Acessibilidade / Reportar erro
Psico-USF, Volume: 23, Número: 2, Publicado: 2018
  • Qual a finalidade de uma publicação científica? Editorial

    Ambiel, Rodolfo Augusto Matteo; Noronha, Ana Paula Porto; Carvalho, Lucas de Francisco
  • A Construção do Conhecimento Psicossociológico acerca do Diabetes Mellitus Artigos

    Costa, Fabrycianne Gonçalves; Coutinho, Maria da Penha de Lima

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo objetiva analisar as Representações Sociais (RS) elaboradas por pessoas diabéticas sobre o diabetes mellitus e seu tratamento. A amostra foi constituída por 80 participantes com idades entre 21 a 83 anos (M= 55,92; DP= 12,06), que responderam a um questionário biossociodemográfico e à Técnica de Associação Livre de Palavras. Os dados foram computados pelos softwares SPSS - 19.0 e Tri-Deux-Mots e examinados por meio da estatística descritiva e análise fatorial de correspondência. Os resultados apontaram que a construção do conhecimento psicossociológico acerca do diabetes não difere do saber científico, pois foi representada enquanto doença crônica relacionada a problemas de açúcar no sangue, oscilação de humor e perigo de vida. As RS do tratamento emergiram de forma associada ao controle alimentar, manutenção e adesão às orientações médicas. Espera-se que esses resultados contribuam para uma maior visibilidade da doença e com a elaboração de práticas terapêuticas no contexto do diabetes, voltadas tanto para seus aspectos físicos, quanto emocionais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tuvo como objetivo analizar las Representaciones Sociales (RS) elaboradas por personas diabéticas sobre Diabetes Mellitus y su tratamiento. La muestra fue constituída por 80 personas, con edades entre 21 y 83 años (M = 55,92, DP = 12,06), que respondieron a un cuestionario bio-sociodemográfico y Técnica de Asociación Libre de Palabras. Los datos fueron computados por los softwares SPSS - 19.0 y Tri-Deux-Mots y examinados por medio de estadística descriptiva y análisis factorial de correspondencia. Los resultados señalaron que la construcción del conocimiento psico-sociólogico sobre la diabetes no difiere del saber científico, pues fue representada como enfermedad crónica relacionada con problemas de azúcar en la sangre, cambios de humor y peligro de vida. Las RS de tratamiento, surgieron de forma asociada al control de alimentos, manutención y adhesión a las orientaciones médicas. Se espera que esos resultados contribuyan para una mayor visibilidad de la enfermedad y con la elaboracción de prácticas terapéuticas en el contexto de la diabetes, dirigidas tanto a sus aspectos físicos como emocionales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims to analyze the social representations elaborated by diabetic’s people on diabetes mellitus and your treatment. The sample was composed of 80 participants with ages between 21 and 83 years old (M= 55.92, SD = 12.06), who answered to a sociodemographic questionnaire and the Word Association Test. The data were submitted to SPSS - 19.0 and Tri-deux-mots software and analyzed using descriptive statistics and factorial correspondence analysis. The results showed that the psychosocial knowledge construction of diabetes doesn´t differ from scientific knowledge, while chronic disease, related to blood sugar problems, mood swing and life danger. The treatment, emerged associated as a food control, adherence and follow medical guidelines. It is hoped, that these results will contribute to enlarge the this disease visibility and with the therapeutic practices development in the context of diabetes, targeting both the physical and emotional aspects.
  • Questionário de Capital Psicológico - Versão Reduzida (QCP-12): evidências de Validade da Versão Brasileira Artigos

    Kamei, Helder; Ferreira, Maria Cristina; Valentini, Felipe; Peres, Mario Fernando Prieto; Kamei, Patricia Tobo; Damásio, Bruno Figueiredo

    Resumo em Português:

    Resumo Esse estudo tem por objetivo apresentar evidências de validade para a versão brasileira reduzida (12 itens) do Questionário de Capital Psicológico (QCP-12). Participaram do estudo três amostras independentes, totalizando 1771 sujeitos (64,3% mulheres, 32,9% homens, e 2,9% não declarados), com idades entre 18 a 79 anos (M = 38,59; DP = 12,98). Análises fatoriais confirmatórias apresentaram índices de ajuste aceitáveis para a estrutura de quatro fatores (autoeficácia, esperança, resiliência e otimismo) correlacionados e para uma estrutura de segunda ordem, com um fator geral de capital psicológico explicando os quatro fatores de primeira ordem. Análises fatoriais confirmatórias multigrupo encontraram invariância configural, métrica e escalar da medida para as diferentes amostras bem como para homens e mulheres. Por fim, análises de validade convergente encontraram correlação positiva e moderada do QCP-12 com a satisfação com a vida e a felicidade subjetiva, e negativa e moderada com o estresse percebido e a depressão.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tiene como objetivo presentar evidencias de validez de la versión brasileña reducida (12 ítems) del Cuestionario de Capital Psicológico (CCP-12). El estudio incluyó tres muestras independientes, con un total de 1771 individuos (64,3% mujeres, 32,9% hombres y 2,9% no declarados), con edades entre 18 a 79 años (M = 38,59, SD = 12,98). El análisis factorial confirmatorio mostró índices de ajuste aceptable para estructura de cuatro factores correlacionados (autoeficacia, esperanza, resiliencia y optimismo) y para una estructura de segundo orden con un factor general de capital psicológico que explica los cuatro factores de primer orden. Análisis factorial confirmatorio multigrupo encontró invariancia configural, métrica y escalar de la medida para las diferentes muestras, tanto para hombres como mujeres. Por fin, análisis de validez convergente encontraron correlación positiva y moderada de CCP-12 de satisfacción con la vida y felicidad subjetiva, y correlación negativa y moderada con el estrés percibido y la depresión.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to show evidence of validity for the Brazilian short version (12 items) of the Psychological Capital Questionnaire (PCQ-12). Three independent samples participated in the study, totaling 1771 subjects (64.3% women, 32.9% men and 2.9% undeclared), aged 18-79 years (M = 38.59, SD = 12.98). Confirmatory factor analyses showed acceptable adjustment indices for the four-factor structure (self-efficacy, hope, resilience and optimism) and for a second-order structure with a general factor of psychological capital explaining the four primary factors. Multi-group confirmatory factor analyses found configural, metric and scalar invariance of the measure for the different samples as well as for men and women. Finally, convergent validity analyses found a positive and moderate correlation of PCQ-12 with satisfaction with life and subjective happiness, as well as a negative and moderate correlation with perceived stress and depression.
  • Adaptação Transcultural de um Instrumento para Avaliar a Coparentalidade: Coparenting Relationship Scale Artigos

