Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia: Teoria e Pesquisa, Volume: 32, Número: 4, Publicado: 2016
  • É Possível a Fenomenologia de Husserl como Método de Pesquisa em Psicologia? Artigo Original

    Feijoo, Ana Maria Lopez Calvo de; Goto, Tommy Akira

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, pretendemos questionar a possibilidade da utilização do método fenomenológico de Edmund Husserl nas pesquisas em psicologia. Apresentaremos, primeiramente, o projeto de fenomenologia de Husserl, com suas análises sobre a intencionalidade, o método fenomenológico e a redução do empírico ao fenomenológico. De posse dessas concepções, discutiremos a pretensão de Amedeo Giorgi de utilizar o método empírico fenomenológico nas suas investigações em psicologia. Deter-nos-emos, especialmente, no modo como Amedeo Giorgi aplica o método fenomenológico às pesquisas em psicologia para mostrar os momentos imprescindíveis, mas, ao mesmo tempo, ambíguos, da investigação fenomenológica na psicologia. Por fim, levantaremos questões e apontaremos respostas acerca da possibilidade de aplicação do método de Husserl às investigações em psicologia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aimed to discuss the possibility of making use of Husserl's phenomenological method in psychology research. Initially, we will present Husserl's phenomenology project taking into consideration his analysis related to intentionality, the phenomenological method and the reduction of the empirical to the phenomenological. Considering these conceptions, we will discuss the pretensions of Amedeo Giorgi in using the phenomenological empirical method in their psychological research. We will take a closer look on how Amedeo Giorgi applies the phenomenological method in psychological research in order to show its essential but also ambiguous moments. Finally, we will raise questions and suggest answers regarding the possibility of applying Husserl's method in psychological research.
  • Metacontingências de Autocontrole Ético: Efeitos do Aumento da Magnitude de Reforço1 Artigo Original

    Gomes, Holga Cristina da Rocha; Tourinho, Emmanuel Zagury

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho objetivou avaliar os efeitos da progressão da magnitude da consequência individual concorrente com a consequência cultural sobre a recorrência de um entrelaçamento previamente selecionado por consequências culturais em um arranjo de metacontingências de autocontrole ético. Estudantes universitários compuseram duas microculturas de laboratório, as quais foram expostas a um delineamento ABACDC, em que, nas condições A e B, havia concorrência entre metacontingências e contingências operantes e, nas condições C e D, tal concorrência foi suspensa. Adicionalmente, houve progressão da magnitude da consequência individual para as respostas impulsivas (que beneficiam apenas o indivíduo) nas condições B e D. Os resultados indicaram seleção de práticas culturais de autocontrole ético tanto nas condições sem concorrência, quanto nas condições com concorrência.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aimed to evaluate the effects of progression of the magnitude of individual consequence concurrent with cultural consequence on the recurrence of an interlocking previously selected by cultural consequences in a metacontingency arrangement of ethical self-control. Undergraduate students were assigned to two laboratory microcultures, which were exposed to an ABACDC design. The conditions A and B have concurrence between metacontingencies and operant contingencies and in C and D conditions such concurrence was suspended. Additionally, there was progression of the magnitude of the individual consequence result of impulse responses (receiving individual) in B and D conditions. The data indicated selection of ethical self-control cultural practices in both conditions, no concurrence and concurrence.
  • Normas do Tamanho da Categoria para 906 Palavras da Língua Portuguesa Artigo Original

    Janczura, Gerson Américo; Castilho, Goiara Mendonça de; Oliveira, Nelson Rocha de

    Resumo em Português:

    RESUMO Normas do Tamanho da Categoria (TC) para 906 palavras da língua portuguesa são apresentadas. TC é igual ao número de associadas diferentes de uma palavra produzidas por, pelo menos, dois participantes. As associadas foram coletadas através da técnica de associação livre considerando-se, somente, a primeira resposta. Setecentos e cinquenta e seis universitários de diferentes instituições de ensino superior e cursos participaram do estudo, sendo que as associadas de cada pista foram produzidas por, pelo menos, 100 participantes. Os resultados mostraram que TC apresenta uma distribuição muito próxima da normalidade e é ortogonal às medidas de concretude, frequência de ocorrência da palavra, valência e alerta emocionais, cujos valores também são apresentados para cada palavra.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Norms are presented of Word Set Size (WSS)for 906 Portuguese words.WSS corresponds to the number of different associates produced by, at least, two subjects. The free association technique, which considered only the first response, was usedto collect the associates. Seven hundred fifty six undergraduates from different schools and majors participated in this study. Associates were produced by at least 100 subjects per cue word. Results indicated that WSS distribution resembles a normal distribution and it is orthogonal to measures of concreteness, word frequency, valence and arousal whose values are presented for each word.
  • Processos Cognitivos Visuoespaciais e Ambiente Visual Circundante: Implicações Educacionais Artigo Original

    Rodrigues, Pedro F. S.

