Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia: Teoria e Pesquisa, Volume: 21, Número: 3, Publicado: 2005
  • Editorial

  • O conceito de saúde e suas implicações nas práticas psicológicas

    Medeiros, Patricia Flores de; Bernardes, Anita Guazzelli; Guareschi, Neuza M. F.

    Resumo em Português:

    O artigo objetiva problematizar a relação entre saúde e Psicologia quando abordadas a partir da discussão das práticas discursivas, formas de subjetivação e relações de poder fundamentadas em uma abordagem foucaultiana. A discussão questiona como se conformam determinados modos de subjetivação mediante o dispositivo da saúde no campo das políticas públicas. Pretende-se, com isto, visibilizar como práticas em Psicologia forjam tanto o conceito de saúde no qual se sustentam essas práticas, quanto os sujeitos que são os objetos dessas práticas, enquanto o modo de como esses podem e devem ser pensados. Para percorrer a relação entre Psicologia e Saúde tomamos três eixos que constituem a Psicologia como ciência (razão, inconsciente e psicotécnicas) e procuramos demonstrar como esses eixos possibilitam a emergência da saúde no campo da Psicologia.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to analyze the relation between health and Psychology through the discussion on discursive practices, ways of subjectivation and power relations based on a Foucaultian approach. It questions how certain ways of subjectivation obey the standards of the health resources in the field of public policies. Therefore, we intend to show how health concept is constructed by psychological practices. These practices do not only produce the subjects, who are their very objects, but they also produce the way they can and must be thought. In order to understand the relation between psychology and health, we take three theoretical aspects that constitute Psychology as a science (the reason, the unconscious and the psychological instruments) to demonstrate how these aspects make the emergence of health in the field of Psychology.
  • Prolongamento da amamentação após o primeiro ano de vida: argumentos das mães

    Carrascoza, Karina Camillo; Costa Junior, Áderson Luiz; Ambrosano, Glaucia Maria Bovi; Moraes, Antônio Bento Alves de

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi identificar e analisar as justificativas referidas por mães para prolongar o aleitamento materno de seus filhos além do primeiro ano de vida da criança. A metodologia envolveu o estudo de 40 mães cujos filhos eram atendidos pelo Centro de Pesquisa e Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais - Cepae - da Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP. Para que a mãe fosse incluída no estudo, deveria estar amamentando depois do 12º mês de vida da criança. As participantes foram entrevistadas individualmente, utilizando-se um questionário específico. Todas as entrevistas foram gravadas em áudio. Os resultados mostraram que o motivo mais referido pelas mães para a manutenção da amamentação foi o prazer materno. Também foi observado que a proximidade mãe-bebê favorece o prolongamento do aleitamento. Estudos ainda são requeridos para obtenção de análises funcionais mais precisas de variáveis que levam ao prolongamento ou interrupção do aleitamento materno.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to identify and analyze the reasons pointed by mothers to prolong breastfeeding beyond the first year of the child’s life. The study involved 40 mothers whose children were treated in the Preventive Program of Research and Dental Treatment Center for Special Patients - Dental School of Piracicaba - UNICAMP. The group consisted of mothers who prolonged the breastfeeding beyond the baby’s first year of life. All mothers were surveyed by a researcher using a specific questionnaire. In order to avoid information loss, the interviews were taped, then transcripted. Results showed that the main cause of the extended breastfeeding was "maternal pleasure". It was also observed that the mother and infant attachment favors prolonged breastfeeding occurrence. Further studies should be carried out for more accurate functional analyses of variable that lead to extend breastfeeding or to wean.
  • Crianças e adolescentes vivendo com HIV/Aids e suas famílias: aspectos psicossociais e enfrentamento

    Seidl, Eliane Maria Fleury; Rossi, Walnicéia dos Santos; Viana, Keylla Furuhashi; Meneses, Ana Karenine F. de; Meireles, Everson

    Resumo em Português:

    O estudo teve por objetivos: descrever aspectos sociodemográficos, médico-clínicos e da organização familiar de crianças e adolescentes soropositivos infectados pela transmissão vertical; descrever dificuldades e estressores percebidos pelos cuidadores sobre aspectos psicossociais e do tratamento para o HIV e analisar estratégias de enfrentamento utilizadas. Participaram 43 cuidadores primários, a maioria (N = 24) mães soropositivas; a idade variou de 18 a 68 anos. Os instrumentos incluíram entrevista semi-estruturada e a Escala Modos de Enfrentamento de Problemas (EMEP). Os resultados revelaram a presença de dificuldades em áreas como adesão ao tratamento, revelação do diagnóstico para a criança/adolescente e informação sobre o diagnóstico na escola. Quanto às estratégias de enfrentamento, houve predomínio de busca de práticas religiosas/pensamento fantasioso e focalização no problema, segundo escores da EMEP. O estudo indica a necessidade das equipes de saúde se qualificarem para atendimento a demandas psicossociais, visando atenção integral e interdisciplinar a familiares e crianças/adolescentes vivendo com HIV/aids.

    Resumo em Inglês:

    The objectives of this study were to describe socio-demographic and medical aspects of children and adolescents who acquired HIV infection during the prenatal period. It also intends to describe de organizational aspects of their families; to delineate difficulties and stressors perceived by caregivers based upon psychosocial and HIV-related issues, so that it became able to analyze coping strategies utilized, one of the main objectives of this paper. Forty-three primary caregivers took part in this research, most of them were mothers infected with HIV (24), between the ages of 18 and 68. The instruments used included a semi-structured interview and the Ways of Coping with Problems Scale (WCPS). The results revealed difficulties in areas such as adherence to treatment, disclosure of diagnosis to children/adolescents and providing of information about the diagnosis at school. With reference to the coping strategies, there was a predominance of search for religious practices/fantastical thoughts and problem focusing, according to the scores of the WCPS. The study corroborates the necessity for health care professionals to strive to sharpen their professional expertise to attend psychosocial demands, endeavoring to devote interdisciplinary attention to children and adolescents living with HIV/AIDS, as well as their family members.
  • Contribuições da pesquisa psicogenética para a educação escolar

    Chakur, Cilene Ribeiro de Sá Leite

    Resumo em Português:

    O artigo aborda as relações entre a Psicologia e a Educação, tomando especialmente a perspectiva psicogenética, cujas teorias enriquecem tanto a Psicologia quanto a Educação. Apresenta, inicialmente, breve histórico dos estudos psicológicos do desenvolvimento humano, salientando as várias fases pelas quais se constituiu a Psicologia do Desenvolvimento. Trata, em seguida, das idéias centrais da teoria psicogenética piagetiana e de suas vertentes funcionalista e sócio-interacionista e comenta, por fim, a tendência das pesquisas sobre os conhecimentos sociais e conteúdos escolares, levantando suas contribuições para a educação escolar.

    Resumo em Inglês:

    The paper approaches the relationships between Psychology and Education, especially taking the psychogenetic perspective’s theories, which enriched the Psychology as much as the Education field. After brief record of the psychological studies of the human development and pointing out the several phases which constituted the Psychology of the Development, the paper deals with the central ideas of Piaget’s psychogenetic theory and its functionalist and social-interactionist views. Finally, it comments the tendency of the researches on the social knowledge and school contents, pointing out their contributions for the school education.
  • Emergência de relações numéricas sob controle condicional em crianças surdas

    Souza, Ruth Daisy Capistrano de; Assis, Grauben José Alves de

    Resumo em Português:

    Os estudos sobre classes ordinais têm apresentado diversos achados experimentais para a compreensão das relações entre estímulos em seqüências. O objetivo do presente trabalho foi investigar se esses resultados seriam obtidos em crianças com surdez. Um procedimento de treino por encadeamento envolveu três classes de estímulos: A = nomes impressos dos números, B = numerais em língua brasileira de sinais e, C = formas abstratas, com valores de 1 a 6. O participante deveria responder na presença da cor vermelha a seqüência A1->A2->A3-> A4->A5->A6 e na presença da cor verde: A6->A5-> A4->A3->A2->A1. Após responder corretamente cada seqüência, uma animação gráfica era apresentada na tela. Após revisão da linha de base, testes eram aplicados para avaliar transitividade e conectividade na emergência de classes ordinais. Os resultados mostraram que os participantes responderam prontamente. Conclui-se que o procedimento é eficiente na formação de comportamentos conceituais numéricos e que os estímulos eram funcionalmente equivalentes.

    Resumo em Inglês:

    Studies focusing on the formation of ordinal classes have reported a number of experimental findings on the comprehension of sequential stimulus relations. The aim of this investigation was to replicate previous findings in deaf children. A procedure was used to chain responses to three stimuli classes: A = printed number names, B = numbers presented in Brazilian Sign Language and C = abstract forms in different quantities. The values varied from 1 to 6. Each participant responded in the presence of green-colored stimuli, presented in a A1->A2->A3 ->A4->A5->A6 sequence; then to red-colored stimuli: in the A6->A5 ->A4->A3->A2 ->A1 sequence. After having responded correctly to each sequence, an animated figure appeared on the screen. After a revised baseline for each response sequence, tests of transitivity and connectivity were administered in order to evaluate the emergence of ordinal classes. The results showed that the participants responded quickly. In conclusion, it can be said that the procedure was efficient in facilitating the acquisition of numerical concepts, and showed the emergence of equivalent stimulus classes.
  • As interações professor-professor na co-construção dos projetos pedagógicos na escola

    Raposo, Mírian; Maciel, Diva Albuquerque

    Resumo em Português:

    A qualidade das interações entre professores é uma realidade da cultura escolar de fundamental importância para o desenvolvimento do seu projeto pedagógico e do currículo vivido pelo aluno. Arquitetado nos pressupostos teóricos da abordagem sociocultural construtivista, este trabalho teve como objetivo investigar os processos co-construtivos presentes nas interações professor-professor, fundamentais para a elaboração e execução dos projetos vividos em uma escola pública de formação de professores do Distrito Federal. Participaram do estudo os 23 professores do curso normal, a coordenadora e o diretor. Procedimentos de observação participante das atividades pedagógicas de planejamento e execução de projetos e entrevista semi-estruturada com 10 desses participantes foram realizados em um período de três meses. A análise dos resultados focalizou (1) relações de confiança (2) interdependência indivíduo-grupo e (3) liderança. Estas categorias foram cruciais para o alcance dos objetivos estabelecidos na escola. Considera-se que estas são contribuições importantes da Psicologia aos cursos de formação inicial e continuada de professores.

    Resumo em Inglês:

    The observation of specific difficulties that are harmful to the accomplishment of pedagogical goals is always present in educational settings. This study is based on theoretical assumptions, which are peculiar to the socio-cultural constructivist approach. The objective was to investigate the co-constructive processes in the interactions between teachers, which are fundamental to the elaboration and execution of educational projects in a public school of the Federal District. Twenty-three teachers, the coordinator of the regular course and the principal took part in the study. Participative observable procedures were used in the analysis of the pedagogical activities that were accomplished during the planning and execution of educacional projects. Semi-structured interviews were used for a three-month period. The analysis of the findings focused on (1) relationships of trust (2) interdependence individual-group and (3) leadership, which proved to be crucial factors to accomplish the common goals established. These are important inputs from Psychology to the primary and ongoing teacher’s training programs.
  • Desempenho no jogo, estratégias de aprendizagem e compreensão na leitura

    Gomes, Maria Aparecida Mezzalira; Boruchovitch, Evely

    Resumo em Português:

    Considerando a escassez de instrumentos nacionais de avaliação psicoeducacional e a importância das estratégias de aprendizagem na escolarização formal, este estudo objetivou: a) analisar o potencial do jogo Bingo Melhor Estudante, adaptado para avaliar as percepções das características de um bom estudante, entre 29 alunos de 4ª série do ensino fundamental de uma escola pública; b) verificar as relações entre o desempenho dos participantes no jogo, num teste de compreensão em leitura e numa escala de estratégias de aprendizagem. Os dados foram coletados mediante o jogo, o teste de compreensão de leitura e a escala e, analisados qualitativa e quantitativamente. O jogo parece útil para a avaliação das percepções das características de um bom estudante. Correlações significativas foram encontradas entre o desempenho no jogo, na escala e no Cloze. Os dados são discutidos à luz da Psicologia Cognitiva baseada na Teoria do Processamento da Informação.

    Resumo em Inglês:

    Considering the lack of national instruments of psychoeducational evaluation and the importance of learning strategies during formal education, this study had the following objectives: a) to analyze the potential of Bingo The Best Student, an adapted game, to evaluate pupils’ perceptions of the characteristics of a good student, among 29 fourth grade students of a public school, and b) to examine relationships between participants’ achievement in the game, in a Cloze test, and in a learning strategies scale. Data was collected through a game session, an administration of both a Cloze test and a learning strategy scale. Results were analyzed qualitatively and quantitatively. It seems that the adapted game is useful to evaluate pupils’ perceptions of characteristics of a good student. Significant correlations were found between participants’ achievement in the game, in the scale and in cloze. Data is discussed within the cognitive psychology based on information processing theory framework.
  • Decisão de carreira entre estudantes em fim de curso universitário

    Teixeira, Marco Antônio Pereira; Gomes, William B.

    Resumo em Português:

    O estudo avaliou a contribuição de clareza de autoconceito, auto-eficácia profissional, comportamento exploratório, participação em atividades acadêmicas de formação, situação do mercado de trabalho e percepção pessoal de oportunidades profissionais na predição da decisão de carreira, entre estudantes em fim de curso universitário. Participaram 252 estudantes com idades entre 20 e 30 anos, que responderam um instrumento de auto-relato desenvolvido para a pesquisa. Uma análise de regressão mostrou que as variáveis percepção de oportunidades, auto-eficácia profissional e clareza de autoconceito foram as que mais contribuíram para a predição da decisão de carreira. Neste sentido, interpretou-se que a formação universitária contemple com mais ênfase o aspecto da prática profissional, como forma de promover o desenvolvimento do autoconceito e da auto-eficácia. Sugere-se que a universidade ofereça atividades relacionadas ao desenvolvimento de metas profissionais para que os estudantes lidem de modo efetivo com a transição para o mercado de trabalho.

    Resumo em Inglês:

    This study evaluated the contribution of self-concept clarity, professional self-efficacy, exploratory behavior, participation in academic activities, labor market situation, perception of barriers to entrance in the labor market, perceived support to career plan, and perceived level of work opportunities in the predicting career decision-making among senior college students. Subjects (252 students between 20 and 30 years old) completed a self-report instrument specially developed for this research. Regression analysis showed that perceived level of work opportunities, professional self-efficacy, and self-concept clarity were the variables that contributed most to the prediction of career decision-making. The study highlights the need of an emphasis on practical aspects of professional education in university training, as a way to assist students in developing self-concept and self-efficacy. It also suggests that the university should teach students to cope effectively with their transition to the labor market, and to develop the abilities to set professional goals and utilize career development strategies.
  • O jato de ar quente como estímulo punidor em rattus norvegicus

    Carvalho Neto, Marcus Bentes de; Maestri, Thrissy Collares; Tobias, Gracy Kelly da Silva; Ribeiro, Thalita Coutinho; Coutinho, Eduarda Cristina Notargiacomo Novaes; Miccione, Mariana Moraes; Oliveira, Rita de Cássia Valente; Ferreira, Fabiane Soraia da Silva; Farias, Danielle Chaves de; Moreira, Daniele

