Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia: Teoria e Pesquisa, Volume: 23, Número: 4, Publicado: 2007
  • Prenúncio de novos tempos Editorial

    Conceição, Maria Inês Gandolfo
  • Práticas educativas de pais e mães de crianças aos 18 meses de idade

    Piccinini, Cesar Augusto; Frizzo, Giana Bitencourt; Alvarenga, Patrícia; Lopes, Rita Sobreira; Tudge, Jonathan

    Resumo em Português:

    O presente estudo investigou eventuais diferenças nas práticas educativas de mães e pais de crianças de 18 meses de idade. Participaram 34 famílias de diferentes níveis socioeconômicos que tinham um único filho(a). As mães e os pais responderam separadamente a uma entrevista sobre práticas educativas envolvendo seis situações do dia-a-dia da criança. Análise de conteúdo revelou uma predominância de práticas indutivas relatadas tanto pelas mães como pelos pais, seguidas de práticas coercitivas e de não-interferência. Contudo, não houve diferença significativa entre as práticas mencionadas pelas mães e pais, nem entre os diferentes níveis socioeconômicos, em nenhuma das categorias examinadas. Os resultados são discutidos considerando-se as repercussões do surgimento da assertividade e da fase inicial do desenvolvimento da linguagem em que se encontravam as crianças sobre as práticas educativas parentais.

    Resumo em Inglês:

    The present study investigated eventual differences in educative practices of mothers and fathers of 18-month-old children. Thirty-four families of different socioeconomic levels who had only one child took part in the study. The mothers and fathers answered separately an interview on educative practices involving six daily situations of the child. The content analysis revealed a predominance of inductive practices reported both by mothers and fathers, followed by coercitive and non-interference practices. However, no significant differences were found between the practices mentioned by mothers and fathers, or between the different socioeconomic levels in none of the examined categories. The results are discussed taking into consideration the repercussions of the appearance of assertiveness and of the initial phase of language development of the children on parental educative practices.
  • Desenvolvimento humano: desafios para a compreensão das trajetórias probabilísticas

    Sifuentes, Thirza Reis; Dessen, Maria Auxiliadora; Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de

    Resumo em Português:

    A abordagem teórica do desenvolvimento humano exige uma perspectiva interdisciplinar, a qual contemple a interface de diferentes saberes. Seguindo uma trilha antes delineada pela abordagem sistêmica do desenvolvimento e pela abordagem bioecológica, a "Ciência do Desenvolvimento", surge ao final do século XX, imprimindo uma marca importante na compreensão das principais questões relativas ao campo do desenvolvimento. Neste trabalho, apresentamos e discutimos alguns tópicos centrais desta ciência. A ênfase no desenvolvimento como processo versus produto das interações; o significado das mudanças e continuidades no tempo; e, o papel do próprio sujeito, assim como o da cultura e dos contextos ecológicos, entre os fatores constitutivos das redes relacionais em que se circunscreve o desenvolvimento, ao longo do curso de vida, são aspectos que se destacam na discussão.

    Resumo em Inglês:

    The theoretical approach of human development demands an interdisciplinary perspective that contemplates the interface of different knowledge fields. Following a path previously defined by the systemic approach of learning and by the bio-ecological approach, the "Science of Development" has emerged in the last decades of the 20th century, imprinting an important mark in the comprehension of the main issues of human development. In this work, we present and discuss some of the core issues of this science: the emphasis on the development as a process versus a product of the interactions; the meaning of the changes and continuities over time; and the role of the person as well as that of the culture and the ecological contexts among the constituent factors of the relational systems where development takes place along life-time.
  • Leitura recombinativa em pessoas com necessidades educacionais especiais: análise do controle parcial pelas sílabas

    Alves, Keila Regina Sales; Kato, Olivia Misae; Assis, Grauben José Alves de; Maranhão, Carolina Monteiro de Albuquerque

    Resumo em Português:

    O controle parcial silábico dificulta a leitura recombinativa, podendo ser revertido por procedimentos de ensino. Verificou-se o controle silábico e efeitos de procedimentos de ensino nessa leitura. A três alunos especiais foram ensinadas relações palavras ditadas-desenhos e palavras ditadas-palavras escritas e testada a leitura compreensiva e textual das palavras de ensino e de generalização com recombinação de sílabas. Caso essa leitura não ocorresse, eram aplicadas sondas de controle silábico e ensinos isolados e combinados. Caso ocorresse, eram aplicados testes A'B'/A'C'/B'C'/C'B'. Os três participantes demonstraram leitura compreensiva das palavras de ensino. Dois deles apresentaram prontamente a leitura textual dessas palavras. A leitura textual e compreensiva das palavras de generalização ocorreu após a segunda seqüência de ensinos. O controle parcial por uma sílaba dificulta a generalização da leitura por recombinação silábica e esse controle pode ser revertido por procedimentos de ensino que garantam a discriminação visual e sonora das sílabas e sua reprodução oral.

