Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

A Psico-USF apresenta aos seus leitores o primeiro número de 2017. Em respeito aos autores, tem-se empenhado para que o periódico se mantenha atualizado e bem qualificado. Neste volume 22, número 2, são oferecidos 14 artigos que visam contribuir para a ciência da Psicologia. Esperamos que nossos leitores desfrutem desses trabalhos e que possam adquirir novos conhecimentos.

O primeiro trabalho apresentado nesta edição se refere à Adolescent Psychotherapy Process Research: Adaptation of the Instrument APQ, de autoria de Silvia Pereira da Cruz Benetti, Georgius Cardoso Eisswein, Nathália Bohn da Silva, Gabriel Soares Carvalho Bernardi e Ana Calderón. Os autores tiveram por objetivo apresentar, traduzir e adaptar para a versão brasileira o instrumento Adolescent Psychoterapy Q-Set, além de construir protótipos de psicoterapia na adolescência de orientação cognitivo-comportamental e psicanalítica.

Cátia Marques, Ana Daniela Silva e Maria do Céu Taveira realizaram uma pesquisa com o intuito de analisar em que medida o tipo de orientação dos valores prediz a satisfação com a vida de jovens portugueses. Esse artigo é intitulado Valores como Preditores da Satisfação com a Vida em Jovens.

Escala Trifatorial da Identidade Social (ETIS): Evidências de sua Adequação Psicométrica apresenta, em dois estudos, o processo de adequação ao contexto profissional e de busca de propriedades psicométricas (validade e precisão) da Escala Trifatorial da Identidade Social. A autoria é de Thiago Gomes Nascimento e Eda Castro Lucas de Souza.

O foco do trabalho de Mariana Bonomo, Lídio de Souza, Paola Zanotti Epifanio e Zeidi Araujo Trindade foi investigar as representações sociais de ruralidade entre camponeses do estado do Espírito Santo. O título do artigo é Social Representations and Rural Sociability Among Farmers of a Rural Community.

Estudo Fatorial de um Inventário de Práticas e Crenças Parentais é um estudo de Selma de Cássia Martinelli, Elaine Cristiane Aguena-Matsuoka e Débora Cecilio Fernandes. As autoras buscaram evidências de validade, mediante análise factorial exploratória e confirmatória, do Inventário de Práticas e Crenças Parentais (IPCp).

O objetivo das autoras Mariana Gouvêa de Matos, Andrea Seixas Magalhães, Terezinha Féres-Carneiro e Rebeca Nonato Machado foi discutir as experiências subjetivas dos homens em relação ao estabelecimento do vínculo pai-bebê. O artigo foi intitulado Construindo o Vínculo Pai-Bebê: A Experiência dos Pais.

O trabalho intitulado Training in Psychology and the Institutional Scientific Initiation Scholarship Program é de autoria de Andressa Maia de Oliveira e Oswaldo Hajume Yamamoto. O objetivo dos autores foi investigar como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) contribui para a formação dos psicólogos.

As contribuições de Yasmin Makhamid Makhamed e Pedro F. Bendassolli podem ser consultadas no artigo Evidências de Validade de um Inventário de Competências Empreendedoras para Empresários Juniores. Os autores tiveram o intuito de verificar as evidências de validade de um inventário de competências empreendedoras para empresários juniores no contexto brasileiro.

Dark Triad Dirty Dozen: Avaliando seus Parâmetros via TRI é de autoria de Emerson Diógenes de Medeiros, Renan Pereira Monteiro, Rildésia Silva Veloso Gouveia, Bruna da Silva Nascimento e Valdiney Veloso Gouveia. Os autores objetivaram explorar os parâmetros psicométricos da Dirty Dozen por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), utilizando o Modelo de Resposta Graduada.

No estudo Racial Prejudice and Social Values: How I Perceive Myself and Others foi avaliado se os indivíduos percebem dissimilaridades entre os valores atribuídos a si mesmos, aos brancos e aos negros, e se essas dissimilaridades podem seguir uma lógica preconceituosa, expressando de forma sutil o preconceito racial. O trabalho é de autoria de Samuel Lincoln Bezerra Lins, Tiago Jessé Souza de Lima, Luana Elayne Cunha de Souza, Aline Lima-Nunes e Leoncio Camino.

Lucio Andrade Silva, Fabio Scorsolini-Comin e Manoel Antônio dos Santos realizaram a pesquisa intitulada Casamentos de Longa Duração: Recursos Pessoais como Estratégias de Manutenção do Laço Conjugal. Os autores objetivaram compreender as principais estratégias e recursos pessoais utilizados por casais engajados em casamentos de longa duração para a manutenção do relacionamento conjugal.

O Treino Cognitivo para Idosos: Uma Revisão Sistemática dos Estudos Nacionais é uma revisão sistemática sobre treino cognitivo de idosos. A autoria é de Mariana Teles Santos e Carmen Flores-Mendoza. O objetivo foi analisar o desenho metodológico e as evidências de eficácia das intervenções de 23 estudos nacionais.

Letícia Oliveira Alminhana, Tiago Pires Tatton-Ramos, Milena Nardini-Bubols e Luciana Fernandes Marques realizaram a pesquisa Saúde e Doença nas Experiências ReligiosasEspirituais: Integrando Modelos de Wilber e Coninger. O objetivo dos autores foi comparar a teoria da Psicologia Integral de Wilber e o Modelo Psicobiológico de Cloninger, em vistas de desenvolver critérios para diferenciar doença mental e saúde em experiências religiosas/espirituais.

Por fim, é apresentado o trabalho de Maurício S. Neubern, Contribuições da Hipnose para a Pesquisa Qualitativa. O autor investigou algumas contribuições da hipnose para a pesquisa qualitativa, sobretudo em Psicologia. A equipe da Psico-USF deseja que os leitores possam, por meio desta edição, encontrar uma ferramenta valiosa para adquirir novos e significativos conhecimentos.

Rodolfo A. M. AmbielAna Paula P. NoronhaLucas de Francisco Carvalho

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Maio 2017
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia R. Waldemar César da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars (SWIFT), Campinas - São Paulo, CEP 13045-510, Telefone: (19)3779-3771 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistapsico@usf.edu.br