Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia: Teoria e Pesquisa, Volume: 32, Número: 2, Publicado: 2016
  • O Procedimento Selective Reminding na Avaliação da Memória e Aprendizagem: Um Levantamento de Estudos Brasileiros Artigo Original

    Bordignon, Suelen; Zibetti, Murilo Ricardo; Trentini, Clarissa Marceli

    Resumo em Português:

    RESUMO Os pesquisadores têm à sua disposição uma variedade de métodos que auxiliam a compreensão dos processos de memória e aprendizagem. O presente artigo tem como objetivo revisitar o procedimento de recordação seletiva, apresentando suas características e variações, e realizar um levantamento de estudos brasileiros que fizeram uso do mesmo. São apresentadas as diferenças entre a recordação seletiva e o procedimento padrão em tarefas de aprendizagem por recordação livre. Constatou-se que, no Brasil, além de diferentes tarefas, são utilizadas formas de aplicações distintas do procedimento. A utilização da recordação seletiva apresenta relevância no estudo da memória e da aprendizagem, em especial na busca pela diferenciação entre as dificuldades normais de memórias e os déficits patológicos dessa função cognitiva.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Researchers have a wide variety of methods that help to understand the processes of memory and learning. This paper aims to revisit the selective reminding procedure by presenting its characteristics and variations, and carry out a survey of Brazilian studies that made use of it. Differences are presented between the selective reminding procedure and the standard procedure in the use of free recall learning tests. The study showed that, in Brazil, the selective reminding procedure uses, not only different tasks, but also different application methods. The use of selective reminding is relevant to the study of memory and learning, especially to differentiate normal memory difficulties from pathological deficits in this cognitive function.
  • Contribuições das Neurociências para o Estudo do Comportamento Discriminativo1 Artigo Original

    Fonseca Júnior, Amilcar Rodrigues; Hunziker, Maria Helena Leite

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo buscou examinar algumas das contribuições das neurociências para o estudo da discriminação de estímulos. Foram discutidos experimentos relacionados a processos discriminativos envolvendo (a) estimulação cerebral como estímulo antecedente e consequente, (b) atividade neural como resposta, (c) lesão cerebral, (d) drogas e (e) mudanças no cérebro em função do treino discriminativo. Argumenta-se que a integração entre dados comportamentais e (neuro) fisiológicos tem se mostrado uma estratégia promissora para um entendimento mais completo sobre o comportamento dos organismos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims to examine some contributions of neuroscience to the study of stimulus discrimination. Experiments are discussed concerning the discriminative processes involving (1) brain stimulation as antecedent and consequent stimulus, (2) neural activity as response, (3) brain lesions, (4) drugs, and (5) brain changes after exposure to discriminative training. We argue that the integration of behavioral and (neuro) physiological data has proved to be a promising strategy for a more complete understanding of the behavior of organisms.
  • Avaliação do Conhecimento sobre Trauma Craniano Violento por Pais Brasileiros Artigo Original

    Lopes, Nahara Rodrigues Laterza; Williams, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque

    Resumo em Português:

    RESUMO A ocorrência do trauma craniano violento (TCV) pode estar associada à falta de conhecimento de pais e cuidadores sobre o desenvolvimento infantil. Neste sentido, o presente estudo pretendeu investigar o conhecimento de pais sobre o choro do bebê, as estratégias para lidar com o choro e as consequências de sacudi-lo. Participaram da pesquisa 83 mães e 7 pais de recém-nascidos, que responderam ao instrumento Questionário sobre o Choro do Bebê. Os resultados do estudo sugerem um desconhecimento por parte dos pais sobre o TCV, principalmente no que se refere à sua gravidade. Além disso, 34,4% dos participantes relataram que sacudiriam seus bebês para fazê-los parar de chorar. Tais resultados parecem indicar a necessidade de desenvolver intervenções de educação parental sobre o TCV, especialmente durante o pré-natal, de modo a contribuir para o aumento do conhecimento dos pais, prevenindo assim tal forma de maus-tratos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Abusive head trauma (AHT) may be associated to a lack of knowledge of parents and caregivers concerning child development. This study intended to investigate parental knowledge regarding the crying of babies, how parents deal with a crying baby and the consequences of shaking a baby to make it stop crying. Participants were 83 mothers and 7 fathers of newborns who responded to the Crying Baby Questionnaire. Results suggest a lack of knowledge of AHT, especially regarding its severity. Furthermore, 34.4% of participants reported that they would shake their babies to make them stop crying. These results highlight the need to develop interventions for parent training on AHT, particularly during the prenatal period in order to increase parental knowledge and to contribute to the prevention of this form of child maltreatment.
  • A Relação entre as Representações acerca das Figuras Parentais e as Competências Sociais em Crianças Maltratadas e não Maltratadas Artigo Original

    Sousa, Mariana Lopes de; Cruz, Orlanda

    Resumo em Português:

    RESUMO Assumindo a centralidade das representações acerca das figuras parentais na trajetória desenvolvimental, este estudo teve como objetivo analisar a relação destas representações com as competências sociais de crianças maltratadas e não maltratadas. Participaram, nesta investigação, 62 crianças em idade escolar (22 maltratadas e 40 não maltratadas). As representações acerca das figuras parentais foram avaliadas com a Entrevista de Avaliação das Representações acerca das Figuras Parentais e as competências sociais com a adaptação portuguesa da Social Skills Rating System - Form for Teachers. Nas crianças maltratadas, não se verifica a associação entre as representações das figuras parentais e as competências sociais, observada em amostras normativas. Os resultados sugerem que os dois grupos atribuem significados distintos aos comportamentos parentais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Considering the importance of mental representations of parental figures in the developmental trajectory of children, this study aimed to analyze the relationship of these representations with the social competence of abused and nonabused children. A total of 62 school-aged children participated in this study (22 maltreated and 40 nonmaltreated). The mental representations of the children were assessed with the Children Representations about Parental Figures Interview, while social competence was assessed with means of the Portuguese version of the Social Skills Rating System - form for teachers. The association between representations of parental figures and social competence observed in normative samples does not exist in abused children. These results suggest that abused and nonabused children attribute different meanings to their parents' behavior.
  • Índice de Massa Corpórea, Competência Social e Problemas de Comportamento de Crianças e Cuidadores Artigo Original

    Dias, Doralice Oliveira Pires; Neves, Sônia Maria Mello; Zanini, Daniela Sacramento

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste estudo foi avaliar a relação entre competências sociais, problemas de comportamento e Índice de Massa Corpórea (IMC) das crianças participantes de um programa de intervenção multidisciplinar para excesso de peso da família. Participaram do estudo 22 cuidadores e 26 crianças. O CBCL e o ASR foram aplicados antes da intervenção. Resultados mostraram relações significativas entre problemas de comportamento internalizantes das crianças e seu IMC, e relações entre problemas de comportamento de cuidadores e de crianças. Sugere-se que o problema de comportamento das crianças seja uma variável mediacional entre o problema de comportamento dos cuidadores e o IMC das crianças, sendo assim necessário o desenvolvimento de intervenções para o excesso de peso que intervenham nos problemas de comportamento de ambos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aimed to investigate the relationship between social competences, behavioral problems, competences, and Body Mass Index (BMI) of children who participated in a multidisciplinary intervention program developed to deal with overweight of families. 22 caregivers and 25 children participated. Before the start of the intervention program the CBCL and ASR were administrated. The results show a significant relationship between the child's internalization of behavioral problems and the BMI as well as a relationship between the child's and the caregivers behavioral problems. The results suggest that the child's behavioral problem is a mediating variable between the caregiver's behavioral problem and the child's BMI. Therefore, the development of intervention programs of the overweight problem dealing with the behavioral problems of both is necessary.
  • Desempenho Ortográfico e Habilidades de Produção Textual em Diferentes Condições de Solicitação Artigo Original

    Nobile, Gislaine Gasparin; Barrera, Sylvia Domingos

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo teve como objetivos investigar as relações entre conhecimento ortográfico e produção escrita de textos, além de analisar em que medida diferentes condições de produção afetam a qualidade dos textos narrativos. Participaram do estudo 72 alunos do 5º. ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Os dados foram coletados pela aplicação de um ditado e por três produções de texto: livre, a partir de sequência de figuras e reconto. Os resultados mostraram que os alunos possuem conhecimento precário da ortografia, sendo os erros mais frequentes aqueles envolvendo regularidades contextuais e morfossintáticas, além dos casos irregulares. Os textos mais elaborados foram aqueles produzidos a partir do reconto. Obteve-se correlação positiva moderada, mas estatisticamente significativa entre escrever ortograficamente correto e produzir textos mais elaborados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aimed to investigate the relationship between orthographic knowledge and writing texts, and analyze whether different production conditions affect the quality of narrative texts. Study participants were 72 students in the 5th year of Public Elementary Education. Data were collected by applying a dictation and by the writing of texts in three production situations: free theme, from a sequence of figures and retelling. The results showed that students have a poor knowledge of spelling, being the most frequent errors those involving contextual and morphosyntactic rules, besides the irregular cases. The more elaborated texts were those produced from the retelling condition. A moderate but statistically significant positive correlation was obtained between spelling correctly and writing more elaborated texts.
  • Escala de Motivação para a Leitura para Adolescentes e Jovens: Propriedades Psicométricas Artigo Original

    Gomes, Maria Aparecida Mezzalira; Boruchovitch, Evely

    Resumo em Português:

    RESUMO A motivação para ler, assim como a motivação para aprender, é uma variável chave para a aprendizagem. Este estudo tem como objetivo descrever os passos relativos à construção de uma Escala de Motivação em Leitura (EML) para adolescentes e jovens, apresentar dados preliminares de suas propriedades psicométricas e validade de constructo. Participaram 329 estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Da análise fatorial exploratória dos 83 itens da escala, emergiram seis fatores coerentes com o continuum motivacional descrito pela Teoria da Autodeterminação, com consistência interna entre 0,97 e 0,76. Esses resultados iniciais revelam propriedades psicométricas promissoras da escala para uso no contexto educativo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Motivation to read as well as to learn are important variables for learning. This study is aimed at describing the steps for constructing a reading motivation scale for teenagers and youngsters, as well as at presenting its psychometric properties and construct validity. The sample was composed of 329 students from the 6th year of elementary school to the 3rd year of high school. Exploratory factor analysis of the 83 items revealed six factors coherent with the continuum of Self Determination Theory with internal consistencies ranging from 0.97 to 0.76. These initial results evince the promising psychometric properties of the scale for its use in the educational context.
  • Projeto Defesa à Vida: A Psicologia na Escola de Ensino Fundamental Artigo Original

    Quevedo, Rafaela Fava de; Conte, Raquel Furtado

    Resumo em Português:

    RESUMO Esse relato de experiência baseia-se na intervenção realizada em uma escola pública do ensino fundamental. Através da descrição das atividades desenvolvidas foi possível compreender aspectos individuais e sociais, os quais afetam o indivíduo, em um ambiente considerado promotor de desenvolvimento. Os resultados apontam a eficácia das intervenções, atribuindo à escola um espaço protetivo. Com este estudo, espera-se contribuir para a reflexão sobre os métodos de intervenção em contextos escolares visando à promoção da saúde e ao favorecimento da busca por autonomia e a vida social.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This experience's report is based on an intervention conducted at an elementary public school. Through the description of the activities, it is possible to understand individual and social aspects that affect the individual in an environment considered as a development promoter. The results show the effectiveness of the intervention and the school as a protective space. With this study we hope to contribute to reflections about the methods of intervention in school contexts that aim at health promotion and the search for autonomy and social life.
  • Qualidade do Relacionamento Treinador-Atleta e Orientação às Metas como Preditores de Desempenho Esportivo Artigo Original

    Cheuczuk, Francielli; Ferreira, Luciana; Flores, Patric Paludett; Vieira, Lenamar Fiorese; Vieira, José Luiz Lopes; Nascimento Junior, José Roberto Andare do

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo investigou a qualidade do relacionamento treinador-atleta (RTA) e da orientação às metas (OM) como preditoras para o desempenho de atletas de voleibol. Os participantes (n=185) responderam o Questionário de Relacionamento Treinador-Atleta e o Questionário de Orientação às Metas. Os atletas medalhistas perceberam maior proximidade e comprometimento com o treinador e maior orientação para a tarefa (OT) em comparação aos não medalhistas. O RTA apresentou impacto moderado na OT tanto dos atletas medalhistas (proximidade e complementaridade) quanto das atletas não-medalhistas (compromisso). O compromisso apresentou efeito moderado sobre a orientação para o ego dos não-medalhistas e das mulheres (não significativo). Conclui-se que quanto mais alto o nível de desempenho das equipes, maior a influência do RTA (complementariedade e proximidade) sobre a OT.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study investigated the quality of the coach-athlete relationship (CAR) and goal orientation (GO) as predictors of sport performance in volleyball players. Participants (n=185) completed the Coach-Athlete Relationship Questionnaire and the Task and Ego Orientation in Sport Questionnaire. The medalists perceived greater closeness and commitment to the coach and greater task orientation (TO) compared to non medalists. The CAR showed moderate impact on TO among medalists and male athletes (proximity and complementarity) as well as among non-medalists and female athletes (commitment). Commitment showed moderate effect on the ego orientation of non-medalists and women (not significant). It is concluded that the higher the performance level of the teams, the higher the influence of CAR (complementarity and proximity) on TO.
  • Atitudes perante os Trabalhadores mais Velhos: A Perspetiva dos Estudantes Universitários Artigo Orginal

    Vitória, Andreia; Rego, Arménio; Boas, Madalena Vilas

    Resumo em Português:

    RESUMO Procuramos compreender (a) se a estrutura pentadimensional (dimensões: adaptabilidade; valia dos mais velhos para a organização; conscienciosidade e lealdade; capital social e generosidade; desempenho) do instrumento de medida das atitudes dos gestores perante os trabalhadores mais velhos anteriormente desenvolvido é replicada em uma amostra de estudantes universitários e (b) se essas atitudes ajudam a explicar as decisões dos estudantes. A amostra envolveu 278 estudantes universitários portugueses. Os principais resultados são os seguintes: (a) a estrutura pentadimensional obtida com gestores portugueses e brasileiros replica-se na amostra de estudantes; (b) apesar de os estudantes reconhecerem qualidades nos trabalhadores mais velhos, revelam inclinação para práticas discriminatórias relativamente a esses trabalhadores, e essa inclinação parece ser mais acentuada do que a identificada em gestores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT We seek to understand (a) if the penta-dimensional structure (dimensions: adaptability, value of older people to the organization, conscientiousness and loyalty; capital and generosity; performance) of the measuring instrument of managers' attitudes towards older workers previously developed is replicated in a sample of university students and (b) whether these attitudes help to explain the decisions of students. The sample involved 278 university students. The main results are the following: (a) the penta-dimensional structure obtained with Portuguese and Brazilian managers is replicated in the sample of students; (b) although students recognize qualities in older workers, they tend to reveal discriminatory practices with respect to such employees, and those practices appear to be more pronounced than those observed with managers.
  • Validação do Questionário de Avaliação de Habilidades Sociais, Comportamentos, Contextos para Universitários Artigo Original