    Resumo em Português:

    RESUMO Nesta revisão de literatura, abordamos a importância da atenção seletiva, da inibição e da memória de trabalho na aprendizagem das crianças. Começamos por apresentar as suas definições e principais mecanismos funcionais. Apresentamos igualmente conclusões de vários estudos que abordam a importância desses processos, sobretudo em tarefas visuoespaciais. Finalmente, abordamos o papel que o ambiente visual circundante desempenha na aprendizagem, chamando a atenção para uma lacuna que se verifica em grande parte dos estudos: a sua pouca validade ecológica. É também defendido que o ambiente visual externo deve ser considerado nos modelos explicativos dos processos cognitivos básicos. Conclui-se o trabalho alertando para a necessidade de se estudar de forma mais sistemática a relação entre estes dois elementos (cognição e ambiente).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This literature review focuses on the importance of selective attention, inhibition and working memory in children's learning. We start by presenting the definition and functional mechanisms of these cognitive processes. We then present the main results of several studies that report the importance of these processes, particularly in visuospatial tasks. We also discuss the role of the visual surrounding environment in learning, particularly with respect to an existing gap in most studies: Their low ecological validity. We argue for the importance of considering the visual external environment when trying to explain performance in basic cognitive processes. Finally, we stress the need for more empirical studies exploring in a systematic way the relation between these two elements (cognition and environment).
  • Tarefas de Nomeação Seriada Rápida: Rastreando a Dificuldade de Leitura1 Artigo Original

    Justi, Cláudia Nascimento Guaraldo; Cunha, Natália

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo analisou a precisão de medidas de nomeação seriada rápida (NSR) em identificar os estudantes em risco/sem risco de dificuldade de leitura. Tarefas de NSR requerem a nomeação rápida de diferentes estímulos visuais apresentados em um cartão. Duzentas e treze crianças realizaram as tarefas de NSR quando estavam na Educação Infantil e, dessas, 174 realizaram uma tarefa de leitura quando estavam no 1º ano do Ensino Fundamental. Análises da curva ROC (Receiver Operating Characteristic) indicaram que as medidas de NSR (objetos, cores, números e letras) são razoáveis em identificar o risco/não risco de dificuldade de leitura (área sob a curva ≥ 0,70), sendo a NSR de números a medida com melhores índices de sensibilidade (88%) e especificidade (50%).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this study was to analyze the rapid automatized naming (RAN)'s accuracy for identifying students at risk/not at risk for reading difficulty. Two hundred and thirteen children performed the RAN tasks when they were in the last year of Kindergarten and 174 among them, accomplished the reading task when they were in the first grade of Elementary School. Analyses based on the ROC curve (Receiver Operating Characteristic) indicated that all the RAN measures (objects, colors, numbers, and letters) had a fair accuracy for identifying students at risk/not at risk for reading difficulty (AUC ≥ 0.70). RAN numbers had the best classification accuracy presenting sensitivity and specificity indexes of 88% and 50%, respectively.
  • A Qualidade Observada em Salas de Berçário Artigo Original

    Tadeu, Bárbara; Aguiar, Cecília

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo teve como objetivo investigar a qualidade de estruturas formais de educação para crianças com menos de 12 meses de idade. Participaram 30 salas de berçário de Setúbal e Palmela, no sul de Portugal. A qualidade global das salas foi avaliada com base na Infant/Toddler Environment Rating Scale - Revised Edition e as práticas de socialização, com base na Caregiver Interaction Scale. Os resultados revelam qualidade global média moderada das salas e elevada qualidade nas práticas de socialização. As associações entre essas medidas de processo e algumas características estruturais das salas sugerem, entre outras implicações, a necessidade de assegurar a formação superior em educação de infância dos profissionais que trabalham nesses contextos de socialização.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aimed to investigate the quality of center-based child care and education for infants. Thirty classrooms for infants from Setúbal and Palmela, in the south of Portugal, participated in this study. The overall quality of these classrooms was assessed with the Infant/Toddler Environment Rating Scale - Revised Edition and caregivers' socialization practices were measured with the Caregiver Interaction Scale. Findings suggest that these classrooms present moderate overall quality and high-quality caregiving interaction behaviors. The associations between these process quality measures and selected classroom structural features suggest, among other implications, the need to ensure the presence of professionals with university degrees in early childhood education in these settings.
  • Termos Mentais na Contação de Histórias e a Teoria da Mente das Crianças Artigo Original

    Araujo, Greicy Boness de; Sperb, Tania Mara; Bittencourt, Hélio Radke

    Resumo em Português:

