Acessibilidade / Reportar erro
Psico-USF, Volume: 17, Número: 1, Publicado: 2012
  • Documento sem título Editorial

  • Atribuições causais e nível educativo familiar na compreensão do desempenho escolar em alunos portugueses Artigos

    Miranda, Lúcia C.; Almeida, Leandro S.; Boruchovitch, Evely; Almeida, António R.; Abreu, Sofia A.

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa o contributo específico do nível educativo familiar e das atribuições causais para o bom e fraco rendimento escolar dos alunos na explicação do seu desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática numa amostra de 2.082 alunos do ensino público de 11 escolas de Portugal, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. As atribuições causais foram avaliadas por meio do Questionário das Atribuições Causais para os Resultados Escolares (QARE). O nível educativo familiar foi estimado levando em conta o nível escolar do progenitor com maior habilitação escolar. As classificações obtidas pelos alunos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática foram também examinadas. Os resultados apontam para correlações estatisticamente significativas, destacando as atribuições na capacidade para a explicação do rendimento escolar, situação que contrasta com a atribuição dos níveis de rendimento a variáveis externas ao aluno. A análise de regressão permite associar 34,5% da variância no rendimento conjunto em Língua Portuguesa e em Matemática no ensino básico, assim como 21,3% no ensino secundário, às dimensões atribucionais e ao nível educativo familiar. Implicações educacionais são derivadas a partir dos achados.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo analiza la contribución específica del nivel educativo familiar y de las atribuciones causales para el buen y el flaco rendimiento escolar de los alumnos en la explicación de su desempeño en las disciplinas de Lengua Portuguesa y Matemáticas en una muestra de 2.082 alumnos de enseñanza pública de 11 escuelas de Portugal, incluyendo las Regiones Autónomas de Açores y Madeira. Las atribuciones causales fueron evaluadas por medio del "Questionário das Atribuições Causais para os Resultados Escolares" (QARE). El nivel educativo familiar fue estimado teniendo en cuenta el nivel escolar del progenitor con mayor habilitación escolar. Las clasificaciones obtenidas por los alumnos en las disciplinas de lengua portuguesa y matemáticas fueron también examinadas. Los resultados señalaron correlaciones estadísticamente significativas, destacando las atribuciones en la capacidad para la explicación del rendimiento escolar, situación que contrasta con la atribución de los niveles de rendimiento a variables externas al alumno. El análisis de regresión permite asociar 34.5% de la variancia en el rendimiento conjunto de la Lengua Portuguesa y las Matemáticas en la enseñanza básica, así como 21.3% en la enseñanza secundaria, a las dimensiones de atribución y al nivel educativo familiar. Implicaciones educacionales son derivadas a partir de los hallazgos.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyzes the contribution of both family educational level and causal attributions in explaining students´ academic performance in Mathematics and Portuguese Language in a sample of 2.082 public school students from mainland Portugal and the Azores and Madeira regions. Causal attributions were assessed by the Causal Attributions Questionnaire for School Results (QARE). The family educational level was estimated taking into account the educational level of the parent with higher academic degree. The academic grades obtained by students in mathematics and portuguese language were also considered. The results show statistically significant correlations between variables. Internal causal attributions such as capacity and study methods were predominant to explain school performance in the sample and stood out in contrast to external attributions explanations. Regression analyses revealed that 34.5% of the variance in the combined achievement on Portuguese Language and Mathematics in primary education and 21.3% in secondary education could be explained by both the attributional dimensions and family education level. Some educational implications are present taking these data.
  • Tomada de decisão no IGT: estudo de caso pós-AVC de hemisfério direito versus esquerdo Artigos

    Cardoso, Caroline de Oliveira; Kristensen, Christian Haag; Carvalho, Janaína C. Núñez; Gindri, Gigiane; Fonseca, Rochele Paz

    Resumo em Português:

    Investigou comparativamente o processo de tomada de decisão de dois adultos pós-AVC unilateral e verificar o papel da lateralidade hemisférica na performance do Iowa Gambling Task (IGT). Participaram um adulto com lesão de hemisfério direito (LHD) e outro com lesão de hemisfério esquerdo (LHE), ambos pós-AVC isquêmico subcortical. O IGT foi utilizado para avaliar a tomada de decisão. Os pacientes apresentaram um desempenho adequado no IGT, demonstrando ter uma boa capacidade de tomar decisão. No entanto, somente o paciente com LHD apresentou uma curva sugestiva de aprendizagem. Esses dados indicam que uma lesão subcortical independente do hemisfério pode não interferir no desempenho do IGT. Sugere-se que estudos de grupos sejam conduzidos buscando comparar pacientes com lesão frontal e não-frontal, auxiliando na caracterização do processo de tomada de decisão na população com lesão vascular unilateral.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio investiga comparativamente el proceso de toma de decisión de dos adultos post-AVC unilateral y verifica el papel de la lateralidad hemisférica en la performance del Iowa Gambling Task (IGT). Participaron un adulto con lesión de hemisferio derecho (LHD) y otro con lesión de hemisferio izquierdo (LHE), ambos post-AVC isquémico subcortical. El IGT fue utilizado para evaluar la toma de decisión. Los pacientes presentaron un desempeño adecuado en el IGT, demostrando una buena capacidad de tomar decisiones. Sin embargo, solamente el paciente con LHD presentó una curva sugestiva de aprendizaje. Esos datos indican que una lesión subcortical independiente del hemisferio puede no interferir en el desempeño del IGT. Se sugiere que estudios comparativos de grupos sean conducidos buscando comparar pacientes con lesión frontal y no-frontal, auxiliando en la caracterización del proceso de toma de decisión en la población con lesión vascular unilateral.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed at conducting a comparative investigation of the decision-making process of two post-unilateral CVA adults as well as verifying the role of hemispheric laterality in the performance of Iowa Gambling Task (IGT). One adult with right hemisphere damage (RHD) and another with left hemisphere damage (LHD), both following a subcortical ischemic post-CVA. The IGT was used to evaluate the decision making. Patients had appropriate performance on the IGT suggesting a general good ability to make decisions. However, only the patient with LHD presented signs of ascendant learning curve. Conclusion: These data indicate that a subcortical lesion independent of the hemisphere may not influence on the IGT performance. It is suggested that comparative studies of groups should be conducted in order to compare patients with frontal and non-frontal lesions, helping to characterize the decision-making process in population with unilateral vascular damage.
  • Programa de habilidades interpessoais e direitos sexuais e reprodutivos para adolescentes: um relato de experiência Artigos

