Psicologia: Teoria e Pesquisa, Volume: 24, Issue: 4, Published: 2008
  • Novos ventos Editorial

    Abreu-Rodrigues, Josele
  • Children's mental representations of parental figures

    Custódio, Susana; Cruz, Orlanda

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo apresenta uma investigação, realizada em Portugal, sobre a relação entre as representações mentais das crianças acerca dos pais, enquanto figuras de afecto e de disciplina, e a competência social dessas crianças. Participaram no estudo 59 crianças de 8 e 9 anos. As suas representações foram analisadas a partir do conteúdo e da estrutura das narrativas construídas em resposta à Entrevista de Avaliação das Representações das Crianças acerca das Figuras Parentais; a competência social foi avaliada a partir da adaptação portuguesa do Social Skills Rating System - form for teachers, que permite obter valores de habilidades sociais, problemas de comportamento e realização escolar. Os resultados revelam uma relação entre as representações que as crianças têm dos pais como figuras rejeitantes e como figuras punitivas e as habilidades sociais, os problemas internalizados de comportamento e a realização acadêmica, bem como uma relação entre a coerência das representações e a competência social das crianças.

    Abstract in English:

    This article presents a study, performed in Portugal, about the relationship between child mental representations of parents as affection and disciplinary figures, and child social competence. Fifty-nine children aged 8 and 9 years participated in this research. Their mental representations were analysed by means of the content and structures of narratives elaborated in response to the Children Representations about Parental Figures Interview. Social competence was evaluated with the Portuguese adaptation of the Social Skills Rating System - form for teachers, which allows measuring values of social skills, behaviour problems, and academic competence. The results revealed a relation among children's representations of parents as rejecting and punitive figures and children's social skills, internalizing behaviour problems and school achievement, as well as a relation between the coherence of representations and children's social competence.
  • SDQ (Strengths and Difficulties Questionnaire): identification of children readers behavioral characteristics

    Stivanin, Luciene; Scheuer, Claudia Ines; Assumpção Jr, Francisco Baptista

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste estudo foi verificar características comportamentais em crianças com desenvolvimento típico de leitura, utilizando o Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). Este breve questionário é uma medida útil em psicopatologia aplicada a crianças e jovens de 4 a 16 anos. O SDQ é dividido em cinco sub-escalas: problemas no comportamento pró-social, hiperatividade, problemas emocionais, de conduta e de relacionamento. Participaram da pesquisa pais e professores de 74 crianças, que cursavam a 2ª, 3ª ou 4ª séries em uma escola pública de São Paulo. As crianças não apresentavam alterações no desenvolvimento geral e na linguagem, e nem problemas escolares. Pais e professores responderam ao questionário. As respostas ao SDQ diferiram entre pais e professores, e de acordo com o sexo e a série escolar das crianças. Estas diferenças podem refletir mudanças comportamentais e de comunicação, conseqüência de situações vivenciadas no período do desenvolvimento no qual se encontram.

    Abstract in English:

    The purpose of this study was to verify behavioral characteristics of children with typical reading development by means of the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). This brief questionnaire is a useful measure in psychopathology applied to children and young people from 4 to 16 years. The SDQ is divided in five subscales: prosocial behavior problems, hyperactivity, and emotional, conduct and relationship problems. The participants were parents and teachers of 74 children, attending 2nd,, 3rd, or 4th grades in a public school in the city of São Paulo. The children had no general development and language disorders, and scholars problems. Parents and teachers answered the questionnaires. The answers to the SDQ differed between parents and teachers, and regarding to children's gender and grade. These differences may reflect communication and behavioral changes resulting from experienced situations in children's present developmental stage.
  • Culture, self and autonomy: paving the road for children's participation

    Pires, Sergio Fernandes Senna; Branco, Angela Uchoa

    Abstract in Portuguese:

    Neste artigo são discutidas as bases do protagonismo (ou participação) infantil na sociedade: cultura, construção do self e autonomia. São apresentados os principais fundamentos teóricos da abordagem sociocultural construtivista ao se discutir o self como sistema complexo e dinâmico, co-construído mediante a interação entre sujeito ativo e canalizações culturais. Diante das práticas culturais relacionadas à institucionalização da infância, analisam-se como crenças e valores podem contribuir para a participação infantil nos processos decisórios e para a superação das limitações atuais. Conclui-se que a abordagem co-construtivista, efetivamente, pode contribuir para a promoção do protagonismo infantil, visto que destaca as dimensões da cultura e do sujeito construtivo, aí implicadas.