    RESUMO A literatura destaca a potencialidade das histórias para favorecer conversas sobre estados mentais, aspectos que contribuem para o desenvolvimento da teoria da mente. O objetivo deste estudo é verificar a relação entre a teoria da mente e o discurso narrativo de mães quanto ao emprego de termos mentais, no contexto da contação de histórias. A amostra foi constituída por 25 duplas de mães e crianças, de nível socioeconômico médio, tendo as crianças idades entre quatro e cinco anos. Os resultados mostraram que o emprego de cognições clarificadas pelas mães em suas narrativas apresenta relação significativa com a teoria da mente das crianças. A contação de histórias parece desempenhar um papel interessante na estimulação da conversação sobre termos mentais e, assim, no desenvolvimento sociocognitivo infantil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The literature highlights the potentiality of stories in favoring conversations about mental states, aspects that contribute to the development of a theory of mind. The aim of this study is to evince the relationship between a theory of mind and mothers' narrative discourse as regards to the use of mental terms in the context of telling stories. Twenty-five middle-class mothers and their four to five old children composed the dyads used as sample. Results showed that the mothers' use of clarifying cognitions in their narratives related significantly with the children's theory of mind. Telling stories seems to be an effective tool to stimulate the conversation about mental states, thereby resulting in the social cognitive development of children.
  • O Conhecimento Morfológico da Criança na Escrita do Português Brasileiro1 Artigo Original

    Correa, Jane; Lugarinho, Juliana; Colucci, Nicole

    Resumo em Português:

    RESUMO Examina-se o emprego do conhecimento morfológico por crianças do 3º. ao 5º. ano do ensino fundamental, analisando a grafia de terminações (morfemas) pronunciadas da mesma maneira, mas escritas diferentemente. Quatro grupos foram formados: (a) uso indiscriminado das formas de grafar as respectivas terminações, sugerindo o reconhecimento das diversas formas de escrevê-las, sem decidir convenientemente entre as mesmas; (b) preferência por uma das formas de grafar a terminação; (c) uso preferencial de outra forma de grafar a terminação; d) grafia convencional dos morfemas e o uso de informação morfológica. Embora progrida com a escolaridade, o uso da informação morfológica para a escrita de morfemas homófonos mostrou-se tardio, não estando concluído ao término da escola primária.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Brazilian 3rd to 5th grade children´s use of morphological knowledge in spelling word endings which are pronounced the same (morphemes), but spelled differently, was analyzed. Four groups were formed: (a) spelling patterns used indiscriminately, suggesting children knew the morphemes had different representations, but were unable to decide between alternative spellings; (b) higher average score on one spelling form; c) higher average score on the alternative spelling form; (d) appropriately spelling of the word endings, indicating the use of written morphology. Although spelling improved with schooling, the use of morphological knowledge to disambiguate alternative spellings of similar sounding word endings is a late acquisition, which is not even completed by the end of primary school.
  • Efeito de um Programa de Histórias com Abordagem Sociocognitiva em Crianças de Educação Infantil Artigo Original

    Dias-Corrêa, Jaqueline Pereira; Marturano, Edna Maria; Rodrigues, Marisa Cosenza; Nahas, Andressa Kutschenko

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo objetivou avaliar um programa para promoção de habilidades sociocognitivas, baseado na leitura de histórias, quanto a possíveis efeitos no desenvolvimento sociocognitivo e comportamental. O programa conta com 25 livros infantis, ricos em pistas sociais. Participaram duas turmas consecutivas da educação infantil, compondo dois grupos, GI e GII. Para aferir efeitos do programa, foram avaliadas habilidades sociocognitivas, habilidades sociais e problemas de comportamento. GI foi avaliado antes e depois de passar pelo programa. No ano seguinte, GII foi avaliado antes da intervenção duas vezes, com intervalo equivalente ao da duração do programa, e novamente depois da intervenção. Comparações entre e intra grupos mostraram aumento nas habilidades sociocognitivas e sociais, bem como redução de dificuldades comportamentais, sugerindo efeitos positivos do programa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aimed to evaluate a story reading program for possible effects on children's socio-cognitive and behavioral development. The program is comprised by 25 storybooks, which are rich in social cues. It was administered to two consecutive classes of early childhood education, which compound two groups, GI and GII. To investigate effects of the program, socio-cognitive skills, social skills, and behavior problems were assessed. GI was evaluated before and after the intervention. During the following year, GII was assessed twice before intervention, with an interval equal to the duration of the program, and again after the intervention. Comparisons between and within groups showed an increase in socio-cognitive and social skills, and reduced behavioral difficulties, suggesting positive effects of the program.
  • Literacia Pré-Escolar e Desempenho na Leitura na Instrução Primária Artigo Original

    Pinto, Patrícia; Lopes, João A.

