Identificação Precoce e Intervenção em Déficits de Linguagem e Dificuldades Comportamentais na Educação Infantil

Cristina de Andrade Varanda Eva Cristina de Carvalho Souza Mendes Maria da Graça Giordano de Marcos Crescenti Rita de Cássia Gottardi van Opstal Nascimento Karla Regina de Jesus Grillo Fernanda Dreux Miranda Fernandes Sobre os autores

RESUMO

Esta pesquisa objetivou detectar e intervir nas dificuldades de linguagem e comportamento em crianças de três e quatro anos de idade. Foram avaliadas 178 crianças nas áreas de comportamento, vocabulário expressivo e receptivo e processamento auditivo central. O grupo experimental, com 84 crianças, foi submetido à intervenção para o desenvolvimento e aprimoramento de linguagem e manejo de comportamentos-problema por meio de atividades desenvolvidas em aplicativos usados em tablets, jogos concretos e orientações fornecidas a seus pais e professores por uma equipe de fonoaudiólogos, psicólogos e psicopedagogos. As análises do pós-teste indicaram diferença significativa entre os resultados dos testes de vocabulário e comportamento, sugerindo que esse modelo de avaliação e intervenção precoce pode ser uma estratégia bem-sucedida em ambiente escolar.

Palavras-chave:
desenvolvimento infantil; desenvolvimento da linguagem; comportamento infantil; avaliação de resultado de ações preventivas; intervenção precoce

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