    Murta, Sheila Giardini; Ribeiro, Danilo Cruvinel; Rosa, Isabela de Oliveira; Menezes, Jordana Calil Lopes de; Rieiro, Marcella Regina Silva; Borges, Ohary de Sousa; Paulo, Silvia Guimarães de; Oliveira, Verônica de; Miranda, Victor Hugo de; Del Prette, Almir; Del Prette, Zilda A. P.

    Resumo em Português:

    Este artigo relata a experiência de aplicação de um programa de promoção de habilidades interpessoais e direitos sexuais e reprodutivos para adolescentes. Participaram 93 adolescentes, de ambos os sexos, estudantes de uma escola pública. A intervenção foi do tipo prevenção universal conduzida na escola, em 15 sessões semanais, agrupadas em três módulos: (I) identidade e resiliência, (II) habilidades sociais e manejo das emoções e (III) sexualidade, gênero e direitos sexuais e reprodutivos. Os resultados apontaram a adequação do uso de procedimentos vivenciais e de seu embasamento na cultura adolescente e a necessidade de alterar a ordem das sessões em versões futuras dessa intervenção. São discutidas direções para o replanejamento do programa.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo relata la experiencia de aplicación de un programa de promoción de habilidades interpersonales y derechos sexuales y reproductivos para adolescentes. Participaron 93 adolescentes, de ambos sexos, estudiantes de una escuela pública. La intervención fue del tipo prevención universal y fue conducida en la escuela, en 15 sesiones, semanales, agrupadas en tres módulos: (I) identidad y resiliencia, (II) habilidades sociales y manejo de las emociones y (III) sexualidad, género y derechos sexuales y reproductivos. Los resultados señalaron la adecuación del uso de procedimientos vivenciales y de su embasamiento en la cultura adolescente y la necesidad de alterar el orden de las sesiones en versiones futuras de esa intervención. Son discutidas direcciones para el replaneamiento del programa.

    Resumo em Inglês:

    This paper describes the experience of applying a program of interpersonal skills and sexual and reproductive rights for adolescents. The participants were 93 adolescents, male and female, students in a public school. The intervention was universal prevention type and it was implemented at school in 15 weekly sessions organized in three thematic blocks: (I) identity and resilience; (II) social skills and emotions management; and (III) sexuality, gender and sexual and reproductive rights. The results showed the adequacy of using experienced procedures, their basis in adolescent culture the need for changing the sessions order in future versions of this program. Directions for the program redesign are discussed.
  • Validação do Inventário de Concepções de Deficiência em Situações de Trabalho (ICD-ST) Artigos

    Carvalho-Freitas, Maria Nivalda de

    Resumo em Português:

    A análise e gestão das condições de inserção de pessoas com deficiência é uma nova necessidade nas organizações de trabalho em função da Lei de Cotas. O objetivo deste estudo foi construir e validar uma escala sobre as formas como as pessoas percebem a deficiência e as possibilidades de trabalho das pessoas com deficiência (PcDs). A escala intitulada "Inventário de Concepções de Deficiência em Situações de Trabalho" foi aplicada em 163 gerentes de 18 empresas brasileiras. Por meio da análise fatorial exploratória, geraram-se sete fatores: Espiritual, Normalidade, Inclusão, Desempenho, Benefícios, Vínculo e Treinamento. Os coeficientes de fidedignidade variaram de 0,53 a 0,81, com resultado de 0,69 para a escala total. Os fatores possuem sentido teórico, tendo como referências a literatura e a avaliação de juízes. A validação do ICD-ST fornece evidências de que diferentes formas de perceber a deficiência podem ser identificadas em gestores que atuam com pessoas com deficiência.

    Resumo em Espanhol:

    El análisis y gestión de las condiciones de inserción de personas con deficiencia es una nueva necesidad en las organizaciones de trabajo en función de la Ley de Cuotas. El objetivo de este estudio fue construir y validar una escala sobre las formas como las personas perciben la deficiencia y las posibilidades de trabajo de las personas con deficiencia (PcDs). La escala intitulada "Inventário de Concepções de Deficiência em Situações de Trabalho" fue aplicada en 163 gerentes de 18 empresas brasileñas. Por medio del análisis factorial exploratorio, se generaron siete factores: Espiritual, Normalidad, Inclusión, Desempeño, Beneficios, Vínculo y Entrenamiento. Los coeficientes de fiabilidad variaron de 0,53 a 0,81, con resultado de 0,69 para la escala total. Los factores poseen sentido teórico, teniendo como referencias la literatura y la evaluación de jueces. La validación del ICD-ST provee evidencias de que diferentes formas de percibir la deficiencia pueden ser identificadas en gestores que actúan con personas con deficiencia.

