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Competências Socioemocionais nas Organizações e no Trabalho: Conceitos e Instrumentos em Estudos Brasileiros e Internacionais

Resumo

As organizações têm demonstrado interesse nas competências socioemocionais devido ao conhecimento atual de que são tão importantes quanto as competências técnicas para o melhor desenvolvimento pessoal e profissional. No entanto, não há consenso na literatura sobre a definição conceitual dessas competências. Nesse sentido, esta revisão narrativa teve como objetivo caracterizar o conceito de competências socioemocionais e os instrumentos utilizados nos estudos brasileiros e internacionais no contexto das organizações e trabalho. Foram consultadas as bases de dados Scopus, Web of Science, Google Scholar e Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações, resultando em 26 artigos compondo a amostra. Os resultados indicam uma miríade de conceitos sobre competências socioemocionais e que os instrumentos utilizados avaliam principalmente inteligência emocional, personalidade e outros construtos mais consolidados na literatura. Os impactos das múltiplas possibilidades de conceituar e mensurar competências socioemocionais são discutidos.

Palavras-chave:
competências socioemocionais; organizações; trabalho

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