    Resumo em Português:

    RESUMO A literacia pré-escolar tem recebido uma crescente atenção. Neste estudo, participaram 70 crianças que iniciaram o 1.º ano de escolaridade no ano letivo 2009/10 e que, na educação pré-escolar, frequentaram três instituições com abordagens diferenciadas de leitura e de escrita. O estudo inclui quatro medidas repetidas no tempo nas áreas da fonologia, reconhecimento de letras, palavras e velocidade de leitura. Os resultados sugerem que a abordagem específica à leitura na educação pré-escolar condiciona o desempenho da leitura na instrução primária. Contudo, essa influência parece ser atenuada com o tempo. Por outro lado, verificou-se que sujeitos que receberam instrução direta de leitura em idade pré-escolar (mas não treino fonológico) obtêm resultados significativamente superiores em tarefas fonológicas aos de sujeitos que receberam treino fonológico prolongado (mas não de leitura).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The debate regarding kindergarten literacy has received increasing attention and social visibility. In this study, participants are 70 children who attended first grade in 2009/2010. Participants attended three kindergartens with unique approaches to reading. A four wave repeated measure design was conducted to investigate the growth of the children in phonological awareness, letter recognition, word recognition, and reading speed. Results suggest that the approach towards reading and writing in kindergarten affects children's performance in grades 1 and 2 of elementary school. This influence, however, seems to fade over time. Moreover, results show that children who received formal reading instruction in kindergarten, perform significantly better in phonological tasks than children who received direct and extended phonological instruction.
  • Ecology of Children's Career Development: A Review of the Literature Original Article

    Taveira, Maria do Ceu; Oliveira, Íris Martins; Araújo, Alexandra Mendes

    Resumo em Português:

    RESUMO Esforços prévios para organizar um modelo organizador do estudo do desenvolvimento profissional das crianças têm identificado as suas principais dimensões e processos. Contudo, a literatura existente sobre os subsistemas ecológicos das crianças é escassa. Este artigo apresenta uma revisão da literatura sobre os contextos de desenvolvimento profissional das crianças. De acordo com a teoria de Bronfenbrenner, 36 artigos elegidos abordam: os microssistemas família e escola; os mesossistemas família-escola/pares-escola e antecedentes de transições; os exossistemas situação profissional parental, classe social, currículo e desenvolvimento profissional de professores; os macrossistemas etnia e cultura; e os cronossistemas passagem do tempo no ciclo vital e entre gerações. Uma perspetiva ecológica pode ser incluída em um modelo organizador do desenvolvimento profissional das crianças e apoiar ivestigações e intervenção futuras. Discutem-se implicações empíricas e práticas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Previous efforts to elaborate an organizing framework for the study of children's career development identified its main dimensions and processes. However, the existing literature on children's ecological subsystems is scarce. This article presents a literature review of the context of children's career development. Based on Bronfenbrenner's theory, 36 eligible articles covered the following subjects: the microsystems family and school; the mesosystems family-school/peer-school relations and antecedents of transitions; the exosystems parents' work situation, social class, curriculum and teachers' professional development; the macrosystems ethnicity and culture; and the chronosystems passage of time over the life-course and across generations. An ecological perspective can be included in an organizing framework of children's careers and support further research and intervention. Empirical and practical implications are discussed.
  • O Impacto das Habilidades Sociais para a Depressão em Estudantes Universitários Artigo Original

    Bolsoni-Silva, Alessandra Turini; Loureiro, Sonia Regina

    Resumo em Português:

    RESUMO A depressão é prevalente em universitários, embora se verifique escassez de estudos sobre habilidades sociais associadas à depressão. Objetivou-se comparar as habilidades sociais e as percepções de consequências nas interações de universitários com depressão (n=64) em relação a um grupo não clínico (n=64); e verificar o valor preditivo das habilidades sociais. Habilidades sociais e saúde mental foram mensuradas por instrumentos aferidos. Constatou-se diferenças significativas em comunicação, afeto, expressar sentimentos negativos, lidar com críticas e falar em público. O grupo com depressão relatou mais consequências e sentimentos negativos nas interações sociais. Na análise de regressão identificou-se que um repertório deficitário de habilidades sociais foi preditor de depressão, o que sugere a relevância de programas de prevenção e intervenção para essa população.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Depression is prevalent in university students, and there is a gap in relation to studies about social skills associated to depression. The objective of this study was to compare the social skills and the perceptions of consequences in interactions of students with depression (n=64), compared to a non-clinical group (n=64), and verify the predictive value of social skills. Social skills and mental health were measured by validated instruments. Significant differences in communication, affection, expressing negative feelings, dealing with criticism and public speaking were found. The group with depression reported more negative consequences and feelings in social interactions. Regression analysis identified that a deficient repertoire of social skills was predictor of depression, what suggests the relevance of prevention and intervention programs for this population.
  • Concepções e Modos de Viver em Família: A perspectiva de Mulheres Lésbicas que Têm Filhos Artigo Original

