Acessibilidade / Reportar erro

Evidência de validade, fidedignidade e parâmetros psicométricos dos itens do Questionário Cognitivo de Regulação Emocional-Short (CERQ-Short)

Resumo

O presente estudo teve como objetivo buscar evidências de validade de construto, de consistência interna e indicadores psicométricos dos itens da versão adaptada para o português do Questionário Cognitivo de Regulação Emocional versão reduzida (CERQ-short). Após tradução e adaptação, foi aplicado o CERQ-Short, as escalas de dificuldade em regulação emocional (DERS) e de Compras Compulsivas (CBS), além de um questionário demográfico em uma amostra de 254 adultos, maioria de paraibanos. Verificou-se que a estrutura original de nove fatores do CERQ-Short foi mantida, também foram confirmadas as validades convergente e discriminante, a fidedignidade e a adequação psicométrica dos itens no que se refere à dificuldade e à discriminação dos itens. A escala apresentou evidência para a utilização em rastreio rápido e pesquisas.

Palavras-chave:
estratégias de enfrentamento; eventos estressantes; análise fatorial; teoria de resposta ao item

Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia R. Waldemar César da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars (SWIFT), Campinas - São Paulo, CEP 13045-510, Telefone: (19)3779-3771 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistapsico@usf.edu.br