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“Brutal Kill!” Videogames Violentos como Preditor da Agressão

Resumo

Nos últimos anos muitos estudos internacionais têm investigado a relação entre jogar jogos violentos e comportamento agressivo e delinquente, mas tem-se verificado uma escassez desses estudos no Brasil. O objetivo da pesquisa foi investigar a relação entre traços disposicionais e comportamentos antissociais com o consumo de videogames violentos. Participaram 249 estudantes do ensino médio, sendo 154 do sexo feminino e 95 do sexo masculino, e idade variando de 13 a 20 anos (M = 15,4; DP = 1,12), tendo respondido às seguintes escalas: Inventário dos Cinco Grandes Fatores, Questionário de Agressão de Buss e Perry, Questionário de Comportamentos Antissociais e Delitivos e a Escala de Violência nos Videogames. A regressão indicou que jogar videogames violentos, comportamento antissocial, raiva e gênero foram preditores da agressão física. Conclui-se que este estudo corrobora com a hipótese do Modelo Geral da Agressão sobre a agressão humana na qual os jogos violentos estão associados ao comportamento agressivo.

Palavras-chave:
violência; videogames; fatores de risco; agressão

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