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Psicologia: Teoria e Pesquisa, Volume: 17, Número: 3, Publicado: 2001
  • Editorial Editorial

  • Último Desejo e Testamento de Wilhelm Reich

    Matthiesen, Sara Quenzer

    Resumo em Português:

    O objetivo desta tradução é contribuir para a divulgação do pensamento do médico psiquiatra e inicialmente, psicanalista, Wilhelm Reich. Nascido em 24 de março de 1897, em parte da Galícia pertencente ao Império austro-húngaro, Reich morreu na prisão em 03 de novembro de 1957 nos Estados Unidos da América. Contudo, poucos meses antes do ataque cardíaco que o levou à morte, Reich legou sua obra às "crianças do futuro" em testamento assinado em 08 de março de 1957, onde registrou seus últimos desejos sob o testemunho de Willian Moise, Michael Silvert e Willian Steig, temendo possíveis distorções, difamações, adulterações e destruição de seus escritos após a sua morte.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this translation is to contribute to the divulgation of the thoughts of the psychiatrist, initially psychoanalyst, Wilhelm Reich. Born on March 24, 1897 in the part of Galicia that then belonged to the Austro-Hungarian Empire, Reich died in prison on November 3, 1957 in the United States of America. However, few months before the heart attack that carried him to the death, he bequeathed his work to the "children of the future" in a testament signed on March 8,1957, where he registered his last will by the testimony of Willian Moise, Michael Silvert and Willian Steig, afraid of possible distortion, slander, adulteration and destruction of his writings after his death.
  • Um Remédio Contra a Exclusão: Maledetta Follia?Uma Revisão

    Cavani-Jorge, Ana Lucia

    Resumo em Português:

    Esta revisão busca uma perspectiva atualizada mas socialmente não amnésica para a atuação dos psicólogos em saúde comunitária. Situam-se historicamente as principais propostas metodológicas deste século na análise e intervenção terapêutica junto a excluídos. Procura-se pelo especificamente humano, responsável pela dinâmica de formação dos excluídos por seu grupo-raiz (familiar/social). Detalha-se a loucura como exclusão da perspectiva psicanalítica (Freud e Lacan) fecundada pela fenomenologia (Merleau-Ponty, Jaspers, Laing). Dois métodos complementares são especificamente descritos e indicados: a técnica de grupo operativo (Pichón-Rivière) para pacientes ou equipe terapêutica multidisciplinar, e o método de holding lúdico (Winnicott) adaptado para grupos de pacientes adultos graves.

    Resumo em Inglês:

    An updated but not amnesical prospective to community health psychologists is searched with a cross-country review of this century's most important methodologies on analysis and intervention about excluded people. The dynamics of exclusion by the originary group (family/society) is considered. Madness is analysed from a psychoanalytical point-of-view (Freud e Lacan) with some of the phenomenologists contribution (Merleau-Ponty, Jaspers, Laing). Two complementar methods are briefly described and suggested as useful to community health's psychologists: the operative group technique applied to patients and multidisciplinar team of therapists (Pichón-Rivière) and the holding method (Winnicott) adapted to groups of severe adult patients.
  • Análise Fatorial de Uma Medida de Estratégias de Enfrentamento

    Seidl, Eliane Maria Fleury; Tróccoli, Bartholomeu T.; Zannon, Célia Maria Lana da Costa

    Resumo em Português:

    O objetivo do estudo foi investigar a estrutura fatorial da Escala Modos de Enfrentamento de Problemas - EMEP, na versão adaptada para a população brasileira por Gimenes e Queiroz (1997), para mensurar estratégias de enfrentamento em relação a estressores específicos. A amostra foi composta por 409 adultos de ambos os sexos, onde 252 consideraram como estressor um problema atual que estivesse ocasionando estresse, enquanto 157 foram pessoas portadoras de enfermidades crônicas, que responderam à escala com base no problema de saúde que estavam apresentando. Foram extraídos quatro fatores pelo método dos eixos principais, rotação ortogonal: estratégias de enfrentamento focalizadas no problema, estratégias de enfrentamento focalizadas na emoção, práticas religiosas/pensamento fantasioso e busca de suporte social. A análise dos achados nas duas sub-amostras, diferenciadas quanto aos estressores dominantes, sugere possibilidades positivas de aplicação em contextos de pesquisa e de intervenção profissional, em especial a atuação clínica voltada para manejo do estresse junto a diferentes clientelas.

