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Ensino de Relações Espaciais de Esquerda e Direita a Participantes com Autismo e Deficiência Intelectual1 1 Apoio: Os autores agradecem à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela bolsa de mestrado da primeira autora.

Teaching Left-right Spatial Relations to Individuals with Autism and Intellectual Disability

RESUMO

O reconhecimento dos conceitos de direita-esquerda é uma evidência do desenvolvimento da noção do corpo e faz parte de um processo de lateralização simbólica. Nesse sentido, o objetivo foi ensinar respostas de ouvinte para relações espaciais de direita-esquerda envolvendo partes do corpo e verificar o uso dessas relações em um contexto diferente. Foram conduzidos dois experimentos, que se diferenciaram em função da idade e repertório de entrada dos participantes e do delineamento experimental. No primeiro, foi utilizado um delineamento do tipo A-B e os participantes foram um menino com autismo e dois jovens com deficiência intelectual. No segundo, foi utilizado o delineamento de linha de base múltipla entre participantes, que foram quatro meninos com autismo. O ensino envolveu o uso de um procedimento de instrução com múltiplos exemplares e esvanecimento de dicas (imitação, dicas gestuais, verbais e físicas). Os resultados indicaram aprendizagem das relações ensinadas e uso dessas relações em um contexto diferente (generalização). O uso de múltiplos exemplares e de esvanecimento mostraram-se promissores no ensino de relações espaciais a participantes com pouco repertório verbal.

Palavras-chaves:
relações espaciais; instrução com múltiplos exemplares; esvanecimento de dicas; autismo; deficiência intelectual

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