Acessibilidade / Reportar erro
Psico-USF, Volume: 25, Número: 4, Publicado: 2020
  • Critérios para Habilitação à Adoção segundo Técnicos Judiciários Artigos

    Silva, Patricia Santos da; Schwochow, Monique Souza; Resmini, Gabriela de Faria; Frizzo, Giana Bitencourt

    Resumo em Português:

    Resumo A adoção é forma de possibilitar uma família às crianças e aos adolescentes privados do convívio familiar. Candidatos à adoção devem passar por um processo de avaliação e preparação, orientado pelas equipes técnicas dos Juizados da Infância e Juventude. Os profissionais devem avaliar questões complexas sobre adoção e parentalidade, porém a falta de um critério norteador pode trazer dificuldades nas avaliações. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo descrever os critérios utilizados por técnicos judiciários do Rio Grande do Sul nos processos de habilitação para adoção. Realizou-se entrevistas com psicólogos e assistentes sociais de sete cidades do estado. Por meio da análise de conteúdo, identificou-se que se deve avaliar questões relativas à história de vida, características pessoais, relações familiares e sociais e as motivação para a parentalidade. Discute-se que os processos de habilitação podem ser pensados como um espaço de reflexão acerca do projeto de adoção e de parentalidade dos adotantes além de somente uma avaliação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La adopción es una forma de propiciar una familia para niños y jóvenes privados de la vida familiar. Los candidatos a adopción deben someterse a un proceso de evaluación y preparación, guiados por los equipos técnicos de los tribunales de la infancia. Los profesionales deben evaluar preguntas complejas sobre la adopción y la crianza de los hijos, pero la falta de un criterio rector puede llevar a dificultades en las evaluaciones. Ante esto, el presente estudio tuvo como objetivo describir los criterios utilizados por los técnicos judiciales de Rio Grande do Sul en los procesos de calificación para la adopción. Se realizaron entrevistas con psicólogos y trabajadores sociales de siete ciudades del estado. Así a través del análisis del contenido, se deben evaluar las cuestiones relacionadas con la historia de la vida, las características personales, las relaciones familiares y sociales, y la motivación para la crianza de los hijos. Se argumenta que los procesos de calificación pueden considerarse como un espacio para reflexión sobre el proyecto de adopción y la crianza de los adoptantes, así como sólo una evaluación.

    Resumo em Inglês:

    Resumen Adoption is a way of enabling children and adolescents deprived of family life to have a family. Adoption candidates must undergo a process of evaluation and preparation, guided by the technical teams of the Child and Youth Courts. Professionals should evaluate complex questions about adoption and parenting, but the lack of a guiding criterion can lead to difficulties in this process. Thus, the present study aimed to describe the criteria used by judicial technicians of the state of Rio Grande do Sul in the qualification processes for adoption. Interviews were conducted with psychologists and social workers from 7 cities in the state. The content analysis identified that issues related to life history, personal characteristics, family and social relationships, and motivation for parenting should be evaluated. It is argued that the qualification process can be thought of as a space for reflection on the adoption project and the parenting of the adopters besides only an evaluation.
  • Evidências de Validade para o Teste de Regulação de Emoções Artigos

    Lira, Celine Lorena Oliveira Barboza de; Bueno, José Maurício Haas

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo buscou evidências de validade com base na estrutura interna (validade fatorial) e em sua relação com variáveis externas (indicadores psicopatológicos e dados pessoais) para o Teste de Regulação de Emoções (TRE). Esse instrumento é composto por cenários (vinhetas) representativos de conflitos envolvendo oito emoções básicas e perguntas sobre a eficácia de diferentes formas de lidar com a emoção presente em cada cenário. A amostra foi composta por 289 adultos, que responderam ao TRE pela internet. Uma parcela menor dos participantes (N = 191) respondeu também ao Inventário Dimensional Clínico da Personalidade - Triagem. O estudo resultou numa estrutura com dois fatores relacionada à detecção de estratégias eficazes (fator 1) e não eficazes (fator 2) para regular emoções, com bons índices de fidedignidade. Não houve relações significativas com indicadores psicopatológicos. O instrumento pode ser recomendado para uso em pesquisas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio buscó evidencias de validez con base en la estructura interna (validez factorial) y en su relación con variables externas (indicadores psicopatológicos y datos personales), para el Test de Regulación Emocional (TRE). Este instrumento se compone de escenarios (viñetas) representativos de conflictos relacionados con ocho emociones básicas, y preguntas sobre la eficacia de formas distintas de lidiar con la emoción presente en cada escenario. Se compuso la muestra por 289 adultos, que respondieron al TRE por Internet. Una porción más pequeña de participantes (N = 191), respondió también al Inventario Dimensional Clínico de la Personalidad-Clasificación. El estudio resultó en una estructura de dos factores relacionada con la detección de estrategias eficaces (factor 1) y no eficaces (factor 2) para regular las emociones, con buenos índices de fiabilidad. No hubo relaciones significativas con indicadores psicopatológicos. Se puede recomendar el instrumento para el uso en investigaciones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study sought evidence of validity based on the internal structure (factorial validity) and its relationship with external variables (psychopathological indicators and personal data) for the Emotional Regulation Test (ERT). This instrument is composed by conflict-related scenarios (vignettes) involving eight basic emotions, and questions about the effectiveness of different ways to deal with the emotional conflict of each scenario. The sample consisted of 289 adults, who answered the ERT via internet. A smaller portion of the sample (N = 191) also responded to the Clinical Dimensional Inventory of Personality - Screening. The study resulted in a two-factor structure related to effective (factor 1) and non-effective (factor 2) strategies to regulate emotions, with good reliability indexes. No significant correlations with psychopathological indicators were found. We recommended the use of the instrument for research purposes.
  • Atuação de Psicólogos em Alegações de Violência Sexual: Boas Práticas nas Entrevistas de Crianças e Adolescentes Artigos

