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Psico-USF, Volume: 15, Número: 1, Publicado: 2010
  • Editorial Editorial

    Rueda, Fabián Javier Marín
  • Desenvolvimento e validação preliminar da Escala Situacional de Satisfação Corporal - ESSC Artigos

    Hirata, Elizabeth; Pilati, Ronaldo

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi desenvolver e validar um instrumento de satisfação corporal situacional numa amostra de estudantes universitários brasileiros. A escala inclui itens de avaliação de partes e do corpo como um todo. Análises fatoriais exploratórias revelaram uma estrutura com quatro fatores; "partes inferiores" (α=0,72), "satisfação e músculo" (α=0,82), "partes externas" (α=0,65) e "insatisfação e gordura" (α=0,82). Seus 28 itens obtiveram cargas fatoriais variando entre 0,32 e 0,82. Análises adicionais indicaram que a escala foi sensível a características da amostra, como Índice de Massa Corporal e gênero, corroborando a literatura atual da área.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was the development and validation of a situational body satisfaction scale in a Brazilian college student sample. The scale includes 28 items ranging from parts to overall body evaluation. Four factors emerged from the exploratory factor analysis of the items. They were named "lower parts" (α=.72), "muscle and satisfaction", (α=.82), "external parts" (α=.65) and "fat and dissatisfaction" (α=.82). The factor loadings of its 28 items ranged from .32 to .82. Further analysis has indicated the scale was sensitive to the sample's characteristics, such as, Body Mass Index and gender, according to the current field's literature.
  • Validade e confiabilidade da versão Brasileira da Center for Epidemiological Scale - Depression (CES-D) em idosos Brasileiros Artigos

    Batistoni, Samila Sathler Tavares; Néri, Anita Liberalesso; Cupertino, Ana Paula

    Resumo em Português:

    Foram identificados indicadores de validade de construto e de confiabilidade interna para a Center for Epidemiological Scale-Depression (CES-D) aplicada a idosos recrutados na comunidade, em um estudo que envolveu duas medidas sucessivas. A amostra foi composta de 347 idosos (73% mulheres) com idade média de 71,96 anos (DP=8,45), os quais foram submetidos à versão brasileira da CES-D em duas ocasiões, com um tempo médio de 15,7 meses (DP=4,57) entre as medidas. Os dados da segunda medida da CES-D foram submetidos à análise fatorial confirmatória, que revelou adequação do ajuste do modelo anterior com três fatores ("afetos negativos", "dificuldades de iniciar comportamentos", "afetos positivos"). O índice de consistência interna foi 0,82 para a escala, 0,77 para o fator 1, 0,59 para o fator 2 e 0,47 para o fator 3. A prevalência de depressão foi a mesma nas duas medidas (34%).

    Resumo em Inglês:

    Construct validity and internal reliability concerning the Center for Epidemiological Study-Depression (CES-D) were described in a prospective study with elderly people living in the community. The sample consisted of 347 elderly adults (73% women), 71.96 years old in average (SD=8.45), which were submitted to two measures of depressive symptoms through the CES-D. The mean time between measures was 15.7 months (SD=4.57). Confirmatory factorial analysis performed on the second measure revealed the same factors identified in the first measure ("negative affection", "difficulty in initiating behaviors" and "positive affection"). Cronbach alpha was 0.82 for the scale, and 0.77, 0.59 and 0.47, respectively for factors 1, 2, and 3. Prevalence of depressive symptoms was consistent in both measures (34%).
  • Construção e validação da Escala de Crenças Parentais e Práticas de Cuidado (E-CPPC) na primeira infância Artigos

    Martins, Gabriela Dal Forno; Macarini, Samira Mafioletti; Vieira, Mauro Luís; Seidl-de-Moura, Maria Lúcia; Bussab, Vera Silvia Raad; Cruz, Roberto Moraes

