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Psico-USF, Volume: 26, Número: 3, Publicado: 2021
  • Evidências de Validade para uma Escala de Habilidades de Ensino em Saúde Papers

    Gaspar, Fernanda Drummond Ruas; Abbad, Gardênia da Silva; Rodrigues, Carlos Manoel Lopes

    Resumo em Português:

    Resumo Há poucos estudos encontrados na literatura que analisem o contexto do professor universitário, especificamente na área de saúde. Esse artigo teve como propósito descrever a construção de uma escala de avaliação da importância das habilidades de ensino em saúde e reunir evidências de validade utilizando análises fatoriais (exploratória e confirmatória) com base na estrutura interna. A amostra foi composta por estudantes universitários dos cursos de enfermagem e medicina (n = 315). Os resultados indicaram a presença de quatro fatores que permaneceram no modelo após a realização da análise fatorial confirmatória. São eles: uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino (treze itens; α = 0,87); ensino em cenários práticos de saúde (dez itens; α = 0,81); relacionamento interpessoal (seis itens; α = 0,89); didática (cinco itens; α = 0,63). Concluiu-se que o instrumento possui evidências iniciais de validade e pode ser aplicável em pesquisas de diagnóstico de necessidades de aprendizagem de professores universitários.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En la literatura son escasos los estudios encontrados para analizar el contexto de los profesores universitarios, específicamente en el área de salud. Este artículo tuvo como propósito describir la construcción de una escala para evaluar la importancia de las habilidades docentes en salud y buscar evidencias de validez utilizando análisis factoriales (exploratorio y confirmatorio) basados ​​en la estructura interna. La muestra se compuso por estudiantes universitarios de los grados de Enfermería y Medicina (n = 315). Los resultados indicaron la presencia de cuatro factores que permanecieron en el modelo después de la realización del análisis factorial confirmatorio. Son ellos: uso de las tecnologías de la información y de la comunicación en la enseñanza (trece ítems, α = 0,87); enseñanza en entornos prácticos de salud (diez ítems, α = 0,81); relación interpersonal (seis ítems, α = 0,89); didáctica (cinco ítems, α = 0,63). Se concluye que el instrumento tiene evidencias iniciales de validez y puede ser aplicado en investigaciones para diagnosticar las necesidades de aprendizaje de los profesores universitarios.

    Resumo em Inglês:

    Abstract There are few studies found in the literature that analyze the university professor duties, specifically in the area of health. The purpose of this article was to describe the construction of a scale to evaluate the importance of health teaching skills and to seek evidence of validity using factorial (exploratory and confirmatory) analyzes based on the internal structure. The sample was composed by university students of Nursing and Medical courses (n = 315). The results indicated the presence of 4 factors that remained in the model after performing the confirmatory factorial analysis, which are: use of information and communication technologies in teaching (13 items, α = 0,87); Teaching in practical health scenarios (10 items, α = 0,81); Interpersonal relationship (6 items, α = 0,89); and Didactics (5 items; α = 0,63). We concluded that the instrument has initial evidence of validity and may be applicable in studies to diagnose the learning needs of university professors.
  • Crescimento Pós-Traumático no Câncer de Mama: Centralidade de Evento e Coping Artigos

    Campos, João Oliveira Cavalcante; Coelho, Clara Cela de Arruda; Trentini, Clarissa Marceli

    Resumo em Português:

    Resumo Crescimento pós-traumático (CPT) refere-se à mudança positiva em algum aspecto da experiência humana como resultado do enfrentamento de adversidades. Investigou-se a relação entre CPT, estilos de enfrentamento e centralidade de evento. Participaram do estudo 65 mulheres que concluíram os tratamentos recomendados para o câncer de mama. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa cujos instrumentos foram respondidos on-line. Identificou-se correlações altas entre CPT e centralidade de evento e moderadas entre CPT e os estilos de enfrentamento: estratégia focada no problema, busca de suporte social e práticas religiosas. A centralidade de evento e as estratégias focadas no problema mostraram-se melhores preditoras de CPT. Os resultados sugerem que quanto maior a adversidade percebida, maior a possibilidade de crescimento, sendo as estratégias de enfrentamento focadas no problema um componente importante para a sua ocorrência. Este estudo apontou a possibilidade de crescimento pessoal relacionado ao enfrentamento do CA de mama e indicou estratégias relevantes para desenvolvê-lo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El crecimiento postraumático (CPT) se refiere al cambio positivo en algún aspecto de la experiencia humana como resultado del enfrentamiento de adversidades. Se investigó la relación entre CPT, estilos de enfrentamiento y centralidad de eventos. Participaron del estudio 65 mujeres que completaron los tratamientos recomendados para el cáncer de mama. Se trató de una investigación cuantitativa respondida on-line. Se identificaron altas correlaciones entre CPT y centralidad de eventos; y moderadas entre CPT y los estilos de enfrentamiento: estrategia centrada en el problema, búsqueda de apoyo social y prácticas religiosas. La centralidad de eventos y las estrategias centradas en el problema demostraron mejores predictores del CPT. Los resultados sugieren que cuanto mayor es la adversidad percibida, mayor es la posibilidad de crecimiento, siendo las estrategias de afrontamientos centradas en el problema un componente importante para su ocurrencia. Este estudio señaló la posibilidad de crecimiento personal frente a la lucha contra el cáncer de mama.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Posttraumatic growth (PTG) refers to a positive change in some aspect of the human experience as a result of coping with adversity. This study investigated the relationship between PTG, coping styles, and event centrality, using a cross-sectional research design. The sample consisted of 65 women who had completed the recommended treatments for breast cancer (BC) and answered an online survey. High correlations were identified between PTG and event centrality, and moderate correlations between PTG and the coping styles ‘problem-focused strategy’, ‘social support seeking’, and ‘religious practices’. Event centrality and problem-focused coping strategies were the best predictors of PTG. The results suggest that the greater the perceived adversity, the greater the possibility of growth, and that problem-focused coping strategies are important for the occurrence of growth in the context of BC. This study pointed to the possibility of personal growth from coping with BC and indicated effective strategies to develop it.
  • Avaliação Terapêutica como um Modelo Interventivo de Avaliação Psicológica: Estudo de Caso Papers

