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Hogue e Mills (2019) Canadá |
143 estudantes do sexo feminino |
Examinar os efeitos de seguir perfis de web-celebridades das redes sociais (consideradas bonitas e atraentes) na autoimagem corporal. Delineamento experimental de corte transversal. |
Escala visual analógica (EVA).
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As participantes que seguiam tais perfis nas redes sociais apresentaram maiores níveis de autoimagem corporal negativa versus aquelas do grupo controle. |
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Slater et al. (2019) Inglaterra |
102 mulheres adultas |
Investigar a influência da exposição a imagens de corpos magros de celebridades no Instagram versus exposição a corpos magros de celebridades com teor humorístico na satisfação corporal e no humor. Delineamento experimental de corte transversal. |
Satisfação corporal por escala visual analógica (EVA).
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As mulheres expostas a imagens de corpos magros com teor humorístico tiveram maiores níveis de satisfação corporal e de humor (felicidade) versus aquelas que foram expostas apenas a imagens de corpos magros. |
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Griffths et al. (2018) Austrália |
2.733 homens |
Determinar se a frequência de uso de diferentes plataformas de mídias sociais está associada a insatisfação corporal, sintomas de transtornos alimentares e pensamentos sobre uso de esteroides. Delineamento experimental de corte transversal. |
The Male Body Attitudes Scale- Revised (MBAS-R)
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A maior frequência do uso de mídias sociais, em especial o Facebook, Instagram e Snapchat, se associaram com maior preocupação com a imagem corporal e com sintomas de transtornos alimentares. Não houve associação com o uso de esteroides. |
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Mills et al. (2018) Canadá |
110 estudantes de graduação do sexo feminino |
Testar se a postagem de selfies nas redes sociais, com ou sem edição fotográfica, repercute na satisfação com a autoimagem corporal e no humor das estudantes. Delineamento experimental de corte transversal. |
Satisfação corporal por escala visual analógica (EVA)
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As estudantes que postaram selfies tiveram maiores níveis de insatisfação com a autoimagem corporal e menores níveis de humor, independente da edição fotográfica, comparadas ao grupo controle. |
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Powell et al. (2018) Estados Unidos |
250 estudantes de graduação do sexo feminino |
Examinar as contribuições dos níveis de comparação social e do estado nutricional (IMC) na predição de preocupações com a imagem corporal com as usuárias da plataforma Pinterest. Delineamento correlacional de corte transversal. |
The Multidimensional Body-Self Relations Questionnaire
(MBSRQ)
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Os valores de IMC se correlacionaram de forma negativa com os níveis de satisfação corporal. Os níveis de comparação social mediaram a relação com a satisfação corporal. |
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Tiggemann et al. (2018) Austrália |
220 estudantes de graduação do sexo feminino |
Investigar o efeito do número de curtidas que acompanhavam imagens centradas em corpos femininos “ideais” versus “normais” postadas no Instagram na satisfação corporal e facial de estudantes universitárias. Delineamento experimental de corte transversal. |
Satisfação corporal por escala visual analógica (EVA).