    Carvalho, Thaís Ramos de; Barham, Elizabeth Joan; Souza, Carolina Duarte de; Böing, Elisangela; Crepaldi, Maria Aparecida; Vieira, Mauro Luís

    Resumo em Português:

    Resumo A coparentalidade envolve a articulação entre mães e pais para criar os filhos. Ainda não existem instrumentos para mensurar este construto, no Brasil. Nesse estudo, foi verificada a adequação de uma adaptação transcultural do Coparenting Relationship Scale (CRS) (Escala da Relação Coparental - ERC), por meio da avaliação das equivalências semântica, conceitual, cultural, idiomática, operacional e de mensuração e da validade aparente. Dois grupos de pesquisa independentes adaptaram a CRS e, depois, produziram uma versão unificada, respondida por 171 casais, com pelo menos um filho de 4 a 6 anos. Os índices de precisão, mensurados por meio do alfa de Cronbach para cada subescala, variaram entre 0,16 e 0,83. Quatro subescalas apresentaram boa precisão de mensuração da coparentalidade no contexto brasileiro, mas será necessário reformular as subescalas “Divisão de Tarefas”, “Proximidade Coparental” e “Concordância Coparental”, além de avaliar evidências adicionais de validade, para que a ERC possa ser usada no Brasil.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La coparentalidad implica articulación entre madres y padres para criar a los hijos. Todavía en Brasil no existen instrumentos para medir este constructo. En este estudio fue verificada la adecuación de una adaptación transcultural del Coparenting Relationship Scale (CRS) (Escala da Relação Coparental - ERC), por medio de evaluación de equivalencias semántica, conceptual, cultural, idiomática, operativa, de medición y validez aparente. Dos grupos de investigación independientes adaptaron CRS y, después, produjeron una versión unificada, respondida por 171 parejas con por lo menos un hijo de 4 a 6 años. Los índices de precisión, medidos por medio de alfa de Cronbach para cada subescala, oscilaron entre 0,16 y 0,83. Cuatro subescalas presentaron buena precisión de medición de coparentalidad en el contexto brasileño, pero será necesario reformular las subescalas “División de Tareas”, “Proximidad Coparental” y “Concordancia Coparental”, además de evaluar evidencias adicionales de validez, para que la ERC pueda ser utilizada en Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Coparenting refers to mothers and fathers articulating their efforts to raise their children. Currently, there are no instruments to measure this construct in Brazil. In this study, the adequacy of a cross-cultural adaptation of the Coparenting Relationship Scale (CRS) (Escala da Relação Coparental - ERC) was evaluated, examining evidence of semantic, conceptual, cultural, idiomatic, operational and measurement equivalence, and face validity. Two independent research groups adapted the CRS and then produced a unified version, completed by 171 couples with at least one child between 4 to 6 years of age. The precision of the subscales, measured using Cronbach’s alpha, varied between .16 - .83. Four subscales had good precision in the Brazilian sample, but the precision of the “Division of Labor”, “Coparenting Closeness”, and “Coparenting Agreement” subscales needs to be improved and additional evidence of the validity of this instrument must be examined, so the CRS can be used in Brazil.
  • O Enfrentamento do Conflito Conjugal na Perspectiva de Mulheres e Homens Casados Artigos