    Resumo em Inglês:

    The syllabic restricted control makes the recombinational reading difficult; however it can be reverted by some teaching procedures. This study verified the syllabic control and the effects of teaching procedures. Three special students were taught the dictated words-pictures and dictated words-written words relations, and tested the textual and comprehensive reading of taught and generalized words with syllables recombination. If this reading did not occur, syllabic control probes were applied together with isolated and combined teaching. If the reading occurred, A'B'/A'C'/B'C'/C'B' tests were applied. The three participants demonstrated comprehensive reading of the taught words. Two of them presented the textual reading of these words promptly. The textual and comprehensive reading of the generalized words occurred after the second teaching sequence. The restricted control by one syllable makes the generalized reading by syllabic recombination difficult, but this control can be reverted through some teaching procedures that guarantee the visual and sound discrimination and oral reproduction of the syllables.
  • O conceito de executivo central e suas origens

    Oliveira, Rosinda Martins

    Resumo em Português:

    O interesse no Executivo Central (EC) cresce a cada dia em vista da observação de disfunção executiva em patologias como o transtorno do déficit de atenção. Entretanto, embora existam referências a esse conceito na literatura nacional, não há nenhum estudo dedicado a um detalhamento teórico a seu respeito. Este trabalho apresenta o conceito de Executivo Central e suas origens teóricas. O EC se caracteriza como um coordenador das operações mentais. A concepção desse sistema remonta à dicotomia entre processos controlados e automáticos. O EC foi explorado na Psicologia soviética e, no contexto da teoria do processamento da informação, seu funcionamento foi explicitado no modelo composto por um Sistema Atencional Supervisor e um organizador pré-programado. Conhecer as origens do conceito de Executivo Central pode trazer novas idéias sobre o seu desenvolvimento normal ou patológico.

    Resumo em Inglês:

    The interest in the Central Executive grows each day in view of the observation of executive dysfunction in pathologies like TDAh. However, although references to this concept exist in the specialized literature in Brazil, there is a lack of theoretical studies about this subject. This article presents the Central Executive concept and its theoretical origins. The Central Executive is a coordinator of mental operations. The conception of this system goes back to the dichotomy between controlled and automatic processes. It was explored in Russian Psychology and, in the context of cognitive psychology, its functioning was explained in a model composed of a Supervisory Attentional System and a prescheduled organizer. Knowing the origins of the Central Executive concept may bring new ideas about its normal or pathological development.
  • Desenvolvimento de um jogo terapêutico para prevenção da recaída e motivação para mudança em jovens usuários de drogas

    Williams, Anna Virginia; Meyer, Elisabeth; Pechansky, Flavio

    Resumo em Português:

    Apesar da alta prevalência do abuso, e dependência de drogas entre jovens, existe uma falta de intervenções originais desenvolvidas especificamente para o tratamento dessa população. Este estudo objetivou desenvolver uma técnica no formato de um jogo de cartas para ser utilizado no tratamento de jovens usuários de drogas. A técnica foi intitulada "Jogo da Escolha", e a sua elaboração envolveu: adaptação da linguagem, avaliação do conteúdo e elaboração de suas instruções junto aos profissionais de dependência química. Após um estudo-piloto, foram realizadas modificações nas instruções e no formato de aplicação, obtendo-se a versão atual do "Jogo da Escolha". O jogo demonstra ser útil para trabalhar crenças típicas de jovens usuários de drogas e promover estratégias de enfrentamento em situações de risco.