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Houve efeito significativo do tipo de imagem na satisfação corporal e facial, com imagens de corpos “ideais” gerando maiores níveis de insatisfação para ambos. O número de curtidas não resultou em maior insatisfação corporal. |
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Tiggemann e Barbato (2018) Austrália |
128 estudantes de graduação do sexo feminino |
Investigar o efeito da visualização de comentários associados a fotos de corpos atraentes no Instagram versus exposição a comentários associados a fotos de lugares e paisagens (grupo controle) na satisfação corporal. Delineamento experimental de corte transversal. |
Satisfação corporal por escala visual analógica (EVA). |
Os níveis de satisfação corporal foram menores no grupo exposto a comentários associados a fotos de corpos atraentes versus grupo controle. |
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de Vries et al. (2016) Holanda |
440 adolescentes do sexo feminino |
Examinar as associações entre o uso de mídias sociais, insatisfação corporal e relacionamento positivo com os pais. Delineamento correlacional de corte transversal. |
The body dissatisfaction subscale of the Body Attitude Test (BAT)
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Houve associação positiva entre o uso das mídias sociais e a insatisfação corporal. Tal associação foi mais fraca nos adolescentes que relataram uma relação mãe-adolescente mais positiva. A relação pai-adolescente não moderou a associação entre o uso da mídia social e a insatisfação corporal. |
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Burnette et al. (2017) Estados Unidos |
38 meninas (12 a 14 anos de idade) |
Explorar a forma de utilização das mídias sociais pelas adolescentes e suas percepções sobre o impacto dessas mídias na comparação social e na satisfação corporal. Delineamento exploratório de corte transversal. |
Seis grupos focais |
As adolescentes relataram preocupações em relação à aparência e comparação social associada ao uso das mídias sociais (Snapchat e Instagram), que foi alto nessa amostra. Contudo, os pais restringiam esse uso, o que parece atenuar a associação negativa entre a exposição a essas mídias e a satisfação com a autoimagem corporal. |
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Cohen et al. (2017) Austrália |
259 mulheres |
Identificar quais atividades realizadas nas redes sociais Facebook e Instagram se relacionam com preocupações com a imagem corporal. Delineamento experimental de corte transversal. |
The Body Surveillance Subscale of the Objectified Body Consciousness ScaleSociocultural Attitudes Scale for Appearance (SATAQ-3). |
O uso das redes sociais, em geral, se associou com preocupações com a imagem corporal. A atividade fotográfica foi a principal atividade associada com tal preocupação. |
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Howard et al. (2017) Estados Unidos |
445 mulheres negras e 477 brancas |
Examinar as diferenças raciais na relação entre o uso de redes sociais, satisfação corporal e sintomas de transtornos alimentares. Delineamento experimental de corte transversal. |
Body Shape Questionnaire (BSQ-16)
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O uso inadequado das redes sociais (considerado como o uso das redes sociais para obter feedback de outras pessoas) se associou positivamente com os níveis de insatisfação corporal e com sintomas de transtornos alimentares, independente da raça. |
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Hendrickse et al. (2017) Florida |
185 estudantes de graduação do sexo feminino |
Examinar as relações entre atividades fotográficas (visualização de fotos) no Instagram, satisfação corporal e busca pela magreza. Delineamento correlacional de corte transversal. |
Subscale of the Eating Disorder Inventory (EDI)
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As atividades fotográficas foram preditoras do desejo por magreza e de insatisfação corporal, tendo a variável comparação de aparência como mediadora. |
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Slater et al. (2017) Inglaterra |
160 estudantes de graduação do sexo feminino. |
Examinar o impacto da exposição a imagens do Instagram com a hashtag Fitspiration versus imagens/citações sobre autocompaixão versus grupo controle na satisfação corporal, apreciação corporal, humor negativo e autocompaixão. Delineamento experimental de corte transversal. |
Satisfação corporal por escala visual analógica (EVA).
Body Appreciation Scale, adaptada para o estudo.
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Maiores níveis de satisfação corporal, apreciação corporal e autocompaixão, e menores de humor negativo entre as expostas a citações de autocompaixão vs. grupo controle. Menores níveis de autocompaixão quando expostas a imagens Fitspiration versus grupo controle. |
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Abbas e Karadavut (2017) Turquia |
