• Ausência de Prejuízo no Reconhecimento de Expressões Faciais entre Indivíduos com Parkinson Ciências do Comportamento

    Nozima, Adriana Manso Melchiades; Demos, Bibiane; Souza, Wânia Cristina de

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: Entre os sintomas não motores da doença de Parkinson, dificuldades no reconhecimento de expressões faciais emocionais vêm sendo amplamente discutidas, pois as áreas cerebrais relacionadas a tal habilidade podem estar afetadas na doença. Este estudo investigou, em idosos, o reconhecimento das seis expressões emocionais faciais consideradas universais por meio do instrumento Teste de Percepção Emocional de Faces, em que participantes executam uma tarefa de reconhecimento de expressões emocionais faciais. Participaram 41 indivíduos com idade média de 64,9 anos, 27 homens e 14 mulheres. Não foi observada significativa dificuldade no reconhecimento de nenhuma das expressões emocionais por parte dos parkinsonianos. Tal resultado pode indicar a necessidade do desenvolvimento de instrumentos e técnicas mais adequadas para esse tipo de investigação na população brasileira.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: Among the non-motor symptoms of Parkinson’s disease, impairment in the recognition of emotional facial expressions has been widely discussed, as the disease may affect brain areas related to this skill. The current study has investigated, among elderly people, the recognition of the six emotional face expressions considered universal using the instrument Test of Emotional Perception of Faces, where participants performed an emotional facial recognition task. Forty-one participants with an average age of 64.9 years were enrolled to this study, 27 men and 14 women. No significant impairment in the recognition of emotional face expression was observed among the parkinsonians. This result may indicate the need to develop more adequate tools and techniques able to investigate this issue in the Brazilian population.
  • Para além da privacidade Ciências do Comportamento

    Pompermaier, Henrique Mesquita; Lopes, Carlos Eduardo

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: Apesar de encaminhar a superação do dualismo metafísico, o conceito de evento privado não se apresenta de forma consensual, nem é unânime na abordagem analítico-comportamental dos fenômenos subjetivos. O debate travado entre defensores e críticos do conceito, contudo, parece não enfrentar satisfatoriamente uma importante questão: a noção de privacidade como inacessibilidade a estímulos promove a vinculação dessa proposta a pressupostos filosóficos incompatíveis com o projeto comportamentalista radical. Este trabalho apresenta argumentos críticos para a superação da noção de privacidade e do conceito de evento privado, propondo caminhos alternativos de análise. Questiona-se a desvinculação entre observação e interpretação presente na raiz da distinção público-privado, propondo-se a substituição da noção de privacidade pela noção de complexidade.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: Although promoting overcoming metaphysical dualism, the concept of private event does not have a consensual and uncritical development in behavior-analytic approach of subjective phenomena. The debate among advocates and critics of the concept, however, has not satisfactorily touch an important issue: the notion of privacy as inaccessibility to stimuli promotes the link of this proposal with philosophical presuppositions incompatible with the radical behaviorism. This paper presents critical arguments towards overcoming the notion of privacy and the concept of private event, presenting alternative analysis. One questions the connection between observation and interpretation present in the public-private distinction, proposing the replacement of the concept of privacy by the notion of complexity.
  • Corrupção e seleção por consequências: uma análise comportamental Ciências do Comportamento

    Carrara, Kester; Fernandes, Diego Mansano

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A corrupção é um fenômeno global. Sob os parâmetros teóricos e metodológicos da Análise Comportamental da Cultura, constitui nosso objetivo compor um panorama descritivo-explicativo da corrupção como prática cultural, mediante uma análise funcional de contingências implicadas em sua instalação e manutenção, particularmente no contexto brasileiro. Examinamos as origens etimológicas do termo corrupção, apresentamos um levantamento histórico sobre o tema nas ciências sociais e na Análise do Comportamento, delineamos o modelo de seleção por consequências e analisamos três situações hipotéticas de corrupção: (1) um exemplo de política institucional; (2) um exemplo de corporação privada em relação com o poder público; e (3) um exemplo de corrupção cotidiana. Concluímos apontando possíveis contribuições da Análise Comportamental da Cultura para prevenção e combate a práticas culturais corruptas.

    Abstract in English:

    Abstract Corruption is a global phenomenon. Under the theoretical and methodological parameters of the Behavior Analysis of Culture, our goal is to compose a descriptive explanatory overview of corruption as a cultural practice, through a functional analysis of contingencies involved in its installation and maintenance, particularly in the Brazilian context. We examine the etymological origins of the term corruption, we present a historical survey on the topic in the social sciences and behavior analysis, we outline the consequences for model selection and analyze three hypothetical situations of corruption: (1) an example of institutional policy; (2) an example of private corporation in relation to the government; and (3) an example of everyday corruption. We conclude pointing to possible contributions of the Behavioral Analysis of Culture toward preventing and combating corrupt cultural practices.
  • Aprendizagem Observacional em Crianças com Autismo: Efeitos do Ensino de Respostas de Monitoramento via Videomodelação Ciências do Comportamento

    Brasilense, Izabel Cristina da Silva; Flores, Eileen Pfeiffer; Barros, Romariz da Silva; Souza, Carlos Barbosa Alves de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O presente estudo investigou o estabelecimento de respostas de monitoramento via videomodelação em duas crianças com transtorno do espectro autista e se essas respostas favoreceriam a aprendizagem observacional de tatos e textuais nessas crianças. Foram realizados pré e pós-testes de aprendizagem observacional via videomodelação. O treino de monitoramento foi realizado em três etapas: (1) ensino da resposta de monitoramento; (2) desenvolvimento de controle do responder do participante pelo responder do modelo e (3) controle do responder do participante pela consequência para o modelo. As duas crianças aprenderam a resposta de monitoramento em quatro sessões e houve a aquisição de tatos e textuais por aprendizagem observacional para um dos participantes. Discute-se o potencial da videomodelação para treinar comportamentos precorrentes necessários para a aprendizagem observacional.

    Abstract in English:

    Abstract This study investigated the establishment of monitoring responses via video modeling of two children with autism spectrum disorder and whether those responses stimulate observational learning of tacts and textual behavior for these children. Pre-and post-tests of observational learning via video modeling were performed. Then, monitoring responses were trained in three steps: (1) teaching of monitoring responses; (2) establishment of stimulus control by the model´s behavior and (3) establishment of stimulus control by the consequences of the model´s behavior. The two participants acquired monitoring responses in four sessions. One participant acquired tacts and textual behavior via observational learning. We discuss the potential of video modeling as a tool to train precurrent behavior necessary for observational learning.
  • Efeitos da Apresentação e Retirada de Reforçadores sobre a Correspondência Verbal Ciências do Comportamento

    Gomes, Cainã Teixeira; Kawakami, Denise Tomie; Pereira, Maria Eliza Mazzilli; Fidalgo, Adriana Piñeiro

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A presente pesquisa teve por objetivo investigar o efeito da apresentação e da retirada de reforçadores sobre a correspondência verbal. Oito crianças brincaram individualmente e, em seguida, relataram com quais brinquedos haviam brincado. Após linha de base, os relatos de “não brincar”, feitos ora individualmente, ora em grupo, foram punidos (perda de fichas permutáveis por brinquedos). Em seguida, os participantes foram divididos em dois grupos, que passaram por um de dois procedimentos: (1) punição negativa de relatos não correspondentes; ou (2) reforçamento positivo de relatos correspondentes. A punição negativa somente de relatos de "não brincar" produziu um aumento no número de relatos não correspondentes de brincar para quatro crianças e, posteriormente, dificultou o restabelecimento da correspondência, seja sob uma punição negativa, seja sob reforçamento positivo.

    Abstract in English:

    Abstract The present study aimed to investigate the effect of presentation and withdrawal of reinforcers on verbal correspondence. Eight children individually played with toys, and then reported with what toys they had played. After baseline, reports of "no play", sometimes made individually, sometimes in groups, were punished (loss of tokens exchangeable for toys). Next, the participants were divided into two groups, whose participants underwent one of two procedures: (1) negative punishment of not corresponding reports; or (2) positive reinforcement of corresponding reports. The negative punishment of reports of "no play" produced an increase in the number of non-correspondent "play" reports for four children, and subsequently hindered the recovery of correspondence, either by negative punishment or by positive reinforcement.
  • Advantages of Using HJ-Biplot Analysis in Executive Functions Studies Ciências do Comportamento

    Ruiz, Natalia Cadavid; Egido, Jaime; Galindo-Villardón, Purificación; Del-Río, Pablo

    Abstract in Portuguese:

    Resumo As funções executivas (EFs) são consideradas um sistema de vários componentes associados, como inibição, memoria de trabalho, planejamento e outros. O estudo das EFs requer a avaliação da totalidade dos seus componentes, tendo em conta as caraterísticas sociodemográficas e cognitivas da população-alvo. A analise de variância é usada para atingir esse objetivo. No entanto, a análise HJ-Biplot supera suas limitações, permitindo o exame simultâneo de dados múltiplos, como os gerados nos estudos de EFs. Este estudo avalia as possíveis diferenças nas EFs de 80 crianças de 8 anos de idade na Colômbia segundo seu sexo, nível socioeconômico e tipo de escola que frequentam, para exemplificar as vantagens de usar a analise HJ-Biplot nos estudos neuropsicológicos.

    Abstract in English:

    Abstract Executive functions (EFs) are considered a multiple system of processing, associated with different components, such as inhibition, working memory, planning, among others. The study of EFs requires the assessment of all its components, having in mind the socio-demographic and cognitive characteristics of the target population. Nowadays, analysis of variance is used to achieve this goal; nevertheless, HJ-Biplot analysis overcome its limitations by allowing simultaneous examination of multiple data, such as those generated in EFs studies. This study evaluates possible differences in the EFs of 80 8-year-old Colombian children by their sex, socio-economic status and type of school they attend, to exemplify the advantages of using HJ-Biplot analysis in neuropsychological studies.
  • The Differential Outcomes Effect Using Sensory Outcomes in a Many-to-One Matching-to-Sample Task Behavioral Sciences

    Morfín, Laura Rebeca Mateos; Flores, Carlos; Overmier, J. Bruce

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O presente estudo foi delineado para avaliar o uso de consequências sensoriais utilizando um procedimento de consequências diferenciais em uma tarefa de pareamento ao modelo “muitos para um”. Para um grupo de participantes, cada sequência correta de escolha de estímulos era sempre seguida por uma consequência diferente; enquanto para os outros participantes, cada sequência correta era seguida pela mesma consequência. Participantes treinados com consequências diferenciais apresentaram aquisição mais rápida e, em geral, maior acurácia do que participantes treinados com consequências não diferenciais. Esses resultados demonstram uma nova extensão do efeito de consequências diferenciais por meio do uso de consequências sensoriais e de uma tarefa de pareamento ao modelo “muitos para um”. Aplicações do procedimento de consequências diferenciais são discutidas.

    Abstract in English:

    Abstract The present study was designed to evaluate the use of sensory outcomes (visual vs. auditory) using a differential outcomes procedure to facilitate learning in a many-to-one matching-to-sample task. For one group of participants (differential outcomes) each correct stimulus-choice sequence was always followed by a different outcome; whereas for the rest of participants (non-differential outcomes) each correct sequence was followed by the same outcome. Participants trained with differential outcomes showed a faster acquisition and higher overall accuracy than participants trained with non-differential outcomes. The results provide a new extension the differential outcomes effect by using sensory outcomes and many-to-one matching to-sample task; applications of the differential outcomes procedure are discussed.
  • Temporalidade e Interpretabilidade na Análise de Narrativas Psicologia Escolar e do Desenvolvimento

    Lyra, Maria C.D.P.; Ribeiro, Anália K. R.; DeConti, Luciane

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Destacamos a importância de manter uma consistência vertical nos estudos que versam sobre narrativas para a compreensão da psique humana. Nessa direção, os princípios da temporalidade e sua íntima relação com a interpretabilidade, propostos por autores clássicos como Bruner, Polkinghorne, Ricoeur e Sarbin, são tomados como guias na manutenção dessa consistência. Para ilustrá-la, analisamos duas narrativas versando sobre temas diversos: experiência escolar e supervisão acadêmica em psicoterapia. Na primeira, os processos de segmentação e encadeamento do tempo engajado no mundo da ação constituem elementos-chave de análise na significação da experiência escolar. Na segunda, o interdiscurso entre a estagiária e a supervisora se interliga e cria significado pela própria inter-relação entre tempos narrativos diversos.