    Resumo em Inglês:

    Analysis and management of insertion conditions of people with disabilities is a new challenge to workplaces due to the Quota Schemes. The purpose of this study was to design and validate a scale about the way how people realize the disability and the work possibilities of people with disability (PWD). The scale entitled Inventory of the Disability Conceptions in Work Situations was administered to 163 managers from 18 Brazilian enterprises. An exploratory factor analysis was carried out to get evidence on the construct validity. This analysis generated seven factors Spiritual, Normality, Inclusion, Performance, Benefits, Relationship and Training. The reliability coefficients varied from 0.53 to 0.81., with the result of 0.69 to the global scale. Factors have theoretical meaning considering the literature and expert judgment of the item's relevance. Validation brings evidence that different ways of realizing the disability can be identify among managers who work on PWD.
  • Estudo sobre os elementos de uma interpretação invasiva na abordagem psicanalítica winnicottiana Artigos

    Serralha, Conceição Aparecida

    Resumo em Português:

    Partindo dos textos freudianos, este estudo reapresenta brevemente a técnica da interpretação em psicanálise e, baseando-se na obra de Winnicott, discute os elementos de uma interpretação sentida de forma invasiva pelo analisando. São identificados, nomeados e discutidos os elementos apontados por este autor: tempo, modo, graus de confiabilidade, objetividade e conhecimento, sendo ilustrados por alguns fragmentos de sessão de casos de Winnicott e de um caso da autora. O estudo evidencia a importância da capacidade de o analista se identificar com o analisando para interpretar, recebendo e entendendo a comunicação deste sobre a adequação de todos esses elementos ao seu caso.

    Resumo em Espanhol:

    Partiendo de los textos freudianos, este estudio reapresenta brevemente la técnica de la interpretación en psicoanálisis y, basándose en la obra de Winnicott, discute los elementos de una interpretación sentida de forma invasiva por el analizando. Son identificados, nombrados y discutidos los elementos apuntados por este autor: tiempo, modo, grados de confiabilidad, objetividad y conocimiento, siendo ilustrados por algunos fragmentos de sesión de casos de Winnicott y de un caso de lo autor. El estudio evidencia la importancia de la capacidad de el analista identificarse con el analizando para interpretar, recibiendo y entendiendo la comunicación de este sobre la adecuación de todos esos elementos a su caso.

    Resumo em Inglês:

    From the Freudian texts, this study reintroduces briefly the technique of interpretation in psychoanalysis and, based on the Winnicott's works, discusses the elements of an interpretation felt invasive by the patient. The elements pointed out by this author and identified, named and discussed include: time, manner, degrees of trustworthiness, objectiveness and knowledge. They are illustrated with fragments of session of Winnicott's cases and one case of the author. The study highlights the importance of the analyst's capacity of identifying him/herself with the patient to interpret, receiving and understanding his/her communication on the adequacy of all these elements in his/her case.
  • Risco de suicídio em jovens com transtornos de ansiedade: estudo de base populacional Artigos

    Rodrigues, Moisés Ederson da Silva; Silveira, Tatiane Brito da; Jansen, Karen; Cruzeiro, Ana Laura Sica; Ores, Liliane; Pinheiro, Ricardo Tavares; Silva, Ricardo Azevedo da; Tomasi, Elaine; Souza, Luciano Dias de Mattos

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por objetivo verificar a relação entre a presença de transtornos de ansiedade e risco de suicídio em jovens. Em delineamento transversal de base populacional, os jovens respondiam a um questionário sobre questões sociodemográficas, comportamentais e de saúde. Avaliou-se o bem-estar psicológico através da Escala de Faces de Andrews e consumo de substâncias foi efetuado pelo Teste de Triagem do Envolvimento com Álcool, Cigarro e Outras Substâncias, (Alcohol, Smoking and Substance Involviment Screening Test - ASSIST). A Mini Internacional Neuropsychiatric Interview 5.0 avaliou transtornos de ansiedade e o risco de suicídio. Dos 1.621 jovens entrevistados, 20,9% apresentaram algum transtorno de ansiedade e 8,6% risco de suicídio. A presença de algum transtorno de ansiedade esteve significativamente associada ao risco de suicídio (RP 6,10 IC95% 3,95 a 9,43). Dessa forma, salienta-se a importância de maior atenção ao risco de suicídio também em pacientes com transtornos de ansiedade.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tubo por objetivo verificar la relación entre la presencia de trastornos de ansiedad y riesgo de suicidio en jóvenes. En delineamiento transversal de base poblacional, los jóvenes respondían a un cuestionario sobre cuestiones sociodemográficas, comportamentales y de salud. Se evaluó el bienestar psicológico por medio de la escala de fases de Andrews y consumo de sustancias efectuada por la prueba de detección del envolvimiento con alcohol, cigarrillo y otras sustancias, (Alcohol, Smoking and Substance Involviment Screening Test - ASSIST). La Mini Internacional Neuropsychiatric Interview 5.0 evaluó trastornos de ansiedad y el riesgo de suicidio. De los 1.621 jóvenes entrevistados, 20,9% presentaron algún trastorno de ansiedad y 8,6% riesgo de suicidio. La presencia de algún trastorno de ansiedad estuvo significativamente asociada al riesgo de suicidio (RP 6,10 IC95% 3,95 a 9,43). De esa forma, se resalta la importancia de mayor atención al riesgo de suicidio también en pacientes con trastornos de ansiedad.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed at investigating the relationship between the presence of anxiety disorders and suicide risk in young adults. In a cross-sectional population-based design young adults answered a questionnaire about sociodemographic, behavioral and health characteristics. The measure of psychological well-being was made by Faces Scale of Andrews while the substances use evaluation was performed according to the Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test (ASSIST). The Mini International Neuropsychiatric Interview 5.0 evaluated anxiety disorders and suicide risk. Among the 1.621 young adults interviewed, 20.9% had some anxiety disorders and 8.6% suicide risk. After multivariate analysis, the presence of any anxiety disorder was significantly associated with suicide risk (PR 6.10 95% CI 3.95 to 9.43). Thus, it is highlighted the importance of greater attention to suicide risk in those patients with anxiety disorders.
  • Sistema Único de Saúde: uma avaliação realizada em Natal, Rio Grande do Norte, Brasil Artigos

