Accessibility / Report Error
Psicologia: Teoria e Pesquisa, Volume: 27, Issue: 2, Published: 2011
  • Normas de publicação e a qualidade da produção científica

    Pilati, Ronaldo
  • Abbreviated version of the WISC-III: correlation between estimated IQ and global IQ of brazilian children

    Mello, Claudia Berlim de; Argollo, Nayara; Shayer, Beatriz P. M.; Abreu, Neander; Godinho, Kátya; Durán, Paula; Vargem, Fernanda; Muszkat, Mauro; Miranda, Mônica Carolina; Bueno, Orlando Francisco Amodeo

    Abstract in Portuguese:

    Com o objetivo de correlacionar o QI Estimado com o QI Total, quatro bancos de dados do WISC III de 207 crianças foram associados: 1) crianças com desenvolvimento típico; 2) crianças com diagnóstico do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade; 3) crianças referenciadas por dificuldades de aprendizagem em consultório particular; e 4) crianças com sequela neurológica avaliadas em ambulatório universitário. Os dados do QI total foram correlacionados aos do QI estimado, correspondentes à soma dos pontos ponderados dos subtestes Vocabulário e Cubos. Os resultados sugerem que o QI Estimado pode ser adotado quando há restrição de tempo e quando o desempenho intelectual está sendo usado como triagem em pesquisa, ou como ponto de referência dentro de uma avaliação neuropsicológica.

    Abstract in English:

    In order to calculate the correlation between the Estimated IQ and the Full Scale IQ of children submitted to the WISC III, four different data banks with a total of 207 children were integrated: (1) typically developing children, (2) children diagnosed as having Attention Deficit/ Hyperactivity Disorder, (3) children identified by private clinics as having learning disabilities (4) children with neurological sequelae diagnosed by a public university outpatient treatment program. Results suggest that the Estimated IQ, which is based on the weighted sum of the subtest scores of Cubes and Vocabulary, may be used in the presence of time constraints, when intellectual performance is important for screening in research procedures, and as a reference within a broader neuropsychological evaluation.
  • Developmental dyscalculia: assessment of number representation by the ZAREKI-R

    Silva, Paulo Adilson da; Santos, Flávia Heloísa dos

    Abstract in Portuguese:

    O presente estudo investigou aspectos da representação numérica (processamento numérico e cálculo) e memória operacional de crianças com transtornos de aprendizagem. Participaram 30 crianças de idade entre 9 e 10 anos, ambos os gêneros, divididas em dois grupos: sem dificuldade em aritmética (SDA; N=11) e com dificuldade em aritmética (CDA; N=19), avaliadas pela ZAREKI-R, Matrizes Coloridas de Raven, o Blocos de Corsi e o BCPR. Crianças CDA exibiram escores levemente mais baixos que as SDA quanto ao nível intelectual e nos Blocos de Corsi. Na ZAREKI-R apresentaram prejuízo nos subtestes ditado de números, cálculo mental, problemas aritméticos e total. Crianças CDA apresentaram déficits específicos em memória operacional visuoespacial e comprometimento em processamento numérico e cálculo, compatível com discalculia do desenvolvimento.

    Abstract in English:

    This study investigated which aspects of number processing and calculation and working memory are related to arithmetic deficits. The participants were children aged from 9 to 10 years, both gender, divided in two groups based on their calculation score: a group without arithmetic disability (SDA; N=11) and with arithmetic disability (CDA; N=19); assessed by the instruments: ZAREKI-R, Raven's Coloured Progressive Matrices, Block Span, Digit Span, and CPR (pseudowords repetition). CDA children exhibited slightly lower scores than SDA on intellectual level and Block Span, and deficits in dictation of numbers, mental calculation, and problem solving tasks of the ZAREKI-R. The results indicate that CDA children have specific deficits in visuospatial working memory and performed poorly in number representation tasks, which fulfill criteria for Developmental Dyscalculia.
  • Effects of the type of reinforcer in recent and remote reinforcement history

    Salgado, Rodrigo Cruvinel; Cançado, Carlos Renato Xavier; Costa, Carlos Eduardo

    Abstract in Portuguese:

    Doze universitários, distribuídos em quatro grupos, clicaram com o mouse sobre um botão na tela de um computador. Os participantes dos Grupos 1 e 3 foram expostos à seqüência FR - DRL - FI e os dos Grupos 2 e 4 à seqüência DRL - FR - FI. Os reforçadores foram pontos trocados por dinheiro (Grupos 1 e 2) ou pontos apenas (Grupos 3 e 4). Efeitos de histórias recentes em FI foram preponderantes quando pontos foram trocados por dinheiro. História, recente ou remota, de DRL afetou o comportamento subseqüente principalmente quando o reforçador consistia de pontos apenas. Sugere-se que o reforçador empregado modula efeitos de história em FI e que sua manipulação pode esclarecer discrepâncias entre humanos e não-humanos sob programas de reforço.

