Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia: Teoria e Pesquisa, Volume: 19, Número: 1, Publicado: 2003
  • Documento sem título Editorial

    Cruz, Antonio Pedro de Mello
  • Contribuições teóricas recentes ao estudo da criatividade

    Alencar, Eunice M. L. Soriano de; Fleith, Denise de Souza

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta três abordagens recentes no estudo da criatividade, a saber: a Teoria do Investimento em Criatividade, de Sternberg, o Modelo Componencial da Criatividade, de Amabile, e a Perspectiva de Sistemas, de Csikszentmihalyi. Esses teóricos atribuem a produção criativa a um conjunto de fatores, que interagem de forma complexa, referentes tanto ao indivíduo quanto a variáveis sociais, culturais e históricas do ambiente onde o indivíduo se encontra inserido. Tais abordagens contrastam com contribuições teóricas anteriores pela ênfase a distintos elementos do contexto social, que oportunizam e reconhecem, em maior ou menor extensão, a expressão criativa.

    Resumo em Inglês:

    The paper presents three recent approaches to the study of creativity: Sternberg's Investment Theory of Creativity, Amabile's Componential Model of Creativity, and Csikszentmihalyi's Systems Perspective of Creativity. These authors state that the creative production is the result of a set of factors which interact in a complex way, referring to the person as to the social, cultural, and historical variables of the environment in which he/she is included. Such approaches contrast with previous theoretical contributions by emphasizing distinct elements of the social context which nurture and recognize, to different degrees, the creative expression.
  • O ceticismo probabilístico e a psicologia

    Engelmann, Arno

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta uma pesquisa psicológica na qual sujeitos humanos se manifestam por meio de relatos verbais a questões chamadas de filosóficas. No caso presente, as perguntas referem-se a alguns fundamentos da doutrina cética probabilista. Os sujeitos foram 46 pessoas que assistiram à minha conferência, durante a 31ª Reunião da Sociedade de Psicologia, no Rio de Janeiro em 2001. O método consistia em duas perguntas escritas do tipo verdadeiro-falso. Os resultados confirmaram minhas hipóteses que não existe semelhança entre a consciência imediata do sujeito e as consciências de outras pessoas e que, além disso, cada consciência imediata é diferente da própria consciência de um minuto atrás. Mais tarde, interessados no assunto poderão realizar pesquisas mais bem elaboradas. Em segundo lugar, o artigo apresenta as hipóteses básicas que fundamentam o ceticismo probabilístico, bem mais discutidas do que em outros escritos a respeito. Chamo de hipóteses básicas as hipóteses iniciais nas quais se baseiam as inúmeras hipóteses científicas empíricas posteriores.

    Resumo em Inglês:

    The main criteria that characterize researches in which philosophical principles are manifested through human psychological verbal reports are a new realm of knowledge. An example could be the present case, where some results from probabilistic skeptic doctrine were referred as positive or negative by human subjects. Forty-six people that listened to my 2001 Rio de Janeiro lecture were the psychological subjects. Two true-false items to philosophical questions were the only methodological process. The results about (1) the non existence of similarity between each subject's immediate consciousness and the consciousness of others and (2) the difference between the subject's immediate consciousness and his one minute consciousness prior to immediate consciousness confirmed my hypotheses. Further researches about similar but better done philosophical questions could be later undertaken. In the second place, I discuss better the fundamental probabilistic skepticism basic hypotheses than I did in other writings. I call basic hypotheses the initial hypotheses that mark a foundation for numerous later empirical scientific hypotheses.
  • Estilos motivacionais de professores: propriedades psicométricas de um instrumento de avaliação