    Abstract in English:

    This article discusses the basic dimensions that may contribute to foster children participation in social change: culture, self-construction and autonomy. It presents theoretical concepts and principles of sociocultural constructivism related to self, here conceived as a complex and dynamic system resulting from interactions between active individual and cultural canalizations. Taking into account cultural practices related to the institutionalization of childhood, it analyzes how values and beliefs may contribute to children social participation in decision making processes, overcoming current limitations. It concludes that co-constructivism may indeed contribute to promote children social participation, since it emphasizes both culture and the constructive individual.
  • Generosity versus self interest: moral judgment of children and adolescents

    Vale, Liana Gama do; Alencar, Heloisa Moulin de

    Abstract in Portuguese:

    Este estudo investigou, em contexto psicogenético, que lugar a generosidade ocupa no universo moral de crianças e adolescentes em contraposição à satisfação de um interesse próprio. Foram entrevistados, individualmente, 30 alunos de uma escola pública de Vitória-ES, os quais foram divididos em três grupos de acordo com a faixa etária (7, 10 e 13 anos). Foi utilizada uma história-dilema que trazia um conflito entre a possibilidade de manifestar a generosidade e a oportunidade de satisfazer um interesse próprio. Em todas as faixas etárias pesquisadas, a maioria dos participantes optou pela generosidade em detrimento da satisfação do próprio interesse. A porcentagem dessa resposta na faixa etária de 10 anos, contudo, foi inferior às porcentagens nas demais idades estudadas. Pode-se afirmar, portanto, que a generosidade faz parte do universo moral infantil e adolescente. Este trabalho contribui para a expansão do campo de pesquisas sobre a moralidade e oferece importantes subsídios para propostas de educação moral que contemplem virtudes como a generosidade.

    Abstract in English:

    This study investigated, on a psychogenetic context, the place occupied by generosity in children's and adolescents' moral universe as opposed to the satisfaction of self-interest. Thirty students from a public school at Vitória-ES, divided in three groups, according to their age (7, 10 and 13 years old), were individually interviewed. It was used a story-dilemma which aroused a conflict between the possibility of manifesting generosity and the opportunity of satisfying self-interest. It was verified that, in all age groups, the majority of the participants chose generosity instead of satisfaction of their own self-interest. The percentage of this answer in the 10-year-old age group, however, was inferior to the percentage in the other age groups. It can be affirmed that generosity is a part of the moral universe of children and adolescents. This study contributes to the expansion of research on morality and offers important subsidies to moral education proposals that enhance virtues such as generosity.
  • Intersubjective negotiation of meanings in Role-Playing Games

    Guimarães, Danilo Silva; Simão, Lívia Mathias

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo focaliza o processo de negociação intersubjetiva de significados por meio da análise microgenética de sessões de Jogos de Interpretação de Papéis (Role-Playing Games). Partiu-se da suposição de que a análise de interações eu - outro durante o jogo poderia evidenciar aspectos relevantes para a compreensão das relações entre intersubjetividade e alteridade em contextos interpessoais. Os resultados da análise microgenética dos diálogos entre os jogadores evidenciaram a participação de processos psicológicos relevantes para o desenvolvimento humano, em que momentos de tensão e inquietação, característicos das relações de alteridade, alternavam-se com momentos de convergência e compartilhamento sobre os temas da conversa e sobre as posições relativas dos interlocutores.

    Abstract in English:

    This article focuses on the intersubjective process of meaning negotiation, through microgenetic analysis of Role-Playing Game sessions. We departed from the supposition that the analysis of I-other interactions, during that game, could put in evidence relevant aspects for the comprehension of the relation between intersubjectivity and otherness in interpersonal contexts. The results of the microgenetic analysis of the dialogues among the players showed the participation of important psychological processes in human development. In those processes, moments of tension and disquiet - typical of otherness relationships - were alternated with moments of convergence and sharing about the topics of the dialogue, as well as about the relational positions of the interlocutors.
  • The place of affect, the affect for the place: what do the elderly say?

