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Psico-USF, Volume: 14, Número: 3, Publicado: 2009
  • Editorial Editorial

    Villemor-Amaral, Anna Elisa de
  • Termômetro de Distress: validação de um instrumento breve para avaliação diagnóstica de pacientes oncológicos Artigos

    Decat, Cristiane Sant'Anna; Laros, Jacob Arie; Araujo, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de

    Resumo em Português:

    A literatura especializada disponibiliza instrumentos de medida de estresse de aplicação geral, os quais vêm sendo empregados em diferentes contextos ocupacionais e em saúde. Mas, desde 1997, a National Comprehensive Cancer Network (NCCN) recomenda a adoção de uma medida específica para pacientes oncológicos. Considerando, portanto, o interesse clínico e científico de desenvolver futuros estudos de meta-análise em Oncologia, que incluam amostras brasileiras, realizaram-se a adaptação e a validação do Termômetro de Distress (TD). A eficácia de avaliação do TD foi verificada por meio da comparação com a Escala de Ansiedade e Depressão (HAD), um instrumento clinicamente estabelecido de avaliação de distress. Para tanto, avaliou-se uma amostra de 83 pacientes, que responderam ao TD e ao HAD. Os dados foram submetidos ao SPSS 15.0. Os resultados indicam uma sensibilidade de 82% e uma especificidade de 98%, o que indica que o TD é viável e eficiente para avaliar o distress psicológico.

    Resumo em Inglês:

    The specialized literature provides instruments measuring stress for general application. Those instruments have been employed in occupational and health contexts. But since 1997, the National Comprehensive Cancer Network (NCCN) recommends the adoption of a specific measuring instrument for the assessment of cancer patients. Considering the existence of clinical and scientific interest to develop future meta-analysis studies in the field of Oncology, which will include Brazilian samples, the adaptation and validation of the Distress Thermometer (TD) was undertaken. The effectiveness of the TD in assessing distress was verified by comparison with the Anxiety and Depression Scale (HAD), a clinically established tool for evaluating distress. In order to that, a sample of 83 patients answered the TD and the HAD. The data were analyzed using SPSS 15.0. Results of the analysis indicated 82% for sensitivity and 98% for specificity. Using the TD appeared feasible and effective for psychological distress screening.
  • Seria a residência médica emocionalmente prejudicial? Um estudo sobre burnout e características de personalidade de residentes do primeiro ano de ortopedia Artigos

    Esquivel, Daniela Arroyo; Nogueira-Martins, Luiz Antonio; Yazigi, Latife

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo foi o de identificar dificuldades emocionais por meio de um estudo de caso prospectivo. Os participantes foram 13 residentes homens do primeiro ano de Ortopedia. Houve a administração do MBI (burnout) no 1 (=T0), 6 (=T1) e 12 (=T2) meses do primeiro ano de residência; Rorschach administrado em T0 and T2. Rorschach: os participantes apresentaram sensibilidade ao estresse; entretanto não se tornaram emocionalmente frios nem distantes. Os sintomas depressivos diminuíram e passaram a expressar uma necessidade maior por contato humano e relações de cooperação. MBI: 1) Exaustão emocional: T0=17,6 / T1=28,7/ T2 = 24,6; 2) Depersonalização: T0=9,6 / T1=15,9 / T2=15,3; 3) Realização profissional: T0=31,2/ T1= 25,2 / T2=26,6. O estresse situational aumentou em decorrência da intensidade e do ritmo da residencia, contudo os residentes não se apresentaram emocionalmente defendidos.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper was to identify the emotional difficulties through a prospective case study. The participants were 13 first-year male orthopaedic interns. Administration of MBI (burnout) in the 1st (=T0), 6th (=T1) and 12th (=T2) months of the first year of internship; and the Rorschach Test, in T 0 and T 2 . Rorschach: They seem to be sensitive to stress, but that does not make them cold or distant. They become more self-aware, their depressive aspects diminish and they start to express a greater need for human contact and for the establishment of cooperative relationships. MBI: 1) Emotional exhaustion: T0 =17.6 / T1=28.7/ T2 = 24.6. 2) Depersonalisation: T0=9.6 / T1=15.9 / T2=15.3. 3) Personal accomplishment: T0=31.2/ T1= 25.2 / T2 =26.6. Situational stress increases in accordance with the intensity and pace of the training activities, although the interns do not seem to be emotionally defended. The training program does not oppress them.
  • Psicoterapia psicodinâmica breve: estratégia terapêutica e mudança no padrão de relacionamento conflituoso Artigos

