Psicologia: Teoria e Pesquisa, Volume: 32, Issue: 3, Published: 2016
  • Changes in Father Involvement During the First Six Months of the Baby in the Child Care Artigo Original

    Gabriel, Marília Reginato; Lopes, Rita de Cássia Sobreira

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este trabalho investigou o envolvimento de pais com seus bebês e com a creche nos seis primeiros meses de frequência do bebê no berçário. Por meio de um estudo de caso coletivo de caráter longitudinal, quatro pais responderam a entrevistas em três momentos: entrada do bebê na creche, um mês e 6 meses depois da entrada. Análise de conteúdo qualitativa indicou que tanto a creche como o desenvolvimento do bebê foram aliados do pai para a retomada do trabalho e da vida conjugal. O estudo mostra a importância de se levar em consideração as necessidades e competências do pai que está envolvido no cuidado ao bebê.

    Abstract in English:

    Abstract This study investigated father involvement with their babies and the child care center during the first six months after the baby entered in the day care center. It was performed a collective case study, with a longitudinal design, in which four fathers answered an interview at three moments: entry in the child care center, one month and six months later. Qualitative content analysis indicated that the day care center and the baby's development helped the father to be more involved with his work and his personal life. The present study shows the importance of taking into consideration the needs and capacity of fathers involved in infant care.
  • School-age Children who Live with Recurrent Maternal Depression: Differences between the Sexes Artigo Original

    Loosli, Lívia; Pizeta, Fernanda Aguiar; Loureiro, Sonia Regina

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Há divergências na literatura quanto às diferenças entre os sexos na associação entre depressão materna e desenvolvimento infantil. Neste estudo, compararam-se diferenças entre os sexos relativas ao comportamento e desempenho escolar de crianças que conviviam com a depressão materna, correlacionando tais desfechos. Participaram 40 díades mãe-criança, tendo as mães diagnóstico de Transtorno Depressivo Recorrente. As crianças, de sete a 12 anos, foram divididas em grupos por sexo. Foi realizada aplicação de entrevista diagnóstica, do Questionário de Capacidades e Dificuldades e do Teste de Desempenho Escolar. As meninas apresentaram mais sintomas emocionais comparadas aos meninos. Constataram-se associações significativas entre comportamento e desempenho escolar apenas para as meninas, sinalizando maior vulnerabilidade destas meninas.

    Abstract in English:

    Abstract Research shows divergent data on the differences between the sexes in the association between maternal depression and children development. The objective of this study was to compare differences between the sexes concerning the behavior and school performance of children living with maternal depression, correlating such outcomes. Participants were 40 mother-child dyads, with mothers diagnosed with Recurrent Depressive Disorder. The children, 7 to 12 years old, were divided into groups by sex. The procedures involved the application of diagnostic interview, the Strengths and Difficulties Questionnaire and the School Performance Test. Girls showed more emotional symptoms than boys. Significant associations between behavior and school performance were found for girls only, indicating greater vulnerability of them.
  • Illness Perception and Coping in Women with Breast Cancer Artigo Original

    Castro, Elisa Kern Kern de; Lawrenz, Priscila; Romeiro, Fernanda; Lima, Natália Britz de; Haas, Sílvia Abduch

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O objetivo do estudo foi investigar a relação entre percepção da doença, enfrentamento e variáveis sociodemográficas e clínicas em mulheres com câncer de mama. O delineamento foi transversal, correlacional e comparativo, do qual participaram 157 mulheres (idade média=51,95 anos). Os questionários de dados sociodemográficos e clínicos, de percepção da doença e de enfrentamento foram aplicados individualmente nos dias de consultas médicas. Os resultados indicaram a existência de relação entre percepção da doença e enfrentamento. A percepção de duração cíclica da doença foi preditora de enfrentamento instrumental e distração. Já a representação emocional foi preditora de enfrentamento emocional. Conclui-se que, apesar de a percepção da doença ser preditora de enfrentamento, a magnitude é fraca.

    Abstract in English:

    Abstract The objective of the study was to investigate the relationship between illness perception and coping in women with breast cancer. Transversal, correlational and comparative design including 157 women with an average age of 51.95 years at the time of application of the instruments. The sociodemographic and clinical questionnaire of illness perception and coping were applied individually during medical consultation in a specialized cancer hospital. Results indicated the existence of a relationship between illness perception and coping. Perception of cyclic duration was predictive of instrumental coping and distraction. Emotional representation was a predictor of emotional confrontation.It was concluded that, despite illness perceptions being a predictor of coping, the magnitude is low.
  • Dating Satisfaction and Subjective Well-Being: Associations with Parental Marital Relationship Artigo Original

    Scorsolini-Comin, Fabio; Fontaine, Anne Marie Germaine Victorine; Santos, Manoel Antônio dos

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este estudo investigou as relações existentes entre uma medida da conjugalidade dos pais (PCP) percebida por filhos solteiros que namoram e medidas do bem-estar subjetivo e da satisfação em relacionamentos amorosos desses jovens. Participaram deste estudo 140 pessoas solteiras (idade média = 21 anos; tempo de namoro = 3 anos). Os seguintes instrumentos foram utilizados: Escala de Bem-estar Subjetivo, Questionário de Conjugalidade dos Pais e Escala Fatorial de Satisfação com o Relacionamento de Casal. As correlações apontaram que a PCP não está correlacionada com as demais variáveis. A satisfação no namoro não está associada ao modo como o jovem percebe a conjugalidade de seus pais, contrariando a tese de que os relacionamentos afetivos seriam influenciados pelas experiências na família de origem.

