Acessibilidade / Reportar erro
Psico-USF, Volume: 28, Número: 3, Publicado: 2023
  • Perfis de Jogo de Crianças: Adaptação do Children’s Play Therapy Instrument (CPTI) Artigos

    Brenner, Eduardo Brusius; Ramires, Vera Regina Röhnelt

    Resumo em Português:

    Resumo O brincar e a vida infantil estão inevitavelmente entrelaçados, havendo inúmeras evidências da ação terapêutica do brinquedo para o desenvolvimento infantil e, consequentemente, para o desenrolar da Psicoterapia Psicodinâmica (PP). Para acessar o brincar de crianças de maneira objetiva durante o percurso da PP, foi desenvolvido o Children’s Play Therapy Instrument (CPTI). O objetivo desse estudo foi adaptar para o português o CPTI, assim como realizar um estudo piloto para identificar evidências de validade do instrumento, através da análise de perfis de jogo de psicoterapias de três crianças, uma menina e dois meninos, com oito, sete e oito anos, diagnosticados com transtorno de adaptação, transtorno disruptivo da desregulação do humor e transtorno do espectro autista, nível 1, respectivamente. A versão em português do CPTI apresentou boa equivalência com a original e a fidedignidade interavaliadores foi alta, além de serem encontradas evidências preliminares de validade. O instrumento foi capaz de diferenciar os perfis de jogo de cada criança, descrevendo atividades de jogo condizentes com as psicopatologias analisadas. As possibilidades e limitações de utilização do instrumento foram discutidas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El juego y la vida de los niños están inevitablemente entrelazados, con numerosas evidencias de la acción terapéutica del juguete para el desarrollo infantil y, en consecuencia, para el desarrollo de la Psicoterapia Psicodinámica (PP). Para acceder de forma objetiva al juego infantil durante el transcurso de la PP, se desarrolló el Instrumento de Terapia de Juego Infantil (CPTI). El objetivo de este estudio fue adaptar el CPTI al portugués, así como realizar un estudio piloto para identificar evidencias de validez del instrumento, a través del análisis de perfiles de juego de tres psicoterapias con tres niños, se incluye una niña y dos niños de ocho, siete y ocho años, diagnosticados con trastorno de adaptación, trastorno de desregulación disruptiva del estado de ánimo y trastorno del espectro autista, nivel 1, respectivamente. El CPTI mostró una buena equivalencia con el original y la confiabilidad entre evaluadores fue alta. El instrumento logró diferenciar los perfiles de juego de cada niño, describiendo actividades de juego consistentes con las psicopatologías analizadas. Se discutieron las posibilidades y limitaciones del uso del instrumento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Play and childhood are inevitably intertwined, with numerous indications of the therapeutic effects of play on child development and, consequently, on the progress of Psychodynamic Psychotherapy (PP). To access children’s play during the course of PP, the Children’s Play Therapy Instrument (CPTI) was developed. The aim of this study was to adapt the CPTI to Portuguese and to conduct a pilot study to identify validity evidence for the instrument through the analysis of play profiles of psychotherapies involving three children: one girl and two boys, aged eight, seven, and eight, respectively. They were diagnosed with adjustment disorder, disruptive mood dysregulation disorder, and autism spectrum disorder level 1. The Portuguese version of the CPTI showed good equivalence to the original, inter-rater reliability was high, and preliminary evidence of validity was found. The instrument was able to differentiate each child’s play profiles, describing play activities consistent with the psychopathologies analyzed. The instrument’s possibilities and limitations were discussed.
  • Cuidados Maternos Primários e Gênese dos Transtornos Alimentares na Perspectiva de Mães de Jovens com Anorexia e Bulimia Artigos

    Leonidas, Carolina; Santos, Manoel Antônio dos

    Resumo em Português:

    Resumo A teoria psicanalítica postula que as raízes emocionais dos transtornos alimentares (TAs) remontam à relação precoce mãe-filha. Este estudo qualitativo teve como objetivo investigar os significados atribuídos por mães de pacientes com anorexia e bulimia às experiências de gravidez, parto, puerpério e cuidados básicos oferecidos às filhas nos primeiros anos de vida. Participaram sete mães cujas filhas encontravam-se em seguimento em um serviço especializado para TAs. Os dados foram coletados por meio de entrevista aberta e organizados em categorias de acordo com a análise temática reflexiva. Os resultados foram discutidos à luz da Teoria do Amadurecimento Emocional de Winnicott. As experiências relacionadas à maternidade e aos cuidados maternos foram marcadas por frustrações e emoções negativas, com poucas recordações de vivências gratificantes advindas da assunção ao papel de mãe. São discutidas as repercussões emocionais da não elaboração de conflitos transgeracionais recebidos das gerações anteriores e transmitidos sem transformação pelas mães, o que contribui para inibir o amadurecimento emocional das filhas, guardando possível relação com a vulnerabilidade aos sintomas de TAs.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La teoría psicoanalítica postula que las bases emocionales de los trastornos alimentarios (TAs) descansan en la relación temprana madre-hija. Este estudio cualitativo tuvo como objetivo investigar los significados atribuidos por madres de pacientes con anorexia y bulimia a las vivencias del embarazo, parto, puerperio y cuidados básicos brindados a sus hijas en los primeros años de vida. Participaron siete madres cuyas hijas estaban siendo atendidas en un servicio especializado en TAs. Los datos fueron recolectados por entrevista abierta y organizados en categorías de acuerdo con el análisis temático reflexivo. Los resultados fueron discutidos a la luz de la Teoría del Desarrollo Emocional de Winnicott. Las experiencias relacionadas con la maternidad y el cuidado materno estuvieron marcadas por frustraciones y emociones negativas, con pocos recuerdos de experiencias gratificantes con la asunción del rol materno. Se discuten las posibles repercusiones de la no elaboración de conflictos transgeneracionales recibidos y transmitidos sin transformación por parte de las madres, lo que contribuye a inhibir la maduración emocional de las hijas, guardando una estrecha relación con los síntomas de los TAs.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Psychoanalytic theory postulates that the emotional foundations of eating disorders (EDs) rest in the early mother-daughter relationship. This qualitative study aimed to investigate the meanings attributed by mothers of patients with anorexia and bulimia to the experiences of pregnancy, childbirth, puerperium, and basic care provided to their daughters in the first years of life. Participants included 7 mothers whose daughters were being treated in a specialized service for EDs. Data were collected by open interviews and organized into categories according to reflexive thematic analysis. Results were discussed in light of Winnicott’s Theory of Human Maturation. The experiences related to motherhood and maternal care were marked by frustrations and negative emotions, with few memories of rewarding experiences with the assumption of the maternal role. The potential repercussions arising from the non-elaboration of intergenerational conflicts inherited and transmitted without transformation by mothers were discussed. These implications could potentially hinder the emotional maturation of daughters, establishing a close relation with the symptoms of EDs.
  • Sintomas Depressivos e Uso de Álcool e Maconha em Adolescentes Papers

