Acessibilidade / Reportar erro

Variância Média Extraída e Confiabilidade Composta: Indicadores de Precisão1 1 Apoio: Capes 2 2 Agradecimentos: Os autores agradecem aos pesquisadores Barbara Byrne, Cristiano M. Gomes, Dragos Iliescu, Igor G. Menezes, Jacob A. Laros, Nathan Thompson, Ronald Hambleton, e Stephen Sireci pelos valiosos comentários e discussões acerca dos conceitos de validade, precisão, VME e CC, que nos auxiliaram a consolidar a nossa linha argumentativa apresentada no presente artigo. Ademais, agradecemos ao Cristiano M. Gomes e ao Wagner de Lara. Machado pela revisão cuidadosa e pelos comentários construtivos sugeridos em versões anteriores deste manuscrito.

Average Variance Extracted and Composite Reliability: Reliability Coefficients

RESUMO

A variância média extraída (VME) e a confiabilidade composta (CC) são indicadores associados à qualidade de uma medida. No entanto, é necessário compreender adequadamente a dinâmica dos cálculos da VME e da CC, bem como as suas relações com os conceitos de validade e precisão para evitar equívocos na interpretação dos seus resultados. No presente artigo, ilustramos, por meio de modelos unifatoriais simulados, como o número de itens e a homogeneidade das cargas fatoriais impactam os valores da VME e da CC. Assim, problematizamos a utilização de pontos de cortes fixos para esses indicadores. Além disso, apresentamos argumentos endossando a VME como uma medida de precisão, e não de validade convergente.

Palavras-chave:
variância média extraída; confiabilidade composta; validade; precisão; análise fatorial confirmatória

Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com