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Psicologia: Teoria e Pesquisa, Volume: 18, Número: 2, Publicado: 2002
  • Editorial

  • A evolução do conceito de operante

    Todorov, João Cláudio

    Resumo em Português:

    O conceito de operante surge nos anos 30 como necessidade, dada a dificuldade encontrada por Skinner para analisar seus dados usando como ferramenta o conceito de reflexo. O presente trabalho apresenta a evolução do conceito até o presente, quando a unidade de análise não tem mais a ver com a estrutura do comportamento: a nova ferramenta é o conceito de contingência tríplice.

    Resumo em Inglês:

    The concept of operant was developed by Skinner as an answer to the problems he had using the concept of reflex to describe the eating behavior of rats. The present work shows the evolution of the concept to present times, when the unity of analysis is the concept of triple contingency.
  • Teoria da percepção no behaviorismo radical

    Lopes, Carlos Eduardo; Abib, José Antônio Damásio

    Resumo em Português:

    A percepção é explicada por Skinner através do conceito de comportamento perceptivo - um comportamento complexo que se inter-relaciona com muitos outros. O estudo da percepção na teoria skinneriana pode ser dividido em duas etapas: estudo do comportamento perceptivo como precorrente e estudo dos precorrentes do comportamento perceptivo. No primeiro caso, a investigação passa pelo processo de resolução de problemas, no qual o comportamento perceptivo desempenha um papel fundamental modificando o ambiente, o que permite a emissão do comportamento discriminativo e a solução do problema. No segundo caso, a investigação trata com uma série de outros comportamentos, tais como, propósito, atenção, e consciência, que modificam a probabilidade de emissão do comportamento perceptivo. A análise das relações entre o comportamento perceptivo e demais comportamentos culmina no esboço de uma teoria da percepção no behaviorismo radical, que é mais convincente do que explicações mentalistas que fazem uso da "teoria da cópia".

    Resumo em Inglês:

    Perception is explained by Skinner by means of the concept of perceptive behavior - a complex behavior which is interrelated with many others. The study of perception in Skinner's theory can be divided into two stages: the study of perceptive behavior as precurrent and the study of the precurrent of perceptive behavior. In the first case, the investigation undergoes the process of solving problems, in which perceptive behavior plays a fundamental role modifying the environment, which to allow the emission of discriminative behavior and the solution of problem. In the second case, the investigation deals with a series of others behaviors, such as purpose, attention, and conscience, which modifies the probability of emission of perceptive behavior. The analysis of the relations between perceptive behavior and others behaviors, results in an outline of a theory of perception in radical behaviorism, which is more convincing than mentalistic explanation which make use of the "theory of the copy".
  • Variabilidade comportamental em humanos: efeitos de regras e contingências

    Hunziker, Maria Helena Leite; Lee, Vanessa Pik Quen; Ferreira, Christiane Cardoso; Silva, Adriana Pinto da; Caramori, Flávia Capelossi

    Resumo em Português:

    Dois experimentos investigaram, com estudantes universitários, a variabilidade aprendida. No Experimento 1, quatro grupos (n = 5) foram submetidos a dois esquemas de reforçamento para seqüências de respostas de pressão às teclas P e Q do computador. Para o grupo Variabilidade (VAR) o reforçamento era dependente do alto grau de variação entre as seqüências, e para o grupo Acoplado (ACO) o reforçamento independia dessa variabilidade. Foram manipuladas a ordem de apresentação dessas contingências e o intervalo entre elas (0 e 3 meses). No Experimento 2, essas contingências foram combinadas a instruções verbais (regras) que as descreviam correta ou incorretamente (quatro grupos, n = 5). Os resultados mostraram: 1) maior variabilidade em VAR, independente das demais variáveis manipuladas, 2) desempenho em ACO afetado parcialmente pela ordem das contingências, pelo intervalo e pelas regras. Em ambos os estudos, os sujeitos não foram capazes de descrever as contingências em vigor. Esses resultados indicam o controle operante da variabilidade observada.