    Fernandes, Scarlett Borges; Targino, Rebeca de Moura; Giasson, Fernanda da Fonseca; Cardoso, Lucila Moraes

    Resumo em Português:

    Resumo A Avaliação Terapêutica é um modelo de avaliação psicológica que adota uma abordagem colaborativa e uma sistematização semiestruturada na medida em que possui etapas bem definidas. Considerando seu caráter interventivo, a Avaliação Terapêutica busca proporcionar mudanças positivas na vida dos clientes e/ou de pessoas próximas a ele. O presente estudo objetivou avaliar de que maneira o processo de Avaliação Terapêutica apresentou consequências terapêuticas, utilizando-se o estudo de caso como método de investigação. A descrição dos resultados orientou-se por meio do atendimento de uma cliente utilizando o modelo de Avaliação Terapêutica. Os achados corroboram com as hipóteses relacionadas aos benefícios terapêuticos da Avaliação Terapêutica, possibilitando à cliente aumento do autoconhecimento e da autorreflexão e mudanças na sua maneira de lidar com situações difíceis. Conclui-se que mais pesquisas sobre Avaliação Terapêutica devem ser desenvolvidas para se verificar outros possíveis benefícios do modelo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La Evaluación Terapéutica es un modelo de evaluación psicológica que adopta un enfoque colaborativo y una sistematización semiestructura, visto que cuenta con etapas bien definidas. Considerando su carácter intervencionista, la Evaluación Terapéutica busca proporcionar cambios positivos en la vida de los clientes y/o de personas cercanas a él. El presente estudio objetivó evaluar de qué manera el proceso de Evaluación Terapéutica presenta consecuencias terapéuticas, utilizando el estudio de caso como método de investigación. La descripción de los resultados se orientó por la atención de una cliente, utilizando el modelo de Evaluación Terapéutica. Los hallazgos corroboran con las hipótesis relacionadas con los beneficios terapéuticos de la Evaluación Terapéutica, posibilitando al cliente el aumento del autoconocimiento, de la autorreflexión y cambios en su manera de lidiar con situaciones difíciles. Se concluye que se deben desarrollar más investigaciones sobre Evaluación Terapéutica para verificar otros posibles beneficios del modelo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Therapeutic Assessment is a model of psychological evaluation that adopts a collaborative approach and a semi-structured systematization to the extent that it has well-defined steps. Considering its intervention nature, Therapeutic Assessment seeks to bring about positive changes in the lives of clients and/or people close to them. The present study aimed to evaluate how the Therapeutic Assessment process presented therapeutic consequences, using the case study as a research method. The description of the results was based on the assistance of a client using the Therapeutic Assessment model. The findings corroborate the hypotheses related to the therapeutic benefits of the Therapeutic Assessment, providing the clients with increased self-knowledge and self-reflection and changes in the way they deal with difficult situations. We conclude that more research on Therapeutic Assessment should be developed to verify other possible benefits of the model.
  • Funções executivas na Doença de Parkinson Papers

    Rossi, Tainá; Trevisol, Mariane Bernardi; Oliveira, Daiane Santos de; Schütz, Daiana Meregalli; Lima, Manuela Polidoro; Irigaray, Tatiana Quarti; Oliveira, Camila Rosa de; Paloski, Luis Henrique

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo foi investigar as funções executivas (FE) em idosos com Doença de Parkinson (DP). Estudo transversal e comparativo, composto por 62 participantes, 50% do sexo feminino, recrutados por conveniência em cinco cidades do estado do Rio Grande do Sul, e divididos em dois grupos: com DP (n = 31; Midade = 75,26; DP idade = 7,26) e grupo controle (n = 31; M idade = 74,03; DP idade = 6,95), com idade entre 61 e 93 anos. Os instrumentos utilizados foram: questionário de dados sociodemográficos, MEEM; GDS-15; BIS-11; tarefas de fluência verbal (FAS e animais); DEX; WCST-64 e FDT. Foram utilizadas análises descritivas e os testes t de Student e Qui-quadrado. O grupo com DP teve desempenho inferior nos testes WCST-64 e FDT em comparação aos controles, indicando pior desempenho nas tarefas que exigiam raciocínio, flexibilidade cognitiva e velocidade de processamento, além disso, mostraram dificuldades ao realizar tarefas que demandam FE (DEX).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este trabajo fue investigar las funciones ejecutivas (FE) en ancianos con enfermedad de Parkinson (EP). Se trató de un estudio transversal y comparativo, compuesto por 62 participantes, 50% mujeres, reclutados por conveniencia en cinco ciudades de la provincia de Rio Grande do Sul, y divididos en dos grupos: con EP (n = 31; M edad = 75,26; DS edad = 7,26) y grupo control (n = 31; M edad = 74,03; DS edad = 6,95). Fueron usados cuestionarios de datos sociodemográficos, MEEM, GDS-15; BIS-11; tareas de fluencia verbal (FAS y animales), DEX; WCST-64 y FDT. Se realizaron análisis descriptivos, prueba t de Student y chi-cuadrado. El grupo EP tuvo un rendimiento más bajo en las pruebas WCST-64 y FDT en comparación con el grupo control, lo que indica un peor rendimiento en tareas que requerían razonamiento, flexibilidad cognitiva y velocidad de procesamiento, además, mostró dificultades para realizar tareas que demandan FE (DEX).