    Maltoni, Juliana; Corrêa, Rafael; Matos, Margarida Gaspar de; Neufeld, Carmem Beatriz

    Resumo em Português:

    Resumo Comportamentos de risco são comuns na adolescência e demonstram associação com sintomas depressivos. Considerando as implicações da saúde psicológica dessa fase na vida adulta, o objetivo deste trabalho foi verificar associações entre sintomas depressivos e consumo de álcool e maconha, comportamento autolesivo, autopercepção de saúde, satisfação com a vida, sintomas ansiosos e ideação suicida em adolescentes. Participaram 298 adolescentes, de 12 a 14 anos (61,1% meninas). Os instrumentos utilizados foram o questionário traduzido Health Behavior in School-aged Children (HBSC - BR) e o Inventário de Depressão Infantil (CDI). Utilizou-se os teste Qui-Quadrado, t de student e regressão logística binomial (p<0,05). Sintomas depressivos associaram-se com sintomas ansiosos e autolesão. Maior risco para uso e consumo de álcool, autolesão, autopercepção de saúde negativa, ansiedade e depressão em relação ao sexo feminino. Os achados desta população sugerem resultados preocupantes de saúde, sobretudo para o sexo feminino.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Las conductas de riesgo son comunes en la adolescencia y demuestran una asociación con síntomas depresivos. Considerando las implicaciones psicológicas para la salud de esta fase en la vida adulta, el objetivo de este estudio fue verificar asociaciones entre síntomas depresivos y consumo de alcohol y marihuana, autolesión, autopercepción de salud, satisfacción con la vida, ansiedad e ideación suicida en adolescentes. Participaron 298 adolescentes de 12 a 14 años (61,1% niñas). Los instrumentos utilizados fueron el cuestionario traducido Health Behavior in School-aged Children (HBSC - BR) y el Inventario de Depresión Infantil (CDI). Se utilizaron las pruebas de chi-cuadrado, t de Student y regresión logística binomial (p<0,05). Los síntomas depresivos se asociaron con síntomas de ansiedad y autolesiones. Mayor riesgo de uso y consumo de alcohol, autolesiones, autopercepción negativa de la salud, ansiedad y depresión en relación con el sexo femenino. Los hallazgos de esta población sugieren resultados de salud preocupantes, especialmente para las mujeres.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Risk behaviors are common in adolescence and demonstrates an association with depressive symptoms. Considering the psychological health implications of this phase in adult life, the aim of this study was to verify associations between depressive symptoms and consumption of alcohol and marijuana, self-injurious behavior, health self-perception, life satisfaction, anxiety symptoms and suicidal ideation in adolescents. A total of 298 adolescents, aged 12 to 14 years (61.1% girls), participated in the study. The measures were the translated Health Behavior in School-aged Children questionnaire (HBSC - BR) and the Children’s Depression Inventory (CDI). The chi-square test, student’s t test and binomial logistic regression (p<0.05) were used. Depressive symptoms were associated with anxiety symptoms and self-injury. Higher risk for alcohol use and consumption, self-injury, negative health self-perception, anxiety and depression related to females. The findings of this population suggest worrying health outcomes, especially for girl.
  • Autocompaixão em Estudantes Universitários: Revisão Integrativa da Literatura Artigos

