Resumo
O estudo investiga o desempenho de uma amostra representativa de crianças (52,5% meninas) cursando do 2º ao 5º ano de escolas particulares e públicas (83,8%) de São Paulo (N = 747). As crianças leram em voz alta a Forma A da Prova de Leitura e de Escrita de Palavras (PLEP), constituída de 48 palavras de baixa frequência, apresentadas em um cartão. Os dados foram analisados utilizando modelos da Teoria de Resposta ao Item. Observaram-se altos índices de acurácia. Foram selecionados 24 itens, os quais apresentaram, em média, índices de discriminação e de dificuldade de baixos a moderados. Houve efeito de escolaridade, mas não de sexo ou tipo de escola. Normas em percentis foram reportadas para a versão reduzida da Forma A da PLEP. Os resultados condizem com estudos que utilizaram tarefas de decodificação de palavras no Brasil e atestam para o caráter quase-regular do idioma.
Palavras-chave:
decodificação; Teoria de Resposta ao Item; português brasileiro; quase-regular