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Psico-USF, Volume: 8, Issue: 1, Published: 2003
  • Untitled document Editorial

  • Avaliação da competência social em crianças em situação de risco Artigos

    Cecconello, Alessandra Marques; Koller, Sílvia Helena

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo descreve a adaptação do Teste das Histórias Incompletas (THI) para avaliação da competência social com crianças brasileiras que vivem em situação de risco. O THI consiste em quinze histórias incompletas que avaliam competência social por meio de três subescalas, que são confiança, auto-eficácia e iniciativa. Participaram deste estudo 100 crianças escolares entre seis e nove anos. As análises mostraram diferença significativa entre os sexos e entre as idades, nas quais as meninas e as crianças mais velhas obtiveram melhores resultados do que as demais, sendo mais competentes socialmente. Este estudo permite considerar que características como confiança, auto-eficácia e iniciativa podem ser analisadas como atributos de competência social, as quais podem servir para embasar o planejamento de programas de intervenção que visem ao desenvolvimento da competência social. Neste sentido, o THI consiste em um importante instrumento que pode ser utilizado como recurso de avaliação para subsidiar tais programas.

    Abstract in English:

    This paper describes the Incomplete Stories Test (IST) adaptation to assessment of social competence in Brazilian children living under risk situation. The IST consists of fifteen incomplete stories that assess social competence through three subscales, trust, self-efficacy and active coping. A hundred school children, ranged from six to nine years old, participated in this study. The analysis demonstrated sex and age-groups significant difference, in which the girls and the oldest group achieved better results than the others, being more socially competent. This study permits to consider that characteristics of trust, self-efficacy, and active coping could be analyzed as social competence attributes, which can serve to subsidiate the planning of intervention programs that aim to develop social competence. So, the IST consists in an important measure, that can be useful as an assessment resource to these programs.
  • Estilos cognitivos e personalidade: um estudo exploratório de evidências de validade Artigos

    Santos, Acácia Aparecida Angeli dos; Sisto, Fermino Fernandes; Martins, Rosana Maria Mohallem

    Abstract in Portuguese:

    Com o objetivo de explorar evidências de validade para uma escala de estilos cognitivos em relação a traços de personalidade, foram estudados 135 universitários de ambos os sexos. Os dois instrumentos foram aplicados coletivamente em sala de aula. A escala para medir estilos cognitivos informava sobre os estilos convergente, divergente, holista, serialista, reflexividade e impulsividade; enquanto o inventário de adjetivos marcadores da personalidade fornecia dados sobre os traços realização, extroversão, neuroticismo, abertura e socialização. Com base em suas definições esperavam-se encontrar nove correlações entre os estilos cognitivos e os traços de personalidade. Os dados obtidos não mostraram diferenças nas dimensões de estilo cognitivo relacionadas ao gênero e à idade. Também foram encontradas 12 correlações significativas, cinco delas confirmando as hipóteses e as outras não. Embora algumas evidências de validade para a escala de estilos cognitivos tenham sido detectadas, já que algumas hipóteses foram confirmadas, sugere-se a realização de novas pesquisas que explorem mais esse construto, tanto teoricamente como em relação a validade.

    Abstract in English:

    135 undergraduates, of both genders, were studied to explore validity evidences of a scale of cognitive styles in relation to personality traits. The two tests were collectively applied in classroom. The scale of cognitive styles assessed about the convergent, divergent, holist, serialist, reflexivity and impulsiveness styles; whereas the personality inventory of adjectives markers assessed the agreeableness, extraversion, conscientiousness, neuroticism, openness. Based on their definitions, nine correlations were expected to find among cognitive styles and personality traits. The obtained data did not show differences in the dimensions of cognitive style related to gender and age. Besides, 12 significant correlations were found, five of them confirming the hypotheses, but not the other ones. Although some validity evidences for the scale of cognitive styles have been detected, since some hypothesis were confirmed, the accomplishment of new researches is suggested to explore more that construct, considering both the theory and evidences of validity.
  • Avaliação da inteligência na primeira infância Artigos

    Theuer, Renata Valladão; Flores-Mendoza, Carmen E.