    Aznar-Blefari, Carlos; Schaefer, Luiziana Souto; Pelisoli, Cátula da Luz; Habigzang, Luísa Fernanda

    Resumo em Português:

    Resumo Discussões sobre o papel de profissionais da Psicologia na escuta de alegações de violência sexual contra crianças e adolescentes têm emergido em todo país. Escuta especializada, depoimento especial e perícia psicológica são procedimentos previstos na legislação brasileira em diferentes momentos de uma alegação de violência sexual, dentro do Sistema de Garantia de Direitos. Enquanto os dois primeiros podem contar com profissionais de outras áreas, a perícia psicológica é atribuição privativa dos psicólogos. Tendo em vista que a principal fonte de informações sobre os eventos alegados é a criança, este artigo de revisão narrativa tem como objetivo discutir a escuta do psicólogo/a sobre alegações de violência sexual nos contextos da escuta especializada, do depoimento especial e da perícia psicológica. O artigo também tem como objetivo apresentar diretrizes gerais para entrevistas com crianças e adolescentes, consideradas na literatura como boas práticas nesse campo de atuação. Considerando a entrevista como o ponto comum entre esses três procedimentos, recomenda-se o uso de questões abertas, preparação do local em que a entrevista será conduzida e o uso de protocolos empiricamente validados para obtenção do relato sobre o evento alegado. Observou-se que tanto na literatura especializada como na legislação brasileira ainda se faz necessário esclarecer a operacionalização de “escuta especializada”, pois pode dificultar a atuação efetiva dos profissionais que atuam em serviços de proteção e atendimento a crianças e adolescentes.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Las discusiones sobre el papel de los profesionales de la psicología en la escucha de las denuncias de violencia sexual contra niños y jóvenes han surgido en todo el país. La escucha especializada, el testimonio especial y la pericia psicológica son procedimientos previstos en la legislación brasileña en momentos distintos de una denuncia de violencia sexual dentro del Sistema de Garantía de Derechos. Si bien los dos primeros pueden confiar en profesionales de otros campos, la evaluación psicológica (pericia psicológica) es la tarea privada del psicólogo. Dado que la principal fuente de información sobre los supuestos eventos es el niño, este artículo de revisión narrativa tiene como objetivo discutir la escucha del psicólogo en las denuncias de violencia sexual en los contextos especializados, testimonio especial y evaluación psicológica (pericia psicológica). El artículo también tiene como objetivo presentar directrices generales para entrevistas con niños y jóvenes, consideradas en la literatura como buenas prácticas en este campo. Considerando la entrevista como el punto común entre estos tres procedimientos, se recomienda el uso de preguntas abiertas, la preparación del lugar donde se realizará la entrevista y el uso de protocolos empíricamente validados para obtener el evento informado. Se observó que, en la literatura especializada, así como en la legislación brasileña, aún es necesario aclarar la operacionalización de la ‘Escucha Especializada”, ya que puede obstaculizar el desempeño efectivo de los profesionales que trabajan en los servicios de protección y cuidado para niños y jóvenes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Discussions about the role of psychologists in listening to allegations of sexual violence against children and adolescents have emerged across the country. Specialized listening, special testimony, and an expert legal psychological report are procedures provided for in Brazilian law at different steps of an allegation of sexual violence within the System of Guarantee of Rights. While the first 2 can rely on professionals from other fields, the expert legal psychological report is the private responsibility of psychologists. Given that the main source of information about the alleged events is the child, this narrative review article aims to discuss the psychologist’s listening to allegations of sexual violence in the contexts of specialized listening, special testimony, and expert legal psychological report. The article also aims to present general guidelines for interviews with children and adolescents, considered in the literature as good practices in this field. Considering the interview as the common point between these 3 procedures, it is recommended the use of open questions, preparation of the place where the interview will be conducted, and the use of empirically validated protocols to obtain the report of the alleged event. It was observed that in the specialized literature as well as in the Brazilian legislation, it is still necessary to elucidate the operationalization of ‘Specialized Listening’, as it can hinder the effective performance of professionals working in protection and care services for children and adolescents.
  • A Influência do Facebook no Ativismo e Radicalismo Político Papers

    Couto, Cleno; Modesto, João Gabriel

    Resumo em Português:

    Resumo Recentemente tem sido noticiado um incremento do radicalismo no âmbito político. O presente estudo buscou avaliar a influência da intensidade de uso do Facebook no radicalismo e ativismo político, tendo como hipótese (H1) que a intensidade do uso do Facebook pode incrementar os índices de radicalismo e ativismo e (H2) que esse efeito seria parcialmente mediado pelo grau de confiança na informação consumida no Facebook. Participaram 211 pessoas que responderam à Escala de Intensidade de Uso do Facebook, Escala de Confiança no Consumo de Notícias Online e Escala de Ativismo e Radicalismo. Os resultados não corroboraram o modelo de mediação (H2), mas apenas o efeito direto (H1), indicando que, independente do usuário confiar na notícia que está acessando, o uso do Facebook tende a favorecer maiores índices de ativismo e radicalismo. Implicações dos achados são discutidas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Recientemente se ha comunicado un aumento del radicalismo en la esfera política. El presente estudio buscó evaluar la influencia de la intensidad del uso de Facebook en el radicalismo y activismo político, teniendo como hipótesis (H1) que la intensidad del uso de Facebook puede incrementar los índices de radicalismo y activismo y (H2) que ese efecto sería parcialmente mediado por el grado de confianza en la información consumida en Facebook. Participaron 211 personas que respondieron a la Escala de Intensidad de Uso de Facebook, Escala de Confianza en el Consumo de Noticias En Línea, Escala de Activismo y Radicalismo. Los resultados no corroboraron el modelo de mediación (H2), sino sólo el efecto directo (H1), indicando que, independientemente del usuario confiar en la noticia que está accediendo, el uso de Facebook tiende a favorecer mayores índices de activismo y radicalismo. Se discuten las implicaciones de los hallazgos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Recently, an increase in radicalism in the political sphere has ocurred. This study aimed to evaluate the influence of the intensity of Facebook use on political radicalism and activism, taking as hypothesis (H1) that the intensity of Facebook use can increase radicalism and activism rates and (H2) that this effect would be partially mediated by the degree of confidence in Facebook consumed information. To this end, 211 respondents participated by answering the Facebook Intensity Scale, Online News Consumption Confidence Scale and Activism and Radicalism Intention Scale. The results did not corroborate the mediation model (H2) but only the direct effect (H1), indicating that, regardless of user trust in the news they are accessing, the use of Facebook tends to favor higher rates of activism and radicalism. Implications of the findings are discussed.
  • Sintomatologia Depressiva, Estresse e Ansiedade em Universitários Artigos

    Jardim, Marília Guimarães Leal; Castro, Tathyane Silva; Ferreira-Rodrigues, Carla Fernanda

    Resumo em Português:

    Resumo Os níveis de sintomatologia depressiva, estresse e ansiedade têm crescido em todo o mundo comprometendo a qualidade de vida e bem estar das pessoas das mais diferentes idades. Assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar os níveis desses sintomas em 410 estudantes (233 ingressantes e 177 concluintes) dos cursos de saúde de uma universidade pública federal do interior de Pernambuco, a fim de verificar se estar no início ou final do curso pode interferir em tais níveis. Foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário sociodemográfico, IDATE, EBADEP, EPS-10 e SRQ-20 em aplicações coletivas em sala de aula. Os resultados apresentaram indícios de sofrimento mental (53,9%), prevalência de ansiedade (43,4% ansiedade-estado; 42% ansiedade-traço), níveis de estresse moderado (M = 20,68 ingressantes; M = 20,31 concluintes) e baixos índices de sintomatologia depressiva (0,6%). Não foi identificada diferença estatisticamente significativa quanto aos construtos em relação ao início e ao final de curso, demonstrando que o ambiente universitário parece não ser adoecedor, mas outras variáveis devem ser investigadas, pois podem estar relacionadas a essas características nesse período da vida.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Los niveles de sintomatología depresiva, estrés y ansiedad han aumentado en todo el mundo, comprometiendo la calidad de vida y el bienestar de personas de edades distintas. Así, el presente estudio tuvo como objetivo evaluar los niveles de estos síntomas en 410 alumnos de los cursos de salud de una universidad pública federal en el interior de Pernambuco, con el fin de verificar si el comienzo o el final del curso interfieren en dichos niveles. De estos 233 eran principiantes y 177 concluyentes. Se utilizaron los siguientes instrumentos: cuestionario sociodemográfico, IDATE, EBADEP, EPS-10 y SRQ-20 en aplicaciones colectivas en clase. Los resultados mostraron indicios de sufrimiento mental (53,9%), prevalencia de ansiedad (43,4% ansiedad-estado, 42% ansiedad-traza), niveles de estrés moderado (M = 20,68 principiantes, M = 20,31 concluyentes) y bajos índices de sintomatología depresiva (0,6%). No se identificó diferencia estadísticamente significativa en cuanto a los constructos con relación al inicio y final de curso, demostrando que el ambiente universitario parece no causar enfermedades, pero se deben investigar otras variables, ya que pueden estar relacionadas con estas características en este período de la vida.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The levels of depressive symptoms, stress, and anxiety have grown all over the world compromising the quality of life and well-being of people of a wide age range. Thus, this study aimed to evaluate the levels of these symptoms in 410 students (233 were beginners and 177 were graduating students) of a federal public university in the countryside of the state of Pernambuco, to verify whether being at the beginning or end of the course may interfere in such levels. The following instruments were used: sociodemographic questionnaire, IDATE, EBADEP, EPS-10, and SRQ-20 collectively applied in the classroom. The results showed signs of mental suffering (53.9%), prevalence of anxiety (43.4% anxiety-state, 42% anxiety-trace), moderate stress levels (M=20.68 beginners, M=20.31 graduating), and low rates of depressive symptoms (0.6%). No statistically significant difference was identified with regard to the constructs considering the beginning and end of the course, showing that the university environment seems not to be unhealthy, but other variables should be investigated that may be related to that period.
  • Adaptação de uma Escala de Avaliação de Anomalias Perceptuais para o Brasil Artigos

    Sales, Hemerson Fillipy Silva; Fernandes, Thiago Monteiro Paiva; Santana, Jessica Bruna; Andrade, Michael Jackson Oliveira; Nogueira, Renata Maria Toscano Barreto Lyra; Santos, Natanael Antonio dos

