Research report Effects of the Promoting-Children Intervention with Multiple Informants: An Experimental Study Falcão, Alessandra Pereira Bolsoni-Silva, Alessandra Turini Abstract in Portuguese: Resumo Problemas de comportamento são frequentes em crianças em idade escolar, mas há poucos estudos controlados para aferir efeitos de intervenções em habilidades sociais com essa população, especialmente com diferentes informantes e ambientes. O objetivo desta pesquisa foi descrever efeitos da intervenção Promove-Crianças, em um delineamento experimental de grupo com crianças (Grupos Experimental e Controle), com diferentes sondas e informantes, sobre os comportamentos das crianças antes e após a intervenção, incluindo avaliação de seguimento (habilidades sociais, problemas de comportamento, desempenho acadêmico) e práticas educativas positivas e negativas de seus professores e familiares. Professores e pais/responsáveis responderam a instrumentos padronizados para mensurar habilidades sociais educativas, práticas negativas, problemas de comportamento e habilidades sociais, nas diferentes sondas. Os resultados demonstraram, nos ambientes escolar e familiar, redução de problemas de comportamento e de práticas negativas e aumento das habilidades sociais e habilidades sociais educativas após as intervenções no Grupo Experimental, não ocorrendo no Grupo Controle. Atesta-se efeitos positivos de eficácia e de efetividade do Promove-Crianças.Abstract in Spanish: Resumen Problemas de comportamiento son frecuentes en niños en edad escolar y faltan estudios controlados que certifiquen los efectos de intervenciones en habilidades sociales en esa población, especialmente con diferentes informantes y ambientes. El objetivo de la investigación es describir los efectos de la intervención Promueve-Niños en un grupo experimental de niños (Grupo Experimental y Grupo Control), con diferentes sondas e informantes sobre el comportamiento de los niños antes y después de la intervención (habilidades sociales, problemas de comportamiento, rendimiento académico) y prácticas educativas positivas y negativas de sus profesores y sus familiares. Profesores y padres/tutores respondieron a instrumentos estandarizados para medir habilidades sociales educativas, prácticas negativas, problemas de comportamiento y habilidades sociales con diferentes sondas e informantes. Los resultados muestran que hubo una reducción de problemas de comportamiento y de prácticas negativas en los entornos escolar y familiar, así como un aumento de las habilidades sociales y habilidades sociales educativas después de las intervenciones del Grupo Experimental, no ocurriendo en el Grupo Control. Los efectos positivos de la eficacia y de la efectividad del Promueve-Niños son atestiguados.Abstract in English: Abstract Behavior problems are frequent in school-age children; however, few controlled studies have assessed the effects of social skills interventions with this population, especially involving different informants and environments. This study aimed to describe the effects of the Promoting-Children intervention in an experimental group design with children (Experimental Group and Control Group), utilizing various probes and informants, regarding the children’s behaviors before and after the intervention, a follow-up evaluation (social skills, behavior problems, academic performance) and assessment of the teachers and parents’ positive and negative educational practices. Teachers and parents/guardians responded to standardized instruments to measure educational social skills, negative practices, behavior problems, and social skills with various probes. The results demonstrated a reduction in behavior problems and negative practices, as well as an increase in social skills and educational social skills, in both the school and family environments, after the interventions in the Experimental Group, whereas no such changes were observed in the Control Group. This confirms the positive effects of the efficacy and effectiveness of the Promoting-Children intervention. |
Research report Invariance across sex, school, and educational level to Learning Approaches Scale (EABAP) Gomes, Cristiano Mauro Assis Farias, Heitor Blesa Jelihovschi, Enio Galinkin Abstract in Portuguese: Resumo A Escala de Abordagens de Aprendizagem (EABAP) apresenta evidências de validade estrutural e validade externa para avaliar a abordagem profunda e superficial de estudantes do ensino fundamental II e ensino médio. Não obstante, essas evidências são sustentadas apenas por participantes de uma escola. O presente estudo avalia a generalidade da EABAP, verificando por meio da análise fatorial confirmatória multigrupo se essa escala é invariante para a variável sexo, tipo de escola e nível educacional. A amostra foi composta por 2.148 estudantes do ensino fundamental II, ensino médio e ensino superior, oriundos de escolas públicas e particulares. Os resultados indicam invariância configural, métrica e escalar parcial para a variável sexo; invariância configural, métrica parcial e escalar parcial para a variável nível educacional; e invariância configural, métrica parcial e escalar para a variável tipo de escola. Conclui-se que é possível comparar médias das variáveis latentes mensuradas pela EABAP nos grupos analisados nesta amostra.Abstract in Spanish: Resumen La Escala de Enfoques de Aprendizaje (EABAP) presenta evidencias de validez estructural y validez externa para evaluar el enfoque profundo y superficial de los estudiantes de primaria y secundaria. Sin embargo, las evidencias solo están respaldadas por participantes de una escuela. El presente estudio evalúa la generalidad de la EABAP, verificando mediante el análisis factorial confirmatorio si esta escala es invariante para las variables sexo, tipo de escuela y nivel educativo. La muestra estuvo conformada por 2148 estudiantes de primaria II, bachillerato y educación superior, de colegios públicos y privados. Los resultados indican invarianza de configuración, métrica y escalar parcial para la variable sexo; invarianza configuracional, métrica parcial y escalar parcial para la variable nivel educativo e invarianza configuracional, métrica parcial y escalar para el tipo de variable de escuela. Concluimos que es posible comparar las medias de las variables latentes medidas por EABAP en los grupos analizados en esta muestra.Abstract in English: Abstract The Learning Approaches Scale (EABAP) showed evidence of structural and external validity in assessing the deep and surface approach of elementary and high school students. However, this evidence is supported only by participants from a single school. The present study evaluates the generality of EABAP by verifying through the multigroup confirmatory factor analysis whether this scale is invariant across sex, type of school, and educational level variables. The sample consisted of 2,148 students from elementary school II, high school, and higher education in public and private schools. The results indicate configural, metric, and partial scalar invariance for the sex variable; configural, partial metric, and partial scalar invariance for the educational level variable; and configural, partial metric, and scalar invariance for the type of school variable. We conclude that it is possible to compare the means of the latent variables measured by EABAP for the groups analyzed in this sample. |
Relato de pesquisa Soul mate: Adaptation of the Romantic Beliefs Scale Zibenberg, Daniela Natividade, Jean Carlos Abstract in Portuguese: Resumo A Romantic Beliefs Scale (RBS) foi desenvolvida para acessar crenças sobre romantismo, que podem impactar na formação e qualidade de relacionamentos românticos. Tais crenças podem ser acessadas por meio de quatro fatores que representam o amor romântico ideal, sendo elas: Um e único, Idealização, Amor à primeira vista e Amor encontra uma maneira. Este estudo buscou evidências de validade para a RBS em um contexto brasileiro baseadas na estrutura interna e relações com as variáveis satisfação com o relacionamento e personalidade (Cinco Grandes Fatores e Investimento Emocional). Responderam a um questionário on-line 818 brasileiros com média de idade de 30,7 anos (DP= 14,1), sendo 73,2% mulheres. A escala apresentou evidências de validade baseadas na estrutura interna do instrumento e na relação com outras variáveis, e melhor ajuste a um modelo de fator de segunda ordem explicando os quatro fatores da escala original. Foram encontradas correlações positivas entre os fatores da RBS-Brasil e os fatores de personalidade Extroversão, Socialização e Realização, a Satisfação com o relacionamento e o Investimento emocional.Abstract in Spanish: Resumen La Romantic Beliefs Scale (RBS) fue desarrolló para evaluar las creencias sobre el romanticismo, las cuales pueden afectar la formación y calidad de las relaciones románticas. Estas creencias pueden ser accedidas a través de cuatro factores que representan el amor romántico ideal, los cuales son: Único, Idealización, Amor a primera vista y Amor encuentra un camino. Este estudio buscó evidencias de validez para el RBS en un contexto brasileño basadas en la estructura interna y relaciones con variables como la satisfacción con la relación y la personalidad (Cinco Grandes Factores e Inversión Emocional). Respondieron a un cuestionario 818 brasileños con una media de edad de 30.7 años (DE= 14.1), de los cuales el 73.2% eran mujeres. La escala mostró evidencias de validez basadas en la estructura interna del instrumento y en la relación con otras variables, y un mejor ajuste a un modelo factorial de segundo orden que explica los cuatro factores de la escala original. Se encontraron correlaciones positivas entre los factores de RBS-Brasil y los factores de personalidad Extraversión, Amabilidad y Realización, así como con la Satisfacción con la relación e Investidura emocional.Abstract in English: Abstract The Romantic Beliefs Scale (RBS) was developed to assess beliefs about romanticism, that can impact the formation and quality of romantic relationships. These beliefs can be assessed using four factors that represent the ideal romantic love, which are: One and only, Idealization, Love at first sight, and Love finds a way. This study sought evidence of validity for the RBS in a Brazilian context based on internal structure and relationships with the variables relationship satisfaction and personality (Big Five Factors and Emotional Investment). A total of 818 Brazilians with an average age of 30.7 years (SD= 14.1) responded to an online questionnaire, of which 73.2% were women. The scale showed satisfactory evidence of validity based on the internal structure and relation with other variables, and best fit to a second-order factor model explaining the four factors of the original scale. Positive correlations were found between the factors of RBS and personality factors Extraversion, Agreeableness and Consciousness, Relationship satisfaction and Emotional investment. |