    Abstract in English:

    Abstract This paper highlights the importance of maintaining vertical consistence in narrative studies investigating human psyche. The principles of temporality and interpretability, proposed by classic authors as Bruner, Polkinghorne, Ricoeur e Sarbin, are taken as guidelines to maintain this consistence. To illustrate this idea, two narratives dealing with different themes are analyzed: one referring to school experience and the other to academic supervision of psychotherapy. For the first one the processes of segmentation and entanglement of the engaging time in the world of action compose the key-elements to analyze the meaning of school experience. For the second, different narrating times - one of the trainee and the other of the supervisor - create an interdiscourse from which meaning emerges as a consequence of the interrelationships of diverse narrating times.
  • Amigos Imaginários: Contribuições para o Desenvolvimento Infantil Psicologia Escolar e do Desenvolvimento

    Velludo, Natália Benincasa; Souza, Débora de Hollanda

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A criação de amigos imaginários é uma manifestação de faz de conta comum na infância, que tem sido pouco explorada na literatura psicológica. A presente pesquisa teve como objetivo investigar a relação entre esse fenômeno e o desenvolvimento da linguagem e da cognição social. Quarenta crianças entre 6 e 7 anos (18 com amigos imaginários e 22 sem) foram avaliadas por medidas de teoria da mente, compreensão emocional e vocabulário, bem como entrevistas para explorar o engajamento em fantasia. Uma entrevista sobre as experiências de fantasia da criança foi feita com 11 pais/responsáveis. Os resultados sugerem que o fenômeno se associa a um vocabulário receptivo mais desenvolvido e não é indicativo de déficits em desenvolvimento sociocognitivo.

    Abstract in English:

    Abstract The creation of imaginary companions is a frequent manifestation of pretend play in childhood, which has been little explored in psychological literature. The goal of the present research was to investigate the relation between this phenomenon and language and social cognitive development. Forty children between 6 and 7 years of age (18 with imaginary companions and 22 without) were assessed by theory-of-mind, emotion understanding and vocabulary measures, as well as by interviews exploring engagement in fantasy. An interview on children’s fantasy experiences was conducted with 11 parents/caretakers. Results suggest that the phenomenon is associated with a more developed receptive vocabulary and is not indicative of deficits in social cognitive development.
  • Concepções Pessoais de Competência e Rendimento Acadêmico: Estudo Longitudinal no Ensino Secundário Português* Psicologia Escolar e do Desenvolvimento

    Stocker, Joana; Faria, Luisa

    Abstract in Portuguese:

    Resumo As concepções pessoais de competência (CPC) influenciam o rendimento escolar e/ou o contrário? Com base nesse questionamento, neste estudo pretendeu-se analisar a relação entre CPC (concepções pessoais de inteligência, atribuições causais, autoconceito, autoeficácia e competência emocional) e o rendimento escolar ao longo do ensino secundário, especificamente em Português. Com esse objetivo, administrou-se o Questionário Compósito de Competência Percebida (162 itens) para 433 alunos, entre os quais estão 52,8% de meninas com idade entre 14 e 18 anos (M=15,3; DP=0,63), num desenho longitudinal com três momentos separados por um ano de intervalo. Globalmente, os resultados revelaram relações recíprocas: o rendimento de um ano influenciou as CPC no ano seguinte e o autoconceito e a autoeficácia foram os principais preditores do rendimento escolar.

    Abstract in English:

    Abstract Do personal conceptions of competence (PCC) influence academic achievement and/or academic achievement influences PCC? In this context we sought to examine the relationship between PCC (personal conceptions of intelligence, causal attributions, self-concept, self-efficacy and emotional competence) and academic achievement throughout secondary school in Portugal. With this aim, the Composite Questionnaire of Perceived Competence (162 items) was administered to a sample of 433 students, 52.8% girls, aged between 14 and 18 years (M=15.3; SD=.63), in a three-wave longitudinal design separated by a gap of one year. Overall, the results evidenced reciprocal relationships: the achievement in the first year influenced PCC in the following year and self-concept and self-efficacy were the main predictors of academic achievement.
  • Exploração das Relações entre Teoria da Mente e Linguagem em Alunos de Escolas Públicas Psicologia Escolar e do Desenvolvimento

    Silva, Renata de Lourdes Miguel da; Rodrigues, Marisa Cosenza

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A pesquisa avaliou e também explorou algumas das possíveis relações entre a teoria da mente e a linguagem. Participaram deste estudo 85 alunos do primeiro ano do ensino fundamental de duas escolas públicas mineiras com média de idade de 6,8 anos (DP= 3,0). Utilizou-se uma escala de tarefas de teoria da mente e um livro com narrativa por imagem. Os resultados mostraram uma associação positiva entre a teoria da mente e linguagem, que mesmo sendo discreta, é um achado convergente com pesquisas anteriores. Além disso, possíveis variáveis que podem motivar diferenças no desenvolvimento sociocognitivo infantil foram discutidas.

    Abstract in English:

    Abstract The aim of this research was to evaluate and explore some of the possible relationships between theory of mind and language referring to mental states. The participants were 85 first graders of two public elementary schools in Minas Gerais, with an average age of 6.8 years (SD=3.0). The instruments used were a scale with theory of mind tasks and a picture story book. The results showed a positive but weak association between theory of mind and language, a finding which converges with previous research. Possible variables that may motivate differences in children's social cognitive development are discussed.
  • Uso da Tecnologia na Prática Pedagógica: Influência na Criatividade e Motivação de Alunos do Ensino Fundamental Psicologia Escolar e do Desenvolvimento

    Borges, Clarissa Nogueira; Fleith, Denise de Souza

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este estudo comparou alunos de escolas que usam tecnologias de informação e comunicação nas práticas pedagógicas e de instituições que não fazem uso desses recursos. Participaram 76 alunos do 5º ano do ensino fundamental, os quais responderam a três instrumentos sobre criatividade, clima de sala de aula para criatividade e motivação para aprender. Os resultados indicaram médias mais altas em criatividade figural e motivação extrínseca entre alunos cujos professores utilizavam tecnologia. Os alunos das escolas sem uso da tecnologia relataram maior interesse pela aprendizagem. Este estudo contribuiu para desmistificar a ideia de que a utilização de tecnologias na prática docente é uma condição essencial para o desenvolvimento da criatividade e da motivação do aluno.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This study compared students from schools that use and that do not use information and communication technologies on their teaching practices. Seventy-six 5th grade-students participated in the study and answered three instruments on creativity, classroom creativity climate, and motivation to learn. The results indicated higher means in figural creativity and extrinsic motivation among students whose teachers use technology. The students from the schools that do not use technology reported more interest for learning. This study contributed to demystify the idea that the use of technology in teaching practice is an essential condition for the development of student’s creativity and motivation.
  • Percepções Parentais sobre o Temperamento Infantil e suas Relações com as Variáveis Sociodemográficas das Famílias Psicologia Escolar e do Desenvolvimento

    Schmidt, Beatriz; Bolze, Simone Dill Azeredo; Vieira, Mauro Luis; Crepaldi, Maria Aparecida

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O objetivo deste estudo foi analisar as percepções parentais sobre o temperamento de crianças com idade entre quatro e seis anos e a sua relação com as variáveis sociodemográficas. Participaram da pesquisa 104 famílias biparentais, totalizando 208 mães e pais respondentes. Os instrumentos aplicados foram o Questionário Sociodemográfico e o Children’s Behavior Questionnaire (CBQ), que avalia o temperamento infantil. Os resultados indicaram o afeto negativo como o fator do temperamento mais fortemente relacionado a diferentes variáveis sociodemográficas. Assim, obteve-se que, quanto maior o número de filhos e de membros da família, bem como menor a renda e a escolaridade parental, maiores os indicativos de reações infantis de desconforto, tristeza, medo, raiva e baixa capacidade de se acalmar.

    Abstract in English:

    ABSTRACT The aim of this study was to analyze parental perceptions of the temperament of children aged between four and six years and its relation to sociodemographic variables. Participants were 104 two-parent families, totaling 208 respondents. The instruments were a Sociodemographic Questionnaire and the Children's Behavior Questionnaire (CBQ), which assesses infant temperament. The results indicated negative affect as the factor of temperament most strongly related to different sociodemographic variables. Thus, results suggest that the higher the number of children and family members, and the lower the income and level of education of the parents, the stronger are indications of children's reactions of discomfort, sadness, fear, anger, and low soothability.
  • Word Decoding Task: Item Analysis by IRT and Within-Group Norms School and Developmental Psychology

    Lúcio, Patrícia Silva; Moreira, Hugo Cogo; Kida, Adriana de Souza Batista; Carvalho, Carolina Alvez Ferreira de; Pinheiro, Ângela Maria Vieira; Mari, Jair de Jesus; Avila, Clara Regina Brandão de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O estudo investiga o desempenho de uma amostra representativa de crianças (52,5% meninas) cursando do 2º ao 5º ano de escolas particulares e públicas (83,8%) de São Paulo (N = 747). As crianças leram em voz alta a Forma A da Prova de Leitura e de Escrita de Palavras (PLEP), constituída de 48 palavras de baixa frequência, apresentadas em um cartão. Os dados foram analisados utilizando modelos da Teoria de Resposta ao Item. Observaram-se altos índices de acurácia. Foram selecionados 24 itens, os quais apresentaram, em média, índices de discriminação e de dificuldade de baixos a moderados. Houve efeito de escolaridade, mas não de sexo ou tipo de escola. Normas em percentis foram reportadas para a versão reduzida da Forma A da PLEP. Os resultados condizem com estudos que utilizaram tarefas de decodificação de palavras no Brasil e atestam para o caráter quase-regular do idioma.

    Abstract in English:

    Abstract This paper reports the performance of a representative sample of 747 students (52.5% female), from 2nd to 5th year of elementary education from private and public (83.8%) schools of Sao Paulo city. The children performed the Form A of Word Reading and Spelling Task (WRST) containing 48 low-frequency words presented in a card. Data were analyzed using models of Item Response Theory. We observed high levels of accuracy. The analysis selected 24 items, which presented low to moderate discrimination and difficulty indices. There were mean differences between grades, but not sex or school type. We report percentile norms for the grades for the WRST´S (Form) Reduced Version. The results support preceding studies with the word decoding tasks in Brazilian Portuguese, which attested to the quasi-regular character of that language.
  • Structural Validity of the School Aspirations Questionnaire (SAQ) School and Developmental Psychology

    Gomes, Cristiano Mauro Assis; Gjikuria, Evgjeni

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A teoria da autodeterminação afirma que três necessidades básicas (autonomia, vínculo e competência) norteiam a motivação humana. Muitos instrumentos psicológicos têm como base esta teoria. No entanto, nenhum distingue as percepções de ocorrência das necessidades básicas, e o quanto estas necessidades são valorizadas. O Questionário de Aspirações Escolares foi criado com esse objetivo, mas carece de qualquer análise de sua validade estrutural. O presente estudo pretende realizar esta análise. Os dados analisados provêm de 716 estudantes, ensino fundamental II e médio, de uma escola privada de Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi testado um modelo com oito variáveis latentes correlacionadas representando as necessidades básicas e o domínio do prazer imediato, em termos de percepção e valores. O modelo apresentou bom ajuste aos dados, possibilitando concluir que o questionário é capaz de distinguir, no contexto escolar, os valores e as percepções sobre as necessidades básicas e o domínio do prazer imediato

    Abstract in English:

    Abstract The self-determination theory claims that three basic needs (autonomy, relatedness, and competency) guide the human motivation. This theory serves as background for many psychological instruments. However, no one differentiates the students’ occurrence perceptions and students’ values about the basic needs. The School Aspirations Questionnaire has this goal, but its structural validity was not investigated yet. The present study evaluated the structural validity of the questionnaire. The sample was composed by 716 middle and high school students from a private school in Belo Horizonte, Brazil. A model was tested. This model possessed eight correlated latent variables representing, in terms of values and occurrence perceptions, the three basic needs and the immediate pleasure domain. The model showed good data fit, permitting the conclusion that the questionnaire is capable of distinguishing in the school context the values and the occurrence perceptions about the basic needs, as well the immediate pleasure domain.
  • Cross-Cultural Adaptation and Evidence of Validity of the Questionnaire d’Engagement Paternel School and Developmental Psychology

    Bossardi, Carina Nunes; Souza, Carolina Duarte de; Gomes, Lauren Beltrão; Bolze, Simone Dill Azeredo; Schmidt, Beatriz; Vieira, Mauro Luis; Paquette, Daniel; Crepaldi, Maria Aparecida

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este estudo teve como objetivo investigar a estrutura interna e os índices de confiabilidade do Questionário de Engajamento Paterno (QEP). Propõe-se descrever o processo de adaptação transcultural e os resultados da avaliação das propriedades psicométricas do instrumento. A amostra foi composta por 300 participantes (150 mães e 150 pais), que formavam famílias biparentais. Nas análises psicométricas, foram seguidos procedimentos envolvendo back translation, análise fatorial e análise da confiabilidade do instrumento. Apresenta-se a versão brasileira do QEP, contendo o total de 36 itens, divididos em cinco dimensões. Houve exclusão de 20 itens, conforme critérios estatísticos e teóricos. Os resultados demonstraram evidências satisfatórias de validade e precisão da escala. Considerações sobre limitações do estudo e indicações de uso para pesquisas futuras foram apontadas.