    Abstract in English:

    Twelve undergraduates in four groups responded by clicking on a button presented on a computer screen. Participants of Groups 1 and 3 were exposed to the sequence FR - DRL - FI and those of Groups 2 and 4 to the sequence DRL - FR - FI. Reinforcers were points exchanged by money (Groups 1 and 2) or points only (Groups 3 and 4). Effects of recent histories over FI performance were consistently observed when points were exchanged by money. DRL histories, recent or remote, affected subsequent performance especially when reinforcers were points only. Results suggest that the reinforcer that is used modulates history effects over FI performance and that its manipulation can clarify some discrepancies between human and non-human in schedules of reinforcement.
  • Relations between affectivity and intelligence in psychological development

    Souza, Maria Thereza Costa Coelho de

    Abstract in Portuguese:

    Este texto apresenta considerações sobre as relações entre afetividade e inteligência no desenvolvimento psicológico, a partir de quatro modelos teóricos: as perspectivas psicogenéticas de Piaget, Wallon, Vygotsky e concepções extraídas da teoria psicanalítica de Freud. O objetivo é apontar as ênfases de cada abordagem para os aspectos afetivos e cognitivos e seu papel no desenvolvimento psicológico. Como conclusão, pode-se dizer que os modelos, interessados pela gênese da construção do conhecimento ou pela constituição do psiquismo, apresentam diferentes tipos de relação entre afetividade e inteligência. Uns propõem relações de alternância (Wallon); complementaridade de um em relação ao outro (Vygotsky) ou correspondência (Piaget) entre afetividade e inteligência, enquanto outro enfatiza aspectos pulsionais que interferem no funcionamento psicológico afetivo e cognitivo (Freud).

    Abstract in English:

    This text presents some considerations about the relations between affectivity and intelligence in psychological development, based on four theoretical models: the psychogenetic approaches of Piaget, Wallon, Vygotsky and some concepts from Freud's psychoanalysis theory. The main objective is to point out the emphasis of each approach regarding to affective and cognitive aspects and also their role in psychological development. What can be concluded is that the theoretical models, interested in knowledge construction or in psychic constitution, present different relations between affectivity and intelligence. Some of these propose relations of alternation (Wallon), relations based on one supplementing the other (Vygotsky) or on a correspondence between them (Piaget), while another focuses on pulsional aspects that interfere on affective and intellectual psychological functioning.
  • Relationship between mother and first-born child during her second pregnancy

    Pereira, Caroline Rubin Rossato; Piccinini, Cesar Augusto

    Abstract in Portuguese:

    O presente estudo investigou as impressões de oito mães, que responderam a uma entrevista sobre seu relacionamento com o primogênito durante a gestação do segundo filho. A partir de uma análise de conteúdo, os resultados revelaram que a nova gestação trouxe-lhes a necessidade de uma redefinição em sua identidade materna e em sua relação com o primogênito. Além de voltar-se emocionalmente para o bebê, as restrições físicas da gestação trouxeram limitações à interação mãe-primogênito, tanto em brincadeiras como nos cuidados diários. Destaca-se ainda o aumento no apoio fornecido pelo casal parental ao primogênito. Os resultados sugerem a importância da rede de apoio e de programas de intervenção para famílias envolvidas na transição para o nascimento do segundo filho.

    Abstract in English:

    The present study investigated impressions and feelings of eight mothers who were interviewed concerning the relationship with their firstborn child during the pregnancy of their second child. Based on content analysis, the results indicated that the new pregnancy required a redefinition of mother's relationship with her firstborn child and of her maternal identity. Because mother was emotionally involved with the baby, as well as physical restrictions of the pregnancy, limitations of the interaction between the mother and her firstborn child during play and in daily care were reported. The results suggest the importance of the family's social network and, eventually, the necessity of intervention programs for families involved in the transition process of having a second child.
  • Work and risks of illness: a study among policemen

    Anchieta, Vânia Cristine Cavalcante; Galinkin, Ana Lúcia; Mendes, Ana Magnólia Bezerra; Neiva, Elaine Rabelo