Relato de pesquisa The Effects of an Intervention Program during the Transition to Parenthood Cavalcanti, João Marcos de Oliveira Alvarenga, Patrícia Anjos Filho, Nilton Correia dos Abstract in Portuguese: Resumo Este estudo investigou os efeitos de um programa de intervenção para casais na transição para a parentalidade sobre a saúde mental da mulher e a conjugalidade avaliada pelo casal. Um casal com baixa escolaridade foi submetido a uma adaptação para o contexto brasileiro, em modalidade domiciliar, do programa Bases da Família, com avaliação piloto por um delineamento experimental de caso único com medidas repetidas. O Self-Reporting Questionnaire e o Inventário Beck de Depressão avaliaram a saúde mental da mulher, e a Escala de Ajustamento Diádico e observações da comunicação do casal foram as medidas da conjugalidade. Houve aprimoramento da comunicação do pai e aumento da satisfação diádica autorrelatada pela mãe. O programa não foi eficaz para o favorecimento da saúde mental materna. O foco do programa em dimensões individuais e conjugais da transição para a parentalidade beneficia o relacionamento do casal, entretanto, parece não favorecer a saúde mental materna.Abstract in Spanish: Resumen Este estudio investigó los efectos de un programa de intervención para parejas en la transición a la parentalidad sobre la salud mental de la mujer y la conyugalidad evaluada por la pareja. Una pareja con bajo nivel educativo fue sometida a una adaptación del programa Family Foundations para el contexto brasileño, con una intervención en el hogar, evaluado mediante un diseño experimental de caso único con medidas repetidas. El Self-Reporting Questionnaire y el Inventario de Depresión de Beck evaluaron la salud mental materna, y la Escala de Ajuste Diádico y observaciones de la comunicación evaluaron la conyugalidad. Hubo una mejora en la comunicación del padre y un aumento en la satisfacción diádica autoinformada por la madre. El programa no fue efectivo para favorecer la salud mental materna. El enfoque del programa en las dimensiones individuales y conyugales de la transición a la parentalidad beneficia la relación de pareja; sin embargo, no parece favorecer la salud mental de la mujer.Abstract in English: Abstract This study investigated the effects of an intervention program for couples during the transition to parenthood on women’s mental health and conjugality as assessed by the couple. A couple with low levels of education underwent a Brazilian-adapted version of the Family Foundations program, with a home-based intervention, using pilot evaluation through a single-case experimental design with repeater measures. The Self-Reporting Questionnaire and the Beck Depression Inventory assessed maternal mental health, while the Dyadic Adjustment Scale and observations of couple communication measured couple functioning. There was an improvement in the father’s communication and an increase in the mother’s self-reported dyadic satisfaction. The program was not effective in promoting maternal mental health. The program’s focus on individual and conjugal dimensions of the transition to parenthood benefits the couple’s relationship; however, it does not seem to favor maternal mental health. |
Relato de pesquisa Scale of Job Satisfaction: Comparison among Three Structural Models Gonçalves Neto, João Moreira Abstract in Portuguese: Resumo A estrutura original da Escala de Satisfação no Trabalho (EST) é constituída por cinco fatores de primeira ordem (Modelo 1), correspondendo ao nível específico do construto satisfação no trabalho (ST). Contudo, estudos sugeriram duas outras estruturas, com um ou dois fatores de segunda ordem, respectivamente, nível geral (Modelo 3) e nível intermediário (Modelo 2). Este estudo testou esses três modelos estruturais para a EST, a fim de verificar qual deles apresentaria melhor ajuste. Foram analisados os dados de 200 trabalhadores que responderam à versão reduzida da EST, por meio de análise fatorial confirmatória e teste da diferença do qui-quadrado. Nos resultados, encontrou-se bom ajuste para os três modelos. Entretanto, o melhor ajuste foi para o Modelo 2, seguido dos Modelos 1 e 3. Concluiu-se que a EST pode ser utilizada para mensuração dos três níveis do constructo ST.Abstract in Spanish: Resumen La estructura original de la Escala de Satisfacción Laboral (ESL) consta de cinco factores de primer orden (Modelo 1), los cuales corresponden al nivel específico del constructo satisfacción laboral (SL). Sin embargo, estudios han sugerido otras dos estructuras, con uno o dos factores de segundo orden, respectivamente correspondientes al nivel general (Modelo 3) y nivel intermedio (Modelo 2). Este estudio probó estos tres modelos estructurales para la ESL, con el fin de verificar cuál presentaría el mejor ajuste. Se analizaron los datos de 200 trabajadores que respondieron a la versión reducida de la ESL, mediante un análisis factorial confirmatorio y la prueba de diferencia de chi-cuadrado. En los resultados, se encontró un buen ajuste para los tres modelos. No obstante, se observó que el Modelo 2 mostró el mejor ajuste, seguido por los Modelos 1 y 3. Se concluyó que la ESL se puede utilizar para medir los tres niveles del constructo SL.Abstract in English: Abstract The original structure of the Scale of Job Satisfaction (SJS) consists of five first-order factors (Model 1), corresponding to the specific level of the job satisfaction (JS) construct. However, studies suggested two other structures, each with one or two second-order factors, representing the overall level (Model 3) and the intermediate level (Model 2) respectively. This study aimed to test these three structural models for the SJS to determine which one provided the best fit. Data from 200 workers who completed the short version of the SJS were analyzed using confirmatory factor analysis and a chi-squared difference test. The results indicated a good fit for all three models. However, Model 2 showed the best fit, followed by Models 1 and 3. It was concluded that the SJS can be used to measure the three levels of the JS construct. |
Relato de pesquisa Resilience, Subjective Well-Being and Risk and Protection Factors in College Students Gianfelice, Marcello Augusto Murgo, Camélia Santina Souza, Andressa Pereira de Abstract in Portuguese: Resumo Este estudo teve como objetivo verificar possíveis correlações entre fatores de risco e proteção, bem-estar subjetivo e resiliência em universitários. A amostra totalizou 412 estudantes. Foram aplicados: questionário sociodemográfico, a Escala de Bem-Estar Subjetivo Escolar (EBESE), a Escala de Resiliência de Wagnild e Young e a Escala de Fatores de Risco e Proteção no Ambiente Universitário. Como resultados, destacam-se correlações entre relacionamento com professores, satisfação com o curso e afetos positivos na universidade (r 2 = 0,34) e com satisfação com a universidade (r 2 = 0,25); resolução de ações e valores com afetos positivos na universidade (r 2 = 0,32) e satisfação com desempenho acadêmico e administração do tempo (r 2 = 0,27). Os achados sugerem que ações nas universidades que favoreçam a qualidade da relação entre docentes e discentes podem ser imprescindíveis para que os estudantes vivenciem níveis favoráveis de satisfação com o curso e vislumbrem perspectivas positivas de futuro profissional.Abstract in Spanish: Resumen Este estudio tuvo como objetivo verificar posibles correlaciones entre los factores de riesgo y protección, bienestar subjetivo y resiliencia en estudiantes universitarios. La muestra totalizó 412 estudiantes. Se aplicaron: el cuestionario sociodemográfico, la Escala de Bienestar Subjetivo Escolar (EBESE), la Escala de Resiliencia de Wagnild y la Escala de Factores de Riesgo y Protección en el Ambiente Universitario. Como resultados, destacan las correlaciones entre la relación con los profesores, la satisfacción con el curso y afectos positivos en la universidad (r 2 = 0,34), y con la satisfacción con la universidad (r 2 = 0,25); resolución de acciones y valores con afectos positivos en la universidad (r 2 = 0,32) y satisfacción con el rendimiento académico y la gestión del tiempo (r 2 = 0,27). Los hallazgos sugieren que acciones en las universidades que favorezcan la calidad de la relación entre docentes y discentes pueden ser imprescindibles para que los estudiantes experimenten niveles favorables de satisfacción con el curso y visualicen perspectivas de futuro profesional.Abstract in English: Abstract This study aimed to investigate possible correlations between risk and protective factors, subjective well-being, and resilience among college students. The total sample comprised 412 students. Measures administered included a sociodemographic questionnaire, the School Subjective Well-Being Scale (SSWBS), the Wagnild and Young’s Resilience Scale, and the Scale of Risk and Protective Factors in the University Environment. Results, highlighted correlations between relationships with professors and satisfaction with the course, as well as positive affects at university (r 2 = 0.34) and with satisfaction with the university (r 2 = 0.25); resolution of actions and values with positive affects in the university (r 2 = 0.32) and satisfaction with academic performance and time management (r 2 = 0.27). Findings suggest that actions within universities that promote the quality of the relationship between professors and students may be essential for students to experience favorable levels of satisfaction with the course and envision positive prospects for their professional future. |