    Yoshida, Elisa Medici Pizão; Elyseu Jr, Sebastião; Silva, Fernanda Robert de Carvalho Santos; Finotelli Jr, Itor; Sanches, Fabrícia Medeiros; Penteado, Elisa Frederich; Massei, Ariane Cristina; Rocha, Gláucia Mitsuko Ataka da; Enéas, Maria Leonor Espinosa

    Resumo em Português:

    Examinaram-se possíveis relações entre mudanças no padrão de relacionamento conflituoso de paciente, de 48 anos, submetida a psicoterapia breve psicodinâmica, e a estratégia terapêutica adotada pela terapeuta. Foi também avaliada a "magnitude" da mudança em sintomas psicopatológicos ao final do processo e entrevistas de acompanhamento (3 e 6 meses), com instrumentos de autorrelato: Inventário Beck de Depressão (BDI), Escala de Alexitimia de Toronto (TAS), Escala de Avaliação de Sintomas-40 (EAS-40), Escala Fatorial de Ajustamento Emocional/ Neuroticismo (EFN). A avaliação do padrão relacional baseou-se no Tema Central de Relacionamento Conflituoso - CCRT e a estratégia terapêutica, no grau de "expressividade vs. apoio" das intervenções. Os resultados mostraram melhoras clinicamente significantes nos sintomas e mudança parcial do padrão central de relacionamento. As intervenções terapêuticas foram mais expressivas no início e mais suportivas à medida que mudanças positivas eram observadas. É necessária cautela na generalização dos resultados. A abordagem metodológica permite comparar diferentes indivíduos.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to evaluate possible association between change in the conflictual relationship pattern of a 48 year-old, woman, assisted on brief psychodynamic therapy, and the therapist's therapeutic strategy. Yet it was evaluated the magnitude of change of psychopathological symptoms at the end and follow-up interviews (3 and 6 months) according to self-report measures: Beck Depression Inventory (BDI), Toronto Alexithymia Scale (TAS), Symptom Assessment Scale40 (EAS-40), Emotional Adjustment/ Neuroticism Factorial Scale (EFN). The relationship pattern was assessed based on the Core Conflictual Relationship Theme - CCRT method and the therapeutic strategy according to the degree of expressiveness vs supportiveness of the therapist's interventions. Results pointed out to clinically significant improvement on symptoms and partial change on the central relationship pattern. Interventions were more expressive at the beginning of the process and more supportive as improvement has been observed. Generalization of results demands caution. The methodological design allows comparing different individuals.
  • Avaliação de atitudes de estudantes de psicologia via modelo de crédito parcial da TRI Artigos

    Vendramini, Claudette Maria Medeiros; Silva, Marjorie Cristina Rocha da; Dias, Anelise Silva

