Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia: Teoria e Pesquisa, Volume: 17, Número: 1, Publicado: 2001
  • Ampliação de visibilidade Editorial

    Silva Neto, Norberto Abreu e
  • Mídia e produção de modos de existência

    Coimbra, Cecília Maria Bouças

    Resumo em Português:

    Pretende-se levantar como os meios de comunicação de massa são também responsáveis pela produção de modos hegemônicos de ser e de existir no mundo. Apresenta-se um rápido histórico do crescimento e expansão da mídia no Brasil e de sua centralização e controle. A seguir, através de como vêm funcionando os mass-media, apontam-se como vão sendo forjadas essas normas hegemônicas de se estar no mundo. Finaliza-se assinalando-se que, apesar desse poderio, há estratégias de resistência construindo, mesmo que local e provisoriamente, outros modos de vida, outros modos de existência.

    Resumo em Inglês:

    The intention here is to find out how the mass-media elements are also responsible for the production of hegemonic patterns, and their influence for the behavior and existence in the world. It is presented a short description of the expansion and development of the media in Brazil, approaching its centralization and control. In the following point, based on the way how the mass-media have worked, it is viewed the process by which these hegemonic forms of "taking part of the world" are created. On the one hand it is clear the power of media, on the other hand it is relevant the growth of alternative strategies for resistance that, even temporary and acting in local area, have created new ways of life and forms of existence.
  • Um caso de transtorno de personalidade borderline atendido em psicoterapia dinâmica breve

    Cunha, Paulo Jannuzzi; Azevedo, Maria Alice Salvador B. de

    Resumo em Português:

    Trata-se de um caso de Transtorno de Personalidade Borderline, encaminhado para a área de Psicoterapia Dinâmica Breve (PDB) do Centro de Psicologia Aplicada da UNESP - Bauru/SP. O foco delimitado consistiu em trabalhar as características depressivas do paciente, buscando ajudá-lo a elaborar o luto pela perda de sua mãe. A análise deste caso veio corroborar a hipótese de que pacientes com transtorno de personalidade borderline também podem ser beneficiados com a PDB. A peculiaridade desta modalidade de atendimento está relacionada ao estabelecimento de objetivos terapêuticos (foco) condizentes com as reais possibilidades e limites de cada paciente.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a case of borderline personality disorder treated within Short-term Dynamic Psychotherapy at the Applied Psychology Center of the UNESP-Bauru/SP. The psychotherapy focused the patient's depressive characteristics aiming to help him to elaborate his losses. This case, considered a successful one, confirms the hypothesis that borderline patients can also benefit from Short-term Dynamic Psychotherapy, once realistic aims are set.
  • Perfil psicológico de migrantes através da forma IRF do MMPI

    Barbieri, Valéria; Jacquemin, André

    Resumo em Português:

    Devido à associação freqüentemente apontada na literatura entre o fenômeno da migração e o desenvolvimento de distúrbios mentais, este trabalho tencionou fornecer o perfil psicológico de uma amostra de migrantes, por meio de uma forma reduzida de um instrumento de valor clínico e empírico comprovado: o MMPI. Para tanto, 20 migrantes do sexo masculino, analfabetos e sem comprometimentos intelectuais severos foram submetidos à forma IRF do MMPI, desenvolvida nos Estados Unidos em 1980, destinada a sujeitos com essas características cognitivas. Os resultados se constituíram em altas pontuações na escala F de validade, relacionadas principalmente a questões de ordem cultural e incompreensão dos itens. Em termos clínicos, dentre os protocolos considerados confiáveis para análise, foi detectada uma tendência da IRF a produzir elevações nos resultados das escalas clínicas de um modo generalizado, indicando problemas relativos à padronização, validade e capacidade discriminativa do instrumento para uso na população brasileira não alfabetizada.

    Resumo em Inglês:

    Due to the association, frequently pointed out by literature, between the phenomenon of human migration and the development of mental disturbances, this work intends to supply the psychological profile of a migrants` Brazilian sample, by means of a reduced form of an instrument which has had its clinical and empirical value proved: the MMPI. For this, 20 masculine migrants, illiterates and without severe intellectual handicaps were submitted to IRF form of MMPI, that was developped in the USA for individuals with those cognitive characteristics. The results showed high scores in the F scale, related mainly to cultural issues and misunderstanding of items. Among the protocols that seem to be reliable for analysis have been detected a general IRF tendency of producing high scores in clinical scales. This indicates difficulties related to IRF standartization, validity and discrimination used for the Brazilian illiterate population.
  • Padronização do Teste Desiderativo no contexto da Análise Transacional: resultados preliminares

    Bunchaft, Guenia; Vasconcellos, Vanda Leite Pinto

    Resumo em Português:

    Este artigo aborda um teste projetivo - o Teste Desiderativo, e as autoras trabalharam com vistas à sua padronização, usando a Análise Transacional, como linha teórico-referencial. Com este objetivo, realizaram uma pesquisa com uma amostra de 552 alunos universitários. Uma forma coletiva do teste foi aplicada aos sujeitos. Os principais achados foram: a ordem das escolhas e rejeições não foi a mesma encontrada por Ocampo, uma especialista do Teste Desiderativo. Sugere-se um aumento do número de perguntas, de modo a discriminar entre ser inanimado, força natural/fenômeno da natureza e abstração; as escolhas mais freqüentes foram: Pássaro, Árvore, Estrela e Flor; as rejeições mais freqüentes foram: Pedra, Capim/Grama e Rato; tais respostas foram consideradas vulgares; as razões mais freqüentemente mencionadas para as escolhas foram: Liberdade; Impacto Estético; Utilidade/Reparação; Despertar Admiração/Fascinar; Movimento e Poder/Controle; as razões mais freqüentemente mencionadas para as rejeições foram: Agressividade/Destruição; Dano; Sensações Desagradáveis; Sentimentos Desagradáveis; Submissão e Sujeira. As autoras fizeram uma primeira tentativa de interpretação do teste, em termos de Análise Transacional.

    Resumo em Inglês:

    This article is an approach to a projective test, the Pigem's test, and the authors have worked with a view to its standardization, using the Transacional Analysis as theoretical guideline. With this aim, they conducted a research, having 552-university students as a sample. A colective form of the test was applied to the subjects. The main findings were: The order of the choices and rejections was not the same found by Ocampo, a scholar specialized in the Pigem's Test. It is suggested an enlargement of the number of questions, to discriminate between lifeless being, natural force/natural phenomenon and abstraction. The more frequent choices were: Bird; Tree; Star and Flower; the more frequent rejections were: Stone; Grass and Mouse (the rodent); these answers were considered vulgar ones; The reasons more often mentioned for the choices were: Freedom; Esthetic Impact; Utility/Reparation; To be Admired/To Fascinate and Power/Control; the reasons more often mentioned for the rejections were: Aggresiveness; Destruction; Damage; Unpleasant Sensations; Unpleasant Feelings; Submission and Filthiness. The authors produced a first interpretation of the test, in the terms of Transactional Analysis.
  • Prioridades axiológicas e comprometimento organizacional

    Tamayo, Alvaro; Souza, Maíra G. S. de; Vilar, Luciana S.; Ramos, Juliana L.; Albernaz, Janaína V.; Ferreira, Nadia P.

    Resumo em Português:

    Foi objetivo desta pesquisa estudar se as prioridades axiológicas do empregado e o tempo de serviço influenciam o comprometimento afetivo com a organização. Esta relação foi estudada com uma amostra de 200 empregados. Os instrumentos utilizados foram o Inventário de Valores de Schwartz e a Escala de Mowday de comprometimento afetivo organizacional. A análise de regressão múltipla, utilizada para testar o poder preditivo dos dez tipos motivacionais de valores, revelou que Tradição, Poder, Estimulação e Universalismo foram os preditores axiológicos mais relevantes do comprometimento organizacional. A relação do comprometimento organizacional foi negativa com Estimulação (beta = - 0,26) e positiva com os outros três tipos motivacionais de valores. Quando foi verificado o poder preditivo dos quatros fatores de ordem superior somente Conservação surgiu como antecedente do comprometimento organizacional. Concluiu-se que, do ponto de vista das motivações axiológicas, o comprometimento é um comportamento complexo.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this research was to study if employee' values priorities and tenure influence the organizational commitment. This relationship was explored with a sample of 200 employees. The instruments used were the Schwartz Value Inventory and the Mowday Scale of affective organizational commitment. Multiple regression analysis testing the predictive power of the ten value types showed that Tradition, Power, Stimulation and Universalism were salient predictors of organizational commitment. The relation of organizational commitment was negative with Stimulation (beta = - 0,26) and positive with the other three motivational types. When the predictive power of the four higher order value types was verified, only Conservatism was identified as antecedent of organizational commitment. It was concluded that, from the values motivations point of view, the organizational commitment is a complex behavior.
  • Inteligência e memória de trabalho: a relação entre fator g, complexidade cognitiva e capacidade de processamento

    Colom, Roberto; Flores-Mendoza, Carmen

    Resumo em Português:

    A psicologia experimental tem estudado extensivamente as características da memória, enquanto que a psicologia correlacional tem analisado as principais propriedades da inteligência. A aproximação entre ambos enfoques baseia-se na análise das relações entre um conceito nuclear da memória -- a memória de trabalho -- e o principal ingrediente do conceito psicométrico de inteligência -- o fator g. As evidências disponíveis sugerem que as diferenças individuais em g poderiam ser explicadas pelos conceitos cognitivos de capacidade e de velocidade associados à memória de trabalho. Essas evidências sugerem novos modos de melhorar a inteligência -- e, portanto, os correlatos associados a ela -- através do incremento da capacidade do sistema para processar informação de maneira eficiente.