    Delatorre, Marina Zanella; Wagner, Adriana

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo foi verificar o uso de estratégias construtivas e destrutivas de resolução de conflitos entre mulheres e homens casados, bem como sua associação a variáveis sociodemográficas e a características do relacionamento. Os participantes foram 750 casais heterossexuais, residentes no Rio Grande do Sul, que responderam ao Conflict Resolution Behavior Questionnaire - CRBQ, e a questões sobre dados sociodemográficos e características do relacionamento. Foram conduzidas análises de variância e de correlação, a fim de verificar as diferenças e associações entre as variáveis do estudo. A estratégia de “acordo” foi mais utilizada pelos homens em comparação às mulheres, que usaram mais o “ataque” em comparação aos homens. Para ambos os sexos, a religiosidade apresentou correlação com estratégias construtivas, enquanto que ter filhos associou-se a estratégias destrutivas. A partir desses achados, são discutidos os aspectos que podem favorecer o encaminhamento construtivo dos conflitos pelos membros do casal.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio fue verificar uso de estrategias constructivas y destructivas de resolución de conflictos entre mujeres y hombres casados, así como su asociación con variables sociodemográficas y características de relacionamiento. Participaron 750 parejas heterosexuales residentes en Rio Grande do Sul, Brasil, que respondieron Conflict Resolution Behavior Questionnaire - CRBQ y 16 preguntas sobre datos sociodemográficos y características de relacionamiento. Análisis de varianza y de correlación se llevaron a cabo con el próposito de verificar diferencias y asociaciones entre las variables del estudio. La estrategia de “acuerdo” fue más utilizada por los hombres en comparación con las mujeres, que utilizaron más “ataque”. Para ambos sexos, la creencia religiosa presentó correlación con estrategias constructivas, mientras que tener hijos se asoció a estrategias destructivas. Teniendo en cuenta estos resultados, se discuten los aspectos que pueden favorecer el encaminamiento constructivo de los conflictos por los cónyuges.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to investigate constructive and destructive conflict resolution strategies used by married women and men, as well as the association of these strategies with sociodemographic and relationship variables. Participants were 750 heterosexual couples living in Rio Grande do Sul, Brazil, who answered the Conflict Resolution Behavior Questionnaire - CRBQ and 16 questions about sociodemographic data and relationship characteristics. Variance and correlation analyses were conducted in order to verify the differences and associations between the study variables. The “compromise” conflict resolution strategy was used more by men compared to women, and women used the “attack” strategy more often when compared to men. For both, religiosity was correlated with constructive strategies, whereas having children was associated with destructive strategies. Considering these findings, the aspects that can favor constructive management of conflicts by spouses are discussed.
  • Preditores da Violência Física Conjugal: Características Pessoais e Relacionais Artigos

    Haack, Karla Rafaela; Pressi, Juliana; Falcke, Denise

    Resumo em Português:

    Resumo A violência conjugal é um fenômeno complexo que merece atenção pela alta prevalência. O objetivo deste estudo foi verificar o poder preditivo de experiências na família de origem, esquemas iniciais desadaptativos, amor, ajustamento conjugal e clima familiar para a ocorrência de violência física conjugal. Participaram deste estudo, quantitativo, correlacional e explicativo, 186 homens e 186 mulheres, com idades entre 19 a 81 anos (M=41,17; DP=12,75). Os instrumentos utilizados mediram informações gerais, família de origem (FBQ), esquemas desadaptativos (IEDs), amor (ETAS), ajustamento conjugal (DAS), clima familiar (ICF) e conflitos conjugais (CTS2). Os resultados evidenciaram associação entre as variáveis estudadas. Além disso, as variáveis conflito familiar e abuso sexual na infância foram preditoras da violência física cometida pelas mulheres, enquanto que a insatisfação conjugal foi a variável preditora da violência conjugal cometida pelos homens. A partir dos resultados foi possível constatar quanto o fenômeno da violência em relacionamentos íntimos é multideterminado, exigindo atenção dos profisisonais da saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La violencia conjugal es un fenómeno complejo que merece atención por su alta prevalencia. El objetivo de este estudio fue verificar el poder predictivo de experiencias en la familia de origen, esquemas iniciales desadaptativos, amor, ajuste conjugal y el clima familiar para la aparición de violencia física conjugal. Participaron deste estudio cuantitativo, correlacional y explicativo 186 hombres y 186 mujeres, con edades entre 19 y 81 años (M = 41,17, SD = 12,75). Los instrumentos utilizados midieron informaciones generales, familia de origen (FBQ), esquemas desadaptativos (IEDs), amor (ETAS), ajuste conyugal (DAS), clima familiar (ICF) y conflictos conyugales (CTS2). Los resultados mostraron asociación entre las variables estudiadas. Además, las variables conflicto familiar y abuso sexual en la infancia fueron predictores de la violencia física cometida por las mujeres, mientras que la insatisfacción conyugal fue la variable predictora de la violencia conjugal cometida por los hombres. Los resultados muestran que el fenómeno de violencia en relacionamientos íntimos es multi-determinado, requiriendo atención de profesionales de la salud.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Conjugal violence is a complex phenomenon that deserves attention because of its prevalence. The aim of this study was to verify the predictive power of the family-of-origin experiences, early maladaptive schemas, love, marital adjustment and family climate to marital physical violence occurrence. In this quantitative, correlational and explanatory study 186 men and 186 women took part, aged from 19 to 81 (M=41,17; SD=12,75). The instruments used measured general information, family of origin (FBQ), maladaptive schemes (YSQs), love (TLS), marital adjustment (DAS), family climate (FCI) and marital conflicts (CTS2). The results showed an association between the studied variables. In addition, the variables family conflict and sexual abuse in childhood were predictive of physical violence committed by women, while marital dissatisfaction was the predictor of marital violence committed by men. In view of the results, it can be established that the phenomenon of violence in intimate relationships is multidetermined, requiring attention from health professionals.
  • Regulação Emocional, Sintomas de Ansiedade e Depressão em Mulheres com Histórico de Violência Conjugal Artigos