    Pereira, Mara Dantas; Silva, Joilson Pereira da

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo foi revisar a produção científica, em busca de reunir evidências empíricas sobre autocompaixão em estudantes universitários. A revisão integrativa abrangeu artigos publicados no período de 2009 a 2021, indexados nas bases PsycINFO, PubMed, Scopus e Web of Science, nos idiomas português, inglês ou espanhol. Um total de 183 estudos foram encontrados e, após as etapas de triagem, elegibilidade e seleção, foram incluídos 9 artigos, seguindo as diretrizes propostas pelo PRISMA. A análise dos resultados foi categorizada a partir de dois tópicos: (i) intervenções baseadas em autocompaixão para acadêmicos e (ii) a autocompaixão como fator psicológico protetivo à saúde mental de estudantes do ensino superior. Os resultados mostraram que a autocompaixão é considerada um importante fator protetivo para o funcionamento psicológico positivo e ao desenvolvimento de características que reflitam dimensões positivas da saúde mental e do desempenho acadêmico em estudantes universitários.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio fue revisar la producción científica, con el propósito de reunir evidencias empíricas sobre la autocompasión en estudiantes universitarios. La revisión integrativa incluyó artículos publicados entre 2009 y 2021, indexados en PsycINFO, PubMed, Scopus y Web of Science, en portugués, inglés o español. Se encontraron 183 estudios y, tras las fases de cribado, elegibilidad y selección, se incluyeron 9 artículos, siguiendo las pautas propuestas por PRISMA. El análisis de los resultados se categorizó a partir de dos temas: (i) intervenciones basadas en la autocompasión para académicos y (ii) la autocompasión como factor psicológico protector de la salud mental de los estudiantes de educación superior. Los resultados mostraron que la autocompasión se considera un importante factor de protección para el funcionamiento psicológico positivo y el desarrollo de características que reflejan dimensiones positivas de la salud mental y el rendimiento académico en estudiantes universitarios.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this study was to review the scientific literature in order to gather empirical evidence about self-compassion in college students. The integrative review included articles published from 2009 to 2021, indexed in the PsycINFO, PubMed, Scopus, and Web of Science databases, available in Portuguese, English, or Spanish. A total of 183 studies were found, and after undergoing the screening, eligibility, and selection steps, 9 articles were included, following the guidelines as established by PRISMA. The analysis of the results was categorized into two main topics: (i) self-compassion-based interventions for academics and (ii) self-compassion as a psychological protective factor for the mental health of higher education students. The results showed that self-compassion is considered an important protective factor for positive psychological functioning and for the development of characteristics that reflect positive dimensions of mental health and academic performance in college students.
  • Evidências de Validade e Fidedignidade da Escala de Gratidão (G-20) Artigos

    Deluca, Victoria; Caobelli, Anna Clara Sarmento Leite; Severo, Marina Bittelbrunn; Machado, Wagner de Lara; Argimon, Irani Iracema de Lima

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo teve como objetivo proporcionar evidências de validade e fidedignidade da Escala de Gratidão (G-20) para a população de adultos brasileiros. Especificamente, verificar a estrutura do questionário através da análise fatorial confirmatória, explorar a consistência interna da escala e as validades de critério concorrente e convergente. Trata-se de um estudo quantitativo, correlacional com delineamento transversal. A amostra por conveniência está composta por 348 adultos entre 18 e 59 anos das cinco regiões brasileiras. Os instrumentos utilizados foram questionário de dados sociodemográficos, G-20, GQ-6, DASS-21, PANAS e P-DURELL. A escala total demonstrou confiabilidade satisfatória (α = 0,92 e Ω = 0,71) e em todas as dimensões do instrumento. Além disso, a análise do ajustamento dos dados para a estrutura de quatro fatores apontou valor aceitável para uma boa adequação do modelo (RMSEA = 0,068, CFI= 0,956 e TLI= 0,949) e a predominância das correlações entre os instrumentos utilizados no estudo mostrou-se significativas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tuvo como objetivo proporcionar evidencias de validez y confiabilidad de la Escala de Gratitud (G-20) para la población adulta brasileña. Específicamente, verificar la estructura del cuestionario mediante el análisis factorial confirmatorio, explorar la consistencia interna del instrumento y la validez de criterios concurrente y convergente. Es un estudio cuantitativo, correlacional con diseño transversal. La muestra por conveniencia está compuesta por 348 adultos entre 18 y 59 años de las cinco regiones brasileñas. Los instrumentos utilizados fueron el cuestionario de datos sociodemográficos, G-20, GQ-6, DASS-21, PANAS y P-DURELL. La escala total demostró una fiabilidad satisfactoria (α = 0,92 y Ω = 0,71) y en todas dimensiones del instrumento. El análisis del ajuste de datos para la estructura de cuatro factores demostró un valor aceptable para adecuación del modelo (RMSEA = 0.068, CFI = 0.956 y TLI = 0.949) y el predominio de correlaciones entre los instrumentos se demostró significativo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to provide evidence of validity and reliability of the Gratitude Scale (G-20) for the Brazilian adult population. Specifically, the study sought to verify the questionnaire’s structure using confirmatory factor analysis, explore the scale’s internal consistency, and establish concurrent and convergent criteria validities. This was a quantitative, correlational study with a cross-sectional design. The convenience sample comprised 348 adults between 18 and 59 years old from all five Brazilian regions. The instruments used were a sociodemographic data questionnaire, G-20, GQ-6, DASS-21, PANAS, and P-DURELL. The total scale demonstrated satisfactory reliability (α = 0.92 and Ω = 0.71) across all dimensions of the instrument. Furthermore, analysis of the data adjustment for the four-factor structure showed an acceptable fit for the model (RMSEA = 0.068, CFI = 0.956, and TLI = 0.949) and significant correlations between the instruments were predominantly observed.
  • Questionário de Adaptação ao Ensino Superior Remoto: Ampliação das Propriedades Psicométricas Artigos

    Inácio, Amanda Lays Monteiro; Ferraz, Adriana Satico; Bathaus, Jennifer Kerolly de Oliveira Barros; Santos, Acácia Aparecida Angeli dos

