Acessibilidade / Reportar erro
Psico-USF, Volume: 16, Número: 3, Publicado: 2011
  • Editorial Editorial

    Marín Rueda, Fabián Javier
  • Características psicométricas da Relationship Assessment Scale Artigos

    Cassepp-Borges, Vicente; Pasquali, Luiz

    Resumo em Português:

    Em nível internacional, a Relationship Assessment Scale (RelAS) é um dos principais testes para avaliar satisfação no relacionamento. É um teste unifatorial com sete itens. Este estudo teve por objetivo apresentar as propriedades psicométricas da escala no Brasil. O teste foi aplicado em uma amostra de 1.549 participantes de 12 estados brasileiros e do Distrito Federal. A maioria dos dados foi coletada em universidades. Os dados foram analisados de acordo com a Teoria Clássica dos Testes e com a Teoria de Resposta ao Item. A estrutura unifatorial e a boa precisão (α=0,85) foram replicadas, e a escala apresentou itens discriminativos (parâmetro a). A maioria das dificuldades dos itens (parâmetro b) foram fáceis e médias, o que levou a escala a ser informativa para sujeitos abaixo do percentil 80. A RelAS é um instrumento simples, curto e útil para avaliar a satisfação no relacionamento também no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    The Relationship Assessment Scale (RelAS) is one of the main tests to assess the relationship's satisfaction used worlwide. This is a single-factor test with seven items. This present study aimed to show the psychometric properties of the scale in Brazil. The test was applied on 1549 participants from 12 Brazilian states and the Federal District. Most of the data were collected in universities. Data were analyzed according to the Classical Theory of Tests and the Item Response Theory. Single-factor structure and good reliability (α=0,85) were replied and the scale had discriminative items (parameter a). Most of the difficulties of the items (parameter b) were easy and medium, which made the scale informative for subjects below 80 percentile. The RelAS is a simple, short, and useful instrument to assess the satisfaction in the relationship also in Brazil.
  • Avaliação da motivação intrínseca na aprendizagem: validação de duas escalas para crianças e adolescentes Artigos

    Simões, Francisco; Alarcão, Madalena

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente trabalho é proceder à adaptação e validação de duas escalas breves de avaliação da motivação na aprendizagem: a Escala de Escolha Percebida na Aprendizagem e a Escala de Competência Percebida na Aprendizagem. O estudo abrangeu 510 participantes, com idades compreendidas entre os 9 e os 16 anos. Após a análise exploratória de dados, o trabalho envolveu a avaliação da consistência interna, sucedida de uma análise fatorial exploratória de ambas as escalas. Foram estudadas, também, a sua validade convergente, bem como a sua estabilidade temporal. Foi ainda realizada uma análise diferencial dos resultados quanto às variáveis gênero e ano de escolaridade. Os instrumentos revelam valores moderados a elevados no nível da consistência interna e estruturas unidimensionais à semelhança das versões originais em língua inglesa. Confirmam-se, também, várias das hipóteses colocadas quanto à sua validade convergente. Estudos adicionais relativamente à estabilidade temporal desses instrumentos parecem ser pertinentes.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to adapt and validate two brief scales in order to assess the subjective motivation for learning: the Perceived Choice for Learning Scale and the Perceived Competence for Learning Scale. The study involved 510 participants, ages 9-16 years old. After an exploratory data analysis, the study involved the assessment of internal consistency, followed by an exploratory factor analysis of both scales. Convergent validity and temporal stability of the two scales were also tested, along with a differential analysis regarding gender and school level of the participants. The instruments showed moderate to high levels of internal consistency and one-dimensional structures similar to their original versions in English. Several hypotheses concerning convergent validity were also supported by the study. Additional research seems to be recommendable to address temporal stability issues.
  • Evidências de validade de uma versão brasileira do Inventário de Funções do Voluntariado - IFV Artigos

    Pilati, Ronaldo; Hees, Maria Alexandra Gaiofatto

    Resumo em Português:

    Entender os motivos que levam o indivíduo a iniciar e manter-se no voluntariado pode contribuir para o recrutamento de novos voluntários e para a retenção no serviço de pessoas já engajadas, pois permite aproximar os objetivos individuais de potenciais voluntários das exigências e benefícios associados às oportunidades concretas de ajuda que o ambiente proporciona. O presente trabalho teve como objetivos adaptar e validar para o Brasil o Inventário de Funções do Voluntariado (IFV) e correlacionar o IFV com a versão reduzida do Questionário de Perfis de Valores (QPV21). Além de corroborar a validade convergente entre estes dois instrumentos, os resultados indicaram que as motivações dos 319 participantes agregaram-se em torno de quatro fatores (valores e entendimento, proteção, carreira e engrandecimento social), replicando parcialmente a estrutura fatorial do instrumento original e confirmando a existência de diferenças culturais nas motivações para o voluntariado. Outras implicações teóricas e empíricas são discutidas.

    Resumo em Inglês:

    Understanding the reasons why people begin and continue to volunteer can contribute to the recruitment of new volunteers and to the retention of those that already engaged, by bringing the individual goals of potential volunteers closer to the requirements and benefits associated with the existing work opportunities. This study aims to adapt and validate the Volunteers Function Inventory (VFI) for Brazil as well as to correlate the VFI with the reduced version of Schwartz's Portrait Value Questionnaire (PVQ21). Results confirmed the convergent validity between these two instruments. In addition, the factor structure of the original instrument was partially replicated, with the motivations of the 319 participants grouping around four factors (values and understanding, protection, career, and social enhancement). These results suggest the existence of cultural differences in the motivations for volunteering. Other empirical and theoretical implications are discussed.
  • Construção e estudos psicométricos de uma Escala de Avaliação da Impulsividade Artigos

    Ávila-Batista, Ana Cristina; Rueda, Fabián Javier Marín

    Resumo em Português:

    O trabalho teve como objetivo descrever a construção e os estudos psicométricos iniciais de uma escala para avaliação da impulsividade. Para isso foram realizados três estudos com três amostras diferentes de alunos de um curso técnico em segurança pública do estado de Minas Gerais. Em todos os casos, a análise da estrutura interna evidenciou a existência de quatro fatores. A denominação dos fatores foi "Falta de concentração e de persistência", "Controle cognitivo", "Planejamento futuro" e "Audácia e temeridade". A análise de precisão por meio do alfa de Cronbach apresentou coeficientes considerados adequados. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que os objetivos iniciais do estudo foram alcançados, construindo a Escala de Avaliação da Impulsividade (EsAvI), que pode ser aplicada tanto em sua forma A quanto em sua forma B (EsAvI-A e EsAvI-B, respectivamente).

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to describe the construction and initial psychometric studies of a Impulsivity Assessment Scale. For that three studies were performed with three different samples of students from a public safety technical course at Minas Gerais State. In all cases, the internal structure analysis revealed the existence of four factors. The names for the factors given were "Lack of concentration and persistence", "Cognitive control", "Planning ahead" and "Recklessness and audacity". The analysis of accuracy by Cronbach's alpha coefficients showed satisfactory performance. The survey results concluded that the initial objectives of the study were achieved by building the Impulsivity Assessment Scale (EsAvI) which can be applied both in form A and in the form B (EsAvI-A and EsAvI-B respectively).
  • Desenvolvimento do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil NEUPSILIN-INF Artigos

    Salles, Jerusa Fumagalli de; Fonseca, Rochele Paz; Cruz-Rodrigues, Camila; Mello, Claudia B.; Barbosa, Thais; Miranda, Mônica C.

