jerarquía sino todos los bautizados y bautizadas participamos y somos corresponsables en la vida y la misión de la Iglesia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The ecclesial synodality that Pope Francis has invited to rediscover and is committed to make of it a pastoral practice is not newness. The Church was synodal from its very first steps, when two disciples and Jesus Risen walked from Jerusalem to Emmaus and back to Jerusalem after recognizing his presence when he broke the bread (Lc 24,13-36). And kept on being synodal through the many synods and councils that mark its history, but it was episcopal synodality or, more properly, bishops’ collegiality. The newness of Pope Francis’ synodality is the Church vision in which it is rooted – Second Vatican Council ecclesiology – and where not only the hierarchy members but also all members of the People of God, by their Baptism, participate and are altogether responsible for the life and mission of the Church.
  • A SINODALIDADE COMO REFRÃO: CONTRIBUIÇÕES À IDENTIDADE ECLESIAL Artigos

    Martins Filho, José Reinaldo F.

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo almeja refletir sobre a dimensão da sinodalidade como expressão do autêntico modo de ser da Igreja, isto é, como sua identidade. Para isso, apropria-se de alguns aspectos do percurso sinodal recém iniciado sob nova metodologia. De maneira geral, considera a questão da sinodalidade como o grande refrão do pontificado de Francisco, como já manifesto em vários de seus textos magisteriais. A primeira parte do texto realiza uma discussão com base na etimologia do termo sínodo, evoluindo rumo a algumas de suas possibilidades interpretativas. A segunda parte orienta-se ao redor dos três conceitos metodológicos fundamentais para o processo de auscultação sinodal, quais sejam: o encontrar, o escutar e o discernir. A última parte detém-se nalguns dos alcances mais evidentes da internalização da sinodalidade como forma ordinária de expressão da vida eclesial.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to reflect on the dimension of synodality as an expression of the Church’s authentic way of being, that is, as its identity. For this, it appropriates some aspects of the synodal journey, which has just begun under a new methodology. In general, it considers the question of synodality as the leitmotif of Francis’ pontificate, as already manifested in several of his magisterial texts. The first part of the text holds a discussion based on the etymology of the term synod, evolving towards some of its interpretative possibilities. The second part is oriented around the three methodological concepts fundamental for the process of synodal consultation, namely: encountering, listening and discerning. The last part focuses on some of the most evident achievements of the internalization of synodality as an ordinary form of expression of ecclesial life.
  • SOBRE O MATAR E O MORRER: REFLEXÃO SOBRE A LEI A PARTIR DE CLARICE LISPECTOR E PAUL BEAUCHAMP Artigos

    Almeida, Marília Murta de

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo, inserido no panorama da pesquisa brasileira em teopoética, tem como objetivo uma reflexão sobre o modo como o ser humano se relaciona com a lei como dom de Deus e sobre o amor como o elemento antropológico que favorece o respeito à lei e a realização da justiça. Tal reflexão se fará a partir da obra literária de Clarice Lispector e da reflexão bíblico-teológica de Paul Beauchamp. O objeto primeiro da lei, segundo a escritora, é o impulso destrutivo humano que nos leva à possibilidade de matar. A interdição ao assassinato, portanto, será o fio condutor da reflexão em que as ideias da escritora serão colocadas em diálogo com as análises do teólogo exegeta, de modo a explicitar a relevância teológica da obra clariciana, assim como a pertinência do tema da violência na atualidade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article, inserted into the context of Brazilian research in theopoetics, aims to reflect about how human beings relate to the law as a gift from God and about love as an anthropological element that furthers the respect for law and the realization of justice. Such reflection will be founded on the literary work of Clarice Lispector and the biblical-theological reflection of Paul Beauchamp. The primary object of the law, according to Lispector, is the destructive, human impulse that leads us to the possibility of killing. The interdiction against murder, therefore, will be the guiding thread of the reflection in which the writer’s ideas will be placed in dialogue with the analysis of the theologian exegete, in order to clarify the theological relevance of Lispector’s work, as well as the relevance of the topic of violence in the present.
  • “LIBERTAÇÃO E SALVAÇÃO”: REVISITANDO “TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO” DE GUSTAVO GUTIÉRREZ 50 ANOS DEPOIS Artigos

    Aquino Junior, Francisco de

    Resumo em Português:

    RESUMO Gustavo Gutiérrez é uma das principais referências da teologia da libertação latino-americana. Seu livro Teologia da Libertação: perspectivas, publicado em 1971, além de ser um dos principais veículos de difusão dessa teologia, adquiriu um valor simbólico, dando nome a esse movimento teológico e se tornando como que seu marco teórico inicial. Celebrando 50 anos de publicação dessa obra, queremos retomar sua problemática teológica fundamental que tem a ver com a relação entre “libertação e salvação” e que está desenvolvida de modo mais sistemático e elaborado no capítulo 9. Ele sintetiza em seu título o núcleo da problemática de sua teologia e procura “esboçar” ou “indicar as linhas básicas da obra por empreender”. Começaremos fazendo um resumo do capítulo, apresentando sua problemática e seu desenvolvimento teológico. Em seguida, faremos algumas considerações de ordem histórico-teológica sobre essa problemática e seu desenvolvimento teológico. E concluiremos destacando a pertinência, a atualidade e o desafio de prosseguir com essa obra inacabada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Gustavo Gutiérrez is one of the main references of the Latin American liberation theology. His book “Liberation Theology – Perspectives”, published in 1971, as well as being one of the main vehicles to disseminate this theology, acquired a symbolic value, giving name to this theological movement and becoming its initial theoretical framework. To celebrate the 50th anniversary of this publication, we want to resume its fundamental theological problematics about the relation between “liberation and salvation”. This topic is more systematically and elaborately developed in chapter 9 which synthesizes the core of the problem of his theology in its title and tries to “sketch” or “suggest the basic lines of the work to be undertaken”. We will start by summarizing the chapter, presenting its problematics and theological development. Then, we will make some historical-theological considerations about these problematics and their theological development. Finally, we will conclude by emphasizing the pertinence, the actualities, and the challenge of continuing this unfinished work.
  • LA CUESTIÓN DE LA VIDA ECONÓMICO-SOCIAL EN EL CONCILIO VATICANO II. APORTES DE LATINOAMÉRICA Y EL CARIBE Artículos