    Abstract in English:

    Abstract This study aimed to investigate the internal structure and reliability indices of the Questionnaire d’Engagement Paternel (QEP). It describes the process of cross-cultural adaptation and results of the evaluation of the psychometric proprieties of the instrument. The sample consisted of 300 participants (150 mothers and 150 fathers), who formed two-parent families. The psychometric analyses involved procedures including back translation, factor analysis, and reliability analyses of the instrument. The Brazilian version of the QEP is presented, containing a total of 36 items, divided into five dimensions. Twenty items were excluded, according to statistical and theoretical criteria. The results demonstrated satisfactory evidence of validity of the scale. Considerations regarding limitations of the study and recommendations for use in future research were indicated.
  • Imagination and Educational Curriculum: A Literature Review School and Developmental Psychology

    Paixão, Gleice Miranda; Borges, Fabrícia Teixeira

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo compreende uma revisão de literatura que objetivou identificar se as pesquisas acadêmicas das áreas de psicologia e educação vêm tratando a imaginação como um processo psicológico de desenvolvimento humano e se as articulam aos processos educativos por meio do currículo escolar. Para esta revisão, foram selecionados 39 artigos publicados nos últimos cinco anos. A análise dos artigos revelou articulações entre imaginação e algumas áreas específicas do conhecimento, porém, em grande parte dos textos, a imaginação teve papel periférico. Conclui-se pela latente necessidade de agudizar a discussão sobre imaginação e educação, a iniciar-se pela valorização da imaginação nos textos curriculares.

    Abstract in English:

    Abstract This article reports a literature review focused on the areas of psychology and education that aimed to identify if academic research has been addressing the topic imagination as a psychological process of human development; and also if research articulates imagination and educational processes through the educational curriculum. For this review, 39 research papers published in the last five years were selected. The analysis of the articles revealed articulations between imagination and some specific areas of knowledge. However, in most articles, imagination was only peripherally addressed. In conclusion, we emphasize the need to deepen the discussion on imagination and education, which should be given due importance in curricular documents.
  • Vivências, Habilidades Sociais e Comportamentos Sociais de Universitários Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano

    Soares, Adriana Benevides; Porto, Ana Maria; Lima, Claudio Almeida; Gomes, Clystine; Rodrigues, Denise Amorim; Zanoteli, Reivani; Santos, Zeimara Almeida; Fernandes, Alexandra; Medeiros, Humberto

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Pode-se supor que a adaptação ao contexto universitário requeira tanto habilidades de relacionamento como comportamentos acadêmicos adequados. Este estudo destinou-se a identificar as relações entre Habilidades Sociais, Vivências Acadêmicas e Comportamentos Sociais Acadêmicos em estudantes. Participaram do estudo 289 estudantes universitários de instituições públicas e privadas, com idades variando entre 17 e 61 anos. Aplicou-se o Inventário de Habilidades Sociais (IHS), o Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r) e o Inventário de Comportamentos Sociais Acadêmicos (ICSA). Foi identificado que os alunos que apresentam comportamentos sociais acadêmicos desadaptativos também apresentam déficits em habilidades sociais dificultando sua adaptação acadêmica e que, habilidades socialmente aceitáveis estão associadas não só a varáveis pessoais, mas também às curriculares e institucionais.

    Abstract in English:

    Abstract It can be assumed that adapting to the university context requires both relationship skills and appropriate academic behaviors. This study was designed to identify the relationship between Social Skills, Academic Experiences and Academic Social Behaviors in students. Study participants were 289 university students from public and private institutions, ranging between 17 and 61 years. We used the Social Skills Inventory (IHS), the Academic Experiences Questionnaire (QVA-r), and the Inventory of Academic Social Behaviors (ICSA). It was identified that students who have academic maladaptive social behaviors also have deficits in social skills hindering their academic adaptation and that, socially acceptable skills are linked to not only personal variables, but also to the curricular and institutional ones.
  • Effects of Focused Meditation on Stress and Dispositional Mindfulness in College Students Psicologia Clínica e Cultura

    Carpena, Marina Xavier; Menezes, Carolina Baptista

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: Intervenções meditativas têm sido utilizadas nas universidades para reduzir estresse. Este trabalho objetivou investigar o efeito de um treino de meditação focada de seis semanas no estresse (utilizando o Inventário de Sintomas de Estresse da Lipp) e mindfulness disposicional (utilizando o Questionário das Cinco Facetas de Mindfulness versão Brasileira) em universitários. Um ensaio controlado não randomizado comparou um grupo experimental e um grupo de lista de espera antes e após a intervenção. Apenas o grupo experimental reduziu a presença de estresse nas fases resistência, quase-exaustão e geral. Apresentou, ainda, aumento significativo de mindfulness nas facetas descrever, não reagir e no escore total. Conclui-se que treinos meditativos podem configurar uma alternativa para intervenções visando ao manejo de estresse e aprimoramento de habilidades de mindfulness nas universidades.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: Meditation based interventions have been used in universities to reduce stress. This study aimed to investigate the effect of a six-week focused meditation-training on stress (using Lipp´s Inventory of Stress Symptoms) and dispositional mindfulness (using the Five Facet Mindfulness Questionnaire - Brazilian version) in college students from southern Brazil. A nonrandomized controlled trial was conducted to compare the experimental group and the waitlist control group before and after the training. Compared with controls, the experimental group demonstrated significant improvements for stress, and increases in mindfulness scores, particularly for the facets describe and non-react. The results suggest that meditative practice may be an alternative for interventions aiming to tackle stress and enhance mindfulness skills in the university context.
  • Resiliência e Vulnerabilidade nos sistemas ecológicos: Envelhecimento e políticas públicas Psicologia Clínica e Cultura

    Schuck, Lara Monteiro; Antoni, Clarissa De

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: O envelhecimento da população brasileira leva ao questionamento do papel dos serviços de saúde e das políticas públicas, principalmente no que se refere ao cuidado do idoso dependente e sua família. Realizou-se um estudo de caso com uma família investigando fatores de risco e de proteção presentes nos sistemas ecológicos: meso-, exo- e macrossistema de um idoso dependente fisicamente, por meio de entrevista semiestruturada, Entrevista Familiar Estruturada, Inventário de Percepção do Suporte Familiar, observação naturalística, genograma e pesquisa documental. Foram identificados diversos fatores de risco - como a falta de apoio social e o ageísmo - e fatores de proteção - como a oferta de cuidados domiciliares por uma equipe de saúde e a presença de legislação condizente com as mudanças populacionais. Percebe-se a importância desses indicadores no processo de resiliência familiar.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: The aging of the Brazilian population questions the role of health services and public policies, especially the care of dependent elderly and their families. We conducted a family case study investigating risk and protective factors in ecological systems (meso-, exo- and macrosystem) present in a physically dependent elderly, through semi-structured interview, the Structured Family Interview, Perceived Family Support Inventory, naturalistic observation, documentary research and a genogram. We identified various risk factors - as lack of social support and ageism - and protective factors - as home care provided by a health team, as well as legislation consistent with population changes. The importance of these indicators for the process of family resilience is stressed.
  • Research on systemic psychology in Latin America: An integrative review with methods and data triangulation Clinical Psychology and Culture

    Celestino, Victor Rafael Rezende; Bucher-Maluschke, Julia Sursis Nobre Ferro

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: Esta revisão integrativa sintetiza dados qualitativos e quantitativos convergentes sobre a pesquisa em psicologia sistêmica na América Latina, em populações sem morbidade diagnosticada. Os critérios de eligibilidade seguiram os protocolos PRISMA e PICO. A qualidade dos estudos foi avaliada com o CASP, e o método de síntese foi a triangulação de métodos e dados. Como resultados, a partir da análise de conteúdo dos artigos por meio da nuvem de palavras, foi possível contrastar palavras-chave com categorias emergentes e desenvolver uma meta-síntese, incluindo um meta-modelo da pesquisa em psicologia sistêmica. A busca restringiu-se às bases Pepsic e Web of Science, com foco estreito no tema. Como o tema é inerentemente interdisciplinar, estudos potencialmente relevantes podem não ter sido incluídos.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: This integrative review synthesizes convergent qualitative and quantitative data about the research on systemic psychology in Latin America, in populations without diagnosed morbidity. Eligibility criteria followed PRISMA and PICO protocols. The quality of studies was evaluated with CASP, and the synthesis method was the triangulation of methods and data. With the results from the article content analysis by means of word clouds, it was possible to contrast keywords with emerging categories and to develop a meta-synthesis, including a meta-model of the research on systemic psychology. The search was restricted to Pepsic and Web of Science databases, with a narrow focus on the theme. As the theme is inherently interdisciplinary, potential relevant studies might not have been included.
  • Discursos de gênero e saúde: Debatendo a PNAISH com seus usuários Psicologia Clínica e Cultura

    Miranda, Jhonatan J.; Rodrigues, Thalita; Martins, Alberto Mesaque; Faria, Mateus Aparecido; Pereira, Douglas Marcos; Silva, Priscila Neves; Modena, Celina Maria

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este trabalho visa confrontar o corpo instituído pela PNAISH com os corpos performatizados pelos usuários dessa política na Atenção Primária à Saúde (APS) de Belo Horizonte. Através da Análise do Discurso e da teoria da performatividade de gênero, analisou-se o corpus proveniente de entrevistas com 09 homens que utilizam os serviços da APS. Os resultados evidenciam, tanto performances de gênero que, consonantes com a PNAISH, se pautam no corpo genitalizado como forma de resistência ao cuidado; quanto performances de gênero que transgridem as perspectivas desta Política. Procurou-se fomentar as discussões sobre as dificuldades de integração de homens às políticas de saúde.

    Abstract in English:

    Abstract The objective of this study was to confront man’s body as conceptualized by PNAISH with man’s body performatized by male users of this policy in Basic Health Care (BHC) in Belo Horizonte. Using speech analysis and the theory of gender perfomativity, the corpus derived of the interviews with 9 men who use the BHC services was analyzed. The results highlighted gender performance which, consistent with PNAISH, is based on a genitalized body as a way of care resistance, as well as gender performance that transgress the perspectives of this policy. This study sought to encourage discussions about difficulties of men´s integration to health policies.
  • Family and Down syndrome: Stress, coping and family resources Psicologia Clínica e Cultura

    Pereira-Silva, Nara Liana; Andrade, Jaqueline Condé Melo; Almeida, Bruna Rocha

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este estudo objetiva identificar níveis de estresse e coping - ou estratégias de enfrentamento - de genitores de crianças com síndrome de Down (SD), bem como a adequação dos recursos familiares. Quatorze famílias com um(a) filho(a) com SD foram visitadas e os genitores responderam ao questionário de caracterização do sistema familiar, inventário de estresse, inventário de coping e escala de recursos familiares. Os resultados mostram que mães (n=7) e pais (n=6) apresentam sintomas de estresse, nas fases de resistência e quase exaustão. As estratégias de enfrentamento mais utilizadas pelos genitores são resolução de problemas e suporte social. Os dados da escala de recursos indicam certa adequação destes às necessidades das famílias. Ressalta-se a importância de programas de intervenção dirigidos a essas famílias.