    Resumo em Inglês:

    The goal of this study was to investigate the factorial structure of the Brazilian version of the Ways of Coping Scale (Gimenes & Queiroz, 1997) that measures coping strategies people use when facing specific stressors. The sample of 409 male and female adults was divided into two groups: 252 reported one major stressor related to a real problem in their everyday activities and the other 157 reported and described the suffering of a chronic disease. A factor analysis with principal axis method and orthogonal rotation, extracted four factors: coping strategies based on the stressor, coping strategies based on the emotion, religiosity/fantasy thinking and search for social support. Comparisons between the two samples suggested different possibilities for the development of research and intervention in the clinical work aimed at the management of stress by different type of patients.
  • Causação Mental: Onde Estivemos e Onde Estamos

    Amaral, Felipe

    Resumo em Português:

    O presente trabalho tem como propósito situar o problema da causação mental dentro do debate contemporâneo em filosofia da mente. A partir dos trabalhos de autores como Smart, Putnam, Davidson e, principalmente Kim, delinearemos as mais importantes tentativas de solução do problema desde fins da década de cinqüenta. Defenderemos que a teoria da identidade, o funcionalismo e o monismo anômalo não se mostraram alternativas viáveis para o amelhoramento de nosso entendimento de como propriedades, ou tipos, mentais podem ter poder causal em um mundo físico. Concluiremos, por fim, que nem mesmo a superveniência mente-corpo, assim como indicado nos mais recentes trabalhos de Kim, foi capaz de oferecer uma saída satisfatória ao problema, colocando-nos assim diante de um impasse: abraçamos um projeto reducionista ou aceitamos o epifenomenismo do mental. Não apresentaremos uma defesa do projeto reducionista, porém sugeriremos que este nos parece menos problemático do que a alternativa epifenomenista.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at generally situating the issue of mental causation in the contemporary debate in the philosophy of mind. From the work of authors such as Smart, Putnam, Davidson and, more importantly, Kim, I shall try to delineate what came to be known, since the fifties, as the main efforts to solve the problem of mental causation. In consonance with Kim's work, I shall claim that the type-type identity theory, functionalism, and anomalous monism, in general, are not easily understood as viable positions to increase our understanding of how mental properties, or types, may be seen to have causal potency in a physical world. I shall conclude that since the relation of supervenience does not offer us a legitimate solution to the problem, as indicated by Kim's most recent work, we are left with two stunning options: mind-body reductionism or epiphenomenalism. I shall choose none, although I suggest reductionism to be less problematic.
  • O Efeito Foucault: Desnaturalizando Verdades, Superando Dicotomias

    Coimbra, Cecilia Maria Bouças; Nascimento, Maria Livia do

    Resumo em Português:

    Este artigo parte de idéias contidas em algumas obras de Foucault, levantando questões referentes à produção de verdades, a hegemonia da ciência positiva e aos binarismos presentes no mundo contemporâneo. Aponta, ainda, como o pensamento desse filósofo tem sido uma potente ferramenta, que tem possibilitado colocar em análise as crenças produzidas pelo pensamento platônico, ainda hoje dominante no Ocidente. A partir daí, coloca em discussão a divisão psicologia versus política, procurando pensar que efeitos têm sido produzidos por tal dicotomia cotidiana.

    Resumo em Inglês:

    The present article is based on ideas contained in some of Foucault' s works, rising questions regarding the way truth is produced, the hegemonical stand-point of positive science and the present binarysms in contemporary world. It still points out how the thought of this philosopher has been a strong tool, which has turned possible to put under analysis the beliefs produced by the platonic thought, yet dominant in the Occident. From this, it puts under discussion the division psychology versus policy, trying to think which effects has been produced by this dicotomy
  • Os Dois Conceitos Freudianos de Trieb

    Gomes, Gilberto

    Resumo em Português:

    Discutem-se o sentido e a tradução de "Trieb" (pulsão, instinto) e analisam-se os conceitos de pulsões sexuais, de autoconservação, de vida e de morte, nas obras de Freud. Evidencia-se que as duas teorias freudianas das pulsões utilizam conceitos bem distintos sobre o que é pulsão. Na primeira, o conceito se define em função dos conceitos de fonte, pressão, objeto e alvo, que não se aplicam ao conceito da segunda. Esta não substitui totalmente aquela, mas a engloba. A partir de 1920, os mesmos termos (pulsão, sexual, libido) podem ser empregados em sentidos diferentes, segundo o contexto, dando margem a confusão.