    Schickendantz, Carlos

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La agenda de temas del Vaticano II se fue delineando progresivamente a partir de la consulta propuesta por Juan XXIII en 1959-1960. Las respuestas de los protagonistas latinoamericanos y caribeños colaboraron a diseñar ese temario, entre otros aspectos, llamando la atención sobre múltiples asuntos vinculados a la llamada doctrina social de la Iglesia. El presente artículo ofrece un panorama de esas propuestas y, posteriormente, una presentación y análisis de las intervenciones en los debates conciliares cuando, en el proceso de la redacción de Gaudium et spes, la temática y el capítulo acerca de “la vida económico-social” fueron debatidos en el aula conciliar en 1964 y 1965. El itinerario permite visualizar el desarrollo creciente de una determinada conciencia eclesial y socio cultural, algunas correcciones de rumbo no menores y, también, gérmenes de desarrollos que en el posconcilio se materializaron en el plano del método teológico-pastoral y en categorías teológicas como liberación y opción por los pobres, todavía ausentes en ese período.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The agenda of Vatican II was progressively delineated from the consultation proposed by John XXIII, in 1959-1960. The contributions of Latin American and Caribbean protagonists collaborated in putting it together. Among other aspects, they drew attention to multiple issues related to the so-called social doctrine of the Church. This article offers an overview of the proposals and, subsequently, presents and analyses the interventions in the conciliar hall (1964-1965), concerning the debates on the topic of socio-economic-life” and on its corresponding chapter in the drafting of Gaudium et spes. The itinerary allows us to visualize the growing development of an ecclesial and socio-cultural awareness, some changes in the course of things and, also, seeds of developments that would appear in the post-conciliar period regarding the theological-pastoral method and theological categories such as liberation and option for the poor, which had been absent until then.
  • A CONSTRUÇÃO DA FRATERNIDADE E DA AMIZADE SOCIAL À LUZ DA TEOLOGIA BIBLICA DA FRATELLI TUTTI Artigos

    Gonzaga, Waldecir

    Resumo em Português:

    RESUMEN O artigo tem como objetivo refletir sobre os conceitos ἀγαθωσύνη (agathosyne [FT, n. 112]) e χρηστότης (chrestotes [FT, n. 223]). Busca-se entender as bases bíblicas e a Teologia Bíblica da Fratelli Tutti, bem como a intuição bíblica de Francisco ao indicar as virtudes da benignidade e da bondade (Gl 5,22), como caminho para a fraternidade e a amizade social. É importante entender as bases bíblicas, explícitas e implícitas, bem como o fio condutor da Teologia da Fraternidade presente na Fratelli Tutti, a fim de perceber a missão que o Cristianismo tem diante da atual crise de amor fraterno entre as pessoas e entre os povos. Francisco indica estas duas virtudes como via privilegiada para a edificação da fraternidade e para o cuidado da casa comum, convidando a humanidade a superar a lógica do sócio e a entrar na lógica do irmão (FT, n. 101-105). Após realizar um estudo das bases bíblicas da Encíclica, busca-se fazer uma análise do texto paulino de Gl 5,22, no qual Francisco indica dois frutos do Espírito para a edificação da fraternidade e do bem. O estudo revela que Francisco tem diante de si a tradição bíblica judaico-cristã, bem como a realidade e os desafios hodiernos da falta de benignidade e de bondade. Ademais, convida a Igreja e a sociedade em geral para refletir sobre a gravidade do risco em que se encontra a humanidade, a fim de buscar saídas para a superação da atual crise de solidariedade entre as pessoas e entre os povos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article aims to reflect on the concepts of ἀγαθωσύνη and χρηστότης in Pope Francis’ Encyclical Fratelli Tutti (2020). He quotes Gal 5,22, transliterating the terms from Greek to Latin characters: agaptosyne (FT, n. 112) and chrestotes (FT, n. 223). The present article seeks to understand the biblical basis and Biblical Theology of the Fratelli Tutti, as well as the biblical intuition of Francis when indicating these virtues as a path to fraternity and social friendship, indicating two of the nine fruits of the Spirit present in the Pauline text of Gl 5,22-23. Understanding the biblical bases, explicit and implicit, as well as the guiding thread of the Theology of Fraternity present in Fratelli Tutti, is very important for understanding the mission that Christianity has in the face of the current crisis of fraternal love between people and peoples. Francis indicates these two virtues as a privileged way of building fraternity and caring for the common home, of inviting humanity to overcome the partner’s logic and enter into the brother’s logic (FT, n. 101-105). After carrying out a study of the biblical basis of the Encyclical Letter, we seek to analyze the Pauline text of Gal 5,22. From that letter, Francis points out two fruits of the Spirit for the building of the fraternity and of the good. The study reveals that Francis has before him the Judeo-Christian biblical tradition, as well as today’s reality and challenges of lack of kindness and goodness. The study also reveals that Francis wants to make a contribution, inviting the Church and the society in general to reflect on the seriousness of the risk in which humanity finds itself, in order to seeks ways to overcome the current crisis of solidarity between individuals and peoples.
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