Acessibilidade / Reportar erro

EDITORIAL

Esta publicação é uma homenagem a Dante Moreira Leite e uma forma de reconhecimento da importância de sua obra e de sua trajetória como professor, pesquisador, escritor e tradutor no âmbito da psicologia brasileira.

Dante valorizava sua atividade docente, considerando-a um espaço de interlocução vital em seu percurso como pesquisador. Influenciou, através de seus ensinamentos e de seu estilo, toda uma geração de psicólogos dedicados ao ensino e à pesquisa.

A esfera de seus interesses de investigação e o modo como buscou responder a esses interesses configuraram um campo de exploração original, especialmente na intersecção entre Psicologia e Literatura, e algumas de suas pesquisas foram pioneiras na escolha do tema e seu tratamento, como é o caso do estudo sobre o caráter nacional brasileiro.

Sua produção como articulista de periódicos e jornais foi profícua e abrangente, destacando-se os temas: educação; tradução e linguagem, literatura e educação; caráter nacional; preconceito racial; ficção; biografia e autobiografia; a psicologia ingênua de Fritz Heider, entre outros.

Foi muito ativo como tradutor, aliando seu conhecimento de línguas à sua formação psicológica ampla. Ao lado da tradução de livros básicos de psicologia - à qual atribuía um sentido didático, considerando o direito dos estudantes de psicologia de terem acesso à literatura de qualidade em versões bem cuidadas - , foi responsável pela tradução de livros de vanguarda, de cunho inovador e crítico em relação às teorias e práticas hegemônicas no circuito universitário brasileiro, como por exemplo, Manicômios, Prisões e Conventos de Goffman, e A Fabricação da Loucura, de Szazs.

Aspirou ser escritor literário e aventurou-se na escrita de contos e poemas.

O vínculo de Dante Moreira Leite com o Instituto de Psicologia, como um dos criadores do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho e como Diretor do próprio Instituto, designa esta instituição como responsável, também, por vivificar e atualizar seu legado junto às novas gerações de estudantes e professores.

A homenagem traduz-se, portanto, em desejo e busca de vivificação e atualização dos modos de pensar e de sentir próprios ao Dante, através de alguns de seus escritos, mas, também, se apóia na retomada de sua obra e na abordagem de alguns temas que lhe foram caros.

Os dois artigos iniciais, Dante Moreira Leite: um pioneiro da Psicologia Social no Brasil e Dante Moreira Leite: ciência psicológica, interdisciplinaridade e diferença, apresentam o autor por meio de recortes analíticos de suas principais obras, bem como do traçado de imagens de sua presença no espaço acadêmico.

Um conjunto de textos de Dante Moreira Leite, em sua maioria inéditos, foi escolhido como mensageiro do universo intelectual e sensível do autor.

Os artigos de Flávio Ferraz, Celina Couri, Sandra Vasconcelos e Adélia Bezerra de Meneses tangenciam temas tratados por Dante e habitam a região de diálogo e tensão entre psicologia e literatura.

Maria Luisa Sandoval Schmidt

RECOLHO-TE, ENFIM, PÁSSARO SEM ASA

ENSIMESMADO À VOLTA DE TEU CORPO.

ENTREGA-TE À MEMÓRIA DE OUTRAS TERRAS

(sem título, s/d)

Dante Moreira Leite

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    29 Mar 2001
  • Data do Fascículo
    2000
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br