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo é apresentar o processo de desenvolvimento e validação de conteúdo do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil NEUPSILIN-INF, que avalia, de modo breve, componentes de oito funções neuropsicológicas em crianças em idade escolar: orientação, atenção, percepção visual, memória, habilidades aritméticas, linguagem, habilidades visuoconstrutivas e funções executivas. O processo envolveu: 1) análise do instrumento original NEUPSILIN e definição das funções e tarefas a serem adaptadas para avaliação neuropsicológica infantil; 2) desenvolvimento de novas tarefas consideradas fundamentais para a avaliação na infância; 3) estudo piloto 1 com a versão preliminar do instrumento; 4) análise de juízes especialistas; 5) estudos piloto 2 e 3, nova reformulação de tarefas do instrumento e elaboração de sua versão final. O instrumento apresentou adequada validade aparente e de conteúdo.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study is to present the development process and content validation of Child Brief Neuropsychological Assessment Battery NEUPSILIN-INF, which briefly assesses the components of eight neuropsychological functions in school-aged children: orientation, attention, visual perception, memory, arithmetic abilities, language, visuoconstructive abilities and executive functions. The process comprised: 1) the analysis of the original NEUPSILIN instrument and definition of the functions and tasks to be adapted for the child neuropsychological assessment; 2) the development of new tasks considered as fundamental for the assessment in children; 3) pilot study 1 with the preliminary version of the instrument; 4) analysis by specialist judges; 5) pilot studies 2 and 3, new reformulation of the instrument's tasks and preparation of its final version. The instrument presented appropriate face and content validity.
  • Atribuições interpessoais pelo professor e sua relação com emoções e motivação do aluno Artigos

    Bzuneck, José Aloyseo; Sales, Karla Fernanda Suenson

    Resumo em Português:

    O artigo descreve o estado da arte de pesquisas inspiradas na Teoria das Atribuições Interpessoais de Weiner. Professores desenvolvem percepções causais de fatores de sucesso ou fracasso de seus alunos e têm emoções correspondentes. Tais percepções e emoções, baseadas na controlabilidade da causa atribuída, são comunicadas, e os alunos podem ter percepções diferentes e até tentar manipular as de seus professores. A comunicação resulta em consequências emocionais, expectativas e motivação. Quando desadaptadoras, as inferências causais dos professores podem ser modificadas mediante procedimentos de intervenção. As descobertas das pesquisas foram discutidas e foram dadas sugestões para novos estudos e refinamento metodológico.

    Resumo em Inglês:

    This paper describes the state of the art of studies inspired in Weiner’s Interpersonal Attribution Theory. Teachers develop causal perceptions about students’ success or failure, and exhibit related emotions. These perceptions and emotions are based on controllability of the cause and are communicated and students may disclose different perceptions and they even try to manipulate their teachers’ perceptions. Communication engenders emotional consequences, expectations and motivation. Teachers’ maladaptive causal beliefs can be modified through intervention. Findings were discussed and suggestions for new studies and methodological advances were proposed.
  • Características de superdotação em um par de gêmeos monozigóticos Artigos

    Passos, Carolina Sertã; Barbosa, Altemir José Gonçalves

    Resumo em Português:

    Com objetivo de comparar características de superdotação em um par de gêmeos monozigóticos, mais especificamente criatividade, motivação e capacidade superior, foram utilizados dados provenientes de um programa que identifica estudantes talentosos com o Modelo das Portas Giratórias. Os gêmeos responderam, também, ao Teste Torrance de Pensamento Criativo, à Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos do Ensino Fundamental e à Bateria de Provas de Raciocínio. Eles possuem superdotação acadêmica e artística, sendo que um deles possui, também, altas habilidades para liderança e comunicação. Verificou-se que eles apresentaram elevada criatividade, principalmente verbal. O envolvimento com a tarefa, que neste estudo foi reduzido à motivação para aprender, não está presente em níveis superiores nos gêmeos. Mais semelhanças que diferenças entre os irmãos, talvez por eles compartilharem genes e ambientes, foram identificadas.