151 candidatos a cirurgia plástica (estética) do sexo masculino. |
Investigar quais as variáveis preditoras dos motivos que levam a busca pela cirurgia plástica estética, incluindo o uso de redes sociais. Delineamento exploratório de corte transversal. |
Body Image Scale
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O uso frequente de redes sociais, o maior tempo gasto na televisão e menores níveis de satisfação corporal foram fatores preditores da busca pela cirurgia estética. |
| Tiggemann e Slater (2017) Austrália |
438 adolescentes do sexo feminino. |
Avaliar a relação entre o uso do Facebook e a preocupação com a imagem corporal. Delineamento longitudinal. |
Drive for Thinness subscale do Eating Disorder Inventory. Objectified Body Consciousness Scale. |
O maior tempo de uso do Facebook se associou com aumento na preocupação com a imagem corporal. |
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Eckler et al. (2017) Estados Unidos |
881 estudantes de graduação do sexo feminino. |
Avaliar a associação entre o tempo gasto no Facebook e a satisfação com a imagem corporal. Delineamento exploratório de corte transversal. |
Body Shape Questionnaire (BSQ). |
Associação negativa entre o tempo gasto no Facebook e a satisfação corporal. O tempo gasto no Facebook foi também associado a maiores níveis de comparação de aparência. |
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Robinson et al. (2017) Austrália |
106 estudantes de graduação do sexo feminino. |
Investigar o impacto da exposição a imagens fitspiration (corpos magros e atléticos) versus exposição a imagens de corpos magros (mas não atléticos) na satisfação corporal. Delineamento experimental de corte transversal. |
Satisfação corporal por EVA. |
A exposição a imagens de conteúdo fitspiration geraram maiores níveis de insatisfação corporal versus imagens de corpos magros, mas não atléticos. |
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Lira et al. (2017) Brasil |
212 adolescentes de uma escola pública do sexo feminino. |
Verificar as relações entre o uso de redes sociais e a imagem corporal. Delineamento exploratório de corte transversal. |
Escala Brasileira de Silhuetas. Sociocultural Attitudes Scale for Appearance (SATAQ-3). |
O acesso diário superior a 10 vezes/dia ao Facebook e ao Instagram aumentou a chance de insatisfação corporal em 6,57 e 4,47 vezes, respectivamente. |
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Flynn (2016) Estados Unidos |
501 estudantes de graduação do sexo masculino e feminino. |
Avaliar os efeitos da exposição a imagens de corpos ideais no Facebook na imagem corporal. Delineamento experimental de corte transversal. |
The Body Area Satisfaction Scale (BASS) do Multidimensional Body-Self. |
Sem efeitos significativos da exposição a imagens de corpos ideais na imagem corporal. |
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de Vries et al. (2016) Holanda |
604 estudantes adolescentes do sexo masculino e feminino. |
Investigar o impacto do uso das redes sociais na imagem corporal. Delineamento longitudinal. |
The Body Area Satisfaction Scale (BASS) do Multidimensional Body-Self
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O uso frequente das redes sociais prediz maior insatisfação corporal. Não houve diferença entre os sexos. |
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Brown e Tiggemann (2016) Austrália |
138 estudantes de graduação do sexo feminino. |
Avaliar o efeito da exposição a imagens de celebridades do Instagram versus imagens de pessoas desconhecidas (mas igualmente magras) versus situação controle (fotos de viagens) na imagem corporal. Delineamento experimental de corte transversal. |
Satisfação corporal por EVA. |
Maiores níveis de insatisfação corporal com a exposição tanto a celebridades quanto a pessoas desconhecidas e magras, comparadas com a situação controle. Esse efeito foi mediado pela comparação de aparência. |
| Hicks e Brown (2016) Reino Unido |
269 mulheres gestantes. |
Avaliar as relações entre o uso do Facebook e a autoimagem corporal. Delineamento exploratório de corte transversal. |
Questionário para avaliação da Satisfação Corporal em gestantes desenvolvido pelos autores, com perguntas relacionadas as mudanças corporais durante a gestação. |
As gestantes que possuíam perfil no Facebook apresentaram maiores níveis de preocupação com a imagem corporal comparadas com as que não possuíam. |
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Sampasa-Kanyinga et al. (2016) Canadá |
4.468 estudantes adolescentes do sexo masculino e feminino. |
Verificar as associações entre o uso de sites de redes sociais (SRS) e a autopercepção e satisfação com o peso corporal. Delineamento observacional, de corte transversal. |
Satisfação com o peso corporal avaliada por questionário construído pelos autores. |
Entre as mulheres, o uso diário > 2h/dia de SRS aumentou a probabilidade de insatisfação com o peso corporal e com o desejo de perder peso. |
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Strubel et al. (2016) Estados Unidos |