    Zancan, Natália; Habigzang, Luísa Fernanda

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo avaliou as relações entre níveis de depressão, ansiedade e regulação emocional em 47 mulheres com experiência de violência conjugal. Também, foi investigada a gravidade das situações de violência e os níveis das agressões sofridas e perpetradas pelas mulheres. Por fim, foi investigado se há diferenças nos sintomas de depressão, ansiedade e regulação emocional nas mulheres que relataram sofrer violência e aquelas que identificaram sofrer e perpetrar violência. Os resultados indicaram sintomas leves de ansiedade e moderados de depressão e de desregulação emocional entre as participantes, e foram verificadas correlações positivas significativas entre tais sintomas. A comparação entre os grupos de mulheres que sofreram violência e aquelas que sofreram e perpetraram violência não indicou diferença nos níveis de depressão, ansiedade e regulação emocional. Tais resultados evidenciam que a exposição à violência conjugal representa um fator de risco para a saúde mental das mulheres e que a avaliação psicológica é útil para o desenvolvimento de estratégias de intervenção ajustadas às demandas clínicas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio evaluó las relaciones entre niveles de depresión, ansiedad y regulación emocional en 47 mujeres con experiencia de violencia conjugal. También fue investigada la gravedad de las situaciones de violencia y los niveles de las agresiones sufridas y cometidas por las mujeres. Por último, se investigó si hay diferencias en los síntomas de depresión, ansiedad y regulación emocional en las mujeres que relataron sufrir violencia y aquellas que identificaron sufrir y perpetrar violencia. Los resultados indicaron síntomas leves de ansiedad y moderados de depresión y de desregulación emocional entre las participantes, y se verificaron correlaciones positivas significativas entre tales síntomas. La comparación entre los grupos de mujeres que sufrieron violencia y las que sufrieron y perpetraron violencia no indicó diferencia en los niveles de depresión, ansiedad y regulación emocional. Tales resultados muestran que la exposición a violencia conjugal representa un factor de riesgo para la salud mental de las mujeres y que la evaluación psicológica es útil para el desarrollo de estrategias de intervención ajustadas a las demandas clínicas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study evaluated depression, anxiety and emotional regulation levels in 47 women who experienced conjugal violence. Furthermore, it was investigated the severity of violence situations and the level of aggression suffered and perpetrated by women. Finally, we investigated possible differences in levels of depression, anxiety and emotional regulation between women who had reported suffering violence and those who reported suffering and perpetrating violence. The results indicated mild levels of anxiety, moderate levels of depression and emotional dysregulation among participants, showing significant correlations. The comparison between the group of women who had reported suffering violence and those who had suffered and perpetrated violence did not indicate differences in depression, anxiety and emotional regulation levels. These results show that exposure to intimate partner violence represents a risk factor for women’s mental health and that psychological evaluation is useful for the development of intervention strategies adjusted to clinical demands.
  • Paternidade em Diferentes Configurações Familiares e o Desenvolvimento Emocional da Filha Artigos

    Scaglia, Andressa Pin; Mishima-Gomes, Fernanda Kimie Tavares; Barbieri, Valéria

    Resumo em Português:

    Resumo Diante das alterações rápidas e constantes da sociedade contemporânea, observa-se um processo de redefinição/indefinição do papel paterno. Nesse sentido, objetivou-se compreender como pais inseridos em diferentes configurações familiares experimentam a função paterna, associando suas vivências ao desenvolvimento do self de suas filhas. Participaram da pesquisa oito díades pais-filhas de diferentes arranjos familiares. Foi realizada entrevista semiestruturada individual mediada por cinco cartões do Teste de Apercepção Temática Infantil (CAT-A), empregado de forma compreensiva. A estratégia metodológica foi a das “Narrativas Psicanalíticas”. Os resultados apontaram que os pais demonstram, de modo singular, pouca clareza quanto aos limites e às possibilidades do exercício de suas funções e deficiências para proporcionar um ambiente suficientemente bom para as meninas, principalmente no que se refere ao oferecimento de holding. Assim, destaca-se a importância não do arranjo familiar ao qual a díade pertence, mas das posições que a criança e o pai ocupam na família.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Frente a los rápidos y constantes cambios en la sociedad contemporánea, se observa un proceso de redefinición/indefinición del rol paterno. En ese sentido, el objetivo de la investigación fue comprender cómo los padres, introducidos en diferentes configuraciones familiares, experimentan la función paterna, asociando sus experiencias al desarrollo del Self de sus hijas. Los participantes de la investigación fueron 8 díadas padres-hijas, de diferentes arreglos familiares. Fue realizada entrevista semiestructurada individual por medio de cinco tarjetas de Test de Apercepción Temática Infantil CAT-A utilizado de forma comprensiva. La estrategia metodológica usada fue la de las “Narrativas Psicoanalíticas”. Los resultados demostraron que los padres tuvieron, de una manera singular, falta de claridad sobre los límites y las posibilidades de ejercicio de sus funciones y deficiencias para proporcionar un ambiente suficientemente bueno para las niñas, en lo que se refiere al ofrecimiento de “holding”. Se destaca la importancia de las posiciones que el niño y el padre ocupan en la familia y no del arreglo familiar a la cual la díada pertenece.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the face of rapid and constant changes in contemporary society, a process of redefinition/non-definition of the paternal role can be observed. In this sense, the objective of this study was to understand how fathers inserted in different family configurations experience the paternal function, linking their experiences to the development of their daughter’s self. A total of eight father-daughter dyads participated in the research, from different family arrangements. Individual semi-structured interviews were performed, mediated by five cards of the Children’s Thematic Apperception Test (CAT-A) applied comprehensively. The methodological strategy was that of the “Psychoanalytic Narratives”. The results showed that the fathers demonstrated especially little clarity about the limits and possibilities of exercising their functions and deficiencies to provide a good enough environment for the girls, especially regarding the offer of “holding”. In this sense, stand out the importance of the positions that child and father occupy in the family rather than the family arrangement to which the dyad belongs.
  • Manejo dos Pais Frente à Expressão de Raiva dos Filhos Artigos

    Oliveira, Bruna Patrycia Waligura de; Gurtat, Ana Karoline Gomes; Reis, Aline Henriques

    Resumo em Português:

    Resumo O pai e a mãe têm uma importância fundamental no desenvolvimento psicossocial dos filhos, bem como na regulação das emoções. Na pesquisa objetivou-se investigar o manejo dos pais frente à expressão da emoção raiva dos filhos do sexo masculino e feminino. Participaram 26 casais tendo dois filhos de seis a doze anos. Para coleta dos dados, utilizou-se questionário de dados gerais, Critério de Classificação Econômica Brasil, entrevista estruturada e história-estímulo. Verificou-se que as estratégias mais utilizadas pelos pais e mães frente à raiva dos filhos foram reação centrada no problema e reação punitiva, respectivamente estratégias, adaptativa e desadaptativa. Tanto os pais quanto as mães tenderam a reagir com minimização maior com o filho e reagir com distração maior com a filha. Conclui-se que pais e mães utilizam-se das mesmas estratégias mediante à expressão de raiva dos filhos de ambos os sexos, porém, há diferenças de gênero quanto à prática parental.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Los padres tienen una importancia fundamental en el desarrollo psicosocial de los hijos, así como en la regulación de las emociones. Se buscó investigar el manejo de los padres frente a la expresión de emoción de rabia de los hijos de ambos sexos. Participaron 26 parejas con dos hijos de seis a doce años. Para recolección de datos, se utilizó un cuestionario de datos generales, Criterio de Clasificación Económica Brasil, entrevista estructurada e historia-estímulo. Se verificó que las estrategias más utilizadas por los padres frente a la rabia de los hijos fueron; reacción centrada en el problema y reacción punitiva del problema; respectivamente, estrategias adaptativas y desadaptativas. Tanto la madre como el padre tienden a reaccionar con minimizacion mayor para el hijo y con más distracción con la hija. Conclusión: los padres utilizan las mismas estrategias mediante la expresión de rabia de los hijos, pero hay diferencias de género en cuanto a la práctica parental.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The father and the mother have a fundamental importance in the psychosocial development of children, as well as in the regulation of emotions. The objective of this research was to investigate the management of parents in the face of the expression of anger in male and female children. A total of 26 couples participated in the research, including couples that have two children from six to 12 years old. For data collection we used a general data questionnaire, the Brazilian Economic Classification Criteria, a structured interview, and a story-stimulus. We verified that the strategies most used by parents against their children’s anger were problem-centered reactions and punitive reactions, respectively adaptive and maladaptive strategies. Both fathers and mothers tended to react with a greater minimization with the son and more distractedly with the daughter. It is concluded that fathers and mothers use the same strategies for both sexes against their children’s anger expressions, but there are some gender differences in parental practice.
  • Propriedades Psicométricas da Escala de Intenções Frente à Infidelidade (EII) Artigos

    Gouveia, Valdiney Veloso; Monteiro, Renan Pereira; Nascimento, Bruna da Silva; Brito, Tátila Rayane de Sampaio; Rezende, Alessandro Teixeira; Ribeiro, Maria Gabriela Costa

    Resumo em Português:

    Resumo O presente estudo objetivou adaptar ao contexto brasileiro a Escala de Intenções frente à Infidelidade (EII), conhecendo seus parâmetros psicométricos. Realizou-se dois estudos com pessoas que indicaram estar em um relacionamento amoroso. No Estudo 1 participaram 161 pessoas (idade média = 24,9), que responderam a EII e perguntas demográficas. Os resultados indicaram a unifatorialidade desta escala (α = 0,85), cujos itens mostraram-se discriminativos (amplitude do theta variou de -0,5 a 3,0). No Estudo 2 participaram 236 pessoas (média de idade = 25,5), que responderam os mesmos instrumentos. Os resultados apoiaram a estrutura unifatorial (e.g., CFI = 0,95 e TLI = 0,93), que se mostrou invariante quanto ao sexo (ΔCFI e ΔRMSEA < 0,01). Concluindo, os achados apoiaram a adequação dos itens da EII, como também indicaram evidências de sua validade fatorial e consistência interna, favorecendo que possa ser utilizada em pesquisas que buscam conhecer os correlatos da infidelidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tuvo por objetivo adaptar al contexto brasileño la Escala de Intenciones frente a Infidelidad (EII), conociendo sus parámetros psicométricos. Se realizaron dos estudios con personas que informaron estar en una relación amorosa. En el Estudio 1 participaron 161 personas (edad promedio = 24,9), quienes respondieron a la EII y preguntas demográficas. Los resultados indicaron una estructura unifactorial de la escala (α = 0,85), cuyos ítems fueron discriminatorios (amplitud de theta varió de -0,5 a 3,0). El Estudio 2 contó con 236 personas (edad promedio = 25,5), que respondieron los mismos instrumentos. Los resultados indicaron estructura unifactorial (e.g., CFI = 0,95 y TLI = 0,93), que se mostró invariable con respecto a sexo (ΔCFI y ΔRMSEA < 0,01). Los resultados confirmaron adecuación de los ítems de EII, como también indicaron evidencias de validez factorial y consistencia interna, lo que favorece su uso en investigaciones que procuran conocer conexiones de infidelidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to adapt the Intentions Toward Infidelity Scale (IIS) to the Brazilian context, knowing its psychometric parameters. Two studies were carried out with people who were in a romantic relationship. Study 1 included 161 participants (mean age = 24.9), who responded to the IIS and demographic questions. Results indicated the one-factor solution for this scale (α = 0.85), whose items showed reasonable discriminative power (theta ranging from -0.5 to 3.0). Study 2 included 236 participants (mean age = 25.5), who answered the same instruments. Results supported the one-factor structure (e.g., CFI = .95 and TLI =.93), which showed invariant across sex (ΔCFI and ΔRMSEA < 0.01). In conclusion, the findings supported the adequacy of the IIS items, but also indicated evidence of its factorial validity and internal consistency, favoring its use in studies looking to investigate the correlates of infidelity.
  • Psicologia Escolar e Relação Família-Escola: Um Levantamento da Literatura Artigos