    Melo, Cynthia de Freitas; Alchieri, João Carlos; Araújo Neto, João Lins de

    Resumo em Português:

    O Sistema Único de Saúde (SUS) traduz-se em um conjunto de ações de saúde que deve ser constantemente avaliado. Assim, esta pesquisa objetivou avaliar o SUS em Natal (RN) a partir das crenças de seus gestores, usando uma amostra de nove gestores dos cinco distritos sanitários, que responderam a um roteiro de entrevista semiestruturado, analisados no ALCESTE. Os resultados mostraram que os gestores percebem a importância do SUS na busca da universalização da saúde, reconhecendo, entretanto, que na prática existem barreiras, na atenção básica e no sistema de referência, dificultando o acesso. Problemas que devem-se à má administração dos recursos e ao despreparo dos gestores, indicados por alianças políticas e ausência da comunidade nos Conselhos Municipais de Saúde. Conclui-se que há necessidade de modificar a cultura vigente de que a classe média deve usar planos de saúde, enquanto o SUS destina-se aos pobres.

    Resumo em Espanhol:

    El Sistema Único de Salud (SUS) se traduce en un conjunto de acciones de salud que debe ser constantemente evaluado. Así, esta investigación objetivó evaluar el SUS en Natal (RN)-Brasil partiendo de las creencias de sus gestores, usando una muestra de nueve gestores de los cinco distritos sanitarios, que respondieron un rutero de entrevista semiestructurada, analizados en el ALCESTE. Los resultados mostraron que los gestores perciben la importancia del SUS en la búsqueda de la universalización de la salud, reconociendo, sin embargo, que en la práctica existen barreras, en la atención básica y en el sistema de referencia, dificultando el acceso. Problemas que se deben a la mala administración de los recursos y desarreglo de los gestores, indicados por alianzas políticas, ausencia de la comunidad en los Consejos Municipales de Salud. Se concluye que se necesita modificar la cultura vigente de que la clase media debe usar seguros de salud, mientras el SUS se destina a los pobres.

    Resumo em Inglês:

    The Brazilian Unique Health System (SUS) represents a set of health actions that must be constantly evaluated. Thus, this research aimed at evaluating the SUS in Natal, Rio Grande do Norte, Brazil, considering their manager's beliefs, using a sample of nine managers from the five sanitary districts, which answered a semi-structured interview, analyzed through the ALCESTE. The results showed that the managers realize the SUS importance in the search for health universalization, assuming however, the existence of barriers in the basic attention and the reference system, turning the access more difficult. Problems due to resources mismanagement and deficient managers' training pointed out by political alliances, absence of community in the Municipal Health Councils. It is concluded by the need for changing the prevailing culture that the middle class should use private health insurance plans, while SUS is aimed at providing health care to poor people.
  • Validade incremental do Zulliger e do Pfister no contexto da toxicomania Artigos

    Franco, Renata da Rocha Campos; Villemor-Amaral, Anna Elisa de

    Resumo em Português:

    O objetivo desta pesquisa foi verificar a validade incremental de duas técnicas projetivas, a partir da compreensão da personalidade de 20 dependentes químicos. Uma avaliação da personalidade de dez brasileiros adictos do álcool e dez franceses dependentes da heroína, que estavam vivenciando o processo do tratamento da desintoxicação da droga em centros especializados no Brasil ou na França, foi feita pela perspectiva da psicopatologia fenômeno-estrutural, que é uma abordagem teórica de origem francesa que compreende o funcionamento mental do indivíduo a partir do modo de viver o tempo e o espaço. A relação espaço-temporal e a personalidade foram compreendidas pela maneira como as pessoas se expressaram verbalmente e pelo modo como viram e construíram as imagens das técnicas projetivas de Zulliger e Pfister. Os resultados demonstraram coerência entre as informações geradas pelos instrumentos, provando que o Zulliger e o Pfister, quando aplicados de forma associada e interpretados pelo método fenômeno-estrutural, mostraram-se eficientes para conhecer as vivências de espaço e tempo dos sujeitos.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de esta investigación fue verificar la validez incremental de dos técnicas proyectivas, a partir de la comprensión de la personalidad de 20 dependientes químicos. Una evaluación de la personalidad de diez brasileños adictos del alcohol y diez franceses dependientes de heroína, que estaban vivenciando el proceso del tratamiento de la desintoxicación de droga en centros especializados en Brasil o en Francia, fue hecha por la perspectiva de la psicopatología fenómeno-estructural que es un abordaje teórico de origen francesa que comprende el funcionamiento mental del individuo por su modo de vivir el tiempo y el espacio. La relación espacio-temporal y la personalidad fueron comprendidas por el modo como las personas se expresaron verbalmente y como vieron y construyeron los imágenes de las técnicas proyectivas de Zulliger y Pfister. Los resultados demostraron coherencia entre las informaciones generadas por los instrumentos, probando que el Zulliger y el Pfister, cuando aplicados de forma asociada e interpretados por el método fenómeno-estructural, se muestran eficientes para conocer las vivencias de espacio y tiempo de los sujetos.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to verify the incremental validity of two projective techniques used to assess the personality traits of 20 addict patients. An assessment of the personality of ten Brazilian addict of alcohol and ten French heroin addicts who were experiencing the process of drug detoxification in specialized centers in Brazil or France was performed by the Phenomenon- structural Psychopathology perspective - a French theoretical approach that understands the mental functioning of the individual through the way it lives the space and time dimensions. The spatio-temporal relationship and the personality were understood by the verbal or pictured expression of the self and through the way images of projective techniques Zulliger and Pfister are built. The analysis showed consistency between the information generated by both instruments, demonstrating that Zulliger and Pfister, when applied in combination and interpreted by the phenomenon-structural method, are efficient to reveal the experiences of space and time of the subjects.
  • Treino cognitivo em adultos maduros e idosos: impacto de estratégias segundo faixas de escolaridade Artigos