Relato de pesquisa Marital quality in the ealry stages of a relationship: predictors and moderators Neumann, Angélica Paula Rocha, Fabricio de Andrade Maesima, Giovania Mitie Wagner, Adriana Abstract in Portuguese: Resumo A qualidade conjugal na etapa da formação do casal repercute na trajetória relacional. Com base no modelo de Vulnerabilidade, Estresse e Adaptação (VSA) e por meio de um questionário on-line, buscou-se compreender quais variáveis predizem a qualidade conjugal de 353 brasileiros (78,8% mulheres; 74,4% heterossexuais) que coabitavam há até três anos e quais moderam a relação entre estratégias de resolução de conflitos e qualidade conjugal. Análises de regressão demonstraram que a diferenciação de self e as estratégias de resolução de conflitos tiveram peso explicativo similar e maior do que as variáveis contextuais estressoras na variação da qualidade conjugal. Diferenciação de self, satisfação com o trabalho e tempo de coabitação moderaram a relação entre estratégias de resolução de conflitos e qualidade conjugal. Corroborando parcialmente o modelo VSA, o estudo discute dinâmicas próprias do início do relacionamento.Abstract in Spanish: Resumen La calidad conyugal de la etapa de formación de la pareja repercute en su trayectoria relacional. Con base en el modelo VSA y a través de un cuestionario en línea, este estudio tuvo como objetivo comprender cuáles son las variables que predicen la calidad conyugal de 353 brasileños (78,8% mujeres; 74,4% heterosexuales) en cohabitación por hasta tres años y cuáles de estas moderan la relación entre estrategias de resolución de conflictos y calidad conyugal. Los análisis de regresión mostraron que las estrategias de diferenciación del yo y las estrategias de resolución de conflictos tuvieron un peso explicativo similar y mayor que las variables contextuales estresantes en la variación de la calidad conyugal. La diferenciación del yo, la satisfacción laboral y el tiempo de convivencia moderaron la relación entre las estrategias de resolución de conflictos y la calidad conyugal. El estudio discute dinámicas propias del inicio de la relación.Abstract in English: Abstract Marital quality during the beginning of a relationship impacts the couple’s relational trajectory. Based on the Vulnerability, Stress and Adaptation model (VSA) and using an online questionnaire, we sought to understand which variables predict marital quality among 353 Brazilians (78.8% women; 74,4% heterosexual) who had been cohabiting for up to three years, and which variables moderate the relationship between conflicts resolution strategies and marital quality. Regression analyses showed that differentiation of self and conflict resolution strategies had similar and greater explanatory weight than the stressful contextual variables in explaining marital quality variance. Differentiation of self, job satisfaction, and length of cohabitation moderated the relationship between conflict resolution strategies and marital quality. Partially corroborating the VSA model, the study discusses dynamics specific to the early stages of a relationship. |
Relato de pesquisa Evidence of psychometric adequacy of the Financial Infidelity Scale Farias, Clara Lohana Cardoso Guimarães Fonsêca, Patrícia Nunes da Coutinho, Maria da Penha de Lima Silva, Paulo Gregório Nascimento da Pereira, Rayssa Soares Abstract in Portuguese: Resumo A infidelidade financeira consiste em omitir do parceiro questões relacionadas às finanças. Pode ser tanto causa quanto consequência de conflitos conjugais e é um assunto ainda pouco explorado pela literatura. O objetivo foi adaptar e buscar evidências de validade e precisão da Financial Infidelity Scale (FIS) no Brasil. Dois estudos contaram com a participação de 513 pessoas casadas, em união estável ou coabitação, que responderam à FIS e a questões sociodemográficas. Os dados foram analisados por meio da análise fatorial exploratória e confirmatória, validade convergente e pela Teoria de Resposta ao Item. Os resultados demonstraram a unidimensionalidade do instrumento com adequada consistência interna, além de propor uma versão curta da escala, que também apresentou estrutura confiável e unidimensional. Ambas as versões apresentaram uma estrutura unidimensional confiável e apresentaram correlações semelhantes com neuroticismo, conscienciosidade e amabilidade. A FIS mostrou-se apropriada para uso em pesquisas futuras no país.Abstract in Spanish: Resumen La infidelidad financiera implica ocultar cuestiones financieras a la pareja. Puede ser tanto causa como consecuencia de conflictos conyugales y es un tema aún poco explorado en la literatura. El objetivo fue adaptar y buscar evidencias de validez y precisión para la Financial Infidelity Scale (FIS) en Brasil. Dos estudios contaron con la participación de 513 personas casadas, en unión convivencial o cohabitación, que respondieron a la FIS y a preguntas sociodemográficas. Los datos fueron analizados mediante Análisis Factorial Exploratorio y Confirmatorio, validez convergente y Teoría de Respuesta al Ítem. Los resultados demostraron la unidimensionalidad del instrumento con una consistencia interna adecuada, además de proponer una versión abreviada de la escala que también presentó una estructura confiable y unidimensional. Ambas versiones mostraron una estructura unidimensional confiable y presentaron correlaciones similares con neuroticismo, responsabilidad y amabilidad. La FIS resultó adecuada para su uso en investigaciones futuras en el país.Abstract in English: Abstract Financial infidelity involves withholding financial matters from one’s partner. It can be both a cause and a consequence of marital conflicts and is a topic still underexplored in the literature. The objective was to adapt and seek evidence of validity and accuracy for the Financial Infidelity Scale (FIS) in Brazil. Two studies involved 513 married individuals, in stable unions or cohabiting, who responded to the FIS and sociodemographic questions. Data were analyzed using Exploratory and Confirmatory Factor Analysis, convergent validity and Item Response Theory. Results demonstrated the instrument’s unidimensionality with appropriate internal consistency, as well as proposing a short version of the scale that also presented a reliable and unidimensional structure. Therefore, both versions exhibited a reliable unidimensional structure and showed similar correlations with neuroticism, conscientiousness, and agreeableness. The FIS proved suitable for use in future research in the country. |
Research report The Effects of a Psychological Flexibility Intervention on Well-Being at Work Oliveira, Angela Santos de Mourão, Luciana Martins, Leonardo Fernandes Abstract in Portuguese: Resumo Flexibilidade psicológica é considerada como relevante recurso para lidar com processos de mudanças. O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos sobre o bem-estar no trabalho, advindos de uma intervenção de flexibilidade psicológica, com grupos de trabalhadores em contextos de mudanças organizacionais. Realizou-se um estudo piloto (n = 16), para ajustes no protocolo. Posteriormente, a intervenção foi conduzida com outro grupo (n = 10), contando com três sessões presenciais e uma observadora externa. Aplicou-se a Escala de Comprometimento Organizacional Afetivo e a Escala de Envolvimento com o Trabalho, consideradas como componentes do bem-estar. Para análise da efetividade da intervenção, utilizou-se o Método Jacobson e Truax, que compara os escores dos participantes antes e depois da intervenção. Os resultados mostraram que a intervenção ampliou a percepção de bem-estar no trabalho. O estudo permite apontar como promissoras intervenções de flexibilidade psicológica em ambientes de mudanças organizacionais, sobretudo para ampliar o envolvimento e o comprometimento dos trabalhadores.Abstract in Spanish: Resumen La flexibilidad psicológica es un recurso relevante para afrontar cambios organizacionales. Este estudio investigó los efectos de una intervención de flexibilidad psicológica en el bienestar laboral de trabajadores en cambios organizacionales. Se realizó un estudio piloto (n=16) para ajustar el protocolo. Luego, se realizó la intervención con otro grupo (n=10), constando de tres sesiones presenciales y un observador externo. Se aplicaron la Escala de Compromiso Organizacional y la Escala de Participación en el Trabajo, componentes del bienestar. Para analizar la eficacia de la intervención, usamos el método de Jacobson y Truax, comparando puntuaciones de los participantes antes y después. Los resultados mostraron que la intervención aumentó la percepción de bienestar en el trabajo. El estudio señala las intervenciones de flexibilidad psicológica en cambios organizacionales como prometedoras, especialmente para aumentar la implicación y compromiso de los trabajadores.Abstract in English: Abstract Psychological flexibility is considered a relevant resource for dealing with change processes. This study aimed to investigate the effects of a psychological flexibility intervention on well-being at work, with groups of workers in contexts of organizational change. Initially, a pilot study (n=16) was performed to fine-tune the protocol. Then, the intervention was conducted with a different group (n=10), with three face-to-face sessions and an external observer. We applied the Affective Organizational Commitment Scale and the Work Engagement Scale, considered components of well-being. To analyze the effectiveness of the intervention, we used the Jacobson and Truax Method, which compares the participants’ scores before and after the intervention. The results showed that the intervention increased the perception of well-being at work. The study highlights promising psychological flexibility interventions in environments of organizational change, especially for increasing the involvement and commitment of workers. |