    Abstract in English:

    Abstract This study examined the association between a measure of parental marital relationship (PCP, in Portuguese) perceived by unmarried children who date and a measure of satisfaction and subjective well-being in romantic relationships of these young adults. In this study 140 unmarried subjects participated (mean age = 21 years; dating = 3 years). The following instruments were used: Scale of Subjective Well-being Parents' Conjugality Questionnaire and Factorial Scale of Satisfaction in Couple Relationships. Correlations indicated that PCP is not related to the other variables in this study. Thus, the satisfaction in dating is unrelated to how young adults perceive the marital relationship of their parents, refuting the thesis that affective relationships are influenced by the experiences in the family of origin.
  • Using Crack in a Vulnerability Context: Social Representations and Practices among Users Artigo Original

    Acioli Neto, Manoel de Lima; Santos, Maria de Fátima de Souza

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O objetivo deste estudo foi compreender os contextos de uso do crack. Para isso, foram entrevistados 14 usuários de crack de diferentes localidades e realizada Análise Temática de Conteúdo das informações obtidas. Os resultados indicam que as representações encontradas nesses contextos situam o crack como droga da destruição, o qual acaba por influenciar no modo de consumir a droga, descrito por episódios de ingestão intensa, com deterioração orgânica e prejuízos para a saúde. Diante dessa discussão, conclui-se que a consideração do contexto enquanto unidade de análise implica em uma possibilidade teórica de abarcar a circularidade do saber, pois retoma a produção de sentidos, sem torná-la estagnada a um grupo ou população.

    Abstract in English:

    Abstract The aim of this study was to understand the contexts in which crack is being used. We interviewed 14 crack users in different locations and data were analyzed using category-based content analysis. The results indicate that the representations used in these contexts characterize crack as a drug of destruction, which influences the way of consuming the drug, described by episodes of intense intake, with organic deterioration and damage to health. We concluded that consideration of context as the unit of analysis implies a theoretical possibility of embracing the circularity of knowledge, because it resumes production of meanings, without making it stagnant to a group or population.
  • Behavioral Measures of Efficacy: Contributions to the Evaluation of Arithmetical Operations Teaching Artigo Original

    Henklain, Marcelo Henrique Oliveira; Carmo, João dos Santos; Lopes Júnior, Jair

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Investigaram-se medidas de eficiência (razão entre acertos e tempo de solução) e erro (diferença entre a resposta emitida e a resposta correta) com estudantes do Ensino Fundamental. O Experimento 1 compreendeu pré-teste, ensino de equivalência entre diferentes formas de apresentação de problemas, pós-teste 1, ensino do algoritmo de adição, pós-teste 2, ensino do algoritmo de subtração, pós-teste 3 e teste de generalização. O Experimento 2 foi semelhante ao anterior até o pós-teste 1, seguido de treino de solução de problemas na forma de balança, pós-teste 2, teste de generalização 1, ensino dos algoritmos de adição e subtração, pós-teste e teste de generalização 2. Medir eficiência e erro contribui para a avaliação da eficácia de programas de ensino de solução de problemas.

    Abstract in English:

    Abstract We investigated measures of efficiency (ratio of correct responses and resolution time) and error (distance between emitted response and the correct response) in a group of Elementary School students. Experiment 1 comprised pre-test, teaching of equivalence between different forms of problem presentation, post-test 1, teaching of addition algorithm, post-test 2, teaching of subtraction algorithm, post-test 3, and generalization test. Experiment 2 was similar to Experiment 1 until post-test 1, followed by training of scale problem-solving, post-test 2, generalization test 1, teaching of addition and subtraction algorithms, post-test 3, and generalization test 2. The results of this study suggest that measuring efficiency and error contribute to evaluate the effectiveness of educational programs in teaching problem solving.
  • The Consistency of Childhood Memories Artigo Original

    Pinho, Maria Salomé; Oliveira, Marta; Fonseca, António Castro

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A coleta de relatos retrospetivos constitui um procedimento frequente em psicologia. Neste estudo, analisou-se, em uma amostra de adultos jovens não institucionalizados, a consistência desses relatos sobre diversas experiências da infância (vitimação, medos, dificuldades de aprendizagem), confrontando-os com os relatos atuais dos seus pais e/ou professores. Os resultados mostraram uma relação significativa entre os relatos retrospetivos dos próprios participantes e as informações atuais fornecidas pelas outras fontes, exceto para os medos na infância. A magnitude dessa relação variou entre pequena e média. Com base nesses resultados, sugere-se que, nos estudos que recorram a relatos retrospetivos e atuais, indiquem-se medidas de relação entre relatos, bem como a sua magnitude, de modo a melhor se avaliar a qualidade das inferências baseadas nesses relatos.