    Teixeira-Fabrício, Aline; Lima-Silva, Thaís Bento; Kissaki, Priscilla Tiemi; Vieira, Marcela Guidetti; Ordonez, Tiago Nascimento; Oliveira, Thalita Bianchi de; Aramaki, Flávia Ogava; Souza, Patrícia Ferreira; Yassuda, Mônica Sanches

    Resumo em Português:

    Objetivou-se com este estudo testar a eficácia de treino cognitivo de seis sessões, baseado na apresentação e prática de estratégias de memória (categorização) e na realização de atividades que recrutam as funções executivas, oferecido a idosos. Objetivou-se, também, identificar e comparar as estratégias mnemônicas utilizadas pelos participantes antes e após treino, segundo faixas de escolaridade. Participaram do estudo 31 idosos, divididos em Grupo 1 (com até 8 anos de escolaridade) e Grupo 2 (com 9 anos ou mais). Foram aplicadas questões sociodemográficas, escalas cognitivas e uma lista de estratégias possíveis para identificação das estratégias usadas. Os resultados indicaram a influência da escolaridade no uso de estratégias de memória no pré-teste. No pós-teste, apontaram para aumento na velocidade de processamento e na utilização de estratégias. Concluiu-se que o uso de estratégias, a autoeficácia para a memória e o ganho após o treino cognitivo podem ser influenciados pela escolaridade.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue testar la eficacia de entrenamiento cognitivo de seis sesiones basado en la presentación y práctica de estrategias de memoria (categorización) y en la realización de actividades que reclutan las funciones ejecutivas, ofrecido a ancianos. Se objetivó también identificar y comparar las estrategias mnemónicas utilizadas por los participantes antes y después del entrenamiento, según niveles de escolaridad. Participaron del estudio 31 ancianos, divididos en Grupo 1 (con hasta 8 años de escolaridad) y Grupo 2 (con 9 años o más). Fueron realizadas cuestiones sociodemográficas y utilizadas escalas cognitivas y una lista de estrategias posibles para identificación de las estrategias usadas. Los resultados indicaron la influencia de la escolaridad en el uso de estrategias de memoria en el pre test. En el post teste, señalaron aumento en la velocidad de procesamiento y en la utilización de estrategias. Se concluyó que el uso de estrategias, la autoeficacia para la memoria y el gaño después del entrenamiento cognitivo pueden ser influenciados por la escolaridad.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to test the effectiveness of a cognitive training program of six sessions based on the presentation and practice of memory strategies (categorization) and activities that recruit executive functions offered for older adults. We also aimed at identifying and comparing the mnemonic strategies used by participants stratified by levels of schooling before and after training. The study included 31 older adults divided into group 1 (up to 8 years of schooling) and group 2 (9 or more years of schooling). The instruments used were: sociodemographic questionnaire, cognitive scales and a list of possible strategies to identify the strategies used. The results were indicated the influence of education on the use of memory strategies in the pre-test and post-test. At the post-test, there was a significant increase in processing speed and strategies use. It is concluded that he use of strategies, memory self-efficacy and the gain after cognitive training may be influenced by education.
  • Análise da produção científica em orientação profissional: tendências e velhos problemas Artigos

    Aguiar, Fernando Henrique Rezende; Conceição, Maria Inês Gandolfo

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente artigo foi analisar as tendências científicas apontadas pela publicação em periódicos nacionais sobre o tema Orientação Vocacional, no período de 2006 a 2010. Procedeu-se a uma pesquisa bibliométrica com busca manual e boleana nas bases de dados BVS-Psi e IndexPSi, obtendo-se 108 artigos, que foram analisados quantitativa e qualitativamente. Verificou-se em que medida a produção em orientação vocacional tem atendido às agendas de pesquisa sugeridas por revisões anteriores e se a nomenclatura utilizada tornou-se mais concisa e homogênea. Dentre os resultados, aponta-se: 1) que o número de artigos na área dobrou em relação aos cinco anos anteriores; 2) maior interação entre pesquisadores; 3) que houve mais estudos com populações diversas como aposentados e pessoas de baixa renda; 4) o avanço na área de testes psicológicos. Os resultados apontam que as agendas foram atendidas parcialmente e que houve um aumento na confusão a respeito da nomenclatura empregada.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del presente artículo ha sido analizar las tendencias científicas señaladas por la publicación en periódicos nacionales sobre el tema Orientación Vocacional, en el período de 2006 a 2010. Se ha realizado una investigación bibliométrica con búsqueda manual y booleana en las bases de datos BVS-Psi e IndexPSi, obteniéndose 108 artículos, que han sido analizados cuantitativa y cualitativamente. Se ha verificado en qué medida la producción en orientación vocacional cumplía las agendas de investigación sugeridas por revisiones anteriores y si la nomenclatura utilizada se ha tornado más concisa y homogénea. Entre los resultados, se apunta: 1) que el número de artículos en el área se ha duplicado en relación a los cinco años anteriores, 2) mayor interacción entre investigadores; 3) que ha habido más estudios con poblaciones diversas como jubilados y personas de baja renta; 4) el avance en el área de testes psicológicos. Los resultados han apuntado que las agendas han sido cumplidas parcialmente y que ha habido un aumento en el lío por lo que respecta a la nomenclatura empleada.