    Abstract in English:

    Abstract This study aims to identify levels of stress and coping strategies of parents of children with Down syndrome (DS), as well as the adequacy of family resources. Fourteen families with a child with DS were visited. The parents filled out the questionnaire of family system characteristics, the inventory of stress, the coping strategies inventory and the scale of family resources. The results show that mothers (n = 7) and fathers (n = 6) present symptoms of stress in resistance and quasi exhaustion stages. The coping strategies used by parents are problem solving and social support. The data from family resources scale indicate that these are fairly adequate to the needs of these families. We highlight the importance of intervention programs for these families.
  • Relações entre depressão, habilidades sociais, sexo e nível socioeconômico em grandes amostras de adolescentes Psicologia Clínica e Cultura

    Campos, Josiane Rosa; Prette, Zilda Aparecida Pereira Del; Prette, Almir Del

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Ainda não se têm claras as relações entre presença de indicadores de depressão, habilidades sociais, sexo e nível socioeconômico em adolescentes. Este estudo comparou uma amostra geral de 642 adolescentes em relação à mesma amostra, porém, sem os participantes com indicadores de depressão (539 adolescentes), buscando verificar o impacto desse controle no que se refere as habilidades sociais, o sexo e o nível socioeconômico. Houve rebaixamento do escore global, das habilidades sociais de empatia e autocontrole, na amostra feminina. Não houve diferença estatisticamente significativa quanto ao nível socioeconômico. Conclui-se sobre a importância de prover os manuais de testes com informações sobre as variáveis controladas e não controladas nas amostras utilizadas para o estabelecimento de padrões normativos.

    Abstract in English:

    Abstract It is still unclear whether indicators of depression, social skills, sex and socioeconomic status are related in adolescents. This study compared a general sample of 642 adolescents with the same sample, but without the participants with depression indicators (539 adolescents) seeking to verify the impact of this control over social skills, sex and socioeconomic status. The global score of social skills diminished, and also the scores of empathy and self-control in the female sample. There were no statistically significant differences in socioeconomic status. on the results indicate the importance of providing information in tests manuals on the controlled and not controlled variables in the samples used to establish normative standards.
  • A Compreensão da Experiência de Depressividade na Tradição da Psicopatologia Fenomenológica Psicologia Clínica e Cultura

    Souza, Camila; Moreira, Virginia

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Estudos sobre a depressão e a melancolia ocuparam um lugar de importância na tradição da psicopatologia fenomenológica. O desenvolvimento desses estudos esbarrou na descrição da experiência de depressividade como o fundamento constitutivo para a compreensão da própria depressão. Arthur Tatossian foi o teórico que, ao estudar o vivido depressivo, resgatou a experiência de depressividade e a sua importância jaz na saída de um pensamento voltado aos conteúdos materiais do vivido depressivo para a experiência vivida que engloba tal fenômeno. Neste artigo, temos como objetivo compreender a experiência de depressividade, com base no pensamento de Tatossian, e as contribuições da tradição da psicopatologia fenomenológica para o desenvolvimento dessa experiência.

    Abstract in English:

    Abstract Studies on depression and melancholy occupied an important place in the tradition of phenomenological psychopathology. The development of these studies stalled in describing the experience of depressivity as the constitutive basis for understanding depression itself. Arthur Tatossian was the theorist who, while studying the experienced depression, rescued the experience of depressivity and its importance lies in the output of a thought directed to the material contents of the experienced depression for the experience that encompasses such a phenomenon. In this this article, we aim to understand the experience of depressivity, based on Tatossian’s work, and the contributions of phenomenological psychopathology’s tradition to develop this experience.
  • A adolescência em perspectiva: Um exame da variabilidade da passagem à idade adulta entre diferentes sociedades Psicologia Clínica e Cultura

    Viola, Daniela Teixeira Dutra; Vorcaro, Ângela Maria Resende

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo propõe um exame da adolescência a partir de um debate entre a psicanálise e a etnologia. Considerando a variabilidade dessa passagem em diferentes sociedades, apresentamos alguns recortes extraídos de estudos etnológicos a fim de compreender o que garante essa operação em culturas não ocidentais. Com esse percurso, visamos contribuir para um melhor entendimento das coordenadas de Freud e de Lacan acerca da puberdade e seus desdobramentos no laço social, bem como vislumbrar novas leituras dos problemas da adolescência na contemporaneidade.

    Abstract in English:

    Abstract This article proposes an examination of adolescence based on a debate between psychoanalysis and ethnology. Considering the variability of this passage in different societies, we present some insights taken from ethnological studies in order to understand what ensures this transition in non-Western cultures. Through this approach we expect to contribute to a better understanding of Freud’s and Lacan's perspective about puberty and its consequences in the social bond, envisioning new readings on teenage problems nowadays.
  • Protocolo de Atendimento Psicológico em um Serviço de Reprodução Humana Assistida do Sistema Único de Saúde - SUS. Psicologia Clínica e Cultura

    Vieira, Mara Farias Chaves; Oliveira, Maria Liz Cunha de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Este trabalho apresenta uma solução otimizada para atender casais submetidos a tratamentos de infertilidade em um serviço público. O objetivo foi a construção de um protocolo de atendimento psicológico. A metodologia foi baseada em técnicas da pesquisa operacional, sendo o protocolo elaborado em cinco etapas: 1) construção do fluxograma de atendimento; 2) elaboração do instrumento de entrevista semiestruturada; 3) aplicação de instrumentos de avaliação; 4) criação do grupo de apoio aos casais; 5) estabelecimento da rotina de atuação da psicologia. Como resultado, apresenta-se o protocolo criado. A criação desse protocolo busca contribuir para a necessária sistematização da entrevista psicológica, melhorando a qualidade da assistência integral a esses casais.

    Abstract in English:

    Abstract This paper presents an improved solution for the care of couples undergoing infertility treatments in a public service. The purpose of the study was to develop a psychological treatment protocol. The methodology used was based on techniques of operations research and protocol elaborated of five steps: 1) construction of service flowchart; 2) preparation of semi-structured interview tool; 3) application of assessment tools; 4) creation of a support group for couples;; 5) establishment of psychological intervention routine. As a result the elaborated protocol is presented. The creation of this protocol aims to contribute to the necessary systematization, improving the quality of comprehensive care to these couples.
  • Usuários de Cocaína-Crack e Recepção de uma Campanha Televisiva Antidrogas Psicologia Clínica e Cultura

    Romanini, Moises; Roso, Adriane

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O objetivo deste artigo é discutir como a recepção e a apropriação das formas simbólicas interferem no cotidiano das pessoas. Pretende-se mostrar algumas das representações sociais que usuários de cocaína-crack têm em relação às formas simbólicas presentes em uma campanha televisiva antidrogas. O campo de pesquisa foi em um Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (CAPS AD) localizado em uma cidade do interior do Brasil. Para colher informações, foram utilizadas diferentes estratégias: observação participante, diário de campo e grupos focais. Os resultados sugerem que o conteúdo da mídia modifica e é modificado pelo self do receptor e que a mídia de massa tem colaborado com a criação e manutenção de relações de dominação de diferentes ordens.

    Abstract in English:

    Abstract The aim of this paper is to discuss how the reception and appropriation of symbolic forms interfere in daily life. We intend to show some of the social representations that crack-cocaine users have in relation to the symbolic forms presented on an anti-drug television campaign. The fieldwork was a Psychosocial Care Center - Alcohol and Drugs (CAPS AD) located in a countryside city in Brazil. To gather information, we used different strategies: participant observation, field diary and focus groups. The results suggest that the content of the media modifies and is modified by the self of the receptor and that the mass media have contributed to the creation and maintenance of relations of dominance of different types.
  • Qualidade de Vida em Pacientes com Anorexia e Bulimia Nervosa Psicologia Clínica e Cultura

    Oliveira-Cardoso, Érika Arantes; Coimbra, Anne Caroline; Santos, Manoel Antônio

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este estudo teve por objetivo avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) de pacientes com transtornos alimentares (TAs). A amostra foi composta por 40 pacientes consecutivos, em sua maioria mulheres jovens e adultas, com diagnóstico de Anorexia Nervosa e em tratamento ambulatorial. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um instrumento de QVRS (SF-36) e do Teste de Atitudes Alimentares (EAT-26). Os resultados evidenciaram QVRS rebaixada, especialmente nos Componentes Mentais. Constatou-se prejuízo em seis dos oito domínios de QV avaliados naqueles pacientes com maior pontuação no EAT-26, em cinco domínios nos pacientes com idade acima de 22 anos, nos domínios Estado Geral de Saúde (p = 0,02) e Saúde Mental (p = 0,03) naqueles pacientes com menos de cinco anos de tratamento e no domínio Aspectos Físicos (p = 0,02) naqueles que receberam diagnóstico de Bulimia Nervosa.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This study aimed to evaluate the health-related quality of life (HRQoL) of patients with eating disorders (ED). The sample consisted of 40 predominantly young and adult female patients diagnosed with anorexia in outpatient treatment. A HRQoL instrument (SF-36) and the Eating Attitudes Test (EAT-26) were used. Results showed lowered HRQoL, especially in Mental Components. Impairments were observed in six of the eight domains evaluated regarding HRQoL of patients with higher scores on EAT-26, in five domains in patients with 22 years old or more, in General Health Perceptions (p = 0.02) and Mental Health domain (p = 0.03) in patients with less than five years of treatment and in Physical Functioning domain (p = 0.02) of patients with Bulimia Nervosa.
  • Drogas - Pra que te quero? Drogadição e Adolescência na Voz dos Socioeducadores Psicologia Clínica e Cultura

    Jimenez, Luciene; Adorno, Rubens; Marques, Vanda Regina

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Foi estudada a compreensão de seis socioeducadores sobre a relação entre o uso de drogas e a prática infracional de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto. O método qualitativo descritivo foi instrumentalizado por entrevistas semiestruturadas, e a análise se deu a partir das interpretações por eles atribuídas para o uso de drogas. Para os socioeducadores, tal uso está relacionado às condições históricas de exclusão social, ressaltando a dificuldade de acesso ao lazer e aos serviços de tratamento. A relação com a prática infracional foi constatada para um pequeno grupo poliusuário de drogas. Uma política para estes adolescentes deve atentar para além do ato infracional e da relação com as drogas, reconhecendo o sofrimento social na origem de tais eventos.

    Abstract in English:

    ABSTRACT We investigated the knowledge of six social educators about the connection between the use of drugs and the offence practice of adolescents serving a social-educational measure in an open environment. The descriptive qualitative method was instrumented through semi-structured interviews, and the analysis was based on the interpretations that the social educators attributed to the use of drugs. To them, drug use is related to the historical conditions of social exclusion, emphasizing the difficulty of access to leisure and treatment services. The relation between drug use and the offence practice was observed in a little group of poly-drug users. A policy for these adolescents should not only take into account the infraction and the connection with drugs, but also the social suffering that has these events as an origin.
  • A Pesquisa em Prevenção em Saúde Mental no Brasil: A Perspectiva de Especialistas Psicologia Clínica e Cultura

    Abreu, Samia; Murta, Sheila Giardini

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Este estudo investigou experiências e recomendações de pesquisadores em prevenção primária em saúde mental no Brasil, com vistas a subsidiar uma agenda de trabalho para o fortalecimento nacional da área. Utilizou-se a técnica Delphi e dez pesquisadores, especialistas em prevenção, foram entrevistados. Investimentos na aproximação entre pesquisa e extensão, incremento do ensino de prevenção, parceria com diversas áreas de conhecimento e estudos de validação de instrumentos para avaliação de programas foram citados como necessidades. Foram apresentados recursos pessoais, profissionais e ambientais, percebidos como apoiadores para a construção da carreira. Foram abordadas direções futuras para a área, tais como a construção de redes de pesquisa e a difusão de programas preventivos. São discutidas implicações dos dados para uma agenda de pesquisa.