    Guimarães, Sueli Édi Rufini; Bzuneck, José Aloyseo; Boruchovitch, Evely

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi submeter à análise fatorial exploratória um instrumento de avaliação de estilos motivacionais de professores, elaborado por Deci e colaboradores, denominado Problems in School. O teste original, na forma de escala Likert, considerava a existência de um continuum com quatro diferentes estilos que contribuem para a promoção da autonomia dos estudantes. Traduzido para o português, o teste foi aplicado a 582 professores do ensino fundamental e médio de diversas regiões do Brasil. Embora os resultados da análise fatorial tenham revelado uma solução de quatro fatores ortogonalmente distintos, a suposição inicial dos autores (existência do continuum) não foi confirmada. De fato, apenas dois estilos opostos (altamente promotores de autonomia e de controle) corresponderam à proposta original de Deci et al. Surgiram problemas em relação à validade dos demais estilos. Os resultados foram discutidos e uma versão revisada da escala foi desenvolvida. São também sugeridas direções para futuras pesquisas.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to conduct an exploratory factorial analysis of Problems in School, a teachers' motivational styles evaluation instrument, constructed by Deci et al. The original instrument is in a Likert-scale format with the underlying assumption of the existence of a continuum of four different styles contributing to promote students' autonomy. Translated into portuguese, the instrument was applied to 582 elementary and junior high school teachers from several regions of Brazil. Factorial analyses revealed a solution with four orthogonal distinct factors, the authors' initial supposition (existence of a continuum) was not confirmed. In fact, only two opposite styles (both high promotion of autonomy and of control) corresponded to the Deci et al. original ideas. Problems regarding the validity of the other remaining styles emerged. Data was discussed and a revised version of the scale was developed. Directions for further research were also suggested.
  • Motivação do aprendiz de medicina: uso da escala de motivação acadêmica

    Sobral, Dejano T.

    Resumo em Português:

    O propósito do estudo foi analisar características da motivação de estudantes de medicina e sua relação com fatores acadêmicos no início do curso, pondo à prova uma versão da Escala de Motivação Acadêmica (EMA). O instrumento foi aplicado a 269 sujeitos de ambos os sexos, sendo reaplicada em 25% após um ano. Foram obtidas medidas subjetivas e objetivas do aprendizado, representando fatores motivacionais. Procedimentos estatísticos foram efetuados para configurar a validade interna e externa, incluindo análises de correlação entre componentes da EMA e as medidas seletivas. Os achados revelaram níveis satisfatórios de consistência interna, estabilidade temporal moderada e matriz de correlação das subescalas geralmente consistente. O perfil de respostas mostrou predominância de motivação autônoma e variação sexual. As correlações entre componentes da EMA e antecedentes e conseqüências motivacionais revelaram espectro de motivação compatível com influências individuais e contextuais. Os resultados dão suporte à validade do instrumento e ao seu uso no estudo de motivação universitária.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this work was to analyze features of students' motivation in relation to academic factors after one year of medical studies, testing out a version of the Academic Motivation Scale (AMS). The AMS was administered to 299 subjects of both sexes and re-administered to a 25% sample one year later. Measures of learning perceptions and achievement representing motivational factors were also obtained. Statistical procedures were done to describe the internal and external validity, including correlation analysis between the AMS components and the motivational measures. The findings showed satisfactory levels of internal consistency, moderate temporal stability and consistent inter-correlation matrix. The profile of responses revealed a predominance of autonomous motivation and a gender effect. The relationships of the AMS components with the motivational antecedents and consequences revealed a spectrum of motivation compatible with individual and contextual influences. The results support the validity of the AMS and its usefulness in the study of academic motivation.
  • Dificuldades no desenvolvimento da lectoescrita: o papel das habilidades metalinguísticas

    Guimarães, Sandra Regina Kirchner

    Resumo em Português:

    Este estudo investigou a relação entre habilidades metalingüísticas (consciência fonológica e sintática) e desempenho na leitura e na escrita (ortografia) de palavras isoladas. Foram formados três grupos de sujeitos: 20 crianças com dificuldades em leitura e escrita, cursando 3ª e 4ª séries (grupo 1); 20 crianças da 1ª série, com o mesmo nível de leitura e escrita dos sujeitos do grupo 1 (grupo 2) e 20 crianças da 3ª e 4ª séries, com a mesma idade cronológica dos sujeitos do grupo 1 (grupo 3). Esperava-se que o grupo 1 apresentasse escores inferiores nas habilidades metalingüísticas, quando comparado aos outros grupos. A hipótese foi confirmada apenas para os escores em consciência fonológica. Em relação à consciência sintática, não se observou diferença significativa entre os grupos 1 e 2, os quais tiveram um desempenho inferior ao do grupo 3. Os resultados mostraram que as dificuldades em leitura e escrita estão relacionadas predominantemente com problemas de natureza fonológica.