    Albuquerque, Jéssica Andrade de; Aquino, Fabíola de Sousa Braz

    Resumo em Português:

    Resumo A relação família-escola tem sido marcada por tensões e conflitos que repercutem no aprendizado de estudantes e na dinâmica institucional. Com o objetivo de ampliar a compreensão acerca desse tema, foi realizado um levantamento da literatura sobre as intervenções na área da psicologia escolar direcionadas à relação família-escola em bases de dados científicas. Os resultados do levantamento revelaram escassez de estudos que abordam intervenções de psicólogos escolares na relação família-escola. Tal fato permite sugerir a necessidade de desenvolver propostas de intervenção voltadas a essa questão, envolvendo os diferentes segmentos da escola.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La relación familia-escuela ha sido marcada por tensiones y conflictos que repercuten en el aprendizaje de los estudiantes y la dinámica institucional. Con objetivo de ampliar la comprensión sobre este tema, se realizó un estudio de literatura sobre las intervenciones en el campo de la psicología escolar dirigido a la relación familia-escuela en bases de datos científicas. Los resultados revelaron pocos estudios relacionados con las intervenciones de los psicólogos escolares en relación familia-escuela. Tal hecho permite sugerir la necesidad de desarrollar propuestas de intervención dirigidas a este tema, con la participación de los diferentes segmentos de la escuela.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The family-school relationship has been marked by tensions and conflicts that reverberate on student learning and institutional dynamics. Aiming to expand the understanding of this theme, it was performed a literature review about the interventions in the area of School Psychology aimed at the family-school relationship in scientific databases. The results revealed a shortage of studies that mention interventions of the school psychologist in the family-school relationship. This fact indicates the need to develop intervention proposals focused on this issue, involving the different segments of the school.
  • Efeito de Idade e Escolaridade no Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve NEUPSILIN Artigos

    Rodrigues, Jaqueline de Carvalho; Muller, Juliana de Lima; Esteves, Cristiano; Fonseca, Rochele Paz; Parente, Maria Alice de Mattos Pimenta; Salles, Jerusa Fumagalli de

    Resumo em Português:

    Resumo Neste estudo, investigaram-se efeitos de idade e escolaridade e suas interações no desempenho de adultos no Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve NEUPSILIN, que avalia orientação têmporo-espacial, atenção, percepção, memória, linguagem, calculias, praxias e funções executivas. Participaram 627 adultos saudáveis (19 a 90 anos), divididos em três grupos, conforme escolaridade (1 a 4, 5 a 8 e 9 anos ou mais de estudo) e em quatro grupos por idade (19 a 39, 40 a 59, 60 a 75 e 76 a 90 anos). Encontraram-se efeitos de idade e escolaridade em atenção, percepção, memória (de trabalho, verbal episódica, semântica, visual e prospectiva), linguagem oral e escrita, praxias e funções executivas. Interações entre idade e escolaridade foram encontradas em atenção, memória verbal, linguagem oral e escrita. Os resultados destacam que o envelhecimento e a escolaridade impactam de forma heterogênea nas funções cognitivas, assim como os testes neuropsicológicos brasileiros devem sempre considerar a influência dessas variáveis para produzir seus dados normativos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este estudio se investigaron los efectos de edad y escolaridad, y las interacciones en el desempeño de adultos en el Instrumento de Evaluación Neuropsicológica Breve NEUPSILIN que evalúa la orientación espacio-temporal, atención, percepción, memoria, lenguaje, cálculos, prácticas y funciones ejecutivas. Participaron 627 adultos que gozaban de buena salud (19-90 años), divididos en tres grupos según el nivel educativo (1 a 4, 5 a 8 y 9 o más años de estudio) y cuatro grupos por edad (19 a 39, 40 a 59, 60 a 75 y 76 a 90 años). Se encontraron efectos de la edad y de educación en atención, percepción, memoria (de trabajo, episódica, semántica, visual y futura) lenguaje, oral y escrita, prácticas y funciones ejecutivas. Interacciones entre edad y escolaridad fueron encontradas en atención, memoria verbal, lenguaje oral y escrita. Los resultados destacan que el envejecimiento y la escolaridad impactan de forma heterogénea en las funciones cognitivas, y que los tests neuropsicológicos brasileños deben considerar siempre la influencia de estas variables para producir datos normativos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study investigated the effects of age and schooling and their interactions on the performance of adults in the NEUPSILIN Brief Neuropsychological Assessment Instrument, which evaluates time and space orientation, attention, perception, memory, language, calculation, motor functions, and executive functions. The sample was composed of 627 healthy adults (19 to 90 years), who were divided into three groups according to education range (1 to 4, 5 to 8 and 9 or more years of study) and into four groups by age range (19-39, 40-59, 60-75 and 76-90 years). We identified age and schooling effects in attention, perception, memory (working, verbal episodic, semantic, visual and prospective memory), oral and written language, motor functions, and executive functions. Interactions between age and schooling were observed in attention, verbal memory, and oral and written language tasks. The results highlighted that aging and schooling impact cognitive functions heterogeneously, and that Brazilian neuropsychological tests should always consider the influence of these variables to produce their normative data.
  • Recidiva Oncológica: Olhares dos Profissionais Hospitalares sobre as Dificuldades do Paciente Pediátrico Artigos