    Lira, Aline Nogueira de; Morais, Normanda Araujo de; Boris, Georges Daniel Janja Bloc

    Resumo em Português:

    RESUMO Investigaram-se as concepções e modos de viver em família de quatro mulheres lésbicas que têm filhos. Utilizou-se uma entrevista aberta para coleta de dados e a análise baseou-se no método fenomenológico crítico. Os resultados mostraram que: (a) as estratégias para acesso à parentalidade (adoção, coparentalidade e relações heterossexuais anteriores) são diversas e ora reproduzem o binarismo heterossexual, ora o desnaturalizam; (b) a família foi caracterizada como um espaço afetivo e de proteção; e (c) a legalização do casamento foi percebida como uma forma de garantir direitos sociais e jurídicos. Ressalta-se a pluralidade e complexidade dessas famílias, ao mesmo tempo em que se mostra a inviabilidade de se traçar uma concepção única sobre as famílias homoparentais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The conceptions and ways of family living of four lesbian women who have children were investigated. An open interview was used for data collection and its analysis was based on the critical phenomenological method. The results showed that: (a) strategies for access to parenting (adoption, co-parenting and previous heterosexual relationships) are diverse and they both represent the heterosexual binarity, and distort its nature; (b) family was characterized as an affective and protective space; and (c) the legalization of marriage was perceived as a way to ensure social and legal rights. The plurality and complexity of these families are highlighted, at the same time the impracticality to draw only one conception on families with homosexual parents is shown as well.
  • Avós Guardiões: Uma Revisão Sistemática de Literatura do Período de 2004 a 2014 Artigo Original

    Coelho, Maria Teresa Barros Falcão; Dias, Cristina Maria de Souza Brito

    Resumo em Português:

    RESUMO Os avós guardiões são responsáveis pelo cuidado e criação integral dos netos. Foi realizada uma revisão sistemática de literatura nas bases de dados PsycINFO (APA), Scielo e Lillacs com o objetivo de analisar artigos científicos sobre os avós guardiões publicados no período dos últimos dez anos (2004/2014). De acordo com os critérios de inclusão e exclusão, 11 artigos foram selecionados para análise. Constatou-se que os artigos indexados na base Lillacs são predominantemente descritivos e os indexados na PsycINFO (APA) são, na sua maioria, voltados para a discussão de propostas de intervenção junto às famílias dos avós guardiões e seus netos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Guardian grandparents are responsible for the care and upbringing of their grandchildren. It was performed a systematic literature review in the databases PsycINFO (APA), Scielo and Lillacs with the aim of analyzing scientific articles on guardian grandparents published during the last ten years (2004/2014). According to the inclusion and exclusion criteria, 11 articles were selected for analysis. Results indicate that the articles indexed in Lillacs are predominantly descriptive, while those indexed in PsycINFO (APA) are mostly focused on the discussion of proposed intervention among families of guardian grandparents and grandchildren.
  • Os Usos do Tempo Livre entre Jovens de Classes Populares Artigo Original

    Nodari, Manoela Pagotto Martins; Rosa, Edinete Maria; Nascimento, Celia Regina Rangel; Guerra, Valeschka Martins

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente estudo, de caráter quantitativo, pretendeu investigar aspectos relacionados ao tempo livre de jovens de classes populares. Participaram da pesquisa 291 jovens (53,3% meninas), de 15 a 19 anos (M = 16,3; DP = 1,09), estudantes de ensino médio em escolas públicas da Grande Vitória, ES. Os dados foram coletados através de questionário e analisados através do software SPSS. Os resultados apontaram, principalmente, para os diferentes fatores envolvidos nas formas de apropriação do tempo livre entre esses jovens, não relacionados estritamente à renda, mas também a aspectos como gênero, meio em que vivem, estilos de vida e grupos de que participam.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This quantitative study investigated aspects related to working-class youth’s free time. A total of 291 high school students from public schools in Vitória, ES, aged 15 to 19 years (M = 16.3; SD = 1.09), participated in the survey (53.3% girls). Data were collected through a questionnaire and analyzed using SPSS software. The results mainly indicated different factors involved in how these young people used their free time, which were related not only to income, but also to aspects such as gender, environment where they lived, lifestyles, and groups they belonged to.
  • Participação da Família no Tratamento em Saúde Mental como Prática no Cotidiano do Serviço Artigo Original

    Martins, Pedro Pablo Sampaio; Guanaes-Lorenzi, Carla

    Resumo em Português:

    RESUMO Transformações na lógica do cuidado em saúde mental, no Brasil, deram início a um importante debate sobre o lugar da família no tratamento. No contexto desse debate, o presente artigo tem por objetivo compreender como familiares de pacientes de um Hospital-Dia constroem sentidos sobre sua participação no tratamento. Foram conduzidas 10 entrevistas. A análise temática realizada apontou para cinco formas de participação dos entrevistados no tratamento. São elas: cuidado à família, aprendizado sobre a doença mental, transformação das relações familiares, cuidado com o familiar em semi-internação e cuidado mútuo entre as famílias. Discutimos como a construção do apoio às famílias ocorre no cotidiano do serviço por meio do investimento na qualidade das relações entre profissionais, pacientes e familiares.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Changes in Brazilian mental healthcare gave rise to an important debate about the place of family in treatment. In the context of this debate, this article aims to understand how family members of patients, who were seen in a Day-Hospital, make meaning about their participation in treatment. Ten interviews were conducted. Thematic analysis pointed to five different forms of family participation in treatment. These forms are: family support, learning about the mental illness, transformation of family relationships, offering support to the family member who is being treated, and mutual care between different families. The way family support is constructed in daily practices (particularly through the investment in the quality of relationships between professionals, patients, and family members) is discussed.
  • A Experiência Paterna da Gestação no Contexto da Reprodução Assistida Artigo Original

    Sonego, Joice Cadore; Dornelles, Lia Mara Netto; Lopes, Rita de Cássia Sobreira; Piccinini, Cesar Augusto; Passos, Eduardo Pandolfi

    Resumo em Português:

    RESUMO Quando o projeto parental é inviabilizado em decorrência da infertilidade e o casal recorre às Técnicas de Reprodução Assistida (TRA), a construção da paternidade pode ser afetada. Este estudo qualitativo, que teve como objetivo investigar a experiência paterna da gestação nesse contexto, foi realizado com 13 pais cujas companheiras engravidaram por meio de TRA e se encontravam no terceiro trimestre gestacional A análise de conteúdo das entrevistas revelou que os participantes estavam envolvidos com a gestação e com o bebê, bem como com aceitação da ideia de se tornar pai. Destaca-se que essa vivência foi permeada pelas repercussões da infertilidade e do tratamento, o que pode trazer dificuldades e especificidades para a paternidade. Nesse contexto, em que o desejo e a realização da paternidade sofrem entraves desde seu início, é importante que se possa oferecer aos futuros pais o apoio de profissionais da área da saúde mental.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT When plans to become parents cannot be realized due to infertility, and when the couple resort to Assisted Reproductive Technologies (ART), the construction of fatherhood may be affected. The objective of this qualitative study with 13 men whose partners conceived through ART and were in their third trimester of pregnancy was to investigate the experience of pregnancy according to the fathers’ perceptions. Content analysis of the interviews showed that the majority of participants was involved with pregnancy and the baby, and also accepted the idea of becoming a father. It is noteworthy that this experience was permeated by the repercussions of infertility and its treatment, which may lead to difficulties and specificities to fatherhood. In this context, in which the desire to become a father and the possibility to fulfill such a dream are difficult since the beginning, the authors suggest that these men may be supported by mental health professionals.
  • Interrupção e Retomada da Vida Sexual após o Câncer de Mama Artigo Original

    Santos, Daniela Barsotti; Santos, Manoel Antônio dos; Cesnik-Geest, Vanessa Monteiro; Vieira, Elisabeth Meloni

    Resumo em Português:

    RESUMO Investigou-se a interrupção/retomada da vida sexual após o tratamento do câncer de mama e sua relação com a satisfação e outros aspectos valorizados em um relacionamento. Foram empregados métodos mistos de pesquisa com a análise dos dados de uma survey realizada com 139 mulheres e dados provenientes de entrevistas com roteiro semiestruturado realizadas com 24 participantes. Um percentual expressivo de mulheres (66%) sexualmente ativas interrompeu as atividades sexuais durante o tratamento. Observou-se que a interrupção e retomada da vida sexual relacionou-se às concepções pessoais de sexualidade, influenciadas pelas relações de gênero e pela qualidade do relacionamento amoroso. A identificação de necessidades relacionadas à intimidade sexual pelo profissional de saúde pode contribuir para a assistência apropriada no processo de reabilitação psicossocial da mulher.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Interruption and the re-start of sex life after breast cancer treatment as well as satisfaction and other valued aspects of the relationship were investigated. Mixed methods of data analysis were used including the results of a survey with 139 women and qualitative data of 24 interviews using a semi-structured guideline. An expressive proportion of women (66%) sexually active interrupted their sexual activities during the treatment. The results indicated that interruption and re-start of sex life is related to personal conceptions of sexuality, and is influenced by the concept of gender and the quality of the relationship. The identification of needs related to the sexual intimacy by health professional can contribute to appropriate care of women in their process of psychosocial rehabilitation.
  • Características de Crianças Usuárias de Substâncias Psicoativas Descritas pela Própria Criança Artigo Original