    Abstract in Portuguese:

    Tradicionalmente, a inteligência é avaliada por instrumentos psicométricos. Em se tratando da avaliação cognitiva na primeira infância (0 a 36 meses de idade), os testes geralmente baseiam-se em critérios de desempenho psicomotor. Meio século de pesquisas tem demonstrado pouca ou nenhuma associação entre o que é requisitado nas escalas clássicas de desenvolvimento infantil e a performance cognitiva nos anos posteriores. Tais resultados fortaleceram a crença na descontinuidade do desenvolvimento da inteligência ao longo do ciclo vital. No entanto, há recentes evidências de que medidas de processamento de informação podem trazer respostas ao desafio de encontrar maiores correlações entre as pontuações em inteligência nos primeiros anos de vida e posteriores do que as obtidas por meio dos testes de desenvolvimento psicomotor. Índices de habituação visual e preferência pela novidade, bastante livres de requisitos motores, têm apresentado moderada validade preditiva em relação ao desenvolvimento cognitivo. No presente trabalho apresentam-se os principais estudos a esse respeito.

    Abstract in English:

    Intelligence is traditionally measured by psychometric tools. In early childhood (0-36 months-age) the cognitive assessment is generally based on psychomotor achievement criteria. Half a century of researches has shown that there is little or no association between the requirements of classic scales of child development and the later cognitive performance in childhood or adulthood. Those results strengthened the theories that affirm the discontinuity of cognitive development throughout life span. In recent years, however, there are evidences that processing information measurements can answer the challenge of finding higher correlation between the intelligence scores of the first years of life and latter than those obtained through psychomotor developmental tests. Scores of visual habituation and novelty preferences, relatively free of motor requirements, have shown some predictive validity in relation to the cognitive development. The present study addresses some of the main studies on this issue.
  • Indicadores de alcoolismo no Teste das Pirâmides Coloridas de Max Pfister Artigos

    Amaral, Anna Elisa de Villemor; Silva, Telma Claudina da; Primi, Ricardo

    Abstract in Portuguese:

    A falta de pesquisas sobre a validação de alguns testes psicológicos torna o seu uso limitado, como no caso do Teste das Pirâmides Coloridas de Max Pfister. Apesar desse teste ser uma técnica simples, oferecer uma série de facilidades na testagem individual e ser bastante usado na clínica, não apresenta dados de validação para diagnóstico de quadros psicopatológicos. Realizamos um estudo no qual investigamos um grupo composto por 15 indivíduos diagnosticados como alcoolistas por meio da Entrevista Clínica Estruturada para o DSM-IV (SCID-I) e comparamos seus resultados com um grupo não clínico de 109 pessoas que nunca procuraram ajuda psiquiátrica ou psicológica. O Teste das Pirâmides Coloridas foi aplicado em ambos os grupos. Os dados foram analisados empregando a regressão logística. Observou-se uma maior porcentagem da cor vermelha e da constância absoluta da cor violeta no grupo clínico em relação ao grupo não clínico.

    Abstract in English:

    The lack of research about validity of some psychological tests make their use restricted as it is the case of the Color Pyramid Test of Max Pfister. Although this test is a simple technique offering some advantages in testing individuals and it is frequently used in clinical context, there is no data on its validity concerning psychopathological diagnosis. We conducted a study investigating a sample of 15 alcoholics diagnosed with the help of the Structured Clinical Interview for the DSM-IV (SCID-I) and comparing these subjects with 109 non-patients who never looked for psychological or psychiatric treatment. All subjects took the Color Pyramid Test. The data were analyzed by means of a logistic regression. An increase in the use of the red color and the constancy in the use of violet among the patients as compared with the non-patients were observed.
  • Untitled document Artigos

    Terroni, Nancy Noemi

    Abstract in Spanish:

    Este trabajo reporta los resultados de medidas del análisis de redes en la comunicación de pequeños grupos que resuelven una tarea de recuperación de memoria y su asociación con la influencia percibida. El reactivo empleado es una historia y los 65 participantes, alumnos de la Universidad Nacional de Mar del Plata, debieron reconstruir la misma primero en forma individual, luego grupal colaborativa y nuevamente en forma individual. Se registraron las interacciones grupales con comunicación cara a cara y mediada por computadora; se analizaron las medidas de prominencia, la centralidad y el prestigio de la comunicación y el tipo de alocución, orientado a la gestión grupal o hacia la tarea. Se observaron asociaciones significativas entre las medidas reticulares y la influencia percibida para ambos medios de comunicación y se hallaron diferencias en la comunicación de gestión grupal. Se discuten estos resultados con relación a las restricciones que imponen los canales de comunicación mediados.