    Macedo, Danielle; Oliveira, Carolina Vilela; Günther, Isolda de Araújo; Alves, Susana Martins; Nóbrega, Thaís Santos

    Abstract in Portuguese:

    Este estudo investigou os lugares favoritos, os lugares evitados e os afetos a eles relacionados como exemplos de estratégias de regulação das emoções. Um total de 340 participantes (169 homens e 171 mulheres), com idades entre 60 e 90 anos, residentes em Brasília e Natal, responderam individualmente a uma entrevista semi-estruturada, indicando os lugares favoritos quando se sentem alegres e quando não se sentem alegres, os lugares evitados e as razões para tais escolhas. Os resultados apontam preferência por ambientes facilitadores de interação social quando se sentem alegres e, em seguida, a sua própria casa. Essas preferências se invertem, quando não se sentem alegres, sendo indicado também que lugares agitados e cheios de estimulação são evitados. Foram encontradas mais similaridades do que diferenças quanto ao local de residência e poucas diferenças quanto ao gênero. Os resultados são discutidos em termos da perspectiva do curso de vida, bem como da influência recíproca pessoa versus ambiente.

    Abstract in English:

    This study investigated the favorite and the avoided places, as well as the affects related to them as examples of environmental strategies of emotional regulation. A total of 340 participants (169 male and 171 female), between 60 to 90 years old, living in two Brazilian capitals, Brasília and Natal, responded individually to a semi-structured interview about their favorite places when they are happy and unhappy, the places they avoid and the reasons for these choices. The results point out to preferences, when they are happy, for environments that allow for social interaction and, next, for their own homes. When the respondents are not happy, the order of those preferences is reverse, and they refer also to places that are agitated and full of stimulation as avoided. It was found more similarities than differences with respect to place of residence, and few differences regarding to gender. Results are discussed in terms of the lifespan perspective as well as the reciprocal influence between person versus environment.
  • Behavior and barriers: physical activity in institutionalized elderly

    Gobbi, Sebastião; Caritá, Leonardo Pierrobon; Hirayama, Márcio Sussumu; Quadros Junior, Antonio Carlos de; Santos, Ruth Ferreira; Gobbi, Lílian Teresa Bucken

    Abstract in Portuguese:

    Este estudo analisa as barreiras percebidas à prática de atividade física e os estágios de mudança de comportamento de idosos institucionalizados preservados cognitivamente. Trinta participantes responderam ao Mini-Exame do Estado Mental, ao Questionário sobre Estágios de Mudança de Comportamento e ao Questionário sobre Barreiras à Prática de Atividade Física. Os resultados mostraram que poucos idosos institucionalizados apresentam uma alta percepção de descrença nos benefícios da atividade física. Entretanto, muito poucos praticam atividades físicas e a maioria não pretende incluí-las em seu estilo de vida. O estágio de comportamento no qual se encontram pode estar sendo mediado pela percepção de barreiras. Conclui-se, coerentemente com as principais barreiras reportadas, que a promoção de atividade física para o idoso institucionalizado deve, prioritariamente, enfatizar a conscientização sobre os riscos do sedentarismo e os benefícios da prática mesmo na presença de doenças, bem como preparar um ambiente seguro e sem gasto financeiro individual.

