Pinheiro (1999*Pinheiro, A. M. V. (1999). Cognitive assessment of competent and impaired reading in Scottish and Brazilian children. Reading and Writing, 11, 175-211. https://doi.org/10.1023/A:1007914412313 https://doi.org/https://doi.org/10.1023/...
) |
Dislexia fonológica |
Matrizes Progressivas de Raven; Tarefa de leitura de palavras e pseudopalavras (Pinheiro, 1995Pinheiro, A. M. V. (1995). Reading and spelling development in Brazilian Portuguese. Reading & Writing, 7(1), 111-138. https://doi.org/10.1007/BF01026950 https://doi.org/https://doi.org/10.1007/...
). |
Pinheiro (2001*Pinheiro, A. M. V. (2001). Heterogeneidade entre leitores julgados competentes pelas professoras. Psicologia: Reflexão e Crítica, 14(3), 537-551. https://doi.org/10.1590/S0102-79722001000300009 https://doi.org/https://doi.org/10.1590/...
) |
Dislexia fonológica |
Matrizes Progressivas de Raven; Tarefa de leitura de palavras e pseudopalavras (Pinheiro, 1995Pinheiro, A. M. V. (1995). Reading and spelling development in Brazilian Portuguese. Reading & Writing, 7(1), 111-138. https://doi.org/10.1007/BF01026950 https://doi.org/https://doi.org/10.1007/...
). |
Pestun et al. (2002*Pestun, M. S. V., Ciasca, S., & Gonçalves, V. M. G. (2002). A importância da equipe interdisciplinar no diagnóstico de dislexia do desenvolvimento: Relato de caso. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, 60(2), 328-332. https://doi.org/10.1590/S0004-282X2002000200029 https://doi.org/https://doi.org/10.1590/...
) |
Dislexia mista (disfonética e diseidética) |
Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (Wechsler, 1974Wechsler, D. (1974). Manual for the Wechsler Intelligence Scale for Children. Psychological Corporation.); Listas de palavras e pseudopalavras para leitura oral, repetição e tomada de ditado (Pinheiro, 1994Pinheiro, A. M. V. (1994). Leitura e escrita: Uma abordagem cognitiva. Editorial Psy.); Texto para leitura oral e interpretação (Nahum, 1991Nahum, E. P. (1991). Meu caderno de redação. Scipione.); Tarefa de segmentação fonêmica (Capovilla et al., 1995Capovilla, F. C., Colorni, E. M. R., Nico, A. M., & Capovilla, A. G. S. (1995). Leitura em voz alta, tomada de ditado, manipulação fonêmica e relações entre elas: efeito de características de palavras (frequência, regularidade, lexicalidade) e de nível de escolaridade. In B. P. Damasceno & M. I. H. Coudry (Eds.), Temas em neuropsicologia e neurolinguística. Sociedade Brasileira de Neuropsicologia.); Teste gestáltico visomotor (Clawson, 1980Clawson A. (1980). Bender infantil: Manual de diagnóstico clínico. Artmed.); Teste de audibilização (Golbert, 1988Golbert, C. S. (1988). A evolução psicolinguística e suas implicações na alfabetização. Artmed.); Bateria Luria-Nebraska (Golden, 1989Golden, C. Y. (1989). The Nebraska neuropsychological children’s battery. In C. R. Reynolds, E. Fletcher-Jansen (Eds). Handbook of Clinical Child Neuropsychology (pp. 193-204). Plenum Press. https://doi.org/10.1007/978-1-4899-6807-4 https://doi.org/https://doi.org/10.1007/...
). |
Salles (2005*Salles, J. F. (2005). Habilidades e dificuldades de leitura e escrita em crianças de 2ª série: Abordagem neuropsicológica cognitiva [Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. Repositório Digital LUME. Recuperado de http://hdl.handle.net/10183/4197 http://hdl.handle.net/10183/4197...