    Abstract in English:

    This work reports reticular measures of the social network analysis in the communication of small groups while solving a recall memory task and their association with the perceived influence. The task used is a story and the 65 subjects, students at the Mar del Plata University had to reconstruct the story, first individually, then in collaborative groups and again individually. The subjects’ interactions in face to face and computer mediated communication groups were recorded; the prominence measures, the centrality and the prestige of the communication and the type of speech were analyzed, oriented to the group management or towards the task (conceptual). Significant associations between the reticular measures and the perceived influence were observed, for both media, and differences in the group management communications were found. These results in relation to the restrictions of the communication mediated channels are discussed.
  • Percepção social e cognição em situações de aprendizagem por conflito sociocognitivo Artigos

    Dias, Fernanda

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo desta pesquisa foi investigar as relações entre a aprendizagem mediadas pelo conflito sociocognitivo e o grau de percepção dos sujeitos sobre sua posição sociométrica no grupo. Os sujeitos da pesquisa foram crianças de 5 a 7 anos; os procedimentos metodológicos consistiram de pré-teste, três sessões de intervenção e pós-teste. Foram aplicadas provas operatória e de possíveis, teste sociométrico e perceptual. Os resultados mostraram efeitos positivos da intervenção por conflito sociocognitivo. Com base nos dados para conservação de comprimento pôde-se afirmar apenas uma tendência para a relação melhor percepção/maior aprendizagem, não estatisticamente significativa. Quanto à situação de aprendizagem para formas de uma realidade parcialmente escondida, cada uma das situações sociométricas isoladamente não pôde explicar a aprendizagem; entretanto, ao considerar-se a percepção como um todo, a relação maior-percepção/melhor-aprendizagem pôde ser afirmada.

    Abstract in English:

    The objective of this research was to investigate the relationship between the learning mediated by social-cognitive conflict and the degree of individuals’ perception of their own sociometric status in the group. The subjects are children between from 5 to 7 years old; the experimental procedures consisted of pre-tests, three intervention sessions and post-test. Operative and formation of possibilities tasks as well as sociometric and perceptual tests were applied. The results showed positive effects from the intervention of social-cognitive conflict. Based on the data of length conservation learning, only a slight tendency for the relation better level of perception, higher level of learning could be confirmed but it was not statistically significant. In relation to the learning of forms of partially hidden reality, each separated sociometric situation could not explain the learning, but considering the perception as a whole, the relation better perception, higher learning could be confirmed.
  • La hostilidad y su relación con los trastornos cardiovasculares

    Iacovella, Jorge; Troglia, Marisa

    Abstract in Spanish:

    Uno de los campos más desarrollados en el ámbito de la Psicología de la Salud es el de los aspectos psicológicos que intervienen en la enfermedad cardíaca. Dentro de los constructos psicológicos más estudiados se encuentra el de la hostilidad. Inicialmente componente del patrón de conducta tipo A, se han ido desarrollando diferentes formas de referirla, y por consiguiente, de medirla. En este artículo se analizan algunas de las nociones más citadas sobre la hostilidad y otras manifestaciones asociadas, los modelos explicativos de su relación con los trastornos cardiovasculares - en especial el de la hiperreactividad cardiovascular - y los instrumentos que se desarrollaron para su evaluación. Por último, se discuten las actuales implicancias del uso del constructo, así como las áreas de investigación a desarrollar para delimitar mejor este factor que ha sido referido en forma diversa, y consiguientemente ha reportado en los diferentes estudios resultados no siempre consistentes entre sí.

    Abstract in English:

    One of the most highly developed fields in the Health Psychology area is that of the aspects involved in causing cardiac disease. Within the more thoroughly studied psychological constructs is the hostility one, component of the type A behavior pattern. Different ways of referring to this construct and of measuring it have been developed. This article analyzes some of the most pervasive notions about hostility and other related manifestations, the models explaining its relationship with cardiac disorders, especially the cardiovascular hypereactivity disorder, and the instruments designed for its assessment. Finally, current implications and fields of potential research are discussed, in order to further delineate this factor which has been referred to in a diverse fashion, thus showing different and not always consistent results in previous studies.
  • Sofrimento psíquico no trabalho e estratégias defensivas dos operários terceirizados da construção civil Artigos

    Barros, Paloma Castro da Rocha; Mendes, Ana Magnólia Bezerra

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo investiga as estratégias defensivas contra o sofrimento utilizadas pelos trabalhadores terceirizados de uma construtora em Brasília, utilizando como referencial teórico-metodológico a Psicodinâmica do Trabalho. Realizam-se entrevistas coletivas semi-estruturadas com 20 trabalhadores, distribuídos em quatro grupos com cinco participantes cada um, submetidas à análise de conteúdo. Os resultados apontam que os trabalhadores encontram-se vulneráveis e inseguros diante do modelo de produção terceirizado, que negligencia seus direitos e exige alta produtividade. O sofrimento torna-se visível por meio de indicadores de mal-estar tais como desgaste físico e mental e falta de reconhecimento, que é enfrentado mediante estratégias de mediação defensivas de negação e controle. O pressuposto inicial de que o modelo de produção baseado nos princípios tayloristas e na acumulação flexível de capital, preponderante no setor da construção civil, potencializa o sofrimento no contexto de produção é, então, confirmado.