    Bolsoni-Silva, Alessandra Turini; Loureiro, Sonia Regina

    Resumo em Português:

    RESUMO Verifica-se uma carência de instrumentos que avaliem habilidades sociais na interface com a saúde mental de universitários. Objetiva-se testar as propriedades psicométricas de validade e fidedignidade do Questionário de Avaliação de Habilidades Sociais, Comportamentos e Contextos para Universitários - QHC-Universitários. Procedeu-se à avaliação, em situação coletiva, de 609 estudantes universitários de diferentes cursos por meio dos seguintes instrumentos: QHC-Universitários, IHS-Del Prette, BDI, Mini-SPIN e SCID-IV. As propriedades psicométricas foram aferidas por meio de procedimentos estatísticos, com resultados satisfatórios quanto à consistência interna e às validades de construto e concorrente. A análise fatorial isolou três fatores para a Parte 1 (Comunicação e Afeto, Enfrentamento, Falar em Público) e dois fatores para a Parte 2 (Potencialidades, Dificuldades), fornecendo escores de problemas e de habilidades.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT There is a lack of instruments to assess social skills in the interface with mental health of college students. This study intended to test the psychometric properties of validity and reliability of the Social Skills, Behaviors and Context Assessment Questionnaire for University Students (QHC - University Students). In a collective situation 609 university students from different courses were evaluated with the following instruments: QHC - College students, IHS-Del Prette, BDI, Mini-SPIN and SCID-IV. The psychometric properties were measured by statistical procedures, with satisfactory results concerning the internal consistency and construct validity and concurrent. Factor analysis isolated three factors for Part 1 (Communication and Affect, Coping, Public Speaking) and two factors for Part 2 (Potentialities and Difficulties), providing scores of problems and skills.
  • Habilidades Sociais em Alcoolistas: Um Estudo Comparativo Artigo Original

    Felicissimo, Flaviane Bevilaqua; Santos, Juliana Aparecida dos; Fontoura, Laiz de Oliveira; Ronzani, Telmo Mota

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente estudo objetivou comparar o repertório de habilidades sociais (HS) de dependentes e não dependentes de álcool a fim de verificar se um menor repertório de HS constitui uma característica dessa população. Foram entrevistados 123 alcoolistas e 114 usuários de serviços de saúde com baixo ou nenhum consumo de álcool, utilizando questionário sociodemográfico, Mini International Neuropsychiatric Interview e o Inventário de Habilidades Sociais. Os dados foram analisados quantitativamente e indicaram uma diferença significativa no repertório de HS, especificamente no fator de autocontrole da agressividade, indicando um pior desempenho dessa habilidade em alcoolistas. Os resultados sugerem que a avaliação dessa característica deva ser considerada no tratamento do alcoolismo e associada ao plano terapêutico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present study aimed to compare the repertoire of social skills of alcoholics and non-alcoholics in order to verify if a minor repertoire of social skills constitute a feature of this population. Interviews were carried out with 123 alcoholics and 114 users of health service patients with low or no consumption of alcohol. It were used a socio-demographic questionnaire, the Mini International Neuropsychiatric Interview and the Social Skill Inventory. The data were analyzed quantitatively and the results indicated a significant difference in repertoire of social skills, specifically with respect to the factor of self-control of aggressiveness, on which was demonstrated the worst performance. The results suggest that the evaluation of this feature should be considered in the treatment of alcoholism and associated with a therapeutic plan.
  • Correspondência Prototípica dos Transtornos da Personalidade com o Inventário Dimensional Clínico da Personalidade Artigo Original

    Carvalho, Lucas de Francisco; Primi, Ricardo

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste estudo foi investigar evidências de validade para o Inventário Dimensional Clínico da Personalidade (IDCP) por meio de associações esperadas com o modelo dos cinco grandes fatores (FFM), especialmente no que se refere à correspondência de protótipos dos transtornos da personalidade. A amostra, não clínica (N=94), com idade variando entre 19 e 55 anos (M=25,5; DP=7,35), sendo 59,6% do sexo masculino, respondeu o IDCP e o NEO-PI-R para avaliação de doze dimensões relacionadas aos transtornos da personalidade e de cinco dimensões da personalidade, respectivamente. Os resultados apontaram para relações empíricas coerentes entre as dimensões do IDCP e as dimensões do NEO-PI-R, bem como entre as categorias diagnósticas do DSM-IV-TR com base no FFM e as dimensões do IDCP.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aimed to investigate validity evidence of the Dimensional Clinical Personality Inventory (IDCP) through the expected associations with the five-factor model (FFM), especially in regard to the prototype matching of personality disorders. A non-clinical sample (N=94), aged between 19 and 55 years (M=25.5; SD=7.35), and 59.6% male, answered the IDCP and the NEO-PI-R for the assessment of 12 dimensions related to personality disorders and evaluation of five personality dimensions, respectively. The results pointed to consistent empirical relations between the dimensions of the IDCP and the NEO-PI-R, as well as between the diagnostic categories of DSM-IV-TR based on the FFM and the IDCP dimensions.
  • Meditação breve e a interação entre interferência emocional e ansiedade Artigo Original