    Abstract in English:

    This study analyzes the barriers perceived in relation to the practice of physical activity and stages of behavior changes in institutionalized and cognitively preserved elderly. Thirty volunteers answered to the Mini-Exam of Mental State, the Questionnaire on Stages of Behavior Changes, and the Questionnaire on Barriers to Physical Activity. The results showed that few institutionalized elderly present a high perception of disbelief on physical activity benefits. However, very few of them are engaged in it and the majority of them do not intend to include it in their lifestyle. The current stage of behavior can be mediated by the perception of barriers. It was concluded, according to the main reported barriers, that the promotion of physical activity to institutionalized elderly should emphasizes, as priorities, the awareness of the risks of a sedentary lifestyle and the benefits of physical activity even in the presence of diseases, in addition to the preparation of a safe environment and without individual costs.
  • Motherhood experience in the context of HIV/Aids in the third-month-baby

    Gonçalves, Tonantzin Ribeiro; Piccinini, Cesar Augusto

    Abstract in Portuguese:

    O estudo investigou a experiência da maternidade em portadoras do HIV/Aids aos três meses de vida do filho/a. Participaram seis mães (19 a 30 anos), de nível sócio-econômico baixo, três das quais já eram portadoras da doença quando engravidaram, enquanto as demais souberam no parto. As mães foram entrevistadas e suas respostas foram examinadas por meio de uma análise de conteúdo qualitativa baseada em quatro eixos teóricos: vida-crescimento, relacionar-se primário, matriz de apoio e reorganização da identidade. Os resultados mostraram que as mães tinham muitas preocupações com a possibilidade de infecção do filho/a e com a saúde do bebê, além de sentimentos de incerteza quanto ao futuro, culpa e medo do preconceito. Esses temores pareciam mais intensos para as mães que tiveram seu diagnóstico no parto. O estigma do HIV/Aids, conflitos familiares, dificuldades com o diagnóstico e o tratamento, além de restrições sócio-econômicas e em sua rede de apoio exigiam grande esforço emocional dessas mulheres, sugerindo a necessidade de intervenções psicossociais visando à adesão ao tratamento, à qualidade de vida e ao desenvolvimento do bebê.

    Abstract in English:

    This study investigated motherhood experience in HIV-positive women on the third-month-baby. Six mothers, aged from19 to 30, from low socioeconomic level took part in this study. Three of these mothers got pregnant knowing that they were infected, while the others were informed during or soon after delivery. The mothers were interviewed and their accounts were examined by means of a qualitative content analysis based on four themes: life-growth, primary relatedness, support matrix, and identity reorganization. The results showed that mothers were worried about having infected their babies and about his/her health. They reported also uncertainty feelings concerning to the future, guilt, and fear of discrimination. These fears seemed more intense for the three mothers who had their diagnosis during or soon after delivery. Issues such as HIV/Aids-related stigma, family conflicts, difficulties in assimilating the diagnosis and the treatment, socioeconomic difficulties and lack of support required large emotional strength from these women. The need for psychological support and psychosocial intervention with these mothers is discussed. This could contribute for their treatment adherence, their quality of life, and the development of their children.
  • Association among depression, anxiety, and quality of life in post acute myocardial infarction patients

    Lemos, Conceição; Gottschall, Carlos A.M.; Pellanda, Lucia C.; Müller, Marisa

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho investigou a freqüência da depressão em indivíduos cardiopatas, com e sem diagnóstico de infarto agudo do miocárdio (IAM), e indivíduos sem diagnóstico de cardiopatia. Trata-se de estudo prospectivo com 168 pacientes divididos em três grupos: 60 internados (diagnóstico de IAM), 49 ambulatoriais (diagnóstico de doença cardiovascular sem infarto) e 59 da população em geral (sem diagnóstico de doença cardiovascular), de ambos os sexos, entre 35 a 65 anos, investigados por meio do Inventário de Depressão de Beck (BDI), do Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) e do Teste de Qualidade de Vida (WHOQOL). A prevalência de depressão no grupo IAM foi 48,3%. As variáveis significativas associadas à depressão foram: história familiar (RC=2,82 - IC95%=1,12;7,08 - p=0,028), domínio psicológico do WHOQOL (RC=0,93 - IC95%=0,89;0,98 - p=0,006) e escore de ansiedade (RC=1,08 - IC95%=1,02;1,14 - p=0,012). Os resultados sugerem que os transtornos de depressão não são desencadeados pelo IAM, mas que estão presentes antes da admissão hospitalar, destacando a importância do rastreamento dos pacientes portadores de doença coronariana crônica.

