Resumo em Português:
É arguído, neste artigo, que o requisito mais urgente e necessário à pesquisa observacional é a criação de categorias factuais-sensitivas que descrevam detalhes das condições humanas e situacionais específicas das trocas comunicativas. É também arguído que o processo de seleção de itens simples no fluxo de eventos é regulado por teorias e interesses dos observadores. Sem um conjunto preciso de hipóteses, nenhuma categoria pode ser formulada. Entretanto, as categorias devem ser criadas através de uma intensa interação com o material observado e novas categorias, que podem descrever eventos inesperados durante as observações, devem ser permitidas. Uma vez que os registros em vídeo garantem uma preservação da situação original, uma nova e profunda abordagem para gerar categorias é proposta. Tal abordagem abandona o uso restritivo de categorias predefinidas e defende uma abertura e um processo amplo de trocas com o material antes que as abstrações e categorias sejam formuladas.Resumo em Inglês:
In this article, it is argued that the most urgent and necessary requisite for observational research is the creation of material-sensitive categories which depict details of specific situational and human conditions of exchange. It is also argued that the process of selection of single items in the stream of events is regulated by theories and interests of the observers. Without a precise set of hypotheses, no categories can be formulated. However, categories should be created in intense interaction with the observed material and new categories which can describe unexpected events during observations should be allowed. Since video-recordings guarantee a conservation of the original situation, a new and intense approach for generating categories is proposed which abandons the restrictive use of predefined categories and argues for openness and an extensive process of exchange with the material before abstractions and categories are formulated.Resumo em Inglês:
In this article, it is argued that the most urgent and necessary requisite for observational research is the creation of material-sensitive categories which depict details of specific situational and human conditions of exchange. It is also argued that the process of selection of single items in the stream of events is regulated by theories and interests of the observers. Without a precise set of hypotheses, no categories can be formulated. However, categories should be created in intense interaction with the observed material and new categories which can describe unexpected events during observations should be allowed. Since video-recordings guarantee a conservation of the original situation, a new and intense approach for generating categories is proposed which abandons the restrictive use of predefined categories and argues for openness and an extensive process of exchange with the material before abstractions and categories are formulated.Resumo em Português:
O artigo expõe o modo como foi desenvolvido e validado um instrumento de medida das percepções de justiça dos professores do ensino superior. Foram seguidas quatro etapas: a) recolha de itens; b) elaboração do questionário; c) estudo exploratório da dimensionalização com uma amostra de docentes; d) análises factoriais confirmatórias com recurso a nova amostra. Os resultados sugerem o seguinte: a) os professores distinguem cinco facetas da justiça (distributiva das recompensas, distributiva das tarefas, procedimental, interpessoal e informacional); b) este modelo ajusta-se melhor aos dados do que aquele em que as facetas interpessoal e informacional aparecem congregadas num mesmo factor interaccional; c) relativamente ao esquema de quatro dimensões, a penta-partição permite obter maior valor preditivo do comprometimento afectivo dos professores. A investigação representa um passo adicional na compreensão da dimensionalização das percepções de justiça em diferentes contextos, e oferece à comunidade científica um instrumento de medição com boas propriedades psicométricas.Resumo em Inglês:
This paper aims at showing how an instrument for measuring justice perceptions of university teachers was developed and validated. Four stages were accomplished: a) the items were collected; b) the questionnaire was developed; c) an exploratory factor analysis was applied to the data collected from a sample of university teachers; d) confirmatory factor analysis was applied to the data of another sample. The findings are as follow: a) teachers distinguish five justice dimensions (rewards distribution, work distribution, procedural, interpersonal and informational); b) in comparison with the four-factor model (in which interpersonal and informational descriptors are aggregated in the same factor), this five-factor model fits better the data; c) moreover, it brings higher predictive power to teachers' affective commitment. The research contributes to understand the dimensions of justice perceptions in different contexts, and provides a measurement tool with good psychometric properties.Resumo em Português:
O conceito de deficiência mental possui uma história que esteve sempre muito próxima das concepções sócio-econômicas e de homem vigentes em uma determinada sociedade. Neste artigo, apresentamos algumas questões para reflexão relativas à concepção de deficiência mental, à importância do ambiente social para o desenvolvimento da criança com deficiência mental e à dinâmica e funcionamento de famílias com crianças deficientes. A compreensão desses três aspectos e de suas inter-relações constitui a base para a promoção da saúde psicológica e o bem-estar destas crianças e de suas famílias. Concluímos que há necessidade de implementar projetos de pesquisa que focalizem a dinâmica e o funcionamento familiar, adotando conceitos apropriados de deficiência mental e de família.Resumo em Inglês:
The history of the concept of mental retardation has been associated with socio-economic and man conceptions from a specific society. In this article, we present some reflections related to the conception of mental retardation and the importance of social environment for the development of handicapped children, as well as the dynamic and functioning of families with mentally retarded children. The understanding of these three aspects and their connections with each other are the base to promote the psychological health and well-being of these children and their families. We conclude that it is necessary to implement research projects on family dynamics adopting appropriate concepts of mental retardation and family.Resumo em Português:
Examinamos as práticas de pesquisa e ensino, comparadas às atitudes dos docentes de psicologia sul-brasileiros quanto à ética, a legislação e os custos de pesquisa e ensino com animais, e quanto ao uso de simuladores computadorizados. Examinamos ainda o papel de fatores demográficos na variância das atitudes. Dentre os resultados, destaca-se que os sul-brasileiros (especialmente, os homens) são unanimemente favoráveis à pesquisa animal. A produção científica relatada foi baixa, sugerindo discrepância entre atitudes e práticas de pesquisa animal. A amostra foi também favorável ao uso de animais reais e virtuais no ensino, embora preferindo os primeiros, o que refletiu na prática. Quanto mais jovens os participantes, mais favorável sua atitude para com o uso de animais reais; e quanto maior seu nível de instrução, mais favorável sua atitude para com o uso de animais virtuais. Esses e outros resultados foram discutidos à luz do vigente debate internacional sobre práticas laboratoriais com animais.Resumo em Inglês:
We examined the teaching and research practices, as compared to the attitudes of Southern-Brazilian professors of psychology toward the ethics, legislation, and costs of research and teaching with animals, and toward the alternative use of computerized simulators. We also examined the role of demographic factors in the variance of selected attitudes. The results showed that Southern Brazilians (especially males) are unanimously in favor of animal research. Participants reported a low scientific production, suggesting discrepancy between practices and attitudes toward animal research. The sample was also favorable to the use of both real and virtual animals in undergraduate teaching, although prefering the former, which reflected in the practice. The younger the participants, the more favorable their attitude toward the use of real animals; and the higher their level of instruction, the more favorable their attitude toward the use of virtual animals. These and other results were discussed in light of the current international debate on the lab practices with animals.Resumo em Português:
Recentemente, os programas de avaliação implementados pelo governo brasileiro têm chamado a atenção para uma dimensão humana com uma longa tradição de pesquisa na Psicologia, as habilidades cognitivas. Neste artigo procura-se analisar o modelo conceitual de habilidades e competências subjacente ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e compará-lo com os modelos contemporâneos da inteligência humana pela ótica da psicometria e psicologia cognitiva. Embora empreguem terminologias diferentes, os modelos referem-se a dimensões comuns da capacidade humana, nomeadamente a inteligência fluida e cristalizada mas ainda faltam estudos de validade de construto para evidenciar com mais clareza o que o ENEM avalia.Resumo em Inglês:
Recently, educational assessment systems implemented by the Brazilian government have called attention to the human cognitive abilities that have been under study by psychologists since a long time ago. This work analyze the conceptual model of abilities and competencies that underlies the National Exam of High School Education comparing it with contemporary models of human intelligence from psychometrics and cognitive psychology traditions. Although the models use distinct terms they are referring to similar constructs namely fluid and crystallized intelligence, nevertheless construct validity studies are necessary to investigate more clearly what construct the test measures.Resumo em Português:
Keil (1989) investigou se artefatos e espécies naturais permaneciam membros das mesmas categorias após transformações mudando seus aspectos característicos mais salientes. Este trabalho replica um de seus experimentos, objetivando comprovar a validade de seus resultados em nosso meio. Participaram 30 crianças, subdivididas em três grupos (6/7; 8/9 e 10/11 anos). Traduziu-se seis estórias, quatro referentes a espécies naturais, duas a artefatos. Estas relatavam situações em que médicos operavam espécies naturais e artefatos alterando suas propriedades comportamentais e perceptivas mais salientes e transformando-os em outras espécies, referentes à mesma categoria. A cada sujeito narrou-se as estórias e ao final de cada uma perguntava-se se ocorreu a transformação em outra espécie. Observou-se que os sujeitos avaliaram corretamente a identidade dos artefatos, mas somente com o aumento da idade os atributos definidores passaram a ser considerados para avaliação da identidade correta das espécies naturais. De maneira geral, nossos resultados confirmaram o estudo de Keil.Resumo em Inglês:
Keil (1989) investigated whether artifacts and natural kinds remains members of the same categories after transformations that change their most salient features. This paper replicates one of Keil's experiments with purpose to ascertain whether the results are applicable to the Brazilian culture. Participated 30 children who were assigned to three groups (6/7, 8/9, 10/11 years old). Six stories were translated - four about natural kinds and two about artifacts. They talked about doctors who performed operations on natural kinds and their most salient artifacts whereby properties were changed in those of the another kind. Results showed that subjects were able to correctly assess the identity of the artifacts, but the defining attributes were effective only for the older children. In general, the results give support to Keil's findings.Resumo em Português:
Partindo da análise de trabalhos tradicionalmente realizados na área de desenvolvimento moral, o artigo sinaliza a necessidade de desenvolver uma abordagem teórica que trate o tema dentro de um enfoque que considere os aspectos socioculturais, cognitivos e afetivos. A questão central reside em abordar de forma sistêmica e integrada a dinâmica do desenvolvimento moral do indivíduo, resgatando a dimensão interativa e contextual envolvida na resolução dos conflitos morais e no desenvolvimento de crenças e valores. O trabalho parte dos pressupostos da perspectiva histórica socio-cultural construtivista do desenvolvimento humano, explicitando as exigências metodológicas implicadas na adoção dos conceitos e categorias utilizados no âmbito de tal perspectiva.Resumo em Inglês:
Considering the literature on moral development research and theory, we argue for the need to develop a theoretical approach that takes into account all different aspects or dimensions of human development, such as affection, cognition, and contextual embedding. The complexities of the phenomena requires investigators to analyze the dynamics of the individual's moral development within a systemic and integrated framework, rescuing the interactive and contextual dimension involved in the resolution of moral conflicts, and the construction of values and beliefs. Elaborating on the assumptions and principles of a sociocultural construtivist perspective for the study of human development, we consider the methodological demands implied by the adoption of such a systemic framework.Resumo em Português:
A literatura sobre estudos da família na Índia tem crescido amplamente nas últimas décadas, embora seja considerada, ainda, insuficiente. Este artigo apresenta dados sócio-demográficos sobre as famílias indianas visando fornecer embasamento para análises de pesquisas, particularmente na área de desenvolvimento familiar. As famílias são classificadas como patrilinear e matrilinear, em função da linhagem ou descendência paterna ou materna, respectivamente. A concepção de estrutura familiar está relacionada à configuração de papéis, poder, status e relações na família e depende, sobretudo, do nível sócio-econômico das famílias, do padrão familiar e da extensão da urbanização. As práticas maritais são enfatizadas em tópicos como padrões de casamento, seleção do(a) parceiro(a) matrimonial, idade para consumação do casamento, rituais matrimoniais, arranjos financeiros e divórcio. A despeito da urbanização e industrialização na sociedade indiana contemporânea, a instituição família continua desempenhando um papel central na vida das pessoas.Resumo em Inglês:
Literature on family studies in India has grown to a large extent in the last two decades, although such studies are scattered. This article presents socio-demographic data on families in India aiming to provide bases for analyzing research, particularly in the area of family development. Indian families are classified as patrilineal and matrilineal according to the lineage or descent by father or mother. The family structure is conceptualized as the configuration of role, power, and status and relationships in the family which depends upon the families socio-economic background, family pattern, and extent of urbanization. Marriage practices are emphasized covering subjects such as marriage patterns, selection of marriage partner, age at marriage, age at consummation of marriage, marriage rituals, financial exchanges and divorce. In spite of urbanization and industrialization in the contemporary Indian society, the family institution continues to play a central role in the lives of people.Resumo em Português:
As interações entre os estímulos ambientais e as respostas de um organismo determinam as propriedades comportamentais que lhe garantem adaptação a diferentes situações e individualidade comportamental. A interação organismo-ambiente também diferencia e molda os circuitos neurais, que caracterizam a plasticidade e a individualidade neural do organismo. Os estudos sobre plasticidade neural incluem aqueles que manipulam o ambiente e analisam mudanças em circuitos neurais e outros que enfatizam recuperação comportamental após lesão do sistema nervoso. Diferentes questões relativas à fisiologia e ao comportamento, como também à morfologia, à bioquímica e à genética, são abordadas. Este trabalho procura caracterizar diferentes abordagens no estudo da plasticidade neural, indicando as suas relações com a análise do comportamento e da aprendizagem. A investigação dos efeitos que a interação organismo-ambiente produz sobre os sistemas neurais subjacentes ao comportamento é enfatizada como interessante.Resumo em Inglês:
Behavioral adaptiveness to different situations as well as behavioral individuality result from the interrelations between environmental sitmuli and the responses of an organism.These kind of interrelationships also shape the neural circuits as well as characterize the plasticity and the neural individuality of the organism. Studies on neural plasticity may analyze changes in neural circuitry after environmental manipulations or changes in behavior after lesions in the nervous system. Issues on neural plasticity and recovery of function refer both to physiology and behavior as well as to the subjacent mechanisms related to morphology, biochemistry and genetics. They may be approached at the systemic, behavioral, cellular and molecular levels. This work intends to characterize these kinds of studies pointing to their relations with the analyis of behavior and learning.The analysis of how the environmental-organismic interrelationships affect the neural substrates of behavior is pointed as a very stimulating area for investigation.Resumo em Português:
A epilepsia é uma condição crônica comum na infância, cujo diagnóstico mostra dificuldades psicossociais e de ajustamento familiar, que parecem estar relacionadas com crenças e qualidade da interação pais-filhos. Este trabalho teve como objetivo esquematizar estratégias de investigação para as variáveis familiares e psicológicas: crenças, impacto da doença, relacionamento familiar, identificação de mudanças. A partir do levantamento de relatos dos pais de crianças com epilepsia e de aspectos da literatura, foram elaborados questionários psicológicos para identificar as importantes variáveis que afetam a vida da criança com epilepsia e sua família. Diante deste contexto, pode-se concluir que o uso de protocolos de investigação mais adequados facilita a avaliação psicológica e garante a coleta de dados.Resumo em Inglês:
Epilepsy is a common chronic condition in the childhood and its diagnosis reveals psychological, social and family difficulties, that seem to be related with beliefs and quality of parents-children interaction. The purpose of this paper is to schematize investigation strategies for the psychological variables: beliefs, impact of the disease, family relationship, identification of changes. Based upon collected reports of epileptic children's parents and upon surveyed aspects of the literature, psychological questionnaires were elaborated to identify important variables that affect the child's epilepsy life and his family. The use of more appropriate investigation procedures facilitates the psychological evaluation and ensures the collection of data.