    Abstract in English:

    Abstract Retrospective self-reports are a common procedure in psychology. The aim of the present study was to analyze, in a large sample of not institutionalized young adults, the consistency of their reports on several childhood experiences (victimization, fears, learning difficulties), by contrasting them with concurrent reports provided by their parents and/or teachers. Results showed a significant relationship between participants` retrospective self-reports and concurrent information provided by other sources, with the exception of childhood fears. The size of that relationship varied between poor and average. Accordingly, it is recommended that studies using retrospective self-reports provide a measure of the relationship between reports, as well as a size measure, so that the quality of inferences based on these reports could be more easily evaluated.
  • Teaching Naming with Objects and Figures for Children with Autism Artigo Original

    Santos, Edson Luiz Nascimento dos; Souza, Carlos Barbosa Alves de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este estudo comparou a utilização de estímulos bidimensionais e tridimensionais em um procedimento de instrução com múltiplos exemplares para instalar nomeação (integração dos repertórios de falante e ouvinte) em quatro crianças com autismo. Após uma linha de base de nomeação (Fase 1), treinou-se discriminação condicional por identidade com o experimentador tateando os estímulos modelo, discriminação condicional auditivo-visual e tato com novos estímulos (Fase 2). Atingido o critério na Fase 2, a Fase 1 foi replicada (Fase 3). Observada nomeação na Fase 3, a Fase 1 foi replicada com novos estímulos (Fase 4). Dois participantes demonstraram nomeação. Discute-se a efetividade do procedimento de instrução com múltiplos exemplares, o papel da modalidade de estímulos e a interação entre os repertórios de falante e ouvinte.

    Abstract in English:

    Abstract The current study compared the use of two- and three-dimensional stimuli in a multiple exemplar instruction procedure to install naming (integration of speaker and listener repertoires) in four autistic children. Phase 1 evaluated the baseline of naming. Phase 2 trained identity conditional discrimination with the experimenter tacting the sample stimuli, auditory-visual conditional discrimination and tact with new stimuli. After reaching criterion in Phase 2, Phase 1 was replicated to verify the emergence of naming (Phase 3). Having observed naming in Phase 3, Phase 1 was replicated with new stimuli (Phase 4). Two participants showed acquisition of naming. The effectiveness of the multiple exemplar instruction procedure, the role of stimuli modality and the interaction between speaker and listener repertoires are discussed.
  • Stereotypes of Intimate Partner Violence: Do Sex and Sexual Orientation Matter? Original Article

    Meza-de-Luna, María Elena; Cantera, Leonor María; Blanch, Josep María; Beiras, Adriano

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Esta pesquisa avalia estereótipos sobre violência entre parceiros íntimos (VPI) relacionados a casais heterossexuais e homossexuais. Os/as participantes, 232 estudantes universitários mexicanos, avaliaram a VPI física e psicológica exercida por homens e mulheres com diferentes orientações sexuais. Os dados foram analisados com o teste de Wilcoxon. Os resultados indicam que homens avaliaram mulheres e homens gays como apresentando níveis similares de VPI, sendo a percepção masculina sobre VPI nesses grupos superior à feminina. Mulheres percebem homens heterossexuais como mais violentos e atribuem graus diferentes de VPI para os demais grupos. A violência física é vista como natural em homens, homossexuais ou heterossexuais. Para concluir, é possível sugerir que estereótipos de VPI são influenciados pelo sexo do avaliador e por sua orientação sexual. É relevante ampliar o alcance de programas preventivos.

    Abstract in English:

    Abstract This study analyzed stereotypes on intimate partner violence (IPV) of heterosexual and same-sex couples. The participants, 232 Mexican college students, evaluated physical and psychological IPV exerted by men and women with different sexual orientations. The data were analyzed using the Wilcoxon test. The results indicate that men evaluated women and gay men as having a similar IPV, while men´s perceptions of IPV for these groups were higher than those of women. Women viewed heterosexual men as the most violent and evaluated the other groups with different degrees of IPV. Physical violence is regarded as natural in men, both gay and heterosexual. To conclude, the results suggest that IPV stereotypes are affected by the sex of the evaluators and by their sexual orientation. It is relevant to expand the scope of prevention programs.
  • Psychological Coping Strategies of Clinical Medical Oncologists Artigo Original

    Cano, Débora Staub; Moré, Carmen Leontina Ojeda Ocampo

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Esta pesquisa objetivou caracterizar as estratégias de enfrentamento psicológico utilizadas por médicos oncologistas. Foram observados e entrevistados doze oncologistas clínicos, que atuavam no sul do país. A análise dos dados seguiu os princípios da Teoria Fundamentada nos Dados. Foram construídas seis categorias de análises e sua denominação teve como referência a teoria de enfrentamento psicológico: (a) Focalizada no problema; (b) Focalizada na emoção; (c) Religiosidade/Espiritualidade; (d) Suporte social; (e) Estratégia combinada; e (f) Autoavaliação de estratégias utilizadas. Os resultados apontam que os profissionais fazem uso de diversas estratégias de enfrentamento, evidenciando a necessidade de autorreflexão, apoio e suporte social, o que pode favorecer uma melhor adaptação às demandas, às exigências e ao reconhecimento de degaste emocional dessa especialidade profissional.