Research report Character Strengths and Maturity for Professional Choice in Integrated High School Education Monteiro, Marcia Cristina Soares, Adriana Benevides Abstract in Portuguese: Resumo O objetivo do estudo foi investigar o impacto da variável explicativa Forças de Caráter na variável critério Maturidade para a Escolha Profissional e comparar o comportamento das variáveis por sexo e tipo de instituição. Participaram 350 estudantes do ensino médio integrado de diferentes cursos, sendo 204 de uma escola pública, com idade entre 14 e 20 anos (M = 16,68; DP = 0,94) e 126 de uma particular, com idade entre (M = 16,5; DP = 0,85). Utilizou-se a Escala de Forças e Virtudes e a Escala de Maturidade para Escolha Profissional. Os resultados apontaram diferenças para o sexo feminino nos fatores Determinação, Responsabilidade e Independência e entre instituição pública e privada para Independência e Conhecimento da Realidade. Foi encontrada correlação não linear e uma relação de dependência entre as variáveis testadas. Estudo prospectivo pode investigar o comportamento das variáveis em ingressantes e veteranos ao longo do ensino médio integrado.Abstract in Spanish: Resumen El objetivo del estudio fue investigar el impacto de la variable explicativa Fortalezas de Carácter sobre la variable criterio Madurez para la Elección Profesional y comparar el comportamiento de las variables por género y tipo de institución. Participaron 350 estudiantes de Educación Secundaria Integrada de diferentes cursos, 204 de colegio público, con edades entre 14 y 20 años (M = 16.68; DE = 0.94) y 126 de colegio privado, con edades entre (M = 16.5; DE = 0,85). Se utilizaron la Escala de Fortalezas del Carácter y la Escala de Madurez para la Elección Profesional. Resultados mostraron diferencias para el sexo femenino en los factores Determinación, Responsabilidad e Independencia y entre instituciones públicas y privadas para Independencia y Conocimiento de Realidad. Se encontró una correlación no lineal y una relación de dependencia entre las variables probadas. Un estudio prospectivo puede investigar el comportamiento de las variables en estudiantes de primer año y veteranos a lo largo de la Educación Secundaria Integrada.Abstract in English: Abstract The study aimed to investigate the impact of the explanatory variable Character Strengths on the criterion variable Maturity for Professional Choice and to compare the behavior of the variables by gender and type of institution. Participants were 350 Integrated High School students from different courses, 204 from a public school, aged between 14 and 20 years (M = 16.68; SD = 0.94), and 126 from a private school, aged between (M = 16.5; SD = 0.85). The Character Strengths Scale and the Maturity for Professional Choice Scale were used. The results showed differences for females in the Determination, Responsibility, and Independence factors and between public and private institutions for Independence and Knowledge of Reality. A non-linear correlation and a dependency relationship were found between the variables tested. A prospective study could investigate the behavior of variables in freshmen and veterans throughout Integrated High School. |
Research report Meanings of Retirement: A Scoping Review Amorim, Silvia Miranda Oliveira, Adalgisa Pinheiro Santiago de Vasconcelos, André Luiz Rodrigues Abstract in Portuguese: Resumo A aposentadoria é um fenômeno central em nossa sociedade, sendo primordial conhecer os seus significados atuais. Este trabalho levantou e analisou os estudos referentes ao assunto, por meio de uma revisão de escopo de estudos empíricos com base nas diretrizes do PRISMA. A partir dos critérios de elegibilidade e das estratégias de busca, 3.904 resultados foram analisados, sendo selecionados 39 artigos científicos empíricos. As análises dos dados das publicações e seus resultados demonstraram uma ampla variedade de conceitos investigados e algumas tendências metodológicas, em geral com a abordagem qualitativa. Embora a maior parte dos estudos abordem o construto em duas dimensões (positiva e negativa), discute-se abordagens mais complexas, sendo apresentado um modelo de contendo cinco dimensões (Explorar novos horizontes, Ausência e busca de significado, Contribuir à sua maneira, Tempo para relaxar e Aquisição de direitos), que devem ser analisados considerando cinco grupos de influências (diferenças e recursos individuais e fatores contextuais, trabalhistas e situacionais). O estudo avança teoricamente, sendo necessários aprimoramentos futuros.Abstract in Spanish: Resumen La jubilación es un fenómeno central en nuestra sociedad, y es fundamental conocer sus significados actuales. Este trabajo planteó y analizó los estudios relacionados con el tema, a través de una revisión de alcance basada en los lineamientos PRISMA. Con base en los criterios de elegibilidad y estrategias de búsqueda, se analizaron 3.904 resultados, seleccionándose 39 artículos científicos empíricos. Los análisis de datos de publicación y sus resultados demostraron una amplia variedad de conceptos investigados y algunas tendencias metodológicas, generalmente con un enfoque cualitativo. Si bien la mayoría de los estudios abordan el constructo en dos dimensiones (positivas y negativas), se discuten enfoques más complejos, y se presenta un modelo de significados que contiene cinco dimensiones (exploración de nuevos horizontes, ausencia y búsqueda de sentido, contribución propia, tiempo para relajarse y adquisición de derechos), que deben ser analizados considerando cinco grupos de influencias (diferencias y recursos individuales y factores contextuales, laborales y situacionales). El estudio avanza teóricamente, requiriendo futuras mejoras.Abstract in English: Abstract Retirement is a central phenomenon in our society, and it is essential to know its current meanings. This article mapped and analyzed the studies about the meanings of retirement through a scoping review based on the PRISMA guidelines. Considering the eligibility criteria and search strategies, 3,904 results were analyzed, with 39 empirical scientific articles being selected. Analyses of publication data and their results demonstrated a wide variety of investigated concepts and some methodological trends, generally with a qualitative approach. Although most studies address the construct in two dimensions (positive and negative), more complex approaches are discussed. A model of meanings with five dimensions was presented (exploring new horizons, absence and search for meaning, contributing on your own way, time to relax, and acquisition of rights), which must be analyzed considering five other groups of influences (individual differences and resources, contextual, job, and situational factors). The study advances theoretically, although future improvements are required. |
Relato de pesquisa Development and Initial Psychometric Properties of the Migraine Functional Disability Scale Sá, Lucas Guimarães Cardoso de Sousa, Márcio André Pereira de Serejo, Milena Seli Furtado Serejo Filho, Carlos Armando Alves Duarte, Laura Andrelynne Durans Abstract in Portuguese: Resumo O objetivo deste estudo foi desenvolver um instrumento capaz de medir o nível de incapacitação funcional causado por enxaqueca. Na primeira etapa, a partir de análise da literatura e entrevistas com oito pessoas diagnosticadas com enxaqueca, foram construídos 54 itens que descrevem prejuízos no funcionamento dos indivíduos quando passam por uma crise de enxaqueca. As análises semântica e de conteúdo resultaram na exclusão de 14 itens. Na segunda etapa, participaram 354 enxaquecosos. Foram investigadas a estrutura interna por análises fatoriais exploratórias, a fidedignidade por ômega de Mcdonald e estabelecida normatização inicial por percentis. O instrumento, nomeado como Escala de Incapacitação Funcional por Enxaqueca, ficou composto por 20 itens, divididos em três fatores: Limitação de atividades (9 itens, ω = 0,90), Impacto emocional (6 itens, ω = 0,87) e Impacto cognitivo (5 itens, ω = 0,90). Os resultados, ainda que iniciais, indicam que o instrumento é promissor no rastreio de sinais de incapacitação causada pela enxaqueca.Abstract in Spanish: Resumen El objetivo de este estudio fue desarrollar un instrumento capaz de medir el nivel de incapacidad funcional causada por la migraña. En la primera etapa, a través del análisis de la literatura y entrevistas con ocho personas diagnosticadas con migraña, se construyeron 54 ítems que describen los perjuicios en el funcionamiento de los individuos durante una crisis de migraña. Los análisis semántico y de contenido resultaron en la exclusión de 14 ítems. En la segunda etapa, participaron 354 individuos con migraña. Se investigó la estructura interna mediante análisis factoriales exploratorios, la confiabilidad mediante el índice omega de McDonald y se estableció la normalización inicial mediante percentiles. El instrumento, denominado Escala de Incapacidad Funcional por Migraña, quedó compuesto por 20 ítems, divididos en tres factores: Limitación de Actividades (9 ítems, ω = .90), Impacto Emocional (6 ítems, ω = .87) e Impacto Cognitivo (5 ítems, ω = .90). Aunque preliminares, los resultados sugieren que el instrumento es prometedor para la detección de signos de incapacidad causada por la migraña.Abstract in English: Abstract This study aimed to develop an instrument capable of measuring the level of functional impairment caused by migraine. In the initial phase, based on literature analysis and interviews with eight individuals diagnosed with migraine, 54 items were constructed describing impairments in individuals’ functioning during a migraine episode. Semantic and content analyses led to the exclusion of 14 items. In the second phase, 354 migraineurs participated. The internal structure was investigated using exploratory factor analyses, reliability was assessed using McDonald’s omega, and initial standardization was established by percentiles. The instrument, named the Migraine Functional Impairment Scale, consisted of 20 items divided into three factors: Activity Limitation (9 items, ω = .90), Emotional Impact (6 items, ω = .87), and Cognitive Impact (5 items, ω = .90). Although preliminary, the results suggest promising potential for the instrument in screening for signs of migraine-related impairment. |