    Resumo em Inglês:

    Two experiments investigated the learning of variability by undergraduate students. In the experiment 1, four groups (n = 5) were submitted to two schedules of reinforcement for pressing the P or the Q keys at a computer. For the Variability group (VAR) the reinforcement was dependent on high variation among sequences; for the Yoked group (ACO) the reinforcement was given independently of the sequence variability. It was manipulated the order and interval (0 and 3 months) for contingencies presentation. In the second experiment, four groups received these contingencies associated with correct or incorrect instructions (rules). The results showed that: 1) the responding was always more variable under the VAR contingency, 2) under ACO, the behavior was partially influenced by order and interval for contingencies presentation, and by the rules. In both experiments, the subjects were not able to report the contingency that was working. These results point the operant control of the behavior variability observed.
  • Treino sem conseqüências diferenciais: importância conceitual, metodológica e algumas implicações educacionais

    Baptista, Marcelo Quintino Galvão; Assis, Grauben José Alves de

    Resumo em Português:

    Neste trabalho, retomamos os principais estudos sobre o treino de discriminações condicionais sem conseqüências diferenciais implementados em nosso laboratório com humanos desprovidos de história prévia de participação como sujeitos. Buscamos descrever os procedimentos utilizados e discutimos os resultados em torno de aspectos conceituais e metodológicos a respeito dos quais os estudos podem ser inter-relacionados - a questão do reforço (a temporalidade com que este segue o desempenho, enquanto uma característica envolvida em sua definição) e fontes alternativas de controle (o pareamento Modelo-Sc e Modelo-Si, bem como a reexposição às tentativas de treino). Finalmente, relacionamos o procedimento geral dos estudos com a postura do professor em sala de aula e sugerimos algumas implicações educacionais dele decorrentes, como podendo estar envolvidas na programação e implementação do ensino.

    Resumo em Inglês:

    In this article we review the principal findings from a series of studies about conditional discrimination training without differential consequences, which have been conducted in our laboratory with human participants who had no previous experience as research subjects. We seek to describe the procedures utilized and discuss the results obtained with reference to conceptual and methodological aspects which these studies share in common. In particular, we focus on reinforcement (in terms of its temporal schedule), and alternative sources of control (Sample-Sc and Sample-Si matching, as well as reexposure to the training trials). Finally, we draw a relationship between the procedural routine and the role of teachers in the classroom, and suggest some educational implications which may be involved in the programming and implementation of instructional strategies.
  • Efeitos de contingências de punição sobre os desempenhos verbal e não verbal

    Sanabio, Elisa Tavares; Abreu-Rodrigues, Josele

    Resumo em Português:

    O presente estudo investigou a influência de contingências de punição sobre os desempenhos verbal (resposta de relato) e não verbal (resposta de escolha). Estudantes universitários foram expostos a uma tarefa de escolha de acordo com o modelo. Após a resposta de escolha, a pergunta "Você acertou?" era apresentada e o participante deveria emitir a resposta de relato, indicando uma dentre duas alternativas, "SIM" e "NÃO". No Experimento 1, o feedback "Incorreto. Você perdeu 1 ponto" foi programado para a resposta de relato e, no Experimento 2, o feedback foi contingente à resposta de escolha. No Experimento 1, o feedback exerceu funções punitivas sobre a resposta de relato e, na maioria das condições, não afetou a resposta de escolha. No Experimento 2, o feedback não exerceu controle sobre a resposta de escolha, embora tenha influenciado as respostas de relato. Esses resultados sugerem que os desempenhos verbal e não verbal são funcionalmente independentes. O presente estudo evidencia o caráter operante do relato e, ao identificar possíveis variáveis de controle desse comportamento, contribui para uma maior fidedignidade dos dados obtidos por meio de auto-relatos.

    Resumo em Inglês:

    This study examined the influence of punishment contingencies on verbal (report responses) and nonverbal (matching responses) performances. College students were exposed to a matching-to-sample task. After a matching response was made, the question "Did you score?" was presented and the subject had to make a report indicating one of two alternatives, "YES" or "NO". In Experiment 1, the feedback "Incorrect. You lost 1 point" was scheduled to report responses whereas, in Experiment 2, the same feedback was contingent on matching responses. In Experiment 1, the feedback had punitive effects on report responses and, in most conditions, did not affect matching responses. In Experiment 2, the feedback did not exerted control upon matching responses, but it influenced report responses. These results suggest that verbal and nonverbal performances are functionally independent. The present study provide evidence for the operant nature of self-reports and, in identifying possible control variables of such behavior, it contributes to a greater reliability of self-report data.
  • Perder e recuperar a alma: tendências recentes na psicologia social da religião norte-americana e européia

    Paiva, Geraldo José de

    Resumo em Português:

    A palavra alma, do vocabulário religioso e psicológico, desapareceu da linha-mestra da psicologia. Com ela desapareceu o conceito de uma instância essencial da realidade humana. Ao contrário das denotações que identificam alma, espírito e mente e contrapõem alma a corpo, parece possível restituir a articulação originária dessas palavras nas fontes hebraicas da Bíblia, nas expressões idiomáticas das línguas ocidentais e no vocabulário psicológico fundador. Não é o uso da palavra alma, mas a recusa de seu desemprego, que torna interessante para o psicoterapeuta a serviço da alma, a atenção para estudos recentes, norte-americanos e europeus, que tentam restituir à alma sua posição estrutural e dinâmica na psique.