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve como objetivo construir e validar uma escala de crenças parentais e práticas de cuidado na primeira infância para o contexto brasileiro. Após a construção teórica dos itens, a versão final da escala foi aplicada em dois estudos com populações distintas (estudo preliminar - 250 mães; estudo final - 600 mães), visando avaliar a frequência de comportamento e o grau de importância atribuído às práticas. Para as análises psicométricas, foram realizadas: análise fatorial e o cálculo da consistência interna. Em ambos os estudos a análise fatorial resultou em dois fatores, sendo o primeiro denominado "cuidados primários" e o segundo "estimulação". Os alfas de Cronbach apresentaram-se satisfatórios, variando de 0,68 a 0,83. Os resultados do estudo demonstraram a validade e precisão da escala, a qual poderá ser utilizada em futuras pesquisas, bem como em práticas de intervenção familiar, principalmente durante os primeiros anos de vida das crianças.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to develop and validate a scale of parenting beliefs and caring practices in the early childhood in Brazilian contexts. After the theoretical construction of items, the final version of the scale was administered in two studies with different samples of mothers (preliminary study N=250; final study N=600), assessing the frequency of each behavior and the degree of importance attributed to the practices. The psychometric analyses used for the validation of the scale were: factorial analysis and calculation of internal consistency. In both studies, the factorial analysis resulted in two factors: the first was called "primary care" and the second "stimulation". The Cronbach's coefficient properties were satisfactory, ranging from .68 to .83. The results demonstrated the validity and reliability of the scale, which can be used for future studies and intervention practices with families, especially during children's early years.
  • Equivalência semântica da versão em português da Escala de Experiência de Quase-Morte Artigos

    Serralta, Fernanda Barcellos; Cony, Fernanda; Cembranel, Zelia; Greyson, Bruce; Szobot, Cláudia Maciel

    Resumo em Português:

    Na literatura internacional, a experiência de quase-morte (EQM) é avaliada principalmente por meio do instrumento The Near-Death Experience Scale (NDE), elaborado por Bruce Greyson, em 1983. O objetivo do presente estudo é verificar a existência de equivalência semântica entre a versão original da escala (em inglês) e a versão traduzida ao português do Brasil, avaliando os significados geral e referencial. Após as diversas etapas de avaliação da equivalência semântica, a escala foi pré-testada em seis pacientes internados após alta de um Centro de Tratamento Intensivo (CTI) de um Hospital Universitário. Na avaliação realizada por dois psicólogos e dois psiquiatras, constatou-se existir equivalência semântica entre a versão final em português e o original. Na aplicação da escala na população-alvo, verificou-se boa compreensão dos itens. Portanto, a escala está adequada à cultura brasileira, podendo ser utilizada para pesquisas sobre Experiências de Quase-Morte neste contexto.

    Resumo em Inglês:

    In the international literature, near-death experiences are often measured by The Near-Death Experience Scale (NDE), developed by Bruce Greyson in 1983. The aim of this study is to verify the existence of the semantic equivalence between the original version (in English) and the translated version to Brazilian Portuguese, evaluating both the general and the referential meaning. The semantic evaluation was conducted according to the several steps. Thereafter, a pre-testing was performed in six post Intensive Care Unit patients of a University Hospital. The evaluations of two psychologists and two psychiatrists have found existence of semantic equivalence between the Brazilian and the original version of the scale. The pre-test applied on the target population proved the items were intelligible. Our findings suggest that the Brazilian version of the NDE might be used in the investigation of near-death experience in Brazilian culture.
  • Ideação suicida na adolescência: um enfoque psicossociológico no contexto do ensino médio Artigos

    Araújo, Luciene da Costa; Vieira, Kay Francis Leal; Coutinho, Maria da Penha de Lima

    Resumo em Português:

    Objetivou-se apreender as representações sociais da ideação suicida elaboradas por adolescentes do ensino médio, bem como investigar a presença deste fenômeno nesta população, considerando-se que a ideação suicida tem um importante valor preditivo para o ato suicida. Participaram 90 estudantes do ensino médio, os quais responderam ao Teste de Associação de Palavras, ao Inventário de Ideação Suicida de Beck e a um questionário sociodemográfico. Observou-se um índice de 22,2% de adolescentes com ideação suicida, havendo significativas diferenciações entre as representações elaboradas pelos grupos com e sem ideação suicida. Os adolescentes que apresentaram ideação se autorrepresentaram como pessoas sozinhas, associando a ideação a sentimentos de desesperança e solidão, ao mesmo tempo em que expressaram um pedido de ajuda diante de seu sofrimento. Os achados enfatizam a importância dos fatores sinalizadores, que podem permitir uma melhor compreensão sobre a problemática do suicídio.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to grasp the social representations about suicide amongst adolescents in high school context, as well as, to measure suicidal ideation levels among them, considering that suicide ideation brings a strong predictive role in suicide risk evaluation. Ninety high school students took part in the study. The inclusion criteria in the sample were: high school students aged between 14 and 22 years old. As instruments, the Free-Word Association Test, the Beck Scale for Suicide Ideation (BSI) and a sociodemographic questionnaire were used. A level of 22.2% of suicidal ideation sample and significant differences in social representations of suicidal behaviors were observed among adolescents with and without suicidal ideation. Adolescents with suicidal ideation self represented themselves as lonely, linking suicide ideations to hopelessness and loneliness, while requesting help for their suffering. Findings lay emphasis on factors that may allow a better understanding of the problem of suicide.
  • A dinâmica familiar no contexto da crise suicida Artigos