    Abstract in English:

    Abstract This work, aimed at characterizing psychological coping strategies used by clinical oncologists. Twelve clinical oncologists who worked in Southern Brazil were observed and interviewed. The analysis, based on Grounded Theory, resulted in six categories based on the theory of psychological coping: (a) Problem focused; (b) Emotion focused; (c) Religiosity / Spirituality; (d) Social support; (e) Combined strategy; and (f) Self-evaluation of the strategies used. The results indicate that the coping strategies of these professionals are diverse, which highlights the need for self-reflection and social support that may favor a better adaptation to the demands of the profession, requirements and the recognition of emotional distress that affect the oncologist practice.
  • Violência Física Perpetrada por Ciúmes no Namoro de Adolescentes: Um recorte de Gênero em Dez Capitais Brasileiras Artigo Original

    Oliveira, Queiti Batista Moreira; Assis, Simone Gonçalves de; Njaine, Kathie; Pires, Thiago de Oliveira

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A violência entre namorados adolescentes vem ganhando visibilidade no âmbito científico, configurando-se como problema de saúde pública. Este estudo quanti-qualitativo investiga como questões de gênero permeiam a violência física perpetrada no namoro entre adolescentes. Realizou-se inquérito epidemiológico com 3.205 adolescentes (idades de 15 a 19 anos), estudantes do 2º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de 10 capitais brasileiras. Entrevistas grupais e individuais foram também realizadas com 519 participantes. Humilhações e agressões entre namorados foram consideradas graves, entretanto, infidelidade e ciúme destacaram-se como disruptores de conflitos e brigas, refletindo normas de gênero tradicionais legitimadoras da violência. Destaca-se a necessidade de ações voltadas à desconstrução de estereótipos de gênero e à problematização da banalização da violência entre adolescentes.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Adolescent dating violence has been gaining visibility in the scientific realm over the past three decades, being considered as a public health issue. This quantitative and qualitative study investigates gender influences in physical dating violence among Brazilian adolescents. A survey was conducted with 3,205 adolescents (15-19 years old) from 2nd year of high school of public and private schools in 10 Brazilian cities. Group and individual interviews were also conducted with 519 participants. Although humiliations e aggression between lovers were considered serious by most teenagers, infidelity and jealousy stood out as disruptors of conflicts and fights, reflecting traditional gender norms that legitimize violence. Programs aimed at deconstructing gender stereotypes and questioning the banalization of violence among adolescents are needed.
  • Assumir o Comando no Trabalho: Evidências de Validade da Versão Brasileira da Escala Artigo Original

    Nascimento, Thainá Tavares; Laros, Jacob Arie; Porto, Juliana Barreiros; Moraes, Melissa Machado de

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Esta pesquisa teve como objetivo explorar evidências de validade da versão brasileira da escala de assumir o comando da mudança. Utilizou-se uma amostra de 197 trabalhadores brasileiros e os dados foram coletados via questionário online. Testou-se a estrutura de mensuração da escala, a relação com variáveis da rede nomológica e com o comportamento proativo de expressar ideias e sugestões. Os dados sugerem que o construto é unifatorial e confiavelmente medido no Brasil com oito dos dez itens da escala original. A confirmação das correlações esperadas com as variáveis da rede nomológica sugerem evidências de validade de construto, assim como o teste do modelo hipotetizado que inclui o outro comportamento proativo, que indicou evidências de validade concorrente e discriminante.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This research aimed to explore validity evidence of the Brazilian version of the taking charge scale. A sample of 197 Brazilian workers was used and data were collected via an online survey. The measurement model was tested, as well as the relationship with variables of the nomological network and with the proactive behavior called voice. The data suggests that the construct is composed by one factor and can be reliably measured in Brazil using eight of the ten items of the original scale. The confirmation of the expected correlations with the nomological net variables suggests construct validity, as well as the test of the hypothesized model that includes the other proactive behavior, which showed evidence of concurrent and discriminant validity.
  • Validação do Function Observational Learning Questionnaire para o Português - Brasil Artigo Original

    Hayassaka, Taciane Adeline Castelan; Marques, Priscila Garcia

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O objetivo deste estudo foi obter evidências de validade transcultural para a língua portuguesa - Brasil do Function of Observational Learning Questionnaire (FOLQ). Participaram do estudo atletas de natação, handebol e voleibol de ambos os sexos (n=362). O alpha de Cronbach e o coeficiente de Kappa foram utilizados para avaliar a consistência interna dos itens. Análise Fatorial Confirmatória foi realizada para verificar a adequabilidade do instrumento ao modelo conceitual. Para avaliar a fidedignidade teste-reteste, utilizou-se o teste t de student, com p < 0,05 para diferenças estatisticamente significativas. Os resultados mostram que foram obtidas evidências de validade para a língua portuguesa com 17 questões, mantendo os três fatores originais: habilidade, desempenho e estratégia.

