Acessibilidade / Reportar erro

Relação entre criatividade e traços temperamentais em estudantes do ensino fundamental

Relationship between creativity and temperamental traits in a sample of elementary school students

Relación entre creatividad y rasgos temperamentales de estudiantes de educación básica

A percepção da ausência de pesquisas nacionais que investiguem a relação entre criatividade e temperamento desenvolvidas com crianças e adolescentes motivou o presente estudo, conduzido junto a 142 estudantes de 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental (84 do sexo feminino e 58 masculino), com idades entre 11 e 14 anos (M=12,8 anos; DP=1,10). Dois instrumentos foram utilizados: Teste de Criatividade Figural Infantil e Student Styles Questionnaire, cujos resultados indicaram que as dimensões temperamentais extroversão e intuição foram as que mais se relacionaram ao desempenho em criatividade (apresentando correlações significativas com os fatores Enriquecimento de Ideias, Preparação Criativa e Criatividade Total). Influência significativa da variável sexo foi encontrada em relação às dimensões racional e emotiva do temperamento, ao passo que a variável série e sua interação com sexo mostrou-se importante em um fator da criatividade (Aspectos Cognitivos).

Criatividade; Temperamento gênero; Série; Student Styles Questionnaire


Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia R. Waldemar César da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars (SWIFT), Campinas - São Paulo, CEP 13045-510, Telefone: (19)3779-3771 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistapsico@usf.edu.br