    Caires, Susana; Machado, Marta; Antunes, Maria Conceição; Melo, Ana Sofia Marques

    Resumo em Português:

    Resumo Em pediatria oncológica, a taxa de sobrevivência tem sofrido um aumento acentuado, sendo considerável a probabilidade de cura. Não obstante, o processo de confronto com a doença pode sofrer alguns contratempos, nomeadamente uma recidiva. Esta última é responsável por elevado sofrimento, o qual poderá ser ainda maior que o confronto com o diagnóstico. Procurando conhecer as perceções dos profissionais de oncologia, relativamente às principais dificuldades experienciadas pelas crianças e adolescentes cuja doença recidivou, as autoras desenvolveram um estudo investigando o olhar desses profissionais. Entrevistaram-se 17 profissionais, de dois hospitais portugueses, exercendo funções hospitalares na área da saúde, serviço social, psicologia e educação. Suas reflexões apontaram como principais dificuldades a aceitação de ter que passar novamente por um processo fisica e psicologicamente penoso sendo que, entre os adolescentes - mais conscientes da gravidade da doença e suas implicações - acrescem as dificuldades em ter esperança na cura. Para os mais pequenos, os profissionais apontaram como mais comum a dificuldade em compreender os motivos de nova submissão a tratamentos dolorosos e do afastamento dos seus contextos de vida. Dando a conhecer uma etapa particularmente desafiante da doença oncológica, o presente estudo traz um olhar multifocal de um grupo de profissionais que acompanham de perto essas crianças/adolescentes (e respectivas famílas). A sua longa e diversa experiência - em termos de tipologias de câncer, evolução do quadro clínico, idade ou temperamento dos pacientes (e dos próprios pais) - fazem desses profissionais informantes-chave no mapeamento das dificuldades associadas ao processo de recidiva oncológica em pediatria, bem como no desenho e implementação de respostas mais ajustadas à fenomenologia destes processos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En pediatría oncológica, el índice de sobrevivencia ha experimentado un aumento acentuado, siendo considerable la probabilidad de cura. Sin embargo, el proceso de enfrentar la enfermedad puede sufrir algunos contratiempos, en particular una recaída; ésta es responsable por mucho sufrimiento, el cual puede ser incluso mayor que enfrentar el propio diagnóstico. Tratando de conocer las percepciones de los profesionales de oncología y las principales dificultades experimentadas por los niños/adolescentes que tuvieron recaída, los autores desarrollaron un estudio con participación de 17 profesionales de la salud, trabajo social, psicología y educación de dos hospitales portugueses. Las reflexiones recogidas a través de entrevistas indicaron que las principales dificultades de los niños es aceptar y entender porqué razón tienen que pasar nuevamente por un proceso físico y psicológico tan doloroso y estar lejos de sus contextos naturales. Entre los adolescentes - más conscientes de la gravedad e implicaciones de la enfermedad - son mayores las dificultades para creer y tener esperanza en la cura. Describindo la recaída como una etapa particularmente difícil de la enfermedad oncológica, este estudio proporciona una mirada multifocal de un grupo de profesionales que siguen de cerca estos niños/adolescentes (y respectivas familias). Su larga y variada experiencia - en términos de tipos de cáncer, evolución de cuadro clínico, edad y temperamento de los pacientes (y de los propios padres) - hace que estos profesionales pasen a ser informantes clave para identificar las dificultades asociadas con la recaída del cáncer pediátrico, así como en el diseño e implementación de respuestas más ajustadas a la fenomenología de estos procesos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In pediatric oncology, the survival rate has risen considerably, and nowadays the probability of cure is very high. However, the process of fighting the disease can suffer some setbacks, namely a relapse. This event is responsible for high suffering, which may be even greater than dealing with the diagnosis of cancer. Aiming to understand the perceptions of oncology professionals regarding the main difficulties experienced by children/adolescents whose cancer relapsed, the authors developed a study in which the professionals’ perspective was explored. A group of 17 professionals (from the areas of health, social work, psychology and education), working in two Portuguese hospitals, was interviewed. Their reflections indicated that the main difficulties during relapse were the acceptance of having to undergo such a - physically and psychologically - painful process all over again, and among adolescents, who are more aware of the severity of the disease and its implications, also difficulties in keeping up hope. Among the youngest, professional pointed out as more common the difficulty in understanding why they have to be resubmitted to such painful treatments and be parted from their life contexts. Emphasizing recurrence as a particularly challenging stage of the oncologic disease, this study brings a multifocal view of a group of professionals who closely follow these children/adolescents (and their families) all the way trough. Their long and diverse experience - in terms of type of cancer, evolution of the disease, age and/or temperament of the patients (and the parents’ themselves) - make these professionals key informants in the mapping of the difficulties related to the pediatric oncological relapse, as well as in the design and implementation of more adjusted responses to the phenomenology of these processes.
  • Estudo Experimental do Falar em Público Com e Sem Plateia em Universitários Artigos