    Resumo em Português:

    Na pesquisa experimental sobre controle aversivo, o choque elétrico tem sido predominantemente utilizado como estímulo punidor. O presente trabalho descreve o uso de um equipamento que emite um jato de ar quente o qual pode ser um estímulo alternativo a ser usado em estudos sobre contingências aversivas. A função punidora do jato de ar quente foi avaliada tanto quando aplicado continuamente (CRF) quanto intermitentemente (FR3) e nos dois casos foi registrada supressão parcial (98,4% e 71,15%, respectivamente) da resposta de pressão à barra previamente fortalecida de forma contínua. A supressão foi maior na punição contínua, corroborando os dados com choque elétrico descritos na literatura. O equipamento e o estímulo mostraram-se adequados do ponto de vista técnico e científico e o aparato pode ser uma alternativa atraente do ponto de vista econômico.

    Resumo em Inglês:

    In experimental research on aversive control, electric shock has been predominantly used as a punisher stimulus. The present work describes the use of an apparatus that produces a hot air blast which can be an alternative stimulus to be used in research on aversive contingencies. The punishing function of the hot air blast was evaluated in both continuous (CRF) and intermittent (FR3) schedules and, in both cases, a partial suppression (98,4% and 71,15%, respectively) of the lever press responding was found, after a history of the continuous reinforcement. Suppression was bigger when the punishing stimulus was applied continuously and these data corroborate the data obtained with electric shock, described in the literature. Both the apparatus and the stimulus seemed to be appropriate from a technical and scientific perspective and the apparatus may become an attractive alternative from a financial standpoint.
  • Abuso sexual infantil e dinâmica familiar: aspectos observados em processos jurídicos

    Habigzang, Luísa F.; Koller, Sílvia H.; Azevedo, Gabriela Azen; Machado, Paula Xavier

    Resumo em Português:

    O abuso sexual infantil é um problema de saúde pública, devido à elevada incidência epidemiológica e aos sérios prejuízos para o desenvolvimento das vítimas. A dinâmica desta forma de violência é complexa, envolvendo aspectos psicológicos, sociais e legais. Este estudo apresenta o mapeamento de fatores de risco para abuso sexual intrafamiliar identificados nos processos jurídicos do Ministério Público do Rio Grande do Sul - Brasil por violência sexual, no período entre 1992 e 1998. A análise de 71 expedientes apresenta o perfil das vítimas e a caracterização da violência sexual, dos agressores e das famílias. Os resultados apontaram que o desemprego, famílias reconstituídas, abuso de álcool e drogas, dificuldades econômicas e presença de outras formas de violência constituíram os principais fatores de risco associados ao abuso sexual. Tais resultados podem subsidiar ações preventivas e terapêuticas para situações de violência sexual contra crianças e adolescentes.

    Resumo em Inglês:

    The sexual abuse of children is a public health issue, due to the high epidemic incidence and to the serious damages for the victims’ development. The dynamic of this kind of violence is complex, involving psychological, social and legal aspects. This work maps the risk factors for intrafamiliar sexual abuse, identified in the juridical processes of the public prosecution service of Rio Grande do Sul - Brazil, during the period between 1992 and 1998. The analysis of 71 files shows the victims’ profile and the characterization of the perpetrators, of the families and of sexual violence event. The results point that the unemployment, reconstituted families, alcohol and drug abuse, economical difficulties and other kinds of violence constituted the main risk factors associated to the sexual abuse. Such results can subsidize preventive and therapeutic actions against children and adolescents sexual violence.
  • Divergência de gênero em turmas de educação física

    Cardoso, Fernando Luiz; Felipe, Maura Lúcia; Hedegaard, Claus

    Resumo em Português:

    Avaliou-se um grupo de estudantes previamente indicados pelos seus professores de Educação Física como sendo "divergentes" em termos de identidade de gênero. Este estudo sugere que os professores confundem divergência de gênero com comportamento motor descoordenado. Isto talvez se deva porque estes enfatizem demais as habilidades motoras estandartes e as utilizem de forma equivocada como um critério para avaliar divergência da identidade de gênero. No entanto, os 10 estudantes previamente indicados como divergentes em relação aos colegas do mesmo sexo, têm mais amigos do sexo oposto, interagem mais com grupos do sexo oposto, preferem atividades físicas típicas do sexo oposto, demonstram menos conhecimento sobre sexo e preferem atividades individuais às coletivas, atividades menos complexas, menos agressivas e com menor embate corporal.