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo desta pesquisa foi adaptar a Structured Interview for Assessing Perceptual Anomalies (SIAPA) para o Brasil para ser utilizada como instrumento de autorrelato. Utilizou-se uma amostra não probabilística de 854 universitários, a maioria do sexo masculino (51,4 %) e com idades entre 16 e 65 anos (M = 23,7; DP = 6,8). Após a tradução e validação semântica da SIAPA, testaram-se os parâmetros de validade e precisão por meio de análises fatoriais, coeficientes alfa de Cronbach e análises via Teoria de Resposta ao Item (TRI). Os resultados confirmaram a adequação psicométrica da medida, apontando uma solução unidimensional com altas cargas no fator geral e alta consistência interna (α = 0,88; Ω = 0,88). Acredita-se que o objetivo proposto tenha sido satisfeito, de modo que, ao final da pesquisa, contou-se com uma medida válida e fidedigna que pode ser utilizada, tanto para rastreio quanto para pesquisa, para compreender e diagnosticar anomalias perceptuais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de esta investigación fue adaptar la Structured Interview for Assessing Perceptual Anomalies (SIAPA) para Brasil para utilizarla como instrumento de autoinforme. Se utilizó una muestra no probabilística con 854 universitarios, la mayoría del sexo masculino (51,4%) y con edades entre 16 a 65 años (M = 23,7, DP = 6,8). Después de la traducción y validación semántica de la SIAPA, se probaron los parámetros de validez y precisión por medio de análisis factoriales, coeficientes alfa de Cronbach y análisis vía Teoría de Respuesta al Ítem (TRI). Los resultados confirmaron la adecuación psicométrica de la medida, apuntando una solución unidimensional con altas cargas en el factor general y alta precisión (α = 0,88; Ω = 0,88). Se cree que el objetivo propuesto ha sido satisfecho, de modo que al final de la investigación se contó con una medida valida y fidedigna que se puede utilizar, tanto para detección como investigación, para comprender y diagnosticar anomalías perceptuales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this research was to adapt the Structured Interview for Assessing Perceptual Anomalies (SIAPA) for use in Brazil as a self-report tool. A non-probabilistic sample of 854 undergraduate students was used, mostly men (51.4%) and aged between 16 and 65 years (M = 23.7, SD = 6.8). After the translation and semantic validation of SIAPA, the validity and precision parameters were tested by means of factor analysis, Cronbach’s alpha coefficients, and Item Response Theory (IRT) analysis. The results confirmed the psychometric adequacy of the measure, pointing to a one-dimensional solution with high loads on the general factor and high accuracy (α = 0.88; Ω = 0.88). It is believed that the proposed objective was satisfied, so that at the end of the investigation there was a valid and reliable measure that can be used, both for screening and research, to understand and diagnose perceptual anomalies.
  • Estratégias de Ensino de Palavras em Leitura de História para Crianças Pré-Escolares Papers

    Miranda, Ana Carolina Arruda; Bettio, Claudia Daiane Batista; Schmidt, Andréia

    Resumo em Português:

    Resumo A leitura compartilhada de histórias (LCH) como prática de ensino produz efeitos significativos sobre o desenvolvimento de repertórios verbais em crianças, principalmente quando associada a estratégias de ensino explícito de vocabulário. Esse estudo teve como objetivo testar os efeitos cumulativos do uso de estratégias de ensino de palavras, a partir de sessões de LCH, sobre a aprendizagem de palavras por crianças pré-escolares. Foram realizadas três sessões de LCH de um mesmo livro e uma sessão de atividade complementar sobre as palavras da história, em uma classe com 13 crianças, com idades de 4 a 5 anos. Foram identificados ganhos significativos entre o pré e pós-teste no desempenho em tarefas de emparelhamento ao modelo para substantivos e nas tarefas de nomeação para substantivos e para verbos. Os resultados confirmam a eficácia do uso de estratégias de ensino de palavras durante LCH e a sua viabilidade no contexto natural de sala de aula.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La lectura compartida de historias (LCH) como práctica de enseñanza produce efectos significativos en el desarrollo de repertorios verbales en niños, principalmente cuando se asocia a estrategias de enseñanza explícita de vocabulario. Este estudio tuvo como objetivo evaluar los efectos cumulativos del uso de estrategias de enseñanza de palabras, a partir de sesiones de LCH, en el aprendizaje de palabras en preescolares. Se realizaron tres sesiones de LCH con un único libro y una sesión de actividad complementaria sobre las palabras de la historia, en una clase con 13 niños con edades entre 4 y 5 años. Al comparar las medidas pre y post test, se identificaron mejoras significativas en el desempeño en las tareas de emparejamiento al modelo para sustantivos y en las tareas de nombramiento de sustantivos y verbos. Los resultados confirman la eficacia del uso de estrategias de enseñanza de palabras durante LCH y su viabilidad en el contexto natural en clase.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Shared book reading (SBR) as a teaching practice produces significant effects on development of verbal repertoires in children, especially when associated with strategies of explicit vocabulary teaching. This study aimed to test the cumulative effects of using word teaching strategies, during SBR sessions, on word learning by preschool children. Three sessions of SBR of the same story and a session of complementary activity about the words of the story read were carried out in a class of 13 children aged 4 to 5 years. It was identified significant children’s gains, between pre and post-test, in matching-to-sample tasks for nouns and in naming tasks, both for nouns and for verbs. The results confirm the effectiveness of using word teaching strategies during SBR and their feasibility in the natural classroom context.
  • Escala de Autoeficácia para Autorregulação da Escrita: Adaptação e Validação para Universitários Artigos