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho foi avaliar as atitudes de estudantes de Psicologia em relação a estatística, via modelo de créditos parciais da TRI, e suas relações com a autopercepção e desempenho em estatística. Uma amostra não aleatória de 361 estudantes de Psicologia, com idades de 18 a 65 anos, 81% mulheres e 53% do noturno, respondeu a um questionário de identificação e uma escala de atitudes. A escala é do tipo likert de quatro pontos e composta de 20 itens que expressam os sentimentos em relação a estatística, sendo dez positivos e dez negativos, e um item complementar, que verifica a autopercepção do universitário em relação ao próprio desempenho em estatística. Observou-se que a escala é fidedigna e válida para medir as atitudes. Os participantes apresentaram atitudes ligeiramente mais negativas do que positivas. Constatou-se a existência de correlações positivas e significativas entre atitude, desempenho acadêmico e autopercepção de desempenho.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this work was to assess psychology students' attitudes toward statistics trough credit partial model of IRT, and to identify the association among the students' attitudes, academic performance, and self-perception in Statistics. A not random sample of 361 Psychology students answered the identification questionnaire and the attitudes scale towards Statistics. The students aged 18-65, 81% were female and 53% from evening classes. The likert scale is composed of 20 items, ten positives and ten negatives, which express the feelings towards Statistics. There is one item which verifies the university student's self-perception towards its own performance in Statistics. It was observed that the scale was reliable and valid to measure attitudes. The students presented their attitudes slightly more negative than positive. It was noticed the existence of positive and significant correlations among attitudes, academic performance and performance self-perception.
  • Integridade e externalização: estudo exploratório em uma amostra de estudantes de psicologia Artigos

    Baumgartl, Viviane Oliveira; Nascimento, Elizabeth do; Patrick, Christopher; Arvey, Richard; Krueger, Robert

    Resumo em Português:

    Testes psicológicos que avaliam o construto integridade são amplamente utilizados nos Estados Unidos com o objetivo de tentar prever a ocorrência de comportamentos contraprodutivos no ambiente de trabalho, tais como atrasos, roubos e abuso de substâncias químicas. O presente estudo buscou investigar a relação entre integridade e externalização (fator de personalidade ligado à disposição em apresentar problemas ligados ao controle de impulsos), tendo em vista o fato dos dois construtos estarem relacionados conceitualmente. Participaram da pesquisa 209 estudantes de psicologia, provenientes de duas Universidades de Minas Gerais (pública e particular), que foram submetidos à aplicação de uma versão traduzida e adaptada do teste de integridade Personnel Reaction Blank (PRB) e do Inventário de Externalização-100. A investigação da relação entre integridade e externalização indicou uma associação moderada e negativa (r=-0,59) entre os escores globais dos dois instrumentos. Houve, portanto, uma associação entre maior manifestação de comportamentos dignos e honestos e menor manifestação de comportamentos antissociais impulsivos. Sugestões de estudos futuros são apontadas.

    Resumo em Inglês:

    Psychological tests that assess the construct integrity are widely used in the United States with the aim of preventing the occurrence of counter-productive behaviors in the workplace, such as delays, thefts and chemical substances abuse. The present study aimed to investigate the relation between integrity and externalizing (personality factor that reflects proneness to an array of impulse-control problems) considering that both constructs are conceptually related. A total of 209 Psychology students from two universities in Minas Gerais participated in the present study. They were submitted to a translated and adapted version of the test of integrity Personnel Reaction Blank (PRB) and to the Externalization Inventory-100. The investigation of the relation between integrity and externalizing indicated a negative moderate correlation (r =-0,59). There was, however, an association between bigger honesty trends and smaller antisocial/impulsive tendencies. Suggestions for future studies are pointed in this study.
  • Tradução e adaptação cultural do Outcome Questionnaire (OQ-45) para o Brasil Artigos

    Carvalho, Lucas de Francisco; Rocha, Glaucia Mitsuko Ataka da

    Resumo em Português:

    O Outcome Questionnaire (OQ-45) é um instrumento desenvolvido com a finalidade de avaliar o progresso do paciente, repetidamente, durante a psicoterapia. Não é um instrumento teoricamente orientado, podendo ser aplicado a psicoterapias de diferentes fundamentações teóricas. Apresenta evidências de validade e consistência interna, em sua versão original. O objetivo geral deste trabalho foi traduzir e adaptar culturalmente o OQ-45 para o contexto da cultura brasileira. O processo consistiu de cinco estágios: tradução, síntese, back-translation ou tradução regressiva, revisão por especialistas e pré-teste. Teve como base duas versões: a original, em inglês e a portuguesa. Os resultados sugerem que o OQ-45 é um instrumento de fácil compreensão e aplicação, mesmo em pessoas com baixo grau de instrução escolar formal. Serão necessários estudos de validade e precisão da versão brasileira, comparando-se amostras clínicas com não-clínicas.