    Resumo em Inglês:

    Soul, a religious and psychological word, has disappeared from mainstream Psychology. Along with it, the concept of an agency essential to humanness has also disappeared. Instead of the denotations unifying soul, spirit and mind, and opposing soul to body, it seems possible to restore the original relationship between those words from the Hebraic biblical sources, some idiomatic expressions of western languages, and the founding psychological vocabulary. It is not so much the use of the word soul, as the refusal to not using it that makes it interesting to the psychotherapist to pay attention to recent American and European studies that attempt to give again the soul its structural and dynamic standing in the psyche.
  • A questão do consenso nas representações sociais: um estudo do medo entre adultos

    Roazzi, Antonio; Federicci, Fabiana C. B.; Carvalho, Maria do Rosário

    Resumo em Português:

    O presente estudo aborda a questão metodológica que caracteriza a pesquisa na área das representações sociais. Em particular, aprofunda o problema da verificação empírica do consenso que uma representação possui para um determinado grupo social. Esta preocupação metodológica foi abordada neste estudo cujo objetivo foi compreender a organização estrutural da representação social do medo em adultos de ambos os sexos. O interesse foi também analisar o papel do gênero na construção deste tipo de representação. Primeiramente, com um grupo de 60 indivíduos adultos, foi desenvolvida a abordagem da livre associação de idéias, como meio de acesso ao campo semântico das representações, (pedia-se que os sujeitos expressassem livremente o que pensavam com a evocação da palavra medo). A partir deste levantamento, foram selecionadas 20 palavras entre as mais evocadas. Depois, com um grupo de 72 sujeitos, foi investigado o nível de consenso da representação social do medo através da técnica não-verbal de classificação. Para tal investigação, os sujeitos foram submetidos a duas tarefas: uma de classificação livre, em que foram convidados a agrupar as 20 palavras inscritas nos cartões, mais a palavra "medo", em grupos diferentes de acordo com a similaridade de significados, ou de função, entre elas; a outra tarefa foi a de classificação dirigida: os sujeitos foram solicitados a pensar sobre as 20 palavras e ordená-las em função de estarem mais ou menos associadas com a emoção medo. Os dados foram analisados por métodos estatísticos multidimensionais (SSA, MSA). Considerados em seu conjunto os resultados das projeções MSA dos dois grupos de adultos - homens e mulheres - apresentam as mesmas regionalizações dos itens e um mesmo tipo de polarização entre as regiões. As várias regiões - Saúde, Abandono, Entidades Sobrenaturais e Violência Social - apresentam elementos e características qualitativamente diferentes, cada região ocupando uma direção no espaço da projeção MSA, que emana de um mesmo ponto comum de origem - o item "medo". O medo, portanto, é o elemento polarizador, em torno do qual se estruturam os demais. A Projeção SSA, considerando toda a amostra, apresentou a Saúde como a região central e as outras ao redor formando uma estrutura tipo "radex". Observou-se também que, de maneira geral, as mulheres apresentam médias superiores em relação aos homens, à exceção dos itens solidão, separação, escuro e menino de rua. Enfim, estes resultados são interpretados e discutidos em relação à investigação sobre as representações sociais focalizando o problema de sua verificação empírica.

    Resumo em Inglês:

    The study examines a methodological question that concerns research on social representations. In particular, it permits a deeper examination of the problem of the empirical validation of the consensus that a representation has among a particular social group. This methodological concern was approached in a study whose main aim was to understand to structural organisation of the social representation of fear among adults of both sexes. The elements of representation of fear were first collected from a group of 60 adults through a free association method which consisted of asking the subjects to say what they thought of when the word fear was used. 20 of the commonest responses were then selected. Another group of 72 adults then participated in a study where the level of consensus of the social representation of fear was investigated using one free and one guided non-verbal sorting task. Results of the MSA analysis of the free sort for both groups of adults, men and women, showed the same regional polar structure with respect to the conceptualisation of fear. The facet of fear was comprised of four qualitatively different elements: "Health", "Abandonment", "Supernatural Entities" and "Social Violence". Each one of these facets occupied a different direction in the space of the MSA plot, though emanating from the same common point of origin: the item " fear ". The SSA plot for the whole sample, showed that there is a central area for- "Health" (having the item AIDS at the very centre), and that the other areas form a radex structure around it. It was also observed that, in general, women presented higher mean fear scores than men, except for the items 1"solitude", 1separation", "darkness" and "street children". Finally, these results are interpreted and discussed in relation to the problem of the empirical validation of social representations.
  • Revoluções tecnológicas e transformações subjetivas