    Abstract in Portuguese:

    Este estudo teve como objetivo avaliar a percepção que os policiais civis do DF têm sobre o seu contexto de trabalho, suas exigências, assim como as vivências e os problemas físicos, psicológicos e sociais causados pelo trabalho, procurando fazer inferências sobre as estratégias de mediação utilizadas para evitar o sofrimento e os riscos de adoecimento. Foi aplicado o Inventário do Trabalho e Riscos de Adoecimento (ITRA) em 160 policiais civis, homens e mulheres, recém empossados na Instituição (tempo médio de oito meses de ingresso na Instituição). Os resultados indicaram que, apesar de não ficarem evidentes danos graves à saúde do policial novato, há riscos de acontecerem falhas nas estratégias de mediação em relação a fatores que levam ao adoecimento.

    Abstract in English:

    The purpose of this study was to evaluate the perception of police officers in Brasilia regarding the context in which they work. Their demands and experiences, as well as physical, psychological and social disorders caused by their professional activities were analyzed. Inferences were made about mediation strategies used to prevent suffering and the risks of illnesses. The Inventory of Work and Illness Risks was answered by 160 police officers, both men and women, who recently joined the institution (average of eight months on the force). Results indicated that although serious damage to the health of new police officers was not evident, there are risks of flaws in mediation strategies regarding factors which lead to disorders.
  • Positive behavior support: educational strategies for problematic behavior of pupils

    Rios, Karyne de Souza Augusto; Denari, Fátima Elisabeth

    Abstract in Portuguese:

    Baseado no modelo de Apoio Comportamental Positivo o estudo objetivou identificar como 40 diretores de escolas de educação infantil descreviam o processo de elaboração, aplicação e avaliação de estratégias educativas para comportamentos-problema de alunos. Resultados do questionário apontaram que 77,5% dos diretores indicaram comportamentos-problema em seus alunos. As estratégias educativas mais utilizadas foram conversar com a criança (13,3%) e conversar com pais (13,3%). A ação mais utilizada para a avaliação foi a observação da criança (27,6%). De forma geral, verificou-se que as estratégias utilizadas foram realizadas informal e assistematicamente. Aponta-se a necessidade de pesquisas sobre a inclusão de crianças com comportamentos-problema e o desafio de repensar a formação dos educadores.

    Abstract in English:

    This study, based on the model of Positive Behavior Support, aims to identify how 40 primary school directors describe the process of development, application, and evaluation of educational strategies for pupils with behavioral problems. The results from a questionnaire indicated that 77.5% of the directors had pupils with behavioral problems. The most commonly used educational strategies of intervention were to speak with the child (13.3%) or with the parents (13.3%). The most common action for evaluation was observation of the child (27.6%). In general, the study verified that the strategies were employed informally and unsystematically. These findings indicate that research about the inclusion of children with behavioral problems is needed and challenge to rethink about the educators professional training.
  • Effects of aging on the selection of perceptual load

    Sousa, Vanessa Coelho de; Rossini, Joaquim Carlos

    Abstract in Portuguese:

    Algumas pesquisas sugerem a existência de momentos distintos de maturação do sistema atentivo. O presente estudo investigou os padrões de seleção da informação visual através de uma tarefa de carga perceptual executada por três grupos etários: crianças, adultos e idosos. De maneira geral os resultados obtidos indicaram uma diminuição da eficiência no processo de seleção da informação em condições de baixa carga perceptual na população de idosos e uma diminuição da eficiência da seleção em condições de alta e baixa carga perceptual na população composta por crianças. Estes resultados sugerem a existência de padrões específicos na seleção da informação visual em função da idade e da carga perceptual a ser processada pelo sistema visual.

    Abstract in English:

    Some studies suggest the existence of distinct maturation moments of the attentional system. This study investigated the selection patterns of visual information through a perceptual load task performed by three age groups: children, adults and elderly people. In general, the obtained results indicate a decrease of the efficiency in the process of information selection under low perceptual load in the group of elderly people, and a decrease of the selection efficiency under conditions of high and low perceptual load in the group composed by children. The results suggest the existence of specific patterns in the selection of visual information in relation to age and the perceptual load to be processed by the visual system.
  • Physical activity level and state of mood in adolescents

    Werneck, Francisco Zacaron; Navarro, Cristiane Amorim

    Abstract in Portuguese:

    Poucos estudos investigaram a relação exercício-humor em adolescentes. O objetivo do presente estudo foi verificar a relação entre o nível de atividade física relatado por adolescentes e o estado de humor, analisando diferenças entre gêneros. Dezessete meninos (M=17,5; DP=1,4 anos) e 24 meninas (M=16,0; DP=2 anos) foram avaliados na escola. Mensurou-se o nível de atividade física habitual (NAFH) e o estado de humor. Verificou-se relação negativa entre o NAFH e o distúrbio total de humor (r = - 0,30, p<0,05), bem como relação positiva entre o NAFH e Vigor (r = 0,48, p<0,01), tanto nas meninas quanto nos meninos. Conclui-se que os participantes que relataram maior nível de atividade física apresentaram melhor escore no estado de humor, independente do gênero.

    Abstract in English:

    A relative small number of studies about the relationship between state of mood and exercise in adolescents have been published. The aim of the present study was to verify the relationship between informed physical activity by adolescents and the state of mood. Seventeen boys (M=17,5; DP=1,4 years) and 24 girls (M=16,0; DP=2,0 years) were evaluated at school. The habitual physical activity level (HFAL) and mood states were measured. The analyses showed a negative correlation between HFAL and total mood disturbance (r = - 0,30, p<0,05) as well as a positive correlation between HFAL and vigour (r = 0,48, p<0,01) in boys and girls. In conclusion, adolescents with related high level of physical activity showed better mood state, independent of gender.
  • Subjective experience of time and its influence on behavior: review and models

    Vásquez Echeverría, Alejandro

    Abstract in Portuguese:

    Pesquisadores têm tentado explicar, desde o início da psicologia, a experiência temporal das pessoas e sua influência nas cognições, emoções e comportamentos. Trata-se de uma das dimensões mais complexas e influentes da psique, que tem sido abordada a partir de concepções diferentes e sem uma estrutura consensual. Este artigo tem o objetivo de contribuir na sistematização da psicologia do tempo, ampliando um modelo de quatro níveis, aprofundando na percepção do tempo vital ou tempo III. Trabalhos incluídos foram selecionados segundo a sua importância na historia da psicologia ou índice de citação. Sugere-se um modelo explicativo do Tempo III, que inclui discussão e debate e visa integrar os diferentes modelos existentes na literatura.

    Abstract in Spanish:

    Diversos investigadores han intentado explicar desde inicios de la psicología, la experiencia temporal y su influencia en las cogniciones, emociones y comportamientos. Tratándose de una de las dimensiones más complejas e influyentes de la psique, ha sido abordado desde diferentes concepciones y sin contar con referentes comunes. Este artículo intenta contribuir a la sistematización de la psicología del tiempo ampliando un modelo de cuatro niveles, profundizando en la percepción del tiempo vital o tiempo III. Se han seleccionado trabajos relevantes en la historia de la psicología o con cierto índice de citación. Se ofrece un modelo explicativo del Tiempo III, que incorpora discusión y debate y pretende integrar diversos modelos existentes en la literatura.

    Abstract in English:

    Since the beginning of psychology researchers have tried to explain the subjective experience of time on cognitions, emotions and behavior. As it is one of the most complex and influential dimensions of the mind, it has been approached from different conceptions without a common consensual framework. This article attempts to contribute to the systematization of the psychology of time expanding a fourfold model, which emphasizes life-time perception or Time III. Publications were selected that were either relevant in the history of psychology or had a good citation index. An explanatory model of Time III is proposed that incorporates discussion and debate and which intends to integrate various existing models encountered in the literature.
  • A study about anorexia and bulimia nervosa in university

    Souza, Alex Aigner de; Souza, José Carlos; Hirai, Ester Shiori; Luciano, Helena de Almeida; Souza, Neomar

    Abstract in Portuguese:

    Detectar as prevalências indicativas de Anorexia e Bulimia em estudantes universitárias, considerando estado civil, curso, IMC, depressão e atividade física. Aplicaram-se em 352 alunas o Eating Attitudes Test (EAT-26) e o Body Shape Questionnaire (BSQ). O curso de nutrição apresentou maior prevalência positiva de Anorexia (20,2%), as pessoas com depressão (23,2%) e praticantes de atividade física (19,2%). A Terapia Ocupacional e não praticantes apresentaram maior prevalência negativa. Quanto à Bulimia, as pessoas obesas (35,7%) e com sobre peso (21,1%) apresentaram preocupação grave com a imagem corporal; as pessoas abaixo do peso não apresentaram (93,8%). O curso de nutrição apresentou maior prevalência indicativa de Anorexia; e pessoas com depressão tendem a resultados piores nos dois instrumentos.