    Resumo em Inglês:

    The meaning and translation of "Trieb" (drive, instinct) are discussed and the concepts of sexual drives, self-preservation drives, life drives and death drive, in Freud, are analyzed. It is shown that the two Freudian theories of the drives use quite different concepts regarding what a drive is. In the first, the concept is defined in terms of source, pressure, object and aim, which are not applicable to the concept of the second. The latter does not fully replace the former, but includes it. After 1920, the same terms (drive, sexual, libido) are employed in different senses, which generates confusion.
  • A Função Adverbial de "Inteligência": Definições e Usos em Psicologia

    Oliveira-Castro, Jorge M.; Oliveira-Castro, Karina M.

    Resumo em Português:

    Não há consenso em psicologia sobre a natureza, definição e nível de análise nas investigações relacionadas ao conceito de inteligência. A análise do uso deste conceito na linguagem cotidiana indicou que o mesmo exerce função adverbial, a qual caracteriza uma ação como bem-sucedida. O conceito é usado em níveis diferentes, funcionando como um resumo adverbial das ações de um indivíduo de forma geral ou de suas habilidades específicas. Como "sucesso" é relativo a valores culturais, a definição de inteligência também depende da cultura. A função adverbial pode vir a explicar pelo menos parte das divergências e controvérsias encontradas em psicologia.

    Resumo em Inglês:

    There is no consensus concerning the nature, definition and level of analysis in investigations related to the concept of intelligence. The analysis of the use of this concept in ordinary language indicated that it has an adverbial function, which characterizes an action as successful. The concept is used at different levels, functioning as an adverbial summary of an individual's actions in general or his specific abilities. As "success" is relative to cultural values, the definition of intelligence also depends upon the culture. The adverbial function may explain at least in part the disagreements and controversies found in psychology.
  • Se e Quando: Sinônimos?!!!

    Gouveia, Edilaine Lins; Roazzi, Antonio; O'Brien, David Paul; Moutinho, Karina; Dias, Maria da Graça Bompastor Borges

    Resumo em Português:

    As sentenças condicionais e temporais são idênticas, exceto pela conjunção: os eventos antecedentes cuja ocorrência é certa são introduzidos pelo quando e os de ocorrência incerta, pelo se. Em alguns contextos, essa diferença sutil de significados desaparece, sendo possível trocar uma conjunção pela outra sem alterar o significado da sentença (Dias & Vanderlei, 1999; Reilly, 1986). A presente pesquisa, realizada com estudantes universitários, teve como objetivos comparar a idéia de certeza transmitida pelas sentenças condicionais e temporais; bem como verificar se a idéia de certeza transmitida por cada tipo de sentença estudada se altera em função do tempo verbal no qual está expressa. Identificou-se que o tempo verbal é a variável que influencia mais fortemente para aproximar o significado desses dois tipos de sentença. A superposição semântica no presente decorre da alteração no significado do se que, nesse tempo verbal, transmite maior certeza do que no passado e no futuro.