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivou-se investigar as evidências de validade baseadas na relação com outras variáveis do Questionário de Adaptação ao Ensino Superior Remoto (QAES-R). Foram analisadas as relações entre o QAES-R com os motivos para evasão acadêmica e a motivação. Participaram 319 universitários das cinco regiões do Brasil (M idade = 26,25; DP = 9,5). Identificaram-se correlações estatisticamente significativas entre o QAES-R e a maior parte dos fatores dos demais instrumentos. No primeiro modelo testado, os fatores do QAES-R foram preditores da evasão acadêmica Social (32%), Acadêmico (24%), Institucional (15%) e Professor (10%) (χ2 /gl = 1,87; RMSEA = 0,05; CFI = 0,87; TLI = 0,87). No segundo modelo, o QAES-R predisse a meta aprender (45%), performance- evitação (39%) e performance-aproximação (30%) (χ2 /gl = 1,42; RMSEA = 0,04; CFI = 0,90; TLI = 0,90). Estes resultados ampliam as propriedades psicométricas do QAES-R para avaliar a adaptação acadêmica de estudantes submetidos ao ensino remoto emergencial.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo fue investigar las evidencias de validez basadas en la relación con otras variables del Cuestionario de Adaptación a Educación Superior Remota (QAES-R). Se analizaron las relaciones entre el QAES-R con los motivos de abandono académico y la motivación. Participaron 319 estudiantes universitarios brasileños de las 5 regiones de Brasil (M edad = 26,25; DS = 9,5). Se identificaron correlaciones estadísticamente significativas entre el QAES-R y la mayoría de los factores de los otros instrumentos. En el primer modelo, los factores del QAES-R fueron predictores del abandono académico Social (32%), Académico (24%), Institucional (15%) y Docente (10%) (χ2 /gl = 1.87; RMSEA = 0.05; CFI = 0.87; TLI = 0.87). En el segundo modelo, el QAES-R predijo la meta de aprender (45%), la evitación del desempeño (39%) y el enfoque de desempeño (30%) (χ2 /gl = 1.42; RMSEA = 0.04; CFI = 0 .90; TLI = 0.90). Estos resultados amplían las propiedades psicométricas del QAES-R.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective was to investigate the validity evidence of the relationship between the Questionnaire for Adaptation to Remote Higher Education (QAES-R) and other variables. The study analyzed the relationships between the QAES-R with the reasons for academic dropout and motivation. A total of 319 Brazilian university students participated (Mage = 26.25; SD = 9.5). Statistically significant correlations were identified between the QAES-R and most factors of the other instruments. In the first model tested, the QAES-R factors predicted academic dropout : Social (32%), Academic (24%), Institutional (15%), and Teacher (10%) (χ2 /gl = 1.87; RMSEA = .05; CFI = .87; TLI = .87). In the second model, the QAES-R predicted learning goals (45%), performance-avoidance (39%), and performance-approach (30%) (χ2 /gl = 1.42; RMSEA = .04; CFI = .90; TLI = .90). These results extend the psychometric properties of the QAES-R to assess the academic adaptation of students during emergency remote teaching.
  • Solidão e Sobrecarga Materna em Tempos de Pandemia de COVID-19 à Luz da Escuta Psicanalítica dos Vínculos Artigos

    Emidio, Thassia Souza; Okamoto, Mary Yoko; Santos, Manoel Antônio dos

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo teve por objetivo analisar o impacto do confinamento doméstico provocado pela pandemia de COVID-19 sobre o exercício da maternidade em mulheres trabalhadoras em situação de home office. Trata-se de um estudo exploratório, com delineamento longitudinal e referencial teórico da psicanálise dos vínculos. Entre abril e julho de 2020 foram realizadas entrevistas on-line com 20 mães de camadas sociais médias, de 29 a 45 anos. Um ano depois foram realizadas novas entrevistas com 10 participantes, todas transcritas e analisadas por meio da análise temática. Os resultados apontaram que, em comparação com o período inicial da pandemia, as mães mostraram-se próximas do esgotamento físico e psíquico devido ao excesso de trabalho contínuo e falta de apoio social e familiar, com impactos deletérios na saúde mental das participantes, relatos de sofrimento e desamparo psicológico. A busca pela medicalização revela uma percepção individualizada do problema e uma tentativa de demonstrar estoicismo para atenuar o sofrimento decorrente dessa experiência.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tuvo como objetivo analizar el impacto del confinamiento doméstico debido a la pandemia de COVID-19 en la maternidad de mujeres trabajadora en situación de teletrabajo. Se trata de un estudio exploratorio, con diseño longitudinal y marco teórico del psicoanálisis de los vínculos. Entre abril y julio de 2020 se realizaron entrevistas online a 20 madres de clases sociales medias, de 29 a 45 años; un año después, se realizaron nuevas entrevistas con 10 participantes. Las entrevistas fueron transcritas y analizadas mediante análisis temático. Los resultados mostraron que, en comparación con el período inicial de la pandemia, las madres experimentaron un acercamiento al agotamiento físico y psicológico por el exceso de trabajo y la falta de apoyo social y familiar, con impactos deletéreos en la salud mental de las participantes, relatos de sufrimiento e impotencia psicológica. La búsqueda de la medicalización revela una percepción individualizada del problema y un intento de demostrar estoicismo para aliviar el sufrimiento resultante de esta experiencia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to analyze how domestic confinement resulting from the COVID-19 pandemic impacted motherhood among working women in a home office situation. This was an exploratory study, employing a longitudinal design and the theoretical framework of the psychoanalysis of bonds. Between April and July 2020, online interviews were conducted with 20 mothers from middle social strata, aged 29 to 45. One year later, new interviews were conducted with 10 participants, all transcribed and subjected to thematic analysis. The results showed that, compared to the initial period of the pandemic, mothers were close to physical and psychological exhaustion due to continuous overwork and lack of social and family support. These factors had deleterious impacts on the participants’ mental health, leading to reports of suffering and psychological helplessness. The search for medicalization reveals an individualized perception of the problem and an attempt to demonstrate stoicism to mitigate the suffering resulting from this experience.
  • Resistindo ao Racismo: Narrativas de Vida e Carreira de Universitários Negros Papers

