Acessibilidade / Reportar erro

EDITORIAL

Neste número que agora passamos às mãos dos leitores, duas presenças teóricas fortes na Psicologia atual se fazem representar: a teoria crítica (referência dos dois primeiros ensaios) e a psicanálise lacaniana (linha teórica do quarto e do quinto); ambas se propõem, cada uma a seu modo, a elaborar uma teoria do sujeito que leve em conta a presença determinante das condições sociais objetivas na formação da subjetividade.

A elaboração de teorias requer a investigação de suas bases epistemológicas (matéria dos três ensaios seguintes) e a reflexão sobre o lugar da imaginação no processo de produção do conhecimento, seja na Ciência, seja na Arte (objeto do segundo e do terceiro ensaios).

O tema da cidadania, sua presença nas políticas públicas e suas repercussões sobre a subjetividade de seus destinatários comparece, examinado de diferentes ângulos, nos seis últimos ensaios e relatos de pesquisa, todos eles em busca de caminhos para pensar os homens no interior do encontro inevitável e tenso entre o psíquico e o social.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    10 Ago 2000
  • Data do Fascículo
    1999
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br