    Menezes, Carolina Baptista; Pereira, Mirtes G.; Mocaiber, Izabela; Bizarro, Lisiane

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo piloto avaliou os efeitos de cinco dias de meditação focada na relação entre interferência emocional e ansiedade em amostra não clínica randomizada em dois grupos (experimental=13; controle=18). A interferência emocional foi indexada comparando os tempos de reação em uma tarefa de atenção com imagens distratoras negativas ou neutras. Também foi avaliado o autorrelato da ansiedade durante a tarefa. Apenas no grupo controle uma maior ansiedade interagiu com uma maior interferência emocional e uma pior avaliação de valência e alerta (arousal) das imagens emocionais. Esses achados preliminares sugerem que a meditação pode ajudar a modular o efeito da ansiedade no viés para estímulos negativos, e que mesmo um treino breve pode facilitar processos autorregulatórios.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This pilot study assessed the effects of a five day focused meditation training on the interplay between emotional interference and anxiety in a non clinical sample randomized into two groups (experimental=13; control=18). Emotional interference was indexed comparing the reaction times in an attention span task with negative or neutral distracting images. Anxiety experienced during the task was also assessed through self-report. Only in the control group higher anxiety levels interacted with greater emotional interference and a worse evaluation of valence and arousal of emotional images. These preliminary findings suggest that meditation may help modulating anxiety effects on bias to negative stimuli, and that even a short training may facilitate self-regulatory processes.
  • Identificación Social y/o Percepción de Similitud: Aproximación a los Efectos Diferenciales sobre el Esencialismo Artigo Original

    Ojeda, Katherine Saldivia; Cofré, Débora Mansilla; Goic, Claudia Andrea Estrada

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La presente investigación trata de la relación causal de dos procesos asociados al esencialismo (creer en la existencia de una esencia común a todos los miembros de un grupo): la identificación social y la similitud. Su objetivo fue determinar el rol de ambos procesos sobre el esencialismo psicológico. Mediante un estudio transversal correlacional, 200 personas (muestreo no aleatorio) fueron medidas en ambas variables y en esencialismo (endo y exogrupal). Los resultados indican efectos diferenciales según el tipo de esencialismo (endo o exogrupal). El endogrupal es explicado por la identificación grupal (autocategorización y compromiso grupal). El exogrupal, depende de la identificación (autocategorización) y la similitud (homogeneidad). Se discuten estos resultados en torno a sus consecuencias para las relaciones intergrupales.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present study deals with the causal relation among two processes associated to essentialism (believing in the existence of a common essence for the members of a group): social identification and similarity. By means of a cross-correlational study, 200 participants (non-random sampling) were measured on both variables and on essentialism (ingroup/outgroup). The results indicate that the effects of both variables are not similar according to whether they belong to ingroup or outgroup essentialism. Ingroup essentialism is mainly explained by identification with the ingroup, and, especially for self-categorization and group commitment. The outgroup essentialism, meanwhile, is explained by self-categorization (identification) and the perception of intragroup homogeneity (similarity). These results are discussed in relation to their implications for intergroup relations.
  • Análise Narrativa, Construção de Sentidos e Identidade Artigo Original

    Moutinho, Karina; Conti, Luciane De

    Resumo em Português:

    RESUMO Subjetividade é um fenômeno amplamente debatido por perspectivas narrativistas em Psicologia. Uma questão importante nessa direção é como analisar as construções narrativas em situações de pesquisa. Neste estudo, temos o objetivo de apresentar e discutir uma proposta analítica para estudo do fenômeno da identidade, à luz de perspectivas narrativistas e da psicologia discursiva. A proposta se fundamenta em uma forma específica de análise narrativa: a análise de posicionamento. Apresentamos um estudo de caso realizado com o objetivo de investigar a construção de sentidos de identidade por pessoas que tinham realizado cirurgia bariátrica. Espera-se ampliar a discussão sobre ferramentas analíticas, vinculando-as a referenciais teórico-metodológicos específicos no chamado "turno interpretativo", e ofertar uma proposta investigativa plausível para narrativas e subjetividade em Psicologia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Subjectivity is a phenomenon widely debated among narrativist perspectives in Psychology. One important question in this area of research pertains to the analysis of narrative constructions of an individual in research contexts. In this study, we aimed to present and discuss an analytical approach to investigate the phenomenon of identity grounded on narrativist perspectives and discursive psychology, which are based on a specific form of narrative analysis: the positioning analysis. We present a case study with the objective to investigate the construction of meaning of identity by individuals who had bariatric surgery performed. Our goal is to broaden the discussion of analytical tools and link them to specific theoretical and methodological frameworks within the "interpretive turn". We hope to show a plausible investigative approach integrating narrative and subjectivity in Psychology.
  • Alterações Neurobiológicas Verificadas a partir do Tratamento com Terapia Cognitivo-comportamental no Transtorno Obsessivo-Compulsivo Artigo Original

