MAIN ARTICLES Exploring Religious Experience in Nigerian Igbo Indigenous Religious Tradition: Toward a Christianity and Church with an Indigenous Face Njoku, Okechukwu Camillus Mbonu, Caroline Abstract in Portuguese: RESUMO Vários sistemas religiosos potencialmente geram experiência religiosa para seus adeptos. Embora a experiência religiosa seja um envolvimento subjetivo particularmente pessoal com o sagrado, ela, no entanto, possui um elemento social, pois as crenças adquiridas socialmente, enraizadas em tradições e simbolismos religiosos, fornecem o repertório cultural no qual o indivíduo é socializado e se baseia para um significado pessoal mais profundo. Este artigo explora como a tradição religiosa autóctone o molda a tradução e a experiência da fé cristã na sociedade Igbo. Argumentamos que o domínio do fenômeno dos espíritos na tradição religiosa indígena Igbo, incluindo a possessão espiritual, foi criativamente retrabalhado principalmente em versões proféticas, carismáticas e pentecostais do cristianismo em experiências do Espírito Santo para cura e edificação da comunidade.Abstract in English: ABSTRACT Various religious systems potentially generate religious experience for their adherents. Although religious experience is a particularly personal subjective involvement with the sacred, it, nevertheless, possesses a social element, in that socially acquired beliefs, rooted in religious traditions and symbolisms provide the cultural repertoire into which the individual is both socialized and draws upon for deeper personal meaning. This article explores how Igbo indigenous religious tradition shapes the translation and experience of the Christian faith in Igbo society. We argue that the dominance of spirits’ phenomenon in Igbo indigenous religious tradition, including spirit possession, has been creatively reworked mostly in prophetic, Charismatic, and Pentecostal versions of Christianity into experiences of the Holy Spirit for healing and edification of the community. |
MAIN ARTICLES Proportionality as a Moral Principle in Punishment: Examining the Issue of Lynching/Jungle Justice in Nigeria Through the Lens of I Kings 21:1-19 Uroko, Favour C. Ukeachusim, Chidinma Precious Abstract in Portuguese: RESUMO Este estudo examina o linchamento em I Reis 21:1-19 e sua relevância para o aumento do linchamento por multidões na Nigéria. I Reis 21:1-19 relata a narrativa de Nabote, que foi linchado com base em uma falsa acusação contra ele. Nabote foi apedrejado até a morte. A maioria das literaturas explicou a narrativa de Nabote no contexto do meio cultural israelita. No entanto, esta pesquisa contextualiza o perícope no ambiente sociocultural nigeriano. A justiça popular, também conhecida como linchamento e execução arbitrária, está em ascensão na Nigéria. Em 2022, a Nigéria registrou mais de dez casos de justiça popular, com o assassinato e queima de uma estudante universitária com base em falsas acusações. O governo também parece ser despreocupado em relação à prisão e perseguição dos envolvidos na justiça popular, o que encorajou os perpetradores. Este estudo utilizou a análise literária para engajar o texto e o contexto. Este artigo argumenta que os temas apresentados em I Reis 21:1-15 defendem tanto medidas proativas quanto reativas para prevenir a ocorrência da justiça popular.Abstract in English: ABSTRACT This study examines I Kings 21:1-19 and its significance to the increasing mob lynching across Nigeria. I Kings 21:1-19 records the narrative of Naboth, who was lynched on the basis of a false allegation against him. Naboth was lynched by stoning. Jungle justice is also known as lynching and arbitrary execution, and it is on the rise in Nigeria. In 2022, Nigeria recorded more than ten cases of jungle justice, with the killing and burning of a female college student on false allegations. The government also seems to be carefree with regard to the arrest and prosecution of those involved in jungle justice, which has given boldness to perpetrators. This study used literary analysis to engage the text and the context. This article argues that the themes presented in I Kings 21:1-15 advocates for both proactive and reactive measures to prevent the occurrence of jungle justice. |
MAIN ARTICLES John 15,1-8: a Re-reading Through Earth, SDGs, Covid 19, and Cape Town Farms Contexts Velden, Nina Müller van Abstract in Portuguese: RESUMO Uma das metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 da ONU busca garantir saneamento equitativo para todos até 2030, com foco especial em mulheres e grupos vulneráveis. No entanto, as mulheres que trabalham em fazendas muitas vezes não têm acesso a banheiros adequados, enfrentando problemas de segurança, higiene e privacidade. Esses desafios tornam-se ainda mais críticos diante da Covid-19 e das preocupações com novas superbactérias. Em João 15,1-8, Jesus emprega imagens de vinhedos para descrever o relacionamento entre ele e Deus, o Pai, e, por sua vez, o relacionamento entre os discípulos e ele próprio. Neste artigo, emprego uma estrutura hermenêutica crítica de gênero, informada por preocupações