    Resumo em Espanhol:

    La psicologia experimental ha estudiado extensivamente las características de la memoria, mientras que la psicología correlacional ha actualizado las principales propiedades de la inteligencia. El acercamiento entre ambos enfoques se basa en el análisis de las relaciones entre un concepto nuclear de la memoria -- la memoria de trabajo -- y el principal ingrediente del concepto psicométrico de inteligencia -- el factor g. Las evidencias disponibles sugieren que las diferencias individuales en g podrían ser explicadas por los conceptos cognitivos de capacidad y de velocidad asociados a la memoria de trabajo. Esas evidencias sugieren nuevos modos de mejorar la inteligencia -- y, por tanto, los correlatos asociados a ella -- a través del incremento de la capacidad del sistema para procesar información de manera eficiente.

    Resumo em Inglês:

    Experimental psychology has studied memory characteristics extensively meanwhile correlational psychology has analyzed the main properties of intelligence. The approach between both viewpoints are based on memory nuclear concept analysis --working memory and, the main intelligence psychometrical concept -- g factor. The available data suggests that individual differences concern to the g could be explained by cognitive concepts like span and speed linked to working memory. These data suggests new procedures to improve intelligence -- and therefore the social aspects associated to it -- by increasing system capacity of efficient information processing.
  • Aspectos cognitivos e comportamentais na média meninice de crianças nascidas pré-termo e com muito baixo peso

    Bordin, Maria Beatriz Machado; Linhares, Maria Beatriz Martins; Jorge, Salim Moysés

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo consiste em avaliar o desenvolvimento cognitivo e o comportamento de 20 crianças de 8 a 10 anos nascidas pré-termo e baixo peso (<= 1500g) no HCFMRP. Na avaliação cognitiva utilizou-se o RAVEN, o WISC e a avaliação assistida e na avaliação do comportamento utilizou-se a Escala de Rutter. Verificou-se que as crianças apresentaram desempenho intelectual na média, tendendo ao rebaixamento cognitivo. Na avaliação cognitiva assistida, a maior parte das crianças foi classificada como "ganhadora" e foram capazes, com a ajuda da examinadora, de implementar e manter estratégias eficientes para a resolução do problema. Quanto ao comportamento, foram detectados índices sugestivos de necessidade de atendimento psicológico para a maioria das crianças. Verificaram-se correlações significativas entre os resultados das avaliações cognitivas entre si e entre estas e a do comportamento. Os resultados apontam para a necessidade de seguimento psicológico longitudinal desse grupo de risco para problemas de desenvolvimento.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to assess cognitive development and behavior of 20 preterm and very low birthweight children at school age. For the cognitive assessment it was used psychometric assessment (RAVEN and WISC) and assisted assessement approaches. Rutter´s Scale was used to assess behavior. Results show that children presented average intellectual level in the psychometric tests used, with a tendency of cognitive impairment. The results of the assisted cognitive assessment showed that most children were classified as "gainners"; the children improved their performance with the examiner´s assistance and were able to implement efficient strategies to solve the task problem. Behavioral data indicated the necessity of psychological treatment for most children. There were correlations between the results of the cognitive assessments themselves and between results of the cognitive assessment and the behavioral assessment. These results indicate the need to follow-up the high risk neonatal child's psychological development.
  • O brinquedo de pré-escolares: um espaço de ressignificação cultural

    Conti, Luciane de; Sperb, Tania Mara

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa a construção do significado social do brincar em um grupo de crianças pré-escolares, cinco meninos e cinco meninas. Para atingir este objetivo, mães e a professora destas crianças foram entrevistadas para definir suas concepções sobre o brincar. As atividades de brincar das crianças selecionadas foram filmadas em casa e na escola, durante vinte minutos em cada contexto, visando observar como elas organizam esta atividade. A análise de conteúdo das entrevistas e a categorização do brincar demonstram que esta atividade é estruturada distintamente conforme o gênero da criança e o contexto em que ela ocorre. A microanálise das atividades de brincar de quatro crianças explicita que estas ativamente reelaboram os espaços de brincar, criando novos cenários para suas brincadeiras e inventando novas funções para os objetos disponíveis em sua cultura. Ao fazer isto, redefinem os papéis sexuais estereotipados como masculino, feminino ou indiferenciado pelo contexto sociocultural.