    Krüger, Liara Lopes; Werlang, Blanca Susana Guevara

    Resumo em Português:

    Famílias inseridas no contexto suicida organizam suas relações em torno de histórias opressoras construídas através das gerações, que impedem o desenvolvimento de autonomia e continuidade. Este artigo objetiva pensar sistemicamente sobre a dinâmica familiar da crise gerada pela tentativa de suicídio de um dos seus membros. Neste estudo, seis famílias participaram de uma intervenção breve, desenvolvida com base na teoria sistêmica. Os dados foram analisados com base no Método de Comparação Constante, identificando-se categorias e a construção de hipóteses a respeito da dinâmica familiar no contexto da crise suicida. Os resultados mostram que os participantes estão limitados em sua capacidade de apoiar o desenvolvimento de uma identidade autônoma, porque a dinâmica familiar identifica as novas oportunidades de narrar a si mesmo como ameaça ao sistema de lealdades que mantém a continuidade da família, impedindo a renegociação desses códigos. O sofrimento se apresenta como emoção que limita novas trocas, surgindo o comportamento suicida como alternativa.

    Resumo em Inglês:

    Families inserted in the suicide context tend to organize their relations around oppressive histories constructed over generations that hinder the development of autonomy and continuity. This paper aims at thinking systematically about the family dynamics of the crisis generated by the suicide attempt of one of its members. In this study, six families participated of a brief intervention developed on the basis of the systemic theory. The Grounded Theory analysis procedures made possible the identification of the categories and the construction of hypotheses regarding the family dynamics within the context of the suicide crisis. The result shows that participants are limited in their capacity of supporting the development of an independent identity because the family dynamics identifies new opportunities of narrating to oneself as a menace to the system of loyalties that maintains the family continuity hindering the renegotiation of these codes. Suffering presents itself as emotion that limits new exchanges, giving rise to the suicide behavior as an alternative.
  • Relação entre fatores de personalidade e estratégias de coping em adolescentes Artigos

    Diniz, Simon Santana; Zanini, Daniela S.

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo é investigar a relação entre fatores de personalidade e estratégias de coping em adolescentes. Participaram desta pesquisa 102 jovens de uma escola municipal de Goiânia com idade entre 11 e 15 anos, utilizando o Coping Response Inventory e a Bateria Fatorial de Personalidade. Os dados obtidos demonstraram que meninas utilizam mais a análise lógica para resolver seus problemas e os meninos apresentam maior pontuação em neuroticismo; que os adolescentes mais jovens utilizam mais coping de evitação e os mais velhos, o coping de aproximação; e que tanto a apreciação do problema como os traços de personalidade relacionam-se significativamente com o uso de estratégias de coping. Os resultados são discutidos de acordo com as teorias de coping.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study is to investigate the relationship between personality factors and coping strategies in adolescents. 102 students from a municipal school in Goiânia aged between 11 and 15 years old was assessed using Coping Response Inventory and the "Bateria Fatorial de Personalidade". Data showed that girls use more logical analysis to solve their problems and that boys had higher scores on neuroticism; that younger adolescents use more avoidance coping responses and older ones use more approach coping responses; and that both coping appraisal and personality traits are significantly related to the use of coping strategies. The results are discussed according to coping theories.
  • Avaliação e desenvolvimento da compreensão em leitura no ensino fundamental Artigos

    Santos, Acácia Aparecida Angeli dos; Oliveira, Evelin Zago de

    Resumo em Português:

    O trabalho teve como objetivo investigar a adequação da técnica de Cloze para a avaliação e o desenvolvimento da compreensão em leitura. A primeira etapa foi realizada com 314 alunos de 2ª a 4ª séries do ensino fundamental e os resultados indicaram que o instrumento apresentava parâmetros psicométricos adequados. Na etapa seguinte, foram realizados dois programas de intervenção, o primeiro envolvendo 85 e o segundo 73 alunos de 3ª e 4ªs séries separados em grupos experimentais (GE) e de controle (GC), que responderam aos testes de Cloze validados, como pré e pós-testes. Os grupos experimentais participaram de sessões, nas quais foram apresentadas variações da técnica de Cloze, visando incrementar a compreensão da leitura. As análises indicaram superioridade do GE sobre o GC na situação de pós-teste apenas no segundo programa de intervenção. Sugere-se que novos estudos sejam realizados com o intuito de testar a possibilidade de generalização dos resultados.