    Abstract in English:

    This study investigated the frequency of depression in individuals with cardiovascular disease, with or without an acute myocardial infarction (AMI) diagnosis, and individuals with no cardiovascular disease. It is a prospective study with 168 patients of both genders, from 35 to 65 years old, divided into three groups: 60 inpatients (diagnosed with AMI), 49 outpatients (diagnosed with cardiovascular disease without infarction), and 59 of the general population (without diagnosis of cardiovascular disease). The groups were investigated by applying questionnaires, which included the Beck Depression Inventory (BDI), the Beck Anxiety Inventory (BAI) and the Quality of Life Test (WHOQOL). The prevalence of depression in the AMI group was 48.3%. The variables that remained significantly associated to depression were: family history (OR=2.82 - 95%CI=1.12;7.08 - p=0.028), WHOQOL psychological domain (OR=0.93 - 95%CI=0.89;0.98 - p=0.006), and anxiety score (OR=1.08 - 95%CI=1.02;1.14 - p=0.012). These results suggest that depression disorders are not triggered post-AMI but can be present before admission to the hospital, which shows the need to investigate people with chronic coronary disease.
  • Care and internment experiences in a general hospital

    Espinha, Tatiana Gomez; Amatuzzi, Mauro Martins

    Abstract in Portuguese:

    Esta é uma pesquisa fenomenológica cujo objetivo foi compreender as vivências de internação em uma enfermaria de adultos de um hospital geral, com a finalidade de trazer elementos para uma discussão sobre o cuidado prestado a essas pessoas do ponto de vista psicológico. Foram realizadas entrevistas a partir da modalidade não-diretiva ativa e redigidas sob forma de narrativa. Os resultados encontrados indicam que: (1) a hospitalização deve ser compreendida enquanto processo; (2) a condição psicológica dos participantes interferiu em sua condição física; (3) os fatos objetivos não se mostraram tão importantes para a qualidade subjetiva da internação quanto o significado de sua vivência; (4) alguns relacionamentos estabelecidos pelos participantes, durante a internação, continham reciprocidade e outros não possuíam esse elemento; (5) os cuidados relacionados a regras e rotinas hospitalares foram recebidos de maneira diferente por cada participante. Existem poucos estudos que levem em consideração a vivência da hospitalização enquanto um processo e também a qualidade subjetiva da internação.

    Abstract in English:

    This is a phenomenological research whose goal was to understand the internment experiences in an adult infirmary of a general hospital, in order to bring elements for a discussion about the psychological point of view of taking care of these people. The interviews were accomplished from an active, non-directive, modality and written under narrative form. The results indicate that: (1) hospitalization must be understood as a process; (2) the psychological condition of the participants interfered in their physical condition; (3) the objective facts were not as important for the internment subjective quality as the meaning of their experience; (4) some relationships established by the participants, during the internment, contained reciprocity and others did not have this element; and (5) care related to the hospital rules and routines was differently viewed by each participant. There are few studies that take into consideration the hospitalization experience like a process and also the internment subjective quality.
  • Where do we come from? A conceptual and historical review of couple psychotherapy

    Féres-Carneiro, Terezinha; Diniz-Neto, Orestes

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste trabalho é rever as principais tendências e mudanças, metodológicas e conceituais, da psicoterapia de casal, indicando a origem das abordagens e as mudanças na compreensão do objeto, métodos e modelos psicoterapêuticos. O foco metodológico foi construído a partir das revisões publicadas sobre a psicoterapia de casal, indexadas ao "PsycLit" e acessadas por meio do sítio da CAPES em agosto de 2006. Diferentes abordagens metodológicas e teóricas da psicoterapia de casal são descritas e vinculadas a diferentes períodos históricos. São apontadas contribuições recentes a partir de perspectivas feministas, transculturais e pós-modernas. Tentativas de articulações entre abordagens são também indicadas.