    Resumo em Inglês:

    In spite of the high prevalence of drug abuse and dependence among youngsters, there is a lack of original interventions specifically developed for the treatment of this population. This study aimed at developing a technique in the format of a card game to be used in the treatment of young drug users. The technique was entitled: "Game of Choice" and its elaboration involved: adaptation of the language, evaluation of its content and elaboration of its instructions next to addiction specialists. After a pilot-study, modifications in the instructions and in the application format were made, and the present version of the "Game of the Choice" was obtained. The game demonstrates to be useful to approach typical core beliefs of young drug users and to promote coping skills in risk situations.
  • Estilos de professores na promoção da motivação intrínseca: reformulação e validação de instrumento

    Bzuneck, José Aloyseo; Guimarães, Sueli Édi Rufini

    Resumo em Português:

    A presente pesquisa teve por objetivo avaliar um questionário revisado sobre estilos motivacionais de professores. O instrumento consiste de oito vinhetas que representam problemas de alunos na escola. Após cada vinheta seguem-se quatro afirmativas a serem marcadas por um adulto numa escala Likert. Cada afirmativa representa uma maneira de o adulto lidar com o problema, num continuum desde uma forma altamente controladora até altamente promotora de autonomia. Responderam aos questionários 1296 professores brasileiros dos ensinos fundamental e médio. Os dados foram submetidos à análise fatorial confirmatória, com base num modelo hipotético de quatro fatores. A análise mostrou que dois de quatro índices revelaram ajustamento adequado dos dados, ao lado de outros dois índices que tiveram ajustamento muito próximo. Desta forma, e considerando-se outros parâmetros, conclui-se que o presente questionário revisado se revela como mais capaz de identificar a estrutura do continuum dos quatro estilos motivacionais.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the present research was to evaluate a revised questionnaire about teachers' motivational styles. The instrument consists of eight short vignettes describing students problems at school. Following each vignette are four statements to be answered by an adult on a Likert Scale. Each statement represents a manner of the adult dealing with the problem, in a continuum, from highly controlling to highly autonomy supportive. 1296 elementary and secondary Brazilian teachers answered the questionnaires. The data were submitted to a confirmatory factor analysis based on a hypothetical model of four factors. The analysis indicated that two out of four indexes fitted well whereas two others came close to fitting the data. In this way, also considering other parameters, we may conclude that the present revised questionnaire is more capable to identify the continuum structure of the four motivational styles.
  • Consciência da "estrutura argumentativa" e produção textual

    Pinheiro, Regina; Leitão, Selma

    Resumo em Português:

    A suposição cognitivista de que a consciência de um "esquema argumentativo" oriente as produções textuais dos indivíduos está longe de ser pacífica. Alternativamente, sugere-se que os elementos incluídos num texto seriam determinados pela consciência a respeito de parâmetros da situação de produção textual (finalidade, destinatário, etc.). Partindo-se desta controvérsia, investigou-se em que medida a reflexão sobre a "estrutura argumentativa" exerceria um impacto sobre os elementos que crianças e adultos jovens incorporariam a seus textos. A análise dos resultados mostrou que: ponto de vista e justificativa foram os elementos considerados indispensáveis a uma escrita argumentativa. Antecipação de contra-argumentos foi vista como relevante para a consecução do objetivo persuasivo do texto apenas quando eram rebatidos. A reflexão sobre elementos da "estrutura argumentativa" nem sempre correspondeu à inclusão destes nos textos produzidos. Tal inclusão dependeu primordialmente da avaliação dos elementos que mais contribuiriam para a consecução da finalidade persuasiva do texto - consciência retórica.

    Resumo em Inglês:

    The cognitive supposition that the awareness of an "argumentative scheme" gives orientation to the textual productions of individuals is rather controversial. As an alternative, it is suggested that the elements included in a text are determined by the awareness regarding the parameters of the situation of textual production (finality, the receiver, etc.). Starting from this controversy, the study investigated to which extent the reflection over the "argumentative structure" would exercise an impact over the elements that children and young adults would incorporate into their texts. The analysis of the results showed that: point of view and justification were the elements considered indispensable to an argumentative writing. The anticipation of counter-arguments was seen as relevant for the success of the persuasive objective of the text only when they were refuted. The reflection over elements of the "argumentative structure" did not always correspond to their inclusion in the texts produced. Such inclusion depended primarily on the evaluation of the elements that most contributed to the success of the persuasive finality of the text - rhetorical awareness.
  • "Falácia da conjunção": definição e variáveis de controle

    Rodrigues, Lílian Cavalheiro; Abreu-Rodrigues, Josele

    Resumo em Português:

    A falácia da conjunção ocorre quando a conjunção de dois eventos é julgada como mais provável de ocorrer do que seus eventos constituintes. Esse fenômeno tem sido investigado principalmente por psicólogos cognitivistas, mas, recentemente, tem atraído o interesse de alguns analistas do comportamento. O presente trabalho consiste em um resumo da literatura sobre falácia, no qual são enfatizadas as estratégias metodológicas utilizadas e os resultados empíricos obtidos. Dentre as variáveis controladoras analisadas, são destacadas a representatividade, o uso inadequado de regras probabilísticas, as experiências passadas com os eventos constituintes e compostos, o treino estatístico e os aspectos verbais e contextuais.