    Fernandes, Priscila Assumpção; Carvalho, Marcele Regine de

    Resumo em Português:

    RESUMO Hipóteses neurobiológicas sobre o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) sugerem alterações funcionais e anatômicas em determinadas áreas cerebrais relacionadas aos sintomas. Evidências indicam que a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é eficaz para o tratamento do TOC e capaz de modular padrões neurais disfuncionais. O presente estudo objetivou descrever as alterações neurobiológicas promovidas pela TCC para o TOC. Realizou-se uma revisão sistemática, cuja amostra final correspondeu a cinco estudos. Em todos, houve melhora significativa do TOC e alterações neurobiológicas após a TCC, tais como redução da atividade e volume no córtex orbitofrontal, aumento da atividade no córtex cingulado anterior, tálamo e núcleo caudado. A TCC mostrou-se capaz de modular neurocircuitos envolvidos no TOC.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Neurobiological theories about Obsessive-Compulsive Disorder (OCD) signalize functional and anatomical changes in specific areas of the brain related to its symptoms. Evidence indicates that Cognitive-Behavioral Therapy (CBT) is effective in the treatment of OCD as well as capable of modulating dysfunctional neural patterns. This study aimed at describing neurobiological changes derived from the treatment of OCD with the CBT. A systematic review was carried out and its final sample consisted of five studies. In all of them, there was significant improvement of OCD as well as neurobiological changes, after CBT. The main findings were reduced activity and volume in the orbitofrontal cortex and increased activity in the anterior cingulate cortex, thalamus and caudate nucleus. CBT has shown to be able to modulate the neural circuits involved in OCD.
  • Temperamento e Caráter na Resposta à Terapia Cognitivo-Comportamental para Transtorno de Pânico Artigo Original

    Finkler, Débora Cassiane; Wesner, Ana Cristina; Heldt, Elizeth

    Resumo em Português:

    RESUMO O estudo investigou o impacto das características de temperamento e caráter na resposta à terapia cognitivo-comportamental (TCC) para pacientes com transtorno de pânico (TP). Um total de 55 pacientes realizou 12 sessões de TCC em grupo (TCCG). A gravidade dos sintomas foi verificada antes e após a intervenção, e o Inventário de Temperamento e Caráter de Cloninger foi aplicado no início do tratamento. Observou-se uma redução significativa na gravidade do TP após a intervenção. Análises de regressão indicaram que as características de temperamento (persistência) e caráter (autodirecionamento e cooperatividade) não se mostraram significativamente relacionadas à melhora da agorafobia e de sintomas depressivos, permanecendo a gravidade inicial desses sintomas como fatores independentes de resposta à TCCG.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study investigated the impact of temperament and character traits on the response to cognitive-behavioral therapy (CBT) of patients with panic disorder (PD). A total of 55 patients underwent 12 sessions of CBT in group (CBGT). Symptom severity was assessed before and after the intervention and the Cloninger's Temperament and Character Inventory was applied before CBGT. A significant reduction in the severity of the PD severity of the patients after the intervention was observed. Regression analysis indicated that characteristics of temperament (persistence) and character (self-directedness and cooperativeness) were not significantly related to the improvement of agoraphobia and depression, leaving the initial severity of these symptoms as independent factors of response to CBGT.
  • As Clínicas da Psicanálise: Sutileza e Força dos "Jogos de Verdade" na Produção de Subjetividade Artigo Original

    Guirado, Marlene; Lima, Marco Aurélio; Veiga, Luiz Gustavo Caleiro e Wild

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo visa a apresentar e a inserir os resultados de duas dissertações de mestrado em uma discussão sobre os efeitos de legitimação das práticas clínicas psicanalíticas. Tomou-se como corpus o discurso de psicanalistas brasileiros que se reconheciam como kleinianos ou lacanianos. Em um dos estudos, investigou-se o reconhecimento das noções de transferência e interpretação; no outro, as concepções de término de análise. Os discursos (gravados e transcritos) foram analisados por meio do método da Análise Institucional de Discurso. Foi possível delinear os lugares atribuídos ao paciente, à teoria e ao próprio entrevistado. A análise apontou especificidades, mas também surpreendentes aproximações entre os discursos de lacanianos e kleinianos. Concluiu-se que, em função de efeitos de naturalização dos conceitos no discurso dos analistas, configura-se uma espécie de antecipação de uma subjetividade desenhada pela teoria psicanalítica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to present and to insert the results of two Master Theses in a discussion of effects of clinic practices, to reinforce the clinic practice as an institution. The speech of Brazilian psychanalysts who identify themselves as Kleinian or Lacanian constituted the corpus of this investigation. In one of the studies the recognition of the concepts of transfer and interpretation was investigated, and in the other study the conceptions of analysis ending. The discourses (recorded and transcribed) of psychanalysts were analyzed using the Institutional Analysis of Discourse method. The results permitted to outline the position assigned to the patient, the theory and the professional in the clinical context. The results also indicated particularities and similarities between the two groups (Lacanian and Kleinian). It can be concluded that there exists a kind of anticipation of subjectivity designed by psychoanalytic theory.
  • Dimensões da Qualidade de Vida e Apoio Social dos Pacientes Hospitalizados nas Unidades de Assistência à Saúde do Algarve Artigo Original