Research report Family Connections: Results of the first application of the Program in Brazil Barban, Marilia Weydmann, Gibson Guimarães, Beatriz Passos Macchione, Ana Carolina Seneviva Leonardi, Jan Luiz Abstract in Portuguese: Resumo O Programa Family Connections é uma alternativa para a melhora das relações familiares, dos sintomas depressivos e da sensação de sobrecarga em familiares de indivíduos com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB). Participaram do estudo 20 familiares de indivíduos com TPB. O efeito do programa foi avaliado sobre os familiares e, indiretamente, sobre os respectivos parentes com TPB. Qualidade de vida, sintomas psicopatológicos, desregulação emocional, sobrecarga, sintomas depressivos, de ansiedade e de estresse, qualidade da relação familiar e resiliência familiar foram aplicados pré e pós-intervenção e três meses após o término do programa. Como resultado significativo, notou-se redução da sobrecarga objetiva (p = 0,006) nos familiares que participaram do programa e melhora na resiliência familiar segundo os parentes diagnosticados (p = 0,041). Concluiu-se que, apesar de o programa ter sido efetivo para os participantes do estudo em alguns aspectos, faz-se necessária uma adaptação cultural do protocolo.Abstract in Spanish: Resumen El Programa Family Connections es una alternativa para mejorar relaciones familiares, los síntomas depresivos y la sensación de sobrecarga en familiares de individuos con trastorno límite de la personalidad (TLP). Participaron en el estudio 21 familiares de personas diagnosticadas con TLP. Se evaluó el efecto del programa en los familiares y, indirectamente, en los respectivos familiares con TLP. La calidad de vida, los síntomas psicopatológicos, la desregulación emocional, la sobrecarga, los síntomas depresivos, de ansiedad y de estrés, la calidad de la relación familiar y la resiliencia familiar fueron evaluados antes y después de la intervención, y tres meses después de finalizado el programa. Como resultado significativo, hubo una reducción en la sobrecarga objetiva (p = 0,006) en los familiares que participaron en el programa y una mejora en la resiliencia familiar según los familiares diagnosticados (p = 0,041). Se concluyó que, aunque el programa fue efectivo en algunos aspectos, se necesita una adaptación cultural del protocolo.Abstract in English: Abstract The Family Connections Program is an alternative for improving family relationships, depressive symptoms and overwhelmed feelings in family members of individuals with Borderline Personality Disorder (BPD). Twenty family members of individuals diagnosed with BPD participated in the study. The effect of the program was evaluated on the family members and, indirectly, on the respective relatives with BPD. Quality of life, psychopathological symptoms, emotional dysregulation, burden, depressive, anxiety and stress symptoms, quality of family relationship and family resilience were applied pre and post-intervention and three months after the ending of the program. As a significant result, there was a reduction in objective burden (p = 0.006) in family members who participated in the program and improvement in family resilience according to diagnosed relatives (p = 0.041). It was concluded that although the program was effective for the study participants in some aspects, it is necessary a cultural adaptation of the protocol. |
Relato de pesquisa Exploratory Factor Analysis and Invariance Analysis on the Vitality Scale (VS) Couto, Leila Maria Ferreira Cavallaro, Ana Paula Ozório Noronha, Ana Paula Porto Abstract in Portuguese: Resumo O objetivo deste trabalho foi investigar novas evidências de validade baseadas na estrutura interna e invariância de sexo para a Escala de Vitalidade (EV). A amostra composta por 559 participantes, ambos os sexos, maiores de 18 anos (M = 34,6; DP = 12,6) respondeu ao questionário sociodemográfico e à EV. Os resultados da Análise Fatorial Exploratória indicaram estrutura unifatorial, bons índices de ajuste aos dados (RMSEA = 0,075, CFI = 0,988, TLI = 0,987) e cargas fatoriais acima de 0,50 para todos os itens, além de excelentes coeficientes de consistência interna (CC = 0,964, ω = 0,962, α = 0,944). A Análise Fatorial Confirmatória Multigrupos indicou a invariância do modelo de medida entre os sexos. Os resultados sugerem que a EV seja uma medida adequada para avaliar a vitalidade em adultos.Abstract in Spanish: Resumen El objetivo de este trabajo fue investigar nuevas evidencias de validez basadas en la estructura interna y la invarianza de género para la Escala de Vitalidad (EV). La muestra estuvo compuesta por 559 participantes, de ambos sexos, mayores de 18 años (M = 34,6; DE = 12,6) que respondieron el cuestionario sociodemográfico y a la EV. Los resultados del Análisis Factorial Exploratorio indicaron una estructura unifactorial, buenos índices de ajuste de datos (RMSEA = 0,075, CFI = 0,988, TLI = 0,987) y cargas factoriales superiores a 0,50 para todos los ítems, además de excelentes coeficientes de consistencia interna (CC = 0,964, ω = 0,962, α = 0,944). El análisis factorial confirmatorio multigrupo indicó la invarianza del modelo de medición entre géneros. Los resultados sugieren que la EV es una medida adecuada para evaluar la vitalidad en adultos.Abstract in English: Abstract The aim of this study was to investigate new validity evidence based on internal structure and gender invariance for the Vitality Scale (VS). The sample consisted of 559 participants, from both sexes, over 18 years old (M = 34.6; SD = 12.6), who answered the sociodemographic questionnaire and the VS. The results of the Exploratory Factor Analysis results indicated a single-factor structure, good fit indices (RMSEA = 0.075, CFI = 0.988, TLI = 0.987) and factor loadings above 0.50 for all items, as well as excellent internal consistency coefficients (CR = 0.964, ω = 0.962, α = 0.944). Multigroup Confirmatory Factor Analysis indicated the invariance of the measurement model between the sexes. The results suggest that VS is an adequate measure to assess vitality in adults. |
Relato de pesquisa Cross-cultural adaptation of the Personality Factor Battery for Brazilian Sign Language Menezes, Júlia Salles Faiad, Cristiane Silva, Lara Sthefane Pericoli Abstract in Portuguese: Resumo Há uma grande lacuna na área da avaliação psicológica de pessoas com deficiências. O objetivo deste trabalho foi adaptar um instrumento de personalidade de autorrelato baseado no modelo dos Cinco Grandes Fatores para a população surda que se comunica pela Língua Brasileira de Sinais (Libras). O estudo contou com seis etapas: tradução, síntese, avaliação por juízes especialistas, avaliação pelo público-alvo, tradução reversa e estudo-piloto. Participaram do processo 21 pessoas com funções diferentes. Os desafios para a adaptação transcultural de um instrumento, atrelados à mudança da modalidade escrita para a visuoespacial, foram múltiplos (e.g., traduzir os itens para Libras, adaptá-los à cultura da população, trocar a modalidade de apresentação do instrumento, encontrar plataformas adequadas). Sugere-se que pesquisas futuras forneçam mais evidências de validade, evitem a mera tradução de instrumentos psicológicos para Libras e dediquem-se à adaptação e normatização de medidas para essa população.Abstract in Spanish: Resumen Existe un enorme vacío en el ámbito de la evaluación psicológica de las personas con discapacidad. El objetivo de este trabajo fue adaptar un instrumento de autoinforme de personalidad basado en el modelo de los Cinco Grandes Factores para la población sorda que se comunica utilizando la Lengua de Señas Brasileña (Libras). El estudio constó de seis etapas: traducción, síntesis, evaluación por jueces expertos, evaluación por el público objetivo, traducción reversa y estudio piloto. En el proceso participaron 21 personas con diferentes roles. Los desafíos para la adaptación transcultural de un instrumento, vinculados al cambio de la modalidad escrita a la visual-espacial, fueron múltiples (por ejemplo, traducir los ítems a Libras, adaptarlos a la cultura de la población, cambiar la modalidad de presentación del instrumento, encontrar plataformas adecuadas). Se sugiere que futuras investigaciones proporcionen más evidencia de validez, eviten la mera traducción de instrumentos psicológicos a Libras y se dediquen a adaptar y estandarizar medidas para esta población.Abstract in English: Abstract There is a considerable gap in the area of psychological assessment for people with disabilities. This study aimed to adapt a self-report personality instrument based on the Big Five Factor Model for the deaf population that communicates using Brazilian Sign Language (Libras). The study comprised six stages: translation, synthesis, evaluation by expert judges, evaluation by the target audience, back-translation, and pilot study. The process involved 21 individuals with different roles. The challenges associated with cross-cultural adaptation of an instrument, combined with the shift from written to visual-spatial modality, were manifold. These included translating items into Libras, adapting them to the cultural context of the population, changing the instrument’s presentation modality, and finding appropriate platforms. We suggest that future studies provide further validity evidence, avoid the mere translation of psychological instruments into Libras, and focus on the adaption and standardization of measures for this population. |