    Resumo em Inglês:

    This work aimed at investigating the adequacy of Cloze technique to reading comprehension assessment and development. The first step was performed with 314 elementary school students attending from 2nd to 4th grades and the results indicated that the instrument showed appropriate psychometric parameters. In the following steps, two intervention programs were performed, the first one involving 85 and the second involving 73 3rd and 4th grades students, separated in experimental group (EG) and control group (CG), who took validated Cloze tests, as pre- and post-tests. The experimental groups participated of sessions, in which variations of Cloze techniques were presented, in order to increase reading comprehension. Analyses indicated an advantage of EG upon CG on post-test situation only in the second intervention program. Accomplishment of new studies is suggested in order to test the possibility of generalization of the research results.
  • Habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentosos Artigos

    Chagas, Jane Farias; Fleith, Denise de Souza

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi descrever habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentosos. Participaram da pesquisa 42 alunos que frequentavam um programa de atendimento ao superdotado na região centro-oeste. O instrumento utilizado foi uma lista de habilidades, interesses, preferências, características e estilos de aprendizagem, elaborada para o estudo.Os adolescentes informaram apresentar um melhor desempenho associado às habilidades intrapessoal (77%), interpessoal (68%) e linguístico-verbal (60%). Os resultados revelaram que os participantes percebiam-se como persistentes (84,2%), exigentes consigo mesmos (76,3%), possuidores de valores morais sólidos (76,3%) e criativos (71,1%). Entre interesses e aspectos motivacionais elencados pelos adolescentes, destacaram-se: ter muitas idéias sobre muitas coisas (89,5%), ir até o fim quando buscavam atingir um objetivo (86,8%), gostar de tirar boas notas na escola (81,6%), gostar de experimentar coisas novas (78,9%). Os participantes informaram que aprendiam com mais facilidade por meio da leitura e discussão de idéias (71,1%).

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to describe abilities, personal characteristics, interests and learning styles of talented adolescents. Forty-two students who attended a program for the gifted in central-west region participated in the research. The instrument used was a list of abilities, interests, preferences, characteristics and learning styles, designed for the study. Adolescents have reported better performance associated with intrapersonal (77%), interpersonal (68%) and linguistic-verbal (60%) abilities. The results revealed that participants perceived themselves as persistent (84.2%), demanding with themselves (76.3%), owners of solid moral values (76.3%) and creative (71.1%). Among interests and motivational aspects listed by the adolescents, it could be highlighted: having many ideas about many things (89.5%), going all the way when seeking to achieve a goal (86.8%), liking getting good grades in school (81.6%), liking trying new things (78.9%). Participants said they learned more easily through reading and discussion of ideas (71.1%).
  • Opiniões de jovens universitários sobre pessoas com HIV/AIDS: um estudo exploratório sobre preconceito Artigos

    Seidl, Eliane Maria Fleury; Ribeiro, Tânia Renata Alves; Galinkin, Ana Lúcia

    Resumo em Português:

    O estudo objetivou identificar opiniões de estudantes universitários sobre pessoas vivendo com HIV/AIDS, comparando-as segundo sexo e área de formação. Participaram 503 universitários, 53% mulheres, das áreas de humanas, exatas e da saúde. Afirmativas que versavam sobre pessoas soropositivas foram apresentadas, com respostas em escala Likert de cinco pontos. Com relação às afirmativas que versavam sobre demissão do emprego de pessoa infectada pelo vírus HIV e proibição de crianças soropositivas frequentarem escola, alunos da área de saúde tenderam a discordar, com diferença significativa em relação aos participantes de humanas e exatas. Nas questões "mulheres portadoras do HIV/AIDS deveriam evitar filhos" e "uma pessoa infectada pelo vírus da AIDS é responsável por essa condição de saúde", os grupos se distribuíram de modo equitativo. Não se observaram diferenças relevantes entre homens e mulheres. Há necessidade de maior informação e debate para modificar opiniões preconceituosas em relação a pessoas com HIV/AIDS entre universitários.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this research was to identify the opinion of college students about people living with HIV/AIDS, according to gender and graduation fields. The participants were 503 university students, 53% of which were women, from humanities, exact sciences and health sciences fields. A questionnaire was applied with a Likert scale of five points. The questions: the employer should dismiss an employee and HIV+ children should be forbidden to go to school were answered with disagreement by health sciences students, with significant differences from the other groups of students. The questions: women infected by HIV should avoid pregnancy and a person infected by HIV is responsible for his/her health condition, the agreeing and disagreeing answers had a similar distribution among the groups of students. No differences between genders were found. The results indicate the need to discuss the subject and modify beliefs and misconceptions about people living with HIV/AIDS among higher level education groups.
  • O papel das características sociodemográficas na felicidade Artigos