    Resumo em Inglês:

    This study investigated the relationship between metalinguistic skills (phonological and syntactical awareness) and the ability at reading and spelling. The study involved three groups of subjects: 20 third- and fourth-grade children with reading and spelling problems (group 1); 20 first-grade children with the same reading and spelling skill level of those in group 1 (group 2); 20 third- and fourth-grade children the same age as those in group 1 (group 3). Group 1 was expected to show lower scores on metalinguistic skills, when compared with the other groups. The hypothesis was confirmed only in what regards to phonological awareness scores. Regarding to syntactical awareness, no significant difference was observed between groups 1 and 2, whose scores were lower than those in group 3. The results of this study have shown that reading and spelling problems are predominantly linked to phonological mediation problems.
  • Significações sobre causas e prevenção das doenças em jovens adultos, adultos de meia-idade e idosos

    Reis, Joaquim C.; Fradique, Fernando S.

    Resumo em Português:

    Tem havido pouco reconhecimento em psicologia da saúde sobre a contribuição do estudo do ciclo de vida para se compreender melhor a forma como os adultos conceitualizam os processos de saúde e doença. Este artigo descreve uma pesquisa empírica sobre as significações causais e de prevenção das doenças, ao longo do ciclo de vida do adulto. Foram entrevistadas 67 pessoas, representando as diferentes fases do adulto (jovem adulto, meia-idade e idosos). Os resultados indicaram diferenças no conteúdo das significações nos diferentes subgrupos etários. No final são apontadas consequências destes dados para a Psicologia da Saúde, especificamente para os programas de Educação para a Saúde.

    Resumo em Inglês:

    There has been little recognition within health psychology of the potential contribution of lifespan developmental psychology to inform our understanding of how adults conceptualise health and disease. This paper focuses on lay people's significations about causes and prevention of disease through adult life cycle. It is based on data from conducted investigation with 67 adults, representing the differing stages within the adult years (early adulthood, middle adulthood and old age). The data indicates that significations about causes and prevention of diseases differ according to the stage of life in which they are conceived. The consequences for health psychology, namely health education, are emphasized.
  • O comportamento de crianças durante atendimento odontológico

    Possobon, Rosana de Fátima; Moraes, Antonio Bento Alves de; Costa Junior, Áderson Luiz; Ambrosano, Gláucia Maria Bovi

    Resumo em Português:

    Este trabalho avaliou o comportamento de 6 crianças com história de não - colaboração durante tratamento odontológico, que passaram por 5 sessões odontológicas, nas quais empregou-se o placebo ou o diazepam de maneira duplo - cega, além de estratégias psicológicas de manejo do comportamento (distração, explicação, reforçamento e estabelecimento de regras). As sessões foram filmadas em vídeo - tape, com marcas sonoras a cada 15 segundos, indicativas dos momentos em que os comportamentos emitidos pelos participantes (choro, movimentos de corpo e/ou cabeça, fuga e esquiva) e as estratégias de manejo do comportamento seriam registrados. Os resultados mostraram que o medicamento na dose utilizada foi eficaz para controlar os comportamentos de 1 participante, sendo que os demais não permitiram a realização do tratamento e exibiram aumento crescente da resistência ao tratamento. Parece necessário que a criança seja auxiliada a enfrentar a situação de tratamento nas sessões iniciais, impedindo o aumento da resistência.