    Resumo em Inglês:

    The conjunction fallacy occurs when the conjunction of two events is judged as more probable to occur than its constituent events. This phenomenon has been investigated mainly by cognitive psychologists but, recently, it has called the attention of some behavior analysts. The present study summarizes the literature on fallacy, emphasizing the methodological strategies used and the empirical results attained. Among the control variables analyzed, some special attention is given to the representativeness, the inadequate use of probabilistic rules, the previous experiences with constituent and compound events, the statistical training, and verbal and contextual aspects.
  • Auto-regulação: diferenças em função do ano e área em alunos universitários

    Ribeiro, Iolanda da Silva; Silva, Carla Ferreira da

    Resumo em Português:

    Neste estudo procura-se analisar a existência de diferenças nas estratégias auto-regulatórias de alunos universitários em áreas de formação distintas. Participaram 518 alunos de três níveis (inicial, intermédio e final) das áreas de ciências e humanidades. Aplicou-se a escala "CHE - Comportamentos e hábitos de estudo e aprendizagem", que avalia cinco dimensões: estratégias cognitivas de transformação e manipulação da informação, organização e planeamento de rotinas, gestão e monitorização, aquisição e selecção da informação, e reforço motivacional. Verificou-se uma maior utilização das estratégias cognitivas e metacognitivas de gestão e monitorização apesar dos resultados não indicarem diferenças substantivas entre os alunos diferenciados por nível e área. Os resultados podem indicar estabilidade nos comportamentos ou limitações no tipo de instrumento e amostra utilizada. O estudo de mudanças nestas estratégias deverá ser conduzido com recurso a delineamentos longitudinais. O impacto da estabilidade deverá ser ponderado na elaboração de projectos de intervenção.

    Resumo em Inglês:

    In this study we seek to analyze the existence of differences in self-regulating strategies of university students in distinct graduation areas. 518 students of three levels (initial, intermediate and final) of science and humanities fields participated. We used the scale "Behavior and study skill", which evaluates five dimensions: cognitive strategies of transformation and manipulation of information, organization and planning of routines, management and monitoring, information acquisition and selection, and motivational reinforcement. A higher use of cognitive and metacognitive strategies of management and monitoring was noted although the results do not indicate major differences between students in different levels and graduation areas. The results can indicate stability in the behaviors or limitations in the type of instrument and in the sample used. The study of changes in these strategies must be carried out having in mind longitudinal outlines. The impact of the stability should be taken into account while elaborating intervention projects.
  • Comportamento humano e normas de conduta em economia solidária: relato de experiência

    Cortegoso, Ana Lucia; Porto, Vanessa Camargo Franchini Correa

    Resumo em Português:

    Este texto relata a aplicação de procedimento para promover formulação de regras em empreendimentos solidários a partir do conceito de comportamento (relação entre classes de respostas e de estímulos antecedentes e subseqüentes) por membros de uma cooperativa, como parte de capacitação para trabalho cooperativo. Oito mulheres participaram de oficina na qual foram apresentadas informações sobre importância de regras e conceito de comportamento, indicaram comportamentos desejáveis por parte de membros de um empreendimento solidário, descreveram relações comportamentais, desejáveis e indesejáveis, do ponto de vista do grupo, evidenciando capacidade de identificar aspectos relevantes dessas relações e contingências potencialmente mantenedoras de comportamentos de interesse.

    Resumo em Inglês:

    This study is about the application of a procedure to promote rules formulation in solidarity based enterprises as from the concept of behavior (relations among reply categories and preceding and subsequent stimuli) by members of a cooperative, as part of their capacity development for cooperative work. Eight women participated in a workshop in which information about rules relevance and behavior concept were presented; they pointed out desirable behaviors by members of a solidarity based enterprise, described desirable and undesirable behavioral relations according to the group's point of view, demonstrating capacity to identify relevant aspects of these relations and potential contingencies to the maintenance of these behaviors.
  • O pensamento em Watson: rompendo com o legado metafísico e buscando uma referência materializante

    Oliveira, Cláudio Ivan de; Pires, Anderson Clayton

    Resumo em Português:

    O trabalho de Watson sobre o pensamento foi tratado inadequadamente por muitos intérpretes, gerando uma lacuna na interpretação histórica visto que Watson exerceu ampla influência sobre a Psicologia. Nosso objetivo é sanar parte deste problema esclarecendo as principais posições de Watson sobre pensamento. Nossa hipótese é que a teoria watsoniana sobre o pensamento como hábito é uma forma de referencialização materializante influenciada pela desmetafisicização do pensamento Ocidental proveniente do Iluminismo. Admitimos que a teoria de Watson reproduziu premissas do erro de categoria cartesiano. Assumimos também que a prioritária associação entre pensamento e linguagem watsoniana denuncia influências indiretas da tradição filosófica grega clássica.