    Abstract in English:

    ABSTRACT The aim of this study was to obtain evidence of cross-cultural validity for Brazilian Portuguese of the Function of Observational Learning Questionnaire (FOLQ). Study participants were swim, handball and volleyball athletes of both sexes (n = 362). Cronbach’s alpha and Kappa coefficient were used to evaluate the internal consistency of the items. Confirmatory Factor Analysis was performed to verify the appropriateness of the instrument to the conceptual model. To evaluate test-retest reliability of the instrument Student’s t- test was used with p < .05 for statistically significant differences. The results show that validity evidence was obtained for Brazilian Portuguese with 17 questions, maintaining the original three factors: skill, performance and strategy.
  • Processos de Significação sobre Família em Brincadeiras de Crianças em Acolhimento Institucional Artigo Original

    Lira, Pedro Paulo Bezerra de; Pedrosa, Maria Isabel

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Sob uma compreensão sociointeracionista, este trabalho buscou perscrutar processos de significação sobre família em brincadeiras de crianças em acolhimento institucional. Participaram da pesquisa 24 crianças, com idades entre 3 e 7 anos. Em sessões videogravadas, grupos de quatro ou cinco participantes foram convidados a brincar de família com diferentes objetos à disposição, desempenhando personagens que admitissem integrar uma família. Seis episódios de brincadeiras foram analisados. Fragmentos perceptivos/interpretativos sinalizados pelas crianças sobre a temática evidenciam que elas consideram diferentes configurações familiares, explicitam relações horizontais e verticais de seus membros, reafirmam componentes dessas relações como obediência, autoridade e cuidado, bem como vivenciam trocas afetivas. Admite-se que essas evidências não se relacionam à situação peculiar de afastamento do convívio familiar e acolhimento institucional.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Based on a socio-interactionist approach, this paper aimed to explore the meaning-making process of family in institutionally sheltered children’s play. Twenty-four children between 3 and 7 years old participated in the study. Using video recordings, groups of four or five children were invited to “play family” in a setting organized with accessible objects, performing characters considered as part of a family. Six episodes of play were analyzed. Perceptive/interpretative fragments of the children’s play show that they consider different family configurations, express vertical and horizontal relations between family members, reaffirm those relations’ components such as obedience, authority and caregiving and undergo affective exchanges. This evidence does not seem to be related to the peculiar situation of family distance and institutional sheltering.
  • A Fundação do JEAB e o Isolamento Histórico da Análise do Comportamento Artigo Original

    Cruz, Robson Nascimento da

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A ocupação de lugares acadêmicos e institucionais denota a expansão da Análise do Comportamento, entre as décadas de 1940 e 1950. Todavia, é a partir desse momento que a imagem de isolamento da ciência skinneriana é difundida entre adeptos e críticos da área. Neste artigo, esse ambíguo cenário foi analisado por meio do exame histórico da fundação do primeiro periódico da Análise do Comportamento: o Journal of the Experimental Analysis of Behavior (JEAB). O argumento apresentado é de que a fundação do JEAB denota episódio emblemático de um fenômeno perene na história da Análise do Comportamento, a saber, sua ininterrupta expansão institucional e científica seguida de sua crescente representação de isolamento na comunidade científica

    Abstract in English:

    ABSTRACT The occupation of academic and institutional places denotes an expansion of behavior analysis between the 1940s and 1950s. However, the image of isolation of the Skinnerian science also started to become widespread among supporters and critics of the area during this phase. In this article, this ambiguous scenario was analyzed by examining aspects surrounding the history of the foundation of the first behavior analysis journal: Journal of the Experimental Analysis of Behavior (JEAB). The foundation of JEAB denotes an emblematic episode for understanding a perennial phenomenon in the history of behavior analysis: its continuous institutional and scientific expansion followed by its growing representation of isolation in the scientific community
  • O Envolvimento Paterno em Famílias de Diferentes Níveis Socioeconômicos Artigo Original

    Gomes, Quele de Souza; Alvarenga, Patrícia

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O objetivo deste estudo foi caracterizar o envolvimento paterno em famílias de diferentes níveis socioeconômicos. Participaram 81 pais de crianças entre 4 e 6 anos, que foram classificados em três níveis socioeconômicos de acordo com a escala Hollingshead. Os pais responderam ao Questionário de Engajamento Paterno e à Ficha de Dados Sociodemográficos. Foram utilizados os testes ANCOVA e Kruskal-Wallis para verificar as diferenças no envolvimento paterno entre os grupos. Os resultados não revelaram diferenças no envolvimento paterno entre os grupos de diferentes níveis socioeconômicos, exceto na dimensão cuidados básicos. Discute-se a semelhança entre os três grupos e como as novas concepções e expectativas sobre a paternidade estão sendo compartilhadas por diferentes estratos da sociedade.

    Abstract in English:

    ABSTRACT The aim of this study was to characterize paternal involvement in families from different socioeconomic levels. Participated 81 fathers of children between 4 and 6 years, which were classified into three socioeconomic levels, according to Hollingshead scale. Fathers responded to Paternal Engagement Questionnaire and Socio-Demographic Data Sheet. ANCOVA and Kruskal- Wallis tests were used to verify differences in paternal involvement among groups. The results revealed no differences in paternal involvement among groups from different socioeconomic levels, except in the dimension basic care. Therefore is discussed the similarity among the three groups and how new ideas and expectations about parenthood are shared by different strata of society.
  • Desempenho Cognitivo na Infância: A Mãe e o Meio Urbano fazem a Diferença1 Artigo Original

    Alves, Ana Filipa; Lemos, Gina C.; Brito, Lurdes; Martins, Ana A.; Almeida, Leandro S.