    Abstract in English:

    Abstract: This study investigated experiences and recommendations of researchers in primary prevention in mental health in Brazil in order to support a working agenda to strengthen this national field. The Delphi technique was used and ten researchers, prevention specialists, were interviewed. Investments in rapprochement between research and extension, increase prevention education, partnership with various areas of expertise and studies on validation of instruments for program evaluation were cited as needs. Personal, professional and environmental resources were presented as being of support to career building. Future directions for the area were discussed, such as the strengthening of research networks and dissemination of preventive programs. Implications of the results for a research agenda are discussed.
  • Qualidade de Vida Familiar na Deficiência Intelectual: Revisão Sistemática de Estudos Psicologia Clínica e cultura

    Correia, Raquel Alveirinho; Seabra-Santos, Maria João

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A qualidade de vida familiar (QdVF) em famílias de pessoas com deficiência intelectual (DI) tem interessado investigadores, sugerindo potencialidades em termos de avaliação e intervenção. O presente artigo realizou uma revisão sistemática dos estudos empíricos que analisam a QdVF em famílias de pessoas com DI. Efetuou-se uma pesquisa bibliográfica num portal de bases de dados e recorreu-se a critérios de inclusão previamente definidos. Do total de 32 estudos selecionados, 15 recorreram ao instrumento FQOLS-2006, focando-se na análise das dimensões e domínios da mesma; 11 ao Beach Center FQOL Survey, relacionando o constructo com diversas variáveis; e seis a outras formas de avaliação, essencialmente qualitativas. Assim, a QdVF mostra-se pertinente para compreender e intervir com famílias de pessoas com DI.

    Abstract in English:

    Abstract Family quality of life (FQoL) for families with members who have an intellectual disability (ID) has recently captured the interest of researchers and demonstrated potential for evaluation and intervention. This paper intends to revise systematically empirical studies that analyze FQoL in families with members having ID. A bibliographic search was carried out in a database and previously defined inclusion criteria were used. From a total of 32 studies, 15 used the FQOLS-2006 that focused on the analysis of their dimensions and domains, 11 the Beach Center FQOL Survey that related the construct to other individual and family variables and six other methods to evaluate FQoL. Thus, FQoL is relevant to understand and intervene with families of persons with ID.
  • A Verdade do Sujeito e sua Veiculação pelos Nomes Psicologia Clínica e Cultura

    França, Oswaldo

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Baseado nas formulações teóricas de Alain Badiou, e, em especial, no seu conceito de genérico, este texto procura explorar e expandir os desdobramentos que a questão da verdade possui para a psicanálise. Por ser indiscernível, a verdade, em que Lacan situou a mulher, seria o que se destacaria do processo que constitui o ser do Um. Na adjunção de uma verdade, quando então podemos falar de sujeitos, transcendências são desqualificadas, decisões sobre indecidíveis tornam-se possíveis, instituindo um processo que se operacionaliza de forma imanente, em que o trajeto, aleatório e contingente, viabiliza-se por meio do enriquecimento da língua. Nesse processo, podemos assinalar o papel do nome próprio, que teria a função de avalizar, concedendo duração, a fidelidade a uma verdade.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Using theoretical formulations by Alain Badiou, mainly his concept of generic, this essay is dedicated to exploring and expanding the unfolding of the matter of truth for psychoanalysis. The truth, being undiscernible, where Lacan placed the woman, would be what would stand out from the process that constitutes the being of the One. In adjunction of a truth, when we will thus be able to refer to subjects, transcendences are disqualified, decisions about non-decidable issues become possible, creating a process operated by immanent manner, where the path, random and contingent, is enabled through enrichment of the language. In this process, we can point out the role of the proper name, which would have the duty of endorsing, granting duration, the fidelity of a truth.
  • Cuidadoras de Dependentes Químicos: Um Estudo sobre a Sobrecarga Familiar Psicologia Clínica e Cultura

    Maciel, Silvana Carneiro; Silva, Franciane Fonseca da; Pereira, Camila Alencar; Dias, Camila Cristina Vasconcelos; Alexandre, Tátia Mirellis de Oliveira

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este estudo objetivou avaliar o nível de sobrecarga do cuidador em uma amostra composta por 115 mulheres, familiares de dependentes químicos que estavam realizando tratamento. Buscou-se verificar diferenças quanto à sobrecarga e o tipo de droga, local de tratamento e variáveis sociodemográficas. Utilizou-se questionário sociodemográfico e Inventário de Sobrecarga do Cuidador de Zarit, analisados com auxílio do SPSS 21. O nível de sobrecarga foi moderado a severo, não diferindo significativamente quanto ao tipo de droga (álcool ou crack), mas sim quanto ao local de tratamento dos usuários (maior para ambulatório) e ao parentesco (mães com maior sobrecarga). Espera-se que os dados encontrados possam auxiliar na assistência aos familiares que assumem o cuidado no tratamento da dependência química.

    Abstract in English:

    Abstract This study aimed to assess the level of burden placed on family caregivers of drug addicts in a sample of 115 female family members whose relatives were under a drug addiction treatment program in João Pessoa-PB. The study also examined the existence of differences in burden level and type of drug, place of treatment and sociodemographic variables. A sociodemographic questionnaire and a Caregiver Burden Inventory (Zarit Burden Interview) were administered. The results of both instruments were analyzed with SPSS 21. The level of burden was moderate to severe. Significant differences were found in relation to place of treatment and kinship, but not in relation to the type of drug (alcohol or crack). We hope that this study may assist the persons who take care in the treatment of a drug addiction.
  • Violência Doméstica e Crianças em Risco: Estudo Empírico com Autos da Polícia Portuguesa Psicologia Clínica e Cultura

    Sani, Ana Isabel; Carvalho, Cristiana

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Apresenta-se um estudo exploratório misto baseado na análise de autos de notícia e denúncia por crime de violência doméstica, reportados em 2010 à Polícia de Segurança Pública (Porto, Portugal). O objetivo do estudo foi examinar a presença de crianças, direta ou indiretamente envolvidas nessas situações. A análise estatística de 167 autos revelou que 45% referiam-se a famílias com filhos, admitindo-se que, em 29%, a violência era presenciada por crianças. A análise de conteúdo de 141 autos revelou existir também violência física e psicológica incidindo diretamente sobre as crianças e jovens, incluindo instrumentalização dos filhos. Conclui-se pela evidência do fenômeno de exposição de crianças à violência doméstica e pela necessidade de os agentes policiais reforçarem a sua formação para o atendimento a crianças em situação de risco.

    Abstract in English:

    Abstract We present a mixed exploratory study based on the analysis of news reports and denunciations for domestic violence, reported in 2010 to the Public Security Police (Porto, Portugal). The purpose of this study was to examine the presence of children, directly or indirectly involved in these situations. Statistical analysis of 167 reports revealed that 45% were from families with children, and in 29% the violence was witnessed by children. Content analysis of 141 reports also revealed physical and psychological violence directly on children and young people, including their manipulation. We concluded that there is evidence of exposure of children to domestic violence and there is a need of police officers to reinforce their specialized training on children at risk.
  • Percepções dos Usuários de Crack sobre as suas Relações Familiares na Infância e Adolescência Psicologia Clínica e Cultura

    Barros, Naiara Alves de; Tucci, Adriana Marcassa

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O objetivo principal deste estudo foi compreender a percepção dos usuários de crack sobre suas famílias de origem durante a infância e a adolescência. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, da qual participaram 29 usuários de crack de ambos os sexos. Os dados oriundos das entrevistas semiestruturadas foram analisados de acordo com o conteúdo temático e organizados em categorias. Os resultados revelaram que os usuários de crack percebem os vínculos familiares como frágeis. Além disso, mencionaram a vivência de situações de violência e consumo de drogas entre os membros da família. Os dados indicam a necessidade de cuidado dos familiares, os quais, muitas vezes, também enfrentam problemas com o uso de substâncias, e o desenvolvimento de ações educativas preventivas na infância e na adolescência.

    Abstract in English:

    Abstract The main objective of this study was to analyze the perceptions of crack users on their family relationships in childhood and adolescence. In this qualitative study, 29 crack users of both sexes participated. Data from the semi-structured interviews were analyzed according to thematic content and organized into categories. Results show that the crack users perceive their family bonds during childhood and adolescence as fragile. In addition, they mention the experience of violence and drug use among family members. The data indicate the need to strengthen the care of family members, who often also face problems related to substance use, and the development of preventive educational activities in childhood and adolescence.
  • “La Solución es la Tijera” (The Solution is Scissors): Sexual Health Programme Oriented to Lesbian and Bisexual Women Psicologia Clínica e Cultura

    Palma, Diana Marcela; Orcasita, Linda Teresa

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A inclusão das mulheres lésbicas e bissexuais na agenda de promoção de saúde é escassa. No entanto, os riscos existentes em suas práticas sexuais foram cientificamente reconhecidos. Este artigo pretende apresentar os principais resultados do programa “La Solución es la Tijera” orientado para mulheres lésbicas e bissexuais de Cali, na Colômbia. Vinte e três mulheres entre 18 e 25 anos de idade (X = 21,7; DS = 1,78) participaram deste estudo. A avaliação do programa foi realizada com um design de pre-post, usando metodologias mistas. Foram encontradas alterações significativas nos níveis de conhecimento e atitudes em relação a HIV. Da mesma forma, relatou-se reforço em sua identidade e empoderamento em sua sexualidade e conhecimento sobre direitos sexuais e reprodutivos.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN La inclusión de las mujeres lesbianas y bisexuales en las agendas de promoción de la salud sexual es escasa. Sin embargo, los riesgos en sus prácticas sexuales han sido reconocidos científicamente. Este artículo presenta los resultados principales del programa de intervención “La solución es la tijera” dirigido a mujeres lesbianas y bisexuales jóvenes de Cali, Colombia. Participaron 23 mujeres entre los 18 y los 25 años de edad (X= 21.7; DS=1.78). La evaluación se realizó de manera pre- post a través de una metodología mixta. Se encontró un cambio significativo en los niveles de conocimientos y las actitudes frente al VIH. Asimismo, se reportó el fortalecimiento de la identidad, el empoderamiento en su sexualidad y los conocimientos sobre derechos sexuales y reproductivos.

    Abstract in English:

    ABSTRACT The inclusion of lesbian and bisexual women on health promotion agenda is scarce. However, the existing risks in their sexual practices have been scientifically recognized. This article presents the main results of the program “La Solución es la Tijera” oriented to lesbian and bisexual women from Cali, Colombia. Twenty-three women between 18 and 25 years old ((X= 21.7; DS=1.78) participated in this study. The program evaluation was conducted with a pre-post design, using mixed methodologies. Significant changes in the knowledge level and attitudes towards HIV were found. Likewise, a strengthening in their identity and an empowerment in their sexuality and knowledge about sexual and reproductive rights was reported by the participants.
  • Maconha e Representações Sociais em Matérias de Jornal Psicologia Clínica e Cultura

    Sousa, Yuri Sá Oliveira; Santos, Maria de Fátima de Souza; Aléssio, Renata Lira dos Santos

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A maconha é um objeto social polêmico e polissêmico no contexto brasileiro, sendo constantemente debatida em produções midiáticas. A pesquisa objetivou analisar a construção de representações sociais da maconha a partir de 489 matérias do jornal Folha de S. Paulo (2010-2012). Os dados foram tratados com o software ALCESTE e analisados a partir de seis campos léxicos organizados em dois eixos temáticos: repressão policial ao tráfico de drogas e tensões normativas do uso medicinal e recreativo. Os discursos suscitam dimensões individuais e coletivas relacionadas ao status legal do objeto, seus usos e formas de controle social - coercivas e normativas -, que inscrevem simbolicamente a maconha em disputas sociais de identidades, práticas e instituições.

