Eu sou, eu posso a,b,e
|
A atividade consiste em fazer um desenho de si mesmo e fazer afirmações sobre características pessoais. |
Escravos de Jó b, d, e
|
Cantiga de roda de regra simples, que exige concentração e atenção com uso de objetos variados. |
Estátua dos sentimentos a
|
Escuta de uma canção, que quando terminada, os sujeitos devem apresentar expressão facial relacionada a um sentimento. |
Jogo da memória dos sentimentos a, c
|
Utilizam-se cartas com expressões faciais referentes a diferentes sentimentos. |
Esquema corporal a, b, e
|
Desenho do corpo humano por um sujeito como molde, havendo a discussão de características pessoais e comuns entre eles e os colegas. |
Desenho da família a
|
Desenho do quadro da família de cada sujeito com a discussão e compartilhamento dessa produção ao grupo. |
Caixinha de surpresas b
|
Realização de ações que favoreçam habilidades em relacionamento interpessoal, como abraçar o colega, por exemplo, a partir do sorteio de cartões com imagens representando essas ações. |
Significado dos nomes a
|
Apresentação de cartões com os nomes e fotos das crianças, para a composição de um painel. Depois de o painel exposto, discute-se o porquê da escolha de cada nome. |
Dado dos sentimentos a
|
Dado gigante que apresenta, em cada uma de suas facetas, frases não terminadas sobre os sentimentos e gostos das crianças e que devem ser terminadas por elas, a partir do lançamento do dado. |
Quem conta um conto aumenta um ponto a,b,c
|
Narrativa iniciada pelo mediador, complementada pelas crianças e ao final, interpretada por todos. |
Leitura compartilhada de histórias a,b,e
|
Leitura compartilhada de histórias segundo Aram, Fine, e Ziv (2013Aram, D., Fine, Y., & Ziv, M.(2013). Enhancing parent-child shared book reading interactions: promoting references to the book's plot and socio-cognitive themes. Early Childhood Research Quarterly, 28, 111-122. doi: 10.1016/j.ecresq.2012.03.005 https://doi.org/10.1016/j.ecresq.2012.03...
). |
Reconhecendo letras d
|
Reconhecimento do número de letras, fonema inicial e final, com que som termina, número de vogais de seus próprios nomes escritos em cartões decorados com ilustrações cujo fonema inicial coincide com o do nome das crianças. |
Leitura de histórias por imagens c
|
Leitura por imagem segundo Melo (2011Melo, L. E. (2011). Cognição e linguagem: Perspectivas interdisciplinares. Curitiba: Editora CRV. doi: 10.24824/978858042037.1 https://doi.org/10.24824/978858042037.1...
) |
Fábrica de Monstros a, b, e
|
Utilização de massa de modelar para criar uma fábrica de monstros. Discute-se sobre sentimentos e comportamentos, a partir das características dos monstros. |
Localização sonora c
|
Escutam-se diferentes sons que têm de ser identificados. |
Cabra-cega e gato mia c
|
As crianças têm de reconhecer, de olhos vendados, a voz de outras crianças. |
A varinha das flores c,d
|
Histórias contadas pelo mediador que são sonorizadas pelas crianças a partir de materiais diversos: instrumentos musicais, chapas de acetato, objetos do ambiente etc. |
Bingo sonoro c
|
Utilizam-se cartelas com desenhos e fichas com palavras que correspondam aos desenhos, sendo que, os desenhos devem ter nomes iniciados pelo fonema alvo. |
Jogo da memória sonoro c
|
Utilizam-se caixas contendo materiais diferentes que produzam sons diferentes. |
Histórias com atividades articulatórias c, d, e
|
Histórias infantis enfatizando-se o fonema desejado que deverá ser deverá ser repetido pela criança com o auxílio de materiais diversos. O fonema será emitido de forma isolada e posteriormente em sílabas. |