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Apesar das controvérsias sobre o conceito e a avaliação da inteligência, o desempenho cognitivo assume um papel fundamental no contexto educativo e são múltiplos os fatores que lhe estão associados. Este estudo toma uma amostra aleatória e representativa de 1201 crianças do 2.º ciclo do ensino básico de escolas públicas portuguesas, com idades entre 9 e 14 anos. Discute-se o impacto das variáveis sociofamiliares (profissão da mãe e do pai, escolaridade da mãe e do pai e meio de pertença urbano vs rural). Os resultados destacam a relevância dessas variáveis para a explicação do desempenho cognitivo dos alunos, especialmente a escolaridade da mãe e o meio urbano de proveniência. Apresentam-se considerações práticas voltadas à equidade do sistema educativo.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Despite the controversies over the concept and evaluation of intelligence, cognitive achievement plays a fundamental role in educational context, and multiple factors are related to it. The current study uses a random and representative sample of 1201 2nd grade children from Portuguese public schools, between 9 and 14 years old. This study aims to discuss the impact of social and familial variables (mother and father’s jobs, mother and father’s educational level, and urban or rural environment of belonging). The results highlight the importance of social and familial variables as an explanation to students’ cognitive achievement, with great relevance to mother’s educational level and urban environment of belonging. Practical considerations aiming a better equity in educational system are presented.
  • Qualidades Psicométricas do Eating Attitudes Test (EAT-26) para Adolescentes Brasileiros do Sexo Masculino Artigo Original

    Fortes, Leonardo de Sousa; Amaral, Ana Carolina Soares; Almeida, Sebastião de Sousa; Conti, Maria Aparecida; Ferreira, Maria Elisa Caputo

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A pesquisa objetivou avaliar as qualidades psicométricas do Eating Attitudes Test (EAT-26) para adolescentes brasileiros do sexo masculino. A amostra foi composta por 357 jovens, com idade entre 10 e 19 anos. Os resultados evidenciaram que 32,8% variância dos dados foram explicados por um único fator e o instrumento foi capaz de diferenciar seus escores em função do estado nutricional (p<0,05), além de correlacionar-se com as medidas de insatisfação corporal (rho=0,50). Confirmou sua consistência interna (α>0,88), não registrando diferença entre os escores (teste-reteste) (p<0,68) e apresentando o coeficiente de correlação intra-classe de 0,93. Concluiu-se que o EAT-26 comprovou suas qualidades psicométricas para o grupo estudado.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This research aimed to evaluate the psychometric properties of the Eating Attitudes Test (EAT-26) for male Brazilian adolescents. The sample consisted of 357 young people, aged between 10 and 19 years. The results showed that 32.8% of the data variance was explained by a single factor and the instrument was able to differentiate their scores as a function of nutritional status (p<0.05), and correlate with measures of body dissatisfaction (rho=0.50). Confirmed its internal consistency (α>0.88), no difference between scores (test-retest) (p<0.68) and introducing the coefficient of intra-class correlation of 0.93. It was concluded that the EAT-26 demonstrated its psychometric qualities for the group studied.
  • O Monitoramento Metacognitivo em Tarefas que Envolvem a Criatividade Verbal Artigo Original

    Deffendi, Luma Tiziotto; Schelini, Patrícia Waltz

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A metacognição é entendida como o conhecimento que o indivíduo possui sobre seus próprios processos cognitivos e que permite o monitoramento, a regulação e a avaliação de suas atividades cognitivas, inclusive das atividades envolvendo criatividade. O objetivo deste estudo foi investigar o monitoramento metacognitivo de universitários em tarefas envolvendo processos criativos verbais. Participaram da pesquisa 82 universitários, sendo a eles apresentado o Teste de Pensamento Criativo de Torrance - Versão Verbal. Após a aplicação do teste de criatividade, eles foram solicitados a emitir estimativas sobre o seu desempenho, que correspondem ao monitoramento metacognitivo. Os resultados sugerem que os participantes parecem possuir poucas habilidades de monitoramento metacognitivo nas tarefas propostas, visto que as correlações entre os desempenhos reais e estimados foram fracas.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Metacognition involves the knowledge that individuals have with respect to their own cognitive processes, and includes self- monitoring, self-regulation and evaluation of their cognitive activities, including activities evolving creativity. The aim of this study was to investigate metacognitive monitoring among university students when performing tasks that involve verbal creative processes. Participants included 82 university students, who completed the Torrance’s Verbal Test of Creative Thinking. After finishing the creativity test, they were asked to evaluate their performance (metacognitive monitoring). The results suggest that the participants appear to have poor metacognitive monitoring skills in tasks involving creativity, since the correlation between actual and estimated performance was weak.
  • Percepção e Enfrentamento do Psicossomático na Relação Médico-Paciente1 Artigo Original

    Alves, Vera Lucia Pereira; Lima, Daniela Dantas

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Com o objetivo de compreender a vivência de médicos no atendimento a pacientes psicossomáticos, foi realizada uma pesquisa qualitativa e fenomenológica com quatro profissionais da medicina. A compreensão das entrevistas mostra que as condutas perfazem um percurso iniciado por um diagnóstico, seguido de uma mobilização pessoal que os conduz a tentativas de reorganizar a relação médico-paciente e a utilizar algumas terapêuticas, bem como demonstram seu despreparo na abordagem do tema. Esse percurso é compreendido de acordo com o modelo biomédico que rege as concepções e práticas apreendidas desde a graduação. No entanto, essa formação gera dificuldades no manejo de aspectos psicológicos, e não apenas dos referidos como elementos psicogênicos do adoecimento, típicos das compreensões psicossomáticas. Evidencia-se uma aprendizagem médica em que se dá mais atenção à doença do que ao ser que adoece.