    Abstract in English:

    Abstract Marijuana is a controversial and polysemic social object in Brazil, which is constantly discussed in the media. This study aimed to analyze the construction of social representations of marijuana from 489 articles of the newspaper Folha de S. Paulo (2010-2012). The data were treated with the software ALCESTE and analyzed based on six lexical fields organized in two thematic axes: police repression to drug trafficking and normative tensions of the medicinal and recreational use. The discourses raise individual and collective dimensions related to the legal status of the object, its uses and forms of social control - coercive and normative - that symbolically inscribe marijuana in social disputes of identities, practices and institutions.
  • Red de Apoyo Social: Perspectivas de Familias Desplazadas en Porto Alegre Psicologia Clínica e Cultura

    Uribe, Magaly Calderón; Motta, Roberta Fin; Pizzinato, Adolfo

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O deslocamento forçado de pessoas é um fenômeno social que vem se incrementando em diferentes partes do mundo. Este artigo busca dar visibilidade às histórias de famílias que passaram por diferentes situações de deslocamento forçado, assim como analisar a percepção de apoio que receberam durante e depois deste processo. Realizou-se uma abordagem qualitativa-descritiva, por meio de entrevistas, que foram analisadas através de análise do discurso. O apoio social se mostrou relevante no deslocamento e realocação das famílias, ainda que por processos mais humanizados e inconstantes, em que não só se priorizam os benefícios econômicos e estruturais, mas que configuram espaços de diálogo, mediação e acompanhamento por parte de trabalhadores e/ou entidades encarregadas pelas famílias.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El desplazamiento forzado de personas es un fenómeno social que viene incrementándose en diferentes partes del mundo. El artículo busca analizar a las historias de familias que pasaron por diferentes situaciones de desplazamiento forzado y la percepción del apoyo que recibieron durante y después de este proceso. Se realizó un abordaje cualitativo descriptivo, donde se analizaron las entrevistas con ocho mujeres que sufrieron procesos forzosos de desplazamiento y atendidas por la asistencia social y interpretadas por análisis del discurso a através del software N-Vivo. Los resultados apuntan que el apoyo social ha sido relevante para el desplazamiento y realocación de las familias, aunque por procesos más humanizados e inconstantes, donde no se priorizan solamente benefícios económicos o estructurales. Se concluye que el apoyo social se configura en espacios de diálogo, mediación y atención por parte de los trabajadores y/o entidades encargadas de las familias.

    Abstract in English:

    Abstract The forced displacement of people is a social phenomenon that has been increasing in different parts of the world. The article seeks to give visibility to the stories of families who have gone through different situations of forced displacement, as well as to analyze the perception of received support during and after this process. We conducted a qualitative descriptive approach, where interviews were done and analyzed by discourse analysis. Social support has proved relevant in the displacement and relocation of families, even for more humanized and unstable processes, which not only give priority to economic and structural benefits, but that the conform spaces for dialogue, mediation and monitoring by workers and / or entities entrusted by families.
  • Suporte Social e HIV: Relações Entre Características Clínicas, Sociodemográficas e Adesão ao Tratamento Psicologia Clínica e Cultura

    Lenzi, Luana; Tonin, Fernanda Stumpf; Souza, Vanessa Rodrigues de; Pontarolo, Roberto

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este estudo investigou a relação entre suporte social, características sociodemográficas, clínicas e adesão ao Tratamento Antirretroviral (TARV) utilizando o questionário Social Support Inventory for People who are HIV Positive or Have AIDS. Para isso, foram avaliados 119 usuários HIV-positivos - dos quais 53,8% eram homens. Em relação à disponibilidade e satisfação, os valores médios foram de 3,37 (DP=1,00) para o suporte instrumental e 3,48 (DP=1,06) para o suporte emocional. Observaram-se diferenças significativas na disponibilidade e satisfação do suporte social com variáveis sociodemográficas e clínicas. Verificou-se que, quanto maior a disponibilidade e a satisfação com o suporte social, maior o OR para a adesão ao tratamento. O desenvolvimento de estratégias de apoio social pode contribuir positivamente para o controle da doença e melhor qualidade de vida dos usuários.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This study aimed to assess the relationship between social support, sociodemographic and clinical characteristics and treatment adherence using the Social Support Inventory for People who are HIV Positive or Have AIDS. Thus, it were evaluated 119 HIV-positive patients, of which 53.8% were men. Regarding the availability and satisfaction mean values were 3.37 (DP=1.00) for the instrumental support and 3.48 (DP=1.06) for emotional support. Significant differences were found in the availability and satisfaction of social support with clinical and sociodemographic variables. It was found that the greater the availability and satisfaction with social support, the greater the OR for adherence to treatment. The development of social support strategies can positively contribute to disease control and better quality of life of HIV-positive patients.
  • Permanências e Descontinuidades nas Concepções Contemporâneas de Casamento na Perspectiva de Casais Longevos Psicologia Clínica e Cultura

    Scorsolini-Comin, Fabio; Alves-Silva, Júnia Denise; Santos, Manoel Antônio dos

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O objetivo deste estudo foi compreender os movimentos de permanências e descontinuidades nas concepções contemporâneas de casamento, a partir da perspectiva de casais longevos, ou seja, unidos há mais de 30 anos. Foram entrevistados sete casais com média de idade de 68,9 anos e unidos há 45,7 anos, em média. Aplicou-se uma entrevista semiestruturada em cada casal (díade). Os resultados mostraram que o respeito à liberdade de se casar e divorciar parece ser a inovação que mais repercutiu nos casais entrevistados. Os participantes tiveram que reestruturar suas concepções sobre o casamento para poderem lidar com as novas possibilidades que emergem na atualidade. As mudanças percebidas se referem mais aos comportamentos dos cônjuges na contemporaneidade e não à estrutura da instituição casamento, vista como estável e confiável.

    Abstract in English:

    Abstract This study aimed to understand the movements of continuities and discontinuities in contemporary conceptions of marriage from the perspective of couples in long term marriages, that is, those that last longer than 30 years. Seven couples (mean age = 68.9 years) who were married for 45.7 years on average. Semi-structured interviews with each couple were carried out (dyad). The results showed that respect for freedom to marry and divorce seems to be the innovation that most affected the interviewed couples. Participants had to restructure their marriage conceptions in order to deal with the new possibilities that emerge nowadays. Perceived changes are associated with the behavior of couples in contemporary days and not to the structure of marriage as institution, seen as stable and reliable.
  • Applicability of Item Mapping in Rating the Severity of Pathological Personality Traits Clinic Psychology and Culture

    Carvalho, Lucas de Francisco; Bacciotti, Jonatha Tiago; Sette, Catarina Possenti; Reis, Ana Maria

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O objetivo deste estudo foi investigar o uso conjunto de dois instrumentos que avaliam características patológicas da personalidade, o Inventário Dimensional Clínico da Personalidade (IDCP) e o Personality Inventory for DSM-5 (PID-5), dentro do paradigma da validade incremental, bem como verificar a evolução da severidade dos construtos utilizados. Foram gerados mapas de itens para conjuntos de itens com base em três dimensões do IDCP e cinco facetas do PID-5, selecionados de acordo com a possibilidade de pareamento entre escalas dos instrumentos. Participaram do estudo 642 indivíduos, predominantemente mulheres, com idade igual ou superior a 18 anos, divididos em três grupos de acordo com as dimensões e facetas respondidas. Observou-se um aumento no nível de severidade patológica, tipicamente relacionado a transtornos da personalidade distintos, além da complementação entre os instrumentos, conferindo validade incremental. A aplicação dos mapas de itens auxiliou na compreensão do aumento da severidade dos traços e possibilitou a verificação da relevância clínica dos construtos.

    Abstract in English:

    Abstract The aim of this study was to investigate the combined use of two pathological personality tests, the Dimensional Clinical Personality Inventory (IDCP) and the Personality Inventory for DSM-5 (PID-5), within the context of incremental validity in order to verify the increasing severity of the constructs used. We generated item maps for sets of items based on three dimensions of IDCP and five facets of PID-5, selected according to the possibility of pairing between scales. The study included 642 individuals, predominantly women aged over 18, divided into three groups according to the dimensions and facets. There was an increase in the level of severity, typically related to the different personality disorders, in addition to the complementation between instruments, providing incremental validity. The use of item mapping helped us understand the increasing severity of the traits, and allowed the verification of the clinical relevance of the constructs.
  • Women Crack Users, Pregnancy and Motherhood: Potential Periods for Health Care Clinic Psychology and Culture

    Ramiro, Fernanda de Souza; Padovani, Ricardo da Costa; Fidalgo, Thiago Marques; Tucci, Adriana Marcassa

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este estudo objetivou compreender como as mulheres reportam seus comportamentos em relação ao uso de drogas durante a gravidez e a amamentação. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado na região metropolitana de Santos. Doze mulheres usuárias de crack foram entrevistadas por meio de entrevista semiestruturada. As entrevistas foram analisadas a partir da análise de conteúdo. Os dados indicam que a gravidez é um momento crítico para sensibilizar essas mulheres e tentar diminuir danos e riscos associados ao consumo de crack entre elas.

    Abstract in English:

    Abstract This study aimed to understand how women report their behaviors concerning drug use during pregnancy and breastfeeding. This is a qualitative study, conducted in the metropolitan area of Santos. Twelve women who have used crack were interviewed through a semistructured interview. The interviews were analyzed from the perspective of content analysis. Our data indicate that pregnancy is a critical time to sensitize these women and try to lessen the damage and the risks associated with the use of crack among them.
  • Hidden Resilience in the Life of Adolescents with Involvement in Drug Trafficking Clinic Psychology and Culture

    Pessoa, Alex Sandro Gomes; Coimbra, Renata Maria; Koller, Sílvia Helena; Ungar, Michael

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo analisou os indicadores de resiliência oculta em adolescentes que tiveram envolvimento no tráfico de drogas. Participaram 551 adolescentes e jovens, entre 12-20 anos de idade (M = 16,01; DP = 1,548), de ambos os sexos, sendo 55,4% meninos. Os participantes são provenientes de instituições de três cidades localizadas no interior de São Paulo que atendem adolescentes com e sem histórico de envolvimento no tráfico de drogas. Foi utilizado o instrumento denominado Child and Youth Resilience Measure para verificação dos indicadores de resiliência nas populações. Paradoxalmente, os adolescentes com maior envolvimento no tráfico apresentaram maiores indicadores de resiliência. Questionam-se os modelos explicativos hegemônicos sobre resiliência e propõe-se que novos estudos sobre resiliência oculta sejam conduzidos.

    Abstract in English:

    Abstract This paper identifies hidden resilience processes among adolescents and young adults who have had involvement in drug trafficking. The participants were 551 adolescents and young people, aged 12-20 years (M = 16.01; SD = 1.548) from both genders, 55.4% of whom were boys. They were recruited from three social service institutions located in the state of São Paulo, which offer services for adolescents with and without a history of involvement in drug trafficking. To assess rates of resilience, the Child and Youth Resilience Measure was employed. Contrary to expectations, adolescents with greater involvement in drug trafficking had higher rates of resilience. This paper challenges the hegemonic conceptualization of resilience and proposes that more studies of hidden resilience need to be conducted.
  • The Suitability of a Transcultural Clinical Approach to Psychosomatic Disturbances in Reunion Island Clinical Psychology and Culture

    Rassaby-Darsanesing, Ingrid; Bioy, Antoine; Lavaud, Jean-Claude; Viodé, Christelle

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Bases culturais, crenças e práticas rituais associadas delimitam a relação, a representação e a experiência vivida do corpo de formas específicas. A linguagem é o meio através do qual a especificidade cultural dos conteúdos mentais individuais e partilhados podem ser explorados e trabalhados em terapia. Este artigo apresenta as crenças sobre o corpo segundo a religião de origem de um paciente e levanta a questão do papel da dimensão cultural no fenômeno psicossomático. Um relato de caso dá indicações de uma nova abordagem terapêutica para esse tema e destaca a conexão intrínseca entre pertencimento cultural e corporificação. Tanto a intervenção clínica, que durou dois anos, como a análise fundamentaram-se nas teorias transcultural e psicodinâmica. A análise demonstra como é importante estar ciente sobre o contexto cultural dos pacientes e sobre a ressonância da história na civilização dos pacientes.