) |
Dislexia fonológica; Dislexia de superfície; e Dislexia mista |
Teste de Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (Angelini et al., 1999Angelini, A. L., Alves, I. C. A., Custódio, E. M., Duarte, W. F., & Duarte, J. L. M. (1999). Manual das matrizes progressivas coloridas de Raven: Escala especial. Centro Editor de Testes e Pesquisas em Psicologia.); Tarefa de leitura de palavras e pseudopalavras isoladas (Salles, 2001Salles, J. F. (2001). O uso das rotas de leitura fonológica e lexical em escolares: Relações com compreensão, tempo de leitura e consciência fonológica [Dissertação de mestrado não publicada]. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.; Salles & Parente, 2002aSalles, J. F., & Parente, M. A. M. P. (2002a). Relação entre os processos cognitivos envolvidos na leitura de palavras e as habilidades de consciência fonológica em escolares. Pró-Fono Revista de Atualização Científica , 14(2), 141-286.,bSalles, J. F., & Parente, M. A. M. P. (2002b). Processos cognitivos na leitura de palavras em crianças: relações com compreensão e tempo de leitura. Psicologia: Reflexão e Crítica , 15(2), 321-331. https://doi.org/10.1590/S0102-79722002000200010 https://doi.org/https://doi.org/10.1590/...
); Tarefa de escrita de palavras e pseudopalavras isoladas (Pinheiro, 1994Pinheiro, A. M. V. (1994). Leitura e escrita: Uma abordagem cognitiva. Editorial Psy.); Tarefa de exclusão fonêmica (Santos & Pereira, 1997Santos, M. T. M., & Pereira, L. D. (1997). Teste de Consciência Fonológica. In L. D. Pereira, & E. Schochat (Orgs.), Processamento auditivo central - Manual de avaliação (187-195). Lovise.); Tarefa de subtração fonêmica (Godoy, 2001Godoy, D. M. A. (2001). Testes de consciência fonológica e suas relações com a aprendizagem da leitura no português [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório Institucional da UFSC. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82127 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/...
); Tarefa de compreensão oral de história (Parente, 2003Parente, M. P. (2003). Adaptação da história “O Papagaio”. [Material não publicado].) e reconto (adaptado de Brandão & Spinillo, 2001Brandão, A. C. P., & Spinillo, A. G. (2001). Produção e compreensão de textos em uma perspectiva de desenvolvimento. Estudos de Psicologia, 6(1), 51-62. https://doi.org/10.1590/S1413-294X2001000100006 https://doi.org/https://doi.org/10.1590/...
); International Dyslexia Test (Smythe & Everatt, 2000Smythe, I., & Everatt, J. (2000). Dyslexia diagnosis in different languages. In L. Peer & G. Reid (Orgs.), Multilingualism, literacy, and dyslexia (12-21). David Fulton Publishers., traduzido por Capovilla et al., 2001Capovilla, F. C., Smythe, I., Capovilla, A. G., & Everatt, J. (2001). Adaptação brasileira do “International Dyslexia Test”: Perfil cognitivo de crianças com escrita pobre. Temas sobre Desenvolvimento, 10(57), 30-37.). |
Alves et al. (2009*Alves, L. M., Reis, C. A. C., Pinheiro, A. M. V., Capellini, S. A. (2009). Aspectos prosódicos temporais da leitura de escolares com dislexia do desenvolvimento. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 14(2), 197-204. https://doi.org/10.1590/S1516-80342009000200010 https://doi.org/https://doi.org/10.1590/...
) |
Dislexia fonológica |
Não especificados. Crianças encaminhadas com diagnóstico prévio. |
Boscariol et al. (2010*Boscariol, M., Guimarães, C. A., Hage, S. R. V., Cendes, F., & Guerreiro, M. M. (2010). Processamento temporal auditivo: Relação com dislexia do desenvolvimento e malformação cortical. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, 22(4), 537-542. https://doi.org/10.1590/S0104-56872010000400030 https://doi.org/https://doi.org/10.1590/...
) |
Dislexia fonológica |
WISC-III (Figueiredo, 2002Figueiredo, V. L. M. (2002). WISC-III: Escala de Inteligência Wechsler para Crianças: Manual. Casa do Psicólogo); Teste de Desempenho Escolar (Stein, 1994Stein, L. M. (1994). TDE: Teste de desempenho escolar. Casa do Psicólogo.); Tarefa de leitura oral e escrita sob ditado de pseudopalavras (adaptada de Santos & Bueno, 2003Santos, F. H., & Bueno, O. F. A. (2003). Validation of the Brazilian children’s test of pseudoword repetition in Portuguese speakers aged 4 to 10 years. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, 36(11), 1533-1547. https://doi.org/10.1590/S0100-879X2003001100012 https://doi.org/https://doi.org/10.1590/...