    Resumo em Inglês:

    Data from program that identifies talent through the Revolving Door Identification Model was used to compare characteristics of giftedness of a pair of monozygotic twins, specifically focusing on creativity, motivation and high ability. The twins also answered the Torrance Test of Creative Thinking, the Scale of Motivation to Learn in Elementary School Students and the Battery of Reasoning Tests. They have academic and artistic giftedness; one of them also has high leadership and communication skills. It was found that they showed great creativity, mainly verbal. Task commitment, which in this study was limited to motivation to learn, is not present at higher levels for the twins. More similarities than differences between the two brothers were identified, possibly because they share genes and environments.
  • Psicologia jurídica e tomada de decisão em situações envolvendo abuso sexual infantil Artigos

    Pelisoli, Cátula; Gava, Lara Lages; Dell’Aglio, Débora Dalbosco

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta uma revisão teórica sobre a tomada de decisão em situações de alegação de abuso sexual infantil. Profissionais de saúde mental em todo o mundo necessitam tomar decisões acerca da veracidade dessas alegações, sendo muitas julgadas erroneamente. Este artigo apresenta o abuso sexual como um problema mundial, destaca as relações entre a psicologia e a justiça e aborda estudos que demonstram as influências de variáveis como vieses cognitivos, crenças prévias e gênero sobre as decisões tomadas por profissionais que avaliam tais casos. É fundamental que os profissionais reconheçam essas variáveis para que erros sobre esses julgamentos possam ser evitados e para que se aumente a qualidade das avaliações psicológicas forenses. A necessidade de experiência e conhecimento científico é abordada como possível contribuinte para a qualificação dos psicólogos que atuam na área e é sugerida a realização de pesquisas sobre o tema no contexto brasileiro.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a theoretical review on decision making in situations of alleged child sexual abuse. Mental health professionals around the world need to make decisions about the veracity of these claims, many being wrongly judged. This article presents sexual abuse as a global problem, highlights the relationship between psychology and justice, and approaches studies that demonstrate the influences of variables such as cognitive biases, prior beliefs and gender on the decisions taken by professionals who assess these cases. It is essential that professionals recognize these variables so that errors on these trials could be avoided and the quality of forensic psychological assessments could be increased. The need for experience and scientific knowledge is discussed as a possible contributor to the qualification of psychologists working in this area and researches on this subject within the Brazilian context are suggested.
  • Teoria, avaliação e psicoterapia segundo a proposta de Theodore Millon Artigos

    Carvalho, Lucas de Francisco

    Resumo em Português:

    Os transtornos da personalidade podem ser compreendidos como construtos teóricos empregados para representar diversos estilos ou padrões em que a personalidade funciona de maneira mal-adaptada em relação ao seu ambiente. A teoria dos estilos da personalidade de Theodore Millon é um dos modelos que se propõem a compreender esses transtornos. A partir de seu modelo teórico, são sugeridos distintos estilos da personalidade, bem como um instrumento para avaliação dos transtornos da personalidade, o Millon Clinical Multiaxial Inventory (MCMI), que é amplamente utilizado no contexto de pesquisa e clínica no âmbito internacional, e uma modalidade psicoterapêutica, chamada de psicoterapia sinergética.

    Resumo em Inglês:

    The personality disorders can be understood as theoretical constructs employed to represent different styles or patterns in which personality works maladapted to its environment. The personality styles theory of Theodore Millon is one of the models that aims to understand these disorders. From this theoretical model, different personality styles are proposed, as well as a tool for assessment of personality disorders, the Millon Clinical Multiaxial Inventory (MCMI), which is widely used worldwide in the research and clinical context, and a psychotherapeutic proposal, called synergistic psychotherapy.
  • Histerectomia: aspectos psicossociais e processos de enfrentamento Artigos