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this study was to investigate executive functions (EFs) in older adults with Parkinson’s disease (PD). It was a cross-sectional and comparative study, composed of 62 participants divided into PD group (n = 31; M age = 75.26; SD age = 7.26) and control group (n = 31; M age = 74.03; SD age = 6.95), aged 61 to 93 years, recruited for convenience in 5 cities in the state of Rio Grande do Sul. The instruments used were a sociodemographic data questionnaire; MMSE; GDS-15; BIS-11; verbal fluency tasks (FAS and animals), DEX; WCST-64 and FDT. Descriptive analyzes and Student’s t and Chi-square tests were used. The PD group had a lower performance in the WCST-64 and FDT tests compared to controls, indicating worse performance in tasks that required reasoning, cognitive flexibility and processing speed, in addition, showed difficulties in performing tasks that require EF (DEX).
  • Relação Entre uso Problemático do Facebook e Traços Patológicos da Personalidade: uma Revisão Sistemática Papers

    Ferrari, Bárbara Letícia; Carvalho, Lucas de Francisco; Sette, Catarina Possenti

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo desse estudo foi investigar as relações entre o uso problemático do Facebook (Facebook PU) e traços patológicos, por meio de uma revisão sistemática. Os descritores foram “Facebook”, “uso problemático” e “personalidade”, e variações foram incluídas. Foi encontrado um total de 236 publicações. Entre elas, 21 foram selecionadas para leitura completa e todas foram excluídas, o que caracterizou o trabalho como uma empty review. Como uma tentativa de aumentar a probabilidade de encontrar publicações elegíveis, foi ampliado a busca para “internet”. O conjunto final de publicações após a leitura completa com base nos critérios de elegibilidade foi composto por 15 artigos. Ressalta-se que não há evidência empírica sobre a relação entre o Facebook PU e traços patológicos. Dada a proximidade entre o Facebook PU e a dependência da internet, é possível supor que existe uma relação entre traços patológicos (isto é, neuroticismo, impulsividade e psicoticismo) e o Facebook PU.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio fue investigar las relaciones entre el uso problemático de Facebook (Facebook PU) y los rasgos patológicos de la personalidad, a través de una revisión sistemática. La búsqueda bibliográfica incluyó los descriptores “Facebook”, “uso problemático”, “personalidad” y variaciones. Se encontró un total de 236 publicaciones, de las cuales, 21 fueron seleccionadas para la verificación completa, a pesar de que todos fueron excluidos, lo que caracterizó el trabajo como una revisión vacía. En un intento de aumentar la probabilidad de encontrar publicaciones elegibles, se amplió las palabras claves a “sitios de redes sociales” (y variaciones); y luego a “internet”. El conjunto final de publicaciones después de la lectura completa basada en los criterios de elegibilidad consistió en 15 artículos. Cabe enfatizar que no hubo evidencias empíricas sobre la relación entre el Facebook PU y los rasgos patológicos. Dada la proximidad entre Facebook PU y la adicción a Internet, es posible suponer que existe una relación entre los rasgos patológicos (i.e., neuroticismo, impulsividad y psicoticismo) y Facebook PU.

    Resumo em Inglês:

    Abstract We aimed to investigate relationships between Facebook problematic use (Facebook PU) and pathological traits of personality, by a systematic review. The literature search was proceeded based on a search strategy including the keywords “Facebook”, “problematic use” and “personality”. We found a total of 236 publications and selected 21 papers for full verification. All of them were excluded, characterizing an empty review. As an attempt to increase the probability of finding eligible publications, first, we have broadened the search of the systematic review from “Facebook” to “social network sites” (and variations); and then from “social network sites” to “internet”. Regarding this last change, the final set of publications after full reading based on the eligibility criteria was composed by 15 papers. We emphasize that there was no empirical evidence on the relationship between Facebook PU and pathological traits of personality. Given the proximity between Facebook PU and internet addiction, it is possible to hypothesize that there is a relationship between pathological traits (i.e., Neuroticism, Impulsivity, and Psychoticism) and Facebook PU.
  • Relações entre Adaptação Cultural e Bem-Estar de Imigrantes Papers

    Martinet, Érica Henke Garcia; Damásio, Bruno Figueiredo

    Resumo em Português:

    Resumo O presente estudo objetivou avaliar a relação preditiva de variáveis sociodemográficas, adaptação cultural e esperança sobre o bem-estar geral (BEG), subjetivo (BES), social (BESo) e psicológico (BEP) e no sentido de vida. Os participantes consistiram em 108 imigrantes. Os instrumentos utilizados foram: questionário biossociodemográfico, Mental Health Continuum - Short Form, Escala de Esperança, Acculturation Measures e Questionário de Sentido de Vida. De forma geral, apenas a adaptação sociocultural apresentou relação preditiva positiva com todos os tipos de bem-estar estudados, além de uma relação preditiva negativa com a presença de sentido de vida. A adaptação psicológica relacionou-se preditiva e positivamente apenas com BES. A percepção de distância cultural afetou negativamente BESo. A presença de sentido de vida foi negativamente predita pelo tipo de imigração e idade. A busca por sentido foi negativamente predita pela renda. Os resultados são importantes para a melhor compreensão de fatores que influenciam a vivência de imigrantes no Brasil.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente estudio objetivó evaluar la relación predictiva de variables sociodemográficas, adaptación cultural y esperanza sobre el bienestar general (BEG), subjetivo (BES), social (BESo) y psicológico (BEP) y en el sentido de la vida. Participaron 108 inmigrantes. Los instrumentos utilizados fueron: cuestionario biossociodemográfico, Mental Health Continuum - Short Form, Escala de Esperanza, Acculturation Measures y Cuestionario de Sentido de la Vida. En general, solo la adaptación sociocultural mostró una relación predictiva positiva con todos los tipos de bienestar estudiados, además de una relación predictiva negativa con la presencia de sentido de vida. La adaptación psicológica solamente se relaciona de manera predictiva y positiva con el BES. La percepción de distancia cultural afectó negativamente al BESo. La presencia de sentido de vida fue predicha negativamente por el tipo de inmigración y edad. La búsqueda por sentido fue predicha negativamente por los ingresos. Los resultados son importantes para una mejor comprensión de los factores que influyen en la experiencia de los inmigrantes en Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present study aimed to evaluate the predictive relationship of socio-demographic variables, cultural adaptation and hope on general well-being (GWB), subjective (SWB), social (SoWB) and psychological (PWB) and in the meaning of life. The participants consisted of 108 immigrants. The instruments used were: bio sociodemographic questionnaire, Mental Health Continuum - Short Form, Dispositional Hope Scale, Acculturation Measures and Meaning of Life Questionnaire. In general, only sociocultural adaptation showed a positive predictive relationship with all types of well-being studied, nonetheless this measure presented a negative predictive relationship regarding the presence of meaning in life. Psychological adaptation was predictively and positively related only to SWB. The perception of cultural distance negatively affected SoWB. The presence of meaning was also negatively predicted by the type of immigration and age. The search for meaning was negatively predicted only by income. The results are important for a better understanding of factors that influence the experience of immigrants in Brazil.
  • Questionário de Comportamento de Resolução de Conflitos: Novas Evidências de Validade Papers

    Fonseca, Patrícia Nunes da; Freitas, Nájila Bianca Campos; Couto, Ricardo Neves; Santos, Jérssia Laís Fonseca dos; Pessoa, Viviany Silva Araújo

    Resumo em Português:

    Resumo Esse estudo objetivou investigar novas evidências de validade interna e externa do Questionário de Comportamento de Resolução de Conflitos (Conflict Resolution Behavior Questionnaire - CRBQ) para o contexto brasileiro paraibano. Participaram 252 pessoas que indicaram estar em um relacionamento conjugal, com média de idade de 38,3 anos (DP= 10,87), sendo a maioria casada (70%) e do sexo feminino (57,1%). Uma análise fatorial exploratória do CRBQ apontou uma estrutura adequada com três fatores (acordo, evitação e ataque), com alfas variando de 0,75 até 0,77, que apresentaram relações com os traços de personalidade. Nessa direção, discutem-se, à luz da literatura especializada, os resultados e conclui-se que a adequação psicométrica da medida do CRBQ amplia as evidências de validade, podendo ser utilizada em pesquisas no contexto brasileiro por pesquisadores e interessados na temática.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tuvo como objetivo investigar nuevas evidencias de validez interna y externa del Cuestionario de Conducta de Resolución de Conflictos (CCRC) para el contexto de la provincia brasileña de Paraíba. Participaron un total de 252 personas en relación conyugal, con una edad media de 38,3 años (DS = 10,87), la mayoría casadas (70%) y mujeres (57,1%). Un Análisis Factorial Exploratorio del CCRC señaló una estructura adecuada con tres factores (acuerdo, evasión y ataque), con alfas variando entre 0,75 y 0,77, que se relacionan con rasgos de personalidad. En esta dirección, se discuten los resultados, a la luz de la literatura especializada, y se concluye que la adecuación psicométrica de la medida CCRC amplía la evidencia de validez del instrumento y puede ser utilizado en futuros estudios en el contexto brasileño por investigadores e interesados en el tema.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to investigate new evidence of internal and external validity of the Conflict Resolution Behavior Questionnaire (CRBQ) for the context of the state of Paraíba, Brazil. A total of 252 people participated this study, being in a marital relationship, with an average age of 38.3 years (SD = 10.87), the majority of whom were married (70%) and female (57.1%). An Exploratory Factorial Analysis of the CRBQ pointed an adequate structure with three factors (agreement, avoidance, and attack), with alphas ranging from 0.75 to 0.77, which were related to personality traits. In this direction, the results are discussed, in the light of the specialized literature, and it is concluded that the psychometric adequacy of the CRBQ expands the evidence of validity and can be used in future studies in the Brazilian context by researchers and those interested in the subject.
  • Narrativas de bullying e emersão de expressões autocompassivas em adolescentes Papers

    Gonçalves, Francisca Valda; Cardoso, Nicolas de Oliveira; Argimon, Irani Iracema de Lima

    Resumo em Português:

    Resumo Esse estudo objetivou investigar as narrativas de bullying e a expressão da autocompaixão, em depoimentos escritos por adolescentes, como possível estratégia de enfrentamento. Participaram 162 adolescentes de uma escola estadual do norte do Brasil. Os dados coletados por escrito foram categorizados com base na Análise de Conteúdo de Bardin. As instruções fornecidas para elaboração dos depoimentos fundamentaram a estruturação de quatro categorias: 1) vivências de bullying; 2) motivos para o bullying; 3) consequências do bullying; 4) estratégias de enfrentamento e expressões autocompassivas. Os resultados sugerem que 63,7% dos adolescentes presenciaram comportamentos de bullying. Características físicas foram percebidas como motivo para realização de bullying. Sentimentos negativos e sintomas psicossomáticos foram as principais consequências relatadas. Os adolescentes reportaram formas de autocompaixão como recurso de enfrentamento antes de receberem psicoeducação sobre o conceito. As implicações desses achados e a utilização de intervenções psicoeducativas sobre bullying e autocompaixão são discutidas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tuvo como objetivo investigar los relatos de bullying, y la expresión de la autocompasión en testimonios escritos por adolescentes como posible estrategia de afrontamiento. Participaron 162 adolescentes de una escuela pública del norte de Brasil. Los datos recopilados por escrito fueron categorizados según el Análisis de Contenido de Bardin. Las instrucciones proporcionadas para la elaboración de los testimonios fundamentaron la estructuración de cuatro categorías: 1) experiencias de bullying; 2) razones para el bullying; 3) consecuencias del bullying; 4) estrategias de afrontamiento y expresiones de autocompasión. Los resultados sugieren que 63,7% de los adolescentes presenciaron conductas de bullying. Las características físicas fueron percibidas como la razón del bullying. Los sentimientos negativos y los síntomas psicosomáticos fueron las consecuencias. Los adolescentes reportaron formas de autocompasión como recurso de afrontamiento antes de recibir psicoeducación sobre el concepto. Se discuten las implicaciones de estos hallazgos y el uso de intervenciones psicoeducativas sobre bullying y autocompasión.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to investigate the narratives of bullying and the expression of self-compassion in statements written by adolescents as a possible coping strategy. Participated 162 adolescents from a state in northern Brazil. The data collected in written testimonials were categorized based on Bardin’s Content Analysis. The instructions provided for preparing the testimonies supported the structuring of four categories: 1) bullying experience; 2) reasons for bullying; 3) consequences of bullying; 4) coping strategies and self-compassion expressions. The results suggest 63.7% of adolescents witnessed bullying behaviors. Physical characteristics were the main motivation reported toward bullying. Negative feelings and psychosomatic symptoms were the main consequences reported. The adolescents reported forms of self-compassion as a coping resource before receiving psychoeducation about the concept. The implications of these findings and the use of psychoeducational interventions on bullying and self-compassion are discussed.
  • Pure Procrastination Scale e Irrational Procrastination Scale: Validação da Versão Brasileira Papers

    Rocha, Roberta Zanini da; Almeida, Carla Regina Santos; Dias, Ana Cristina Garcia

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo desse estudo foi adaptar e validar a Irrational Procrastination Scale (IPS) e a Pure Procrastination Scale (PPS) para o português brasileiro. Participaram 2.666 estudantes universitários, alunos de graduação e pós-graduação (M = 26,08 anos; DP = 6,6; 77% do sexo feminino). As estruturas fatoriais foram verificadas por análises fatoriais exploratórias e confirmatórias. As evidências de validade foram investigadas por correlações de Pearson entre os instrumentos e as subescalas do Questionário de Procrastinação Acadêmica - Consequências Negativas e a DASS-21. A fidedignidade foi avaliada pelo alfa de Cronbach. Os resultados indicaram uma estrutura unidimensional para a IPS e uma solução de três fatores com um fator geral, de ordem superior, para a PPS. Correlações significativas, de magnitudes entre baixas a altas, foram encontradas entre a IPS e PPS e os demais instrumentos, revelando evidências de validade. Os instrumentos demonstraram boa consistência interna, com alfas variando entre 0,80 a 0,91.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio fue adaptar y validar laIrrational Procrastination Scale (IPS) y laPure Procrastination Scale (PPS) para el portugués brasileño. Participaron 2.666 estudiantes de pregrado y postgrado (M = 26,08 años; DS = 6,6; 77% mujeres). Las estructuras factoriales fueron analizadas mediante análisis factoriales exploratorios y confirmatorios. Las evidencias de validez fueron investigadas por correlaciones de Pearson entre los instrumentos y subescalas del Cuestionario de Procrastinación Académica - Consecuencias Negativas y DASS-21. La confiabilidad se evaluó con el Alfa de Cronbach. Los resultados indicaron una estructura unidimensional para la IPS y una solución de tres factores con un factor general de segunda orden para la PPS. Se encontraron correlaciones significativas con los otros instrumentos utilizados, revelando evidencias de validez de las escalas. Los instrumentos mostraron una buena consistencia interna, con alfas entre 0,80 y 0,91.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to adapt and validate the Irrational Procrastination Scale (IPS) and Pure Procrastination Scale (PPS) for Brazilian Portuguese. Therefore, 2666 university students were invited to participate in the study (M = 26.08; SD = 6.6; 77% female). The factorial structures were analyzed through exploratory and confirmatory factor analyses. The validity was investigated through Pearson’s correlations between the subscales of the Academic Procrastination Questionnaire ─ Negative Consequences and DASS-21. The reliability of the scales and their factors were evaluated through Cronbach’s alpha. The results indicated a one-dimensional IPS structure and a three-factor solution with a higher-order factor for PPS. Significant correlations were found between the IPS and PPS with the other measurements, revealing concurrent and convergent validity for both scales. The instruments showed good internal consistency, with alphas ranging from 0.80 to 0.91.
  • Propriedades Psicométricas do Inventário de Competências Emocionais - Versão Revisada Breve (ICE-R) Papers