    Abstract in English:

    This paper investigated defensive strategies to confront suffering used by outsourced workers of building constructions builders in Brasília, having as theoretic-methodological reference the Psychodynamics of Work. Semi structured collective interview were undertaken with 20 workers, distributed in four groups with five participants each one. The interview was submitted to content analysis. The results show the workers presenting vulnerability and insecurity to face outsourced production models that would disregard their rights and demand high productivity. The suffering becomes visible by mal-being symptoms indicated as physic and mental stress and lack of recognition, that is copping by negation and control as defensive mediation strategies. The results confirm the initial presuppositions that the production model based on Taylorist principles and flexible accumulation of capital, predominant at the building construction sector, has a potential to increase suffering at a production context.
  • A relação entre o estilo parental e o otimismo da criança Artigos

    Weber, Lidia Natalia Dobrianskyj; Brandenburg, Olivia Justen; Viezzer, Ana Paula

    Abstract in Portuguese:

    Esta pesquisa investigou se o otimismo da criança está relacionado ao estilo parental. Os dados provêm de 280 alunos (entre 9 e 12 anos), de duas escola públicas de Curitiba. Os pais foram classificados em um dos quatro estilos parentais (autoritativo, autoritário, indulgente e negligente), de acordo com o escore que seus filhos lhes deram nas duas escalas de responsividade e exigência parental. O otimismo das crianças foi acessado pelo Questionário de Estilo de Atribuição para Crianças. Testes estatísticos (Anova e Correlação) mostraram que pais autoritativos foram associados a maiores escores de otimismo e a menores escores de passividade, enquanto pais negligentes foram associados a menores escores de otimismo e a maiores escores de passividade. Esses resultados mostram que os pais possuem papel importante no processo de aprendizado do otimismo da criança, e sugere que crianças educadas por pais autoritativos estão melhor preparadas para enfrentar as adversidades de forma otimista.

    Abstract in English:

    This study investigated whether child optimism is related to parenting style. The data came from 280 students, aged 9 to 12 years, from two public schools in Curitiba. Parents were classified in one of the four parenting styles (authoritative, authoritarian, indulgent and neglectful), according to the scores children gave them on the two scales of parental responsiveness and demandingness. Children optimism was assessed by the Children’s Attributional Style Questionnaire. Statistics tests (Anova and Correlation) showed that authoritative parents were associated to higher optimism scores and to lower hopelessness score, while negligent parents were associated to lower optimism scores and higher hopelessness score. These results show that parents has an important role on the learning processes of children’s optimism, and suggest that children reared by authoritative parents are more prepared to face adversities in a optimist way.
  • Gestão estratégica: um estudo de caso de percepção de mudança de cultura organizacional Artigos

    Coelho Junior, Francisco Antonio

    Abstract in Portuguese:

    O presente trabalho objetiva analisar a influência da cultura de uma organização no processo de implementação de novo modelo de gestão, além de descrever as percepções dos empregados sobre transformações na cultura organizacional vigente, mostrando suas crenças e percepções compartilhadas acerca do processo de mudança. Foram realizadas quinze entrevistas semi-estruturadas em uma empresa pública da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Os resultados indicaram que crenças dos trabalhadores dificultam a efetiva implementação do planejamento estratégico. Fatores positivos e negativos foram apontados como entraves e/ou facilitadores do referido processo, propondo-se, ao final, iniciativas que promovam mudanças na cultura organizacional, culminando com a adoção da gestão estratégica.

    Abstract in English:

    The objective of this study was to analyze the influence of the organizational culture on the implementation process of a new management models, and also to describe the employees’ perception about the organizational culture transformations, showing their beliefs and shared perceptions related to the changing process. Fifteen semi-structured interviews were conducted in a public company of Juiz de Fora, in Minas Gerais State. Data showed that employees’ beliefs block the effective implementation of the strategic planning. Positive and negative factors were pointed out as obstacles and/or facilities of the same process, and actions for promoting changes in the organizational culture were suggested and leading to the adoption of the strategic management.
  • A clínica do possível: tratando de dependentes de drogas na periferia de São Paulo Resenhas

    Dias, Augusto Rodrigues
  • O desafio da escolha profissional Resenhas

    Filizatti, Roseli
  • Manual de inteligência emocional Resenhas

    Cobêro, Claudia
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia R. Waldemar César da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars (SWIFT), Campinas - São Paulo, CEP 13045-510, Telefone: (19)3779-3771 - Campinas - SP - Brazil
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