    Abstract in English:

    Abstract Cultural foundations, beliefs and associated ritual practices delimit the relation to and the representation and lived experience of the body in specific ways. Language is the means through which the cultural specificity of both individual and shared mental content can be explored and worked with in therapy. This article presents beliefs about the body in a patient’s religion of origin and takes up the question of the role of the cultural dimension in psychosomatic phenomena. A case report gives indications of a novel therapeutic approach to this theme and highlights the intrinsic connection between cultural belonging and embodiment. Both the two-year long clinical intervention and analysis are grounded in transcultural and psychodynamic theories. The analysis shows how important it is to be aware of the patients’ cultural background and the resonance of history in the patients’ civilization.
  • Violence against Women: Notifications of Health Professionals in Rio Grande do Sul Clinical Psychology and Culture

    Lawrenz, Priscila; Macedo, Davi Manzini; Hohendorff, Jean von; Freitas, Clarissa Pinto Pizarro de; Foschiera, Laura Nichele; Habigzang, Luísa Fernanda

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este estudo teve como objetivo caracterizar as situações de violência contra mulheres notificadas pelos profissionais da saúde no Rio Grande do Sul. Foram analisadas 20.999 notificações realizadas entre 2010 e 2014. As notificações incluíram, com maior frequência, mulheres de 19 a 29 anos. A violência física foi a mais predominante, sendo a residência da vítima o principal local de ocorrência. A maioria dos agressores era do gênero masculino, parceiros ou ex-parceiros íntimos. As mulheres foram encaminhadas com maior frequência para ambulatórios e delegacias. Os resultados podem subsidiar estratégias para prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher. O estudo permitiu identificar fragilidades nas informações notificadas, bem como nos encaminhamentos realizados, indicando a necessidade de investimentos na capacitação dos profissionais da saúde.

    Abstract in English:

    Abstract The aim of this study was to characterize the situations of violence against women reported by health professionals in Rio Grande do Sul. A total of 20.999 reports were performed between 2010 and 2014. The most frequent reports included women aged 19 to 29 years old. The most frequent type of violence was physical, and the victim’s residence was the most frequent place. Most of perpetrators were male, partner or ex-partner of the victim. Women were referred more frequently to clinics and police station. The results can support strategies for prevention and coping violence against women. The study allowed identifying weaknesses in the report information, as well as in the referrals made, indicating the need for investments in the training of health professionals.
  • Os Sentimentos e o Fantasiar em Crianças que Aguardam Cirurgia Psicologia Clínica e Cultura

    Pfeifer, Paula Moraes; Quintana, Alberto Manuel

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O processo cirúrgico carrega a ideia de agressão, passividade e mobiliza angústias impensáveis. Este estudo qualitativo, descritivo e exploratório investigou as fantasias presentes em crianças no dia anterior à cirurgia. Incluíram-se sete crianças, de ambos os sexos, com idade de cinco a doze anos, internadas para realização de cirurgia em 2014. Utilizou-se como instrumentos lúdicos A Hora do Jogo e o Teste das Fábulas e os dados passaram por análise de conteúdo. Os participantes expressaram a percepção de si enquanto defeituosos e sentimentos de fragilidade, desamparo e diversos medos, bem como fantasias atemorizantes e elaborativas. Concluiu-se que a fantasia manteve seu papel paradoxal: mesmo se constituindo em uma defesa regressiva, revelou-se uma estrutura protetora, auxiliando a atribuir sentido à experiência cirúrgica.

    Abstract in English:

    Abstract Surgical procedures convey the idea of aggression and passivity and cause unimaginable anguish. This qualitative, descriptive and exploratory study investigated the use of fantasy by children the day before surgery. Seven children, both sexes and aged five to twelve, who were admitted for surgery in 2014 were included in the study. The instruments used in this study were Play Time and Fables Test. Content analysis was used to explore the data. The participants considered themselves as defective, possessed feelings of fragility and helplessness, and had many fears and frightening elaborative fantasies. It was concluded that fantasies maintained a paradoxical role: even if constituting a regressive defense, they proved to be protective structures, helping to make sense of the surgical experience.
  • Concepções de Profissionais de Saúde sobre as Atribuições de um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil Psicologia Clínica e Cultura

    Belotti, Meyrielle; Maia, Camila Carlos; Avellar, Luziane Zacché; Silva, Priscilla de Oliveira Martins da

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O objetivo do artigo é analisar os significados conferidos pelos profissionais de saúde sobre as atribuições de um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi) de uma Região do Sudeste do Brasil. Utilizou-se a abordagem qualitativa. Participaram do estudo 15 profissionais. Para a coleta de dados, foi utilizada a técnica da entrevista semiestruturada e os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados indicam que as atribuições nomeadas pelos profissionais, em sua maioria, estão em consonância com a proposta do Ministério da Saúde. O estudo também mostra a importância de compreender melhor as atribuições do CAPSi diante da implantação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Observou-se a dificuldade dos entrevistados em contemplar as particularidades do cuidado em saúde mental infanto-juvenil.

    Abstract in English:

    Abstract The aim of this paper was to analyze the meanings conferred by health professionals to the duties of a Children and Adolescents Psychosocial Care Center (CAPSi) in a southeastern region of Brazil. A qualitative approach was used. Study participants consisted of 15 professionals. For data collection, we used the technique of semistructured interviews and data were subjected to content analysis. The results indicate that the duties listed by the professionals are mostly in line with the proposal of the Ministry of Health. The study also shows the importance of better understanding the CAPSi duties regarding the implementation of the Psychosocial Care Network (RAPS). There was a difficulty of respondents to consider the care peculiarities in children and adolescents' mental health.
  • Repercussões da Conjugalidade em Sintomas Internalizantes e Externalizantes em Filhos Adolescentes Psicologia Clínica e Cultura

    Vian, Mônica; Mosmann, Clarisse Pereira; Falcke, Denise

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A conjugalidade dos cuidadores reverbera no desenvolvimento dos filhos, entretanto, especificidades nessa relação ainda necessitam estudos nacionais. Investigou-se a percepção de adolescentes sobre o relacionamento conjugal de seus cuidadores e quais dimensões da conjugalidade repercutem em sintomas internalizantes e externalizantes dos mesmos. Realizou-se uma pesquisa quantitativa e explicativa. 115 adolescentes responderam ao Familiograma, FBQ, CTS2 e YSR. Verificou-se correlação positiva e significativa entre percepção de conflito e violência conjugal com os sintomas, bem como correlação negativa e significativa de afetividade e aliança parental com sintomas. Violência psicológica conjugal, cometida pela mãe, foi preditora de sintomas internalizantes e externalizantes dos filhos e a aliança parental foi preditora de sintomas externalizantes. Ressalta-se a necessidade de atuação preventiva em núcleos familiares com violência.

    Abstract in English:

    Abstract Parent’s conjugality reverberates in adolescent development, although specifics of these relations still needs further national studies. Was investigate adolescents' perception about the marital relationship of caregivers and what dimensions of conjugality have repercussions on internalizing and externalizing symptoms. Quantitative research was carried out, with an explicative design. 115 teenagers answered Familiograma, FBQ, CTS2 and YSR. It was verified positive and significant correlation between perception of conflict and marital violence with symptoms, as well as a negative and significant correlation of affectivity and parental alliance with symptoms. Marital psychological violence committed by mother was a predictor of internalizing and externalizing offspring symptoms and parental alliance were predictive of externalizing symptoms. We address the need for preventive action in households with violence.
  • Análise Crítica dos Pressupostos e Fundamentos Conceituais da Escola de Psicossomática de Paris Psicologia Clínica e Cultura

    Santos, Lucas Nápoli dos; Peixoto, Carlos Augusto

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo apresenta uma análise crítica do quadro teórico da Escola de Psicossomática de Paris. Pretende-se demonstrar a hipótese de que tal matriz conceitual está sustentada em uma concepção iluminista de subjetividade, que concebe o corpo como algo a ser dominado pela mente. Argumenta-se que tal concepção se manifesta de forma implícita na hipótese defendida pelos autores dessa escola, segundo a qual a vulnerabilidade do indivíduo ao adoecimento somático seria resultante de uma insuficiência fundamental ou passageira do funcionamento mental. Demonstra-se que tal enunciado é herdeiro da concepção de psiquismo formulada no âmbito da metapsicologia freudiana, na qual a mente é entendida como um aparelho destinado a possibilitar a descarga de excitações, sobretudo as provenientes do próprio corpo (pulsionais).

    Abstract in English:

    Abstract This paper presents a critical analysis of the theoretical framework of the Paris Psychosomatic School. It intends to demonstrate the hypothesis that such conceptual framework is supported in an Enlightenment conception of subjectivity, which sees the body as something to be dominated by the mind. It argues that such a view is expressed by the hypothesis held by the authors of this school, according to which the vulnerability of the person to somatic illness occurs because of a fundamental or passing failure of mental functioning. It shows that such a statement is heir of the conception of psyche formulated within Freudian metapsychology, in which the mind is understood as a device designed to enable the discharge of excitement, especially that from the body itself (instinctual excitement).
  • Tornar-se Pai: A Paternidade como Inscrição Subjetiva da Finitude Psicologia Clínica e Cultura

    Cherer, Evandro de Quadros; Ferrari, Andrea Gabriela; Piccinini, Cesar Augusto

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este estudo investigou a experiência subjetiva da paternidade em dois momentos do desenvolvimento, no sexto mês e ao final do segundo ano de vida da criança. Participaram do estudo três pais primíparos, com idade de 30 a 45 anos e escolaridade de ensino superior. Utilizou-se um delineamento de estudo de caso coletivo, de caráter longitudinal, em que os pais responderam a entrevistas nos dois momentos propostos. As entrevistas foram analisadas com base na teoria psicanalítica. Os resultados corroboraram a expectativa de que tornar-se pai estaria associado à inscrição subjetiva da finitude. Esse processo indica um movimento intrínseco à paternidade, exigindo renúncias e lutos dos pais, movimento que permitiu o bebê ser tomado como objeto de desejo paterno.

    Abstract in English:

    Abstract This study aimed to investigate the subjective experience of fatherhood at two moments of the baby’s development, on the sixth month and at the end of the second year of the child's life. We used a longitudinal multiple case study design. Three primiparous fathers took part in this study. Data were collected on the sixth month and at the end of the second year of the child's life. Each father answered an interview and their responses were analysed based on psychoanalytic theory. Becoming a father was associated with the subjective inscription of finitude, demanding resignations and grief by the fathers, a process that allows the baby to be taken as the object of paternal desire.
  • O Método de Autópsia Psicossocial como Recurso de Investigação acerca do Suicídio Psicologia Clínica e Cultura

    Teixeira, Selena Mesquita de Oliveira

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O objetivo deste artigo é discutir o método de autópsia psicossocial como instrumento de investigação retrospectiva utilizado em estudos aprofundados sobre o suicídio. Optou-se por fundamentar conteúdos referentes aos aspectos estruturais das autópsias psicossociais, bem como acerca das finalidades e possíveis resultados de seu uso. Buscou-se, também, explorar a aplicabilidade, vantagens e limitações do método em questão. Constatou-se a riqueza desse método retrospectivo na realização de estudos que objetivem compreender o suicídio em profundidade, à medida que os resultados possibilitam conhecer em detalhes a atmosfera que envolveu o fenômeno, suas motivações, possíveis causas, fatores psicossociais e aspectos subjetivos associados à morte. Os resultados oportunizam a reunião de informações imprescindíveis para o embasamento de ações eficazes de prevenção ao suicídio.