    Emilio, Eduarla Resende Videira; Polydoro, Soely Aparecida Jorge; Pelissoni, Adriane Martins Soares; Dantas, Marilda Aparecida

    Resumo em Português:

    Resumo Neste estudo almejou-se traduzir, adaptar e buscar evidências de validade baseadas na estrutura interna e na relação com uma variável externa convergente para a Escala de Autoeficácia para Autorregulação da Escrita (EAARE) no contexto brasileiro. Trata-se de uma escala que avalia a percepção de capacidade do estudante em executar habilidades específicas de escrita. Participaram da pesquisa 430 universitários, que responderam à EAARE e a outra medida de aferição da crença de autoeficácia na escrita. A análise fatorial indicou a presença de uma única dimensão, cujo índice de consistência interna foi de 0,95. Em convergência com a literatura e com as expectativas formuladas, os resultados também apontaram uma relação estatisticamente significativa, forte e positiva entre os escores das duas escalas utilizadas. Desse modo, pode-se afirmar que a EAARE se constitui como um instrumento com evidências de validade e de fidedignidade apropriados para o uso no contexto brasileiro.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Se anheló en este estudio traducir, adaptar y buscar evidencias de validez, basadas en la estructura interior y en la relación con una variable exterior convergente, de la Escala de Autoeficacia para Autorregulación de la Escritura (EAARE) en el contexto brasileño. Se trata de una escala que evalúa la percepción de la capacidad del estudiante en ejecutar habilidades específicas de escritura. Participaron de la investigación 430 universitarios, que respondieron a la EAARE y la otra medida de evaluación de la creencia de autoeficacia en la escritura. El análisis factorial indicó la presencia de una sola dimensión, cuyo índice de consistencia interna fue 0,95. En convergencia con la literatura y con las expectativas formuladas, los resultados también señalaron una relación estadísticamente significativa, fuerte y positiva entre las puntuaciones de las dos escalas utilizadas. De este modo, se puede afirmar que la EAARE se constituye como un instrumento con evidencias de validez y de fiabilidad apropiadas para el uso en el contexto brasileño.

    Resumo em Inglês:

    Resumen This validation study aimed at the translation, adaptation, and presentation of the Self-Efficacy Scale for Self-Regulated Writing (EAARE) in the Brazilian context based on its internal structure and relation with a convergent external variable. This scale assesses students’ perception of their ability to perform specific writing skills. A total of 430 undergraduates participated in the study answering the EAARE and another writing self-efficacy assessment. The factor analysis indicated the presence of only one dimension with internal consistency of 0.95 and also a strong and positive relationship between the scores of the 2 scales applied in the study. These results are consistent with the literature and with the posited expectation; therefore it can be affirmed that EAARE is an instrument with proper evidence of validity and reliability to be used in the Brazilian context.
  • Construção e Avaliação de uma Intervenção de Planejamento de Carreira para Estudantes Universitários Artigos

    Alves, Cássia Ferrazza; Teixeira, Marco Antônio P.

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento e a avaliação de uma intervenção em grupo na área de planejamento de carreira voltada a estudantes universitários, com base no modelo teórico Hope-Action Theory. Participaram 35 estudantes (22 do grupo de intervenção e 13 do grupo de comparação) com idades entre 19 e 48 anos (M = 23,46; DP = 5,38), de ambos os sexos. O grupo experimental apresentou mudanças mais robustas em termos de tamanho de efeito nas variáveis que avaliavam uma orientação positiva para o futuro (esperança e otimismo) e aspectos relativos à adaptabilidade de carreira. Discute-se acerca de intervenções voltadas para o público universitário e seus desafios, considerando a interface com a saúde mental, além da importância de intervenções pautadas em modelos teóricos consistentes e com instrumentos que possam avaliá-las.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tiene por objetivo presentar la construcción y evaluación de una intervención en equipos en el área de planeamiento de carrera con estudiantes universitarios, basada en el modelo teórico Hope-Action Theory. Participaron 35 estudiantes (22 del grupo intervención y 13 del grupo de comparación) con edades de 19 a 48 años (M = 23,46; DP = 5,38), de ambos sexos. El grupo experimental presentó cambios más robustos en términos del tamaño del efecto de las variables que evaluaban una orientación positiva para el futuro (esperanza y optimismo) y aspectos relativos en la adaptabilidad de carrera. Se discute acerca de la importancia de intervenciones dirigidas al público universitario y sus desafíos, considerando la interfaz con la salud mental, así como la importancia de las intervenciones basadas en modelos teóricos consistentes e instrumentos que puedan evaluarlas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims to present the development and evaluation of a group intervention in the area of career planning aimed at university students, based on the Hope-Action Theory model. A total of 35 students (22 in the intervention group and 13 in the comparison group) participated, aged between 19 and 48 years (M = 23.46; SD = 5.38), both sexes. The experimental group presented more robust changes in terms of effect size in the variables that evaluated a positive orientation to the future (hope and optimism) and aspects related to career adaptability. We discussed the importance of interventions aimed at undergraduate students and their challenges, considering the interface with mental health, besides the importance of interventions based on consistent theoretical models and with instruments that are able to evaluate them.
  • Uso do Instagram , Comparação Social e Personalidade como Preditores da Autoestima Papers

    Fagundes, Luiza Seabra; Marot, Tiago Azevedo; Natividade, Jean Carlos

    Resumo em Português:

    Resumo Diante de uma população cada vez mais conectada virtualmente, o objetivo desta pesquisa foi testar o poder preditivo da intensidade de uso do Instagram, da comparação social e dos cinco grandes fatores de personalidade sobre a autoestima. O questionário, disponibilizado na internet com perguntas sociodemográficas e quatro escalas, foi respondido por 625 brasileiros, sendo 63,7 % mulheres. Os resultados indicaram o neuroticismo e a comparação social (fator habilidades) como preditores negativos da autoestima. A extroversão, a socialização, a realização, a comparação social (fator Opiniões) e a idade mostraram-se preditores positivos da autoestima. Para as mulheres, quanto maior a intensidade de uso do Instagram, menores os níveis de autoestima. A relação negativa entre a autoestima e a intensidade de uso do Instagram foi mediada pela comparação social (efeito de supressão). Sugere-se que os prejuízos do uso da rede social para o indivíduo relacionam-se com a atividade de comparar-se com outras pessoas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Ante una población cada vez más conectada virtualmente, el objetivo de esta investigación fue probar el poder predictivo de la intensidad de uso de Instagram, de la comparación social y de los cinco grandes factores de personalidad sobre la autoestima. El cuestionario, disponible en Internet con preguntas sociodemográficas y cuatro escalas, fue respondido por 625 brasileños, siendo 63,7% mujeres. Los resultados indicaron el neuroticismo y la comparación social (factor habilidades) como predictores negativos de la autoestima. La extroversión, la socialización, la realización, la comparación social (factor opiniones) y la edad se mostraron predictores positivos de la autoestima. Para las mujeres, cuanto mayor es la intensidad de uso de Instagram, más bajos los niveles de autoestima. Se medió la relación negativa entre autoestima e intensidad de uso de Instagram por comparación social (factor habilidad). Se sugieren los perjuicios del uso de la red social para el individuo se relacionan con la actividad de compararse con otras personas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the face of a population that is increasingly connected electronically, the objective of this research was to test the predictive power of Instagram’s use intensity, social comparison and the five major personality factors of self-esteem. The survey, made available on the internet with sociodemographic questions and four scales, was answered by 625 Brazilians, of which 63.7% were women. The results indicated neuroticism and social comparison (abilities factor) as negative predictors of self-esteem. Extraversion, agreeableness, consciousness, social comparison (opinions factor), and age were shown to be positive predictors of self-esteem. For women, the higher the intensity of Instagram’s use, the lower the levels of self-esteem. The negative relationship between self-esteem and the intensity of Instagram use was mediated by social comparison (suppression effect). It is suggested that the harm of using the social network relates to the activity of comparing himself to other people.
  • Propriedades Psicométricas da Comprehensive Assessment of Sadistic Tendencies (CAST) no Brasil Artigos

    Monteiro, Renan P.; Medeiros, Emerson Diógenes de; Silva, Clécia Lino da; Melo, Izadora Mendonça de; Figueiredo, Fabrício Antônio Duarte; Dorileo, Brunna Belmonte

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivou-se reunir evidências psicométricas da Comprehensive Assessment of Sadistic Tendencies (CAST) no Brasil. Os resultados da análise fatorial exploratória indicaram uma solução unifatorial, com adequada precisão, tendo itens com discriminação entre moderada e muito alta, cobrindo uma ampla faixa do traço latente. As correlações da CAST com a Tríade Sombria, amabilidade e conscienciosidade e com os fatores da escala de agressão são evidências de validade convergente, além do sadismo ter um incremento significativo na explicação do comportamento agressivo. Pensando no avanço dos estudos sobre a Tétrade Sombria, selecionaram-se os quatro itens mais informativos da CAST, acoplando-os aos 12 da Dirty Dozen, testados por meio de uma análise fatorial confirmatória, apresentaram indicadores de ajuste aceitáveis. No conjunto, os resultados reúnem evidências da adequação psicométrica da CAST, oferecendo uma versão curta e eficaz para avaliação da Tétrade Sombria.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Se buscó reunir evidencias psicométricas de la Comprehensive Assessment of Sadistic Tendencies (CAST) en Brasil. Los resultados del Análisis Factorial Exploratorio indicaron una solución unifactorial, con adecuada precisión, teniendo ítems con discriminación moderada y muy alta, cubriendo una amplia parte del rasgo latente. Las correlaciones de la CAST con la Tríada Oscura, amabilidad y concienciosidad y con los factores de la escala de agresión son evidencias de validez convergente, además del sadismo tener un incremento significativo en la explicación del comportamiento agresivo. Considerando el curso de los estudios sobre la Tétrada Oscura, se seleccionaron los cuatro ítems más informativos de la CAST, acoplándolos a los 12 de Dirty Dozen, evaluados por medio de un Análisis Factorial Confirmatorio, presentaron indicadores de ajuste aceptables. En el conjunto, los resultados reúnen evidencias de la adecuación psicométrica de la CAST, ofreciendo una versión corta y eficaz para la evaluación de la Tétrada Oscura.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of the study was to collect psychometric evidence for the Comprehensive Assessment of Sadistic Tendencies (CAST) in Brazil. The results of the Exploratory Factor Analysis indicated a unifactorial solution with adequate reliability and moderate to high discrimination items, covering a wide range of the latent trait. Correlations of the CAST with the Dark Triad, agreeableness, conscientiousness, and with the factors of the aggression scale are evidence of convergent validity. Moreover, sadism significantly increases the explanation of aggressive behavior. Bearing in mind the development of studies on the Dark Tetrad, the four most informative items of the CAST combined with the 12 items of the Dirty Dozen were tested using a Confirmatory Factor Analysis and presented acceptable indexes of fit. Overall, the findings gather evidence of psychometric suitability of the CAST and provide a short and efficient tool to assess the Dark Tetrad.
  • Desenvolvimento e Investigação de Evidências de Validade para o Instrumento Marcadores de Resiliência Infantil Artigos