    Resumo em Inglês:

    This research intended to investigate the use of diazepam in conjunction with behavioral strategies to manage uncooperative behavior of child dental patients. The 6 participants received dental treatment during 9 sessions. Using a double-blind design, children received placebo or diazepam and at the same time were submitted to behavior management produces (distraction, explanation, reinforcement and set rule and limits). All sessions were recorded in video-tapes biped in 15 seconds intervals, in which observers recorded child's (crying, body and/or head movements, escape and avoidance) and dentist's behavior. The results indicated that diazepam, considering the used dose, was only effective with one subject. The other participants didn't permit the treatment and showed an increase in their resistance. The behavioral preparation strategies for dental treatment should have been more precisely planned in order to help the child to face the real dental treatment conditions mainly in the first sessions avoiding to reinforce inappropriate behaviors.
  • Teste de complementação de letras: estímulos para uso no Brasil

    Pompéia, Sabine; Paes, Ângela Tavares; Bueno, Orlando Francisco Amodeo

    Resumo em Português:

    Testes de complementação de letras (em inglês ''stem-completion tests'') são amplamente utilizado na literatura internacional para avaliar memória. Não existem no Brasil, porém, trabalhos que propõem estímulos adequados para uso nesse tipo de teste. O objetivo do presente experimento foi selecionar conjuntos de três letras (tríades) que completam palavras em português do Brasil adequadas para maximizar a verificação de memória. Foram obtidos padrões de complementação ao acaso de 137 tríades que completam pelo menos 10 outras palavras comuns em nosso idioma e manipulados fatores que poderiam influenciar nas estimativas de memória usando essas tríades. Verificou-se que, dependendo da probabilidade de complementação das tríades com a palavra mais freqüentemente utilizada ao acaso, não é possível verificar efeitos de memória; ou seja, a taxa de complementação de estímulos familiares (previamente expostos) não é distinguível da linha de base. Foram propostas diretrizes para a seleção de tríades e estímulos adequados para maximizar a obtenção de índices de memória em testes indiretos de complementação.

    Resumo em Inglês:

    Stem-completion tests are commonly used to assess memory. In Brazil, however, there are no publications that propose adequate stimuli for use in this type of task. Our objective was to select adequate word-stems to maximize memory assessment using this task in Brazil. We obtained chance-completion profiles of 137 word-stems that completed at least 10 common words in Portuguese from Brazil and manipulated factors that could influence memory estimates using these stems. We found that depending on the chance-completion of the most frequently used word to complete a stem it is not possible to show memory effects; that is, completion with familiar stimuli (seen before) is not distinguishable from baseline. Guidelines are proposed for the selection of adequate stems and stimuli to maximize the acquisition of memory estimates using indirect stem-completion tasks.
  • Emergência de classes seqüenciais após treino com pareamento consistente

    Lima, Mylena Pinto; Assis, Grauben

    Resumo em Português:

    Relações de ordem podem ser documentadas por meio de testes comportamentais através das propriedades de assimetria, transitividade e conectividade. A emergência de classes seqüenciais pode ser estabelecidas de diferentes maneiras, inclusive a partir do matching to sample com pareamento consistente de estímulos e sem conseqüências imediatas. O presente estudo buscou verificar o efeito do treino com pareamento consistente entre estímulos visuais sobre desempenhos emergentes. Cinco universitários de ambos os sexos foram submetidos ao treino das relações condicionais AB, AC e AD. A tarefa dos participantes era responder ordinalmente a dígitos e formas geométricas abstratas. Em seguida, os participantes foram expostos a testes para ordenação de três seqüências diferentes com cinco estímulos. Três participantes alcançaram o critério de acerto e apresentaram um responder consistente nos testes. Os resultados indicaram que o treino foi efetivo no estabelecimento de relações de ordem entre estímulos e replicam dados da literatura no estabelecimento de desempenho seqüencial após treino com matching to sample.