    Abstract in English:

    The purpose of the present paper is to review the main methodological and conceptual trends and changes of couple psychotherapy, indicating the approaches origin and changes in the understanding of the object, methodology, and psychotherapeutic models. The methodological focus was based on published couple psychotherapy review papers, presented in the PsycLit, and accessed trough CAPES home page in August, 2006. Diverse couple psychotherapy methodological and theoretical approaches are described and connected to several historical periods. Recent questions and contributions related to feminist, transcultural and post-modern perspectives are pointed out. Articulations among approaches are also indicated.
  • Clinical significance and reliable change in evaluating psychological interventions

    Del Prette, Zilda Aparecida Pereira; Del Prette, Almir

    Abstract in Portuguese:

    As evidências da efetividade de qualquer intervenção psicológica baseiam-se na demonstração de sua validade interna e externa, usualmente efetuadas por meio de estatística inferencial. Uma alternativa mais recentemente explorada, especialmente no âmbito da pesquisa em psicoterapia, é a demonstração da confiabilidade e significância clínica das mudanças. Dentre os métodos utilizados na produção desses indicadores, destaca-se o desenvolvido por Jacobson e Truax (1991), mais conhecido como "Método JT", ainda com limitada divulgação em nosso meio. Este estudo apresenta, resumidamente, a racional desse método e algumas questões metodológicas e práticas pertinentes ao uso desse método, exemplificando sua aplicabilidade no tratamento de dados de uma intervenção fictícia.

    Abstract in English:

    The evidences of the effectiveness of any psychological intervention requires the demonstration of its internal and external validity, what is usually made by inferential statistical methods. An alternative, more recently explored, especially in the realm of the psychotherapeutic processes, is based on indexes of reliability and clinical significance of the changes. Among the methods used to produce these indexes, it is highlighted that one developed by Jacobson and Truax (1991), known as "JT Method", still rare in the Brazilian psychological research. This study briefly presents the rational and some methodological and practical issues concerned with this method, exemplifying its use in the data analysis of a fictitious intervention.
  • Recollecting personal events: autobiographical memory, consciousness and judgment

    Gauer, Gustavo; Gomes, William Barbosa

    Abstract in Portuguese:

    A recordação de eventos pessoais marcantes é acompanhada de julgamentos relativos ao evento recuperado (reflexivos) e ao ato de lembrar em si (heurísticos). O presente estudo teve por objetivo explorar relações e distinções entre esses tipos de julgamentos na atribuição de importância pessoal a eventos autobiográficos. Para tanto, solicitou-se a 208 estudantes universitários (170 mulheres) que recordassem um evento marcante de vida e respondessem a um Questionário de Memória Autobiográfica, composto de 16 escalas. Em uma análise de componentes principais, o primeiro agrupou 10 variáveis referentes a qualidades fenomenais e a modalidades de imaginação. Um segundo componente agrupou seis variáveis referentes a julgamentos reflexivos. A importância atribuída ao evento encontrou-se mais relacionada a julgamentos reflexivos por meio dos quais o indivíduo atribui características ao evento de forma retroativa do que a qualidades fenomenais da experiência imediata de lembrar.

    Abstract in English:

    The recollection of remarkable autobiographical events is accompanied by judgments about the recovered event (reflexive) and about the act of recollecting itself (heuristic). This study aimed at exploring relations and distinctions between these kinds of judgments in the process of conveying personal relevance to autobiographical events. For such, 208 college students (170 women) were required to recollect a remarkable event of their lives and to fill a 16-item Autobiographical Memory Questionnaire. Based on a main components analysis, the first grouped 10 variables related to phenomenal qualities and imagery modalities. A second component comprised six variables related to reflexive judgments. The rated importance of the event was more closely related to reflexive judgments by which an individual retroactively ascribes properties to the event than to phenomenal qualities of the immediate recollection experience.
  • Changes in the contrast sensitivity related to the alcohol ingestion

    Cavalcanti, Melyssa Kellyane; Santos, Natanael Antonio dos

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste trabalho foi caracterizar a função de sensibilidade ao contraste (FSC) para freqüências espaciais de 0,25, 1,0 e 4,0 cpg (ciclos por grau de ângulo visual) na ausência (Grupo Controle-GC) e após a ingestão moderada de álcool (Grupo Experimental-GE). Para tanto, foi utilizado o método psicofísico da escolha forçada. Participaram do estudo quatro mulheres, de 21 a 30 anos, com acuidade visual normal ou corrigida. Os resultados mostraram diferenças significativas entre os grupos na freqüência de 4,0 cpg (p = 0,039), sendo o GE mais sensível ao contraste do que o GC. Estes resultados sugerem alterações na FSC relacionadas à ingestão moderada de álcool.