    Oliveira, Karina da Silva; Nakano, Tatiana de Cássia

    Resumo em Português:

    Resumo Embora a resiliência seja considerada um construto importante para o enfrentamento de situações adversas, nenhum instrumento brasileiro encontra-se disponível para sua avaliação na infância. Assim, os objetivos deste trabalho relacionam-se à elaboração de um instrumento para avaliação da resiliência em crianças de oito a 12 anos, investigação das evidências de validade baseadas no conteúdo e realização de estudo piloto. Participaram do processo de construção 20 crianças, de escolas públicas e particulares. Do estudo de validade de conteúdo, participaram 16 juízes. E, do estudo piloto, participaram 43 crianças de uma escola pública. Os resultados possibilitaram a seleção das alternativas dos itens, bem como indicaram a pertinência de 27 dos 30 itens desenvolvidos, segundo avaliação dos juízes, bem como sua adequação à faixa etária almejada. A partir dos resultados, pode-se notar que as escolhas metodológicas tomadas no processo de construção colaboraram para que o instrumento apresentasse bom potencial. Sugere-se que novos estudos sejam realizados, a fim de aprofundar a compreensão sobre suas qualidades psicométricas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Aunque se considera la resiliencia como un constructo importante para el enfrentamiento de situaciones adversas, ningún instrumento brasileño está disponible para su evaluación en la infancia. Así, los objetivos de este trabajo se relacionan con la elaboración de un instrumento para la evaluación de la resiliencia en niños de 8 a 12 años, investigación de las evidencias de validez basadas en el contenido y también se realizó el estudio piloto. Participaron 20 niños de escuelas públicas y particulares en proceso de construcción. En el estudio de validez de contenido, participaron 16 jueces. Y del estudio piloto, participaron 43 niños de una escuela pública. Los resultados posibilitaron la selección de las alternativas de los ítems, así como indicaron la pertinencia de 27 de los 30 ítems desarrollados, según evaluación de los jueces, y la adecuación del instrumento rango de edad anhelado. A partir de los resultados, se puede observar que las elecciones metodológicas realizadas en el proceso de construcción colaboraron para que el instrumento tuviera un buen potencial. Se sugiere que nuevos estudios sean realizados, a fin de profundizar la comprensión sobre sus cualidades psicométricas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Resilience is a valuable tool for coping with adverse situations. However, there is no instrument available in Brazil to assess children’s resilience. Therefore, this study aimed to develop a resilience test for children between 8 and 12 years old, and to investigate its content validity and its adequacy to the target population, conducting a pilot study. Twenty children from public and private schools took part in the test’s construction. A total of 16 judges participated in the validity study, and 43 children from a public school took part in the pilot study. The results enabled the selection of 3 alternatives for each item, and 27 out of the 30 items were adequate for this measure. It was observed the adequacy of the instrument for the target population. These results support the perception that the methodological choices made in the instrument’s development process were adequate. Therefore, it is possible to conclude that the instrument has good potential, and further studies should be developed to deepen the understanding of its psychometric qualities.
  • Estrutura Interna da Escala Cognitiva de Ansiedade (ECOGA) Artigos

    Baptista, Makilim Nunes; Falcone, Eliane Mary de Oliveira; Viegas, Monique Placido; Oliveira, Evlyn Rodrigues; Krieger, Stèphanie; Pereira, Luisa Braga; Alves, Ana Júlia de Carvalho Pereira; Peluso, Marcelo Leonel; Silva, Filipe Tomé da

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo objetivou investigar evidências de validade de estrutura interna para a Escala Cognitiva de Ansiedade (ECOGA) por análise fatorial exploratória (AFE). A amostra foi formada por 874 participantes, sendo 656 da população geral, 179 de instituições de saúde e 39 de consultórios particulares com hipótese diagnóstica de transtornos de ansiedade. A maioria da amostra foi masculina (55%), solteiros (61,1%) com ensino superior incompleto (46%). A análise paralela da ECOGA, contendo inicialmente 73 itens, demonstrou a existência de até quatro fatores, a MAP com três e a Hull com um. Análises com três e quatro fatores (teoricamente aceitáveis) foram realizadas, utilizando cargas fatoriais acima de 0,40 e 0,50. O modelo teórico e psicométrico mais adequado compreendeu 31 itens e três fatores, com cargas fatoriais mínimas de 0,50. Os índices de ajuste (CFI, GFI, RMSEA) unidimensionalidade (ÚNICO e MIREAL) e confiabilidade (Orion e Cronbach) complementaram as adequadas propriedades psicométricas desta versão.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tuvo por objetivo investigar evidencias de validez de la estructura interna para la Escala Cognitiva de Ansiedad (ECOGA) por el análisis factorial exploratorio. La muestra fue formada por 874 participantes, 656 de población general, 179 de instituciones de salud y 39 de consultorios privados con hipótesis diagnóstica de trastornos de ansiedad. La mayoría de la muestra fue masculina (55%), solteros (61,1%) con enseñanza superior incompleta (46%). El análisis paralelo de la escala, conteniendo inicialmente 73 ítems, demostró la existencia de hasta cuatro factores, la MAP con tres y la Hull, uno. Se realizaron análisis con tres y cuatro factores (teóricamente aceptables), utilizando cargas factoriales superior a 0,40 y 0,50. El modelo teórico y psicométrico más apropiado comprendió 31 ítems y tres factores, con cargas factoriales mínimas de 0,50. Los índices de ajuste (CFI, GFI, RMSEA), unidimensionalidad (UNICO, MIREAL) y confiabilidad (Orion, Cronbach) complementaron las adecuadas propiedades psicométricas de esta versión.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to investigate evidence of internal structure validity for the Anxiety Cognitive Scale (ECOGA) by Exploratory Factor Analysis (EFA). The sample consisted of 874 participants, 656 of the general population, 179 of health institutions and 39 of private practices with a diagnostic hypothesis of anxiety disorders. Men comprised 55% of the total sample, which was also mostly single (61.1%) and with incomplete higher education (46%). The parallel analysis of this scale, initially containing 73 items, showed the existence of up to 4 factores, the MAP with 3 and the Hull with 1 grouping of items. Analyses with 3 and 4 factors (theoretically acceptable) were performed, using factor loads above 0.40 and 0.50. The most appropriate theoretical and psychometric model comprised 31 items and 3 factors, with a minimum factor load of 0.50. Indexes of fit (CFI, GFI, RMSEA), unidimensionality (UNICO, MIREAL) and reliability (Orion, Cronbach) complemented the appropriate psychometric properties of this version.
  • Propriedades Psicométricas do Attitudes to Moral Decision-making Young Sport Questionnarie (AMDYSQ) para o Contexto Esportivo Brasileiro Artigos