    Resumo em Inglês:

    The objective was to analyze the scientific tendencies pointed by the national publications about Vocational Guidance from 2006 to 2010. A manual and boolean search was performed within the bases BVS-Psi and INDEX-Psi returning 108 articles, which were analyzed quantitatively and qualitatively. It was verified how much the production in vocational guidance has met the research agendas set by previous reviews and if the nomenclature used to refer to vocational guidance became more concise and homogeneous. From the results, it is pointed that 1) the number of articles in the field has doubled compared to the previous 5-year period; 2) there is more interaction among researchers; 3) there were more studies on other populations as retired people and low income groups; 4) there are more works about psychological tests. The results indicate that the agendas were partially met and there was increase in the confusion about the used nomenclature.
  • Relações entre tipos de interesse ocupacional e bases psicológicas de comprometimento organizacional Artigos

    Magalhães, Mauro de Oliveira

    Resumo em Português:

    Os interesses ocupacionais são correlatos importantes de comportamentos e atitudes relacionadas à carreira. Porém, não foram devidamente investigadas as relações entre preferências ocupacionais e atitudes direcionadas à organização empregadora. Esta pesquisa investigou a relação entre interesses ocupacionais e comprometimento organizacional. Foram utilizadas as categorias de interesses descritas por Holland (realista, investigativo, artístico, social, empreendedor e convencional) e o modelo tridimensional do comprometimento organizacional de Meyer e Allen (dimensões afetiva, normativa e instrumental). Uma amostra de 119 homens e 74 mulheres com graduação superior em diversas áreas, idades entre 26 e 57 anos, empregados em organizações da iniciativa privada na região sul do Brasil, participou do estudo. O interesse empreendedor foi associado a maior comprometimento de base afetiva. E o comprometimento instrumental foi mais elevado em trabalhadores com interesses artísticos e investigativos. Sugere-se que diferenças de personalidade e valores de carreira relacionados a interesses ocupacionais favorecem atitudes mais instrumentais ou mais afetivas para com a organização empregadora.

    Resumo em Espanhol:

    Los intereses ocupacionales son correlatos importantes de comportamientos y actitudes relacionados a la carrera. Sin embargo, no fueron debidamente investigadas las relaciones entre preferencias ocupacionales y actitudes direccionadas a la organización empleadora. Esta investigación averiguó la relación entre intereses ocupacionales y comprometimiento organizacional. Fueron utilizadas las categorías de intereses descritas por Holland (realista, investigativo, artístico, social, emprendedor y convencional) y el modelo tridimensional del comprometimiento organizativo de Meyer y Allen (dimensiones afectiva, normativa e instrumental). Una muestra de 119 hombres y 74 mujeres con nivel superior en diversas áreas, edades entre 26 y 57 años, empleados en organizaciones de la iniciativa privada en la región sur de Brasil, participó del estudio. El interés emprendedor fue asociado al mayor comprometimiento de base afectiva. Y el comprometimiento instrumental fue más elevado en trabajadores con intereses artísticos e investigativos. Se sugiere que diferencias de personalidad y valores de carrera relacionados a intereses ocupacionales favorezcan actitudes más instrumentales o más afectivas para con la organización empleadora.

    Resumo em Inglês:

    Occupational interests are important correlates of career-related behaviors and attitudes. However, the relationships between occupational preferences and attitudes toward the employer organization were not properly investigated. This research investigated the relation between occupational interests and organizational commitment. The six categories of interest described by Holland (realistic, investigative, artistic, social, enterprising, conventional) and the three-dimensional model of organizational commitment of Meyer and Allen (affective, normative and instrumental dimensions) were utilized. A sample of 119 men and 74 women, graduated in different areas, ages between 26 and 57 years, employed in private organizations of the south of Brazil, participated in the study. The enterprising interest showed association with a greater affective based commitment. The instrumental commitment showed higher scores in workers with artistic and enterprising interests. It is suggested that personality differences and career values related to occupational interests favor instrumental or affective attitudes towards the employer organization.
  • Estudo brasileiro de validação para localização e lista de qualidade formal do Rorschach-SC: não-pacientes psiquiátricos Artigos

    Leonel, Juliana de Cassia; Semer, Norma Lotenberg; Yazigi, Latife

    Resumo em Português:

    Este estudo se refere à validação do Atlas de Localização de respostas e da Lista de Qualidade Formal de respostas e conteúdos, FQ, do Rorschach-SC de uma amostra brasileira. Foram selecionados, 46 adultos não-pacientes psiquiátricos, de ambos os sexos, níveis sociais e escolaridade diversos. Os instrumentos utilizados foram o SRQ-20 e o Método de Rorschach. As respostas ao Rorschach foram codificadas segundo as áreas e a lista de qualidade formal norte-americanas e brasileiras. As análises comparativas realizadas por meio da ANOVA não encontraram diferenças entre os dois grupos, no que diz respeito às áreas de localização, W, D, Dd nas áreas brasileiras e norte-americanas, comprovando-se a validade das áreas brasileiras. Não foram também encontradas diferenças quanto à qualidade formal FQo e X+%, nas listas brasileiras e norte-americanas, comprovando-se a validade da lista brasileira para essas duas variáveis. Os resultados indicam validade para o atlas brasileiro.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio se refiere a la validación del Atlas de Localización de respuestas y de la Lista de Calidad Formal de respuestas y contenidos, FQ, del Rorschach-SC de una muestra brasileña. Fueron seleccionados, 46 adultos no-pacientes psiquiátricos, de ambos sexos, niveles sociales y de escolaridad diversos. Los instrumentos utilizados fueron el SRQ-20 y el Método de Rorschach. Las respuestas al Rorschach fueron codificadas según las áreas y la lista de calidad formal norteamericanas y brasileñas. Los análisis comparativos realizados, por medio de la ANOVA, no encontraron diferencias entre los dos grupos en lo que respecta a las áreas de localización, W, D, Dd en las áreas brasileñas y norteamericanas, comprobando la validez de las áreas brasileñas. No fueron también encontradas diferencias cuanto a la calidad formal FQo y X+%, en las listas brasileñas y norteamericanas, comprobando la validez de la lista brasileña para esas dos variables. Los resultados indicaron validez para el atlas brasileño.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed at validating the Atlas Rorschach-CS Location Areas and Formal Quality List from a Brazilian sample. 46 adults, non-patients psychiatric cases, both genders and different educational levels and social status were selected. The instruments used were the SRQ-20 and the Rorschach method. The Rorschach responses were scoredaccording to the areas and the North-American and Brazilian Lists of formal quality . The comparative analyzes performed by ANOVA did not established differences between the two groups regarding the Location Areas W, D, Dd in both North-American and Brazilian areas, proving the validity of the Brazilian areas. Differences were not found as regarding the Formal Quality FQo and X+% both using the North-American and Brazilian lists, proving the validity of the Brazilian list for these two variables.. The results indicate validity to the Brazilian Atlas.
  • Felicidade, bem-estar subjetivo e variáveis sociodemográficas, em grupos de estudantes universitários Artigos

    Coleta, José Augusto Dela; Lopes, José Eduardo Ferreira; Coleta, Marilia Ferreira Dela

    Resumo em Português:

    Este estudo foi conduzido junto a 388 estudantes universitários, utilizando um conjunto de escalas para medida de variáveis associadas à felicidade, bem-estar subjetivo, comportamento social e algumas questões sobre dados biográficos. Os resultados mostraram que as escalas apresentam, em geral, altos índices de confiabilidade, resultados médios superiores aos esperados nas medidas de bem-estar subjetivo e coeficiente de correlação múltipla de 0,79 na predição da felicidade total. Ao se testarem as diferenças entre as médias dos diversos grupos, constituídos por suas características biográficas, verificou-se que as mulheres, os mais jovens, os casados ou namorados, os religiosos, os que estudaram em escolas privadas no ensino fundamental e públicas no ensino superior, que conhecem outros idiomas, com renda familiar mais alta, com altos níveis de escolaridade dos pais, com mais altos níveis socioeconômicos mostram-se significativamente mais populares, menos solitários, mais satisfeitos com a vida e mais felizes.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio fue conducido con 388 estudiantes universitarios, utilizando un conjunto de escalas para medida de variables asociadas a la felicidad, bienestar subjetivo, comportamiento social y algunas cuestiones sobre datos biográficos. Los resultados mostraron que las escalas presentaron, en general, altos índices de confiabilidad, resultados medios superiores a los esperados en las medidas de bienestar subjetivo y coeficiente de correlación múltiple de 0,79 en la predicción de la felicidad total. En las pruebas de las diferencias entre los promedios de los diversos grupos, constituidos por sus características biográficas, se verificó que las mujeres, los más jóvenes, los casados o novios, los religiosos, los que estudiaron en escuelas privadas en la enseñanza básica y públicas en la enseñanza superior, que conocen otros idiomas, con renta familiar más alta, con altos niveles de escolaridad de los padres, con más altos niveles socioeconómicos se mostraron significativamente más populares, menos solitarios, más satisfechos con la vida y más felices.

    Resumo em Inglês:

    This study was developed with 388 college students using a set of scales to measure variables associated to happiness, subjective well-being, social behavior and some questions on demographic data. The results showed that the scales usually present high levels of reliability, average results superior to those expected in the subjective well-being measures and multiple correlation coefficient of 0.79 on the prediction of total happiness. When testing the differences among the several groups, it was verified that women, young people, those married or dating, those who had a religion, studied the first grade in a private school or the college in a public institution, those who know other languages with higher family income, having parents with high level of education or social-economic status, showed to be significantly more popular, less solitaires, more satisfied with their lives and happier.
  • Evidências de validade e precisão da Escala de Coping através de Ouvir Música Artigos

    Pimentel, Carlos Eduardo; Vargas, Marlizete Maldonado; Almeida, Thiago Oliveira de; Maynart, Viviane Andrade Prado; Figueiredo, Sarah Monteiro de C. T.