    Abstract in English:

    The purpose of this paper was to characterize the contrast sensitivity function (CSF) for spatial frequencies equal to 0.25, 1.0 and 4.0 cpd (cycles per degree) in the absence (Control Group-CG) and after moderate alcohol ingestion (Experimental Group-EG). For such, the forced choice psychophysical method was used. The participants were four 21 to 30 year-old-women with normal or corrected visual acuity. The results showed a significant difference between groups at the spatial frequency of 4.0 cpd (p= 0.039), such that the EG was more sensitive to contrast than the CG. These results suggest alcohol-related alterations in the CSF.
  • The concept of "paying attention" for Skinner

    Strapasson, Bruno Angelo; Dittrich, Alexandre

    Abstract in Portuguese:

    O fato de que os organismos não respondem a todas as características do ambiente levou muitos psicólogos a pressupor a existência de algum mecanismo de seleção desses estímulos - tradicionalmente chamado de 'atenção'. Este trabalho investiga como a noção de "prestar atenção" é tratada na obra de B.F. Skinner. Defende-se aqui que Skinner admite duas possibilidades de se interpretar o que cotidianamente chamamos de "prestar atenção": (a) como relações de controle de estímulos, e (b) como uma classe de respostas precorrentes que clarificam, ou tornam mais eficaz, um estímulo discriminativo. Nos dois casos, o "prestar atenção" é entendido como um processo comportamental, tornando referências a processos cognitivos desnecessárias.

    Abstract in English:

    The fact that organisms do not respond to all environment characteristics has led many psychologists to assume the existence of some mechanism for selection of such stimuli - traditionally called 'attention'. This paper investigates how the concept of "paying attention" is treated in B. F. Skinner work. We argue that Skinner admits two possibilities of interpreting what we ordinarily call "paying attention": (a) as relations of stimuli control, and (b) as a class of precurrent responses that clarify, or enhance, a discriminative stimulus. In both cases, "paying attention" is understood as a behavioral process, making references to cognitive processes unnecessary.
  • Coping in young adults facing expectation of finding a job and depression indicators

    Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda; Albuquerque, Francisco José Batista de; Martins, Cíntia Ribeiro; D'Albuquerque, Henrique Barboza; Neves, Maria Tereza de Souza

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo do presente trabalho consistiu em investigar o papel do pensamento construtivo e da estratégia de coping frente à expectativa de inserção ocupacional e suas conseqüências em relação a indicadores de depressão em uma população não clínica de estudantes. Participaram deste estudo 413 estudantes, sendo 35,7% do terceiro ano do ensino médio e 24,4% do ensino superior da cidade de Areia (área rural), e 14,4% do terceiro ano do ensino médio e 25,4% do ensino superior da cidade de João Pessoa (área urbana). De acordo com os resultados, os jovens que utilizam os recursos de coping, tais como coping comportamental e emocional (dimensões do pensamento construtivo) e coping direto (dimensão das estratégias de coping), são os que melhor enfrentam as pressões da transição da escola/universidade para o mercado de trabalho, com menores níveis de depressão e melhores expectativas de inserção ocupacional.

    Abstract in English:

    The purpose of the present research was to investigate the role of constructive thinking and the coping strategy of facing the expectation of job insertion, and their consequences regarding depression indicators in a non-clinical student population. Four hundred and thirteen students participated in this study: 35.7% of them were in the last year of high school and 24.4% were university students from the city of Areia (rural area), and 14.4% were in the last year of high school and 25.4% were university students from the city of João Pessoa (urban area). According to the results, students who use coping resources such as behavioral and emotional coping (constructive thinking dimensions) and direct coping (coping strategies dimension) are those ones who best face transition pressures from school/university to the workplace with lower levels of depression and better expectations of job insertion.
  • Achievement goals among high school students: evidences of factorial validity and internal consistency of a measure

