Competências e habilidades cognitivas: diferentes definições dos mesmos construtos

Cognitive abilities and competencies: distinct terms for the same constructs

Ricardo Primi Acácia A. Angeli dos Santos Claudette Medeiros Vendramini Fernanda Taxa Franz August Muller Maria de Fátima Lukjanenko Isabel Silva Sampaio Sobre os autores

Recentemente, os programas de avaliação implementados pelo governo brasileiro têm chamado a atenção para uma dimensão humana com uma longa tradição de pesquisa na Psicologia, as habilidades cognitivas. Neste artigo procura-se analisar o modelo conceitual de habilidades e competências subjacente ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e compará-lo com os modelos contemporâneos da inteligência humana pela ótica da psicometria e psicologia cognitiva. Embora empreguem terminologias diferentes, os modelos referem-se a dimensões comuns da capacidade humana, nomeadamente a inteligência fluida e cristalizada mas ainda faltam estudos de validade de construto para evidenciar com mais clareza o que o ENEM avalia.

Exame Nacional do Ensino Médio; avaliação da inteligência; habilidades; competências


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