    Abstract in English:

    ABSTRACT With the objective to understand the medical experience in attending psychosomatic patients, a qualitative and phenomenological research was carried on with four doctors. The comprehension of their reports shows that their conduct makes a course beginning at the diagnostic, followed by a personal mobilization which leads them to reorganize their relations with the patients and the offered therapeutics, as also how they reveal their lack of qualification to approach this subject. This course is understood in accordance with the biomedical model referred as the regent of their conceptions and practices, since medical undergraduate education. However, this formation brings them difficulties to manage the psychological aspects, not only the psychogenic ones related to the sickness, typical from psychosomatics comprehensions. It is evidenced a medical learning in which it is given more attention to illness than to human experience.
  • Psicoterapia de Crianças: Desenvolvimento da Versão em Português do Child Psychotherapy Q-Set Artigo Original

    Ramires, Vera Regina Rohnelt; Schneider, Celeste

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A literatura científica reconhece a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre o processo terapêutico de crianças, compreendendo os mecanismos pelos quais se produzem mudanças. Para isso, precisamos de instrumentos que viabilizem tais investigações. O objetivo deste estudo foi traduzir e adaptar para o português brasileiro o Child Pychotherapy Q-Set (CPQ), instrumento que visa à análise do processo psicoterapêutico de crianças. O estudo foi desenvolvido em quatro etapas, avaliando-se a equivalência entre a versão traduzida e o instrumento original em quatro áreas: equivalência semântica, idiomática, experiencial e conceitual. Constatou-se que a versão em português do CPQ apresentou boa equivalência com a original e a fidedignidade interavaliadores foi satisfatória. As possibilidades de utilização oferecidas pelo CPQ foram discutidas.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Scientific literature recognizes the need to increase knowledge on child psychotherapeutic process, understanding the mechanisms by which changes occur. In order to do this, we need instruments that will make possible such investigations. The aim of this study was to translate and adapt to Brazilian Portuguese the Child Psychotherapy Q-Set (CPQ), an instrument that aims to analyze the psychotherapeutic process of children. The study was conducted in four stages, assessing the equivalence between the translated version and the original instrument in four areas: semantic equivalence, idiomatic, experiential and conceptual. It was found that the Portuguese version of the CPQ presented good equivalence with the original and the interrater reliability was satisfactory. The possibilities provided by the CPQ were discussed.
  • Escala de Perceção dos Alunos sobre o seu Envolvimento Comportamental Escolar: Construção e Validação Artigo Original

    Carvalho, Carolina; Conboy, Joseph; Santos, João; Fonseca, Jesuína; Tavares, David; Martins, Dulce; Salema, Maria Helena; Fiúza, Edite; Gama, Ana Paula

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este estudo descreve a construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar. Os questionários foram aplicados a 1089 alunos do 6 º, 7 º, 9 º e 10º anos de escolaridade (idade mediana = 13) em Portugal Continental, a partir dos quais foram extraídas duas subamostras aleatórias. Uma subamostra foi submetida a análise fatorial exploratória e a segunda, a uma análise fatorial confirmatória. Emergiram duas dimensões: envolvimento no trabalho acadêmico e participação na aula. A primeira escala revelou uma consistência interna aceitável, revelando-se útil e adequada para avaliar as percepções dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar. A segunda dimensão necessita de maior desenvolvimento em futuras investigações.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This study presents the construction and validation of a scale evaluating student perceptions regarding their behavioral engagement in school. The questionnaire was administered to 1089 students attending the 6th, 7th, 9th and 10th grades (median age = 13 years) in Continental Portugal, from which two samples were randomly selected. One of the samples was submitted to exploratory factor analysis; the second sample was submitted to confirmatory factor analysis. Two dimensions emerged: involvement in academic work and class participation. The first scale presented acceptable internal consistency, and is useful and appropriate to evaluate students’ perceptions regarding their behavioral engagement in school. The second dimension requires further research and development.
  • Transformações das Identidades Coletivas em Comunidade no Alto Solimões/AM Artigo Original

    Calegare, Marcelo Gustavo Aguilar; Higuchi, Maria Inês Gasparetto

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este artigo apresenta estudo realizado em comunidade da zona rural do município de Tabatinga/AM, onde foi investigada a transformação das identidades coletivas de seus moradores por meio de pesquisa qualitativa. Entre 2006 e 2011, foram realizadas viagens a campo nas quais foram utilizadas observação participante, entrevistas semiestruturadas e genograma. A relação entre origem da comunidade, laços de parentesco, lideranças, lutas comunitárias e transformação das identidades coletivas é apresentada. Esses processos estão relacionados à religião da Santa Cruz, às práticas produtivas e à origem cultural-territorial. Discute-se que a busca de benefícios une os moradores e que uma das estratégias de acesso a direitos sociais foi a mudança identitária de caboco amazonense a indígena das etnias Tikuna e Kokama.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This paper presents a study conducted in a rural community of Tabatinga/ AM, where the transformation of collective identities of its residents was investigated through qualitative research. Between 2006 and 2011, field trips were done, in which participant observation, semi-structured interviews and genogram were conducted. Relations between the community origin, kinship, leadership, community struggles and transformation of collective identities are presented. These processes are related to the religion of Santa Cruz, their production practices and their cultural territorial origin. It is argued that search for benefits reinforces the union among the locals and that one strategies to gain access to social rights was changing their identity from Amazonian caboco to the indian ethnicities Tikuna and Kokama.
  • Definição, Tipos e Funções de Regra: Uma Interpretação da Obra de B. F. Skinner Artigo Original

