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Psicologia: Teoria e Pesquisa, Volume: 20, Número: 3, Publicado: 2004
  • Editorial

  • Desenvolvimento da brincadeira e linguagem em bebês de 20 meses

    Mendes, Deise Maria Leal Fernandes; Moura, Maria Lucia Seidl de

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou analisar a relação entre brincadeira e linguagem no desenvolvimento inicial. Participaram 30 díades mãe-bebê, das classes baixa e média da cidade do Rio de Janeiro, com bebês de 20 meses de idade. A brincadeira dos bebês (sozinhos e com a mãe) foi observada, registrada em vídeo e classificada segundo seu caráter funcional/simbólico. Sua capacidade de produção de linguagem foi medida pelo instrumento MacArthur (Inventário do Desenvolvimento de Habilidades Comunicativas - BATES). As análises envolveram ainda aspectos afetivos e cognitivos da fala materna e seu nível de escolaridade. Não foi encontrada correlação entre os dois domínios, suscitando discussão metodológica e acerca da hipótese de interrelação entre domínios cognitivos. Contudo, se verificou um importante aspecto relativo à brincadeira conjunta: a brincadeira do bebê aos 20 meses, com a participação da mãe, ganha em duração e complexidade, o que parece apontar para a influência materna no desenvolvimento dessa habilidade.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed at analyzing the relation between language and play in initial stages of development. An empirical research with 30 dyads mother-baby of lower and middle classes in the city of Rio de Janeiro, was performed. The babies were 20 months old. Babies’ play (alone and with their mothers) were observed, registered in video, and classified according to their functional/symbolic characteristics. Babies’ language production was measured using the MacArthur Communicative Development Inventory. The analysis made also involved cognitive and affective aspects of mother’s talk and her educational level. It was not found correlations between the two domains, inducing discussions about both the interrelation between cognitive domains, and methodological issues. However, an important aspect was verified with relation to collaborative: play in 20 months old babies with mother’s participation, gains in duration and complexity. Perhaps, this result points to the maternal influence in the development of play ability.
  • Expectativas e sentimentos da gestante em relação ao seu bebê

    Piccinini, Cesar Augusto; Gomes, Aline Grill; Moreira, Lisandra Espíndula; Lopes, Rita Sobreira

    Resumo em Português:

    A relação da mãe com seu bebê vai se constituindo desde o período pré-natal, e é influenciada pelas expectativas que ela tem sobre o bebê e pela interação que estabelece com ele. Esta primeira relação serve de prelúdio para a relação mãe-bebê que se estabelece depois do nascimento. O objetivo deste estudo foi investigar as expectativas e os sentimentos das gestantes em relação ao bebê. Participaram 39 gestantes primíparas, no último trimestre de gestação, com idades entre 19 e 37 anos. As gestantes foram entrevistadas individualmente e as suas respostas foram examinadas através de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que as mães procuram, já desde a gestação, oferecer mais identidade ao bebê, atribuindo-lhe expectativas e sentimentos quanto ao seu sexo, nome, características psicológicas, saúde, além de interagirem com ele. Isto parece reverter em um investimento importante à constituição psíquica do bebê, além de possibilitar o exercício da maternidade.

    Resumo em Inglês:

    The mother’s relationship with her baby is constructed since the prenatal period and is influenced by her expectations regarding the baby and the interaction she establishes with him/her. This first relationship serves as a prelude of the mother-infant relationship established after birth. The aim of this study was to investigate the pregnant women’s expectations and feelings regarding the baby. Thirty-nine primiparous pregnant women, in the last trimester of gestation, aged 19 to 37, took part in this study. The pregnant women were individually interviewed and their answers were examined through content analysis. The results indicated that, since pregnancy, mothers try to give the baby more identity, holding expectations and feelings regarding his/her sex, name, psychological characteristics, health, besides interacting with him/her. This seems to constitute an important investment for the baby’s psychic constitution, besides enabling mothering.
  • Depressão materna e interação mãe-bebê no final do primeiro ano de vida