Research report Comprehensive protection in Child and Adolescent sexual violence: the challenges of Law No. 13.431/2017 Mastroianni, Fábio de Carvalho Leão, Andreza Marques de Castro Abstract in Portuguese: Resumo A Lei n.º 13.431/2017 estabelece o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência e tem por finalidade normatizar e organizar esse sistema, criando mecanismos para prevenir, coibir a violência e proteger a população infantojuvenil. Objetivou-se aqui analisar a sua efetividade segundo a perspectiva das equipes técnicas e operadores do direito, averiguando se os procedimentos previstos contribuem para assegurar a proteção integral de indivíduos envolvidos em denúncia de violência sexual. A pesquisa baseou-se em metodologia qualitativa por meio de entrevistas com 13 profissionais, sendo parte da tese de doutorado do primeiro autor. Os participantes teceram manifestações positivas, destacando avanços, mas também apontaram críticas que merecem ser consideradas no debate dessa lei. Conclui-se que a despeito da importância que esse tema exige e a legislação contribuiu para intensificá-lo, não se mostra suficientemente efetiva para atingir o escopo de prevenir e coibir a violência sexual.Abstract in Spanish: Resumen La ley n.º 13.431;2017 establece el sistema que garantiza los derechos de niños y adolescentes víctimas o testigo de violencia, y tiene por finalidad normalizar y organizar este sistema, creando mecanismos para prevenir, cohibir la violencia y proteger a la población infantil juvenil. El objetivo fue analizar su efectividad según la perspectiva de equipos técnicos y operadores del derecho, verificando si los procedimientos previstos contribuyen a asegurar la protección integral de individuos involucrados en denuncias de violencia sexual. Se realizó una investigación cualitativa a través de entrevistas con 13 profesionales, como parte de la tesis doctoral del primer autor. Los participantes hicieron manifestaciones positivas, resaltando avances, pero también apuntaron críticas y elementos que merecen ser considerados en el debate de esta ley. Se concluye que debido a la importancia que este tema exige y a la legislación que contribuyó para intensificarlo, no se muestra suficientemente efectiva para alcanzar el objetivo de prevenir y cohibir la violencia sexual.Abstract in English: Abstract Law No. 13.431/2017 establishes the rights guarantee system for children and adolescents who are victims or witnesses of violence, aiming to standardize and organize this system by creating mechanisms to prevent, combat, and protect the youth population from violence. This study aimed to analyze the effectiveness of this law from the perspective of technical teams and law operators, assessing whether the predicted procedures contribute to ensuring the comprehensive protection of individuals involved in sexual violence complaints. The research employed a qualitative methodology through interviews with 13 professionals, and it is part of the first author’s doctoral thesis. Participants provided positive feedback, emphasizing advancements, while also offering criticisms and elements that deserve to be considered in the debate surrounding this law. We concluded that, despite the importance this subject demands and the legislation’s role in enhancing it, it does not demonstrate sufficient effectiveness in preventing and restraining sexual violence. |
Relato de pesquisa Studies on the creation and validity of the Vocabulary Extension Adaptive Test Miguel, Fabiano Koich Cóser, Samanta Soares dos Santos Abstract in Portuguese: Resumo Vocabulário diz respeito ao repertório lexical utilizado na comunicação e é um importante aspecto da linguagem e do processamento cognitivo. A presente pesquisa teve como objetivo desenvolver um teste adaptativo informatizado para avaliar extensão de vocabulário. No Estudo 1, que contou com 3958 participantes, foram estudados os parâmetros psicométricos de itens que apresentavam uma palavra com quatro possíveis alternativas, sendo apenas uma o sinônimo correto. Ao final, criou-se um banco de 96 itens para compor o Teste Adaptativo de Extensão de Vocabulário (TAVoc). No Estudo 2, com 754 participantes, o TAVoc foi estudado quanto ao seu critério de interrupção e sua validade, comparando-se com medidas externas de raciocínio verbal, inteligência fluida, compreensão emocional e sociabilidade. Os resultados mostraram evidências de validade convergente, com construtos relacionados e divergente.Abstract in Spanish: Resumen El vocabulario se refiere al repertorio léxico utilizado en la comunicación y es un aspecto importante del lenguaje y del procesamiento cognitivo. Esta investigación tuvo como objetivo desarrollar una prueba adaptativa informatizada para evaluar la extensión del vocabulario. En el Estudio 1, que contó con 3958 participantes, se estudiaron los parámetros psicométricos de ítems que tenían una palabra con cuatro alternativas posibles, siendo solo una el sinónimo correcto. Al final, se creó un banco de 96 ítems para componer la Prueba Adaptativa de Extensión de Vocabulario (TAVoc). En el Estudio 2, con 754 participantes, se estudió la TAVoc en cuanto a su criterio de interrupción y su validez, comparándolo con medidas externas de razonamiento verbal, inteligencia fluida, comprensión emocional y sociabilidad. Los resultados mostraron evidencias de validez convergente, con constructos relacionados y divergentes.Abstract in English: Abstract Vocabulary concerns the lexical repertoire used in communication and constitutes an important aspect of language and cognitive processing. The present research aimed to develop a computerized adaptive test to assess vocabulary extension. Study 1, involving 3958 participants, analyzed the psychometric parameters of items that presented a word with four possible alternatives, only one being the correct synonym. As a result, a 96-item database was created to compose the Adaptive Vocabulary Extension Test (TAVoc). Study 2, which involved 754 participants, analyzed the TAVoc regarding its interruption criterion and validity, comparing it with external measures of verbal reasoning, fluid intelligence, emotional knowledge, and sociability. The results showed evidence of convergent validity with related and divergent constructs. |
Relato de pesquisa Assessment of student’s preferences and aversions for teaching leadership styles Magalhães, Mauro de Oliveira Martin, María del Mar Badia Abstract in Portuguese: Resumo Esta pesquisa verificou as propriedades psicométricas das Escalas de Preferências e Aversões aos Estilos de Liderança Docente (EPALD) em estudantes universitários espanhóis. As EPALD avaliam três estilos de liderança: democrático, autocrático e laissez-faire. As novas gerações de estudantes mostram diferenças importantes em valores e atitudes, revelando a importância de se conhecer a perspectiva do aluno sobre a conduta docente. A versão em espanhol das EPALD foi respondida por 319 universitários catalães com idades entre 18 e 36 anos. A análise fatorial exploratória com índices confirmatórios revelou excelente ajuste dos dados ao modelo de três fatores. Análises comparativas mostraram que um estilo predominantemente democrático tem a maior preferência discente. Assim, os resultados indicam que os estilos autoritário, democrático e laissez-faire são construtos úteis para investigar percepções discentes sobre a prática docente, identificando comportamentos docentes desejáveis e indesejáveis.Abstract in Spanish: Resumen Esta investigación verificó las propiedades psicométricas de las Escalas de Preferencias y Aversiones a los Estilos de Liderazgo Docente (EPALD) en estudiantes universitarios españoles. Las EPALD evalúan tres estilos de liderazgo: democrático, autocrático y laissez-faire. Las nuevas generaciones de estudiantes muestran importantes diferencias en valores y actitudes, revelando la importancia de conocer la perspectiva del estudiante sobre el comportamiento docente. La versión española de las EPALD fue respondida por 319 universitarios catalanes con edades entre los 18 y los 36 años. El análisis factorial exploratorio con índices confirmatorios reveló un excelente ajuste de los datos al modelo de tres factores. Los análisis comparativos mostraron que un estilo predominantemente democrático tiene la mayor preferencia de los estudiantes. Los resultados indican que los estilos autoritario, democrático y laissez-faire son constructos útiles para investigar las percepciones discentes sobre la práctica docente, identificando conductas deseables e indeseables.Abstract in English: Abstract This research verified the psychometric properties of the Scales of Preferences and Aversions to Teaching Leadership Styles (EPALD) among Spanish university students. EPALD evaluates three styles of leadership: democratic, autocratic, and laissez-faire. The new generations of students show significant differences in values and attitudes, revealing the importance of understanding the students’ perspectives on teaching behavior. The Spanish version of the EPALD was completed by 319 Catalan university students aged between 18 and 36. Exploratory factor analysis with confirmatory indices revealed excellent data fit to the three-factor model. Comparative analyses showed that a predominantly democratic style has the highest student preference. The results indicate that the authoritarian, democratic, and laissez-faire styles are useful constructs to investigate student perceptions of teaching practices, identifying desirable and undesirable teaching behaviors. |