    Bueno, José Maurício Haas; Correia, Fernanda Maria de Lira; Peixoto, Evandro Morais

    Resumo em Português:

    Resumo Um estudo anterior apresentou o Inventário de Competências Emocionais, construído com base na teoria da inteligência emocional, que ficou muito longo e com número desproporcional de itens em cada fator. Assim, a proposta desse estudo foi buscar evidências de validade com base na estrutura interna e proceder uma análise de itens com base na Teoria de Resposta ao Item da versão reduzida do instrumento. O estudo contou com 626 participantes brasileiros, com média de 24,8 anos de idade (DP = 8,2), predominantemente do sexo feminino (68,5%), que responderam os 34 itens do instrumento. Uma análise fatorial confirmatória mostrou bons índices de ajustamento, confirmando a estrutura original do instrumento. A análise com TRI também resultou em bons índices de ajustamento e permitiu identificar os aspectos envolvidos no aumento da dificuldade dos itens em cada escala. Concluiu-se que o instrumento apresenta boas propriedades psicométricas e pode ser recomendado para uso em pesquisas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Un estudio previo presentó el Inventario de Habilidades Emocionales, basado en la teoría de la inteligencia emocional, que era demasiado extenso y con un número desproporcionado de ítems en cada factor. Por lo tanto, la finalidad de este estudio fue buscar evidencias de validez basadas en la estructura interna y realizar un análisis de ítems basado en la Teoría de Respuesta al Ítem de una versión reducida del instrumento. El estudio incluyó 626 participantes brasileños, con una edad media de 24,8 años (DS = 8,2), predominantemente mujeres (68,5%), que respondieron a los 34 ítems del instrumento. Un análisis factorial confirmatorio mostró buenos índices de ajuste, confirmando la estructura original del instrumento. El análisis con el TRI reveló los aspectos involucrados en el aumento de la dificultad de los ítems en cada escala. Se concluyó que el instrumento tiene buenas propiedades psicométricas y puede ser recomendado para usos investigativos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract A previous study presented the Emotional Competence Inventory, which was designed with basis on the emotional intelligence theory. It was very long and had a disproportionate number of items for each factor. Therefore, this study aimed to seek for validity evidence based on its internal structure and carry out an analysis of items of the short version of the instrument supported by the Item Response Theory (IRT). The study included 626 Brazilian participants with a mean age of 24.8 years (SD = 8.2). They were predominantly females (68.5%) who answered to the 34 items in the instrument. A confirmatory factor analysis showed good fit indices, thus confirming the original structure of the instrument. IRT analyses also resulted in good fit indices and revealed the aspects involved in the increased difficulty of the items in each scale. It was concluded that the instrument shows good psychometric properties and can be recommended for research purposes.
  • Habilidades Sociais, Percepção de Apoio Social e Motivação para Aprender: o impacto no Rendimento Escolar Papers

    Medeiros, Humberto Claudio Passeri; Soares, Adriana Benevides; Monteiro, Marcia Cristina