    Resumo em Inglês:

    The Outcome Questionnaire (OQ-45) is an instrument designed to measure client's progress in therapy, repeatedly, during psychotherapy. It is not a theoretically oriented, and can be applied to psychotherapy of different theoretical approaches. It shows evidence of validity and internal consistency, in its original version. The aim of this work was to translate and culturally adapt the OQ-45 to the context of Brazilian culture. The process consists of five stages: translation, synthesis, back-translation, review by experts and pre-test. It was based on two versions: the original, in English and the Portuguese. The results suggest that the OQ-45 is an easy test to understand and to apply, even in people with low educational level. Validity and reliability studies will be needed for the Brazilian version, comparing clinical with non-clinical samples.
  • Características da clientela e barreiras à conclusão de um curso a distância Artigos

    Brauer, Samuel; Abbad, Gardênia; Zerbini, Thaís

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa foi subdivida em dois estudos: o Estudo 1 objetivou a construção e validação de escala de Barreiras Pessoais à Conclusão do Curso (N=541). O Estudo 2 verificou o poder de explicação de variáveis antecedentes de características de clientela - dados demográficos - sobre barreiras pessoais à conclusão de um curso a distância. O estudo foi realizado junto ao SEBRAE e constituiu da avaliação do curso Iniciando um Pequeno Grande Negócio - IPGN. A coleta foi realizada via web, por meio de instrumentos digitalizados e hospedados na internet, e ocorreu em duas etapas: a primeira com evadidos, contendo questões abertas sobre motivos de evasão; a segunda, após o curso, aplicou o instrumento de barreiras pessoais à conclusão do curso para os evadidos das turmas. O instrumento apresentou índices psicométricos satisfatórios. Os resultados das análises de regressão múltipla padrão tiveram baixo poder explicativo.

    Resumo em Inglês:

    This research was subdivided into two studies: Study 1 aimed at the development and validation of the Personal Barriers towards the Conclusion of a Course scale (N=541). In Study 2, the aim was at verifying the explanation of variables of trainee characteristics in personal barriers towards the conclusion of a distance course. This study, in cooperation with SEBRAE, is part of the assessment of the IPGN course. The data was collected on the web, by digitalized instruments and hosted on internet and has been made in two stages: the first with drop outs, containing open questions on the reason why they were quitting the course; the second, after the course, the personal barrier instrument was used at the end of the course with who had dropped out. The instrument presented satisfactory psychometrical indexes. The results of standard multiple regression analyses had a low explicatory power.
  • Pequenos grupos informais nas instituições: exercício da cidadania e da dimensão instituinte Artigos

    Seminotti, Nedio Antonio; Moraes, Maria Lúcia Andreoli de; Rocha, Flávia Moises

    Resumo em Português:

    Este relatório de pesquisa apresenta um estudo desenvolvido na rede de grupos informais realizados no campus central da PUCRS. São considerados grupos informais os constituídos pelas necessidades, pelos desejos e/ou motivação de seus membros e não demandados pelas rotinas administrativas, de pesquisa ou do ensino da universidade. A pesquisa teve um delineamento misto. Participaram alguns coordenadores e componentes dos grupos. Os resultados indicam que são reconhecidos os grupos pela comunidade interna e externa à PUCRS como um método/caminho que acolhe, viabiliza e potencializa desejos, necessidades e metas dos participantes. Estes instituem uma organização que se articula com os organizadores formais da PUCRS, viabilizando a continuidade da vida coletiva. Os grupos são coordenados por líderes que o fazem com eficácia, sem um conhecimento teórico específico para tanto, e o significado do grupo é dar sentido à vida das pessoas que fazem parte dele.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a study developed in meetings held by informal groups at the central campus of PUCRS. Informal groups are those that consider necessities, wants and/or motivations of their members. They are not demanded by any management, research or teaching routines of the university. This research has a combined design, involving coordinators and some participants of those groups. The results have indicated that the groups are acknowledged by both the internal and the external communities as a means/path to user embracement make viable and potentiates their members' wants, needs and aims. The members institute a group organization that is articulated with PUCRS' formal managers to make the continuity of collective life viable. The results have also pointed out that the groups are effectively coordinated by leaders that do not have a specific theoretical knowledge for that, and that the meaning of the group is to make their members' lives meaningful.
  • O impacto dos valores pessoais e organizacionais no comprometimento com a organização Artigos

    Fernandes, Helenita de Araújo; Ferreira, Maria Cristina

    Resumo em Português:

    O presente estudo objetivou investigar o impacto dos valores pessoais e organizacionais no comprometimento com a organização. A amostra foi composta por 311 empregados de ambos os sexos, provenientes de 11 organizações pertencentes a segmentos diversos, que responderam a um inventário de valores pessoais, um de valores organizacionais e a uma escala de comprometimento organizacional. Foi observado que o valor pessoal de conservação e os valores organizacionais de conservadorismo e hierarquia atuaram como preditores do comprometimento afetivo; o valor organizacional de autonomia predisse o comprometimento calculativo e os valores pessoais de conservação e autopromoção constituíram-se em preditores do comprometimento normativo. Tais resultados são discutidos à luz dos modelos teóricos que deram suporte à pesquisa e, à guisa de conclusão, são apresentadas algumas sugestões de estratégias com base em valores capazes de suscitar maior comprometimento do empregado.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to investigate the impact of personal and organizational values on commitment to the organization. The sample was composed of 311 employees from both sexes and from 11 companies, belonging to different segments. They answered to a personal values inventory, to an organizational values inventory and to an organizational commitment scale. It was observed that the personal value of conservation and the organizational values of conservatism and hierarchy were predictors of affective commitment; that the organizational value of autonomy was a predictor of calculative commitment and that the personal values of conservation and self-enhancement were predictors of normative commitment. These results are discussed in the light of the theoretical models that have given support to the research, and by means of conclusion, some suggestions of strategies based on values are presented, that are capable of arousing more commitment from the employees.
  • Qualidade de vida infantil: limites e possibilidades das questões teórico-metodológicas Artigos

    Prebianchi, Helena Bazanelli; Barbarini, Érika Hansen

    Resumo em Português:

    As pesquisas sobre QV infantil não têm sido sistemáticas, dificultando o equacionamento das questões teórico-metodológicas suscitadas quando se deseja aprimorar processos diagnósticos e a avaliação de resultados de tratamentos de saúde. Neste trabalho, objetivou-se analisar os limites e possibilidades das principais questões teórico-metodológicas relativas ao conceito QV das crianças, mediante de uma pesquisa bibliográfica cobrindo o período 1995-2005. Os resultados encontrados foram semelhantes àqueles de trabalhos sobre o estado-da-arte. Concluiu-se que a proliferação de instrumentos de QV e de pesquisas na área ocorreu sem aprofundamento das questões conceituais e metodológicas e com falta de informação obtida das próprias crianças.