    Resumo em Inglês:

    This article analyses the construction of the social meaning of play in a particular preschool group of children, five boys and five girls. To do that children's mothers and teachers were interviewed to define their conceptions about play. After, children were filmed for twenty minutes while playing, both at home and in school, in order to analise how children organize their activities. Content analysis of interviews and the categorization of children's play show that play activities are structured differently by gender and the context where play occurs. The microanalysis of the videotapes of four children's play explicit that they actively reconstruct play, building news scenarios, and inventing new functions for existing objects in the culture. Children do that by redifining sexual roles stereotyped as masculine, feminine and undiferentiated by sociocultural context.
  • Concepções de educadoras sobre a adaptação de bebês à creche

    Rapoport, Andrea; Piccinini, Cesar A.

    Resumo em Português:

    Embora haja consenso entre os pesquisadores sobre a complexidade do período de adaptação à creche, existem ainda inconsistências sobre o momento mais adequado para se colocar o bebê na creche, quanto ao conceito de adaptação e como avaliar este período. Este estudo examinou como educadoras de creches públicas e particulares caracterizavam a adaptação dos bebês de 4-5 meses e 8-9 meses. Quarenta e uma educadoras responderam a um questionário aberto que examinava como era feito o processo de adaptação, sua duração, os casos de bebês que apresentavam retrocesso após estarem adaptados e os fatores que interferiam na adaptação. Análise de conteúdo revelou algumas diferenças entre as concepções de adaptação dos bebês das duas faixas etárias. Segundo as educadoras a adaptação dos bebês de 8-9 meses requer maior preparação e cuidado, sendo em alguns aspectos uma etapa mais crítica do que a do outro grupo. Houve também diferenças entre os indicadores mencionados para as duas faixas etárias.

    Resumo em Inglês:

    Although there is consensus among researchers about the complexity of the period of adaptation to daycare center, inconsistencies still exist about the most adequate moment for the child's entry into daycare center, about the concept of adaptation and how to assess this period. This study examined the way teachers in public and private daycare center characterized the adaptation of babies 4-5 months of age and babies 8-9 months of age. Fourty-one teachers answered a questionnaire which examined the way the adaptation process was carried out, its duration, cases where babies retroceded after being adapted and the factors which interfered in the adaptation. Content analysis revealed some differences between the conceptions of adaptation in each age group. Teachers believe that the adaptation of babies of 8-9 months requires greater preparation and care, being considered, in some cases, a more critical process than the adaptation of the other age group. There were also differences among the mentioned indicators between the two age groups.
  • Características do inventário de raciocínio diagnóstico de Bordage, Grant e Marsden

    Sobral, Dejano T.

    Resumo em Português:

    O propósito do estudo foi analisar as características do Inventário de Raciocínio Diagnóstico (IRD) em conexão com percepções sobre aprendizado e desempenho dos aprendizes ao início da formação profissional. O inventário foi aplicado a 423 estudantes de medicina, de ambos os sexos, por amostragem consecutiva. Foram também obtidas medidas diversas de percepção do aprendizado e de rendimento cognitivo. Várias análises foram efetuadas para configurar a validade interna e externa, incluindo análises de confiabilidade e de correlação. Os resultados confirmaram a consistência interna e estabilidade temporal do instrumento. Foram apuradas correlações positivas e significantes do escore do IRD com indicadores objetivos mas, principalmente com medidas subjetivas de percepção do aprendizado. Em conclusão, os achados sugerem que o IRD reflete, além de conhecimento e habilidades específicas, a percepção de eficácia pessoal no processo diagnóstico, que pode ser influenciada por diferentes fatores do contexto do aprendizado e de atitudes do aprendiz.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to analyze the properties of the Diagnostic Thinking Inventory (DTI) in relation to learners' perceptions and performance in the beginning of professional training. The inventory was applied by consecutive sampling to 423 medical students of both sexes. Different measures of learning perceptions and cognitive achievement were also obtained. Several analyses were undertaken to establish the internal and external validity of the instrument, including reliability and correlation studies. The results confirmed the internal consistency and temporal stability of the DTI. Positive and significant correlations of the DTI scores with objective knowledge indicators and mostly with subjective learning perceptions were also revealed. Overall, the findings suggest that DTI responses reflect, in addition to specific knowledge and skills, the perceptions of personal efficacy in the diagnostic process. Such perceptions can be influenced by many factors of the training context, as well as the learner attitudes to learning.
  • Notícia: Conferência Internacional sobre Filosofia, Psiquiatria e Psicologia

    Costa, Ileno Izídio da
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com