    Nicolaci-da-Costa, Ana Maria

    Resumo em Português:

    Muitos psicólogos acham difícil acreditar que as tecnologias digitais, e principalmente a Internet, possam gerar mudanças na organização subjetiva de homens e mulheres contemporâneos. Paradoxalmente, estes psicólogos reconhecem que a organização subjetiva característica dos séculos XIX e XX - a do indivíduo - emergiu como resultado das mudanças desencadeadas pela Revolução Industrial. Por isso mesmo, este trabalho examina os aspectos que a Revolução das Tecnologias da Informação e a Revolução Industrial têm em comum. Explora, principalmente, as conseqüências humanas de ambas procurando tornar claro que algumas tecnologias podem gerar profundas transformações subjetivas, cuja compreensão é fundamental para a psicologia.

    Resumo em Inglês:

    Many psychologists find it hard to believe that the new digital technologies, and mainly the Internet, may be transforming the subjective organization of contemporary men and women. Ironically, these psychologists admit that the subjective organization characteristic of the 19th and 20th centuries - that of the individual - emerged as a result of similar changes introduced by the Industrial Revolution. For this reason, the present paper analyzes the aspects that the Information Technology Revolution and the Industrial Revolution have in common. It focuses on the human consequences of both in order to show that some technologies can cause deep subjective transformations, whose understanding is fundamental to psychology.
  • Escala multi-fatorial de individualismo e coletivismo: elaboração e validação de construto

    Gouveia, Valdiney V.; Andrade, Josemberg M. de; Jesus, Girlene R. de; Meira, Maja; Soares, Nilton F.

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi apresentar uma medida multi-fatorial de atitudes individualistas e coletivistas, comprovando sua validade de construto e convergente. Partiu-se da tipologia de Triandis (1995), acrescentando dois novos componentes destes construtos: o protoindividualismo e o individualismo expressivo. Participaram do estudo 304 pessoas, a maioria do sexo feminino (62,5%), com idade média de 29 anos. Estes responderam a Escala Multi-Fatorial de Individualismo e Coletivismo (EMIC), a Escala de Identificação Endogrupal e uma lista de variáveis demográficas. Comprovou-se a estrutura multi-fatorial da EMIC através de uma análise fatorial confirmatória, que revelou índices aceitáveis de bondade de ajuste (chi2/g.l. = 2,38, AGFI = 0,85 e RMSEA = 0,07). Os Alfas de Cronbach das subescales se situaram entre 0,34 (individualismo horizontal) e 0,68 (coletivismo horizontal). Todos os fatores de individualismo e coletivismo se correlacionaram diretamente com o seu respectivo atributo teórico; a única correlação não significativa foi do individualismo expressivo com o atributo pessoal expressivo (r = 0,08, p > 0,05). Concluiu-se que, comparando com medidas prévias, esta se mostrou adequada, embora se recomende a elaboração de novos itens para contemplar a dimensão do individualismo horizontal.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed at introducing a multi-factorial measure of individualist and collectivist attitudes, by checking its construct and convergent validities. We departed from the Triandis' typology (1995), adding two new components of these constructs: protoindividualism and expressive individualism. 304 respondents participated in this study, most of them being woman (62.5%), with mean age around 29 years. They answered the Multi-Factorial Scale of Individualism and Collectivism (MSIC), the In-Group Identification Scale and a list of demographic variables. The multi-factorial structure of the MSCI was proved through a confirmatory factor analysis, which revealed acceptable goodness of fit indexes (chi2/g.l. = 2.38, AGFI = .85, and RMSEA = .07). The Cronbach's Alphas for the factors ranged from .34 (horizontal individualism) to .68 (horizontal collectivism). All factors of individualism and collectivism were correlated directly with its respective theoretical attribute; the only non significant correlation was that of the expressive individualism with the expressive personal attribute (r = .08, p > .05). We then concluded that, compared with previous measures, this one showed itself appropriate, although the elaboration of new items is recommended to contemplate the dimension of horizontal individualism.
  • A estrutura da brincadeira e a regulação das relações