    Angélico, Antonio Paulo; Bauth, Murilo Freitas; Andrade, Arthur Kelles

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivou-se comparar a frequência dos marcadores comportamentais de ansiedade entre grupos com e sem plateia, frente à situação experimental do falar em público. Participaram ao todo 72 universitários, que responderam ao Teste de Simulação de Falar em Público (TSFP), Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette), Self Statements During Public Speaking Scale (SPSS) e Questionário Sociodemográfico e Ocupacional. Os grupos diferiram significativamente em relação à maioria dos marcadores comportamentais de ansiedade, avaliados por meio do Protocolo de Registro do Falar em Público (PRFP), com médias de frequências superiores para o grupo com plateia. Constatou-se, ainda, que quanto mais elaborado o repertório de habilidades sociais de um universitário, mais positivamente ele avaliará o seu próprio desempenho em situações de falar em público. Sugerem-se novas pesquisas com maior número de universitários, com diferentes níveis de ansiedade social, que permitam examinar as associações entre habilidades sociais, autoavaliações ao falar em público e ansiedade social.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Se trató de comparar la frecuencia de los indicadores comportamentales de ansiedad entre los grupos participantes con y sin platea, frente a una situación experimental de hablar en público. Participaron 72 universitarios que respondieron Test de Simulación de Hablar en Público (TSFP) Inventario de Habilidades Sociales (IHS-Del-Prette), Self Statements During Public Speaking Scale (SPSS), y Cuestionario Sociodemográfico y Ocupacional. Los grupos diferían significativamente en relación a la mayoría de los indicadores comportamentales de ansiedad, evaluados por medio del Protocolo de Registro de Hablar en Público (PRFP), con promedio de frecuencia superior para el grupo con platea. Fue constatado, también, que cuanto más elaborado es el repertorio de habilidades sociales de un universitario, éste evaluará de forma más positiva su propio desempeño en situaciones de hablar en público. Se sugiere realizar nuevas investigaciones con un número mayor de universitarios, con diferentes niveles de ansiedad social, que permitan examinar las asociaciones entre habilidades sociales, autoevaluación al hablar en público y ansiedad social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to compare the frequency of behavioral markers of anxiety between groups with and without an audience, against an experimental situation of public speaking. A total of 72 undergraduates participated, who responded to the Public Speaking Simulation Test, (TSFP), the Social Skills Inventory (IHS-Del-Prette), the Self Statements During Public Speaking Scale (SPSS), and the Sociodemographic and Occupational Questionnaire. The groups differed significantly considering most of the behavioral markers of anxiety, evaluated by the Public Speaking Register Protocol (PRFP), with higher frequency rates in the group with an audience. It was also found that the more elaborate is the social skills repertoire of an undergraduate, the more positive was his self-evaluation of his own performance in public speaking situations. It is suggested further research with a larger number of undergraduates with different levels of social anxiety, in order to allow the analysis of association between social skills, self-assessments when speaking in public, and social anxiety.
  • Sintomas de Depressão, Ansiedade e Estresse em Usuários de Drogas em Tratamento em Comunidades Terapêuticas Artigos

    Andretta, Ilana; Limberger, Jéssica; Schneider, Jaluza Aimèe; Mello, Luana Thereza Nesi de

    Resumo em Português:

    Resumo Sintomas de depressão, ansiedade e estresse podem interferir negativamente no progresso do tratamento de usuários de substâncias. Este estudo objetivou avaliar os níveis de depressão, ansiedade e estresse em homens e mulheres em tratamento em Comunidades Terapêuticas, relacionando tais níveis com o tipo de substância utilizada e dados sociodemográficos. Utilizou-se um Questionário de Dados Sociodemográficos e de Uso de Drogas e a escala DASS-21. Participaram 115 homens e 53 mulheres, em tratamento, totalizando 168 indivíduos, com idade média de 32 anos (DP = 8,7). A maioria eram usuários de tabaco e crack, este último associado às mulheres. Identificou-se que os usuários de tabaco e os usuários de drogas que não tinham emprego se associaram a níveis mais altos dos sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Conclui-se que tais estratégias podem auxiliar na diminuição dos sintomas avaliados pelo DASS-21, melhorando as condições de vida para o enfrentamento do transtorno por uso de substâncias.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Los síntomas de depresión, ansiedad y estrés pueden afectar de forma negativa el progreso del tratamiento de usuarios de drogas. El objetivo de este estudio fue evaluar los niveles de estos síntomas en los hombres y las mujeres en tratamiento en Comunidades Terapéuticas, relacionando tales niveles con el tipo de sustancia utilizada y datos sociodemográficos. Se utilizó un Cuestionario sobre Datos Sociodemográficos y Uso de Drogas y escala DASS-21. Participaron 115 hombres y 53 mujeres en tratamiento, con edad media de 32 años, DP = 8,7). La mayoría eran consumidores de tabaco y crack, este último asociado a las mujeres. Los usuarios de drogas y tabaco que no tenían empleo, se asociaron a niveles más altos de síntomas de depresión, ansiedad y estrés. Se concluye que tales estrategias pueden auxiliar en la disminución de los síntomas evaluados por la DASS-21, mejorando las condiciones de vida para el enfrentamiento de los trastornos por uso de sustancias.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Symptoms of depression, anxiety and stress may interfere negatively in the progress of treatment of substance abusers. This study aimed to evaluate the levels of depression, anxiety and stress in men and women undergoing treatment for substance use disorder in therapeutic communities, relating such levels with the type of substance used and sociodemographic data. We used a Sociodemographic and Drug Use Data Questionnaire and the DASS-21. Participants included 115 men and 53 women on treatment (M=32 years; SD=8.7). Most were users of tobacco and crack, the latter associated with women. Tobacco and other drug users who were unemployed were associated with higher levels of depression, anxiety, and stress symptoms in the DASS-21. The results do not allow a causal relationship between the variables, but highlight the relevance of including in the treatments, strategies for smoking cessation and professional reintegration. Such strategies may help to reduce the symptoms evaluated by the DASS-21, improving living conditions for coping with substance use disorders.
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia R. Waldemar César da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars (SWIFT), Campinas - São Paulo, CEP 13045-510, Telefone: (19)3779-3771 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistapsico@usf.edu.br