    Ancillotti, Caio Gracco Lima; Silva, Priscilla de Oliveira Martins da

    Resumo em Português:

    Resumo O presente estudo objetivou identificar como o racismo se presentifica na vida e na carreira de universitários negros de uma Instituição Pública de Ensino Superior brasileira. Para tanto, foram conduzidas 27 entrevistas narrativas com graduandos autodeclarados negros, analisadas por meio da técnica de Análise de Biografias e Narrativas do tipo temática. Os resultados indicaram que, apesar da existência de distinções entre as trajetórias dos universitários, habitualmente ocasionada por diferenças socioeconômicas, o racismo impacta similarmente suas vidas e carreiras, apresentando-se em três temas frequentes, nomeados pelos pesquisadores como: “Experiências com o Racismo”, “Conscientização sobre o Racismo” e “Manejo ao Racismo”. Constatou-se que, embora existam distinções entre as vivências, motivadas, sobretudo, pela origem socioeconômica e oportunidades disponíveis, os efeitos do racismo são manejados por todos os participantes, individual e coletivamente, levando-os a alterações nas perspectivas de carreira, a fim de possibilitar a construção de trajetórias profissionais viáveis às suas ambições.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente estudio objetivó identificar cómo el racismo está presente en la vida y carrera de universitarios negros de una Institución Pública de Educación Superior brasileña. Para ello, se realizaron 27 entrevistas narrativas con universitarios autoproclamados negros, analizadas mediante la técnica de Análisis de Biografías y Narrativas del tipo temática. Los resultados indicaron que, aunque hay distinciones entre las trayectorias de los universitarios, generalmente causadas por diferencias socioeconómicas, el racismo impacta de manera similar sus vidas y carreras, presentándose en tres temas frecuentes, denominados como: “Experiencias con el Racismo”, “Concientización sobre el racismo” y “Manejo del racismo”. Se encontró que, aunque existen distinciones entre las experiencias, motivadas, especialmente, por el origen socioeconómico y las oportunidades disponibles, los efectos del racismo son manejados por todos los participantes, individual y colectivamente, llevándolos a cambios en las perspectivas de carrera, a fin de posibilitar la construcción de trayectorias profesionales viables para cumplir sus ambiciones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present study aimed to identify how racism appears in the lives and careers of Black undergraduate students in a Brazilian Public Higher Education Institution. For this purpose, this study conducted 27 narrative interviews with self-declared black undergraduates, which were analyzed using the technique of thematic Biography and Narrative Analysis. The results indicated that despite the existence of distinctions between the undergraduates’ trajectories, usually caused by socioeconomic differences, racism similarly impacts their lives and careers, presenting itself in three frequent themes, named by the researchers as: “Experiences with Racism”, “Awareness of Racism”, and “Management of Racism”. It was found that, although there are distinctions between experiences, motivated especially by socioeconomic origin and available opportunities, all participants manage the effects of racism, individually and collectively, leading them to changes in career prospects, to enable the construction of viable professional trajectories to achieve their ambitions.
  • Teoria da Mente e Empatia em Adultos Típicos: Uma Revisão de Escopo Artigos

    Silva, Paulo Henrique Dias; Panciera, Sara Del Prete

    Resumo em Português:

    Resumo Teoria da mente e empatia são habilidades sociocognitivas implicadas na compreensão do mundo social e elaboração de respostas em contextos sociais. Entretanto, é preciso ainda avançar na precisão como as pesquisas apresentam esses constructos e as relações entre eles. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de escopo a respeito das relações conceituais apontadas entre teoria da mente e empatia em pesquisas que investigam diferenças socioindividuais em adultos típicos, bem como organizar essas produções em função de categorias temáticas. Foram analisados 62 artigos, sendo observados cinco diferentes modelos de articulações conceituais entre teoria da mente e empatia e três núcleos de produção temática, ligados ao comportamento social, às variações fisiológicas na vida cotidiana, e, às variações cognitivas, afetivas e sociais. Discutem-se também avanços e limitações nessa área, apontando-se tanto para uma profícua produção como para a necessidade de se avançar na construção de parâmetros mais precisos nessa área.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La teoría de la mente y la empatía son habilidades sociocognitivas implicadas en la comprensión del mundo social y la elaboración de respuestas en contextos sociales. Sin embargo, todavía es necesario avanzar en la precisión con la que las investigaciones presentan estos constructos y las relaciones entre ellos. El objetivo de este estudio fue realizar una revisión de alcance de las relaciones conceptuales entre la teoría de la mente y la empatía en las investigaciones sobre las diferencias socio-individuales en los adultos típicos, así como organizar estas producciones según categorías temáticas. Se analizaron 62 artículos y fueron identificados cinco modelos diferentes de relación entre la teoría de la mente y la empatía y tres núcleos de producción temática: comportamiento social, variaciones fisiológicas y variaciones cognitivas, afectivas y sociales. También se discuten los avances y las limitaciones en esta área, señalando tanto una producción fructífera como la necesidad de avanzar en la construcción de parámetros más precisos en este campo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Theory of mind and empathy constitute sociocognitive skills central to understanding the social world and formulating responses within social contexts. However, studies continue to face the challenge of clarifying their boundaries and unraveling the presumed connections between them. This study aimed to conduct a scoping review of the conceptual interplay between theory of mind and empathy in research exploring socio-individual differences in typical adults, while also organizing these findings according to thematic categories. A total of 62 articles were analyzed, revealing five different models of relations between theory of mind and empathy, as well as three thematic production nuclei linked to social behavior, physiological variations in daily life, and cognitive, affective, and social variations. The study also discusses advancements and limitations in this field, pointing out both a fruitful production and the need to advance in the construction of more precise parameters in this area.
  • Esperança, saúde e cura: os significados da vacina contra a COVID-19 Papers