    Schwengber, Daniela Delias de Sousa; Piccinini, Cesar Augusto

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi o de examinar eventuais diferenças na interação mãe-bebê entre mães com e sem depressão no final do primeiro ano de vida do bebê. Participaram 26 díades mãe-bebê, 11 com mães com indicadores de depressão e 15 com mães sem indicadores. A designação aos dois grupos ocorreu com base nos escores do Inventário Beck de Depressão. Análise dos totais de comportamentos maternos e infantis durante sessão de observação do brinquedo livre revelou que mães com indicadores de depressão apresentaram menos comportamentos facilitadores da exploração de brinquedos pelos bebês enquanto seus filhos mostraram mais afeto negativo. Além disso, mães com indicadores de depressão evidenciaram mais apatia, mantiveram menos a atenção de seus filhos nos brinquedos e demonstraram menos ternura e afeição e seus bebês apresentaram mais vocalizações negativas. Esses resultados apóiam as expectativas de que a depressão materna pode ocasionar um impacto negativo na interação mãe-bebê.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to examine eventual differences in mother-infant interaction between mothers with and without indicators of depression by the end of the first year of the baby’s life. Twenty-six mother-infant dyads, eleven comprising mothers with indicators of depression and fifteen with mothers without indicators, took part in the study. The assignment to both groups was based on scores on the Beck Depression Inventory. Analysis of the total of maternal and infant behaviours during a free-play observation session revealed that mothers with indicators of depression presented less behaviours that facilitate exploration of toys by the infant, and their children presented more negative affect. Furthermore, mothers with indicators of depression showed more apathy, kept less their children’s attention in the toys, demonstrated less tenderness and affection, and their babies presented more negative vocalizations. These results give support to the expectations that maternal depression may produce a negative impact on mother-infant interaction.
  • Resiliência e desenvolvimento infantil de crianças que cuidam de crianças: uma visão em perspectiva

    Poletto, Michele; Wagner, Tânia Maria Cemin; Koller, Sílvia Helena

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve como objetivo investigar como meninas em situação de risco estão lidando com a situação de risco de se responsabilizar por irmãos menores e pelos cuidados da casa. Quatro meninas com idades entre oito e 12 anos foram entrevistadas. As informações coletadas foram submetidas ao método de análise qualitativa lefevriano. Os resultados revelaram que as situações e os riscos a que as meninas estão submetidas deflagram o uso da capacidade de resiliência, demonstrando que conseguem utilizar diferentes recursos de modo a enfrentar e superar seus problemas e dificuldades.

    Resumo em Inglês:

    The present study aimed to investigate how girls at risk are dealing with the responsibility of taking care of their younger siblings and home tasks. Four girls, eight to 12 year-old were interviewed. The data were analyzed by lefevrian qualitative method. The results revealed that the situations and the risks that the girls are submitted deflagrate resilience, demonstrating that they can use different ways and resources to face and to overcome their problems and difficulties.
  • Estereótipos de gênero aplicados a mulheres atletas

    Melo, Gislane Ferreira de; Giavoni, Adriana; Tróccoli, Bartholomeu Torres

    Resumo em Português:

    O propósito deste estudo foi avaliar se as características do desporto e o biotipo de mulheres atletas desencadeiam a aplicação de estereótipos sexuais. Foram avaliados três grupos que diferiam quanto ao envolvimento com o desporto: a) grupo 1 - formado por atletas, b) grupo 2 - formado por alunos e profissionais de Educação Física e c) grupo 3 - formado por sedentários. O instrumento utilizado foi o Inventário dos Esquemas de Gênero do Autoconceito (IEGA). Análises de variância multivariada (One-Way MANOVA) foram realizadas correlacionando a variável independente "grupo" com os fatores das escalas masculina e feminina (variáveis dependentes) do instrumento. Os resultados demonstraram que os grupos não diferem em relação aos fatores da escala masculina, mas o grupo 3 difere dos demais grupos em relação aos fatores Sensualidade e Responsabilidade da escala feminina. Conclui-se que as características do desporto somadas e o biotipo das atletas contribuem para a aplicação de estereótipos sexuais.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article was to evaluate if the sport characteristics and athlete biotype promote sex stereotypes applications. Three groups with different sport involvement were analyzed: a) group 1 - compounded by athletes, b) group 2 - compounded by Physical Educators (students and teachers) and c) group 3 - compounded by sedentary people. The Self-Concept Gender Schemas Inventory (IEGA) was used to evaluate the sample. One Way Multivariate Analysis of Variance (MANOVA) were performed among "groups" (independent variable) and masculine and feminine factors (dependent variables) of the instrument. The results showed that there were no differences among groups in masculine factors, but there were in feminine factors Sensuality and Responsibility. The sedentary people perceived female athletes as having fewer feminine characteristics than the other groups did. These results confirm the hypothesis that sport characteristics and athlete biotype promote sex stereotypes applications.
  • Representações de grupos nacionais entre jovens segundo o grupo étnico