    Abstract in English:

    To detect prevalence that indicates Anorexia and Bulimia in university students, considering marital status, course, BMI, depression and physical activity. The Eating Attitudes Test (EAT-26) and the Body Shape Questionnaire (BSQ) were administered to 352 female students. In comparison with the other courses, students of the nutrition course showed higher positive prevalence of Anorexia (20,2%), depression (23,2%), and practitioners of physical activity (19,2%). Occupational therapy and non practitioners showed higher negative prevalence. As for Bulimia, obese persons (35,7%) and over weight persons (21,1%) showed serious concern about their body image. Persons under weight did not show this concern (93,8%). The nutrition course showed higher prevalence that indicates Anorexia and depressed people tend to have worse outcomes on both instruments.
  • Emotional intelligence in Brazil: an overview from scientific research

    Gonzaga, Alessandra Rodrigues; Monteiro, Janine Kieling

    Abstract in Portuguese:

    No Brasil, estudos científicos em Inteligência Emocional (IE) são realizados apenas nas últimas duas décadas. O presente artigo é um levantamento bibliográfico a partir da pesquisa de artigos publicados em revistas científicas brasileiras, referenciados nas bases de dados INDEX PSI, LILACS, PEPSIC e SCIELO. Foram encontradas 37 publicações nacionais, sendo 12 artigos teóricos e 25 artigos empíricos. Considerando-se que já existem suficientes estudos para validação da medição de inteligência emocional, a análise conduzida remete à necessidade de mais pesquisas científicas sobre o tema no Brasil, principalmente estudos que visem avaliar a sua aplicação ou correlacionando o tema a outros construtos relevantes, em contextos variados, como educacional, social e clínico.

    Abstract in English:

    In Brazil, scientific studies on Emotional Intelligence (EI) are being realized only during the last two decades. This article is a bibliographic survey of brazilian scientific journals cited at INDEX PSI, LILACS, PEPSIC and SCIELO. A total of 37 national publications where found: 12 theoretical articles and 25 empirical, 6 of which were qualitative studies. Seven of the 19 quantitative studies were dedicated to the validation of EI instruments, with no correlation to other constructs. The results of this survey suggest the need of complementary studies in Brazil, especially studies that assess the relation with other relevant constructs in social, educational and clinical contexts.
  • Phenomenological movement: controversies and perspectives on psychological research

    Castro, Thiago Gomes de; Gomes, William Barbosa

    Abstract in Portuguese:

    A repercussão do movimento fenomenológico na história da psicologia pode ser notada pelas persistentes tentativas de transposição do caráter eidético da fenomenologia para a análise sistemática de empiria. Nesse sentido, o conceito de redução fenomenológica, descrito pelo filósofo Edmund Husserl (1859-1938) e operacionalizado para a pesquisa psicológica, foi retomado como meio para investigar as tentativas de transição entre filosofia e psicologia. A revisão inclui três modelos de transposição metodológica, a saber: psicologia empírico-fenomenológica, fenomenologia experimental e neurofenomenologia. O trabalho enfatiza as diferenças epistemológicas entre modelos hermenêuticos e naturais no trabalho com dados de primeira pessoa. Conclui-se que um aprofundamento das discussões sobre as influências da fenomenologia à ciência psicológica seria oportuno e viável através do estudo da história desta intersecção.

    Abstract in English:

    The repercussion of the phenomenological movement on the history of psychology can be perceived by persistent attempts to import eidetic phenomenology features in the systematic analysis of empirical events. In this sense, the concept of phenomenological reduction, described by the philosopher Edmund Husserl (1859-1938) and technically defined for psychological research, was taken as a mean to investigate the attempts of transitions between philosophy and psychology. This review includes three models of methodological transposition: empirical phenomenological psychology, experimental phenomenology and neurophenomenology. Epistemological differences are emphasized between hermeneutic and natural models. The study concludes that a deeper discussion about the influence of phenomenology on the science of psychology would be opportune and appropriate through the study of the history of this intersection.
  • Intentionality in tomasello, searle, dennett and behavioral approaches to human cognition

    Állan, Sylvio; Souza, Carlos Barbosa Alves de

    Abstract in Portuguese:

    A abordagem de Tomasello da evolução da cognição humana busca integrar processos biológicos, comportamentais e culturais em um mesmo sistema explicativo. No entanto, uma das principais críticas a essa abordagem é a necessidade de uma melhor elaboração do conceito de intencionalidade. O objetivo do presente trabalho foi: (1) analisar o tratamento de Tomasello do conceito de intencionalidade; e (2) estabelecer interlocuções desse tratamento com teorias da intencionalidade na filosofia da mente e com abordagens funcionalistas da cognição humana na psicologia comportamental. Sugerimos que o tratamento do conceito de intencionalidade na abordagem de Tomasello é compatível com essas teorias e abordagens. Além disso, a abordagem de Tomasello pode ampliar a investigação de processos simbólicos mais complexos do que aqueles tradicionalmente investigados pela psicologia comportamental.