    Pontes, Fernando Augusto Ramos; Magalhães, Celina Maria Colino

    Resumo em Português:

    A brincadeira tradicional de rua é um fenômeno paradigmático da organização social de crianças e da cultura infantil. O estudo das brincadeiras tradicionais infantis possibilita a investigação de um fenômeno "espontâneo", sem o planejamento adulto e sem o recurso da escrita. Cada brincadeira, em cada cultura, possui uma estrutura peculiar que a define. A estrutura da brincadeira, no geral determina o desenrolar dos acontecimentos no jogo, prevendo padrões, estratégias e sanções típicas. Apesar desta estrutura ter sua origem histórica nas relações, constitui um elemento supra-relacional, ritualizado. Cada característica estrutural, verbalmente codificada, existe independente das relações, é um dos seus determinantes. Na verdade, a estrutura de uma brincadeira não determina totalmente e linearmente as interações entre os sujeitos de modo a eliminar as peculiaridades das relações; a estrutura interage com as relações anteriormente dadas. As interações nas brincadeiras serão fruto do institucionalmente dado e das relações entre seus membros. A partir de exemplos de brincadeiras tradicionais tais como, peteca (bola de gude), papagaio, tratos, elástico e outras, serão analisados aspectos estruturais que condicionam e interagem com as relações. Acredita-se que a investigação de tais fatores seja importante tanto para melhor descrição da brincadeira quanto para compreensão das relações entre os membros do grupo bem como da transmissão da cultura da brincadeira.

    Resumo em Inglês:

    Traditionally, street play has played an important role in structuring child social organization and culture. This study of child play focuses on play as a spontaneous phenomenon which occurs without adult guidance and written rules. In all cultures each play activity has a particular structure which defines it. In general, this structure leads to the development of particular game patterns, strategies, and sanctions. Although this structure arose from child interactions, it constitutes a ritualized "supra-relationship"; that is, although each verbally-coded structural characteristic may exist independently from constraints placed on it, the same may act as a determinant in some situations. In practice, play structure does not affect child interactions, in the sense of eliminating particular types of interpersonal relations that were previously established. Beginning with traditional games such as marbles, kiting, and tag, those structural aspects that condition, or interact with interpersonal relations were studied. It is believed that a thorough investigation of these factors is necessary in order to better describe the nature of games and comprehend how within-group relations influence the transmission of play culture.
  • O conceito de morte em crianças portadoras de doenças crônicas

    Torres, Wilma da Costa

    Resumo em Português:

    O estudo investiga a relação entre o nível cognitivo e o conceito de morte em crianças portadoras de doenças crônicas e compara a evolução deste conceito entre essas crianças e crianças sadias do mesmo nível cognitivo e mesmo nível sócio econômico (carência). Foram empregadas tarefas piagetianas para a avaliação do nível cognitivo e o Instrumento de Sondagem do Conceito de Morte (Torres, 1979) para avaliar o conceito de morte-biológica. A amostra foi constituída de 167 crianças portadoras de doenças crônicas e 142 crianças sadias já testadas em estudo precedente (Torres, 1996). Os resultados revelaram que a defasagem cognitiva, encontrada em crianças carentes, em relação aos padrões piagetianos não está agravada nas crianças doentes. A doença crônica embora se manifeste inicialmente como um fator desestruturante na aquisição do conceito de morte (fase pré-operacional), surge na fase seguinte (operacional-concreta) como um fator de amadurecimento na compreensão deste conceito.

    Resumo em Inglês:

    This study investigates the relationship between cognitive level and the concept of death in children with chronic diseases and compares the evolution of this concept between these children and healthy ones with the same cognitive level and the same socio economics background (poor). Cognitive level was avaliated through piagetian tasks and the Probing Tool for Concept of Death (Torres, 1979), measured the concept of biologic death. The sample included 167 chronic diseased children and 142 healthy children that had been tested in a previous study (Torres, 1996). The results showed that cognitive level of deprived children according piagetian standards is not worst among diseased children. Although chronic diseases initially appears as a deconstructive factor for the acquisition of the concept of death (pre-operational phase), in the following phase (operational-concrete) it appears as a factor conducing to a maturer understading of this concept.
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