    Ramaldes, Helena Quintas; Avellar, Luziane Zacché; Tristão, Kelly Guimarães

    Resumo em Português:

    RESUMO No Brasil, há uma população de crianças que faz uso de drogas. No entanto, são raras as pesquisas que tratam desse tema. Este estudo objetiva caracterizar a criança que faz uso de substâncias psicoativas atendida na Unidade de Tratamento à Criança e ao Adolescente Usuário de Álcool e Outras Drogas (UTCA) a partir dos relatos da própria criança. A UTCA é um serviço hospitalar da rede de saúde mental do estado do Espírito Santo. Os dados foram coletados a partir de entrevistas com três crianças e foram analisados por meio de análise de conteúdo. Os resultados indicam a frequência do consumo entre as crianças participantes, os fatores associados ao consumo e como a criança descreve o serviço oferecido pela UTCA.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In Brazil there is a population of children who use drugs. However, very few studies address this issue. This study aimed to characterize the child who uses psychoactive substance and is attended by Unit of Treatment for Children and Teenagers Using Alcohol and Other Drugs (UTCA) based on the child's own reports. UTCA is a hospital service that belongs to the mental health network of the state Espírito Santo. Data were collected from interviews with three children and were analyzed using content analysis. The results indicate the frequency of drug use among the children who participated in the study, factors associated with drug use and how children describe the service offered by UTCA.
  • A comunicação de Más Notícias na UTI: Perspectiva dos Médicos Artigo Original

    Monteiro, Daniela Trevisan; Quintana, Alberto Manuel

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo objetivou compreender o processo de comunicação de más notícias no contexto da uma Unidade de Tratamento Intensivo para adultos, na perspectiva dos médicos. Configurou-se como uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas e observação registrada em diário de campo. Participaram 12 médicos de um hospital-escola do interior do Rio Grande do Sul. A análise foi realizada por meio da análise de conteúdo. Destacam-se dificuldades dos médicos em comunicar más notícias, bem como o uso de mecanismos de defesa para realizar essa tarefa. Considera-se necessário resgatar a importância da reflexão sobre a relação médico-familiar como prática diária tão importante para a medicina.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aimed to understand the process of the bad news communication in the context of the Intensive Care Unit for adults, from the perspective of the doctors. It was configured as a qualitative, exploratory and descriptive research. Data were collected through semi-structured interviews and observation recorded in daily field. Participated 12 doctors in a teaching hospital of Rio Grande do Sul. The analysis was performed through the content analysis. The results highlight the difficulties of the doctors to communicate bad news, as well as the use of defense mechanisms to accomplish this task. It is necessary to recover the importance of reflection on the doctor-family relationship as daily practice as important to the medicine.
  • Tradução, Adaptação e Evidências Iniciais de Validade da Magical Ideation Scale Artigo Original

    Vieira, Philipe Gomes; Villemor-Amaral, Anna Elisa de; Pianowski, Giselle

    Resumo em Português:

    RESUMO Magical Ideation Scale (MIS) é uma escala de autorrelato que avalia pensamentos mágicos, fenômeno ligado à esquizofrenia. Este trabalho procurou adaptar a MIS à cultura brasileira, bem como investigar sua sensibilidade discriminativa a partir de um estudo de validade. Na etapa de adaptação, 283 sujeitos responderam a MIS, marcando palavras e itens incompreendidos. Posteriormente, administrou-se a escala a 70 sujeitos divididos em grupos: Pacientes e Não-pacientes. A comparação do desempenho de ambos foi obtida por meio do teste t de Student, revelando diferença significativa e de acentuada magnitude, conforme d de Cohen. A correlação de Pearson entre o diagnóstico de esquizofrenia e a MIS evidenciou associação positiva de expressiva magnitude. Interpretam-se os resultados como evidências de validade para a MIS.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Magical Ideation Scale (MIS) is a self-report scale that assesses magical thinking, a phenomenon linked to schizophrenia. This study aimed to adapt the MIS to Brazilian culture, as well as investigate its discriminative sensitivity based on a validity study. In the adaptation stage, 283 subjects completed MIS, marking words and misunderstood items. Subsequently, the scale was administered to 70 subjects divided into groups: Patients and Non-patients. A comparison of the performance of both groups was realized using Student’s t, which revealed significant differences, while Cohen’s d showed a strong discrepancy between the two groups. The Pearson correlation between the diagnosis of schizophrenia and MIS showed a positive association of significant magnitude. The results are interpreted as evidence of validity for the MIS.
  • Extended Validation Study of the Thinking and Creative Style Scale: Development of a Shorter Version Original Article

    Wechsler, Solange Muglia; Byrne, Barbara M

    Resumo em Português:

    RESUMO Existem várias medidas de estilos de pensar e criar, porém poucas são validadas e suficientemente curtas para administração em diferentes ambientes. Portanto, este estudo teve dois objetivos: (a) reanalisar e validar a Escala de Estilos de Pensar e Criar, desenvolvida por Wechsler, que mede cinco estilos, baseando-se em uma progressão de procedimentos estatísticos rigorosos de análises fatorial exploratória e confirmatória; (b) propor uma versão reduzida dessa escala, atendendo aos parâmetros psicométricos. Baseando-se em amostra de 1.752 brasileiros (55% mulheres, idades 14-70 anos) vivendo em quatro estados (93% de SP), os resultados demonstraram que existem cinco dimensões dos estilos de pensar e criar, que podem ser medidos de forma válida e precisa por meio de uma versão reduzida desta escala.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT There are several measures of cognition and creative styles, however few of them are valid and short enough to be administered in different settings. Therefore, this study had two purposes: to reanalyze and obtain validity evidence of the Scale of Thinking and Creative Scale (STCS), developed by Wechsler, measuring five styles, based on a progression of increasingly rigorous exploratory and confirmatory factor analytic procedures, and (b) to provide a viable psychometrically sound short version of this scale. Based on a sample of 1,752 Brazilians (55% women; ages 14 to 70) living in four states (93% from Sao Paulo), results strongly supported five dimensions of thinking and creative style, thus indicating the validity and reliability of the abridged STCS version.
  • Escala de Autoeficácia Ocupacional em Intervenções com Populações Vulneráveis Artigo Original

    Freitas, Clarissa Pinto Pizarro de; Damásio, Bruno Figueiredo; Koller, Silvia Helena

    Resumo em Português:

    RESUMO Foram investigadas as evidências de validade da Escala de Autoeficácia Ocupacional em Intervenções com Populações Vulneráveis (EAO-IPV). A amostra foi composta por 549 profissionais da Rede de Proteção (88% mulheres), com idade média de 37,8 anos (DP = 10 anos). A estrutura fatorial da escala foi investigada por meio de modelagem de equações estruturais exploratória (MEEE). Os resultados indicaram a solução unifatorial da versão de 18 itens como a mais adequada. Os resultados das análises de validade concorrente e convergente estiveram no sentido esperado. Os índices de autoeficácia ocupacional para intervenções com populações em vulnerabilidade estiveram positivamente associados aos níveis de autoeficácia ocupacional, aos afetos positivos e à realização profissional, e negativamente associados aos afetos negativos, exaustão emocional e despersonalização.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The evidences of validity of Occupational Self-Efficacy in Interventions for Populations in Social Vulnerability Scale (OSE - IPSV - S) were evaluated. The sample included 549 professionals of Welfare Network (88% female), mean age 37.8 years (SD = 10 years). The factorial structure of the scale was investigated through an exploratory structural equation modeling (ESEM). Results pointed to a one-factor solution of the 18 items version as the most reliable to the data. The results of the concurrent and convergente validity were in the expected direction. The levels of occupational self-efficacy in interventions for populations in social vulnerability were positively related to occupational self-efficacy, positive affect and personal accomplishment, and negatively correlated with negative affect, emotional exhaustion and depersonalization.
  • Níveis de Ansiedade, Estresse Percebido e Suporte Social em Pessoas que Vivem com HIV/Aids Comunicação Breve

    Calvetti, Prisla Ücker; Giovelli, Grazielly Rita Marques; Gauer, Gabriel Jose Chitto; Moraes, João Feliz Duarte de

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste estudo foi avaliar níveis de ansiedade, estresse percebido e suporte social em pessoas com HIV/Aids em tratamento antirretroviral. Participaram deste estudo transversal descritivo e correlacional 120 pessoas (idade média = 42 anos) em tratamento antirretroviral para HIV/Aids atendidas em serviços de saúde pública. Foram utilizados Inventário de Ansiedade de Beck, Escala de Estresse Percebido e Escala de Suporte Social para Pessoas Vivendo com HIV/Aids. Sugere-se a importância do suporte social como fator de proteção à saúde na adesão ao tratamento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this study was to evaluate symptoms of anxiety and perceived stress, and social support in people living with HIV/AIDS in an antiretroviral treatment. The participants of this descriptive and cross-sectional study were 120 people (mean age = 42 years) in antiretroviral treatment for HIV/AIDS in public health services. The following instruments were administered: Beck Anxiety Inventory (BAI), Perceived Stress Scale and Support Social Scale for People living with HIV/Aids. Social support is a factor of health protection on adherence to antiretroviral treatment. Social support is important since it is related to having access to health services and to information about the illness, feeling well about physical health, safety and to the environment where he/shethe patient lives.
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com