Research report I am a professor; I am a manager: women leaders in Higher Education Institutions Messias, João Carlos Caselli Ambiel, Rodolfo Augusto Matteo Paula, Edson Roberto De Meira, Karina Brambilla Costa, Carlos Tabaczinski, Carine Abstract in Portuguese: Resumo Apesar da maior proporção de mulheres no ensino superior no Brasil, elas ainda estão em desvantagem no local de trabalho. O objetivo deste estudo foi compreender as vivências gestoras que trabalham em instituições de ensino superior no Brasil. Para isso, empregou-se um desenho fenomenológico com o recurso de Narrativas Compreensivas. Os resultados foram organizados em três eixos estruturantes: (a) Sou professora, estou gestora; (b) Relação entre trabalho e vida pessoal; (c) Superação de paradigmas sociais e organizacionais. A docência é vista como uma identidade profissional, enquanto a gestão e a liderança são secundárias. Apesar da alta qualificação e do nível cultural, persistem preconceitos e barreiras de gênero. A maternidade é um dos principais dilemas entre a vida profissional e a vida privada, mas o apoio do cônjuge é um atenuador do estresse. A questão que surge é se as mulheres estão menos interessadas em assumir cargos de liderança ou se a combinação de condições organizacionais, culturais e sociais limita suas oportunidades.Abstract in Spanish: Resumen A pesar de la mayor proporción de mujeres en la educación superior en Brasil, siguen estando en desventaja en el ámbito laboral. El objetivo de este estudio fue comprender las experiencias de las mujeres líderes en las instituciones de educación superior brasileñas. Para ello, se utilizó un diseño fenomenológico mediante Narrativas Comprensivas. Los resultados se organizaron en tres ejes estructuradores: (a) Soy profesora, soy gestora; (b) La relación entre trabajo y vida personal; (c) La superación de paradigmas sociales y organizacionales. La docencia se considera una identidad profesional, mientras que la gestión y el liderazgo son secundarios. A pesar de su alta cualificación y nivel cultural, siguen existiendo prejuicios y barreras de género. La maternidad es uno de los principales dilemas entre la vida profesional y la privada, pero el apoyo del cónyuge alivia el estrés. La cuestión es si las mujeres están menos interesadas en asumir roles de liderazgo o si la combinación de condiciones organizativas, culturales y sociales limita sus oportunidades.Abstract in English: Abstract Despite the higher proportion of women in higher education in Brazil, they are still disadvantaged in the workplace. This study aimed to understand the experiences of female leaders in Brazilian higher education institutions. For this, a phenomenological design using Comprehensive Narratives was used. The results were organized into three structuring axes: (a) I am a professor, I am a manager; (b) The relationship between work and personal life; and (c) Overcoming social and organizational paradigms. Teaching is considered a professional identity, with management and leadership being secondary. Despite their high qualification and cultural level, women still suffer from gender biases and barriers. Motherhood is one of the main dilemmas between professional and private life, however, support from the husband is a stress reliever. The question is whether women are less interested in taking on leadership roles or whether the combination of organizational, cultural, and social conditions limits their opportunities. |
Research report Invariance measurement of Perfectionism among Brazil and Argentina undergraduate students Mansur-Alves, Marcela Martins, Pedro S.R. Rios, Bruna Filliettaz Soares, Flávio H. R. Galarregui, Marina Miracco, Mariana Keegan, Eduardo Neufeld, Carmem Beatriz Abstract in Portuguese: Resumo O presente estudo investigou a invariância cultural do perfeccionismo entre a cultura brasileira e argentina usando a Almost Perfect Scale-Revised (APS-R). Uma série de análises com modelagem por equações estruturais exploratórias multigrupo foi realizada para testar a invariância configural, métrica e escalar. A amostra possuía 1589 estudantes de graduação, 835 brasileiros e 754 argentinos, idade média de 25,03 (DP=6,58) anos. As análises multigrupo indicaram que a invariância configural e métrica foram encontradas. Após a liberação dos limiares de resposta dos itens 2 e 10, foi encontrada invariância escalar parcial. Pequenas diferenças foram encontradas nas dimensões de ordem e padrões, entretanto, os resultados devem ser interpretados com cautela devido à invariância parcial. No geral, os resultados sugerem que a APS-R é comparável entre os países. São discutidas possíveis diferenças para a não invariância dos itens da escala, e implicações para a investigação transcultural do perfeccionismo.Abstract in Spanish: Resumen Este estudio investigó la invarianza transcultural del perfeccionismo entre las culturas brasileña y argentina, utilizando la Almost Perfect Scale-Revised (APS-R). Se utilizó una serie de modelos exploratorios de ecuaciones estructurales multigrupo para probar la invarianza configural, métrica y escalar de la medida. La muestra total comprendió 1589 estudiantes universitarios, 835 brasileños y 754 argentinos, promedio de edad de 25,03 (DP=6,58) años. Los análisis multigrupos revelaron invarianza configural y métrica. Se encontró invarianza escalar parcial liberando las restricciones en los umbrales de los ítems 2 y 10. Se encontraron diferencias menores en las dimensiones de orden y estándares, aunque los resultados deben interpretarse con cautela debido a la invarianza parcial. En general, los resultados sugieren que la APS-R es mayormente comparable entre brasileños y argentinos. Se discuten las posibles diferencias en la no invarianza de los ítems de la escala, y las implicaciones para la investigación transcultural del perfeccionismo.Abstract in English: Abstract This study aimed to investigate the cross-cultural invariance of perfectionism between Brazilian and Argentinian cultures, using the Almost Perfect Scale-Revised (APS-R). A series of multi-group exploratory structural equation modeling models were used to test configural, metric, and scalar measurement invariance. The total sample comprised 1589 undergraduate students, 835 Brazilians, and 754 Argentinians, mean age=25.03 (SD=6.58 years). Multi-group analyses revealed that configural and metric measurement invariance were achieved. Partial scalar invariance was found after constraints on the thresholds of items 2 and 10 were released. Minor differences were found in the high standards and order dimensions, although results should be interpreted cautiously due to non-invariance. Overall, the results suggest that the APS-R is mostly comparable between Brazilians and Argentinians. Possible differences in non-invariance specific to some of the scale items, and implications for cross-cultural research of perfectionism are discussed. |
Research report Procrastination, time management and self-efficacy among university students Alves, Paulo Roberto Soares da Silva Soares, Adriana Benevides Jardim, Maria Eduarda de Melo Abstract in Portuguese: Resumo Buscou-se verificar se há diferenças nos índices de procrastinação, gestão do tempo e autoeficácia em estudantes universitários quando os escores são controlados por sexo ou por período da formação, e se os escores de autoeficácia tem poder preditivo sobre a gestão do tempo e a procrastinação. Participaram 800 estudantes universitários. Os instrumentos empregados foram a Escala de Motivos da Procrastinação Acadêmica, o Inventário de Administração do Tempo e a Escala de Autoeficácia na Formação Superior. Foi realizado um teste MANOVA com testes t post-hoc e um modelo de equações estruturais. A autoeficácia foi capaz de predizer a procrastinação e a gestão do tempo. Identificou-se maiores escores de procrastinação em mulheres no final do curso quando comparadas às iniciantes e menores escores de procrastinação em estudantes do sexo masculino do que entre o feminino. Conclui-se enfatizando a importância de programas para desenvolver essas habilidades entre os graduandos.Abstract in Spanish: Resumen Se buscó verificar si existen diferencias en las tasas de procrastinación, gestión del tiempo y autoeficacia entre estudiantes universitarios cuando se controlan las puntuaciones por sexo o por periodo de formación, y si las puntuaciones de autoeficacia tienen poder predictivo sobre la gestión del tiempo y la procrastinación. Participaron 800 estudiantes. Los instrumentos empleados fueron la Escala de Motivos de la Procrastinación Académica, Inventario de Administración del Tiempo y la Escala de Autoeficacia en la Formación Superior. Se realizó un análisis MANOVA con análisis t post-hoc y un modelo de ecuaciones estructurales. La autoeficacia fue exitosa en la predicción de la procrastinación y la gestión del tiempo. Se identificó una mayor tasa de procrastinación entre las mujeres al final del curso que entre las principiantes, y una menor tasa de procrastinación entre los hombres que entre las mujeres. Se concluye enfatizando la importancia de los programas para desarrollar estas habilidades entre los graduandos.Abstract in English: Abstract This study sought to verify whether there are differences in rates of procrastination, time management and self-efficacy among university students when scores are controlled by sex or by period of education, and whether self-efficacy scores have predictive power on time management and procrastination. 800 university students participated in the study. The instruments used were the Academic Procrastination Motives Scale, Time Management Inventory and Self-efficacy Scale in Higher Education. A MANOVA test with post-hoc t tests and a structural equation model were performed. Self-efficacy was able to successfully predict procrastination and time management behaviors. A higher rate of procrastination behavior was identified among women at the end of the course when compared to beginners, and a lower rate of procrastination among male students than among female ones. The study is concluded by underlining the importance of programs to foster these skills among undergraduates. |
