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Aulas investigativas e a construção de conceitos de matemática: um estudo a partir da teoria de Piaget1 1 Este artigo é um recorte da pesquisa de pós-doutorado de uma das autoras em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, inserida na linha de pesquisa Desenvolvimento e Aprendizagem.

Investigative classes and construction of concepts of mathematics: a study of Piaget's theory

Des cours investigatifs et la construction des concepts de mathématiques: une étude de la théorie de Piaget

Clases investigativas y la construcción de conceptos de matemáticas: un estudio a partir de la teoría de Piaget

O estudo é uma pesquisa qualitativa e colaborativa que tem o objetivo de compreender o processo de construção dos conceitos de Matemática dos estudantes por meio de atividades de investigação, pois pesquisas apontam que essas atividades mobilizam os estudantes a aprender de acordo com sua idade e amadurecimento. A fundamentação teórica foi a teoria de Piaget no que tange aos conceitos de equilibração e abstração reflexionante. O método constituiu-se da observação das aulas e atividades investigativas e das resoluções destas, realizadas em conjunto por seis estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Porto Alegre, em 2013. Os dados foram organizados em categorias relativas à interpretação, à resolução e à argumentação, articulando os elementos do cenário investigativo com o Método Clínico de Piaget. Destaca-se como resultado da pesquisa a compreensão da forma como os estudantes constroem o conceito de múltiplos e divisores de um número natural nessas aulas.

atividades; conceitos; ação; abstração; equilibração


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