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Percepção de Jovens Brasileiros sobre as Repercussões das Redes Sociais na Subjetividade

Perception of Young Brazilians Regarding the Effects of Social Networks on Subjectivity

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção de jovens brasileiros acerca de possíveis repercussões das redes sociais na subjetividade dos usuários. Participaram da pesquisa 50 jovens, de ambos os sexos, faixa etária de 18 a 26 anos de idade, em sua maioria com escolaridade de nível superior incompleto e todos residentes no Distrito Federal. Com base na metodologia qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e os dados obtidos foram analisados por meio da técnica da Zona de Sentidos. Os resultados evidenciam que as redes sociais exercem influência determinante na concepção de mundo e de si mesmo dos participantes por meio de recursos atrativos que geram gratificações, capturam a atenção e promovem a utilização constante das redes.

Palavras-chave:
redes sociais; percepção; jovens; repercussões; subjetividade

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