    Rocha, Jair Nunes; Nascimento Júnior, José Roberto Andrade do; Tavares, Josefa Eugenia Tenório; Rocha, Amanda Fernandes da; Gonçalves, Marina Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa teve o objetivo de validar para o contexto brasileiro o Attitudes to Moral Decision-making Young Sport Questionnarie (AMDYSQ) por meio de dois estudos: No Estudo 1, contando com a participação de 181 jovens atletas, foi realizada uma análise fatorial exploratória, com a qual identificou-se três fatores condizentes com o estudo original. Os índices de consistência interna (alfa de Cronbach) foram aceitáveis para dois fatores (Trapaça: α = 0,72; Antidesportivismo: α = 0,74), no fator Vitória Justa esse índice ficou abaixo do aceitável (α = 0,55). No Estudo 2, buscou-se comprovar a estrutura fatorial contando com uma nova amostra de 242 jovens atletas. Foi realizada uma análise fatorial confirmatória, onde os resultados demonstraram indicadores de ajuste ao modelo de acordo com o recomendado pela literatura: χ2(62) = 99,820, p < 0,005, χ2/gl = 1,61, GFI = 0,94, AGFI = 0,91, TLI = 0,96; CFI = 0,97 e RMSEA = 0,05 (IC 90% = 0,03 - 0,06). Dessa forma, o AMDYSQ apresentou evidências de validade para o contexto brasileiro, porém novas pesquisas de validade deverão ser realizadas com esse instrumento.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Esta investigación tuvo como objetivo principal validar, para el contexto brasileño, Attitudes to Moral Decision-Making Young Sport Questionnaire (AMDYSQ) por medio de dos estudios. En el Estudio 1, contando con la participación de 181 jóvenes atletas, se realizó un Análisis Factorial Exploratorio, con que se identificaron tres factores condecentes con el estudio original. Los índices de consistencia interna (alfa de Cronbach) fueron aceptables para dos factores (Fraude: α = 0,72; Anti deportismo: α = 0,74), para el factor Victoria Justa, este índice fue debajo de lo aceptable α = 0,55). En el Estudio 2, se buscó comprobar la estructura factorial del AMDYSQ, contando con una nueva muestra de 242 jóvenes deportistas. Se realizó un análisis factorial confirmatorio, donde los resultados mostraron indicadores de ajuste del modelo de acuerdo con lo recomendado por la literatura: χ2 (62) = 99,820, p < 0,005, χ2 /gl = 1,61, GFI =0,94, AGFI = 0,91, TLI = 0,96; CFI = 0,97 y RMSEA = 0,05 (IC 90% = 0,03 - 0,06). De esta forma, el estudio presentó evidencias de validez del AMDYSQ para el contexto brasileño, pero nuevas investigaciones deben ser hechas con este instrumento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research aimed to validate the Attitudes to Moral Decision-making in Youth Sport Questionnaire (AMDYSQ) for the Brazilian context using 2 studies. In Study 1, whose participants included 181 young athletes; an Exploratory Factor Analysis identified 3 factors consistent with the original study. Internal consistency indexes (Cronbach’s alpha) were acceptable for 2 factors (Cheating: α = 0.72; Unsportsmanlike conduct: α = 0.74), in the Fair victory factor this index was slightly below the acceptable (α =0.55). In Study 2, we sought to prove the factorial structure of AMDYSQ, with a new sample of 242 young athletes. We performed a Confirmatory Factor Analysis, where the results showed indicators of fit of the model according to the recommended in the literature: χ2 (62) = 99.820, p < 0.005, χ2/gl = 1.61, GFI = 0.94, AGFI = 0.91, TLI = 0.96; CFI = 0.97 and RMSEA = 0.05 (90% CI, 0.03 - 0.06). Thus, the study showed evidence of validity for the AMDYSQ for the Brazilian context; however, new validity studies should be performed with this instrument.
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia R. Waldemar César da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars (SWIFT), Campinas - São Paulo, CEP 13045-510, Telefone: (19)3779-3771 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistapsico@usf.edu.br