    Melo, Cynthia de Freitas; Ferreira, Marina Pinheiro Accyoly; Costa, Ícaro Moreira; Lins, Samuel; Eberhardt, Ana Cristina

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo foi identificar os significados que brasileiros atribuem às vacinas contra a COVID-19. Contou-se com amostra não probabilística de 1.817 brasileiros, que responderam a um questionário sociodemográfico e à técnica de associação livre de palavras, com estímulo indutor “vacina para COVID-19”, analisados por meio de estatística descritiva no software SPSS e análise textual no IRaMuTeQ. Os resultados organizaram-se em classes: (1) “Vacina - um sopro de esperança”, retratando a expectativa de cura e liberdade; (2) “Vacina - uma resposta da ciência para a prevenção”, lembrando o papel das pesquisas; e (3) “Vacina - temores e aspectos políticos”, ressaltando entraves à vacinação. Também trouxe diferenças nas evocações em função da região; adesão ao isolamento; histórico de infecção e internação por COVID-19; ser profissional de saúde da linha de frente e ser do grupo de risco. Conclui-se que compreender os significados da vacinação é essencial ao planejamento de intervenções mais efetivas na imunização.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio fue identificar los significados que los brasileños atribuyen a las vacunas contra la COVID-19. Contamos con una muestra de 1.817 brasileños, quienes respondieron un cuestionario sociodemográfico y la técnica de asociación libre de palabras, con el estímulo inductor “vacuna para COVID-19”, analizado mediante estadística descriptiva en el SPSS y análisis textual en el IRaMuTeQ. Los resultados se organizaron en clases: (1) “Vacuna - un soplo de esperanza”, retratando la expectativa de curación y libertad; (2) “Vacuna - una respuesta científica a la prevención”, recordando el papel de la investigación; y (3) “Vacuna: miedos y aspectos políticos”, destacando los obstáculos para la vacunación. También se identificaron diferencias en las respuestas según la región; la adherencia al aislamiento; los antecedentes de infección y hospitalización por COVID-19; ser un profesional de la salud de primera línea; y pertenecer a un grupo de riesgo. Se concluye que comprender los significados de la vacunación es fundamental para planificar intervenciones más efectivas de inmunización.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this study was to identify the meanings that Brazilians attribute to the vaccines against COVID-19. A non-probabilistic sample of 1,817 Brazilians was used, each of whom answered a sociodemographic questionnaire and then the free word association technique was applied, with the inducing stimulus “vaccine for COVID-19”. This data was analyzed using descriptive statistics in the SPSS software and the textual analysis was completed using IRaMuTeQ. The results were organized into classes: (1) “Vaccine - a glimmer of hope”, portraying the expectation of healing and freedom; (2) “Vaccine - a scientific response to prevention”, showing the role of research; and (3) “Vaccine - fears and political aspects”, highlighting obstacles to vaccination. The results also demonstrated differences in responses depending on the region; adhesion to isolation; history of infection and hospitalization for COVID-19; being a frontline health professional; and being from a risk group. It is concluded that understanding the meanings of vaccination is essential for planning more effective interventions in immunization.
  • Evidências de Efetividade de Intervenção com Lideranças Engajadoras na Fisioterapia Hospitalar Papers

    Silva, Letiene Ferreira Gazineu da; Vazquez, Ana Claudia Souza; Freitas, Clarissa Pinto Pizarro de; Almansa, Joice Franciele Friedrich; Plentz, Rodrigo Della Méa

    Resumo em Português:

    Resumo Intervenções positivas baseadas em evidências contribuem para promoção do bem-estar dos trabalhadores. Nesse sentido, foi realizada uma intervenção com 11 lideranças engajadoras de fisioterapeutas de um hospital de Porto Alegre para promover seu engajamento no trabalho como fator de proteção. Realizou-se estudo misto transformativo-sequencial, composto por quatro fases em três tempos de avaliação. A efetividade da intervenção foi investigada por meio do Método Jacobson-Truax, avaliando os efeitos da intervenção sobre os níveis de Engajamento no Trabalho, Suporte Social Percebido, Esperança Disposicional, Gratidão e Ansiedade. A intervenção integrou pressupostos epistemológicos do Modelo Recursos e Demandas no Trabalho e da Teoria das Necessidades Psicológicas Básicas. O principal resultado foi o aumento dos níveis de engajamento no trabalho, que fortaleceu estados psicológicos positivos, e teve efeito na redução dos níveis de ansiedade na pandemia de COVID-19. A pesquisa traz contribuições relevantes para o desenvolvimento positivo na proteção da saúde mental no trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Intervenciones positivas basadas en evidencia contribuyen a promoción del bienestar de los trabajadores. En ese sentido, se realizó una intervención con 11 fisioterapeutas líderes de compromiso de un hospital de Porto Alegre para promover su Engagement en el Trabajo como factor de protección. Se llevó a cabo un estudio mixto transformativo-secuencial, con cuatro fases y tres etapas de evaluación. Se investigó la efectividad de la intervención mediante el Método de Jacobson-Truax, evaluando los efectos de la intervención sobre los niveles del Engagement en el Trabajo, Apoyo Social Percibido, Esperanza Disposicional, Gratitud y Ansiedad. La intervención integró el Modelo teórico de Demandas y Recursos de Trabajo con la Teoría de Necesidades Psicológicas Básicas. Con un resultado de mayores niveles de Engagement en el Trabajo, lo que fortaleció los estados psicológicos positivos y tuvo un efecto reductor de la ansiedad durante la pandemia. Este estudio aporta contribuciones relevantes al desarrollo positivo en la protección de salud mental en trabajo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Evidence-based positive interventions contribute to the promotion of workers’ well-being. Accordingly, an intervention was carried out with 11 physiotherapist engaging leaders from a hospital in Porto Alegre to promote their engagement at work as a protection factor. A mixed transformative-sequential study was carried out, consisting of four phases with three stages of assessment. The effectiveness of the intervention was investigated using the Jacobson-Truax Method, evaluating the effects of the intervention on Engagement at Work, Perceived Social Support, Dispositional Hope, Gratitude, and Anxiety. The intervention integrated epistemological assumptions from the Job Demand-Resources Model and the Basic Psychological Needs Theory. The main result was the increased levels of work engagement, which strengthened positive psychological states, and had an anxiety-reducing effect during the COVID-19 pandemic. This study provides relevant contributions to positive development in mental health protection at work.
  • Impacto Psicossocial da Pandemia de COVID-19 na Saúde Mental de Pessoas Transexuais e Travestis: Revisão Integrativa Artigos

    Santos, Manoel Antônio dos; Alexandre, Vinicius; Risk, Eduardo Name; Oliveira, Wanderlei Abadio de; Peres, Rodrigo Sanches; Oliveira-Cardoso, Érika Arantes de

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo objetivou identificar, analisar e integrar resultados de estudos que examinaram o impacto da pandemia de COVID-19 na saúde mental de pessoas transexuais e travestis. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, em conformidade com as diretrizes PRISMA. Conduziu-se uma busca sistemática dos estudos primários publicados em três bases de dados: PubMed/MEDLINE, LILACS e PsycINFO. Foram incluídos oito estudos que atenderam aos critérios de inclusão. A análise temática do material gerou seis categorias temáticas. Os estudos analisados apontaram que a situação de vulnerabilidade social ao qual as pessoas trans encontram-se submetidas no cotidiano foi ampliada durante a pandemia. A necessidade do distanciamento físico resultou no aumento de sintomas de ansiedade e depressão, agravamento das condições econômicas, dificuldades para acessar procedimentos e medicamentos que compõem o processo de afirmação de gênero, além de exacerbar conflitos familiares e manifestações de transfobia. Há necessidade de implementar políticas públicas e uma rede de proteção social para diminuir a vulnerabilidade e sofrimento psicossocial de pessoas trans.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio es identificar, analizar e integrar los resultados de los estudios que examinaban el impacto de la pandemia de COVID-19 en la salud mental de las personas transexuales y travestis. Se realizó una revisión integrativa de acuerdo con las directrices PRISMA en tres bases de datos: PubMed/MEDLINE, LILACS y PsycINFO. Se incluyeron ocho estudios que cumplían con los criterios de inclusión. El análisis temático del material generó seis categorías temáticas. Los estudios analizados señalaron que la situación de vulnerabilidad social a la que están sometidas las personas trans en la vida cotidiana se amplió durante la pandemia. La necesidad de distanciamiento físico se tradujo en el aumento de los síntomas de ansiedad y depresión, el agravamiento de las condiciones económicas, las dificultades para acceder a los procedimientos y medicamentos que componen el proceso de afirmación del género, además de exacerbar los conflictos familiares y las manifestaciones de transfobia. Es necesario aplicar políticas públicas y una red de protección social para reducir la vulnerabilidad y el sufrimiento psicosocial de las personas transgénero.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to identify, analyze, and integrate findings from studies that examined the impact of the COVID-19 pandemic on the mental health of transgender and transvestite individuals. An integrative literature review was conducted according to PRISMA guidelines. A systematic search of primary studies was conducted across three databases: PubMed/MEDLINE, LILACS, and PsycINFO. Eight studies that met the inclusion criteria were included. Thematic analysis of the material generated six thematic categories. The studies analyzed pointed out that the situation of social vulnerability faced by trans people in their daily lives intensified during the pandemic. The need for physical distancing led to increased symptoms of anxiety and depression, worsening economic conditions, and difficulties in accessing procedures and medications that make up the gender affirmation process, in addition to exacerbating family conflicts and manifestations of transphobia. Therefore, there is a need to implement public policies and a social protection network to reduce the vulnerability and psychosocial suffering of the transgender and transvestite community.
  • Relações de Amizade nos Transtornos Alimentares: Revisão Integrativa da Literatura Artigos

    Santos, Manoel Antônio dos; Marques, Fernanda Chencci; Pessa, Rosane Pilot; Pillon, Sandra Cristina; Peres, Rodrigo Sanches; Oliveira, Wanderlei Abadio de; Oliveira-Cardoso, Érika Arantes de

    Resumo em Português:

    Resumo Ainda é desconhecido o papel da amizade enquanto constitutiva da rede de apoio social nos transtornos alimentares (TAs). Esta revisão integrativa teve por objetivo analisar a produção científica sobre relações de amizade em pessoas com TAs. Foram consultadas as bases PubMed/MEDLINE, LILACS, PsycINFO, Web of Science e EMBASE, de 2010 a 2020. Dos 1126 artigos recuperados, 15 preencheram os critérios de elegibilidade. A maioria tem abordagem qualitativa e delineamento transversal, sem indicar referencial teórico. Aspectos qualitativos das relações de amizade foram associados com redução da frequência e intensidade de sintomas quando o vínculo era considerado de boa qualidade. Já amizades que envolviam comentários depreciativos e influências negativas acerca do corpo e hábitos alimentares foram considerados fatores de risco para desencadeamento dos transtornos. Investir na qualidade dos relacionamentos entre pares pode contribuir para fortalecer a rede de proteção social e reduzir a vulnerabilidade psicossocial de adolescentes com risco para desenvolver TAs.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El papel de la amistad como constitutiva de la red de apoyo social en los trastornos alimentarios (TAs) es aún desconocido. Este estudio tiene como objetivo analizar la producción científica sobre las relaciones de amistad en personas con TAs. Se consultaron las bases PubMed/MEDLINE, LILACS, PsycINFO, Web of Science e EMBASE, entre 2010 y 2020. De los 1126 artículos recuperados, 15 cumplían los criterios de elegibilidad. La mayoría tiene enfoque cualitativo y diseño transversal, sin indicar el marco teórico. Los aspectos cualitativos de las relaciones de amistad se asociaron con una menor frecuencia/intensidad de los síntomas cuando el vínculo se consideraba de buena calidad. Amistades que implicaban comentarios despectivos e influencias negativas sobre el cuerpo y los hábitos alimentarios se consideraron factores de riesgo. Invertir en la calidad de las relaciones entre pares puede contribuir a reforzar la red de protección social y reducir la vulnerabilidad de adolescentes con riesgo de desarrollar TAs.

    Resumo em Inglês:

    Abstract There is still little knowledge about the role of friendship within the social support network in eating disorders (EDs). This integrative review aimed to analyze the scientific production about friendship relationships in people with EDs. The literature review was conducted using the PubMed/MEDLINE, LILACS, PsycINFO, Web of Science, and EMBASE databases in the period from 2010 to 2020. Among the 1126 articles retrieved, 15 met the eligibility criteria, most with a qualitative approach and cross-sectional design, without indicating a theoretical framework. The qualitative aspects of friendship were associated with a reduced frequency and intensity of symptoms when the bond was considered to be of good quality. On the other hand, friendships that involved derogatory comments and negative influences related to body image and eating habits emerged as potential risk factors for triggering disorders. Investing in the quality of peer relationships can contribute to strengthening the social safety net and reducing the psychosocial vulnerability of adolescents at higher risk for developing EDs.
  • Psicologia Positiva e Transtornos Relacionados a Substâncias Psicoativas: Uma Revisão Integrativa Artigos

    Santos, Kayê Reichow dos; Reppold, Caroline Tozzi; Neves, Luísa Müller; Terra, Mauro Barbosa

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo busca identificar e analisar os estudos que associam a Psicologia Positiva e seus construtos com os transtornos relacionados ao uso de substâncias psicoativas. Foi feita uma revisão integrativa sobre o tema. De 64 resultados encontrados, 13 artigos foram selecionados para descrição e análise. Identificou-se baixa produção científica sobre o tema, ainda que esteja em expansão. Apenas sete estudos tinham como objetivo principal a relação entre a Psicologia Positiva e o uso de substâncias psicoativas, sendo apenas dois experimentais. Evidenciou-se também a concentração de publicações nos EUA e a falta de estudos brasileiros. Os construtos da Psicologia Positiva mais abordados são a felicidade e a espiritualidade, estando associados a um menor uso de substâncias psicoativas. Fica demonstrado o potencial desse campo de estudo para a prevenção e tratamento desses transtornos, sugerindo-se o aumento da produção cientifica.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Este estudio busca identificar y analizar estudios que asocien la Psicología Positiva y sus constructos con trastornos relacionados con el uso de sustancias psicoactivas. Método: Se realizó una revisión integrativa sobre el tema. De 64 resultados encontrados, 13 artículos fueron seleccionados para su descripción y análisis. Resultados: Se identificó una baja producción científica sobre el tema, aunque se encuentra en expansión. Solo siete estudios tuvieron como objetivo principal la relación entre la Psicología Positiva y el uso de sustancias psicoactivas, de los cuales, solo dos fueron experimentales. También fue evidente la concentración de publicaciones en los EE. UU. y la falta de estudios brasileños. Los constructos más discutidos de la Psicología Positiva son la felicidad y la espiritualidad, asociándose a un menor consumo de sustancias psicoactivas. Conclusiones: Se demuestra el potencial de este campo de estudio para la prevención y tratamiento de estos trastornos, sugiriendo un incremento en la producción científica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: This study aims to identify and analyze studies that associate Positive Psychology and its constructs with disorders related to the use of psychoactive substances. Method: An integrative review on the subject was conducted. Of the 64 results found, 13 articles were selected for description and analysis. Results: Although expanding, a low scientific production on the subject was identified. There were only seven studies focused on the relationship between Positive Psychology and the use of psychoactive substances, and only two were experimental. The concentration of publications in the USA and the lack of Brazilian studies were also evident. The most discussed constructs of Positive Psychology are happiness and spirituality, which are associated with a reduced use of psychoactive substances. Conclusions: This field of study has demonstrated potential for the prevention and treatment of these disorders, suggesting an increase in scientific production.
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia R. Waldemar César da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars (SWIFT), Campinas - São Paulo, CEP 13045-510, Telefone: (19)3779-3771 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistapsico@usf.edu.br