    Beldarrain-Durandegui, Angel; Souza Filho, Edson A. de

    Resumo em Português:

    O objetivo desta pesquisa foi descrever representações sociais (R.S.) sobre nações, segundo grupo étnico-racial autodefinido. Adotamos o referencial teórico das R.S. de Moscovici, articulado às teorias sobre relações intergrupais. Estudantes secundaristas de escolas públicas do Rio de Janeiro, autodefinidos como negro (n = 31), moreno (n = 88) e branco (n = 100), responderam um questionário sobre o Brasil, os EUA e os países árabes/muçulmanos. Sobre o Brasil, o "branco" enfatizou Estado/nação e interações interpessoais; o "negro", indivíduo e grupos particulares e, o "moreno", indivíduo face às normas sociais. O "moreno" mostrou dificuldade de manutenção de fronteiras intergrupais e menor distinção social. O "branco" descreveu os EUA como país que realça o indivíduo e considerou o Brasil mais satisfatório em termos interpessoais, segundo o modelo de "homem cordial" de Buarque de Holanda. A dificuldade de representar o Brasil em termos culturais, indica o menor reconhecimento das culturas negra e índia na construção social da sociedade brasileira.

    Resumo em Inglês:

    This research aimed at describing social representations (S.R.) about nations, according to self-defined ethnic-racial groups. We adopted Moscovici’s theoretical referencial of S.R., in conjunction with intergroup relation theories. Secondary school students from public schools of Rio de Janeiro, self-defined as Black (n = 31), Dark-skinned (n = 88) and White (n = 100), answered a questionnaire about Brazil, USA and Arab/Muslim countries. On Brazil, White people emphasized State/Nation and interpersonal interactions; Black people, the individual and particular groups; and Dark-skinned people, individual facing social norms. Dark-skinned people showed difficulty of keeping intergroup boundaries and low social distinction. White people described the USA as a country that enhances the individual and considered Brazil more satisfactory in interpersonal terms, according to the "cordial man’s" model of Buarque de Holanda. The difficulty to represent Brazil in terms of culture indicates the lower recognition of Black and Native-American cultures in the social construction of the Brazilian society.
  • Uma avaliação das críticas de Chomsky ao Verbal Behavior à luz das réplicas behavioristas

    Justi, Francis Ricardo dos Reis; Araujo, Saulo de Freitas

    Resumo em Português:

    Os cognitivistas têm assumido que as críticas de Chomsky ao Verbal Behavior refutaram definitivamente a proposta skinneriana. No entanto, mesmo com mais de dez anos de atraso, as réplicas behavioristas à resenha de Chomsky começaram a aparecer. O presente trabalho faz uma revisão desse debate tendo como foco o possível caráter definitivo das críticas de Chomsky. A partir deste ponto de vista, conclui-se que nenhuma das críticas de Chomsky ao tratamento skinneriano do comportamento verbal é definitiva. Porém, algumas observações de Chomsky ainda podem oferecer desafios, como a questão da tautologia na lei do condicionamento operante e a crítica ao abandono do conceito de referência.

    Resumo em Inglês:

    Cognitive psychologists have taken for granted that Chomsky's review of Verbal Behavior presents a refutation of Skinner's theory. However, only ten years after the Chomsky's review, the behaviorists replies to Chomsky started to appear. This work presents a review of this issue focusing on the possible conclusive character of Chomsky's criticisms. On this point of view, none of Chomsky's arguments against Skinner's theory of verbal behavior are conclusive. However, some of Chomsky's criticisms would still posit challenges, as the problem of tautology in operant conditioning's law and the criticism of the dismissing of the reference concept.
  • Notas sobre a noção de inconsciente em Wundt e Leibniz

    Honda, Hélio

    Resumo em Português:

    O artigo inicia discutindo os equívocos da leitura dos psicólogos anglo-americanos, motivados pela perspectiva empirista a partir da qual tentaram compreender a psicologia de Wundt. Em seguida, discute a noção de inconsciente em Wundt e mostra sua vinculação com o racionalismo da filosofia de Leibniz. Defende que a compreensão de teorias e sistemas em psicologia impõe como necessidade a consideração de seus fundamentos epistemológicos e filosóficos.

