Acessibilidade / Reportar erro

Interfaces entre família e bullying escolar: uma revisão sistemática

Interfaces between family and school bullying: an systematic revision

Interfase entre familia y bullying escolar: una revisión sistemática

Objetivou-se conhecer e mapear a produção científica que evidencia relações entre o contexto familiar e o envolvimento em situações de bullying escolar, por meio de uma revisão sistemática da literatura. Foram consultadas as bases de dados Lilacs, Web of Science e a biblioteca Scielo. A busca resultou em 54 artigos publicados em português, inglês e espanhol, entre 2008 e 2013, e a análise dos dados permitiu a identificação de sete categorias analíticas: 1) características estruturais; 2) práticas parentais; 3) estilos parentais; 4) clima familiar; 5) sentimentos dos pais em relação aos filhos; 6) saúde mental dos pais; e 7) violências. Constatou-se um predomínio de publicações internacionais e de estudos quantitativos e, no conjunto, verificou-se que algumas características e aspectos familiares estavam associados ao envolvimento de estudantes em situações de bullying. O estudo amplia o olhar interpretativo sobre o fenômeno e suas complexidades com uma abordagem contextual, indicando caminhos para novas pesquisas.

violência; relações familiares; vulnerabilidade; promoção da saúde


Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia R. Waldemar César da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars (SWIFT), Campinas - São Paulo, CEP 13045-510, Telefone: (19)3779-3771 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistapsico@usf.edu.br