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EDITORIAL

Em meio a importante discussão sobre a qualidade das publicações científicas, vinculada por diferentes meios de divulgação, parece ser necessário rever diuturnamente os critérios para manutenção da ética. O segundo número do volume 18 da revista Psico-USF traz uma seleta e diversificada gama de artigos. Esta publicação conta com 14 artigos, uma nota técnica e duas resenhas.

Anna Carolina Cassiano Barbosa, Katerina Lukasova, Tatiana Pontrelli Mecca e Elizeu Coutinho Macedo, no artigo Intelligence assessment of deaf students with TONI 3, avaliaram a inteligência em estudantes surdos por meio do Teste de Inteligência Não Verbal, Terceira Edição (TONI-3: Forma A). Os resultados demonstraram evidências de validade do teste para avaliação de inteligência de estudantes surdos no Brasil.

O estudo Desenvolvimento e validação de uma escala de afetos positivos e negativos, de Cristian Zanon, Micheline Roat Bastianello, Juliana Cerentini Pacico e Claudio Simon Hutz, visou a construção e validação de uma escala de afetos positivos e negativos que apresentou propriedades psicométricas adequadas.

O artigo Validade convergente do Inventário de Empatia (IE) foi elaborado por Eliane Mary de Oliveira Falcone, Vanessa Dordron de Pinho, Maria Cristina Ferreira, Conceição Santos Fernandes, Juliana Furtado D'Augustin, Stèphanie Krieger, Monique Gomes Plácido, Keyth de Oliveira Vianna, Lucimar da Costa Torres Electo e Layse Costa Pinheiro. As autoras buscaram evidências de validade para o inventário, correlacionando-o com a Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal (EMRI).

Intitulado Contribuições da Análise Fatorial Confirmatória Multigrupo (AFCMG) na Avaliação de Invariância de Instrumentos Psicométricos, o estudo de Bruno Figueiredo Damásio apresentou alguns dos principais aspectos da AFCMG e discutiu, ainda, suas possibilidades na avaliação de invariância de instrumentos psicométricos.

O Stressful Life Events Schedule (SLES) é um instrumento que visa investigar a presença e o impacto de eventos de vidas estressantes ocorridos em um período de 12 meses. No artigo, intitulado Tradução e Adaptação Semântica para Versão em Português do Stressful Life Events Schedule (SLES), os autores Cristian Patrick Zeni, Roberta Paula Schell Coelho, Aline Aparecida Martins Ferreira, Priscila de Oliveira Machado, Silzá Tramontina e Rodrigo Grassi-Oliveira traduziram e adaptaram, por meio de equivalência semântica, os itens da escala para a língua portuguesa.

José Ángel Vera Noriega, Cleonice Camino, Nilton Soares Formiga, Adrián Israel Yáñez Quijada e Gildardo Bautista Hernández, no artigo Propriedades psicométricas de Anomia, Alienación y Desarrollo Moral en Estudiantes de Bachillerato, apresentam estudos psicométricos de escalas de anomia social, anomia psicológica e desenvolvimento moral.

Luciene Corrêa Miranda e Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota exploraram a relação entre a consciência morfológica e o reconhecimento de palavras. Os resultados desse trabalho podem ser consultados no artigo Há uma relação específica entre Consciência Morfológica e Reconhecimento de Palavras?

O artigo Relação entre criatividade e traços temperamentais em uma amostra de crianças objetivou identificar como as características de temperamento se relacionam com o desempenho criativo. Para tanto, dois instrumentos foram utilizados, o Teste de Criatividade Figural Infantil e o Student Styles Questionnaire. Esse trabalho foi realizado por Tatiana de Cássia Nakano e Lívia Rech de Castro.

Adriana Raquel Binsfeld Hess e Denise Falcke elaboraram o artigo Sintomas internalizantes na adolescência e as relações familiares: uma revisão sistemática da literatura, em que apresentam uma revisão da literatura nacional e internacional, no período de 2005 a 2010, sobre os sintomas internalizantes na adolescência e as relações familiares.

Luana Alves de Souza e Liana Fortunato Costa são as autoras do artigo A significação das medidas socioeducativas para as famílias de adolescentes privados de liberdade, que se refere a um estudo de caso em que foi abordado o modo como as famílias de adolescentes em cumprimento de internação significam e diferenciam-na das demais medidas socioeducativas. No trabalho, ainda foi abordado o modo como as famílias participam da execução dessas medidas.

Descortinando a vivência emocional do parto através do Método Bick é o título do artigo de Tagma Marina Schneider Donelli e Rita de Cássia Sobreira Lopes. As autoras se propuseram a desvendar e conhecer a vivência emocional da mulher durante o parto. Realizaram a investigação por meio do método Bick de observação.

Vivendo o risco de enchentes: relatos de moradores de Campo Grande-MS é o título do trabalho de Dalila Castelliano de Vasconcelos e de Angela Elizabeth Lapa Coêlho. As autoras se propuseram a identificar as vivências de pessoas que moraram, durante muitos anos, em uma área de risco, à beira de um córrego, e que foram transferidas para uma zona urbana. Para os moradores, referente à habitação, as enchentes eram o principal problema. As autoras apontaram para a necessidade de novos estudos que contemplem a relação pessoa-ambiente, em uma perspectiva psicossocial.

A Influência dos processos de avaliação cognitiva na atividade laboral de bombeiros portugueses foi o tema do artigo de Rui Gomes e Fátima Teixeira. Foram utilizadas nessa pesquisa medidas de avaliação cognitiva, stress, burnout, satisfação com a vida e comprometimento organizacional.

Lara Cristina D'Avila Lourenço e Ricardo da Costa Padovani, no artigo intitulado Fantasias freudianas: aspectos centrais e possível aproximação com o conceito de esquemas de Aaron Beck, abordaram pontos fundamentais do conceito de fantasia na obra de Sigmund Freud e propuseram um diálogo entre esses aspectos e o conceito de esquemas, apresentado pela teoria da terapia cognitiva de Aaron Beck.

A nota técnica "Psiu, repara aí!": Avaliação de folder para prevenção de violência escolar, de autoria de Ana Carina Stelko-Pereira e Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams discorre a respeito da construção de um folder sobre como evitar situações de agressão entre alunos na escola. É também objetivo do trabalho avaliar a aceitação social deste material.

E para finalizar, a sessão de resenhas conta com a resenha do livro Personalidade Patológica, apresentada por Mayra Silva de Souza e com a análise de Tatiana Pontrelli Mecca do livro Contemporary Intellectual Assessment: Theories, Tests and Issues. Desejamos a todos uma proveitosa leitura.

Ana Paula Porto Noronha

Editora

Lucas de Francisco Carvalho

Editor associado

Agosto de 2013

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    10 Set 2013
  • Data do Fascículo
    Ago 2013
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