    Resumo em Inglês:

    Order relations can be documented by behavioral tests that evaluate whether such relations posses the properties of asymmetry, transitivity and connectedness. We used matching to sample with prerequisites for the emergence of sequential class. In the present study, we assess whether sequential classes were also produced after a trial with consistent matching, without immediate differential consequences. Five undergraduate students of both sexes were submitted to the training of conditional relations AB, AC and AD. The participants task were to choose abstract geometric figure from digits. After teaching the conditional relations, the participants were exposed to tests of ordering the stimuli in three sequences with five different stimuli, tests for ordering pairs of the stimuli that occupied adjacent and not adjacent positions in the sequence of five stimuli, and tests of multiple substitutions of stimuli, without additional training. Three participants reached the learning criterion in the training of the conditional relations and obtained high number of successes in the sequential tests. The consistency training without immediate differential consequences was effective to establish order relations among stimuli, without explicit training with normal adult participants. These results replicate data reported the literature on the establishment of sequential performance after matching to sample training.
  • A natureza coletiva do elo linguagem-subjetividade

    Tedesco, Silvia

    Resumo em Português:

    O trabalho analisa a natureza do elo entre linguagem e subjetividade. Apoiado em argumentos originados na vertente pragmática de estudos da lingüística e da filosofia, o artigo defende a inclusão da abordagem pragmática também no domínio da psicologia da linguagem. Nesta direção, sublinha-se a importância da dimensão coletiva do elo linguagem-subjetividade, capaz de elucidar o plano da gênese constante destes processos. Por fim, propõe-se a noção de estilo-subjetividade, esclarecedora deste elo em sua natureza performativa, produtora de novos sentidos, de realidades e de modalidade subjetivas.

    Resumo em Inglês:

    The paper analyzes the connection between language and subjectivity. Based on arguments derived from the pragmatic perspective in linguistic and philosophical studies, we propose the inclusion of a pragmatic approach in the domain of the psychology of language. We then emphasize the importance of considering a collective dimension of the pair language-subjectivity, in order to shed light upon the plan of constant generation of those processes. At last, we introduce the notion of style-subjectivity, which will elucidate the pair language-subjectivity in its performative nature, producing new senses, realities and subjective modalities.
  • Quem são eles?

    Martins, Francisco; Costa, Arílson Corrêa da

    Resumo em Português:

    O texto apresenta análises e reflexões desenvolvidas no Laboratório de Psicopatologia e Psicanálise da Universidade de Brasília acerca da questão do(s) 'ele(s)' na obra O Processo, de Franz Kafka, e em um caso de delírio de perseguição. Investigou-se especialmente o estatuto do pronome 'ele' na paranóia. O trabalho mostra que o entendimento do que ''é (são) ele(s)'' é elemento essencial para a elucidação da questão da estranheza na psicose e da construção da atividade delirante. O estudo da dimensão referencial da linguagem se revela então particularmente importante. Ao longo do texto são apontadas algumas questões e articulações entre a análise procedida, a psicanálise, a fenomenologia e a comunicação lingüística, tendo como hipótese essencial que a psicose consiste na perda e reconstrução narcísica da função referencial da linguagem.

    Resumo em Inglês:

    The text presents analysis and reflections developed at the Psychopathology and Psychoanalysis Laboratory of the University of Brasilia on the issue of the ''he (they)'' in Franz Kafka's work The Process and on a case of persecution delusion. The particular status of pronoun ''he'' in paranoia is investigated. The paper shows that the understanding of what ''he (they) is (are)'' is an essential element for elucidating the experience of the strangeness in psychosis and the construction of the delusional activity. The study of the referential dimension of language then proves to be of paramount importance. Along the text one points out some issues and articulations between the analysis carried out, psychoanalysis, phenomenology and linguistic communication, having as the essential hypothesis the assumption that psychosis consists on the loss and narcissistic reconstruction of the referential function of language.
  • Resenha: tempo de gestar: encontros terapêuticos com gestantes à luz da preocupação materna primária

    Ferreira, Jacirema Cléia
  • Notícia: homenagem ao 45º aniversário da morte de Wilhelm Reich

    Matthiesen, Sara Quenzer
  • Notícia: VI Conferência Internacional Sobre Filosofia, Psiquiatria e Psicologia - ''Ética, Linguagem e Sofrimento''

    Costa, Ileno Izídio da
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com