    dos Santos, Lúcia Robertta Matos Silva; Saldanha, Ana Alayde Werba

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi investigar os aspectos psicossociais e as construções de enfrentamento da cirurgia de histerectomia. Tratou-se de estudo de coorte, longitudinal, envolvendo 10 mulheres, com média de idade de 44 anos, baixa escolaridade e renda, atendidas em um hospital municipal do Estado da Paraíba. Utilizou-se a Escala de Modo de Enfrentamento de Problemas (EMEP) e entrevistas semiestruturadas realizados na maternidade e nas residências, no intervalo entre o pré-cirúrgico e no sexto mês do pós-operatório. Para análise dos resultados, utilizou-se estatística descritiva e bivariada e a técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicaram a variabilidade das estratégias de enfrentamento, com predomínio na busca de práticas religiosas, seguido de focado no problema. Os discursos evidenciam receio pela perda da feminilidade e mobilização de sentimentos de temor quanto à cirurgia. Os resultados fornecem subsídios para a intervenção psicológica, enfatizando processos de comunicação mais efetivos entre profissionais de saúde e pacientes.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to investigate psychosocial aspect and constructs of coping with hysterectomy. This is a cohort, longitudinal study, involving 10 women, mean age 44 years, low education and income, attending a municipal hospital in the state of Paraiba. A Mode of Coping Scale (EMEP) and semi-structured interviews conducted in the maternity ward and at home were used, in the interval between the preoperative and at six months post-operative. To analyze the results, descriptive and bivaried statistics and content analysis technique were used. The results showed variability in coping strategies, predominantly in the search for religious practices, followed by problem-focused. The speeches show concern for the loss of femininity and mobilization of feelings of fear about the surgery. The results assist in psychological intervention, stressing more effective communication processes between health professionals and patients.
  • Evidências de validade da Escala Informatizada de Atitudes frente à Estatística - eSASPortuguês: um estudo correlacional Artigos

    Vendramini, Claudette Maria Medeiros; Bueno, Juliana Maximila de Paula; Barrelin, Evelyn Christina Peres

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa objetivou investigar as evidências de validade da versão informatizada de uma escala de atitudes frente à Estatística. Participaram deste estudo 35 estudantes de psicologia que cursavam a disciplina de estatística no primeiro semestre de 2010 de uma universidade particular do interior do estado de São Paulo, todos do período noturno, 82,9% do gênero feminino, com idades variando entre 17 e 56 anos (M=23; DP=9,3). Os estudantes responderam à escala de atitudes SASportuguês, composta de 33 itens, do tipo Likert de cinco pontos, nas versões informatizada e lápis-papel. Os alunos foram distribuídos aleatoriamente em dois grupos; o primeiro respondeu à versão lápis-papel e em seguida à versão informatizada, e o outro respondeu na ordem inversa. Os resultados indicaram uma correlação linear positiva significativa entre as duas versões da escala revelando validade da versão eletrônica. A versão lápis-papel da escala já apresentava evidências de validade comprovada em pesquisas anteriores.

    Resumo em Inglês:

    This research aimed to investigate the validity evidences of an electronic version of an attitude scale towards statistics. A total of 35 psychology students taking Statistics classes during the first half of 2010 at a private university of São Paulo state participated in this study. All students studied in the night period, 82.9% were female, aged 17 to 56 (M=23,0;SD=9,3). The students answered the attitude scale SAS Português that consisted of 33 Likert items with five points, in both electronic and pencil-paper versions. The students were distributed randomly in two groups; the first answered the pencil-paper version followed by the electronic version, and the other answered in the inverted order. The results indicated a significant positive linear correlation between the two scale versions confirming the electronic version's validity evidences. The pencil-paper version scale had already presented validity evidences confirmed in previous studies.
  • Adaptação transcultural de instrumentos de avaliação psicológica: levantamento dos estudos realizados no Brasil de 2000 a 2010 Artigos

    Manzi-Oliveira, Alana Batistuta; Balarini, Fernanda Belinassi; Marques, Letícia Aparecida da Silva; Pasian, Sonia Regina

    Resumo em Português:

    Diante da busca de aprimoramento técnico-científico nos processos de avaliação psicológica, este trabalho apresenta um panorama das investigações científicas brasileiras acerca da adaptação de instrumentos de avaliação psicológica. Com base em levantamento bibliográfico dos estudos publicados no período de 2000 a 2010, foram selecionados 24 estudos que constituíram o corpusanalisado. A maioria dos trabalhos seguiu diretrizes internacionais e nacionais de adaptação de instrumentos, sendo que 24 estudos realizaram processo de tradução, 18 apresentaram análise de fidedignidade e 16, evidências de validade. Pôde-se depreender, dentre os estudos analisados, que há uma variedade de procedimentos empregados para a adaptação de instrumentos de avaliação psicológica no contexto brasileiro. Ainda, puderam ser observadas algumas diferenças quanto à utilização de termos referentes à taxonomia psicométrica. Nesse sentido, pretende-se oferecer elementos para reflexão de pesquisadores e profissionais no que diz respeito à adaptação de instrumentos de avaliação psicológica no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Given the search for technical-scientific improvement in the psychological assessment processes, this paper presents an overview of the Brazilian research about the cross-cultural adaptation of psychological assessment instruments. Based in a literature review of studies published between the period from 2000 to 2010, 24 studies were selected that formed the corpus analyzed. Most studies have followed international and national guidelines, among which 24 studies performed translation process, 18 showed analysis of reliability and 16 studies presented validity evidences. It can be concluded, among the analyzed studies, that there are a variety of procedures employed for the adaptation of psychological assessment instruments in the Brazilian context. Still, some differences were observed regarding the use of terms referring to the psychometric taxonomy. It is intended to provide reflection elements to researchers and professionals regarding the adaptation of psychological assessment instruments in Brazil. .
  • Estudo da produção científica da revista Psico-USF de 2007 a 2011 Artigos

    Pinto, Lariana Paula; de Lima, Thatiana Helena; de Lima, Robisom Carlos

    Resumo em Português:

    O presente estudo investigou a produção científica da revista Psico-USF, entre os anos de 2007 a 2011. Foram utilizados 12 volumes, dos quais 155 artigos foram analisados com base nos seguintes critérios: quantidade de artigos publicados por número da revista, região em que prevaleceram as pesquisas, natureza da autoria, gênero dos autores, referências utilizadas na fundamentação dos artigos publicados, distribuição por tema de estudo e por tipo de trabalho, bem como por tipo de material utilizado nas pesquisas de campo, e as referências utilizadas. Os dados evidenciaram a manutenção da média de artigos publicados por número, dando destaque, entretanto, para o acréscimo de um terceiro número de publicação ao ano. Observou-se que o relato de pesquisa foi a forma mais utilizada e a região sudeste, a que mais publicou nesse período. Houve ainda a predominância da autoria múltipla e feminina e, quanto às temáticas, a maioria dos trabalhos se voltou aos fundamentos e medidas em psicologia. Quanto às referências utilizadas, a maioria dos trabalhos se fundamentou preponderantemente em artigos de periódicos científicos.

    Resumo em Inglês:

    The present study investigated the scientific production of PsicoUSF journal between the years 2007 to 2011. 12 volumes were used, in which 155 articles were analyzed based in the following criteria: number of articles published per issue of the journal, region that prevailed at the polls, nature of authorship, gender of authors, references used in the grounds of published articles, distribution by subject of study and type of work as well as by type of material used in field research and the references used. The data showed the maintenance of the mean number of articles published per issue, highlighting, however, for the addition of a third number of publications per year. It was observed that the research report was the most used and the Southeast, the most published during this period. There was also predominance of multiple authorship and female, and about the issues, most of the work turned to the Fundamentals and measures in psychology. As for the references used, most studies relied primarily on journal articles.
  • Terapia de casos refratários Resenha

    Witter, Geraldina Porto
  • Ano Temático da Avaliação Psicológica: uma discussão importante sobre direitos humanos, prática e formação Resenha

    Ambiel, Rodolfo A. M.
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia R. Waldemar César da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars (SWIFT), Campinas - São Paulo, CEP 13045-510, Telefone: (19)3779-3771 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistapsico@usf.edu.br