Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

Inclusão de leitores cegos e deficientes visuais

Vejo, vejo, em verdade começa a parecer uma história doutro mundo aquela em que se disse, Estou cego.

José Saramago,

Ensaio sobre a cegueira

Psicologia: Teoria e Pesquisa iniciou um novo projeto com a edição da versão CD-ROM destinada a promover a leitura do periódico por pessoas cegas e deficientes visuais. O objetivo principal da iniciativa é facilitar o acesso à publicação científica, incrementando a autonomia de estudo e trabalho destes usuários. Inicialmente, esta versão está sendo distribuída para bibliotecas e entidades de ensino especializadas que poderão oferecer orientação suplementar para consultas e leituras.

Apesar de Psicologia: Teoria e Pesquisa já veicular uma versão eletrônica, cuja metodologia (SciELO) viabiliza a leitura por programas concebidos para deficientes visuais, pretende-se contribuir para a capacitação daqueles com acesso limitado ao computador pessoal/doméstico. A distribuição para centros especializados oferecerá a vantagem de associar o apoio de pessoal treinado para acompanhamento das necessidades especiais destes leitores. A proposta inscreve-se, portanto, no movimento de inclusão digital e social particularmente necessário no contexto brasileiro caracterizado por desigualdades.

Com propósitos semelhantes, Psicologia: Teoria e Pesquisa passa a oferecer, ainda, um novo portal com acessibilidade para pessoas cegas e deficientes visuais, além de continuar a fornecer suporte instrucional para assinantes, autores, docentes, pesquisadores e instituições de ensino e pesquisa. Em fase inicial de implementação, o conteúdo e os recursos adicionais do novo endereço na Internet serão gradativamente expandidos. As novas consultas poderão ser feitas em http://www.revistaptp.org.br

No que diz respeito à composição deste último número de 2004, destacam-se diversos artigos sobre desenvolvimento humano. Deise Mendes e Maria Seidl de Moura analisaram a relação entre brincadeira e linguagem em dezenas de díades mãe-bebê, destacando a influência materna para a evolução das habilidades comunicativas do bebê. Cesar Piccinini, Aline Gomes, Lisandra Moreira e Rita Lopes estudaram as expectativas e sentimentos da gestante sobre seu bebê. Igualmente interessados na construção desta relação, Daniela -Schwengber e Cesar Piccinini examinaram a interação mãe-bebê entre mães com e sem depressão ao final do primeiro ano de vida do filho. Michelle Poletto, Tânia Wagner e Sílvia Koller discutem a capacidade de resiliência de meninas em situação de risco que cuidam de outras crianças. Estereótipos de gênero aplicados a mulheres atletas foram identificados por Gislane Melo, Adriana Giavoni e Bartholomeu Tróccoli.

Já na esfera social, Angel Durandegui e Edson Souza Filho descrevem as representações sociais sobre nações, segundo o grupo étnico-racial autodefinido.

Dois ensaios teóricos também integralizam o presente número. Francis Justi e Saulo Araujo propõem uma revisão do debate sobre as críticas de Chomsky ao Verbal Behavior. E Hélio Honda discute a noção de inconsciente em Wundt e Leibniz.

No campo da saúde, Brigido Camargo e Andréa Barbará avaliaram os efeitos de panfletos informativos sobre a transmissão do HIV como estratégia preventiva da aids entre adolescentes. Antonio Moraes, Gláucia Ambrosano, Rosana Possobon e Áderson Costa Junior adotaram uma versão adaptada do Fear Survey Schedule for Children – Revised para pesquisar o medo em crianças e, em particular, o medo de dentista.

João Claudio Todorov presta uma homenagem à Carolina Martuscelli Bori, recentemente falecida, retraçando sua fulgurante trajetória como analista do comportamento, pesquisadora, docente, orientadora e líder no campo da ciência e do ensino no Brasil. Ao se entrelaçar com a história da nossa instituição, seu percurso constitui-se em referencial fundador. Para as futuras gerações de cientistas e psicólogos, em especial aqueles formados na Universidade de Brasília, fica o convite para conhecer melhor Carolina.

Por fim, é válido salientar que, como de costume, compõem este terceiro número do ano: lista de consultores ad hoc 2004 e índices dos autores e assuntos publicados ao longo do volume 20.

Votos de um Novo Ano com muita Paz e Harmonia!

Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de Araujo

Editora

Referência

Saramago, J. (2004). Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Editora Schwarcz (Originalmente publicado em 1995).

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    29 Mar 2005
  • Data do Fascículo
    Dez 2004
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com