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo desse estudo foi verificar se a variável Rendimento Escolar pode ser explicada pelos construtos Habilidades Sociais de Adolescentes (HSA), Motivação para Aprender e Percepção de Apoio Social nos grupos de alunos que estão no fluxo regular e em defasagem de idade/ano no Ensino Fundamental e em classes de Aceleração. Foi também objetivo desse estudo comparar os construtos nos grupos. Participaram 500 alunos de escolas públicas, com idades variando de 15 a 18 anos e divididos em dois grupos conforme o fluxo escolar. Utilizou-se o Inventário de Habilidades Sociais de Adolescentes, Escala de Motivação para Aprender no Ensino Fundamental, Escala de Percepção de Apoio Social e os Mapas de Conselhos de Classe das instituições participantes. Para a análise dos dados, foi realizada a Regressão Linear Múltipla e o teste t de Student. Os resultados apontaram que as Habilidades Sociais de Adolescentes (HSA), a Motivação para Aprender (MA) e a Percepção de Apoio Social (PAS) explicam mais do rendimento escolar dos estudantes em fluxo regular. Na comparação entre os grupos, os alunos em fluxo regular apresentaram médias mais altas em Empatia, Autocontrole, Civilidade, Assertividade, Desenvoltura social e no total geral da escala de HSA. O mesmo ocorreu quando comparadas as médias de Percepção de Apoio Social e Motivação para Aprender de alunos com e sem distorção de idade/ano. Os dados obtidos podem contribuir com ações preventivas de intervenção para competências acadêmicas e habilidades sociais, objetivando a melhoria do rendimento escolar e a manutenção do fluxo regular.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio fue verificar si la variable Rendimiento Escolar puede explicarse por los constructos Habilidades Sociales de los Adolescentes (HSA), Motivación para Aprender (MA) y Percepción de Apoyo Social (PAS) en grupos de estudiantes que se encuentran con y sin retraso de edad/año en la escuela primaria y en las clases de aceleración. La finalidad de este estudio también fue comparar los constructos en los grupos. Participaron 500 estudiantes de escuelas públicas, de 15 a 18 años que fueron divididos en dos grupos de acuerdo con el flujo escolar. Se utilizaron el Inventario de HSA, la MA en la Escuela Primaria, la PAS, los Mapas del Consejo de Clase de las instituciones participantes y los datos de Regresión Lineal Múltiple. Para el análisis de datos, se realizaron regresión lineal múltiple y prueba t de Student. Los resultados mostraron que HSA, MA y PAS explican más sobre el rendimiento escolar de los estudiantes en el flujo regular. Al comparar los grupos, los estudiantes en flujo regular tuvieron promedios más altos en Empatía, Autocontrol, Civilidad, Asertividad, Desarrollo Social y en el total general de la escala HSA. Lo mismo ocurrió al comparar los medios de PAS y la MA de los estudiantes con y sin distorsión de edad/año. Los datos obtenidos pueden contribuir a las acciones de intervención preventiva para las competencias académicas y habilidades sociales, con el objetivo de mejorar el rendimiento escolar y mantener el flujo regular.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this study was to verify whether the School Performance variable can be explained by the Adolescent Social Skills (ASS), Motivation to Learn and Perception of Social Support constructs in groups of students that were with and without an age/grade discrepancy in Elementary School and in Acceleration classes. This study also aimed to compare the constructs in the groups. Participants were 500 students from public schools, aged 15 to 18 years, divided into two groups according to the school progression. The Social Skills Inventory for Adolescents, the Learning Motivation in Elementary Education Scale, the Social Support Appraisals Scale and the Class Council Maps of the participating institutions were used. For the data analysis, Multiple Linear Regression was performed and Student’s t-test. The results showed that Adolescent Social Skills, Motivation to Learn and the Perception of Social Support better explained the school performance of the regular progression students. When comparing the groups, the regular progression students presented higher mean scores in Empathy, Self-Control, Civility, Assertiveness, Social Development and in the overall total of the ASS scale. The same occurred when comparing the means of Perception of Social Support and Motivation to Learn of students with and without age/grade discrepancy. The data obtained can contribute to preventive intervention actions for academic competences and social skills, aiming at improving school performance and maintaining regular progression.
  • Estudantes com TDAH: Habilidades Sociais, Problemas Comportamentais, Desempenho Acadêmico e Recursos Familiares Papers

    Abrahão, Anaísa Leal Barbosa; Elias, Luciana Carla dos Santos

    Resumo em Português:

    Resumo TDAH constitui risco no desenvolvimento. Teve-se como objetivo geral identificar habilidades sociais, problemas de comportamento, desempenho acadêmico e recursos familiares de crianças com TDAH e, como específico, comparar alunos quanto a indicadores de TDAH e uso ou não de medicação. Participaram 43 estudantes (M = 9,6 anos, DP = 1,5) do Ensino Fundamental I, 43 responsáveis (M = 39,1 anos, DP = 7,6) e 38 professoras (M = 43,1 anos, DP = 8,4). Os instrumentos utilizados foram Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica (SSRS-BR), Escala de Conners e Inventário de Recursos Familiares. A coleta foi realizada em escolas públicas. Os resultados apontaram alunos com escores superiores à amostra de referência em Problemas de Comportamento e Habilidades Sociais, e inferiores em classes de Habilidades Sociais e Competência Acadêmica; recursos familiares presentes e; notas acima de 5,0 como média escolar. Conclui-se a necessidade de intervenções com a população estudada.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen TDAH constituye riesgo de desarrollo. El objetivo general era identificar habilidades sociales, problemas de comportamiento, rendimiento académico y recursos familiares de niños con TDAH; qué tan específico es comparar estudiantes con respecto a los indicadores de TDAH y el uso de medicamentos. Participaron 43 estudiantes (M = 9.6 años, SD = 1.5) de la escuela primaria, 43 padres (M = 39.1 años, SD = 7.6) y 38 maestros (M = 43.1 años, SD = 8.4). Los instrumentos utilizados fueron: Inventario de Habilidades Sociales, Problemas de Comportamiento y Competencia Académica (SSRS-BR), Escala de Conners e Inventario de Recursos Familiares. La colección se realizó en escuelas públicas. Los resultados mostraron estudiantes con puntajes más altos que la referencia en Problemas de comportamiento y habilidades sociales y más bajos en clases de habilidades sociales y competencia académica; recursos familiares presentes; calificaciones promedio de la escuela superiores a 5.0. Concluye la necesidad de intervenciones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract ADHD constitutes a developmental risk. The general aim was to identify social skills, behavior problems, academic performance and family resources of children with ADHD, with the specific aim being to compare students regarding indicators of ADHD and the use or not of medication. Participants were 43 Elementary Education I students (M=9.6 years, SD=1.5), 43 parents (M=39.1 years, SD=7.6) and 38 teachers (M=43.1 years, SD=8.4). The instruments used were the Inventory of Social Skills, Behavior Problems and Academic Competence (SSRS-BR), Conners’ Scale and the Inventory of Family Resources. The collection was carried out in public schools. The results showed that the students had scores higher than the reference sample in Behavior Problems and Social Skills and lower in classes of social skills and Academic Competence; the presence of family resources; and grades above 5.0 as a school mean. We concluded that there is a need for interventions with the studied population.
  • Escala Brasileira de Solidão: Evidência de Validade Baseada na Relação Entre Depressão, Ansiedade e Estresse Papers

    Barroso, Sabrina Martins; Ferreira, Heloísa Gonçalves; Araujo, Felipe Costa

    Resumo em Português:

    Resumo Esse trabalho teve por objetivo principal investigar as relações existentes entre a Escala Brasileira de Solidão (UCLA-BR) e os níveis de depressão, ansiedade e estresse em estudantes universitários brasileiros. Esses conceitos foram avaliados utilizando escalas validadas (Questionário sobre a saúde do paciente - PHQ-9, Depression, Anxiety and Stress Scale - DASS-21, Inventário Beck de Ansiedade - BAI e Inventário de Sintomas de Stress de Lipp - ISSL). Participaram 325 universitários, que responderam todos os instrumentos. Foram conduzidas análises descritivas, correlacionais e de diferenças de grupo. A prevalência de depressão, ansiedade e estresse variou dependendo do instrumento utilizado. A UCLA-BR apresentou evidências de validade baseadas nas relações com depressão, ansiedade e estresse, principalmente depressão (avaliada pela DASS-21). Analisar as escalas de medida pode ajudar a compreender aspectos da saúde mental dos universitários.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tuvo como objetivo principal investigar la relación entre la Escala Brasileña de Soledad (UCLA-BR) y los niveles de depresión, ansiedad y estrés en estudiantes universitarios brasileños. Estos conceptos se evaluaron mediante escalas validadas (Cuestionario de Salud del Paciente - PHQ-9, Escala de Depresión, Ansiedad y Estrés - DASS-21, Inventario de Ansiedad de Beck - BAI e Inventario de Síntomas de Estrés de Lipp - ISSL). Participaron 325 estudiantes, quienes respondieron a todos los instrumentos. Se realizaron análisis descriptivos, correlacionales y de diferencias grupales. La prevalencia de depresión, ansiedad y estrés varió de acuerdo con el instrumento utilizado. UCLA-BR presentó evidencias de validez basadas en relaciones con depresión, ansiedad y estrés, especialmente depresión (evaluado por DASS-21). El análisis de escalas de medición puede ayudar a comprender aspectos de la salud mental de los estudiantes universitarios.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aimed mainly to investigate the relationships between Brazilian Loneliness Scale (UCLA-BR) and the levels of depression, anxiety and stress in Brazilian college students. These concepts were assessed using validated scales (Patient Health Questionnaire - PHQ-9, Depression, Anxiety and Stress Scale - DASS-21, Beck Anxiety Inventory - BAI and Lipp Stress Symptom Inventory - ISSL). A total of 325 college students participated and responded all the instruments. Descriptive, correlational and group differences analyzes were conducted. The prevalence of depression, anxiety and stress varied depending on the instrument used. UCLA-BR presented evidence of validity based on relationships with depression, anxiety and stress, especially depression (assessed by DASS-21). Analysis of measurement scales can help to understand aspects of college students’ mental health.
  • Validade do Zulliger-SC na Avaliação Cognitiva de adultos idosos e longevos Papers

    Grazziotin, Jucelaine Bier Di Domenico; Scortegagna, Silvana Alba

    Resumo em Português:

    Resumo Esse estudo buscou evidências de validade do método de Zulliger para avaliar processos cognitivos em adultos idosos e longevos e verificar a relação entre cognição e variáveis externas. Participaram 142 indivíduos, com idades entre 18 e 96 anos. Utilizaram-se para a coleta de dados: Zulliger no Sistema Compreensivo (ZSC), Miniexame de Estado Mental e protocolo sociodemográfico. Adultos mais velhos e longevos apresentaram diminuição significativa na mediação (X-%, XA%, P) e raciocínio abstrato (M), comparados aos adultos jovens e de meia idade. A educação e o nível socioeconômico (NSE) demonstraram correlações positivas e significativas com processos cognitivos (R, ZF, W, M, DQ+ e Intelectualização). Os achados são fundamentais na prática psicológica e para direcionar medidas na preservação cognitiva no envelhecimento humano.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente estudio buscó evidencias de validez del método de Zulliger para evaluar procesos cognitivos en ancianos y longevos y para verificar la relación entre la cognición y las variables externas. Participaron 142 individuos con edades entre 18 y 96 años. Se utilizaron como instrumentos: Zulliger en el Sistema Comprensivo (ZSC), Mini Examen del Estado Mental y protocolos sociodemográficos. Ancianos y longevos presentaron una disminución significativa en la mediación (X-%, XA%, P) y el razonamiento abstracto (M) en comparación con los adultos jóvenes y de mediana edad. La educación y el nivel socioeconómico (NSE) demostraron correlaciones positivas y significativas con los procesos cognitivos (R, ZF, W, M, DQ+ e Intelectualización). Los hallazgos son fundamentales para la práctica psicológica y para dirigir medidas para la preservación cognitiva en el envejecimiento humano.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study sought evidence of validity of the Zulliger method to evaluate cognitive processes in elderly and long-lived adults and to verify the relationship between cognition and external variables. Participated 142 subjects, aged between 18 and 96 years old. The Zulliger Comprehensive System (ZSC), Mini-Mental State Examination and sociodemographic protocols were used as of data collection. The older and long-lived adults presented a significant decrease in mediation (X-%, XA%, P) and abstract reasoning (M) when compared to young and middle-aged adults. Education and socioeconomic status (SES) demonstrated significant and positive correlations with cognitive processes (R, ZF, W, M, DQ+ and Intellectualization). The findings are fundamental to psychological practice and to directing measures for cognitive preservation in human aging.
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia R. Waldemar César da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars (SWIFT), Campinas - São Paulo, CEP 13045-510, Telefone: (19)3779-3771 - Campinas - SP - Brazil
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