    Gouveia, Valdiney V.; Diniz, Pollyane K. da Costa; Santos, Walberto Silva dos; Gouveia, Rildésia S. V.; Cavalcanti, Jane Palmeira Nóbrega

    Abstract in Portuguese:

    O presente estudo teve como objetivo principal conhecer evidências de validade fatorial e consistência interna do Questionário de Metas de Realização para o contexto brasileiro. Complementarmente, procurou avaliar em que medida as pontuações nesse instrumento se correlacionam com indicadores de desempenho escolar. Participaram da pesquisa 307 estudantes do ensino médio de duas escolas públicas (68%) e uma particular (32%) da cidade de João Pessoa. Esses tinham idade média de 17,6 anos (DP=3,94), sendo a maioria do sexo feminino (61,2%). Os resultados da análise de Componentes Principais indicaram a pertinência de assumir uma estrutura multifatorial, com quatro componentes teorizados de metas: aprendizagem-aproximação, aprendizagem-evitação, execução-aproximação e execução-evitação . Esses componentes foram corroborados por meio de análises fatoriais confirmatórias, que testaram diferentes modelos alternativos. As metas de aprendizagem-aproximação caracterizaram a maioria dos participantes e suas pontuações foram positivamente correlacionadas com o desempenho escolar. Esses resultados foram discutidos tomando em conta a literatura acerca das metas de realização.

    Abstract in English:

    The present study aimed at knowing evidences of factorial validity and internal consistency of the Achievement Goals Questionnaire to the Brazilian milieu. Moreover, it attempted to evaluate to what extent the scores on this instrument correlate themselves with indicators of scholar performance. The participants were 307 high school students from two public schools (68%) and one private school (32%), from João Pessoa city. Their mean age was 17.6 (SD=3.94), and the most of them were female (61.2%). Results of the Principal Components analysis suggested a multi-factor structure, with four theorized components of goals: mastery-approach, mastery-avoidance, performance-approach, and performance-avoidance. All components were corroborated by confirmatory factor analyses, which tested different alternative models. The mastery-approach goals described most of the participants, and their scores were positively correlated with scholar performance. These findings were discussed based on the literature about achievement goals.
  • Social programs evaluation: a comparison of data analysis strategies

    Mourão, Luciana; Laros, Jacob A.

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo apresenta uma discussão sobre questões metodológicas em relação à avaliação de programas sociais, tomando como exemplo o caso do Plano Nacional de Qualificação do Trabalhador - PLANFOR. O delineamento da pesquisa foi de um estudo quase-experimental, com três grupos: dois experimentais e um controle. A pesquisa foi realizada durante os anos de 2001 a 2004, com coleta de dados antes e depois do programa, englobando 360 instituições, sendo uma por município, cobrindo todas as regiões brasileiras. Para a coleta de dados, utilizou-se um instrumento com indicadores quantitativos (sociais e econômicos). Foram comparadas quatro estratégias de análise de dados: análise de variância (ANOVA) de mensurações repetidas (pré e pós-teste), ANOVA com escores de ganho, ANOVA com categorização dos sujeitos no pré-teste (blocking) e análise de covariância (ANCOVA). Foram ainda consideradas interpretações alternativas para os efeitos encontrados. Por fim, discutiu-se a adequação de tais estratégias para a avaliação de programas sociais.

    Abstract in English:

    This article presents a discussion about methodological questions related to social programs evaluation, taking as an example the case of the National Worker Qualification Plan - PLANFOR. The present study used a quasi-experimental design containing three groups: two experimental groups and one control group. The research was realized from 2001 to 2004, with data collection before and after the program, and comprising 360 organizations, one per city, from all Brazilian regions. For data collection, it was used an instrument with quantitative indicators (social and economic). Four data analysis strategies were compared: analysis of variance (ANOVA) of repeated measurement (pre- and post-test scores), ANOVA with gain scores, ANOVA after subjects' categorization on their pre-test (blocking), and analysis of covariance (ANCOVA). Alternative explanations of the observed effects were considered. Finally, the suitability of these strategies to the evaluation of social programs was discussed.
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com