); Velocidade de leitura oral (Capellini & Cavalheiro, 2000Capellini, S. A., & Cavalheiro, L. G. (2000). Avaliação do nível e da velocidade de leitura em escolares com e sem dificuldade na leitura. Temas sobre desenvolvimento, 9(51), 5-12.); Avaliação da escrita espontânea; Perfil de Habilidades Fonológicas (Alvarez et al., 1998Alvarez, A. M. M. A., Carvalho, I. A. M., & Caetano, A. L. (1998). Perfil de habilidades fonológicas. Via Lettera.); Avaliação da fala espontânea; Prova de Consciência Sintática (Capovilla & Capovilla, 2006Capovilla, F. C., & Capovilla, A. G. S. (2006). Prova de consciência sintática (PSC) normatizada e validada: Para avaliar a habilidade metassintática de escolares de 1a a 4a séries do ensino fundamental. Memnon.); Teste de linguagem infantil ABFW (Wertzner, 2004Wertzner, H. F. (2004). Fonologia (Parte A). In Andrade, C. R. F., Befi-Lopes, D. M., Fernandes, F. D. M., & Wertzner, H. F. ABFW - Teste de linguagem infantil nas áreas de fonologia, vocabulário, fluência e pragmática (2a ed.) (5-31). Pró-Fono.); Avaliação audiológica periférica: audiometria tonal limiar, logoaudiometria e medidas de imitância acústica; Testes temporais auditivos: Random Gap Detection Test, Random Gap Detection Test Expanded (Keith, 2000Keith, R. W. (2000). Random Gap Detection Test. Auditec of Saint Louis.); Exame de ressonância magnética. |
Oliveira et al. (2010*Oliveira, D. G., Lukasova, K., & Macedo, E. C. (2010). Avaliação de um programa computadorizado para intervenção fônica na dislexia do desenvolvimento. Psico-USF, 15(3), 277-286. https://doi.org/10.1590/S1413-82712010000300002 https://doi.org/https://doi.org/10.1590/...
) |
Dislexia fonológica |
Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras - TCLPP (Macedo et al., 2005Macedo, E. C., Capovilla, F. C., Nikaedo, C. C., Orsati, F. T., Lukasova, K., Capovilla, A. G. S., & Diana, C. A. (2005). Teleavaliação da habilidade de leitura no ensino infantil e fundamental. Psicologia Escolar e Educacional, 9(1), 127-134. https://doi.org/10.1590/S1413-85572005000100012 https://doi.org/https://doi.org/10.1590/...
; Capovilla et al., 2007Capovilla, A. G. S., Dias, N. M., Trevisan, B. T., Capovilla, F. C., Rezende, M. C. A., Andery, M. A. & Lopes, F. (2007). Avaliação de leitura em crianças disléxicas: Teste de competência de leitura de palavras e pseudopalavras. In A. G. S. Capovilla, & F. C. Capovilla (Orgs.). Teoria e pesquisa em avaliação neuropsicológica (36-44). Memnon.). |
Campos et al. (2012*Campos, A. M. G., Pinheiro, L. R., & Guimarães, S. R. K. (2012). A consciência fonológica, a consciência lexical e o padrão de leitura de alunos com dislexia do desenvolvimento. Revista Psicopedagogia, 29(89), 194-207. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862012000200003 http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?scr...
) |
Dislexia fonológica e Dislexia de superfície |
Tarefa de leitura de palavras e pseudopalavras isoladas (formuladas a partir de Pinheiro, 1994Pinheiro, A. M. V. (1994). Leitura e escrita: Uma abordagem cognitiva. Editorial Psy.); |
Germano et al. (2014*Germano, G. D., Reilhac, C., Capellini, S. A., & Valdois, S. (2014). The phonological and visual basis of developmental dyslexia in Brazilian Portuguese reading children. Frontiers in Psychology, 5, 1169. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2014.01169 https://doi.org/https://doi.org/10.3389/...