Relato de pesquisa Marital quality in the context of deprivation of liberty: Perception of women Brum, Rayssa Reck Farias, Franciele Kersting Coelho, Elenise Abreu Pereira, Caroline Rubin Rossato Patias, Naiana Dapieve Abstract in Portuguese: Resumo Considerando a prisão como contexto de vivência conjugal, este estudo objetivou avaliar a qualidade desse tipo de relacionamento na percepção de mulheres, em contexto de privação de liberdade do cônjuge. Participaram da pesquisa 76 mulheres das regiões sudeste, sul e centro-oeste do país que mantinham um relacionamento com homens presos. Como instrumentos, utilizou-se um questionário de dados sociodemográficos e uma escala de satisfação conjugal. A análise dos dados ocorreu por meio de análises descritivas (médias, desvios padrão e frequência) para caracterizar os dados sociodemográficos das participantes, dos seus companheiros e da escala GRIMS. Além disso, testes U de Mann-Whitney, Kruskall-Wallis, e correlação de Spearmann foram realizados. Os resultados demonstraram bom nível geral de satisfação conjugal. Aspectos como tempo de relacionamento, estado civil e tempo de pena cumprida pelos companheiros apresentaram-se relacionadas aos níveis de qualidade conjugal apresentado pelas mulheres.Abstract in Spanish: Resumen Considerando la prisión como contexto de experiencia conyugal, este estudio tuvo como objetivo evaluar la calidad de la relación conyugal en la percepción de las mujeres, en el contexto de la privación de libertad del cónyuge. Participaron en la investigación 76 mujeres de las regiones sureste, sur y centro-oeste del país que mantenían relaciones con hombres encarcelados. Se utilizaron como instrumentos un cuestionario de datos sociodemográficos y una escala de satisfacción conyugal. El análisis de datos se realizó mediante análisis descriptivo (medias, desviaciones estándar y frecuencia) para caracterizar los datos sociodemográficos de los participantes, sus parejas y la escala GRIMS. Se realizaron las pruebas de correlación de Mann-Whitney U, Kruskall-Wallis y correlación de Spearmann. Los resultados mostraron un buen nivel general de satisfacción conyugal. Aspectos como duración de la relación, estado civil y duración de la pena cumplida por los compañeros se relacionaron con los niveles de calidad conyugal presentados por las mujeres.Abstract in English: Abstract This study aimed to evaluate the quality of the marital relationship in the perception of women whose spouses are incarcerated. Participants included 76 women from the southeastern, southern, and midwestern regions of the country who were in relationships with imprisoned men. The instruments used were a sociodemographic data questionnaire and a marital satisfaction scale (GRIMS). Data analysis employed descriptive analyses (means, standard deviations, and frequencies) to characterize the sociodemographic data of the participants, their partners, and the GRIMS scale. In addition, Mann-Whitney U, Kruskall-Wallis, and Spearmann correlation tests were conducted. The results showed an overall good level of marital satisfaction. Aspects such as length of relationship, marital status, and length of sentence served by partners were related to the levels of marital quality reported by women. |
Relato de pesquisa Mental Health and Career of Unemployed Workers Barros, Leonardo de Oliveira Cardoso, Ana Luísa Costa Abstract in Portuguese: Resumo Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as implicações do desemprego para a carreira e a saúde mental de trabalhadores brasileiros. Participaram 234 trabalhadores desempregados. Foram utilizados um questionário demográfico, a Escala de Adaptabilidade de Carreira, a Escala de Satisfação com a Vida, a Escala de Esperança de Herth e a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse. Os resultados indicaram que o desenvolvimento da adaptabilidade de carreira está associado a maior satisfação com a vida e esperança. Os trabalhadores que estão mais satisfeitos com suas carreiras apresentaram maior satisfação com a própria vida. Por meio da path analysis, identificou-se que a adaptabilidade de carreira explica de forma significativa e negativa os níveis de depressão, e que a satisfação com a vida e com a carreira explicam de maneira significativa e negativa os níveis de depressão, ansiedade e estresse. Os resultados apontam possibilidades de intervenção com trabalhadores que se encontram desempregados.Abstract in Spanish: Resumen Esta investigación pretende evaluar las consecuencias del desempleo para la carrera y la salud mental de los trabajadores brasileños. Participaron 234 trabajadores desempleados. Los instrumentos utilizados fueron un cuestionario demográfico, la Escala de Adaptabilidad de Carrera, la Escala de Satisfacción con la Vida, la Escala de Esperanza de Herth y la Escala de Depresión, Ansiedad y Estrés. Los resultados indicaron que el desarrollo de la adaptabilidad de carrera está asociado con mayor satisfacción con la vida y esperanza. Los trabajadores que están más satisfechos con sus carreras presentaron una mayor satisfacción con su propia vida. A través de un path analysis, se identificó que la adaptabilidad de carrera explica de forma significativa y negativa los niveles de depresión y que la satisfacción con la vida y la carrera explican de manera significativa y negativa los niveles de depresión, ansiedad y estrés. Los resultados demostraron posibilidades de intervención con trabajadores desempleados.Abstract in English: Abstract This research aimed to evaluate the implications of unemployment for the career and mental health of Brazilian workers. The sample consisted of 234 unemployed workers. Participants responded to a demographic questionnaire, the Career Adaptability Scale, the Satisfaction with Life Scale, the Herth’s Hope Scale, and the Depression, Stress, and Anxiety Scale. The results indicated that the development of career adaptability is associated with greater life satisfaction and hope. Workers who are more satisfied with their careers also showed greater satisfaction with their own lives. Using path analysis, we identified that career adaptability significantly and negatively explains the levels of depression and that life and career satisfaction significantly and negatively explain the levels of depression, anxiety, and stress. The results indicate possible interventions with unemployed workers. |
Research report Teachers’ Remote Work Context Assessment Scale: Construction and Validation Cunha, Esthela Sá Pinheiro, Francisco Pablo Huascar Aragão Grangeiro, Alex Sandro de Moura Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha Santos, Walberto Silva dos Vasconcelos, Francisco Herbert Lima Rodrigues, Haline Maria Parente Viana, Antônia Beatriz Torres Pedrosa, Victória Maria Freitas Silva, Amanda Queiroz Abstract in Portuguese: Resumo A pesquisa visou desenvolver e apresentar evidências iniciais de validade para a Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho Docente Remoto (EACTD). Nossa hipótese era de que o instrumento incluiria fatores relacionados à organização do trabalho, às condições de trabalho e às relações socioprofissionais. Professores (n=15.176) responderam a um questionário autoaplicável. A amostra foi dividida aleatoriamente em dois grupos (amostra 1 e amostra 2). O questionário incluía a EACTD, o Self-Report Questionnaire-20 (SRQ-20) e variáveis demográficas. Realizamos Análise Fatorial Exploratória (AFE) na amostra 1 e Análise Fatorial Confirmatória (AFC) na amostra 2. Foi encontrada uma solução inicial de três fatores, explicando 55,8% da variância total. O modelo na AFC apresentou índices de ajuste adequados (RMSEA=0,067; IC 90%: 0,066 - 0,068; SRMR=0,052; CFI=0,985; TLI=0,984). Foram obtidas evidências de validade externa com base na correlação da medida com transtornos mentais comuns.Abstract in Spanish: Resumen El estudio tuvo como objetivo construir y presentar evidencias iniciales de validez de la Escala de Evaluación del Contexto de Trabajo Docente Remoto (EACTDR). Hipotetizamos que el instrumento incluiría los factores organización del trabajo, condiciones de trabajo y relaciones socioprofesionales. Los profesores (n=15,176) completaron un cuestionario autoadministrado. La muestra se dividió aleatoriamente en dos grupos (muestra 1 y muestra 2). El cuestionario contenía los instrumentos EACTDR, Self-Report Questionnaire-20 (SRQ-20) y variables demográficas. Realizamos un Análisis Factorial Exploratorio (AFE) en la muestra 1 y un Análisis Factorial Confirmatorio (AFC) en la muestra 2. Encontramos una solución inicial de tres factores, que explicaron el 55.8% de la varianza total. El modelo en la AFC mostró índices de ajuste adecuados (RMSEA=0,067, 90% IC: 0,066 - 0,068, SRMR=0,052, CFI=0,985, TLI=0,984). Obtuvimos evidencias de validez externa basadas en la correlación de la medida con trastornos mentales comunes.Abstract in English: Abstract The research aimed to develop and present initial validity evidence for the Remote Teaching Work Context Assessment Scale (TRWCAS). We hypothesized that the instrument would include factors related to work organization, working conditions, and socio-professional relationships. Teachers (n=15,176) completed a self-administered questionnaire. The sample was randomly divided into two groups (sample 1 and sample 2). The questionnaire included the TRWCAS, Self-Report Questionnaire-20 (SRQ-20), and demographic variables. We conducted Exploratory Factor Analysis (EFA) on sample 1 and Confirmatory Factor Analysis (CFA) on sample 2. An initial three-factor solution was found, explaining 55.8% of the total variance. The model in the CFA showed adequate fit indices (RMSEA=.067, 90% CI: .066 - .068, SRMR=.052, CFI=.985, TLI=.984). Evidence of external validity was obtained based on the correlation of the measure with common mental disorders. |