    Resumo em Inglês:

    Conditional and temporary sentences are identicals, except for the conjunctions: antecedent events whose ocurrence is certain are introduced by when and those incertain by if. In some contexts, this subtle difference disappears, and it is possible to exchange one conjunction for another without altering the meaning of the sentence (Dias & Vanderlei, 1999; Reilly, 1986). This research, realized with undergraduate students, intended to compare the idea of certainty transmitted by conditional and temporary sentences, as well as to verify if the idea of certainty transmitted by each type of sentence changes in function of the verbal tense in which it is expressed. The analyses identified that verbal tense is the variable that influences more strongly to bring near the meaning of those types of sentences. The semantic overlap in the present tense happens because the meaning of the connective if changes, transmitting more certainty than in the past or in the future.
  • Eficácia Comunicacional na Docência Universitária: A Perspectiva de Estudantes e Professores

    Arménio, Rego

    Resumo em Português:

    O artigo está animado por três objectivos inter-relacionados: a) confirmar a valia psicométrica do instrumento de medida da eficácia comunicacional dos professores do ensino superior proposto por Rego (2000); b) aferir o grau em que os comportamentos comunicacionais subjacentes ao instrumento são valorizados pelos professores e estudantes; c) explorar caminhos de melhoria da qualidade no ensino superior, especialmente no plano do processo ensino-aprendizagem. Foi recolhida uma amostra composta por 131 professores do ensino superior e 87 estudantes -- ambos descreveram os comportamentos de um antigo professor à sua escolha e pontuaram a respectiva eficácia comunicacional. Os resultados sugerem o seguinte: a) é preferível trabalhar com 5 dimensões comunicacionais (comportamento de apoio, facilitação da comunicação, conscienciosidade pedagógica, cortesia e (não) leitura exclusiva de textos) em vez das 4 propostas por Rego; b) estas dimensões explicam cerca de 80% da variância nas cotações de eficácia comunicacional atribuídas pelos inquiridos aos seus antigos mestres; c) apesar de algumas diferenças, professores e estudantes denotam concepções convergentes acerca do significado da eficácia comunicacional docente.

    Resumo em Inglês:

    The paper aims at showing: a) the psychometric properties of the instrument for measuring communication effectiveness of university teachers proposed by Rego (2000); b) how teachers and students value the behaviors included in the instrument; c) how these behaviors can promote the quality in higher education. The sample comprises 131 university teachers and 87 students, who described the behaviors of a former teacher of their choice and evaluated their communication effectiveness. The main findings are as follow: a) the five-factor model (supporting behavior, communication facilitation; pedagogical conscientiousness; courtesy; "just reading of the texts") fits the data better than the four-factor model proposed by Rego; b) the five dimensions explain about 80% of the communication effectiveness score given by individuals to the teachers; c) in spite of some differences between students and teachers, they show convergent points of view about what "a good communicator teacher" means.
  • Crenças de Educadoras de Creche Sobre Temperamento e Desenvolvimento de Bebês

    Melchiori, Lígia Ebner; Alves, Zélia Maria Mendes Biasoli

    Resumo em Português:

    O objetivo desta investigação foi verificar o julgamento de educadoras de creche sobre os fatores que causam e/ou influenciam o temperamento e o desempenho de bebês. Vinte e uma educadoras foram entrevistadas a respeito de cada um dos 90 bebês de 4 a 24 meses sob seus cuidados, seguindo um roteiro semi-estruturado. Os resultados mostram que (a) as crenças das educadoras são predominantemente ambientalistas, isto é, que as educadoras atribuem influência significativa do ambiente no temperamento e desempenho dos bebês, e (b) que elas subestimam o seu papel de promotoras do desenvolvimento das crianças. A necessidade de se conhecer as crenças das educadoras para a eleboração de programas de treinamento eficazes é enfatizada.

    Resumo em Inglês:

    This article aims at describing the judgement of day care centers' caretakers about factors that cause or influence the babies' temperament and performance. Twenty-one caretakers were interviewed about each of the ninety babies under their care, who were 4 to 24 months old, using a semi-structured guide. The results show that the caretakers' beliefs are predominantly environmental, i.e., they attribute significant influence of the environment upon the babies' temperament and performance. They also underestimate their role as promoters of child development. It is argued for the necessity of having a deeper understanding of caretakers' beliefs in order to develop efficient training programmes for them.
  • Resenha: A Paixão Perigosa: Por Que o Ciúme é Tão Necessário Quanto o Amor e o Sexo

    Ramos, André Luiz Moraes; Calegaro, Marco
  • Notícia: As Montanhas de Kirchberg e o 24º Simpósio Internacional Ludwig Wittgenstein

    Abreu, Luiz Eduardo de Lacerda
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