    Resumo em Inglês:

    The work of Watson about thinking was treated inadequately by many interpreters, generating a gap in the history of Psychology, since Watson exerted ample influence on Psychology. Our objective is to elucidate part of this problem by clarifying the main Watson´s positions about the thought. Our hypothesis is that the Watson's theory about thinking as a habit is a form of materializing reference, influenced by the demetaphysization of the Western thought originating from the Iluminism. We admit that his theory reproduced premises of the Cartesian error of category. We also assume that the prioritary association between thinking and language in Watson denounces indirect influences of the classic greek philosophical tradition.
  • Hamlet e o problema da verdade

    Coelho, Maria Thereza Ávila Dantas

    Resumo em Português:

    Este artigo discute o problema da verdade, a partir da obra Hamlet e da produção teórica da Psicanálise. Objetiva mostrar a centralidade de tal problema, tanto no teatro quanto no processo analítico, e explorar alguns de seus aspectos tais como a estrutura de ficção e as relações com o desejo e as pulsões. Após ressaltar a dimensão mortífera da verdade, problematiza as suas ligações com o saber e a posição do analista. Para tanto, utiliza-se da clássica interpretação de Freud sobre a peça shakespeariana e de avanços teóricos e interpretativos efetuados por Jacques Lacan. Por fim, o presente estudo reafirma a posição segundo a qual o que se espera de um analista é que ele faça funcionar seu saber em termos de verdade, e não o contrário. Nessa direção, sublinha que é impossível uma apreensão totalizadora da verdade, apontando que sempre algo resta por conceber.

    Resumo em Inglês:

    This paper is aimed at discussing the problem of the truth, based on the play Hamlet and on the theoretical production of the Psychoanalysis. It is intended to show the centrality of the matter, in the theater as well as in the analytical process and also to explore some of its aspects such as the fiction structure and the relations with desire and instincts. After emphasizing the lethal dimension of the truth, it argues its connections with knowledge and the analyst's position. To attain this aim, the classical interpretation of Freud about the Shakespeare's play and the theoretical and interpretative advances made by Jacques Lacan were used. Finally, this study corroborates the position that the analyst must express his knowledge in terms of the truth, and not the opposite. In this direction, it highlights that it is impossible to achieve a total apprehension of the truth, pointing out that there is always something to be conceived.
  • A angústia epistemológica na psicologia

    Silveira, Ronie Alexsandro Teles da; Hüning, Simone Maria

    Resumo em Português:

    Nesse texto, nos propomos a tratar do problema da diversidade epistemológica. Sua inspiração original pode ser identificada no que denominamos de "angústia epistemológica": a dúvida sobre que direção tomar diante da diversidade de opções hoje disponíveis no campo da Psicologia. O problema central que o caracteriza está ligado a como devemos enfrentar as diferenças existentes entre formas de se produzir conhecimento em Psicologia. Entendemos que é no limite entre a possibilidade e a impossibilidade do encontro e do diálogo que se pode construir o conhecimento em Psicologia, tomando o estranhamento, a diferença, a alteridade, como constitutivos da produção de conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at discussing the epistemological diversity issue. Its original inspiration may be identified in what we call "epistemological anguish": a doubt on which direction to take in view of the diversity of options available today in the field of Psychology. The main problem that characterizes it is related to how we must face the existent differences among forms of generating knowledge in Psychology. We understand that it is in the limit between the possibility and the impossibility of the meeting and the dialogue that one can generate knowledge in Psychology, taking the problem, the difference, the alterity as constitutive elements of the generation of knowledge.
  • Resenha: "mas ele diz que me ama...": cegueira relacional e violência conjugal

    Guimarães, Fabrício; Silva, Eduardo Chaves da; Maciel, Sérgio Alberto Bitencourt
  • Notícia: Alvaro Tamayo

    Porto, Juliana Barreiros
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com