    Rodrigues, Airton; Silva, José Aparecido da

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve como objetivo avaliar as diferenças no bem-estar subjetivo de trabalhadores do comércio de Ribeirão Preto e região. Foram consideradas as seguintes características no estudo: sexo, estado civil, etnia, escolaridade, prática religiosa, presença de alguns tipos de doenças, prática ou ausência de tabagismo e execução de atividades físicas. Os instrumentos de mensuração utilizados foram dois tipos de escalas: a Escala Subjetiva de Felicidade, com quatro itens, e uma escala com um item único que procura avaliar de maneira geral o nível de felicidade do indivíduo. A amostra foi composta de 467 entrevistados e os dados foram coletados nos estabelecimentos comerciais dos entrevistados. Para as análises estatísticas dos dados foram utilizadas as técnicas de análise fatorial e regressão multivariada com variáveis binárias (mudas), onde se encontraram diferenças nos níveis de BES para algumas das características mencionadas.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to evaluate the differences in subjective well-being of trade workers in Ribeirão Preto and two nearby cities. The following characteristics were considered in the study: gender, marital status, ethnicity, education, religious practice, the presence of some types of diseases, practice or absence of smoking and practice of physical activities. The measurement instruments used were two types of scales: the Subjective Happiness Scale, with four items, and a scale with a single item which assessed general level of happiness. The sample of 467 interviews was collected at the interviewees' workplace. The factor analysis and multivariate regression with dummy variables were used for statistical analysis of the data and differences were found in levels of BES for some of the mentioned features.
  • Motivação à prática de atividades físicas: um estudo com praticantes não-atletas Artigos

    Gonçalves, Marina Pereira; Alchieri, João Carlos

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou verificar a motivação para praticar atividades físicas (AF) entre praticantes não-atletas da cidade de Natal-RN. Para tanto, contou-se com a colaboração de 309 praticantes de AF, com idades entre 16 e 74 anos, distribuídos equitativamente quanto ao sexo. Estes responderam à Escala de Motivação à Prática de Atividades Físicas Revisada (MPAM-R), que possui cinco fatores: Diversão, Saúde, Aparência, Competência e Social, e questões sociodemográficas. No geral, os participantes deste estudo demonstraram praticar AF mais por questões de Saúde, verificando-se uma maior média no fator Saúde para mulheres e idosos; maior média no fator Aparência para os praticantes de exercícios e maior média no fator Social entre aqueles que praticam AF acompanhados. Conclui-se que os objetivos da presente pesquisa foram alcançados, tais achados possibilitam uma maior compreensão acerca do que motiva as pessoas a praticar atividade física. Entretanto, sugere-se a realização de novos estudos considerando outras variáveis.

    Resumo em Inglês:

    The study aimed at investigating the motivation to practicing physical activities (PA) among non-atlhetes in the city of Natal/RN. 309 practitioners of PA participated in the survey, aging between 16 and 74 years of age, equally distributed by gender. They answered the Revised Motivation for Physical Activity Measure (MPAM-R) that has five factors: Enjoyment, Health, Appearance, Competence and Social, and socio-demographic questions. In general, the main motive presented by the participants to practice PA was Health. It was verified yet, that women and the elderly had a higher average for the Health factor; among the exercise practitioners, a higher average in the Appearance factor was found; and a higher average in the Social factor was found among those that practice PA with accompaniment. It is concluded that the objectives of this study were achieved; these findings enable a better understanding of what motivates people to perform physical activity. However, further studies are suggested considering other variables.
  • Psicologia hospitalar: teoria, aplicações e casos clínicos Resenha

    Carneiro, Adriana Munhoz
  • Avaliação da atenção concentrada no contexto do trânsito Resenha

    Lima, Thatiana Helena de
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia R. Waldemar César da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars (SWIFT), Campinas - São Paulo, CEP 13045-510, Telefone: (19)3779-3771 - Campinas - SP - Brazil
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