    Abstract in English:

    Abstract The aim of this article is to discuss the method of psychosocial autopsy as a retrospective research tool used during in-depth suicide studies. The content related to the structural aspects of psychosocial autopsies was provided with a foundation, as well as the purposes and possible results of its use. Furthermore, the applicability, advantages and limitations of the method in question were explored. The richness of this retrospective method was noted in conducting in-depth studies aimed at understanding suicide, as the results make it possible to know in detail the atmosphere that involved the phenomenon, its motivations, possible causes, psychosocial factors and subjective aspects associated with death. The results allow the gathering of information essential for the foundation of effective actions to prevent suicide.
  • “Eu Fiz um Aborto”: Os Blogues como Espaços de Manifesto Psicologia Clínica e Cultura

    Romio, Caroline Matos; Roso, Adriane; Pierry, Larissa Goya; Alves, Anelize Saggin

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Neste artigo, procuramos refletir sobre a experiência da interrupção voluntária da gestação das mulheres no Brasil e o modo como essa experiência se relaciona com os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres. Para isso, realizamos uma pesquisa no espaço virtual, que foi utilizado como meio documental para a obtenção de relatos de mulheres que passaram pela experiência do aborto. Ao costurar os fragmentos dessas histórias, construímos saberes sobre a experiência de abortar, a qual, segundo a nossa leitura, pode ser dividida em três momentos temporais: momento da decisão pelo aborto; momento após a decisão e momento de cuidado. As mulheres, ao contarem suas histórias reprodutivas, falam de todas as mulheres, do tornar-se mulher no contexto histórico, social e cultural em que vivemos.

    Abstract in English:

    Abstract In this article, we sought to reflect on the experience of a voluntary interruption of pregnancy of women in Brazil and how this experience relates to the sexual and reproductive rights of women. In order to attain this objective, we used the Internet to collect accounts of women who have experienced an abortion. By examining these stories, we built an understanding on the experience of abortion. From our perspective, this experience can be divided in three moments: the moment of the decision (for the abortion), the moment after the decision, and the moment of care. Subsequently to these events, a different woman emerges. In this process, this woman identifies herself within the historical, social and cultural contexts in which we are inserted.
  • Self-esteem and Symptoms of Mental Disorder in the Adolescence: Associated Variables Clinical Psychology and Culture

    Paixão, Raquel Fortini; Patias, Naiana Dapieve; Dell'Aglio, Débora Dalbosco

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O objetivo deste estudo foi investigar relações entre sintomas de transtornos mentais e autoestima de adolescentes, bem como sua associação com sexo, idade e tipo de configuração familiar. Participaram 359 adolescentes de 13 a 19 anos (M=15,77; DP=1,40), estudantes de escolas públicas. Foram utilizadas a Escala de Autoestima de Rosenberg e o instrumento Self-Reporting Questionnaire. Foram realizadas análises descritivas, teste de correlação de Spearman, U de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. Os resultados indicaram menor média nos sintomas de transtorno mental entre os meninos, mas não foram observadas diferenças por sexo, idade ou configuração familiar quanto à autoestima. Houve correlação negativa significativa entre sintomas de transtornos mentais e autoestima, confirmando as relações entre essas variáveis. Limitações e sugestões para novos estudos são discutidas.

    Abstract in English:

    Abstract The objective of this study was to investigate the relationships between symptoms of mental disorders and self-esteem of adolescents, as also their association with sex, age and family configuration. Participants were 359 adolescents aged 13 to 19 years (M=15.77, SD=1.40), students from public schools. The instruments were the Rosenberg Self-Esteem Scale and the Self-Reporting Questionnaire. Descriptive analyzes, Spearman correlation test, Mann-Whitney U test and Kruskal-Wallis test were performed. The results indicated a lower average in the symptoms of mental disorder among the boys, but no differences were observed by sex, age or family configuration regarding self-esteem. There was a significant negative correlation between symptoms of mental disorders and self-esteem, confirming the relationships between these variables. Limitations and suggestions for further studies are discussed.
  • A Influência da Satisfação Laboral no Bem-estar Subjetivo: Uma Perspectiva Geracional Psicologia Social, Organizacional e do Trabalho

    Satuf, Cibele Ventura Vieira; Monteiro, Samuel José Fonseca; Pereira, Henrique; Esgalhado, Graça; Afonso, Rosa Marina; Loureiro, Manuel

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: Os estudos relacionados ao bem-estar subjetivo e à satisfação laboral indicam uma relação entre os constructos. Contudo, a magnitude dessa relação pode ser influenciada por diversos fatores, entre eles, as gerações. O objetivo deste trabalho foi identificar as diferenças e semelhanças nas dimensões da satisfação laboral que influenciam o bem-estar subjetivo entre as gerações. Foram analisados os dados de 1042 sujeitos brasileiros e portugueses: 376 da geração Y, 400 da geração X e 266 baby boomers. As análises realizadas mostraram diferenças entre as dimensões da satisfação laboral que atuam como preditores do bem-estar subjetivo e indicaram diferenças na magnitude da relação entre as variáveis. Os resultados sugerem diferenças geracionais na relação entre satisfação laboral e bem-estar subjetivo.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: Studies related to subjective well-being and job satisfaction indicate a relationship between the two constructs. However, the magnitude of this relationship can be influenced by several factors, including differences among generations. The aim of this study was to identify the differences and similarities in dimensions of job satisfaction that influence subjective well-being among generations. Data included 1,042 Brazilian and Portuguese subjects: 376 of generation Y, 400 of generation X, and 266 baby boomers. Analysis showed differences between the dimensions of job satisfaction that predicted subjective well-being and indicate differences in the magnitude of the relationship between the variables. Results suggest generational differences in the relationship between job satisfaction and subjective well-being.
  • Estrutura Fatorial e Propriedades Psicométricas da Escala de Suporte à Transferência de Treinamento Psicologia Social, Organizacional e do Trabalho

    Martins, Lara Barros; Zerbini, Thaís; Medina, Francisco J.

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: O estudo objetivou analisar a estrutura fatorial e as propriedades psicométricas da Escala de Suporte à Transferência de Treinamento (ESTT) e sua relação com a efetividade do treinamento no trabalho. Um total de 1.540 funcionários de um banco estatal brasileiro participou do estudo respondendo à ESTT e à escala de impacto do treinamento no trabalho em amplitude depois de realizar um curso online. Foram realizadas análises de consistência interna, fatorial confirmatória e de regressões múltiplas. Uma estrutura com três fatores foi encontrada, bem como um alto nível de ajuste para os modelos. As medidas apresentam evidências de validade de construto e o suporte percebido pelos participantes esteve positivamente relacionado com a transferência de competências para o trabalho e desempenho geral.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: This study aimed to analyze the factor structure and psychometric properties of a Training Transfer Support Scale (STTS) and its relationship with the effectiveness of training at work. A total of 1,540 employees of a public Brazilian bank participated in this study by responding to the STTS and a measure of transfer of training after taking part in an online course. Reliability analysis, confirmatory factor analysis, and multiple regressions were conducted. A three-factor structure was found and a high level of fit for the models. Evidence of the construct validity of the measures was obtained, and the participants’ perception of support was positive related to the transfer of training to the workplace and overall performance.
  • Book Review: Job Analysis, Recruitment and Selection: Practitioner Guide to Increase Professional Hiring Effectiveness Psicologia Social, Organizacional e do Trabalho

    Silva, Jéssika Marcolino; Bravin, André Amaral
  • Propriedades psicométricas da escala de atitudes ambientais para crianças e da escala infantil de satisfação com o ambiente Psicologia Social, Organizacional e do Trabalho

    Galli, Francielli; Bedin, Lívia Maria; Strelhow, Miriam Raquel Wachholz; Sarriera, Jorge Castellá

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: O objetivo deste estudo é avaliar as propriedades psicométricas da Escala de Atitudes Ambientais para Crianças (EAAC) e da Escala Infantil de Satisfação com o Ambiente (EISA) por meio de análises de componentes principais, consistência interna e análises fatoriais confirmatórias. Participaram 1.746 crianças (53,5% meninas) com idades entre oito e 13 anos (M = 10,17; DP = 1,492) residentes em Porto Alegre (54,9%) e interior do Rio Grande do Sul. A EAAC apresentou composição unifatorial, consistência interna adequada e bons índices de ajuste. Na EISA, foram identificados dois componentes (Satisfação com o entorno e Conectividade) com consistência interna moderada e índices de ajuste satisfatórios. O estudo contribuiu para o desenvolvimento de instrumentos de mensuração da relação criança-ambiente no idioma português brasileiro.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: The aim of this study is to evaluate the psychometric properties of the Children’s Environmental Attitudes Scale and the Children's Environmental Satisfaction Scale through principal component analysis, confirmatory factor analysis, and reliability analysis. Participants were 1,746 children (53.5% girls) between 8 and 13 years of age (M = 10.17; SD = 1.492) residents of Porto Alegre (54.9%) and inner municipalities of Rio Grande do Sul State. The first scale presented an unifactorial solution, adequate internal consistency and good fit indices. Two components were identified in the second scale (Satisfaction with the environment and Connectivity) with moderate levels of internal consistency and satisfactory fit indices. The study contributed to the development of instruments concerning child-environment relationship in Brazilian Portuguese language.
  • Social Representations of Care and Aging in Brazil and Italy Psicologia Social, Organizacional e do Trabalho

    Brito, Annie Mehes Maldonado; Belloni, Eleonora; Castro, Amanda; Camargo, Brigido Vizeu; Giacomozzi, Andréia Isabel

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: Este estudo objetivou comparar as representações sociais de brasileiros e italianos acerca do cuidado ao idoso e velhice. Foram entrevistadas 40 pessoas acima de 65 anos, 20 brasileiros e 20 italianos. Os resultados mostraram que as representações sociais da velhice e do cuidar da pessoa idosa, enfatizam a relevância da autonomia e manutenção da atividade, trazendo o contexto de doenças e dependência como algo indesejável. A vivência da velhice e o cuidar da pessoa idosa parecem mais difíceis em situação de doença, quando os agravos impõe a necessidade de um “cuidador”, o que abala a independência da pessoa idosa. Torna-se necessário a implementação de políticas de educação para a saúde, que levem em consideração as necessidades dos idosos.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This study aimed to compare the social representations of Brazilian and Italian subjects about care of elderly people. 40 people over 65 years old were interviewed, 20 Brazilian and 20 Italian. The results showed that social representations of old age and care of elderly people emphasize the importance of keeping one’s autonomy and keeping active, bringing the context of disease and dependence as something unwanted. The experience of old age and the care of the elderly seem more difficult in disease situations in which the grievances impose the need for a "caregiver", which undermines the independence of the elderly. It is necessary to implement education policies for health and aging which take into account the needs of the elderly.
  • Propriedades Psicométricas da Versão Brasileira da Escala de Satisfação das Necessidades Básicas no Esporte (BNSSS) Psicologia Social, Organizacional e do Trabalho

    Nascimento, José Roberto Andrade do; Vissoci, João Ricardo Nickening; Vieira, Lenamar Fiorese

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este estudo investigou as propriedades psicométricas da versão brasileira da Basic Needs Satisfaction in Sport Scale (BNSSS). O instrumento foi traduzido e adaptado por três especialistas da área. Um total de 475 atletas participaram deste estudo: 395 em um estudo de validade e 80 em um estudo de estabilidade temporal. Os resultados demonstraram traduções claras e pertinentes entre os três especialistas, e consistência interna satisfatória dos itens em português. Diferentes modelos foram testados (AFE e AFC), sendo que o modelo mais estável sugeriu a exclusão de oito itens e retenção de três fatores. A análise multigrupos apontou a invariância parcial entre os sexos. A escala apresentou estabilidade temporal (CCI>0.70). Concluiu-se que a versão brasileira da BNSSS apresentou propriedades psicométricas aceitáveis.

    Abstract in English:

    Abstract This study investigated the psychometric properties of the Brazilian version of the Basic Needs Satisfaction in Sport Scale (BNSSS). The instrument was translated and adapted by three experts. A total of 475 athletes participated in this study: 395 in a validity study and 80 in a temporal stability study. Factor analysis was used and reliability coefficients were estimated in the first study, while in the second study the intraclass correlation was calculated. The results showed clear and relevant translations between the three experts, and satisfactory internal consistency of items in Portuguese. Different models were tested (EFA and CFA), and the more stable model suggested the exclusion of eight items and the retention on three factors. Multigroup analysis showed partial invariance between the sexes. The scale showed temporal stability (ICC> 0.70). It was concluded that the Brazilian version of BNSSS showed acceptable psychometric properties.
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