    Resumo em Inglês:

    We evaluate a group of students, presumed by their physical education teachers to be gender divergent. This study suggests that PE teachers confuse "gender-divergence" with uncoordinated motor behaviors. This may be because PE classes emphasize motor abilities and coordination and PE teachers may pay particular attention to these characteristics and use them (wrongly) as a criterion for gender divergence. However, the 10 presumed "divergent students" differ from their peers by being more likely to have friends of the opposite sex, interacting with groups of the opposite sex, preferring physical activities typical of the opposite sex, demonstrating less knowledge of sex, preferring interactive rather than collaborative activities and preferring more individual, less complex, less aggressive activities with less body contact.
  • Uso de indicadores em pesquisas de orientação psicanalítica: um debate conceitual

    Kupfer, Maria Cristina Machado; Voltolini, Rinaldo

    Resumo em Português:

    Pretende-se, no presente trabalho, apresentar um debate em torno dos impasses teóricos e das possibilidades do uso de indicadores clínicos em pesquisas de orientação psicanalítica. O uso de indicadores clínicos, já consagrado na área da Saúde, mas ainda polêmico na clínica psicanalítica, pode ser reconsiderado levando em conta várias aproximações possíveis entre o modo de produzir conhecimento em psicanálise e aquele utilizado em outras ciências afins. Segue-se a essa argumentação um debate no qual se examinam as tensões existentes entre o discurso psicanalítico e o médico, não para afastá-los, mas para produzir uma articulação entre eles.

    Resumo em Inglês:

    The work aims to discuss the use of clinical indicators in researchers on psychoanalytic orientation. The use of those indicators in the health field is already well stablished, but it is unusual in the psychoanalytical research. Nevertheless, it is possible to put together, in some aspects, the way of producing knowledge in psychoanalysis and the way used by similar sciences. Based on the idea previously exposed, the examination of the existing tensions created between the psychoanalytical and medical speeches, not separating them, but producing an articulation of the two fields is discussed.
  • O cotidiano nos múltiplos espaços contemporâneos

    Nicolaci-da-Costa, Ana Maria

    Resumo em Português:

    Uma das características mais marcantes do período moderno foi a da concepção de um tempo longo, no qual eram possíveis a conquista do espaço e o planejamento do futuro. Já na contemporaneidade, a diacronia moderna dá lugar a um eterno presente. Neste presente, espaços sincrônicos se multiplicam. As novas tecnologias da informação e telecomunicação, principalmente a Internet e a telefonia celular, introduzem alterações nos espaços físicos e geram espaços alternativos a estes. Neste artigo é realizada uma revisão, forçosamente incompleta, da extensa literatura transdisciplinar sobre esses novos espaços contemporâneos e seus efeitos sobre os homens, mulheres e crianças que neles vivem.

    Resumo em Inglês:

    One of the most distinctive characteristics of the modern era was the concept of an enduring length of time, during which it was possible to conquer space and make long-term plans. In the present era, the long time of modernity gave way to an ever-lasting present. In such a present, co-existing spaces multiply. New information and telecommunication technologies, mainly the Internet and mobile telephony, introduce alterations in physical spaces and generate new alternative spaces. This paper presents an inevitably incomplete review of the extensive transdisciplinary literature on these contemporary spaces and their effects on the men, women and children who inhabit them.
  • Resenha: tábula rasa: a negação contemporânea da natureza humana

    Nassif, Lílian Erichsen
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com