) |
Prejuízos no processamento fonológico; Prejuízos no processamento visual; Prejuízos nos processamentos fonológico e visual |
WISC-III (Figueiredo, 2002Figueiredo, V. L. M. (2002). WISC-III: Escala de Inteligência Wechsler para Crianças: Manual. Casa do Psicólogo); Testes de leitura de palavras e pseudopalavras (Capellini, Smythe & Silva, 2012Capellini, S. A., Smythe, I., & Silva, C. (2012). Protocolo de avaliação de habilidades cognitivo-linguísticas: Livro do profissional e do professor. Fundepe Editora.); Escrita de palavras e pseudopalavras (Capellini, Oliveira & Cuetos, 2012Capellini, S. A., Oliveira, A. M., & Cuetos, F. (2012). PROLEC: Provas de Avaliação dos Processos de Leitura. Casa do Psicólogo.); Tarefas de compreensão de sentenças e de textos; Tarefa “Umbrella” de avaliação da velocidade de leitura em voz alta (Cunha & Capellini, 2014Cunha, V. L. O., & Capellini, S. A. (2014). PROCOMLE: Protocolo de Avaliação da Compreensão de Leitura (1a ed.). Book Toy Editorial.); PROHFON: subtestes de Identificação de Fonemas, Mistura de Sílabas e Mistura de Fonemas (Germano e Capellini, 2011Germano, G. D., & Capellini, S. A. (2011). Performance of students with dyslexia, learning disabilities and difficulties in metaphonological abilities tests (PROHFON). Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 23(2), 135-141. http://doi.org/10.1590/S2179-64912011000200010 https://doi.org/http://doi.org/10.1590/S...
); Teste de habilidades de percepção visual (Martin, 2006Martin, N. A. (2006). Test of visual perceptual skills (3a ed.). PAR.); subtestes de closura visual e de constância visual de forma; Tarefa de span de atenção visual: whole letter report task (Bosse et al., 2007Bosse, M. L., Tainturier, M. J., & Valdois, S. (2007). Developmental dyslexia: The visual attention span deficit hypothesis. Cognition, 104(2), 198-230. https://doi.org/10.1016/j.cognition.2006.05.009 https://doi.org/https://doi.org/10.1016/...
). |
Guimarães et al. (2015*Guimarães, S. R. K., Cunha, J. M., Medina, G. B. K., & Campos, A. M. G. (2015). Morphological awareness in brazilian learners with developmental dyslexia. Creative Education, 6(11), 1145-1157. http://dx.doi.org/10.4236/ce.2015.611113 https://doi.org/http://dx.doi.org/10.423...
) |
Dislexia fonológica e Dislexia de superfície |
Tarefa de Leitura de Palavras e Pseudopalavras Isoladas (formulada a partir de Pinheiro, 1994Pinheiro, A. M. V. (1994). Leitura e escrita: Uma abordagem cognitiva. Editorial Psy.). |
Magro (2020*Magro, R. R. (2020). Identificação das habilidades motoras e visuomotoras em escolares com dislexia visual [Dissertação de Mestrado, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. http://bdtd.famerp.br/handle/tede/616 http://bdtd.famerp.br/handle/tede/616...
) |
Dislexia visual |
Subteste de Identificação de Letras, Processos Léxicos (PROLEC, Capellini et al., 2014Capellini, S. A., Oliveira, A. M., & Cuetos, F. (2014). PROLEC: Provas de Avaliação dos Processos de Leitura (2a ed.). Casa do Psicólogo.); Teste de habilidades de percepção visual (Martin, 2006Martin, N. A. (2006). Test of visual perceptual skills (3a ed.). PAR.); Teste de Proficiência Motora de Bruininsks-Oseretsky forma reduzida: subtestes 7 e 8 (Lisot & Cavalli, 2007Lisot, J., & Cavalli, M. (2007). O Teste de Proficiência Motora de Bruininks-Oseretsky: Uma análise descritiva. Movimento, 2(2), 46-58. https://doi.org/10.22456/1982-8918.2187 https://doi.org/https://doi.org/10.22456...
) |