A construção de um instrumento de avaliação discente de um programa de pós-graduação

Development of an instrument for students' evaluation of a graduate program

O artigo apresenta o processo de construção e validação de conteúdo e aparente de um instrumento de avaliação discente para programas de pós-graduação. Para este processo foram desenvolvidas diversas etapas envolvendo tanto uma amostra de 14 docentes de um programa de pós-graduação de Psicologia, quanto a testagem piloto numa amostra de 52 pós-graduandos. O instrumento assim aprimorado foi testado numa nova amostra de 63 estudantes (46 mestrandos e 17 doutorandos). Os resultados, tanto quantitativos quanto qualitativos, indicaram que o instru-mento possui bons indicadores de consistência interna para a escala como um todo (alpha= 0,9332) e para suas sub-escalas, como também de validade de conteúdo e aparente. Espera-se com este trabalho poder contribuir para a avaliação de outros programas de pós-graduação e auxiliar demais pesquisadores na construção de seus instrumentos de pesquisa.

Student evaluation; Graduate education; Scale development


Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia R. Waldemar César da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars (SWIFT), Campinas - São Paulo, CEP 13045-510, Telefone: (19)3779-3771 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistapsico@usf.edu.br