    Abstract in English:

    The approach of Tomasello to the evolution of human cognition attempts to integrate biological, behavioral, and cultural processes within a sole explicative system. A fundamental critic towards it has been the need of a better elaboration of the concept of intentionality. The present paper aimed to: (1) analyze Tomasello's use of the concept of intentionality, and (2) establish dialogues between this use and theories of intentionality in the philosophy of mind and functionalist approaches to human cognition in behavior psychology. The results of this paper indicate that Tomasello's use of the concept of intentionality is compatible to these theories and approaches. Morevover, Tomasello's approach may extend the investigation of more complex symbolic processes than the ones traditionally investigated by behavior psychology.
  • Identifying verbal operants in reading by means of eye movement analysis

    Endemann, Peter; Pessôa, Candido Vinicius Bocaiúva Barnsley; Perez, William Ferreira; Tomanari, Gerson Yukio

    Abstract in Portuguese:

    Os movimentos dos olhos produzem estímulos discriminativos para o comportamento de ler. O presente estudo teve por objetivo analisar os movimentos dos olhos de dois participantes durante a leitura de anagramas e identificar os operantes verbais envolvidos. A tarefa consistia em vocalizar uma palavra utilizando cinco letras. Na Fase 1, as letras formavam apenas uma palavra, sempre que observadas em uma mesma sequência espacial. Na Fase 2, formavam duas ou mais a partir de diferentes sequências. Na Fase 2, apesar da possibilidade de múltipla formação de palavras, as palavras vocalizadas foram aquelas formadas pela mesma sequência reforçada na fase anterior. Com base nos movimentos dos olhos, as vocalizações foram analisadas à luz dos conceitos de comportamento textual, auto-correção e intraverbal.

    Abstract in English:

    Eye-movements produce discriminative stimuli for reading. The objective of the present study was to analyze the eye movements of two participants during anagram reading and to identify the verbal behavior involved in it. The task consisted of vocalizing a word composed of five letters. In Phase 1, the letters formed only one possible word when observed in a specific spatial sequence. In Phase 2, the letters formed two or more words via different sequences. In Phase 2, despite the fact that multiple words could be read, the vocalized ones were those formed by the same sequence reinforced in the previous phase. Based on the eye movements, vocalizations were analyzed using the concepts of textual, self-correction and intraverbal behavior.
  • Affective aspects of justice and injustice and asymmetric relations between themes

    Spadoni, Lila

    Abstract in Portuguese:

    Neste artigo abordam-se os aspectos afetivos das representações sociais organizadas em tematas para demonstrar que a oposição entre a justiça e a injustiça possui uma organização marcada por simetrias e assimetrias. Para isso foram testadas duas hipóteses baseadas na perspectiva estruturalista das representações sociais. A primeira hipótese conjetura que esta dupla de representações possui uma ancoragem de emoções organizadas simetricamente. A segunda hipótese pressupõe que a injustiça tem sua organização marcada por uma maior intensidade afetiva do que a justiça. Os dados advindos de uma manipulação quasi-experimental com alunos de psicologia de Paris confirmam as duas hipóteses.

    Abstract in English:

    This article addresses the affective aspects of social representations organized into themes to show that the opposition between justice and injustice has an organization marked by symmetric and asymmetric aspects. Two hypotheses were tested which are based on the structural perspective of social representations. The first hypothesis states that this couple of representations has anchored the emotions in a symmetrical organized way. The second one states that injustice has its organization marked by a more intense affectivity than justice. The data obtained by a quasi-experimental design with undergraduate psychology students of an university in Paris confirm the two hypotheses.
  • Resenha: psicologia escolar na atualidade: formação, pesquisa e prática

    Silva, Gisele Cristina Resende Fernandes da
  • News: Seminar Pschology and Religious Sense - religious coping and health

    Freitas, Marta Helena
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com