796 estudantes de graduação do sexo feminino. |
Avaliar a relação entre o uso do Facebook com a internalização de ideais de beleza e a satisfação corporal. Delineamento experimental de corte transversal. |
Body Satisfaction Scale for Women. Body Shame Scale of 4 items. Sociocultural Attitudes Scale for Appearance (SATAQ-3). |
O uso do Facebook se relacionou positivamente com a internalização de ideais de beleza, mas não se relacionou com a satisfação corporal. |
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Cohen e Blaszczynski (2016) Austrália |
193 estudantes de graduação do sexo feminino. |
Verificar as relações entre exposição ao Facebook versus mídia convencional, referente à satisfação corporal e comparação de aparência. Delineamento experimental de corte transversal. |
Body Area Satisfaction Scale (BASS). Sociocultural Attitudes Scale for Appearance (SATAQ-3). |
A comparação de aparência foi preditora de mudanças na satisfação corporal somente com a exposição ao Facebook. O tipo de exposição não moderou a relação entre comparação de aparência e mudanças na satisfação corporal. |
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Fardouly et al. (2015) Austrália |
112 estudantes de graduação do sexo feminino. |
Investigar o efeito da exposição ao Facebook sobre a satisfação corporal e sobre o estado de humor. Delineamento experimental de corte longitudinal. |
Satisfação corporal por EVA. |
Sem diferença para a satisfação corporal com a exposição ao Facebook versus situação controle (site de artesanato doméstico). |
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Fardouly e Vartanian (2015) Austrália |
227 estudantes de graduação do sexo feminino. |
Avaliar associação entre o uso do Facebook e preocupações com a imagem corporal, e verificar se a comparação de aparência está associada com essas preocupações. Delineamento correlacional de corte transversal. |
Body Dissatisfaction subscale (BD). Drive for Thinness subscale (DFT). |
Associação positiva entre o uso do Facebook e preocupações com a imagem corporal, que foi mediada pela comparação de aparência geral e comparação de aparência com amigos íntimos, colegas distantes e celebridades. |
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McLean at al. (2015) Austrália |
101 estudantes do sexo feminino. |
Avaliar a associação entre o uso de mídias sociais, especialmente em relação a postagem de selfies, com a satisfação corporal e com o comportamento de restrição alimentar. Delineamento experimental de corte transversal. |
The 10-item Body Dissatisfaction subscale do Eating Disorders Inventory. |
Maiores níveis de insatisfação corporal e de comportamento de restrição alimentar foram observados entre as usuárias que compartilharam selfies nas redes sociais mais frequentemente. |
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Tiggemann e Zaccardo (2015) Austrália |
130 estudantes de graduação do sexo feminino. |
Investigar o efeito da exposição a imagens Fitspiration na autoimagem corporal, humor e autoestima. Delineamento experimental de corte transversal. |
Satisfação corporal por EVA. |
Maiores níveis de insatisfação corporal e de humor negativo, e menores de autoestima, com a exposição a imagens de conteúdo Fitspiration versus situação controle (imagens de viagem). |
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Meier e Gray (2014) Estados Unidos |
103 estudantes do sexo feminino. |
Investigar os efeitos do uso do Facebook na imagem corporal. Delineamento correlacional de corte transversal. |
The 8-item Weight Satisfaction subscale do Body-Esteem Scale for Adolescents and Adults (BES). |
O tempo gasto no Facebook em atividades fotográficas (exposição a aparência), e não o tempo total gasto nessa plataforma, se associou com a maior insatisfação corporal, desejo pela magreza, internalização do ideal de corpo magro e auto-objetificação. |
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Tiggemann e Slater (2013) Austrália |
1.087 estudantes do ensino médio do sexo feminino. |
Verificar associações entre o uso do Facebook e a preocupação com a imagem corporal. Delineamento experimental de corte transversal. |
Objectified Body Consciousness Scale-Youth. |
O uso do Facebook se associou com maiores níveis de preocupação com a imagem corporal. A exposição à Internet (em geral) foi associada a maior internalização do ideal de corpo magro. |
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Smith et al. (2013) Estados Unidos |
232 estudantes de graduação do sexo feminino. |
Analisar o impacto do mal uso do Facebook na satisfação corporal, no comportamento alimentar e na presença de sintomas bulímicos. Delineamento experimental de corte longitudinal. |
The subscale of Body Dissatisfaction (EDI). |
O mal uso do Facebook (definido como a tendência de buscar avaliações sociais negativas e/ou se envolver em comparações sociais via Facebook) foi preditor de aumento na insatisfação corporal, sintomas bulímicos e episódios de comer excessivo. |