    Resumo em Inglês:

    The article begins discussing the misunderstandings of the Anglo-American psychologists' reading, motivated by the empiricist perspective from which they tried to understand the Wundt's psychology. Soon after, explicit the concept of unconscious in Wundt, and it shows its relationship with the rationalism of Leibniz's philosophy. It defends that the understanding of theories and systems in psychology imposes the need of considering of their epistemological and philosophical foundations.
  • Efeitos de panfletos informativos sobre a Aids em adolescentes

    Camargo, Brigido Vizeu; Barbará, Andréa

    Resumo em Português:

    Este estudo buscou responder se diferentes materiais informativos impressos (panfletos), sobre a transmissão do HIV, podem favorecer ou dificultar o conhecimento desta doença e a atitude frente ao preservativo em adolescentes do ensino médio. Participaram 300 estudantes de escolas públicas e particulares das cidades de Florianópolis, Itajaí e Balneário Camboriú. Utilizaram-se três tipos de panfletos (A - Adolescência e aids; B - Adolescência, drogas e aids; C - Adolescência, sexualidade e aids), e três questionários (antes, após a leitura de panfletos e 10 dias depois). Para a análise empregou-se o teste de diferença entre médias (t de Student) e a análise de variância (MANOVA), através do programa informático SPSS 11.1. Os dados indicaram a existência de impactos positivos da leitura dos panfletos no conhecimento, mas em relação à atitude ao preservativo não houve alterações significativas. Pode-se avaliar como positiva a utilização de panfletos como estratégias preventivas frente à aids.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed at answering if different printed informatives on HIV transmission (leaflets) can facilitate or make difficult the knowledge about the disease and the attitude towards condoms among high school students. Three hundred secondary students from public and private schools from the cities of Florianópolis, Itajaí and Balneário Camboriú participated. Three types of leaflets were used (A - Adolescence and AIDS; B - Adolescent, drugs and AIDS; C - Adolescence, sexuality and AIDS), and three questionnaires (before, after reading the leaflets and 10 days later). The test of differences between means (Student's t) and analysis of variance (MANOVA) were employed for data analysis, through the software SPSS 11.1. The data indicated the existence of positive impacts of the reading of leaflets on AIDS knowledge, but there were no significant changes concerning the attitude towards condoms. The use of informative leaflets as preventive strategies against AIDS can be evaluated as positive.
  • Avaliação do medo em crianças brasileiras: a relevância no medo odontológico

    Moraes, Antonio Bento Alves de; Ambrosano, Gláucia Maria Bovi; Possobon, Rosana de Fátima; Costa Junior, Áderson Luiz

    Resumo em Português:

    O medo de dentista pode aumentar a duração do tratamento odontológico e produzir resultados aquém do esperado. As crianças exibem comportamentos de fuga ou esquiva que podem estar relacionadas à situação de tratamento odontológico. Este estudo investigou as principais fontes de medo, inclusive medo de dentista, em crianças, utilizando-se uma versão adaptada do FSSC-R. O instrumento foi aplicado a 549 crianças divididas em três grupos: G1 - crianças de escola particular; G2 - crianças de escola pública e; G3 - crianças de escola pública que foram avaliadas durante tratamento odontológico. Observaram-se escores mais elevados de medo para meninas, quando comparados a meninos. Considerando todos os grupos, a "injeção" foi o quinto estímulo de medo para G3, o oitavo para o G1 e o décimo quarto para o G2. Itens de relações familiares, como "discussão entre pais", "pais gritam com você" e "ouvindo meus pais discutindo", foram considerados geradores de medo, sugerindo que conflitos familiares podem contribuir para o desenvolvimento de transtornos emocionais das crianças.

    Resumo em Inglês:

    Fear frequently interferes with dental treatment procedures, producing delays and poor technical quality results. Patients exhibit avoidance and escape behaviors that may be related to aversive childhood experiences in dental treatment situations. The aim of this study was to identify the most frequent children's fears, including dental ones, using an adaptation of the FSSC-R. This instrument was used to assess 549 children divided in three groups: (G1) private school children, (G2) public school children and (G3) public school children who were surveyed during dental treatment. Results indicated higher dental fear scores for females when compared with male children. Considering all groups studied, "injection" was the 5th higher fear for the group G3, 8th for the group G1 and 14th for the group G2. Family relationship items such as "parents fighting", "parents yelling at you", "hearing my parents argue", were considered frequent fears, suggesting that family conflicts may contribute to children's emotional problems.
  • Notícia: Carolina Martuscelli Bori, analista do comportamento, pesquisadora

    Todorov, João Claudio
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