    Malavazzi, Dante Marino; Pereira, Maria Eliza Mazzilli

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este artigo tem por objetivo esclarecer a posição de B. F. Skinner sobre a definição, os tipos e as funções de regras no controle do comportamento humano. Para identificar publicações do autor sobre o assunto, foi realizada uma análise de três fontes de dados: (a) 295 referências de trabalhos de Skinner realizados entre 1930 e 2004; (b) o acervo de uma universidade; (c) índices remissivos de 17 livros do autor. Dezoito publicações foram identificadas. Embora seja possível apontar, na obra de Skinner, algumas funções de estímulo previstas para as regras (e.g., discriminativa, motivacional e alteradora da função de estímulos), o autor admite a existência de regras sem incluir suas eventuais funções no controle do comportamento. Ao mesmo tempo, Skinner apresenta critérios para diferenciar as regras, facilitando a pesquisa experimental sobre o tema.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This paper aims to clarify B. F. Skinner’s position on definition, types, and functions of rules on the control of human behavior. In order to identify the author’s publications on the subject, we performed an analysis of three data sources: (a) 295 references of Skinner’s work published between 1930 and 2004; (b) a collection of a university; (c) indexes of 17 of Skinner’s books. Eighteen publications were identified. Although it is possible to point out some stimulus functions for rules in Skinner’s work (e.g., discriminative, motivational, and function altering of stimuli), the author admits the existence of rules without including the eventual functions they might have on the control of behavior. Skinner also presents criteria to differentiate rules, facilitating experimental research on the theme.
  • Crítica à Alteração da Lei Maria da Penha: Tutela e Responsabilidade Artigo Original

    Penna, Paula Dias Moreira; Belo, Fábio Roberto Rodrigues

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A Lei Maria da Penha, ao transformar os crimes contra a mulher em crimes de ação penal pública incondicionada, torna o processo contra o agressor uma iniciativa do Estado, independentemente da vontade da mulher vítima da agressão. Analisada a partir do método hermenêutico crítico e da psicanálise, sustentamos que tal mudança produz uma desresponsabilização do sujeito frente ao seu masoquismo e sustenta uma dobra ideológica que trata a mulher como infantil e passiva, naturalizando uma situação histórico-libidinal. Por fim, a conclusão apresenta a hipótese de que tal mudança na lei é perniciosa ao objetivo de criar condições sociais e libidinais para que a mulher possa responsabilizar-se, reconhecendo os fatores inconscientes envolvidos na situação de agressão.

    Abstract in English:

    ABSTRACT The Maria da Penha Law, after being changed into hardcore criminal action, makes the process against the offender a State initiative, independent of the will of the woman who suffered aggression. Analysed from critical hermeneutical method and psyschoanalysis, we support that such change creates an un-accountability of the subject facing his/her masochism and supports an ideological bending which treats the woman as childish and passive, transforming a historical-libidinal situation into a natural situation.. We conclude defending the hypothesis of such change in the law being pernicious to the objective of creating social and libidinal conditions for the woman to take responsibility for herself, acknowledging the unconscious factors involved in the aggression situation.
  • Vieses Cognitivos entre Consumidores num Dilema Social Simulado: Falso Consenso, Erro Fundamental de Atribuição, de Ator-Observador e de Autosserviço Artigo Original

    Iglesias, Fabio; Franco, Víthor Rosa; Gisler, Júlia Villela Teixeira; Piasson, Douglas Leite

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Decisões entre cooperar e competir são fundamentais em dilemas sociais, quando interesses individuais de consumo estão em conflito com benefícios coletivos. O objetivo desta pesquisa foi testar a ocorrência de vieses de cognição social em um dilema simulado, com base nos procedimentos de (Gifford e Hine, 1997). Após jogarem o software FISH em condições de cooperação e competição, os participantes relataram suas auto e hetero percepções. Foram verificados o viés de falso consenso e o erro fundamental de atribuição, mas os vieses de autosserviço e o ator-observador se mostraram efeitos mais limitados e apenas entre cooperadores. Discutem-se algumas implicações teóricas, metodológicas e práticas dos fenômenos no contexto do consumo sustentável.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Decisions between cooperating and competing are central to social dilemmas, that is, when individual needs are at odds with collective benefits. The aim of this paper was to test the occurrence of social cognition biases in a simulated social dilemma, by using (Gifford and Hine, 1997) procedures. After taking part in FISH, a micro-world simulation, either in conditions of cooperation or competition, participants reported their self- and other perceptions. False consensus and fundamental error of attribution were found, while self-serving and actor-observer biases showed more limited effects and only among cooperators. Some theoretical, methodological, and practical implications are discussed in the context of sustainable consumption.
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