    Resumo em Inglês:

    The researches on child QV have not been systematic and this way it has been difficult to answer the theoretical-methodological questions when the goal is to improve the diagnosis processes and the systematic assessment of health care outcomes. The aim of this study was to analyze the limits and possibilities of the main theoretical-methodological questions related to the children's QV concept, through a bibliographic research, covering the period 1995-2005. The results were similar to those works on state-of-art. It was concluded that the proliferation of instruments of QV and researches in this area have occurred without deepening of the conceptual and methodological questions and without the information provided by the children themselves.
  • Influência de aspectos sociais e culturais na educação de crianças indígenas Artigos

    Grubits, Sonia; Freire, Heloisa Bruna Grubits; Noriega, José Angel Vera

    Resumo em Português:

    Objetivamos verificar como características socioculturais e familiares influenciam na adaptação escolar de crianças guarani-kaiowá dos municípios Dourados e Caarapó, kadiwéu, da aldeia Alves de Barros na Bodoquena e terena de Córrego do Meio, município de Sidrolândia, em Mato Grosso do Sul, Brasil. Foram realizadas entrevistas e observações de crianças e pais dos referidos grupos. Observamos o diálogo e respeito mútuo na relação entre pais e filhos, evidenciado no tom sereno e suave com o qual as mães dirigem-se aos filhos. A curiosidade infantil não é reprimida, permitindo a exploração do ambiente, a participação em todas as atividades familiares, sem restrição, punição ou castigo. Porém no grupo terena, as mães conversam com as crianças, mas na segunda vez que elas desobedecem, levam palmadas ou "varinhadas" com vara verde, o que aponta para um exemplo de como a cultura vem se transformando pelo fácil acesso e contato com a sociedade nacional.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this research was to verify how social-cultural and family characteristics influence in the adaptation of Indian children at school. The observed ethnic groups were the Guarani-Kaiowá (Caarapó and Dourados municipalities), the Kadiwéu (Alves de Barros) and Terena (Córrego do Meio), MS, Brazil. Interviews and observations were performed in those children and their parents. It was observed the dialog and the mutual respect in the relations, evidenced in a serene tone with which mothers addressed to their children. Children's curiosity is not repressed, as well as the participation in all of the family's activities without restriction or punishment. However, in the Terena's group, mothers at first talk to their children, and at second if they disobey again, they get slaps or get bitten by sticks. That behavior points out to an example of how culture is changing by the easy access with the national society.
  • Êxito social e gênero na velhice: leitura e atividade física Artigos

    Witter, Geraldina Porto; Galvão, Ana Paula Moreira; Buriti, Marcelo de Almeida; Silva, Elza Maria Tavares

    Resumo em Português:

    O objetivo da pesquisa foi estudar a ocorrência de leitura e de atividade física em idosos. Os participantes foram divididos em quatro grupos de acordo com as variáveis: gênero e êxito ou sucesso social na comunidade; cada grupo foi composto por 10 pessoas com 70 anos ou mais. Os instrumentos usados foram: Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), um roteiro sobre a formação do leitor e um questionário internacional sobre atividade física. Os resultados não mostraram correlação entre as duas variáveis, exceto para o grupo de homens com êxito social. Homens e mulheres com sucesso social foram melhores em leitura do que os outros grupos, mas não houve diferença estatística concernente à atividade física e gênero.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the research was to study the frequency of reading and physical activity in elderly people. The participants were divided in four groups according to the following issues: gender and social success in their community; each group was composed by 10 people, at the age of 70 or more. The instruments used to collect data were: an agreement term, a schedule about the reader formation and an international questionnaire about physical activity. The results did not show correlation between both issues used to conduct the research, except in the men's group with social success. Men and women with social success showed better development in reading than the other groups, however, there was no statistical difference concerning to physical activity and gender.
  • Meninos e leitura Resenha

    Witter, Geraldina Porto
  • Aspectos práticos da avaliação psicológica nas organizações Resenha

    Cardoso, Lucila Moraes
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia R. Waldemar César da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars (SWIFT), Campinas - São Paulo, CEP 13045-510, Telefone: (19)3779-3771 - Campinas - SP - Brazil
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