    Resumo em Português:

    O presente estudo buscou verificar a validade de construto e precisão da Escala de Coping através de Ouvir Música (ECOM), cujos fatores representam estratégias de coping focadas na emoção, no problema e evitação/desligamento. Contou com a participação de 248 estudantes de escolas e universidades públicas e particulares da cidade de Aracaju, no Nordeste brasileiro. Os principais resultados corroboram a estrutura original da escala com três fatores. Foram verificados índices de precisão adequados para o fator coping focado na emoção, mas índices menores para os fatores de coping focado no problema e evitação. Foram verificadas ainda diferenças por gênero nas estratégias de coping relacionadas a ouvir música. Os dados são discutidos considerando a literatura sobre psicometria e sugestões de pesquisa são realizadas para se desenvolverem os estudos na área de coping.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio buscó verificar la validez de constructo y precisión de la "Escala de Coping através de Ouvir Música" (ECOM), cuyos factores representan estrategias de coping focalizadas en la emoción, en el problema y evitación/desligamiento. Contó con la participación de 248 estudiantes de escuelas y universidades públicas y particulares de la ciudad de Aracaju, en el Nordeste brasileño. Los principales resultados corroboran la estructura original de la escala con tres factores. Fueron verificados índices de precisión adecuados para el factor coping focalizado en la emoción y de la escala total, pero índices menores para los factores de coping focalizado en el problema y evitación. Fueron verificadas aún diferencias por género en las estrategias de coping relacionadas a oír música. Los datos son discutidos considerando la literatura sobre psicometría y sugestiones de investigaciones son realizadas para el desarrollo de estudios en el área de coping.

    Resumo em Inglês:

    This study aims at evaluating the construct validity and accuracy of the Coping by Music Listening Scale (CMLS) whose factors represent coping strategies as emotion in the problem and avoidance/disconnexion. It acounted on the participation of 248 students from schools and public and private universities in the city of Aracaju, Brazilian Northeast. The main results confirm the scale's original structure with three factors. Appropriate accuracy indices of emotion-oriented coping factor and the scale as a whole were verified, but lower rates for the problem-oriented and avoidance factors. It was also found gender differences in coping strategies by music listening. The results are discussed considering the psychometric literature and suggestions for research were carried out to develop studies on the coping research.
  • Hipnose em pacientes oncológicos: um estudo psicossomático em pacientes com câncer de próstata Artigos

    Caire, Licia Ferreira

    Resumo em Português:

    A presente pesquisa tem como objetivo interpretar e compreender o impacto das ressignificações vivenciais experienciadas em estado hipnótico por pacientes com câncer de próstata sobre a autopercepção de saúde, crença no tratamento e capacidade de prospectar o futuro. Foram acompanhados 12 sujeitos durante 5 sessões de 1 hora de hipnoterapia escalonadas semanalmente. Os instrumentos consistiram em entrevistas individuais, intervenções hipnóticas e registros das entrevistas. Foi eleita a Técnica de Análise Temática para a seleção de temas a serem analisados. Os discursos emergidos nas entrevistas iniciais apresentaram semelhanças no que concerne às vivencias coexistenciais e os tópicos notáveis analisados foram: Sentimentos e impulsos ao impacto do diagnóstico, Significado do câncer e crença na cura, Autopercepção da melhora do câncer, Retomada da capacidade de prospectar o futuro. A conclusão indicou que 100% dos pacientes acompanhados referiram melhora na saúde, certeza da cura, retomada do humor e incremento nas estratégias de enfrentamento às situações estressógenas.

    Resumo em Espanhol:

    La presente investigación tiene como objetivo interpretar y comprender el impacto de las resignificaciones vivenciales experienciadas en estado hipnótico por pacientes con cáncer de próstata sobre la autopercepción de salud, creencia en el tratamiento y capacidad de prospectar el futuro. Fueron acompañados 12 sujetos durante 5 sesiones de 1 hora de hipnoterapia escalonadas semanalmente. Los instrumentos consistieron en entrevistas individuales, intervenciones hipnóticas y registros de las entrevistas. Fue escogida la Técnica de Análisis Temático para la selección de temas a seren analizados. Los discursos emergidos en las entrevistas iniciales presentaron semejanzas en lo que respecta a las vivencias coexistenciales y los tópicos notables analizados fueron: Sentimientos e impulsos al impacto del diagnóstico, Significado del cáncer y creencia en la cura, Autopercepción de la mejora del cáncer, Retomada de la capacidad de prospectar el futuro. La conclusión indicó que 100% de los pacientes acompañados refirieron mejora en la salud, certeza de cura, retomada del humor e incremento en las estrategias de enfrentamiento a las situaciones estresógenas.

    Resumo em Inglês:

    This research aims at interpreting and understanding the impact of experiential experienced resignifications under the hypnotic state by each prostate cancer patient about of the self-perception of health, thrust in treatment and capability of prospecting the future. 12 patients were companied along 5 one-hour sessions of hypnotherapy weakly. The instruments consisted of individual interview, hypnotic interventions and interviews records. It was chosen the Thematic Analysis Technique to select the subjects to be analyzed. The speeches in initial interviews showed similarities about life experiences. The notable topics analyzed were: Feelings and impulses about the impact with the diagnosis, Meanings of cancer and thrust in cure, Self-perception about cancer improvement and Resumption of capacity of prospecting the future. Conclusion indicated that 100% of the followed patients mentioned felling themselves better about the health, thrust in cure, improvement in the humor and increases on the strategies with stressing situations.
  • Abuso sexual: a criança em foco Resenha

    Muner, Luana Comito
  • A ansiedade e seu enfrentamento Resenha

    Silva, Luís Fillipe Vasques da
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia R. Waldemar César da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars (SWIFT), Campinas - São Paulo, CEP 13045-510, Telefone: (19)3779-3771 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistapsico@usf.edu.br