    Duarte, António; Joaquim, Natércia; Nunes, Cristina

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo avaliou a relação entre qualidade de vida e rede de apoio social dos pacientes das unidades de cuidados continuados do Algarve, através de WHOQOL-BREF e ASSIS. Participaram 92 pacientes, com idades entre 34-101 anos: muito idosos (40,2%), sexo feminino (58,7%), viúvas (40,2%), classe média-alta (46,8%), coabitando com o cônjuge (43,2%), e parcialmente dependentes (72,5%). As redes de apoio emocional, material e informativo eram compostas maioritariamente por familiares. Observamos relações significativas entre o apoio informativo e os domínios físico, relações sociais e ambiente da qualidade de vida (p<0,05). Os resultados sugerem uma percepção e satisfação com a saúde razoáveis, mas inferiores no domínio físico. A necessidade de apoio informativo esteve negativamente associada aos domínios psicológico e relações sociais da qualidade de vida.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study assessed the relations between quality of life and social support network of patients in continuing care units in Algarve, using WHOQOL-BREF and ASSIS. Participants were 92 users of ages between 34-101 years: very elderly (40.2%), female (58.7%), widows (40.2%), upper-middle class (46.8%), cohabiting with spouse (43.2%), and partly dependent (72.5%). Emotional, tangible and informational support networks were mainly composed by family. We found significant associations between informative social support and physical domains, social relations and environment of quality of life (p< 0.05). The results suggest middle levels in self-perception and satisfaction with health, and lower levels in physical domain. Informational support needs were negatively associated with psychological and social relations dimensions of quality of life.
  • A Interlocução de Narrativas: Um Estudo sobre Papéis de Gênero Artigo Original

    Fávero, Maria Helena; Maracci, Inara Linn

    Resumo em Português:

    RESUMO Retomamos a distinção entre sexo e gênero e entre papéis sexuais e de gênero na psicologia feminista. Referimos as contraposições à naturalização e discutimos a influência das ideologias da feminilidade e da masculinidade na socialização. Descrevemos um estudo sobre as concepções de quatro mulheres sobre os papéis de gênero, considerando a subjetividade na coleta e análise de dados. Utilizamos a narrativa e o grupo focal, tomando a proposição e os atos da fala como unidades de análise. Evidenciamos seis proposições articuladas a dois eixos principais: (a) as condições de vida e o abandono e (b) o significado e a prática da maternidade. Discutimos a identificação e o apego na socialização de gênero, defendendo o papel dos estudos psicológicos de gênero para as transformações sociais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this article we resumed the distinction between sex and gender and between sex and gender roles in feminist psychology. We refer to antagonisms of naturalization and discuss the naturalization and we discuss the influence of femininity and masculinity ideologies on socialization. We describe a study on the conceptions of four women about gender roles, considering subjectivity in the data collection and analysis. Narrative and focus group are used, taking proposition and speech acts as units of analysis. We show six propositions connected to two main axes: living conditions and abandonment; the meaning and practice of motherhood. We discuss identification and attachment in gender socialization, advocating the role of psychological gender studies in social change.
  • Perfil Sócio-demográfico e Clínico de uma Amostra de Fumantes Portugueses: Implicações do Sexo para a Intervenção na Cessação Tabágica Artigo Original

    Costa, Eleonora C. V.; Valério, Maria Júlia; Pascoal, Ivone; Trovisqueira, Ana Margarida

    Resumo em Português:

    RESUMO As medidas de cessação tabágica mostram resultados positivos na diminuição da morbidade e mortalidade associadas ao consumo do tabaco. Esses programas possuem maior eficácia quando se adequam às especificidades dos tabagistas. Este estudo teve como objetivo analisar as diferenças de sexo em uma amostra de 100 fumantes portugueses, através da administração de um questionário sócio-demográfico e clínico. Observaram-se diferenças de sexo no número de cigarros consumidos por dia, no momento do dia e no contexto social de maior consumo, no residir com fumantes, na pressão social para deixar de fumar e no sono. As implicações clínicas dos resultados foram discutidas no sentido de otimizar a prestação dos serviços de saúde em contexto de cessação tabágica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Smoking cessation programs reduce the morbidity and mortality associated with tobacco consumption. Such programs are more effective when they are tailored to the specific characteristics of smokers. In this study we analyze sex differences within a group of 100 portuguese smokers, by administering a sociodemographic and clinical questionnaire. The results show sex differences in the number of cigarettes smoked per day, in the time of day and the social contexts connected with greater consumption, in co-habitation with other smokers, in response to social pressures to quit smoking, and in incidence of sleep problems. We discuss the implications of the results for the optimization of the smoking cessation programs offered in healthcare settings.
  • Fatores Legitimadores da Discriminação: Uma Revisão Teórica Artigo Original