ecofeministas e pela interseccionalidade de gênero, raça e classe, para oferecer uma leitura dessa passagem bíblica no contexto das mulheres negras que trabalham em fazendas no Cabo Ocidental. Pergunto até que ponto essa expectativa de submissão estabelecida por Jesus aos seus discípulos deve ser aceita pelo seu valor nominal, juntamente com o uso de imagens da Terra para implorar essa submissão.Abstract in English: Abstract One of the targets of the United Nations Sustainable Development Goal 6 seeks to ensure equitable sanitation for all by 2030, with a special focus on women and vulnerable groups. However, women working on farms often do not have access to adequate toilets, facing safety, hygiene and privacy issues. These challenges become even more critical in the face of COVID-19 and concerns about new superbugs. In John 15,1-8, Jesus employs vineyard farming imagery to describe the relationship between himself and God the Father, and in turn the relationship between the disciples and himself. In this article, I employ a gender-critical hermeneutical framework, informed by ecofeminist concerns and the intersectionality of gender, race and class, to offer a reading of this biblical passage within the context of Black women working on farms in the Western Cape. I ask to what extent this expectation of submissiveness set by Jesus to his disciples, should be accepted at face value, alongside the use of Earth imagery to implore such submissiveness. |
ARTIGOS PRINCIPAIS Religious Transformation and Gender Implications in the Quilombola Community of Sítio Alto: a Study on Catholicism, Pentecostalism, and the Environment Correa, Marina Aparecida Oliveira dos Santos Abstract in Portuguese: RESUMO Neste estudo, investigamos a transformação religiosa na comunidade quilombola de Sítio Alto, no Nordeste brasileiro, ao transitar do catolicismo para o pentecostalismo. O objetivo é compreender as implicações de gênero nesse processo, destacando o papel das mulheres na preservação das práticas religiosas, considerando que D. Josefa, líder comunitária, fundou a comunidade. Analisamos, também, a relação entre religião e meio ambiente, explorando como essa conexão impacta a terra e questões de sustentabilidade. O estudo aborda a religiosidade africana, o catolicismo popular e o pentecostalismo, e suas influências nas dinâmicas culturais e sociais.Abstract in English: ABSTRACT In this study, we investigate the religious transformation in the quilombola community of Sítio Alto, in northeastern Brazil, as it transitions from Catholicism to Pentecostalism. The objective is to understand the gender implications of this process, highlighting the role of women in preserving religious practices, considering that community leader D. Josefa founded the community. We also analyze the relationship between religion and the environment, exploring how this connection impacts land and sustainability issues. The study addresses African religiosity, popular Catholicism, and Pentecostalism, and their influences on cultural and social dynamics. |
MAIN ARTICLES “The Future is Ancestral”: Towards the Eschatology of Ancestry from the Ecodomy of Quilombola Ways of Life Caldeira, Cleusa Abstract in Portuguese: RESUMO A crise climática, as pandemias e inúmeras catástrofes ambientais nos confrontam acerca do futuro que podemos esperar para a humanidade e toda a criação. As mulheres negras e a Terra são as mais afetadas neste contexto marcado pelo patriarcado e um sistema econômico depredatório. Perguntar pelo futuro é usar a imaginação escatológica para gerar potência criativa e de ação capaz de antecipar o desejo de Deus para a humanidade e a criação. Perguntamos se a diáspora negra, a partir da sua particularidade, pode contribuir para a teologia global. Será que podemos reconfigurar a escatologia a partir dessa particularidade e, assim, alimentar a esperança dos povos que são massacrados pelo sistema vigente? Para tecer uma escatologia negra, a saber, uma “escatologia da ancestralidade”, utilizamos os fios do ecofeminismo africano e do pensamento afrodiaspórico. Sinalizamos para a ecodomia dos modos de vida quilombola, como uma escatologia prática.Abstract in English: ABSTRACT The climate crisis, pandemics and countless environmental catastrophes force us to confront the future we can expect for humanity and all of creation. Black women and the earth are the most affected in this context, which is shaped by patriarchy and a predatory economic system. Asking about the future means engaging the eschatological imagination to generate creative power and action capable of anticipating God’s desire for humanity and creation. We ask whether the Black diaspora, with its unique particularities, can contribute to Global theology. Can we reconfigure eschatology based on this particularity and, in doing so, nourish the hope of peoples who are massacred by the current system? To weave a black eschatology – an “eschatology of ancestry” – we use the threads of African ecofeminism and Afrodiasporic thought. We point to the ecodomy of quilombola ways of life as a practical eschatology. |