Abstract in Portuguese:
Análises recentes tanto questionam a suposição de que a separação parental tem efeitos negativos sobre as famílias quanto sugerem que deveria ser dada atenção à diversidade de experiências após o divórcio. Esta sugestão pode ser implementada combinando métodos e examinando diferentes níveis de experiências individuais. Setenta e seis mães provenientes de famílias separadas e casadas, com um de seus filhos possuindo 20 meses de idade, participaram de uma entrevista e responderam um questionário de eventos de vida. Os dados desses instrumentos foram, então, comparados com uma série de testes administrados à mãe ou à criança alvo. As mães separadas relataram mais eventos de vida recentes que as mães casadas e avaliaram alguns eventos mais negativamente e outros mais positivamente. A análise de regressão apontou como único preditor significativo de experiências positivas de vida, o status marital. Status marital e dificuldades na educação e cuidados com a criança predisseram experiências negativas de vida. Os resultados sugerem um equilíbrio sutil de desvantagens e ganhos após a separação, que precisam ser explorados antes que os padrões longitudinais de ajustamentos da família e da criança sejam completamente compreendidos.Abstract in English:
Recent analyses both question the assumption that parental separation only has negative effects on families and suggest that attention should be paid to the diversity of experiences post divorce. The latter may be accomplished by combining methods, examining different levels of individuals' experiences. Seventy-six mothers from separated and married families with a child aged 20 months participated in an interview and a life-events questionnaire and these are compared with a range of developmental tests conducted with the mother or child. Separated mothers reported more recent life events than married mothers and rated some more negatively and also others more positively. In regression analyses the only significant predictor of positive life experiences was marital status. Marital status and expressed difficulties in parenting predicted negative life experiences. The results suggest a subtle balance of disadvantages and gains post separation, which must be explored before longitudinal patterns of child and family adjustment are fully understood.Abstract in Portuguese:
O objetivo deste trabalho foi compreender como os filhos vivenciam a separação dos pais: se identificam a tensão antecedente a separação, como compreendem e reagem a ela e suas conseqüências e quais as fontes de apoio percebidas por eles. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, realizada através de entrevistas com 15 adolescentes de ambos os sexos, que tinham entre quatro e 11 anos quando os pais se separaram. Os filhos podem ou não perceber a tensão familiar pré-separação, mas, independente disso, suas maiores dificuldades e fontes de sofrimento referem-se à saída de casa de uma das figuras parentais e à falta de previsibilidade dos eventos da vida cotidiana, conseqüentes à separação dos pais. Apesar de relatarem solidão, isolamento e ausência ou incapacidade de encontrar fontes de apoio, todos afirmaram que o divórcio foi uma boa solução para a família. Importantes aspectos de tensão e estresse infantis poderiam ser evitados através de ações de promoção de saúde, grupos de apoio e orientação dos pais.Abstract in English:
The aim of this work was to understand how children experience parents' divorce: if they identify tensions before separation, how they comprehend and react to it and its consequences, and the what is the support they rely on. Data were collected through interviews and analysed by means of qualitative methodology. Subjects were 15 adolescents, both sexes, aged between 4- and 11-years-old when divorce occurred. The results showed they may or may not grasp family tension before separation but, apart from that, their main difficulties and sources of distress are related to one of the parents leaving home and the subsequent lack of previsibility for daily life events. In spite of reporting feelings of loneliness, isolation and lack or difficulty to find sources of support, all of them affirmed that divorce was a good solution for the family. Important aspects related to tensions and stress could be avoided with actions for health promotion, support groups and counselling for parents.Abstract in Portuguese:
O presente estudo descreve o envolvimento do pai grego com a família e as tarefas de cuidados da criança, durante o seu primeiro ano de vida. Oitenta pais de zona rural, de nível educacional e status ocupacional baixos, e 80 pais de zona urbana, de nível educacional e status ocupacional altos, falaram sobre as suas percepções de paternidade e de sua participação em duas das responsabilidades dos pais: (a) a preparação antes e após o nascimento de um bebê e (b) o envolvimento em brincadeiras e em uma variedade de tarefas rotineras de cuidados da criança. Os resultados mostram que os pais provenientes de áreas urbanas se envolviam mais nessas atividades que os pais de áreas rurais. Todos os pais valorizaram a paternidade como uma experiência agradável; muitos deles, entretanto, afirmaram que as responsabilidades de educar a criança causaram-lhes muita tensão psicológica. Os resultados são discutidos em relação à divisão de papéis entre o marido e a esposa, nas famílias gregas.Abstract in English:
The present study aims to depict a picture of Greek fathers concerning their involvement in family and child-centered tasks over the first year of the child. Eighty fathers from rural areas with low educational and occupational status and eighty fathers from urban districts with high educational and occupational status were asked to talk about their own perceptions of fatherhood and also their participation into two parenting commitments: (a) preparations before and after the birth of the child and (b) involvement in play with the child and a variety of daily child-care tasks. The results show that fathers in urban regions were more involved in these activities than their counterparts in rural areas. All fathers valued fatherhood as a pleasant experience. Many fathers, however, stated that child-rearing responsibilities cause them a lot of psychological strain. The results are discussed in relation to the division of roles between spouses in Greek families.Abstract in Portuguese:
O suporte da rede de apoio é fundamental à família e ao indivíduo no enfrentamento de transições normativas e não normativas no processo de desenvolvimento. Este estudo descreve as transformações nessa rede durante transições decorrentes do nascimento de filhos. Quinze pais de classe social baixa e suas respectivas esposas/companheiras, subdivididas em dois grupos (A: mães grávidas; B: mães com bebês de até seis meses), participaram de uma entrevista semi-estruturada e responderam um questionário. A principal alteração na rede, segundo as mães, foi o aumento do apoio psicológico recebido; para os pais, foi o aumento da ajuda financeira e material. O apoio do marido/companheiro foi considerado, por todas as mães, mais importante que os demais. Os dados sugerem que, para compreender as alterações na rede social de apoio e no envolvimento do pai na vida familiar durante transições decorrentes do nascimento de filhos, é preciso conhecer as relações desenvolvidas entre os subsistemas familiares e o contexto social no qual as famílias estão inseridas.Abstract in English:
The social support network is essential to the individual and his/her family when they face normative and non-normative transitions throughout the developmental process. This article aims to describe the alterations in the family network during transitions to parenthood due to the birth of babies. Fifteen working class fathers and their wives/partners from two groups (A: Pregnant mothers; B: Mothers with babies aged from one to six months) answered a questionnaire and a guide of a semi-structured interview. According to the mothers, the increase of psychological support was considered the main alteration in the network; to the fathers, it was the increase of financial and material help. All mothers reported that the most important support came from their husbands or partners. Our data suggest that it is necessary to know about the relationships between the family subsystems and the social context in which the families are embedded in order to better understand the alterations in the social support network and in the father's engagement in the family during transitions to parenthood.Abstract in Portuguese:
O século XX, em muitas sociedades, caracteriza-se por movimento de constantes alterações em valores, práticas e papéis; contudo, a literatura tem evidenciado também continuidades em todos esses aspectos. O presente artigo tem como objetivo analisar as mudanças e continuidades no papel da mulher, principalmente no contexto familiar brasileiro, com base em dados de pesquisas realizadas na região sudeste. Os dados são provenientes de entrevistas realizadas com homens e mulheres de diversas faixas etárias, nascidos a partir do final do século XIX até meados dos anos 70. Os resultados enfatizam a nova forma de a mulher ser considerada. A imagem de ser frágil e necessitado de proteção, sob o domínio dos sentimentos, atuando na intimidade e presa aos cuidados com a prole, ganha outros contornos, fazendo dela um ser em construção, na busca de seu desenvolvimento e realização de potencialidades. Os caminhos traçados pela evolução marcam, contudo, continuidades ao lado de rupturas.Abstract in English:
In many societies, the 20th century is characterized by constant changes in values, practices, and roles. However, the literature has shown the existence of continuities in all of them. The purpose of this article is to analyze changes and continuities in the role of woman, especially in the family context, based on research data collected in the Southeast of Brazil. Data were obtained from interviews carried out with men and women who were born from the end of 19th century until 70's. The results emphasize the new role of woman nowadays. The image of being a fragile, sentimental and caring about her children is replaced by one of a woman in development who seeks to fulfill her potentialities. However, the pathways tracked by the evolution of the role of woman mark both continuities and discontinuities.Abstract in Portuguese:
O estudo investigou como crianças de 4 a 6 anos resolvem problemas de subtração usando a notação escrita. Trinta crianças nas séries de Alfabetização, Jardim II e Jardim I foram solicitadas a resolverem quatro problemas (dois do tipo mudança e dois de comparação), envolvendo pares numéricos maiores e menores que dez. Os problemas foram inseridos em uma situação que buscou dar maior significado para o uso do registro no papel. Os protocolos das entrevistas com as crianças foram analisados a partir de dois eixos: a influência do registro no papel para o processo de resolução dos problemas e os tipos de registros produzidos. Observamos que o registro escrito foi utilizado para apoiar os cálculos realizados, possibilitar o acompanhamento do processo de raciocínio e favorecer o avanço no registro das operações matemáticas. Concluímos que resolver problemas no papel pode se constituir em uma alternativa interessante para a educação infantil.Abstract in English:
This study analyses how children from 4 to 6 years use written notation in subtraction problem solving. Thirty children from kindergarten to first levels were asked to solve four problems (two of the kind change and two of comparison), which involved numerical sets greater and smaller than 10. These problems were in a context which intented to give more sense for use of written notation. The written notation was analysed from two perspectives: the effect of the written notation in the solving process and the types of notations produced by the children. We observed that written notation help children in doing their calculations, allow them to follow their process of thinking and improve the representation of mathematical operations. We concluded that solving problems using written notations could be an interesting alternative for Kindergarten.Abstract in Portuguese:
Este artigo contextualiza o surgimento e a consolidação da Psicologia como ciência no período da modernidade e as repercussões do pensamento dessa época para o modelo e a prática psicológicos. Apresenta também as características da pós-modernidade e da subjetividade contemporânea a partir de uma perspectiva complexa, que redimensiona a visão clássica e propõe uma racionalidade diversa para a compreensão dos seres vivos. Baseando-se no pensamento complexo, aborda o movimento da abordagem integrativa em psicologia clínica, considerando-a uma expressão de importantes questionamentos no interior da Psicologia.Abstract in English:
This article deals with the context of appearance and consolidation of Psychology as a science in the modernity age, and the repercussion of its ways of thinking into psychological theory and practices. It also shows the pos-modernity characteristics and the contemporaneous subjectivity from a complex perspective, that rethink the classic view and suggests a diverse rationality for the being's understanding. Based on the complex thought, this paper deals with the movement of the integrative approach in clinic psychology, as an expression of important questionings inside psychology nowadays.Abstract in Portuguese:
Em termos gerais, operações estabelecedoras podem ser definidas como eventos ambientais que alteram a efetividade reforçadora de um estímulo, assim como evocam todo comportamento que, no passado, foi seguido por tal estímulo. O conceito parece descrever, em termos comportamentais, o que é usualmente chamado de motivação. O presente artigo pretende apresentar de uma forma didática o desenvolvimento teórico do conceito e seu status na Análise Experimental e Aplicada do Comportamento.Abstract in English:
In general terms, establishing operations can be defined as environmental events that alter the reinforcing effectiveness of a stimulus, as well as evoke all behavior that, in the past, has been followed by such a stimulus. The concept seems to describe, in behavioral terms, what is usually called motivation. The present paper is an attempt to didactically present the theoretical development of the concept and discuss its current status in the Experimental Analysis of Behavior and Applied Behavior Analysis.Abstract in Portuguese:
Este estudo defende que o comportamento aleatório pode tornar-se legítimo objeto de estudo de uma ciência do comportamento. Analisamos inicialmente algumas considerações que B. F. Skinner formulou sobre o comportamento aleatório em suas Contingências do Reforço. Segundo Skinner (1969/1975), o comportamento aleatório "não apresenta interesse como processo de comportamento". Apresentamos uma rigorosa definição de "comportamento aleatório". Sustentamos que o comportamento aleatório pode constituir objeto de análise funcional, examinando alguns estudos empíricos que se têm conduzido sobre o comportamento aleatório. Apresentamos ainda algumas dificuldades empíricas e teóricas que podem afetar as investigações nessa área. Concluímos que o comportamento aleatório é um fascinante e importante tópico para uma completa ciência do comportamento.Abstract in English:
In this paper we claim that random behavior may become a legitimate subject matter of a behavioral science. We analyze initially some considerations B. F. Skinner has formulated concerning random behavior, in his Contingencies of Reinforcement. According to Skinner (1969/1975), random behavior "is of no interest as a behavioral process". We present a rigorous definition of "random behavior". We claim that random behavior, so defined, may be functionally analyzed, by examining some empirical investigations concerning random behavior that have been conducted. We also present some empirical and theoretical difficulties that can affect investigations in this area. We conclude that random behavior is a fascinating and important topic to a complete science of behavior.