    Pereira, Cicero Roberto; Souza, Luana Elayne Cunha de

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo apresenta uma revisão teórica sobre os fatores legitimadores da discriminação identificados em teorias clássicas da Psicologia Social. Nesse sentido, analisamos como esses mecanismos são tratados em quatro perspectivas teóricas: as diferenças individuais; os conflitos de interesses; o processo de categorização; e os processos identitários. Orientamos nossa análise seguindo a ideia de que as teorias analisadas têm explicado a discriminação "intergrupal" recorrendo a fatores legitimadores das desigualdades sociais, ainda que a referência a esses fatores não tenha sido feita de forma explícita. Finalmente, propomos que o recurso a fatores justificadores da discriminação representa o mecanismo através do qual o preconceito leva à discriminação, sendo as percepções de ameaça realista e simbólica alguns dos importantes fatores legitimadores da discriminação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article presents a theoretical review on the legitimizing factors of discrimination that are identified in classical theories of social psychology. In this sense, we analyze how these mechanisms are treated in four theoretical perspectives: individual differences; conflicts of interest; categorization processes; and identity processes. The focus of our analysis is based on the idea that theories of social psychology have explained the intergroup discrimination by referring the central role played by legitimating factors in social inequality, although the reference to these factors did not occur in an explicit way. Finally, we propose that the use of justifying factors of discrimination is the mechanism through which prejudice leads to discrimination, while realistic and symbolic perceptions of threat are some of the most important legitimating factors of discrimination.
  • Como Medir o Hábito? Evidências de Validade de um Índice de Autorrelato Artigo Original

    Cristo, Fábio de; Günther, Hartmut

    Resumo em Português:

    RESUMO O hábito é um comportamento aprendido que se tornou automático após várias repetições em um contexto estável. Investigamos o uso habitual do automóvel. Realizaram-se dois estudos sobre as propriedades psicométricas do Índice de Autorrelato do Hábito (IAH). No Estudo 1, o IAH foi traduzido para o português e, posteriormente, testado com 238 participantes. Constataram-se bons indicadores de precisão (α = 0,95), de validade de construto e de validade convergente com duas medidas de hábito (ambas r = 0,70, p = 0,01), assim como com a quantidade de quilômetros rodados (r = 0,20, p = 0,05). No Estudo 2, com 970 participantes, por meio de survey on-line, foram identificadas novas evidências de validade e precisão, corroborando o Estudo 1.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Habit is a learned behavior that has become automatic after being repeated several times in a stable context. We investigated the habitual use of the automobile. Two studies were performed on the psychometric proprieties of the Self-Report Habit Index (SRHI). In Study 1, the SRHI was translated into Portuguese and then tested with 238 participants. The results showed good indicators of reliability (α = .95), construct validity and convergent validity with two measures of habit (both r = .70, p = .01), and with the number of kilometers traveled (r = .20, p = .05). In Study 2, with 970 participants via an online survey, further evidence of validity and reliability was identified, corroborating the results of Study 1.
  • Variância Média Extraída e Confiabilidade Composta: Indicadores de Precisão Artigo Original

    Valentini, Felipe; Damásio, Bruno Figueiredo

    Resumo em Português:

    RESUMO A variância média extraída (VME) e a confiabilidade composta (CC) são indicadores associados à qualidade de uma medida. No entanto, é necessário compreender adequadamente a dinâmica dos cálculos da VME e da CC, bem como as suas relações com os conceitos de validade e precisão para evitar equívocos na interpretação dos seus resultados. No presente artigo, ilustramos, por meio de modelos unifatoriais simulados, como o número de itens e a homogeneidade das cargas fatoriais impactam os valores da VME e da CC. Assim, problematizamos a utilização de pontos de cortes fixos para esses indicadores. Além disso, apresentamos argumentos endossando a VME como uma medida de precisão, e não de validade convergente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The average variance extracted (AVE) and the composite reliability coefficients (CR) are related to the quality of a measure. Meanwhile, in order to avoid misconceptions, it is required to properly comprehend the equations of the AVE and CR, as well as their relation with the definition of validity and reliability. In this paper, we illustrate, using simulated one-factor models, how the number of items and the homogeneity of factor loadings might influence the AVE and CR results. In so doing, we show that the use of fixed AVE and CR cutoffs is problematic. Moreover, we present reasons endorsing the use of the AVE as a reliability coefficient, instead of a convergent validity index.
  • Saúde Mental: Múltiplos Saberes, Diversas Considerações Resenha

    Mendes, Marcelo Simões
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com