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Preconceito e bullying: marcas da regressão psíquica socialmente induzida1 1 O presente trabalho foi realizado com apoio do CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (cnpQ), processo 306790/2018-1. 2 2 Agradeço a contribuição dos pesquisadores do Laboratório de Estudos sobre o Preconceito do Instituto de Psicologia da USP para a coleta e análise dos dados deste artigo.

Préjugés et intimidation: marques de la régression psychique induite par la société

Prejuicio y bullying: marcas de la regresión psíquica socialmente inducida

Resumo

Os objetivos da pesquisa a ser relatada, baseada nos estudos da teoria crítica da sociedade, são: distinguir formas de violência escolar - o bullying e o preconceito - e relacioná-las com tipos de personalidade. Foram utilizadas escalas que detectam o sadomasoquismo, o narcisismo, a manifestação de preconceitos e o bullying. Tais escalas foram aplicadas a 161 universitários paulistanos, com as hipóteses de que bullying e preconceito têm relação significante, mas não plena; que a manifestação de preconceito está associada com características de personalidades sadomasoquistas e narcisistas, e que a autoria do bullying está mais relacionada com características de personalidade narcisista; o que sofre o bullying, por sua vez, não estaria associado com nenhum tipo das características de personalidade avaliadas. Essas hipóteses foram confirmadas, o que, dentro do referencial teórico utilizado, fortalece a análise de que se o progresso social como fim em si mesmo aperfeiçoa a sociedade, ao mesmo tempo leva os indivíduos a regredirem psiquicamente.

Palavras-chave:
bullying; preconceito; personalidade; teoria crítica da sociedade

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