Agência |
A mãe refere-se ao bebê como tendo, ou iniciando intenções, emoções, preferências ou decisões. |
“Ficou bravo com a mamãe?” “Você tá conversando?” |
A mãe interpreta que o bebê é capaz de exercer habilidades que ainda serão desenvolvidas. |
Afirmação de necessidades |
A mãe refere-se a necessidades individuais do bebê ou à sua satisfação. |
“Você quer mamar?” “Mamãe pega você no colo.” |
Mostrar ao bebê que a mãe compreende suas necessidades e como satisfazê-las. |
Autorreferência |
A mãe refere-se a si mesma como quem fala, enfatizando como se sente e a sua própria experiência. |
“A mamãe está tão cansada.” |
Expressar como se sente física e emocionalmente, inclusive sobre os cuidados com o bebê. |
Avaliação |
A mãe elogia o bebê, partes do seu corpo ou seu comportamento. |
“Que menino lindo!” “Que bebê forte, pegou a bola!”. |
Mostrar ao bebê suas qualidades e elogiá-lo quando ele é capaz de certos comportamentos. |
Regulação do comportamento |
Controlar o comportamento da criança, referindo-se a como ela deve se comportar. Inclui regras sociais ou referência a uma autoridade. |
Não põe o brinquedo na boca!” “Papai falou para não fazer isso porque você pode cair!” |
Direciona o comportamento da criança, demonstrando que há limites e regras a serem seguidas. |
Coagência |
A mãe refere-se à criança como agindo junto com alguém (geralmente a própria mãe). |
“Vamos passear!” |
Estabelecer no bebê um senso de interdependência social. |
Direcionar a atenção |
Direcionar a atenção do bebê para si mesma ou para elementos do contexto. |
“Olha pra a mamãe!” “Veja que chocalho lindo!” |
Envolve a criança na interação e manter a aten ção do filho voltada para a mãe e para as situações que os envolvem. |
Contexto social |
A mãe fala sobre o contexto social do bebê ou sobre outras pessoas. |
“É o bebê lindo do papai!” |
Informar o bebê sobre o seu ambiente socioafetivo. |
Tratamento |
Referir-se à criança de forma carinhosa e/ou funcional. Inclui chamar pelo nome e apelidos. |
“Você quer a bola, Gu?” “Meu amor!” “Oi, filho!” |
Mostrar uma importância individual do bebê para a mãe. |
Dar voz ao bebê |
A mãe fala pelo bebê, utilizando a primeira pessoa do singular, para se referir a estados internos e comportamentos do bebê. |
“Eu to com soninho, mamãe!” “Não gostei desse brinquedo” |
Demonstra que a mãe consegue interpretar estados, emoções e sentimentos do bebê. |
Outras falas |
Falas que não se encaixam em nenhuma das categorias. |
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Sons não audíveis |
Falas quem não podem ser ouvidas ou falas incompreensíveis |
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